Вы находитесь на странице: 1из 24

1

PENHORA DE BEM IMVEL NA EXECUO TRABALHISTA

Jos Antnio Ribeiro de Oliveira Silva (*)

Sumrio: 1. Introduo. 2. A penhora de frao ideal de imvel. 3. Como proceder penhora de bem imvel que pertence a diversas pessoas, em condomnio ou comunho. 4. Como proceder penhora de imvel cuja construo no est averbada no cartrio de registro. 5. Os autnticos bices que podem ser apresentados pelo registrador, quando do registro da penhora. 6. Criao do direito de preferncia. 7. Concluso.

1. Introduo

Penso ser importante esclarecer o motivo que nos levou escolha do tema "Penhora de bem imvel", to pouco tratado pela doutrina processual ptria, observao feita at mesmo pelo Mestre Arnaldo Sssekind, quando da anlise e aprovao da obra como Presidente do Conselho Editorial da Editora Renovar1.

(*) Jos Antnio Ribeiro de Oliveira Silva Juiz do Trabalho, Titular da Vara do Trabalho de Orlndia (SP) e Professor do CAMAT - Curso Avanado para a Magistratura do Trabalho, em Ribeiro Preto (SP). 1 Veja-se o livro Manual da penhora de bem imvel na execuo trabalhista, do mesmo autor, publicado pela Editora Renovar. Sntese do Mestre Arnaldo Sssekind: Os originais apresentados abordam tema de interesse em execuo, pouco tratado pela doutrina processual. Est bem escrito e sistematizado.

2
J no ano de 1997, quando de minha passagem pela ento 1 JCJ de Araraquara, deparei-me com um srio problema envolvendo recusa do Sr. Oficial do Cartrio de Registro de Imveis daquela cidade, que no pretendia proceder ao registro de arresto de imvel, basicamente com o argumento de que o ato no podia ser levado a efeito porque o imvel se encontrava vinculado a uma cdula de crdito comercial.

poca tomei uma deciso que reputo pioneira, principalmente quanto ao seu aspecto processual2, ligado competncia para decidir sobre a matria, afastando o bice levantado pelo registrador e determinando que ele procedesse ao registro do arresto, sob pena de caracterizao do crime de desobedincia, deciso que foi ento cumprida.

Depois, em fevereiro de 2001 tive de resolver um caso especial na Vara do Trabalho de Mato, que envolvia penhora de imvel adquirido pelo devedor mas no transferido para o seu nome, tomando deciso que mais uma vez teve de ser cumprida com a ameaa de priso por crime de desobedincia, o que me estimulou a escrever algumas consideraes a respeito da matria. Estimulado pelo meu colega e amigo Dr. Manoel Carlos Toledo Filho, acabei escrevendo um livro sobre o tema, publicado pela Editora Renovar e lanado no ano de 2003.

Terceiro pargrafo do Prefcio do Dr. Manoel Carlos Toledo Filho: Recusando-se a assumir perante a polmica uma postura conformista, aprofundou-se na celeuma, insistiu na constrio, logrou convencer o Juzo Estadual e, de l at os dias que correm, no mais parou de examinar a matria, vindo mesmo a tornarse, por fora das mais variadas circunstncias, um especialista no assunto. E cabe ressaltar que o posicionamento pelo nefito magistrado ento adotado veio a ser, anos depois, quanto ao seu prisma processual, expressamente corroborado pelo E. Superior Tribunal de Justia, quando do exame de casos anlogos, para l remetidos sob a forma de conflitos de competncia.

3
No livro procurei abordar o tema de forma sistemtica, para proporcionar a mim mesmo, aos demais colegas juzes do trabalho, aos advogados e estudantes do direito, uma fonte para pesquisa e soluo dos casos concretos, para que tenhamos todos mais segurana no trato de matria to complexa, que encontra os posicionamentos mais variados possveis, mas nunca numa obra especfica sobre o tema.

Dada a considervel quantidade de questes sobre a penhora de bem imvel, penso que, para um breve artigo doutrinrio, seja importante selecionar alguns temas, para no tornar a exposio cansativa e poder desenvolver bem o raciocnio. So eles: 1) a penhora de frao ideal de imvel; 2) como proceder penhora de bem imvel que pertence a diversas pessoas, em condomnio ou comunho; 3) como proceder penhora de imvel cuja construo no est averbada no Cartrio de Registro; 4) os autnticos bices que podem ser apresentados pelo registrador, quando do registro da penhora; 5) e a criao do direito de preferncia.

2. A penhora de frao ideal de imvel

Situao complexa a de se verificar a possibilidade de penhora de apenas uma frao ideal do imvel, inclusive para que no reste caracterizado o excesso de penhora.

4
J vimos processos em que o oficial de justia penhorou a rea equivalente a 1% (um por cento) do bem imvel. Outros nos quais a penhora foi de percentagem mnima da rea total do imvel, como 3% (trs por cento), 10% (dez por cento). O pior quando se trata de bem indivisvel, como uma casa residencial, um barraco etc. Quer nos parecer impossvel a penhora de frao ideal to insignificante do bem imvel, mormente quando for ele indivisvel.

Ainda que assim no fosse, qual a utilidade da referida penhora? Quem se interessaria em adquirir aquela diminuta frao ideal na praa? Nem mesmo o exeqente teria interesse em adjudic-la.

Mesmo porque preciso verificar se o bem imvel comporta diviso, ou seja, se pode ser desmembrado. Ocorre que o desmembramento tem de observar o mdulo mnimo estipulado em lei, seja para o imvel rural, seja para o urbano. Relativamente ao imvel urbano, deve ser observada a Lei n 6.766, de 19 de dezembro de 1979, que dispe sobre o parcelamento do solo urbano, cujo art. 4, inciso II, disciplina que os lotes tero rea mnima de 125 m (cento e vinte e cinco metros quadrados) e frente mnima de 5 (cinco) metros.

Por isso, mostra-se impossvel a penhora de frao ideal de terreno inferior ao mdulo mnimo, porque no haver como desmembrar a rea posteriormente. Se assim, ningum ter interesse em adquiri-la na hasta pblica.

5
Se a frao ideal do lote comporta desmembramento, ser possvel a penhora. Resta saber se ser conveniente, porque ainda que seja possvel o desmembramento, pode ele resultar numa rea pequena, sem qualquer valor comercial, por no permitir edificao.

Todas essas ponderaes nos levam a concluir que a penhora de frao ideal de bem imvel somente poderia ser levada a efeito quando atendidas duas situaes: 1) comportar o bem cmoda diviso e ser passvel de desmembramento; 2) a diviso ou desmembramento resultar numa rea considervel, de valor comercial atraente, para propiciar interesse em sua aquisio quando da realizao da praa.

Dissemos "poderia" porque, ainda que o imvel seja suscetvel de cmoda diviso, pensamos que no poder o oficial de justia penhorar apenas frao ideal dele3. E defendemos tal idia com fulcro numa interpretao lgica do art. 681, pargrafo nico, do CPC, cuja dico a seguinte: "Art. 681. (...) Pargrafo nico. Quando o imvel for suscetvel de cmoda diviso, o perito, tendo em conta o crdito reclamado, o avaliar em suas partes, sugerindo os possveis desmembramentos".

Destarte, o oficial de justia deve proceder penhora de todo o imvel, deixando para o avaliador a anlise de ser ele suscetvel ou no de cmoda diviso, vale dizer, se pode ou no ser dividido ou desmembrado, como j visto. O avaliador,

Claro que h excees, como a verificada no caso de haver apenas um imvel de propriedade do devedor, com valor imensamente superior ao da dvida trabalhista e de difcil alienao em sua totalidade. Exemplo: execuo de R$ 100.000,00 e penhora de uma fazenda de R$ 10.000.000,00, sendo o imvel desmembrvel.

6
considerando o valor da execuo, avaliar o imvel segundo suas partes desmembrveis, j apontando e definindo os desmembramentos possveis, para deciso do juiz.

Portanto, o juiz quem vai decidir sobre a convenincia der ser levada a hasta pblica somente uma parte desmembrvel do imvel, que deve, desse modo, ser penhorado por inteiro4. E, em regra, no conveniente que assim o faa, de acordo com o art. 702, pargrafo nico, do CPC, o qual preconiza que, se na praa ningum pretender arrematar a parte desmembrvel, "far-se- a alienao do imvel em sua integridade" (integralidade).

Essa soluo no muda em nada pelo fato de no processo do trabalho o oficial de justia atuar tambm como avaliador, porque aqui tambm o juiz quem vai decidir sobre a convenincia do desmembramento.

Mas, como j afirmei, no se pode perder de vista, na soluo do caso, a idia de mdulo mnimo, porque no se pode desmembrar "um imvel rural de modo que da resulte outro insuscetvel de explorao econmica", bem como no se pode dividir "um imvel urbano de maneira que da provenha outro insuscetvel de receber construo", segundo Afranio de Carvalho5.

Jos Antnio Ribeiro de Oliveira Silva. Manual da penhora de bem imvel na execuo trabalhista. Rio de Janeiro, Renovar, 2002, p. 47.

7 3. Como proceder penhora de bem imvel que pertence a diversas pessoas, em condomnio ou comunho

Todos temos uma noo do que seja condomnio. Mas importante notar que o condomnio pode ser transitrio ou permanente, alm de outras espcies que no interessam aqui abordar.

O transitrio o condomnio ordinrio, puro, tradicional, caracterizado por sua temporariedade, pois que sua vocao um dia se extinguir. O limite temporal para a existncia do condomnio o estipulado no art. 1.320, 1, do novo Cdigo Civil (art. 629, pargrafo nico, do Cdigo Civil de 1916), qual seja, cinco anos.

O condomnio permanente o moderno, advindo de injunes urbanas, marcado pela sua perpetuidade, podendo recair tanto sobre edifcio como sobre terreno6. o condomnio vertical (de edifcio) ou horizontal (de terreno edificado, conhecido como condomnio fechado).

possvel a penhora de bem imvel em condomnio? Como proceder a esta penhora?

Registro de imveis: comentrios ao sistema de registro em face da Lei n 6.015, de 1973, com as alteraes da Lei n 6.216, de 1975, Lei n 8.009, de 1990, e Lei n 8.935, de 18.11.1994. 4 ed. rev. e atual., Rio de Janeiro, 2001, p. 67. 6 Idem., p. 48.

8
Pois bem, no condomnio moderno ou permanente, tanto no edifcio quanto no condomnio fechado resta tranqilo que cada condmino tem direito exclusivo sua unidade, isto , ao seu apartamento ou sua casa. Se h propriedade conjunta das reas comuns (corredores, elevadores, sales; ruas internas, reas destinadas ao esporte), inegvel, por outro lado, que cada condmino tem a propriedade individual de sua unidade autnoma, que inclui a garagem a ela vinculada.

Sendo assim, no resta dvida de que pode cada uma dessas unidades autnomas ser penhorada para o pagamento de dvidas de seu titular, sendo que isso no afeta a vida em condomnio, mesmo porque no se trata de coisa indivisvel, sob o prisma jurdico. E no h nem mesmo preferncia dos demais condminos para a aquisio em juzo (art. 1.331, 1, do NCC). At as garagens j podiam ser alienadas a outros condminos, independentemente da alienao da unidade condominial a que

correspondem, pelo que se depreende da anlise do art. 2, 2, da Lei n 4.591/64. E o NCC, em seu art. 1.331, 1, autoriza a alienao inclusive a estranhos ao condomnio.

J em relao autntica propriedade condominial, que pode inclusive ser de coisa indivisvel, surge mais animada controvrsia.

A doutrina e a jurisprudncia trabalhista no tm enfrentado diretamente a questo, resolvendo os casos que lhe so apresentados por via indireta. Quer nos parecer que no h nenhum bice legal penhora da frao ideal de cada condmino, no condomnio autntico, mesmo porque, como j afirmamos, sua vocao ter um fim, havendo inclusive um limite temporal expressamente previsto em lei (cinco anos), alm de

9
poder qualquer condmino, em qualquer tempo, exigir a diviso da coisa comum (art. 1.320, caput, do NCC; art. 629, caput, do CC/16). E, caso ingresse algum comunheiro no desejado, poder qualquer dos condminos promover a dissoluo do condomnio (art. 1.322 do NCC; art. 632 do CC/16). No entanto, penso ser imprescindvel a intimao pessoal da designao da praa aos demais condminos, para que nela possam exercer seu direito de preferncia (art. 504 do NCC; art. 1.139 do CC/16).

Segundo Cndido R. Dinamarco "A impenhorabilidade do quinho um mito, inimigo da efetividade do processo, que resulta de preconceitos irracionais incompatveis com o processo civil moderno"7.

Quanto penhora da meao do imvel do cnjuge, de se notar que entre os cnjuges no h, propriamente, um condomnio, havendo sim uma comunho de interesses, dependendo do regime de bens adotado. Se no h comunho do bem imvel, sendo ele particular do executado, pode ser penhorado por inteiro, bastando a intimao do cnjuge do devedor.

Por outro lado, em havendo comunho de direitos sobre o bem, deve ser penhorada somente a quota-parte do devedor, que corresponde sua meao, idia abstrata que no permite saber qual metade pertence a cada um dos cnjuges (art. 3 da Lei n 4.121, de 27 de agosto de 1962, mais conhecida como Estatuto da Mulher Casada).

10
Ocorre que, muito embora o direito meao do cnjuge no-devedor seja indiscutvel, a penhora apenas da meao do executado pode levar falta de interesse na aquisio do bem na praa, principalmente se o imvel for indivisvel ou no passvel de cmoda diviso. A mesma situao se verifica quando penhorada apenas a quota-parte do condmino-devedor. Como resolver essa questo?

Para a soluo da questo proposta, alvitramos a possibilidade de alienao de todo o bem imvel na praa. Mas, como isso seria concretizado?

Por certo que a penhora no pode incidir sobre bens de terceiros alheios ao ttulo executivo, porque se trata de uma constrio gravosa, sendo que um dos seus efeitos a ineficcia de qualquer alienao ou onerao dos bens em relao ao credorexequente.

Em se tratando de condomnio, a soluo apontada no se mostra um tanto quanto ousada, porque, mais uma vez, a vocao do condomnio temporrio se extinguir, com limite temporal fixado em lei. Como o executado precisa pagar seu dbito, poderia ele mesmo exigir a venda da coisa comum, de acordo com o previsto no art. 1.322 do Cdigo Civil (art. 632 do CC/16). Se no o faz, porque pretende se esquivar de sua obrigao8. Partindo do pressuposto de que no processo de execuo o Estado-juiz age com toda a sua fora para a satisfao do crdito por ele prprio reconhecido na sentena,

Execuo civil: jurisprudncia: pareceres e acrdos anotados pelo autor Cndido R. Dinamarco; coordenao, pesquisa e ementas: Cndido da Silva Dinamarco. So Paulo, Editora Revista dos Tribunais, 1989, vol. 2, p. 385.

11
pode, pois, suprir a manifestao de vontade do executado, porque isso atende vontade da lei (art. 5 da LICC). Aqui est a autorizao para que seja levado praa todo o imvel e no apenas a quota-parte do condmino-devedor, em sendo o imvel indivisvel ou no passvel de cmoda diviso9.

Para que seja possvel a concretizao desse pensamento, deve o oficial de justia, ao proceder penhora da quota ideal do devedor, avaliar no somente ela, mas tambm todo o imvel. Essa circunstncia deve ainda constar do edital de praa (art. 686, incisos I e II, do CPC), com obrigatria intimao de todos os demais condminos, para que possam, na praa, exercer seu direito de preferncia.

A mesma soluo se nos afigura possvel quando se tratar de bem imvel indivisvel ou no suscetvel de cmoda diviso, pertencente ao casal, porque no h como identificar qual a meao de cada um, ou seja, qual a metade que lhe cabe. E ainda que isso fosse possvel, o bem pode no comportar diviso, ou conveniente diviso, razo pela qual somente haver interesse em sua aquisio na hasta pblica se ele for alienado por inteiro. Demais, o que se reserva ao cnjuge do devedor sua abstrata meao, que, por no poder ser materializada, no lhe d direito concreto metade do bem, mas ao valor a ele correspondente. Assim, obtido o produto da alienao do bem na praa, metade do dinheiro depositado ser reservada ao cnjuge que no figura no ttulo executivo. Isso se ele no preferir a aquisio da meao do cnjuge devedor10.

Vejam-se as disposies acerca da ao de alienao judicial, mais precisamente o art. 1.117, inciso II, c/c os arts. 1.113 a 1.116, todos do CPC. 9 Jos Antnio Ribeiro de Oliveira Silva. Op. cit., p. 68. 10 Idem, p. 69.

12 4. Como proceder penhora de imvel cuja construo no est averbada no cartrio de registro

Continuando na averiguao da multiplicidade de casos que podem ocorrer na penhora de bem imvel, temos de fazer um estudo da possibilidade de se levar a efeito penhora sobre imvel cuja construo ainda no foi averbada no Cartrio de Registro de Imveis. uma situao que se verifica com certa freqncia na prtica forense trabalhista.

O mais correto seria a penhora de todo o imvel, porque a aquisio da propriedade do terreno foi regular, obtida por meio da inscrio do ttulo de transferncia no Servio Registrrio, tendo havido posteriormente sobre o solo uma edificao, que se trata de uma acesso, forma distinta de aquisio da propriedade, conforme os arts. 1.245 e 1.248 do novo Cdigo Civil (art. 530, incisos I e II, do CC/16). Demais, o art. 1.254 do NCC (art. 546 do CC/16) disciplina sobre a aquisio da propriedade por aquele que edifica em terreno prprio, ainda que o faa com materiais alheios, mas no exige inscrio para a aquisio da propriedade sobre a construo.

A exigncia da averbao vem do art. 167, inciso II, item "4", da Lei dos Registros Pblicos, mas apenas para a regularizao da matrcula, ao que se presta a averbao. Se a exigncia fosse para a aquisio da propriedade, o ato seria de registro e no de averbao da edificao. Ocorre que, devido ao formalismo do registro de imveis, no qual imperam vrios princpios, sendo um deles o da inscrio, h necessidade de

13
averbao da obra construda11, para integrao do registro. Destarte, "a inscrio meramente receptiva da aquisio j ocorrida", de acordo com o ensinamento de Afranio de Carvalho12.

Por isso que, levada a efeito a penhora sobre o imvel e sua construo, no estando esta averbada, o oficial do Registro apresenta bice inscrio da penhora na matrcula do imvel. Como resolver esta intrincada questo?

Uma soluo que tem sido adotada por alguns juzes no mbito da 15 Regio a de determinar ao oficial de justia que faa constar do auto de penhora apenas o terreno, com avaliao englobando o valor dele e o da construo. Anexa, aps o auto, certido na qual descreve a construo e informa que, do valor da avaliao, uma parte se refere ao terreno e a outra edificao no averbada. Acompanhando o mandado de registro da penhora segue apenas cpia do auto, para no dar ensejo ao bice do registrador.

Trata-se de uma soluo interessante, mas se do edital no constar o objeto da certido, nulo ser ele e os atos processuais subseqentes (art. 686, inciso I, do CPC). E novo problema surgir quando da expedio da carta de arrematao ou de adjudicao, o qual precisar de outro jeitinho para ser solucionado.

A soluo que nos parece mais adequada, considerando que a averbao da construo no forma de aquisio da propriedade sobre ela, exigida apenas para a

11 12

Maria Helena Diniz. Sistemas de registros de imveis. 2 ed. aum. e atual., So Paulo, Saraiva, 1997, p. 126. Op. cit., p. 147.

14
regularizao da matrcula do imvel, em observncia ainda ao princpio da especialidade, que trata da individualizao ou identificao do imvel, a de fazer constar no auto de penhora que ela incide sobre o terreno devidamente inscrito no domnio do devedor, em cujo solo h uma edificao incorporada ao patrimnio dele pelo instituto da acesso, porm, no averbada, razo pela qual a penhora incide sobre o terreno e sobre o direito aquisitivo da construo, a qual dever ser averbada posteriormente pelo adquirente, aps a inscrio da carta de arrematao ou de adjudicao.

So dois os bens penhorados: o terreno e o direito sobre a construo, que devem ser descritos em separado, embora no mesmo auto de penhora (arts. 664 e 665, inciso III, do CPC)13.

Por isso, realizada a penhora da forma como sugerida, o registrador no poder levantar bice ao registro da penhora, porque incidiu sobre o terreno e sobre o direito aquisitivo da construo, que no depende de inscrio, j que adquirido por acesso.

O que ele deve inscrever to-somente o registro da penhora sobre o terreno, para o que no h bice algum, como alis tem sido reconhecido na jurisprudncia do processo comum14.

13 14

Jos Antnio Ribeiro de Oliveira Silva. Op. cit., p. 85-86. Vide jurisprudncias citadas em nosso livro, p. 87.

15 5. Os autnticos bices que podem ser apresentados pelo registrador, quando do registro da penhora

Quando da determinao de registro da penhora de bem imvel no Cartrio Imobilirio da circunscrio em que situado, tem surgido um gigantesco problema para o juiz do trabalho. Talvez por preconceito em relao Justia do Trabalho, talvez por desconhecimento dos precisos contornos do controle que lhes cometido, os registradores tm dificultado sobremaneira a atuao dos juzes na busca de implementar efetividade ao processo, quando do registro da penhora de bem imvel do devedor15.

De se reconhecer que a matria atinente ao Registro de Imveis bastante complexa e tambm burocrtica, com uma srie de princpios que precisam ser observados, para a segurana dos negcios jurdicos referentes aos bens imveis.

Mas, se certo que tambm o ttulo oriundo de deciso judicial est sujeito ao exame do princpio da legalidade, no menos certo que o oficial do Registro no pode se arvorar em corregedor dos atos do juiz, primeiro, por no se tratar de rgo investido de jurisdio; segundo, porque no h falar aqui no famigerado controle externo do Poder Judicirio16.

No podemos deixar de expor nosso pensamento sobre o tema, ainda que o 4 do art. 659 do CPC, modificado pela Lei n 10.444, de 7-5-2002, agora discipline no ser mais imprescindvel o registro da penhora de bens imveis para que o bem seja levado praa. A matria no perdeu sua importncia porque no processo do trabalho, dada a hipossuficincia do trabalhador, em todos os aspectos, por vezes ele no conseguir obter o registro da penhora com a simples apresentao da certido de inteiro teor do ato, quando ento se far necessria a expedio de mandado judicial para o registro da penhora, a fim de gerar presuno absoluta de conhecimento da constrio por terceiros. 16 Jos Antnio Ribeiro de Oliveira Silva. Op. cit., p. 110.

15

16
Nesse particular, convm destacar que, no raras vezes, o oficial do Servio Registral de Imveis, ao comunicar que o registro da penhora sobre o imvel no pode ser efetuado, por algum dos bices que normalmente levanta, noticia ainda que apresentou petio de dvida ao juiz corregedor permanente da Comarca, para que este deliberasse acerca do registro. Ocorre que em muitos casos Sua Excelncia, o Juiz Corregedor Permanente da Comarca, julga procedente a dvida suscitada pelo registrador, considerando existente o impedimento para o registro da penhora.

Ab initio, de se ter em mente que a deciso proferida no procedimento de dvida, por bvio, tem natureza meramente administrativa e no impede o uso do processo contencioso competente, conforme expressamente disciplina o art. 204 da Lei n 6.015/73.

Alis, como tem decidido reiteradamente o E. STJ no julgamento de conflitos de competncia, "O Juzo correicional, de carter administrativo, no pode contrariar ato jurisdicional trabalhista que determina penhora de bens"17, porque "No dado ao Juiz correcional, no exerccio de sua funo administrativa, opor-se ao que fora ordenado sob o imprio de deciso proferida em feito jurisdicionalizado. Precedente do STJ"18.

17

Conflito de Competncia n 21.649 __ So Paulo (98/0004651-8), cujo Relator foi o Min. Eduardo Ribeiro, tendo como suscte. a 2 JCJ de Franca e como suscdo. o Juzo de Direito Corregedor Permanente de Franca __ SP. 18 Conflito de Competncia n 21.413 __ So Paulo (98/0000684-2), cujo Relator p/ o Acrdo foi o Min. Barros Monteiro, tendo como suscte. a 1 JCJ de Franca e como suscdo. o Juzo de Direito Corregedor Permanente de Franca __ SP.

17
Como se no bastasse, os bices levantados pelo registrador em procedimento de dvida normalmente se referem ao fato de ser o bem imvel impenhorvel, por estar gravado por cdula de crdito comercial, industrial ou rural.

Ocorre que tais bices, quando afastados pelo juiz do trabalho, em deciso com evidente contedo jurisdicional, no processo competente de execuo, no podem, em absoluto, dar ensejo instaurao do procedimento de dvida.

De se ponderar ainda que o crdito trabalhista, inclusive por envolver a prpria remunerao dos empregados (geralmente ex-empregados), cuja natureza alimentar, goza de superprivilgio, podendo ser preterido to-somente pelo crdito decorrente de acidente do trabalho, que absolutamente privilegiado.

Portanto, se o juiz do trabalho j afastou tais bices nos autos do processo de execuo, no h mais falar em ofensa aos princpios da disponibilidade e da continuidade registrria. o art. 114, caput, da Constituio Federal de 1988, em sua parte final, que disciplina ter o juiz do trabalho competncia para a soluo de quaisquer litgios "que tenham origem no cumprimento de suas prprias sentenas, inclusive coletivas".

Desse modo, se instaurado o procedimento de dvida, cabe ao juiz do trabalho, antes mesmo da deciso do juiz corregedor, decidir que o bice levantado pelo

18
registrador no tem o condo de inibir o registro da penhora, determinando o imediato registro, sob pena de responsabilidade19.

Quanto aos autnticos bices que podem ser apresentados pelo registrador, mas jamais como dvida, e sim como consulta, ao juiz do trabalho, que foi quem expediu a ordem do registro e tem competncia para a deciso acerca da matria, identificamos a falta de qualificao completa das partes (exeqente e executado), bem como a desconformidade da descrio do imvel no auto de penhora, em relao contida na matrcula do Servio Registral.

Destarte, no exame da legalidade, em se tratando de ttulo registral emanado de um juiz, o registrador no pode averiguar nada alm da autenticidade do instrumento, bem como da identidade das partes e do imvel, sendo que se surgir dvida atinente a esse exame dever apresent-la ao juiz que lhe ordenou o registro, mediante simples consulta, por ofcio.

Mesmo porque, a respeito da impenhorabilidade do imvel gravado por cdula de crdito rural, industrial ou comercial, de se registrar o acerto do E. Conselho Superior da Magistratura do Estado de So Paulo, que aprovou o parecer elaborado pelos cultos Juzes Auxiliares da Corregedoria Geral da Justia, no sentido de rever o entendimento acolhido nos precedentes daquele Conselho, para permitir o registro da penhora feita em execuo trabalhista sobre imvel gravado por hipoteca cedular, ainda que inexista, no processo de execuo, deciso incidental afastando o bice da

19

Jos Antnio Ribeiro de Oliveira Silva, op. cit., p. 114.

19
impenhorabilidade do bem vinculado cdula de crdito, bastando a providncia consistente na cincia do credor hipotecrio, pelo registrador, do registro da penhora, providncia esta que foi recomendada no parecer conjunto lanado nos autos do Prot. CG n 34.222/00, aprovado pelo Dr. Lus de Macedo, Corregedor Geral da Justia20.

6. Criao do direito de preferncia

Pois bem, de todos sabido que a penhora um ato do processo de execuo por meio do qual se procede constrio de tantos bens quantos bastem satisfao do crdito exeqendo. E da temos os efeitos da penhora, citados pelos doutrinadores: 1) a individualizao (apreenso) dos bens do devedor; 2) a conservao (depsito) dos bens penhorados; 3) a ineficcia dos atos de disposio dos bens em relao ao credor-exequente21. Sobre o depsito, j defendamos em nosso livro, antes da edio da Lei n 10.444, de 7-5-2002, a nomeao compulsria do devedor como depositrio22, em se tratando de penhora de bem imvel (art. 659, 5, do CPC).

Mas, sem dvida, o efeito mais importante da penhora o de criar o direito de preferncia para o exeqente, conforme disciplina o art. 612 do CPC. Ocorre que no processo do trabalho no se tem dado muita importncia ordem de prelao das penhoras, muito menos ao concurso de credores nas execues em face de devedor

Deciso proferida no Prot. CG 27.125/98, em 7-5-2001. Moacyr Amaral Santos. Primeiras linhas de direito processual civil. 11 ed., So Paulo, Saraiva, 1990, 3 vol., p. 296. 22 Jos Antnio Ribeiro de Oliveira Silva. Op. cit., p. 29.
21

20

20
solvente, autorizao que consta dos arts. 711 e 712 do CPC, aqui aplicveis de forma subsidiria por fora dos arts. 889 da CLT e 1 da Lei n 6.830/80.

E isso tem ocasionado situaes, seno injustas, embaraosas para a Justia do Trabalho, porque no raras vezes um credor trabalhista que ajuizou sua ao posteriormente a outro, ou que deu incio execuo muito depois de outro, recebe seu crdito primeiramente, quando o imvel que garantia ambas as execues era exatamente o mesmo. Tivesse havido o concurso de credores, no teramos a triste situao de ver o credor com preferncia processual ter preterido seu melhor direito por outro credor.

Por certo que, na maior parte das vezes, isso ocorre devido negligncia dos prprios credores (ou de seus advogados), os quais no se preocupam em verificar se h outras execues em face do mesmo empregador, para nelas peticionar requerendo que seja observado o seu direito de preferncia, adquirido pela ordem de prelao das penhoras, juntando cpia do auto de penhora para demonstrar seu direito.

Outrossim, se houvesse o concurso de credores isso implicaria, sem dvida, em economia de atos processuais, porque se j existem vrias penhoras sobre o mesmo bem imvel (muitas vezes o nico que sobrou no patrimnio do devedor), nada justifica a realizao de diversas praas para sua alienao, com uma srie de atos processuais imprescindveis e onerosos, porque bastaria aos credores que no tm a primeira preferncia requerer nos autos em que esta se verificou, a distribuio do dinheiro remanescente aps o pagamento do primeiro credor (art. 711 do CPC).

21
E se j houver uma execuo tramitando na Justia Comum, com penhora anterior sobre o imvel? Basta ao credor trabalhista l peticionar, invocando seu privilgio de direito material. Isso porque a preferncia adquirida pela primeira penhora no exclui os privilgios ou preferncias de natureza material, institudos anteriormente penhora (art. 709, inciso II, do CPC), conforme lio de Galeno Lacerda23 e Humberto Theodoro Jnior24.

isso que, infelizmente, tem passado desapercebido dos advogados trabalhistas e, s vezes, dos prprios juzes, pois que a norma processual civil, numa profunda noo do sistema legal ptrio, expressamente ressalvou a preferncia, antes mesmo da instituda pela primeira penhora sobre o bem, do crdito que tem, por fora do direito material, privilgio sobre quaisquer outros25.

O art. 711 do CPC enftico ao assegurar primeiro o recebimento do crdito que goza de privilgio estipulado por lei de direito material. E, como exemplo de crdito que goza de privilgio ou preferncia em relao ao do credor que foi responsvel pela primeira penhora sobre o bem, temos o clssico do credor hipotecrio ou pignoratcio. Ocorre que j o Cdigo Civil de 1916 estabelecia o privilgio do crdito trabalhista, que agora goza de superprivilgio, diante do art. 102 do Decreto-lei n 7.661/45 e, principalmente, do art. 186 do CTN.

23 24

O novo direito processual civil e os feitos pendentes. Rio de Janeiro, Forense, 1974, p. 61. Execuo: Direito Processual Civil ao Vivo. 3 ed., rev. e aum., Rio de Janeiro, AIDE Editora, 2000, vol. 3, p. 67. 25 Jos Antnio Ribeiro de Oliveira Silva. Op. cit., p. 19.

22
Por isso, no consigo entender a falta de preocupao com o efetivo recebimento de seu crdito pelos credores trabalhistas, os quais, diante da certido do oficial de justia dando conta de que o imvel j est penhorado em execuo na Justia Comum, ou ainda diante da certido da matrcula do imvel, em que consta penhora por credor cvel, no promovem o concurso de credores na execuo contra devedor solvente, o que est expressamente autorizado pelos arts. 711 e 712 do CPC, sendo este ltimo muito claro quanto possibilidade, l peticionando e requerendo que seja observado o privilgio material do crdito do empregado. A execuo trabalhista ficaria suspensa at a integral satisfao do crdito do trabalhador. Obviamente, isso somente tem cabimento se a penhora foi realizada por primeiro na execuo comum, ou se esta se encontra em fase mais adiantada do que a execuo do crdito laboral.

7. Concluso

Por fim, s me resta sugerir que os advogados, juzes, servidores, todos ns, passemos a nos preocupar com a efetividade do processo trabalhista, que somente ser alcanada quanto tivermos uma execuo que demore somente o tempo razovel, para a credibilidade da prpria justia, da qual somos todos servidores.

Mormente quando h necessidade de penhora de bem imvel, o que tem feito a execuo se arrastar por muito tempo. Pretendi com meu livro apenas propor alternativas e sugestes para que a prtica de nossa execuo seja cada vez melhor, para

23
que tenhamos segurana na soluo de questes processuais, a fim de que o trabalhador possa receber seus direitos no menor espao de tempo possvel, principalmente porque boa parte das verbas postuladas no processo do trabalho de natureza alimentar e, por isso mesmo, indispensvel sobrevivncia do trabalhador que as postula. E essa tambm foi a nica finalidade deste breve artigo.

24 Bibliografia

CARVALHO, Afranio de. Registro de imveis: comentrios ao sistema de registro em face da Lei n 6.015, de 1973, com as alteraes da Lei n 6.216, de 1975, Lei n 8.009, de 1990, e Lei n 8.935, de 18.11.1994. 4 ed. rev. e atual., Rio de Janeiro, Forense, 2001. DINAMARCO, Cndido R. Execuo civil: jurisprudncia: pareceres e acrdos anotados pelo autor Cndido R. Dinamarco; coordenao, pesquisa e ementas: Cndido da Silva Dinamarco. So Paulo, Editora Revista dos Tribunais, 1989. DINIZ, Maria Helena. Sistemas de registros de imveis. 2 ed. aum. e atual., So Paulo, Saraiva, 1997. LACERDA, Galeno. O novo direito processual civil e os feitos pendentes. Rio de Janeiro, Forense, 1974. SANTOS, Moacyr Amaral. Primeiras linhas de direito processual civil. 11 ed., So Paulo, Saraiva, 1990, 3 vol. SILVA, Jos Antnio Ribeiro de Oliveira. Manual da penhora de bem imvel na execuo trabalhista: com remisses ao novo cdigo civil, nas matrias pertinentes. Rio de Janeiro, Renovar, 2002. THEODORO JNIOR, Humberto. Execuo: Direito Processual Civil ao Vivo. 3 ed., rev. e aum., Rio de Janeiro, AIDE Editora, 2000, vol. 3.

Вам также может понравиться