Вы находитесь на странице: 1из 4

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE RIO DE MOURO Ano Letivo 2012/2013

12. Edio do concurso de escrita Conta um Conto REGULAMENTO

Artigo 1. Os Centros de Recursos Educativos/Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas de Rio de Mouro promovem o concurso de escrita, Conta um Conto, com os seguintes objetivos: desenvolver a sensibilidade e o conhecimento em relao aos outros e ao meio; tomar conscincia e desenvolver a experincia do poder da palavra escrita sobre a realidade; incentivar a criao literria e divulgar novos valores literrios.

Artigo 2. Os textos a concurso devem ser inditos e assumir a forma de conto. Todas as criaes a concurso tm de obedecer ao tema, Conta-me, eu escrevo e a histria faz-se. e podem ser escritos em portugus ou nas principais lnguas que constituem oferta curricular do Agrupamento: Ingls - Tell me, I write it and we have history!; Francs - Raconte-moi, jcris et lhistoire se fait!; Espanhol - Dime, lo escribo y tenemos la historia!

Artigo 3. O concurso est aberto a alunos, a professores e a funcionrios de todas as escolas do Agrupamento de Rio de Mouro, organizando-se em duas principais categorias: alunos e funcionrios/professores. Na categoria alunos iro ser considerados trs nveis de participao, em conformidade com os nveis de ensino lecionados no Agrupamento, a saber: 1. ciclo; 2. e 3. ciclos; ensino secundrio e profissional (ensino diurno e noturno).

Artigo 4. Os textos devero ser escritos em letra ARIAL, tamanho 11, espaamento entre linhas 1,5 e ter, no mximo, 8 pginas. O conto ser assinado com o pseudnimo escolhido pelo seu autor.

Artigo 5. Os candidatos devem enviar o seu trabalho, por e-mail, para o endereo eletrnico da biblioteca e entregar um exemplar, sob pseudnimo, na biblioteca da escola onde esto matriculados, at ao dia 15 de maro de 2013.

Artigo 6. Os concorrentes devero fazer acompanhar o exemplar do conto entregue na biblioteca de um envelope fechado, sinalizado no exterior com o seu pseudnimo e contendo, no interior, uma fotocpia do carto da escola.

Artigo 7. Os contos a concurso sero apreciados por um jri constitudo por um painel representativo e imparcial de cinco a sete professores, a nomear pelo professor bibliotecrio da(s) escola(s) onde os contos venham a ser entregues.

Artigo 8. O jri nomeado apreciar os contos a concurso de acordo com os seguintes critrios: obedincia ao tema, aos objetivos e s caractersticas do gnero literrio em questo; coerncia e coeso do texto e qualidade literria; criatividade/inovao.

Artigo 9. Sero premiados, em cada uma das categorias e nveis considerados, os trs melhores trabalhos que recebero 60, 40 e 30 euros, em cheques oferta, para o primeiro, segundo e terceiro lugares, respetivamente.

Artigo 10. Ao jri reserva-se ainda o direito de atribuir menes honrosas que sero premiadas com um cheque oferta de 15 euros.

Artigo 11. O jri poder deixar de atribuir os prmios desde que entenda que nenhum dos trabalhos revela criatividade e qualidade suficientes para ser distinguido.

Artigo 12. A deciso sobre os resultados do concurso ser afixada na biblioteca e divulgada na pgina eletrnica das escolas do Agrupamento, at ao dia 23 de abril de 2013, Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor. Na semana de 23 a 26 de abril sero entregues os prmios do concurso, em cerimnia a realizar durante encontro previsto com um escritor.

Artigo 13. A biblioteca escolar reserva-se o direito de publicar os trabalhos concorrentes.

Os exemplares dos trabalhos apresentados no sero devolvidos aos concorrentes.

Artigo 14. Os casos omissos sero resolvidos pelo jri. Das decises do jri no haver apelao.

Вам также может понравиться