Вы находитесь на странице: 1из 2

Fichas complementares

21

Ficha 13

Texto de opinio

Objetivo: Apresentar a nossa opinio sobre um determinado assunto.

Planificao Conhecer muito bem o tema a tratar (para podermos justificar a nossa opinio e apresentar bons argumentos) Fazer pesquisa em enciclopdias, em dicionrios ou na Internet. Apontar situaes do dia o dia que exemplifiquem as ideias a defender.

Textualizao Tomar uma posio em relao ao tema (contra ou a favor). Justificar a posio assumida, com base em argumentos. Apresentar exemplos convincentes. Concluir o texto, reforando a posio tomada. Deve-se: organizar os argumentos; fazer a ligao entre as diferentes partes do texto (frases, pargrafos; introduo, desenvolvimento e concluso); utilizar a 1. pessoa (singular ou plural), pois vamos dar uma opinio pessoal acerca de um tema. Palavras e expresses que contribuem para a construo do texto e para a ligao entre as ideias:
na minha opinio, penso que, do meu ponto de vista, parece-me que, infelizmente porque, pois, por isso, embora, apesar de, para, a fim de, logo, ento o caso de, por exemplo consequentemente, por conseguinte, assim, ento, desse modo em primeiro lugar () em segundo lugar () finalmente, por um lado () por outro lado

Mostrar a posio assumida Introduzir argumentos e estabelecer relaes entre as partes do texto Dar exemplos Apresentar a concluso do texto Articular o texto como um todo

AREAL EDITORES

22

LNGUA PORTUGUESA 7

Reviso Depois de o texto estar escrito, utilizar a lista de verificao que apresentada no final desta pgina.

Treino de um texto de opinio Vais, agora, criar um texto de opinio sobre a importncia da amizade ou a importncia de um bom amigo. 1. Toma uma posio em relao ao tema apresentado: Referir se ou no importante na nossa vida ter um amigo, mostrando esta posio com expresses como: na minha opinio, penso que. 2. Apresenta argumentos convincentes: bom ter com quem contar nos momentos difceis e com quem partilhar os bons momentos. agradvel poder conversar com algum de forma aberta e sem preconceitos. bom sabermos que temos algum que sempre verdadeiro connosco. 3. Apresenta alguns exemplos: situaes do dia a dia que se tenham passado contigo e que so a prova de uma boa amizade. 4. Redige uma concluso: a amizade um sentimento nobre e muito importante na nossa vida. Sem amizade a vida torna-se difcil e Depois de elaborares o teu texto, corrige-o utilizando esta lista de verificao.

Sim Tomei uma posio em relao ao tema apresentado. Introduzi a minha opinio com expresses como: na minha opinio, penso que. Apresentei argumentos convincentes. Introduzi os argumentos com pois, porque, por isso. Apresentei exemplos. Introduzi os exemplos com as expresses como, por exemplo, o caso de. Iniciei a concluso com em concluso e assim. Reforcei a minha opinio no final do texto. Utilizei corretamente a pontuao. Elaborei frases corretas. Escrevi sem erros ortogrficos.

No

AREAL EDITORES

Вам также может понравиться