Вы находитесь на странице: 1из 10

240

PESQUISA TERICA

O controle da pobreza operado atravs do sistema penal

Fernanda Kilduff
Universidad Nacional de La Plata (UNLP), Argentina

O controle da pobreza operado atravs do sistema penal


Resumo: Com o objetivo de refletir sobre criminalizao/penalizao, este artigo analisa a virada neoconservadora em relao poltica criminal, como mais uma expresso do conjunto de mudanas operadas no marco do capitalismo contemporneo. Em um contexto caraterizado pelo retrocesso das polticas sociais, discute a expanso do sistema penal como estratgia privilegiada pelos Estados capitalistas para conter e administrar em forma criminalizadora as crescentes e cada vez mais complexas manifestaes da questo social1 atreladas a uma situao objetiva de desemprego macio e estrutural. Para finalizar o debate, apresenta elementos tanto para refletir sobre a funo histrica do direito penal burgus quanto para analisar seu papel fundamental na atual estratgia imperialista. Palavras-chave: neoconservadorismo penal, poltica criminal, gesto da misria, capitalismo contemporneo.

Poverty Control and the Penal System


Abstract: To reflect on the criminalization and penalization of poverty, this article analyzes the neoconservative turn in criminal policy, as an expression of recent changes under contemporary capitalism. In a context characterized by a regression in social policies, the paper discusses the expansion of the penal system as a strategy used by capitalist States to contain and administer in a criminalizing form the growing and increasingly complex manifestations of the social question linked to an objective situation of massive and structural unemployment. To conclude the debate, it presents some elements to reflect on the historic function of bourgeois penal law and to analyze its fundamental role in current imperialist strategy. Key words: penal neoconservativism, criminal policy, poverty management, contemporary capitalism.

Recebido em 15.03.2010. Aprovado em 07.07.2010. Rev. Katl. Florianpolis v. 13 n. 2 p. 240-249 jul./dez. 2010

O controle da pobreza operado atravs do sistema penal

241

Introduo O objetivo deste artigo trazer reflexes sobre os processos de criminalizao/penalizao da pobreza no atual contexto de organizao monopolista do capital. Assim, procura-se analisar a virada punitiva do Estado que se expressa claramente no acirramento das funes penais, repressivas e punitivas como forma de gesto da misria, sendo os trabalhadores precarizados e/ou desempregados o alvo principal dessa poltica altamente letal. No marco inicial, discute-se como, a partir dos anos 1970, uma destacada produo terica e acadmica norte-americana permitiu legitimar polticas criminais mais repressivas, que acabaram exportadas, sobretudo, para Amrica Latina, como polticas exitosas de combate ao crime. Posteriormente, aborda-se um segundo eixo vinculado ao abandono ou declnio do ideal ressocializador como expresso dessa produo terica. Neste sentido que se procura debater sobre as continuidades e rupturas das funes do crcere, segundo as necessidades econmicas do capitalismo, destacando dois momentos histricos: o da sua origem e o da sua atualidade. Aps ter realizado uma aproximao s mudanas nas concepes tericas, e seus rebatimentos nas polticas penitencirias, segue-se trazendo ao debate a doutrina da tolerncia zero, a poca do grande encarceramento, para finalizar com uma crtica funo histrica do direito penal na sociedade burguesa. 1 A origem do neoconservadorismo penal: a experincia americana Wacquant (2002), coloca que, a destruio deliberada do (semi)2 Estado social e a hipertrofia sbita do Estado penal americano durante o ltimo quarto do sculo 20 foram dois processos concomitantes e complementares. A retrao da rede de segurana social acontecida nos Estados Unidos, como tambm os graduais cortes oramentrios na assistncia, na sade pblica, no ensino e na moradia, iniciados no comeo dos anos 1970, devem ser compreendidos como parte da reao dos governos conservadores contra os movimentos progressistas americanos da dcada anterior3. Dessa maneira, o incremento das funes penais e policias do Estado americano foram ocupando o lugar da poltica social, com forte deslocamento de recursos pblicos de reas sociais para a rea de segurana pblica, para garantir a implementao de polticas basicamente repressivas e punitivas que envolveram tanto o setor penitencirio, como o judicirio e o policial. Ao referir-se a esse fato, o penalista Anitua (2008, p. 765) diz que foi realizado:

[...] um desvio de recursos excedentes do gasto em habitao, educao e demais cumprimentos de direitos sociais para reforar o peso estatal em questes tradicionalmente reivindicadas pela direita, como os gastos militares, policiais e penitencirios, sob a bandeira de lei e ordem ou segurana cidad.

Como no plano econmico, no campo da penalidade, as ideias conservadoras constituram-se em um forte polo de atrao ideolgica. Os tericos neoliberais americanos, atacaram os pressupostos do Estado fordista-keynesiano, responsabilizando-o no somente de no resolver a pobreza mas tambm de permitir a proliferao de condutas consideradas criminosas. Por exemplo, destaca Anitua, para o conservador Jonh Iulio Jr., as polticas assistenciais destinadas s mes solteiras fomentavam o nascimento de filhos fora do casamento que careceriam dos cuidados necessrios dentro de uma famlia decente. E, alis, o mesmo autor, extraa a concluso que a prxima gerao de jovens delinquentes seria especialmente violenta, predatria e perversa. Outra caracterstica central do pensamento neoconservador, e que teve importantes repercusses na legitimao de polticas criminais mais repressivas, a simplificada e radical separao da sociedade em dois grupos bem definidos: por um lado os bons e pelo outro os maus os quais deveriam ser separados dos primeiros para no lhes causar danos. Nesta perspectiva, reapareceu com claridade a ideologia burguesa da defesa social, quer dizer, a que permite legitimar a aplicao do poder punitivo por parte do Estado com a finalidade de proteger a sociedade do crime. A esse respeito Wacquant (2007, p. 28) diz: [...] a severidade penal apresentada [...] por todas e por todos, como uma necessidade saudvel, um reflexo vital do corpo social ameaado pela gangrena da criminalidade. Dessa forma, reapareceram, na dcada de 1970, discursos e teorizaes de traos marcada e abertamente racistas, evidenciando o desprezo pelas categorias populacionais consideradas, em termos de Wacquant (2007), indesejveis ou em termos de Zigmunt Bauman (1999) lixo humano. De acordo com Anitua, James Q. Wilson, converteu-se no criminlogo de cabeceira da direita punitiva norte-americana. Em 1975 ele escreveu Pensando sobre o delito que serviria de base de legitimao das polticas criminais que fariam disparar o nmero de pessoas presas nos Estados Unidos a partir de 1980. Outro livro, regido em 1985 pelo mesmo criminlogo conservador, em parceria com Richard Herrnstein (1930-1994), foi Delito e natureza humana, onde ambos os autores destacariam a importncia de ver a criminalidade como um fato de opo individual, excluindo as suas explicaes econmicas, polticas e sociais. Os criminlogos de direita

Rev. Katl. Florianpolis v. 13 n. 2 p. 240-249 jul./dez. 2010

242

Fernanda Kilduff

associavam as causas da criminalidade ao hedonismo dos seres humanos, assim o ato delinquencial seria guiado pela busca de maior prazer, sendo a represso severa a nica alternativa possvel. J em uma posio que no deixava dvida da xenofobia e do racismo que norteavam as produes tericas desses pensadores, Herrnstein tambm assinalava a importncia da predisposio individual e suas razes biolgicas. Desta forma, a escolha do delito estaria determinada tambm por causas hereditrias. Um elemento a mais que possibilita entender as modificaes introduzidas pelo pensamento neoconservador na ideologia penal, e que ter repercusses diretas na poltica penal do ltimo quartel do sculo 20, o abandono da ideologia da preveno especial ou ressocializao e, em contraposio, o enaltecimento da preveno geral, dissuaso ou intimidao. A esse respeito, Dornelles (2008, p. 35) coloca : [...] as polticas penitencirias4 passaram a abandonar a inteno de reabilitao e readaptao social. Se afasta a ideia de Estado teraputico, orientado recuperao integradora. Em que pese historicamente a comprovao de que a pena no preventiva de nada, os conservadores afirmavam que a dissuaso funcionava, mas se por alguma razo deixasse de faz-lo, era porque os castigos no eram suficientes, sendo preciso aumentlos; e, de fato, foi o que aconteceu. Segundo Anitua (2008, p. 797), por volta do final dos anos 1960 apareceram muitos trabalhos que defenderam essa concepo. Foi o caso do penalista Andenaes que, citado por Anitua, afirmava: [...] o homem racional teria medo das consequncias desagradveis e por isso a ameaa do castigo funcionaria para desmotivar o cometimento de atos delitivos. Apesar de terem surgido pesquisas que tentavam comprovar que o efeito intimidatrio funcionava na preveno do delito, os penalistas conservadores, no estavam muito preocupados com os debates sobre as misses da priso, sobre as causas e consequncias do delito, nem pelos temas ligados reeducao ou reabilitao. Pelo contrrio, suas discusses, estavam guiadas por princpios pragmticos, centrando-se em como garantir uma eficiente administrao penal. Sobre isso, Wacquant (2007, p. 247) observa que
O abandono do ideal de reinsero (promovido pelas) crticas convergentes da direita e da esquerda nos anos 70 (foi substitudo) por uma filosofia gerencial que evitava cuidadosamente enfrentar as causas e as consequncias do encarceramento de massa [...]. A priso serve, nessa tica, para isolar e neutralizar categorias (populacionais consideradas) desviantes ou perigosas por meio de uma vigilncia padronizada [...], cuja lgica evoca mais a pesquisa operacional ou a retirada dos dejetos sociais do que o trabalho social.

Desta forma, enquanto os sujeitos se encontrassem encarcerados, eles estariam impossibilitados de cometer delitos, portanto, isso seria justificativa suficiente para considerar que a priso funcionava. Em termos concretos, essa reatualizao da preveno significou que a privao da liberdade fosse explicitamente transformada em tortura. O que ainda melhor exemplifica a inteno explcita de infringir dor, a proliferao de crceres de mxima segurana, conhecidos como supermarx. Neste ponto, Wacquant (2007, p. 209) diz:
Alguns prisioneiros passam 22 horas sozinhos numa jaula de ao, sob superviso eletrnica permanente, sem o menor contato humano durante anos. [...] a priso o lugar de uma monotonia mortificante, continuamente mantida pela inatividade forada e pela superpopulao [...].

Bauman (1999, p. 121), exemplificando essa situao, coloca como na priso Pelican Bay5 levou-se quase perfeio a tcnica da imobilizao: [...] o que os internos [...] fazem em sua celas solitrias no importa. O que importa que fiquem ali [...] (ela) foi planejada como fbrica de excluso de pessoas habituadas a sua condio de excludas6. Tambm, pode-se ver como os penalistas conservadores, na mesma linha que orientou a privatizao, centralizao e focalizao das polticas sociais7, centraram as crticas nas polticas penais tendentes ressocializao; consideradas, conforme Anitua, como um enorme gasto desnecessrio a ser dispendido pelas pessoas honradas. Portanto, o acesso a determinados benefcios dentro da priso seria considerado privilgio e no direito8, eles, os outros, os maus, no mereceriam mais que o desprezo e o dio da sociedade. 2 As rupturas e as continuidades na priso, segundo as necessidades econmicas do momento histrico At aqui, observamos que esta ideologia segregativa e punitiva aparta, a ideologia da ressocializao, que, at a dcada de 1970, incidiu de forma mais decisiva sobre as polticas penais implementadas. Uma chave para a compreenso do porqu da crise da tradicional ideologia legitimadora da pena (reeducao) pode ser encontrada em Rusche e Kirchheimer (2008), penalistas da Escola de Frankfurt. Ambos os autores destacam que as teorias da pena no chegam a explicar a introduo das formas especficas de castigo no conjunto da dinmica social, sendo necessrio relacionar os sistemas punitivos concretos s exigncias prprias do modo

Rev. Katl. Florianpolis v. 13 n. 2 p. 240-249 jul./dez. 2010

O controle da pobreza operado atravs do sistema penal

243

de produo capitalista. Eles destacam como, na sociedade capitalista, o sistema penitencirio depende, sobretudo, do desenvolvimento do mercado de trabalho: La magnitud de la poblacin carcelaria y su empleo como mano de obra dependen del aumento o de la disminucin de la fuerza de trabajo disponible en el mercado y de su utilizacin (RUSCHE; KIRCHHEIMER, 2004 apud BARATTA, 2004, p. 203). No incio, o crcere, esteve ligado ao surgimento da sociedade capitalista, tendo por finalidade transformar massas de camponeses em modernos operrios das fbricas, sendo essa a real e verdadeira funo reeducativa. Neste ponto, Dornelles (2008, p. 36) agrega:
[...] as instituies totais de segregao (priso, manicmio, hospital, casas de correo, orfanatos, escolas etc.) cumpriam o papel disciplinar adestrador para uma permanente capacitao de potenciais trabalhadores teis ao sistema produtivo.

O abandono explcito dessa funo reeducativa mesmo sendo pura ideologia que se revela no pensamento penal contemporneo coincide, conforme Baratta, com o mesmo momento em que a estratgia conservadora deixa cair o mito da plena ocupao to caracterstico da fase capitalista anterior. Pela observao de Bauman (1999, p. 120):
[...] o confinamento no nem escola para o emprego, nem o mtodo compulsrio de aumentar as fileiras de fora de trabalho produtiva quando falham os mtodos voluntrios [...] para levar orbita industrial aquelas categorias rebeldes e relutantes de homens livres. Nas atuais circunstncias o confinamento antes uma alternativa ao emprego, uma maneira de [...] neutralizar uma parcela considervel da populao que no necessria e para a qual no h emprego9 ao qual se integrar.

Apesar das concepes de reeducao e reabilitao serem mitos burguses porque, como est mais que comprovado, o aprisionamento exerce efeitos contrrios a uma possvel incluso positiva do sujeito sociedade, elas tm sentido na origem do capitalismo, quando a nascente burguesia precisou inserir o proletariado no montono, rotineiro e mecnico ritmo do trabalho industrial moderno. Com efeito, se os operrios no se submetiam explorao, se no conseguiam vender sua fora de trabalho fosse por razes voluntrias ou involuntrias eles encontrariam no aprisionamento um local onde a explorao era o destino certo, e, alis, sem o recebimento de um salrio. Portanto, para os capitalistas, o aproveitamento dos internos no trabalho era ainda mais lucrativo. Voltando poca atual, para entender o abandono ou o declnio do ideal ressocializador que nos permite pensar nas funes histricas e atuais do crcere , preciso considerar um elemento estrutural caracterstico da fase atual do desenvolvimento capitalista. A marca de nossa poca a tendncia ao incremento da sobrepopulao relativa pelo aumento do desemprego e subemprego, como tambm da intensificao da explorao da fora de trabalho. Esta situao revela uma mudana do crcere a respeito da sua origem:
[...] la diferencia es (que ele) [...] fue central para la produccin (da classe operria) [...], la crcel ya no tiene la funcin real de reeducacin y de disciplina que haba asumido en su origen. Esa funcin educativa se reduce hoy a pura ideologa (BARATTA, 2004, p. 204-205).

Embora essa diferena esteja certa, tambm existe um elemento que marca uma importante continuidade em sua funo social, porque continuamos sob o comando do modo de produo capitalista. Esse elemento de permanncia vincula-se sempre presente preocupao burguesa em controlar e castigar a classe trabalhadora, o que se constituiu em uma ameaa real ou potencial para o regime de propriedade privada. Em definitivo, no marco da sociedade capitalista, ser que podemos afirmar que a poltica criminal implementada pelos Estados esteve sempre politicamente orientada a ensinar aos no proprietrios a aceitar resignadamente essa condio? 3 O neoconservadorismo penal em ao: a doutrina da tolerncia zero e a justificativa da eliminao do inimigo A pesquisa e divulgao ideolgica da penalidade neoconservadora foram realizadas, sobretudo, pelo Manhattam Institute e a Heritage Foudation, que, conforme Wacquant (1999), iniciaram nos Estados Unidos, a campanha de penalizao da pobreza. Ambos os organismos foram os responsveis pela promoo do que se conheceu como a teoria das janelas quebradas10 que sustentava enfaticamente a necessidade de punir os pequenos delitos para prevenir delitos mais graves. Segundo Dornelles (2008), a teoria das broken windows serviu de base criminolgica para a reorganizao da atividade policial, que foi conhecida como tolerncia zero11. Essa poltica traduziu-se em uma elevao massiva do oramento policial (com aumento do nmero de efetivos e equipamentos policiais) e em maiores poderes e liberdades ao agir policial.

Rev. Katl. Florianpolis v. 13 n. 2 p. 240-249 jul./dez. 2010

244

Fernanda Kilduff

Wacquant (1999, p. 28-29), analisar suas consequncias:


[...] tolerancia cero [...] signific perseguir agresivamente la pequea delincuencia, expulsar a los mendigos y a los sin techo de las calles [...] se acab puniendo severamente infracciones menores [...] castigou-se a pequeos revendedores de droga, prostitutas, mendigos, vagabundos, autores de grafitis. En definitiva al subproletariado que representa una amenaza. A l apunta prioritariamente a poltica de tolerancia cero.

Alis, essa concepo foi exportada como uma exitosa poltica de luta contra a insegurana. Do mesmo modo que as receitas ortodoxas no plano econmico, ela foi assumida pelos governos neoliberais da Europa e da Amrica Latina. Integrando essa propaganda ideolgica, os conservadores atriburam s medidas implementadas o fato de ter reduzido a criminalidade: A ideia de tolerncia zero passou a ser a panaceia, o remdio universal para todos os males da delinquncia, das transgresses sociais e da desordem urbana (DORNELLES, 2008, p. 64). Young (2002) aponta a falsidade das afirmaes dos defensores desta poltica. Para o autor, embora a criminalidade em Nova Iorque tenha diminudo no perodo 1993-1996, isso no se deveu s inovadoras prticas policiais: [...] o declnio da criminalidade ocorreu em 17 das 25 maiores cidades dos Estados Unidos (mas aconteceu) onde no houve nenhuma mudana de policiamento e mesmo em alguns lugares em que houve uma reduo do nmero de policiais [...] (YOUNG, 2002, p. 184). Para Wacquant (2002), o que mudou radicalmente no foi a criminalidade cujos indicadores mostravam que tendia a manter-se ou a diminuir12 mas a atitude dos poderes pblicos com relao aos pobres, considerados o centro irradiador do crime. Como vemos ento, existiu uma mistificao e uma manipulao informativa sobre os xitos da chamada poltica de tolerncia zero com relao ao controle da criminalidade. Outro elemento caracterstico desta poltica, foi a retrica da guerra (luta contra o crime, combate s gangues etc.), relacionada s mudanas no plano internacional, que os governos conservadores dos Estados Unidos introduziram em matria de narcticos13. A esse respeito Batista (2003, p. 84, grifos da autora) destaca: No incio dos anos 70 aparecem as primeiras campanhas de lei e ordem tratando a droga como inimigo interno, formando-se um discurso poltico para que a droga fosse transformada em uma ameaa ordem. A poltica imperialista norte-americana, na sua necessidade de encontrar novos perigos que justificassem a interveno militar, encontrou na guerra contra as drogas os motivos para lanar uma nova campanha de

represso, uma vez que a ameaa do comunismo perdera sua fora, particularmente na Amrica Latina. Para Batista (2003, p. 12) esse fato retrata que [...] os Estados Unidos, a partir dos anos 80, utilizam o combate s drogas como eixo central da poltica americana no continente [...] As drogas passam a ser o eixo das polticas de segurana nacional nos pases atrelados a Washington. Nessa perspectiva, Zaffaroni (2007), ao assinalar a identidade do poder blico com o poder punitivo na busca desesperada ao inimigo, destaca o papel central da ofensiva da doutrina Bush aps o 11 de setembro de 200114 e a sua declarao de guerra ao terrorismo islmico; para preencher, como foi colocado, o vazio deixado pela imploso sovitica. Young (2002) coloca o extraordinrio paralelo que existe entre a guerra e a criminalidade, quanto mobilizao da agressividade. Destaca que, para criar um bom inimigo, temos que ser capazes de nos convencer que eles so as causas de todos os nossos problemas, facultando dirigir a animosidade contra eles. Devemos acreditar que eles tambm seriam, intrinsecamente, diferentes de ns (eles sintetizariam a corrupo, o mal, e a degradao), o que habilitaria e legitimaria ao Estado o uso da violncia. Conforme Zaffaroni (2007, p.18), o conceito mesmo de inimigo introduz a dinmica da guerra no Estado de direito:
A essncia do tratamento diferenciado que se atribui ao inimigo consiste em que o direito lhe nega sua condio de pessoa. Ele considerado sob o aspecto de ente daninho ou perigoso [...] estabelece-se a distino entre cidados (pessoas) e inimigos (no pessoas), faz-se referncia a certos seres humanos que so privados de certos direitos individuais.

Neste passo, na lgica da guerra, suprimem-se os direitos constitucionais da cidadania e o inimigo simplesmente um alvo que se dever destruir. Essa lgica belicista foi introjetada nas polticas de segurana pblica, implementadas pelos governos neoconservadores; nas quais prevalece a lgica do confronto e a represso direta. A esse respeito, Dornelles coloca (2008, p. 181): Uma lgica que identifica mecanicamente as classes subalternas como agente do crime, como classes perigosas e os bairros e favelas como reas de risco [...] levando a aplicao de polticas que [...] atingem o conjunto da populao mais pobre. 4 O grande encarceramento A hiperinflao carcerria deve ser entendida como uma das consequncias mais reveladoras das polticas ultrarrepressivas, implementadas nas ltimas dcadas.

Rev. Katl. Florianpolis v. 13 n. 2 p. 240-249 jul./dez. 2010

O controle da pobreza operado atravs do sistema penal

245

Wacquant (2007) aborda a experincia prisional dos Estados Unidos por ser precisamente o pas lder mundial do encarceramento em massa aps a dcada de 1970. No intuito de mostrar o clima desfavorvel a uma poltica de lei e ordem, Zaffaroni (2007) coloca como a pena de morte nos EUA parecia chegar ao fim quando, em 1972, a Corte Suprema declarava a sua inconstitucionalidade e os ndices de aprisionamento se mantinham estveis desde o sculo 19. Essa tendncia foi drasticamente revertida e a priso voltou a ter um lugar de destaque, apresentando-se como um meio simples e direto de restaurar a ordem. A demografia carcerria, aps 1973, comeou a aumentar vertiginosamente e a pretensa guerra ao crime fez dobrar a populao carcerria do pas em dez anos, e quadruplic-la em vinte. Enquanto, em 1975, os detentos no chegavam a 380 mil, em 1980, o nmero de presos era de 500 mil. Em 1990, atingia a mais de 1 milho, chegando a quase 2 milhes em 2000. Wacquant (2007), para refutar o discurso poltico da direita e da mdia, que justifica o aumento do aprisionamento por causa do aumento da criminalidade violenta, explica essa inflao permanente e acelerada pelo incremento de medidas e de leis definidamente mais punitivas. Comparado com a poltica penal anterior do segundo ps-guerra at os anos 1970 , a hiperinflao carcerria deu-se pela extenso do recurso do aprisionamento para uma srie de delitos que at ento no levavam pena de priso; tambm pelo aumento do tempo de durao das penas para delitos sem gravidade e pelo incremento dos castigos para os crimes violentos, com o cumprimento de penas em regimes fechados. A partir do perodo histrico destacado e a pretensa guerra contra a droga, o encarceramento se aplica com enorme frequncia e severidade aos pequenos consumidores e vendedores de entorpecentes, que so jogados na priso aos milhares. Garland (1999) indica como a mdia e os partidrios das polticas tipo lei e ordem invocam quando acontece um crime violento o dano causado vtima, para criar um clima de pnico generalizado, e lograr o apoio social para a aprovao de leis penais mais severas. Conforme Anitua (2008), essas mudanas nas legislaes, em termos de endurecimento penal, devem ser entendidas como produto de um populismo punitivo, que refere a atitude dos polticos com as vistas voltadas para a velha ferramenta punitiva que oferecem a uma sociedade assustada, em uma clara demonstrao de que esto fazendo alguma coisa pela segurana pblica. No marco desta perspectiva, a extenso das sentenas, por exemplo, no dependeria tanto da natureza da ofensa seno da cons-

truo de perfis de risco, que, seria quase suficiente para encarcerar algum. A esse respeito, referindo-se lgica da penalogia neoliberal, De Giorgi (2006, p. 97), diz: As novas estratgias penais se caracterizam cada vez mais como dispositivos de gesto de risco e de represso preventiva das populaes consideradas portadoras desse risco [...]. Dessa forma, o crcere funciona como mero depsito de grupos populacionais considerados naturalmente perigosos e de risco para os quais no resta outro remdio seno aplicar e reforar tcnicas de controle cada vez mais capilares e totalizadoras. Cabe colocar como essa concepo de risco e periculosidade se fez, nos ltimos anos, significativamente extensiva a grande parte dos segmentos mais deteriorados da classe trabalhadora. Foi neste cenrio, que o crcere voltou a ter centralidade como um instrumento privilegiado de gesto e penalizao da misria. Wacquant (2007) explica como o excessivo custo econmico do aprisionamento de massa serviu de base de argumentao para que o governo norteamericano apelasse ao setor privado orientado pela ideologia da mercantilizao. Ao buscar descomprimir o caos financeiro que essa poltica estava causando, ao mesmo tempo oferecia um novo nicho lucrativo a esse setor15. Nesta conjuntura, diversas empresas privadas entraram no mercado da construo e gesto de prises, embora elas no tivessem sido as nicas a lucrar com a hiperinflao carcerria. Tambm setores envolvidos em garantir determinados bens e servios, tais como alimentao, telefonia, transporte, tecnologias de identificao e vigilncia, ateno mdica, entre outros, vieram a ser grandemente beneficiados. Como um aspecto de novidade nas formas de penalizao da pobreza caracterstica do capitalismo contemporneo, os indesejveis, os prias urbanos, alm de serem vtimas do desemprego em massa, do trabalho precrio, do recuo das polticas sociais e do aumento de medidas mais punitivas, foram submetidos lgica perversa do encarceramento privado, para desta maneira contriburem com a acumulao de capital. 5 A funo histrica e crtica do direito penal burgus De Giorgi (2006) coloca que o fato da populao carcerria ser constituda por pobres, desempregados e subempregados no nenhuma novidade; ao contrrio, trata-se de uma constante histrica que os acontecimentos norte-americanos evidenciaram com maior intensidade. Para o mesmo autor, o que mudou, e de modo significativo, foi a relao entre instituies sociais e penais na gesto da pobreza.

Rev. Katl. Florianpolis v. 13 n. 2 p. 240-249 jul./dez. 2010

246

Fernanda Kilduff

Ao destacar a virada punitiva, Motta (2005, p. 32) assinala como, cada vez mais, ser pobre encarado como um crime: [...] os pobres, ao invs de fazerem jus aos cuidados de assistncia, merecem dios e condenao. No marco da atual estratgia imperialista de controle da misria, combater a pobreza significa carta branca s foras repressivas estatais para uma perseguio cada vez mais agressiva aos considerados criminosos, perigosos e indesejveis, que chegam a ser at tratados de lixo humano que deve ser exterminado. precisamente no marco da ofensiva neoliberal do capital sobre o trabalho onde se opera verdadeira desvalorizao e destruio de ativos, e entre eles a fora de trabalho que pode ser compreendido, em termos de Zaffaroni (2007), o nmero crescente de mortes efetuadas por grupos policiais e parapoliciais de extermnio em vrias regies; as mortes violentas em motins carcerrios; a violncia exercida contra presos nas prises; as doenas no tratadas tambm nos crceres, e mortes e mais mortes em tantas outras situaes. Como foi observado, o poder punitivo do Estado no atinge nem nunca atingiu a toda a sociedade indiscriminadamente. Pelo contrrio, a violncia sempre foi exercida sobre os setores da classe trabalhadora (sejam eles camponeses ou operrios urbanos) que real ou potencialmente ameaam o regime capitalista, caracterizado pela propriedade privada dos meios de produo. Como afirma Pavarini (2003, p. 32) em uma clara perspectiva marxiana , a brutal legislao penal j nos sculos 16 e 17 estava orientada s necessidades do nascente capitalismo, expulsando violentamente, por exemplo, os camponeses das terras para obrig-los a converter-se em proletrios industriais:
[...] cuando los niveles cuantitativos de la fuerza de trabajo expulsada del campo fueron superiores a las posibilidades efectivas de su empleo [...] la nica posibilidad de resolver la cuestin del orden pblico fue la eliminacin fsica para muchos y la poltica del terror para los dems.

tipos que fixam caractersticas negativas populao empobrecida. Batista (2003, p. 23), ao analisar o processo de criminalizao por drogas no Rio de Janeiro, destaca a seletividade de classe na aplicao da lei penal segundo sejam eles jovens ricos ou pobres. A esse respeito coloca: Aos jovens consumidores das classes mdia e alta se aplica o paradigma mdico, enquanto aos jovens moradores de favela e bairros pobres se aplica o paradigma criminal. A partir do at aqui analisado, fica evidenciado o mito burgus da igualdade de todos os cidados ante a lei em geral e ante a lei penal em particular. A esta situao Marx brinda com uma importante anlise na Crtica do programa de Gotha (1985) quando discute o direito burgus como direito desigual. O autor destaca a relao desigual existente na forma jurdica do contrato entre iguais, denunciando como essa igualdade formal encobre a desigualdade substancial existente entre proletrios obrigados a vender sua fora de trabalho para sobreviver a partir da expropriao dos meios de vida por parte dos capitalistas e os burgueses. Apesar do conceito liberal de igualdade ante a lei estar fortemente enraizado na sociedade, a profunda seletividade que percorre as diferenas desde o acesso, passando pela aplicao e chegando instncia da execuo penal, permite-nos desmistificar a ideia burguesa de serem todos iguais perante a lei. Para Baratta (2004, p. 173):
[...] no solo las normas del derecho penal se forman y se aplican selectivamente, reflejando las relaciones de desigualdad existentes, sino que el derecho penal ejerce una funcin activa de reproduccin y produccin, respecto de esas relaciones de desigualdad.

Tanto na origem dessa formao econmico-social como at hoje, o Estado burgus, amparado na utilizao do direito penal, como tambm em outro conjunto de instituies, visa garantir a conservao e a reproduo das relaes sociais capitalistas. Neste processo de gesto e eliminao constante dos sobrantes, como diz Wolff (2005), as polticas criminais tm ento um papel crucial, pois validam a seleo de quem deve ser criminalizado atravs do sistema penal16. Assim essa seleo, que segue um histrico critrio classista, orienta-se e legitima-se socialmente pela construo de estere-

Alm do mais, o direito penal como discurso justificador da interveno do sistema penal longe de proteger os interesses gerais da sociedade outro mito burgus protege os interesses dos grandes proprietrios do capital. Enquanto os pequenos delitos so efetivamente perseguidos e penalizados, os delitos denominados de colarinho branco gozam de tremenda impunidade. Ao mesmo tempo em que se criminalizam delitos comuns, os delitos que provocam grandes danos sociais e ecolgicos, cometidos pelas grandes corporaes econmicas, por sua vez, gozam de uma quase total quando no total imunidade legal. A manipulao ideolgica orquestrada, principalmente pela mdia, faz com que o alarme social seja inversamente proporcional ao dano social causado. Em assassinato, ou em roubo individual, que atinge a umas poucas vtimas, a sociedade quer punir implacavelmente seu autor, enquanto quase ningum rea-

Rev. Katl. Florianpolis v. 13 n. 2 p. 240-249 jul./dez. 2010

O controle da pobreza operado atravs do sistema penal

247

minando o meio ambiente, avanando sobre os ativos ge contra a criminalidade que danifica as maiorias, pblicos estatais, cancelando direitos trabalhistas e seja ela cometida pelas corporaes financeiras, pedestruindo a fora de trabalho que lhe suprflua para los bancos que lavam dinheiro do trfico de drogas, suas necessidades de incorporao dentro dos proou pelas indstrias de cigarros ou bebidas alcolicas, cessos produtivos; chegando at ameaar a prpria entre tantas outras. sobrevivncia da vida humana no planeta. preciso denunciar o carter ideolgico do direiDesta forma, na atual organizao monopolista to penal que, alm de no ser igual para todos nem do capital, processos de espodefender os interesses de toliao e mecanismos de desdos, tampouco como ... a fase neoliberal do truio e barbrie17 so exaenfatizado pelo abolicionismo cerbados. Com o olhar para a resolve conflitos e problemas capitalismo revela a expanso atual estratgia imperialista, de grande envergadura como pode-se compreender as muo da segurana pblica ou o do do sistema penal como danas nas polticas criminais, aumento da criminalidade. Pelo estratgia privilegiada de que operacionalizadas atracontrrio, longe disso, acaba vs dos sistemas penais proagravando-os. controle e gesto da pobreza, vocam um verdadeiro genoAssim, por detrs dessas cdio em andamento. solues ilusrias que produaprofundada principalmente As reorientaes da poltizem mais mortes e destruio ca criminal na contemporaneisocial, esconde-se a verdadeipor uma situao de dade procuram, de um lado, gara essncia do direito penal rantir a gesto da misria proburgus, que, sobre a base de desemprego macio e vocada por desemprego macium corpo doutrinrio de noro e estrutural, e, de outro, vimas, legitima como necessestrutural. sam constituir-se em mercados ria a interveno de tipo relucrativos para o capital. pressiva sobre tudo aquilo conInteresses polticos e econmicos esto absolutasiderado como uma ameaa e um estorvo ao modo de mente imbricados no conjunto de mudanas que enproduo capitalista. volvem desde sanes de leis mais punitivas, at uma Embora isto tenha uma continuidade histrica, a agressiva tarefa policial. Essa situao se complementa fase neoliberal do capitalismo revela a expanso do com o sistema prisional transformado, cada vez mais, sistema penal como estratgia privilegiada de controle num mero depsito de seres humanos, os quais, nesta e gesto da pobreza, aprofundada principalmente por sociedade, no merecem outra coisa seno dio e desuma situao de desemprego macio e estrutural. prezo. E, convertidos em inimigos pblicos nmero um, Como confirma Menegat (2006, p. 41), ao recutornam-se os bodes expiatrios responsveis por toperar os aportes de Baratta: [...] quanto mais desidos os nossos males. gual uma sociedade tanto mais ela tem necessidaEsta letal poltica criminal, profundamente seletide de um sistema de controle social [...] de tipo reva e classista e com traos marcadamente racistas e pressivo, como o realizado atravs do sistema pexenfobos, legitima o agir dos Estados que de fornal do direito burgus. ma mistificada aparecem como protetores da sociedade contra o crime e, em nome da segurana pblica, no fazem outra coisa que criminalizar, de Consideraes finais forma cada vez mais ostensiva, a pobreza e a misria, derivadas do desemprego e/ou do emprego preA organizao da punio como sustenta crio, cujas dimenses atuais so inditas. Menegat (2006) parte do controle que acompanha a histria da humanidade desde os tempos mais remotos. No entanto, a forma em que ela posta nas mais Referncias diferentes sociedades, varia segundo as suas necessidades sociais. Harvey (2005), ao caracterizar o capiANITUA, G. Histrias dos pensamentos criminolgicos. talismo na fase contempornea, coloca que o capital, Rio de Janeiro: Revan, 2008. na procura por se valorizar tradicional forma de reproduo expandida via explorao da fora de traBARATTA, A. Criminologa crtica y crtica del Derecho balho , agrega processos de acumulao por Penal. Buenos Aires: Siglo XXI, 2004. despossesso. Nesse sentido, abre de forma violenta novos mercados, visando uma colocao lucrativa do BATISTA, V. M. de S. W. Difceis ganhos fceis: drogas e jucapital excedente, controlando militarmente e desbasventude pobre no Rio do Janeiro. Rio de Janeiro: Objetiva, 2003. tando os territrios ricos em recursos naturais, contaRev. Katl. Florianpolis v. 13 n. 2 p. 240-249 jul./dez. 2010

248

Fernanda Kilduff

BAUMAN, Z. Globalizao: as consequncias humanas. Rio de Janeiro: Zahar, 1999. DE GIORGI, A. A misria governada atravs do sistema penal. Rio de Janeiro: Revan, 2006. (Coleo Pensamento Criminolgico). DORNELLES, J. R. Conflito e segurana. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2008. GARLAND, D. As contradies da sociedade punitiva. Revista de Sociologia e Poltica, Curitiba, n. 13, p. 59-80, nov. 1999. HARVEY, D. O novo imperialismo. So Paulo: Loyola, 2005. IAMAMOTO, M. V. Servicio Social y division del trabajo. So Paulo: Cortez, 1997. MARX, K.; ENGELS, F. Crtica do Programa de Gotha. Moscovo: Progresso, 1985. (Obras Escolhidas, tomo III) MENEGAT, M. O olho da barbrie. So Paulo: Expresso Popular, 2006. MOTTA, A. P. As garantias processuais e o direito penal juvenil. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2005. PAVARINI, M. Control y dominacin. Buenos Aires: Siglo XXI, 2003. RUSCHE, G.; KIRCHHEIMER, O. Punio e estrutura social. Rio de Janeiro: Revan, 2008. (Coleo Pensamento Criminolgico). WACQUANT, L. Las crceles de la miseria. Buenos Aires: Manantial, 1999. ______. A ascenso do Estado penal nos EUA. Discursos sediciosos Crime, direito e sociedade. Rio de Janeiro: Revan, n. 11, p. 15-22, jan./jun. 2002. ______. Punir os pobres. A nova gesto da misria nos Estados Unidos. Rio de Janeiro: Revan, 2007. WOLFF, M. P. Antologia de vidas e histrias na priso. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2005. YOUNG, J. A sociedade excludente. Rio de Janeiro: Revan, 2002. ZAFFARONI, R. E. O inimigo no Direito Penal. Rio de Janeiro: Revan, 2007.

Notas
1 Segundo Iamamoto (1997, p. 21), o conceito refere-se ao conjunto de problemas polticos, sociais e econmicos que o surgimento da classe operria impe na constituio da sociedade capitalista. Assim estaria relacionado fundamentalmente ao conflito entre o capital e o trabalho. 2 Waqcuant (2007) demonstra que nos Estados Unidos o Estado social sempre foi extremamente subdesenvolvido, comparando-se com os pases da Europa Ocidental. 3 A dcada de 1960 caraterizou-se por diversas revoltas encabeadas pelos movimentos contra a Guerra de Vietn, pela afirmao dos direitos civis dos negros, pelo reconhecimento dos direitos das minorias gays, entre outros. 4 Concebe-se a poltica penitenciria integrando a poltica penal, e a essa ltima, conforme Baratta (2004), como uma resposta questo criminal circunscrita no mbito de exerccio da funo punitiva do Estado (lei penal e a sua aplicao, execuo da pena e as medidas de segurana). 5 Priso estatal de mxima segurana situada na Califrnia, Estados Unidos. 6 Nos termos que se pensa aqui a excluso a expulso sistemtica de pessoas do acesso: ao mercado formal de trabalho, sade e educao, moradia digna, ao lazer e aos bens estticos; ali, ao contrrio, elas esto bem includas em um plano estatal de represso e extermnio. 7 Nesta conjuntura, as polticas sociais foram substancialmente modificadas em seus formatos, em seus contedos e, principalmente, em seus fundamentos, devido aos conservadores rejeitarem os conceitos de direitos sociais e de obrigao da sociedade em garantir bens e servios por meio da ao estatal; eles se opem universalidade, igualdade e gratuidade dos mesmos. 8 Wacquant (2007, p. 298) exemplifica como essa concepo se traduziu nas prises norte-americanas no aprofundamento da deteriorao do alojamento, da higiene, dos cuidados mdicos, do acesso visita, recreao e ao lazer. O mesmo autor destaca o cancelamento de tratamentos teraputicos por adies a substncias psico-aditivas como tambm a supresso de programas de formao laboral. 9 A noo de falta de emprego, colocada por Bauman, no dirigida a sustentar a tese do fim do trabalho. Apesar de as inovaes tecnolgicas, introduzidas no mundo do trabalho e das finanas nos ltimos anos, aprofundarem a tendncia inerente ao modo de produo capitalista de prescindir do trabalho vivo. 10 O livro Janelas quebradas: a polcia e a sociedade nos bairros, publicado em 1981 por James Q. Wilson e George

Rev. Katl. Florianpolis v. 13 n. 2 p. 240-249 jul./dez. 2010

O controle da pobreza operado atravs do sistema penal

249

Kelling, explicava o uso dessa metfora:[...] se uma janela de um edifcio est quebrada e se ela no consertada, as demais janelas em pouco tempo estaro quebradas tambm, porque uma janela sem conserto sinal que ningum se preocupa com ela e, portanto, quebrar mais janelas no teria custo algum (apud ANITUA, 2008, p. 783). 11 Implementada a partir de 1993, sob o comando de William Wratton, chefe da polcia de Nova Iorque na gesto do prefeito Rudolph Giuliani. 12 A quantidade de assassinatos havia cado pela metade entre 1990 e 1994, como tambm os crimes contra o patrimnio caram 25% no mesmo perodo [...] (WACQUANT, 2002 apud DORNELLES, 2008, p. 63). 13 A partir dos anos 1970, com Nixon e, sobretudo, nos anos 1980, com Reagan. 14 Zaffaroni (2007) destaca que, aps o atentado, o poder blico tomou emprestada a noo de preveno do discurso penal e pretendeu apresentar a guerra contra o Iraque como preventiva. Depois de 2001, efetivamente, desencadeiase uma srie de guerras preventivo-repressivas, nas quais os Estados Unidos atacam unilateralmente por periculosidade presumida. 15 A campanha de privatizao foi lanada pelo governo Reagan e encorajada pelo thin thanks neoconservadores e pelas grandes firmas que operavam em Wall Street. 16 Por sistema penal entendemos [...] a soma dos exerccios de poder de todas as agncias (policial, judiciria e penitenciria) (ZAFFARONI, 2001, p. 144). 17 Significa que o capital se reproduz, embora com custos sociais cada vez mais elevados.

Fernanda Kilduff ferkilduff@yahoo.com.ar Docente da Facultad de Trabajo Social (FTS) da Universidad Nacional de La Plata (UNLP) Doutoranda do Programa de Ps-Graduao da Escola de Servio Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Bolsista do CNPq (20072009) Orientador: Prof. Dr. Carlos Eduardo Montao FTS UNLP Calle 9 esq. 63, La Plata Buenos Aires Argentina C.D. 1900

Rev. Katl. Florianpolis v. 13 n. 2 p. 240-249 jul./dez. 2010

Вам также может понравиться