Вы находитесь на странице: 1из 3

Como fazer adubo com o lixo orgnico que voc produz em casa

Lydia Cintra 9 de junho de 2011

Casca de fruta, resto de verduras e legumes, iogurte tudo isso pode virar adubo O nome desse processo compostagem. Quando voc transforma seu lixo em adubo, pode oferecer ao solo um material rico em nutrientes (no caso de uma horta ou mesmo para as plantas do seu jardim) e, principalmente, ajuda a reduzir a quantidade de lixo que vai diariamente para os aterros e lixes do Brasil. Aprenda a fazer a compostagem domstica e mos obra! PASSO 1 O recipiente Voc deve ter um recipiente para colocar o material orgnico. Pode ser um pote de sorvete, uma lata de tinta ou um balde. Vale usar a criatividade com o que estiver ao seu alcance. Se der para reaproveitar algum recipiente, melhor ainda. importante furar o fundo. Voc pode fazer isso manualmente, variando o tamanho dos buracos. por eles que o chorume (lquido eliminado pelo material orgnico em decomposio) vai passar. Um detalhe importante que o chorume pode ser reaproveitado, pois, neste caso, um fertilizante de alto potencial (j que originado apenas de matria orgnica). Voc pode recolh-lo e devolver mistura da sua compostagem ou ainda jogar em plantas, diludo (anote a proporo: 1 copo de chorume para 9 copos de gua). PASSO 2 A composteira Embaixo do recipiente no qual voc vai colocar o material orgnico, deve haver outro que vai recolher o chorume. Pode ser uma bacia mais rasa, por exemplo. Ela no pode ficar em contato direto com a lata ou o pote, pois o chorume deve ter um espao para escorrer. Use um calo como pedaos de tijolo para colocar em baixo da lata e deix-la um pouco mais alta em relao bacia. (A compostagem at pode ser feita em contato direto com o solo, mas neste caso o terreno deve ter boa drenagem e ser inclinado, para que o chorume no acumule em um local s). PASSO 3 Hora de colocar o lixo Fazer compostagem em casa no s jogar o lixo orgnico de qualquer jeito e deixar que a natureza faa o resto sozinha. Existe um mtodo para viabilizar, facilitar e acelerar a decomposio do material orgnico. O segredo sobrepor os tipos de resduos orgnicos, ou seja, o processo feito em camadas. O que regula a ao dos microorganismos que vo decompor o material a proporo de nitrognio e carbono. Essa relao deve ser de trs para um. Ou seja, uma camada de nitrognio para trs camadas de carbono. O que nitrognio? o material mido (o lixo, em si). O que o carbono? matria seca, como papelo, cascalho de rvore, serragem, folhas secas, aparas de grama e palha de milho. (Se a relao for diferente desta, no significa que no ocorrer o processo de compostagem, apenas que vai levar mais tempo).

E pique, pique, pique! Quanto menor estiver o material que voc colocar (tanto o seco quanto o mido), melhor. Comece com uma camada de material seco, depois coloque o material mido. Depois coloque outra camada de material seco, umedea-o um pouco e continue o processo. importante que a ltima camada (a que vai ficar exposta) seja sempre seca, para evitar mau cheiro. Uma opo colocar cal virgem por cima. Outro detalhe essencial : no tampe a composteira. O material orgnico no pode ficar abafado. Ah, procure sempre manusear a sua composteira com luvas. O que voc pode usar: - Resto de leite; - Filtro de caf usado; - Borra de caf; - Cascas de frutas; - Sobras de verduras e legumes; - Iogurte; O que voc no pode usar: - Restos de comida temperada com sal, leo, azeite qualquer tipo de tempero; - Frutas ctricas em excesso, por causa da acidez; - Esterco de animais domsticos, como gato e cachorro; - Madeiras envernizadas, vidro, metal, leo, tinta, plsticos, papel plastificado; - Cinzas de cigarro e carvo; - Gorduras animais (como restos de carnes); - Papel de revista e impressos coloridos, por causa da tinta. PASSO 4 Espere, mas cuide Depois que voc montou toda a estrutura, hora de dar tempo ao tempo. A primeira fase de decomposio, quando a temperatura interna do material que est na composteira pode chegar a 70C. Isso dura cerca de 15 dias, no caso da compostagem domstica. Nesse perodo, o ideal no mexer. Depois, revolver o material super importante para fornecer oxignio ao processo. Essas mexidas podem ser feitas de diversas formas: com um garfo de jardim ou trocando o material de lugar para uma outra lata, por exemplo.

Nesse ponto, voc pode se perguntar: mas eu gero lixo orgnico todo dia. Posso jog-lo na composteira diariamente? Melhor no. Voc tem algumas alternativas. O ideal acrescentar matria orgnica cada vez que for mexer na sua composteira, ou seja, a cada 15 dias, mais ou menos. Nesse intervalo, guarde as suas cascas de frutas, verduras e o resto que for reaproveitvel em um potinho na geladeira. O tempo para ter o adubo final varia em funo da quantidade de lixo usado e pela forma como a compostagem feita. possvel chegar ao final do processo em 2 ou 3 meses. O indicativo de que o hmus (adubo) est pronto quando a temperatura do composto se estabiliza com a temperatura ambiente. Para saber, use os sentidos: a cor escura, o cheiro de terra. E , quando o esfregamos nas mos, elas no ficam sujas. (Fonte: Escola de Jardinagem do Parque do Ibirapuera, em So Paulo/SP)

CARTO INFORMATIVO
TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 1 REGIO Diversos Cargos
Nome: ROSANA DE ALMEIDA MACHADO Inscrio: 002598h Documento: 0000000115583304 CPF: 08741856708 Sexo: FEMININO Nascimento: 01/08/1979 Opo: D04 - TCNICO JUDICIRIO - REA ADMINISTRATIVA EXERCEU EFETIVAMENTE A FUNO DE JURADO NO PERODO ENTRE A DATA DA PUBLICAO DA LEI N 11.689/08 E A DATA DE TRMINO DAS INSCRIES? NO

NO INSCRITO COMO CANDIDATO COM DEFICINCIA.

PROVA(S): C. GERAIS/C. ESPEC./DISC-REDAO DATA: 27/01/2013 HORRIO DE APRESENTAO: 07h00 (HORRIO LOCAL) HORRIO DE FECHAMENTO DOS PORTES: 08h00 (HORRIO LOCAL) LOCAL DA(S) PROVA(S): "UNIVERCIDADE" - UNIDADE IPANEMA RUA ALMIRANTE SADOCK DE S, 246 BLOCO C - IPANEMA RIO DE JANEIRO-RJ FIQUE ATENTO AO(S) HORRIO(S) DE APRESENTAO PARA REALIZAR A(S) PROVA(S). VISITE O LOCAL DE PROVAS COM ANTECEDNCIA PARA EVITAR ATRASOS.

SALA 0075

ATENO
- PODER SER EXCLUDO DO CONCURSO PBLICO O CANDIDATO QUE ESTIVER FAZENDO USO DE QUALQUER TIPO DE APARELHO ELETRNICO OU DE COMUNICAO (BIP, TELEFONE CELULAR, RELGIO DE QUALQUER ESPCIE, AGENDA ELETRNICA, NOTEBOOK, PALMTOP, RECEPTOR, GRAVADOR, SMARTPHONE OU OUTROS EQUIPAMENTOS SIMILARES), BEM COMO PROTETORES AURICULARES.

OBS: NECESSRIO LEVAR DOCUMENTO ORIGINAL DE IDENTIDADE, CANETA ESFEROGRFICA DE TINTA PRETA E DE MATERIAL TRANSPARENTE, LPIS E BORRACHA. ENDEREO DO(A) CANDIDATO(A): RUA DOM PEDRO I, N 69 JARDIM S BAIRRO: PONTE ALTA CIDADE: VOLTA REDONDA/RJ CEP: 27267-350

Вам также может понравиться