Вы находитесь на странице: 1из 29

1 Edio Fevereiro de 2012

Em Busca das Tribos Perdidas de Israel

Capitulo II O Exlio e o Retorno das Tribos Perdidas na Literatura Rabnica

Baruch Ben Avraham

24

Em Busca das Tribos Perdidas de Israel Capitulo II


O Exlio e o Retorno das Tribos Perdidas na Literatura Rabnica

Kahal Yisrael Comunidade de Israel Bairro Nova Braslia. CEP 78964 250 Ji-Paran. Rondnia, Brasil Tel (69) 3421-6051 Cel 69 8111-3082 Pgina W eb: http://www.comunidadedeisrael.com.br/

Rua Mis. Gunnar Vingren 1922.

Edies Comunidade de Israel www.comunidadedeisrael.com.br

25

Em Busca das Tribos Perdidas de Israel Capitulo II


O Exlio e o Retorno das Tribos Perdidas na Literatura Rabnica

O Exlio e o Retorno das Tribos Perdidas na Literatura Rabnica

Edies Comunidade de Israel www.comunidadedeisrael.com.br

26

Em Busca das Tribos Perdidas de Israel Capitulo II


O Exlio e o Retorno das Tribos Perdidas na Literatura Rabnica

O Exlio e o Retorno das Tribos Perdidas na Literatura Rabnica


O Pseudo Targum Yonathan1 atribudo a Yonathan Ben Uziel 2, um dos 80 Tannam,3refere-se ao local para onde o Eterno despacharia Israel por seus pecados como o mtico Rio Sambatyon.
Eis que fao aliana que eu no vou mudar este povo para se tornar um povo estrangeiro, no obstante de ti procede uma multido dos justos, e com todo o teu povo farei maravilhas no momento em que eles entrarem em cativeiro pelos rios de Babilnia, porque eu os farei subir dali, e vou faz-los habitar dentro do Rio Sambation... Pseudo Targun Yonathan, Shemot/Ex 31-31.

Uma vez que o Rio Sambatyon recorrente na literatura rabnica como sendo o local para onde as dez tribos foram exiladas e confinadas identific-lo importante para ajudar a traar a caminhada do povo. Flvio Josefo (37-100 DEC) o situa nalgum lugar entre Beirute no Lbano e a Provncia Romana de Raphanea na Sria Atual. O Rabi Moshe ben Naman Girondi (1194-1270), mais conhecido como Nahmanides o identifica como o Rio Khabur.
1

Tambm chamado de Targum Yerusalami, o Pseudo Targum Yonathan descrito assim por no haver unanimidade sobre sua autoria. um targum ocidental que contrasta com Targum Onkelos de Aquila, o grande proslito romano do judasmo.
2

Yonatan Ben Uziel um dos 80 tannaim ou repetidores da tradio. Discpulo de Hllel o Velho (110 AEC 10 DEC), o homem que criou a regra de ouro do perodo tanatico: Aquilo que odioso para voc, no faa a seu companheiro, isso toda a Torah, o resto comentrio...." (Talmud Babilnico , Tratado Shabat 31a.) Hillel no mencionado na Brit Chadash, mas muitos dos seus conceitos esto l. O prprio Shaul, mais conhecido por Paulo foi educado a seus ps. Atos 22:3. Rabban Gamaliel I (1-50 DEC) O Talmud declara: Quando Raban Gamaliel, o velho, faleceu, cessou a glria da Torh, e pereceram a pureza e a santidade Sotah 9:15. O livro de Atos diz que certo fariseu chamado Gamaliel, doutor da lei, acatado por todo o povo, (Atos 5:34) interrompeu a perseguio contra os discpulos de Yeshua alegando: Agora vos digo: Dai de mo a estes homens, e deixai-os, porque este conselho ou esta obra, caso seja dos homens, se desfar; mas, se de Elohim, no podereis derrot-los; para que no sejais, porventura, achados at combatendo contra Elohim. Atos 5:38-39. Isso nos d uma ideia do peso que os escritos de Yonatan bem Uziel, neto de Gamliel, um dos maiores sbios do judasmo tem dentro da literatura rabnica. Tanaim (repetidores ou professores) a segunda era rabnica de (70 a 200 DEC) do perodo Chazal, acrnimo de Hakhameinu Zikhronam Liv'rakha (nossos sbios de abenoada memria), e se seguiu a Era Zugot ou pares (515 AEC a 70 DEC) quando a liderana ficava a cargo de dois rabinos. A terceira a dos Amoraim ou aqueles que dizem (200 a 500 DEC). A quarta a dos Savoraim (500 a 600) quando o Talmud adquiriu sua forma final. A quinta Geonim, orgulho ou pompa (600 a 700), que discutiu pontos no mencionados no Talmud, poca em que um lder ou Resh era aceito durante a dinastia muulmana dos abssidas como representando todo o judasmo. A sexta foi a Rishonim (1000 a 1500). A era atual, a Acharonim se iniciou no sculo 16. Os acharonim so estudiosos que podem formular novos conceitos, mas sem desafiar os estudiosos anteriores. Noutras palavras, so estudiosos da tradio, no reformadores.
3

Edies Comunidade de Israel www.comunidadedeisrael.com.br

27

Em Busca das Tribos Perdidas de Israel Capitulo II


O Exlio e o Retorno das Tribos Perdidas na Literatura Rabnica

O Rio Khabur com 486 km de extenso o mais importante afluente do Eufrates e desemboca no territrio srio com uma vazo mdia de 45m por segundo, sendo uma das mais importantes fontes de gua perene numa regio semirida, sendo vital para a agricultura em toda a sua bacia. O fato do Rio Khabur desembocar perto da cidade de Busayra no nordeste da Sria e prximo ao atual Iraque uma vez mais nos d a ideia de que o caminho das tribos perdidas foi em direo ao Oriente, e que terminado o cativeiro assrio elas se dirigiram para o centro da sia. Menasseh Ben Israel (1604-1657) o localizou perto do Mar Cspio em sua viagem ndia,4 apesar de que sua descrio contraria a de Josefo. 5 Independentemente das lendas que cercam o rio Sambatyon que comeam no Talmud, 6 sabe-se que se localiza a noroeste de Israel, e que as tribos perdidas estavam para alm dele.

Enquanto Josefo identifica o Rio Sambation entre o Lbano e a Sria, Nahmanides o identifica como o Rio Khabur, afluente do Eufrates no Crescente Frtil.

Rio Khabur, Sria, perto Diga Sheikh Hamad, Autor: Bertramz, Wikimedia Creative Commons 3.0.

The Fertile Crescent, Middle East topographic map-blank.svg, Autor: Smhur, Wikimedia Creative Commons 2,5. Manasseh Ben Israel (1604-1657) tambm descreve esse rio mtico em seu livro Mikv Israel (Esperana de Israel) dizendo: "

de 17 milhas de largura e atira pedras altura de uma casa no sbado quando est seco. Ento no h uma nica pedra, e se assemelha a um lago de areia branca de neve. Os gentios que moram perto do rio no bebem de sua gua, nem a do a seu gado, considerando-o um rio sagrado. A gua tem, alm disso, um poder curativo contra hansenase e outras doenas. O rio deixa de fluir na sexta-feira, duas horas antes do pr do sol;.. e durante este intervalo antes do sbado os judeus fazem incurses nas terras vizinhas. Leia mais na Enciclopdia Judaica: Read more:http://www.jewishencyclopedia.com/view.jsp?artid=113&letter=S#ixzz1ZofESZNI
5

Flavio Josefo (38-100) contraria a viso rabnica e a de Plnio ao descrever a marcha triunfal de Tito a partir de Beirute com os cativos judeus. Encontrou ele em seu caminho um rio, que bem merece dele dizermos alguma coisa. Ele passa entre as cidades de Arc e de
Rafania, do reino de Agripa, e tem algo de maravilhoso. Depois de ter deslizado por seis dias com grande abundncia de gua e curso rpido, de repente seca e recomea no dia seguinte a correr, durante outros seis dias, como antes e a secar no stimo dia, sem jamais alterar esta ordem, o que lhe mereceu o nome de Sabtico, porque pareceu que ele comemorava o stimo dia, como os judeus o fazem com o sbado. Flavio Josefo, Histria dos Hebreus, CPAD, Rio de Janeiro.
6

O Talmud diz que quando Tineius Rufos perguntou ao Rabi Akiba como poderia provar a superioridade do shabat sobre os outros dias, o Rabi Akiba lhe disse:Deixe o Rio Sambation provar. (Sanh. 65b). Segundo o Talmud esse rio carregava e arremessava pedras em sua correnteza durante toda a semana, menos no sbado. Esta histria de um rio que corria por sete dias, mas descansava no sbado mencionada tambm por Plnio, o Velho (23-79 DEC).

Edies Comunidade de Israel www.comunidadedeisrael.com.br

28

Em Busca das Tribos Perdidas de Israel Capitulo II


O Exlio e o Retorno das Tribos Perdidas na Literatura Rabnica

Outra opinio que houve uma confuso entre o Rio Sambation mencionado por Yonathan e o rio sabtico mencionado por Josefo. Segundo essa opinio, o Rio Sambatyon era apenas um rio, um rio normal para alm do qual as dez tribos foram exiladas e nada mais e que nada tem a ver com o rio sabtico de Josefo. Com o passar do tempo os dois rios foram confundidos dando lugar as mais fantasiosas descries no s de rabinos, mas tambm de escritores medievais.7 O mais ponderado interpretar as lendas que cercam o Rio Sambation como uma metfora criada pelos rabinos para descrever a forma como Adonay preservaria as dez tribos de tal forma que elas, confinadas por um poder sobrenatural, no se distanciassem demasiado da terra santa que j no pudessem voltar. A partir da, o esforo desesperado do povo judeu de encontrar seus irmos israelitas, e talvez somar foras a eles a fim de conseguirem o poder para voltar para casa alcanando a to sonhada redeno alimentou as lendas sobre o carter desse rio que impedia o retorno destes. Na verdade o rio que confinou os efraimitas foi o Rio da Palavra segundo a qual Efraim no voltaria dentre os gentios para se reunir com Yehudh antes que o Maschiach se manifeste.
Naquele dia a raiz de Yshay (Jess) ser posta por estandarte dos povos, qual recorrero as naes; gloriosas lhe sero as suas moradas. Naquele dia YHWH tornar a estender a sua mo para adquirir outra vez o resto do seu povo, que for deixado, da Assria, do Egito, de Patros, da Etipia, de Elo, de Sinar, de Hamate, e das ilhas do mar. Levantar um pendo entre as naes e ajuntar os desterrados de Israel, e os dispersos de Yehudh congregar desde os quatro confins da terra. Tambm se esvaecer a inveja de Efraim, e os vexadores de Yehudh sero desarraigados; Efraim no invejar a Yehudh e Yehudh no vexar a Efraim. Yesahayah/Is 11:10-13.
7

Talvez a mais fantstica descrio seja a de Edad h-Dani, um comerciante e viajante do sculo IX que alegava proceder de um reino da frica Oriental dominado pela tribo de Dan. H-Dani assume que o Rio no era de gua, mas de areia, e que no impedia a disperso dos Bene Israel, mas dos Bene Musa, ou filhos de Moiss que segundo a tradio foram para a frica e l ficaram confinados at se converterem ao isl, tema que ser tratado no captulo sobre os judeus negros. Os filhos de Moshe so cercadas por um rio semelhante a uma fortaleza, que no contm gua, mas sim rolos de areia e pedras com muita fora. Se ele encontrasse uma montanha de ferro, sem dvida, poderia transform-lo em p. Na sexta-feira, ao pr do sol, um nuvem envolve o rio, de modo que nenhum homem capaz de atravess-la. No fim do sbado o rio retoma o seu curso normal de pedras e areia. A largura geral do rio de 200 varas, mas em certos lugares de apenas 60 varas de largura, para que possamos conversar com eles, mas nenhum de ns pode atravessar para o outro do lado. "(A. Epstein 5f.). Leia mais em:http://www.jewishencyclopedia.com/view.jsp?artid=113&letter=S#ixzz1ZorT152q

Edies Comunidade de Israel www.comunidadedeisrael.com.br

29

Em Busca das Tribos Perdidas de Israel Capitulo II


O Exlio e o Retorno das Tribos Perdidas na Literatura Rabnica

Qualquer que seja este Rio Sambatyon, que bem pode ser o Khabur um afluente do Eufrates como pensava Nahmanides, ou o prprio Eufrates, a literatura rabnica prodiga em falar do retorno de seus exilados a Israel como pode se ler no Midrash Rab.8
No futuro, o Santo, bendito seja, vai traz-los, uma vez que afirma em Yeshayah/Is (49:12): "Eis que estes viro de longe, e eis estes a partir do norte e do oeste, e estes da terra de Sinim (China). "O exilado vir com eles, assim como as tribos alm do Sambatyon e no interior das montanhas das Trevas. Todos estes iro se reunir e chegar a Yerushalaim. (Rabino Rafael Eisenberg, A Matter of Return p. 132, citando Midrash Rabba, Sh'lach 16)

A Midrash Rab tambm alude a esse retorno das tribos exiladas para alm do Rio Sambatyon por ocasio do Reino do Maschiach (Messias) a fim de terem parte no mundo vindouro dizendo:
... A dispora de Jud e Benjamin vai sair em busca das Dez Tribos, exiladas por trs do Rio Sambatyon, os trar de volta para que juntos, participem do reino do Messias, e da vida no Mundo por vir. (Rabino Rafael Eisenberg, A Matter of Return p. 133, citando Yalkut Shimoni, Cntico dos Cnticos 1:16)

O fato de que as tribos perdidas esto em toda a parte e que devem retornar, agita os debates entre os judeus rabnicos ha muitos sculos. Entre os msticos cabalistas askenazim, proverbial o conceito de que as tribos perdidas esto espalhadas por toda a terra e devem retornar ao fim dos dias, na Era Messinica. Por essa razo, eles ainda mais que os outros, tm procurado estabelecer uma ponte atravs da qual os integrantes dessas tribos que se identificam como tal ou que pretendam se converter ao judasmo, sejam integrados na comunidade judaica. Organizaes como a Shavei Israel, fornecem informaes sobre onde estas tribos podem estar. Eles lembram que o Talmud apresenta duas vises diferentes. O Rabi Akiba no cria no seu retorno alegando que foram lanados numa terra distante at poca. O Rabi Eliezer sustentava que retornaro como o sol se pe, mas volta pela manh.

Grande Interpretao, uma compilao das interpretaes rabnicas dos primeiros sculos.

Edies Comunidade de Israel www.comunidadedeisrael.com.br

30

Em Busca das Tribos Perdidas de Israel Capitulo II


O Exlio e o Retorno das Tribos Perdidas na Literatura Rabnica

As dez Tribos no retornaro, pois dito, e os lanou em outra terra, at o dia de hoje, assim como o dia vai e no volta, ento eles tambm foram e no voltaro: Isto dito pelo R. Akiba. O R. Eliezer disse: Assim como o dia escurece e a luz torna novamente, ainda que as dez tribos estejam na escurido elas tornaro a ter luz. Misnah Sanedrim 110.

Mas por que um Rabino como Akiba cuja memria reverenciada como o maior de todos os sbios da era tanatica chegou concluso extrema de que as dez tribos no mais retornariam? O professor Klausner adianta uma resposta:
R. Akiva criou a sua opinio, porque ele tinha proclamado BarKokhba como Messias e estava esperando a redeno de Israel por meio dele, enquanto o restante das Dez Tribos naquela poca ainda no havia retornado para a Palestina e no tinha inteno de faz-lo. Este ltimo fato pode ter sido descoberto por R. Akiva em suas longas viagens para a Glia, frica, Arbia, e particularmente a Media, onde as Dez Tribos tinham sido exiladas segundo as Escrituras (II Reis 17:6). Por isso ele foi forado a oporse opinio de que as Dez Tribos deviam retornar na era messinica. (A idia Messinica de Israel, p. 474 citado em Ser que as Tribos Perdidas Voltaro? United Israel World Union).

O debate sobre o destino das dez tribos prossegue na Guemar com alguns rabinos dizendo que elas no tero parte nem mesmo no mundo vindouro e outros dizendo que esto excludas do mundo presente, mas no do mundo vindouro.
Nossos rabinos ensinaram: As dez tribos no tm nenhuma parte no mundo por vir, como ele diz, e o Senhor os arrancou da sua terra com ira, e em ira, e com grande indignao: "E o Senhor os arrancou da sua terra , refere-se a este mundo, e os lanou em outra terra - para o mundo que vir: esta a opinio de R. Akiba. R. Simeon b. Jud, da Kefar de Aco, disse na autoridade do R. Simeo: Se seus atos continuarem como no dia de hoje, no voltaro, caso contrrio eles voltaro. O rabino disse: Eles entraro no mundo vindouro, como se diz: E ser que naquele dia, que a grande trombeta ser tocada, [e viro os que estavam prestes a perecer na terra da Assria, e os desterrados na terra do Egito, e adoraro o Senhor no monte santo de Jerusalm. ... Surpreendentemente o Rabi Bar Hana repreende Akiba: Rab b. Bar Hana disse em nome de R. Johanan: Aqui o R. Akiba abandonou seu amor, pois est escrito: Ide, e apregoa estas palavras para o norte, e diz: Volta, prfida Israel, diz o Senhor, e eu no vou fazer com que a minha ira caia em cima de voc, porque eu sou compassivo, diz o Senhor, e no vou manter a minha ira para sempre. Misnah Sanedrim 110.

Edies Comunidade de Israel www.comunidadedeisrael.com.br

31

Em Busca das Tribos Perdidas de Israel Capitulo II


O Exlio e o Retorno das Tribos Perdidas na Literatura Rabnica

Assim, fica demonstrado que o tema do retorno das tribos perdidas de Israel desde longe foi debatida entre os rabinos, a Beit Chabad defende o retorno dessas tribos explicando que elas no se levantaro mais como uma entidade independente, mas sim como uma entidade ligada a Casa de Yehudh.

As dez Tribos no retornaro, pois dito, e os lanou em outra terra, at o dia de hoje, assim como o dia vai e no volta, ento eles tambm foram e no voltaro: Isto dito pelo R. Akiba. O R. Eliezer disse: Assim como o dia escurece e a luz torna novamente, as dez tribos - ainda que estejam na escurido, tornaro a ter luz para elas. Misnah Sanedrim 110

Dessa maneira pretendem os chassidim harmonizar Yeshayah com Amos. Porque Yeshayah (Is. 27:13) diz que uma grande trombeta ser tocada e todos os filhos de Israel que foram lanados em terras distantes, voltaro inclusive Ashur (Assria) que uma referncia ao exlio de Israel. E Amos 5:1-2 diz que a virgem de Israel caiu para nunca mais se levantar.

A complete set of the Babylonian Talmud (Coleo Completa do Talmud Babilnico). Wikimedia Commons Wikipedia. Autor Reuvenk. http://en.wikipedia.org/wiki/File:Talmud_set.JPG

Atravs do profeta Hoshea (Oseias) o Eterno lembra que apesar de sua origem separada dos gentios, Efraim misturou-se com eles perdendo sua identidade, mantendo-se parcialmente assado pelo fogo da verdade e parcialmente cru pelo distanciamento desta. Edies Comunidade de Israel www.comunidadedeisrael.com.br

32

Em Busca das Tribos Perdidas de Israel Capitulo II


O Exlio e o Retorno das Tribos Perdidas na Literatura Rabnica

Efraim se mistura com os povos; Efraim um bolo que no foi virado. Hoshea (Oseias 7:8).

A Beit Chabad insinua que a dificuldade de Rabi Akiva em entender o retorno de Efraym decorreu de interpretar a declarao contida em Ams sem considerar a declarao contida em Yeshayah e que isso resultou na grave distoro de considerar irremissveis as tribos perdidas de Israel. 9 A soluo para o enigma que as tribos perdidas no voltam para estabelecer um Estado prprio e independente sediado em Shiken (Siquem) ou em Shomeron (Samaria) ou para terem um reino prprio, mas para ser parte do Grande Israel sediado em Yerushalaim e sob a conduo de Maschiach h Melech (Rei Messias) que h de governar sobre terra e mar. Esta perspectiva claramente revelada nos profetas. Zecharayah (Zacarias) diz:
Assim diz YHWH dos Exrcitos: Naqueles dias, dez homens de todas as lnguas das naes agarraro firmemente a barra das vestes de um judeu e diro: Ns vamos com voc porque ouvimos dizer que Elohim est com vocs. Zechariah 8:23.

No resulta difcil entender quem so estes dez homens dentre os gentios. So as dez tribos perdidas de Israel, vivendo entre os gentios, comportando-se como gentios, e no obstante israelitas. Possivelmente seria essa a fundamentao do Rabi Eliezer, ainda que o Talmud no chegue a tanto, ou seja, no deixa as coisas detalhadas e perdeu a urea oportunidade de revelar que a misso do Maschiach buscar suas ovelhas dispersas, e fazer das outras ovelhas parte de um nico rebanho sob a conduo de um nico pastor.
Como elas retornaro, ainda um mistrio. Uma parte das fontes rabnicas acredita que devero retornar, no entanto alguns desses que retornam nem sabem que so israelitas e alguns nem mesmo querem retornar; esse retorno ser um ato de fora sobrenatural e irresistvel da parte do Criador, mas outros pensam numa ao espiritual.
9

Para acessar o artigo da Chabad sobre as dez tribos visite a pgina da Beit Chabad: http://www.chabad.org.br/biblioteca/artigos/10tribos/home.htm

Edies Comunidade de Israel www.comunidadedeisrael.com.br

33

Em Busca das Tribos Perdidas de Israel Capitulo II


O Exlio e o Retorno das Tribos Perdidas na Literatura Rabnica

Nossa excurso pela literatura rabnica prossegue da era talmdica para a Espanha Medieval. Uma das mais impressionantes figuras do judasmo, o Rambam (1194-1270) que um acrstico para Rabi Moshe Ben Nahman conhecido como Nahmanides se dedicou a cuidadoso estudo da questo das tribos perdidas, mais que nenhum outro antes dele. No quero avanar sem mencionar sua posio que um verdadeiro estudo bblico que prova que as dez tribos ainda estavam perdidas na sua poca, desfazendo o mito de que a promessa de retorno j tinha se cumprido. Este mito que contaminara alguns interpretes judeus hoje quase domina o cristianismo por causa de investigaes tendenciosas ou superficiais e da pouca vontade de ver Israel alcanando os propsitos para os quais foi erguido. Convencido que as dez tribos estavam perdidas, mas voltariam comunidade de Israel, ele escreveu sobre isso no Sefer h Gueulah (Livro da Redeno) de 1260.

Nahmanides (1194-1270) prova que as dez tribos ainda estavam perdidas na sua poca.

Rambam, Auditrio do Acre, Autor Yuval Y, Wikimedia Commons 3.0

Os dois reinos, (Yehud e Israel), se uniro em um nico reino sob a Casa de David. Os israelitas foram para o exlio e desde ento Efraim e todas as dez tribos do norte nunca retornaram novamente para a Terra de Israel... Isso no era condicional, o que significa dizer, sob a condio de que se arrependessem, ento teriam sido resgatados. Esta no a forma de falar das profecias fazendo tais condies limitadas. Nahmanides, Sefer h Gueulah ou Livro da Redeno.

Edies Comunidade de Israel www.comunidadedeisrael.com.br

34

Em Busca das Tribos Perdidas de Israel Capitulo II


O Exlio e o Retorno das Tribos Perdidas na Literatura Rabnica

De fato, um dos argumentos usados pelos opositores ao israelismo britnico e outros buscadores das tribos perdidas de Israel entre os gentios que para os dias de Ezra (Esdras), quando os judeus voltaram para Yerushalaim graas ao mandato de libertao expedido por Kurosh (Ciro) em 538 AEC, elas j haviam voltado. Nahmanides refutou esse argumento h 750 anos. Estudassem melhor o tema, aqueles que se apressam em refut-lo, veriam que no existe base alguma para a suposio de que as dez tribos j voltaram e recobraram sua identidade judaica. Recorro aqui a uma fonte citada pela Brit Am,10 onde Nahmanides aponta a profecia que diz claramente que Yehudh (Jud) e Yosef (Jos) ou Efraim devem se reunir de novo, deixando claro sua compreenso de que isso ainda no aconteceu, mas est reservado para o futuro, j que o resgate dos dias de Ezra (Esdras) foi parcial, e referia-se a Yehudh, principalmente.
Alm disso, filho do homem, toma um pau, e escreve nele: Por Yehudh e pelos filhos de Israel, seus companheiros: Depois toma outro pau, e escreve nele: Por Yosef, vara de Efraim, e por toda a casa de Israel, seus companheiros: Ycheskiel/Ez. 37:16 Aqui ele fala de uma redeno futura para ambos Yehudh e Israel. Onde diz: "...Para Yehudh, e para os filhos de Israel seus companheiros... por filhos de Israel seus companheiros, significa que Bynyamin foi anexado a Yehudh. Da mesma forma, diz: "...Por Yosef, vara de Efraim, e por toda a casa de Israel seus companheiros." A questo bastante simples. Os dois reinos se uniro em um nico reino sob a Casa de David. Os israelitas foram para o exlio e desde ento, Efraim e todas as dez tribos do norte nunca retornaram novamente para a Terra de Israel. Em relao ao futuro, diz: "E as naes sabero que eu sou o Eterno que santifico a Israel, quando puser o meu santurio no meio deles para sempre." Ez.37.28. Lembro-me de uma matria que expressamente mencionada muitas vezes nas Escrituras. Sabe-se que com o retorno dos exilados sob Ezra, apenas as tribos de Yehudh e Byniamin (Jud e Benjamim) retornaram. Estes tinham sido exilados para Babilnia por Nabucodonosor. Isso o que diz sobre o incio desse resgate, Ezra (Esdras 1:5). Ento se levantaram os chefes dos pais de Yehudah e Byniamin, e os sacerdotes e os levitas, com todos aqueles cujo esprito Elohim despertou, para ir a edificar a casa de Adonay que est em Yerushalaim". Rabi Moshe ben Nahman, Sefer h Gueulh ou Livro da Redeno.

10

O artigo completo pode ser consultado na pgina de Brit Am: THE TEN TRIBES WILL RETURN! The Bible Says So! ( AS DEZ TRIBOS VOLTARO! A Bblia diz isso! http://britam.org/ShortRETURN.htm

Edies Comunidade de Israel www.comunidadedeisrael.com.br

35

Em Busca das Tribos Perdidas de Israel Capitulo II


O Exlio e o Retorno das Tribos Perdidas na Literatura Rabnica

Nesse ponto, Nahmanides sabe que o estudo do regresso nos dias de Ezra, pode sugerir que a profecia do reajuntamento das duas casas esteja cumprida, que, alis, o que cr a esmagadora maioria dos cristos que se negam a investigar o contexto amplo das profecias. Essa situao no era diferente entre seus irmos judeus do sculo XIII e muitos de fato criam que a reunio j tinha se dado, faltando apenas o retorno sob a identidade de Yehudh. Ento ele argumenta de forma mais do que convincente que os cerca de 12.000 que vieram com os judeus, nos dias de Ezra, nem mesmo foram arrolados por tribos, mas reunidos com a Casa de Yehudh e Byniamin (Benjamim), considerando que j estavam vivendo entre eles mesmo antes do cativeiro de Babilnia, tendo vindo a Yehuda ao negar-se a adorar o bezerro de ouro que Yaroveam (Jeroboo) erigiu no ano 920, ao dividir a nao.
Eles disseram no Midrash Seder Olam: daqueles que vieram para a Terra no tempo de Ezra, toda a comunidade juntamente numerada totalizava 42.360, cujos nomes esto registrados. No entanto, apenas 30.360 foram numerados. O que aconteceu, portanto, com os 12.000 que esto faltando? Estes foram os de outras tribos que vieram acima com Ezra. Deixe-me esclarecer o assunto para voc ... O Reino de Israel inclu as dez tribos do norte. Estes foram exilados pelo Senaquerib (Sancherib em Literatura Rabnica) uma figura tomada para representar todos os monarcas assrios como se diz: "Porque ele separou Israel da casa de Davi, e eles fizeram rei a Yaroveam (Jeroboo) filho de Nebate, que desviou Israel de seguir ao Eterno, e os fez cometer um grande pecado" (2 Reis 17.11). "At que o Eterno tirou Israel da sua vista ... assim foi Israel exilado para fora da sua terra, Assria, at este dia" (2 Reis 17.12). Esta uma prova de que todas as tribos do Reino de Israel foram exiladas Assria, mas o Reino de David permaneceu como era at Nabucodonosor exil-los para Babilnia. O Reino de David includos Yehudh e Bynyamin. Ela diz: "Ele as removeu de sua vista e nada ficou seno a tribo de Yehudh apenas "(2 Reis 17.18 ). Isso indica o Reino da Tribo de Yehudh, que inclua as duas tribos de Yehud e Bynyamin (Jud e Benjamim). Tambm aparece a partir do significado simples do texto, que antes do exlio do Norte do pas por Senaqueribe l estavam reunidos nas cidades de Yehudh, pessoas das tribos vizinhas de Menashe (Manasss), Efraim, e de Shimeon (Simo) e estes ento habitavam na herana de Yehudh.

Edies Comunidade de Israel www.comunidadedeisrael.com.br

36

Em Busca das Tribos Perdidas de Israel Capitulo II


O Exlio e o Retorno das Tribos Perdidas na Literatura Rabnica

No perodo do rei Asa foi escrito: "E congregou todo Yehudh e Bynyamin, e com eles os estrangeiros de Efraim e Menashe, e de Shimeon, porque vieram para ele, de Israel em abundncia quando viram que o Eterno seu Elohim era com ele "(2 Crnicas 15; 9). Estes das tribos de Efraim, Manash e Shimeon descrito acima, que estavam presentes com Yehudh, foram os que habitavam na Terra de Yehudh ou talvez at certo ponto tambm aqueles que haviam habitado em seus prprios territrios adjacentes a Yehudh e fugiram para Yehudh. Eles so referidos em um sentido geral como "os que estavam presentes de Israel" (Em 2 Crnicas 35.18 ) e no por suas tribos especficas, uma vez que representavam apenas uma pequena parte de sua tribo . Estes so os que voltaram com Ezra com os judeus de Babilnia. Eles no foram expressamente mencionados por suas tribos, uma vez que foram anexados a Yehudh. Todos eles, nas cidades de Yehudh. No houve Redeno para as Dez Tribos que permaneceram no exlio... Rabbi Moshe ben Nahman, Sefer h Gueulh ou Livro da Redeno.

Dito isso, o grande erudito judeu espanhol demonstra que estes poucos de Efraim, no eram suficientes nem mesmo para se organizarem como tribos em Israel e foram divididos em Yehudh.
Temos explicado nesta seo, em conformidade com o parecer de nossos sbios de abenoada memria. Estes disseram que no tempo do Segundo Templo alguns refugiados de outras tribos tambm vieram tona. Eles no vieram de todas as outras tribos, mas somente a partir de Efraim e Menashe. Porm, Tosefot, outra autoridade, em Arakin 32 diz que: de cada tribo poucos voltaram. Estes poucos no foram suficientes para ter o direito de ser chamado de uma tribo, ou mesmo parte de uma tribo. Devido sua posio minoritria, foram includos entre as duas tribos de Yehudh e Bynyamin e habitaram nas suas cidades. Segundo este a Redeno no foi feita para as outras tribos ... (Rabi Moshe ben Nahman, Sefer h Gueulh ou Livro da Redeno). Nesse ponto, Nahmanides trata de explicar o cumprimento futuro de uma gloriosa profecia que aponta para a vitria da Casa de Yosef sobre os idumeus seus inimigos que renem os jordanianos e palestinos.11

11

A tradio rabnica afirma que Esav (Esa) o pai dos romanos a quem chamam de Edom em sua literatura. Uma posio em que j cri no passado, e que, contudo se revela completamente falaciosa. O Reino de Edom, vizinho a Israel tinha em Petra na Jordnia o seu centro principal. Durante a Repblica Judaica, e mais precisamente durante o governo de Yochanan Hyrcanus

Edies Comunidade de Israel www.comunidadedeisrael.com.br

37

Em Busca das Tribos Perdidas de Israel Capitulo II


O Exlio e o Retorno das Tribos Perdidas na Literatura Rabnica E a casa de Yakov ser um fogo, e a casa de Yosef uma chama, e a casa de Esav (Esa) palha; e estes se acendero contra eles, e iro devor-los, e j no restar ningum da CASA DE ESAV (Esa), porque o Eterno o disse Abdias/Ob. 1:18.

Ele indica que isso jamais ocorreu.


Quando que elas (as Dez Tribos) voltaram e quando esses grupos exilados foram massivamente trazidos para herdar as cidades de Efraim e Shomeron (Samaria)? Quando foram salvadores subindo o Monte Tzion (Sio) para julgarem o monte de Esav (Esa)? No tempo de Ezra apenas alguns haviam retornado como pombos para os seus pombais. La diz: "o reino ser de Adonay" Abdiah/Ob 1:21. Naquela poca, todo mundo vai reconhecer abertamente o Reino de Elohim. "E Yah ser Rei sobre toda a terra" (Zacarias 14.9 ). Isso tambm vai acontecer no futuro. O princpio geral sobre estes e todos os versos semelhantes em relao a Redeno de Israel e a queda de Edom e similares que tudo para o futuro. "O castigo da tua iniqidade est terminado filha de Tizion, Ele nunca mais te levar para o cativeiro. Ele visitar a tua iniqidade, filha de Edom, Ele vai descobrir seus pecados. Eichah (Lamentaes 4.22 ). Isso tudo para o futuro. "Ele no vai mais te levar para o cativeiro", est instruindo-nos sobre a futura redeno. Se fosse de outra forma, qual seria o motivo de dizer aos exilados que eles deixariam de ser exilados, a menos que isso significasse que eles realmente esto destinados a ser resgatados a partir do exlio que se encontram?

(175-104 AEC) que reinou de 135 a 104 AEC os judeus travaram uma guerra que s cessou com a submisso dos idumeus. Hircano tomou ainda aos idumeus as cidades de Adora e Maressa e, depois de subjugar toda essa grande provncia, permitiulhes l ficar, contanto que se fizessem circuncidar e adotassem a religio e as leis dos judeus. O temor de serem expulsos de seu pas levou-os a aceitar essas condies, e desde ento eles foram para sempre considerados judeus. (Josefo, Historia dos Hebreus, CPAD) Logo depois, Hircano enviou em seguida embaixadores a Roma para renovar a aliana, e o senado, depois de ler as suas cartas, mostrou-se favorvel, (Josefo, Historia dos Hebreus, CPAD) o que evidencia o mito de que os idumeus e romanos sejam o mesmo povo. Parece que a lenda rabnica se inicia em virtude de Herodes ter chegado ao poder acabando com a Dinastia Asmoneana com o apoio de Roma, no entanto, a converso dos idumeus a princpio forada, logo conveniente j que Herodes, O Grande (73 a 4 AEC) reinou sobre Samaria, Judia e Edom (seu prprio povo) de 37 a 4 AEC sendo substitudo por Herodes Antipas (4 AEC a 39 DEC) veio a ser uma questo de f para seus descendentes 200 anos depois da converso forada de seus pais. Durante a revolta judaica contra Roma, Hananyah chamou os idumeus para defenderem o Templo, pois segundo Josefo este um povo to brutal e to amigo das novidades, que nada mais fcil do que induzi-los guerra e ele vai com a mesma alegria para um combate como os outros, para uma festa, (Josefo, Histria dos Hebreus, CPAD) e assim, os idumeus no se bateram menos contra os romanos e em favor do templo do que os romanos os haviam apoiado para tomar o poder nos dias de Herodes permitindo-lhe construir o Templo. impossvel determinar o nmero exato dos idumeus convertidos ao judasmo, mas nas foras combinadas que lutaram contra Roma segundo Yosef (Josefo) era de 23.400 homens e inclua 10.000 do exrcito de Shimon (42,74%), 5.000 do exrcito idumeu comandados por Sosa e Catlas (21,37%), 6.000 do exrcito de Yochanan (25,64%) e 2.400 zelotes comandados por Yair (10,26%). Sabe-se que havia ainda um nmero estimado de 66.600 milicianos que se empenharam na luta contra Roma. Assim, se o nmero de solados idumeus refletir a representatividade destes dentro do judasmo da poca, cerca de 20% dos judeus eram descendentes de Esav, inimigos e no amigos de Roma. A verade que apesar das mgoas judaicas contra Roma, as terrveis profecias contra Edom dizem respeito a um povo irmo que por breve perodo se uniu ao judasmo. Em minha opinio grande parte dos idumeus no suportando a presso das perseguies aos judeus ocorridas depois das guerras judaicas abandonou ao judasmo, se reestabeleceu na Jordnia, terra de seus antepassados e foi islamizada no sculo VII participando da tomada do Monte do Templo ao lado dos rabes. Isso explica por que os jordanianos que so em sua grande maioria palestinos so os mais figadais inimigos de Israel. A Jordnia e os Palestinos so os que esto destinados a se tornar finalmente a palha que ser queimada pela chama de Israel.

Edies Comunidade de Israel www.comunidadedeisrael.com.br

38

Em Busca das Tribos Perdidas de Israel Capitulo II


O Exlio e o Retorno das Tribos Perdidas na Literatura Rabnica

Alm disso, "...ele visitar a tua iniqidade, filha de Edom, Ele vai descobrir seus pecados", deve ser para o futuro. No poderia estar falando do passado, pois foram eles [os judeus israelitas], que foram espancados por Herodes, o edomita no tempo do Segundo Templo. Tudo deve pertencer ao futuro. impossvel que tudo isso seja condicional, que no merea mais crdito, e que as profecias foram ditas para nada. pertinente que, na poca de seu exlio Israel estava pecando e transgredindo. Mesmo assim, foi profetizado, "O castigo da sua iniqidade est acabado Filha de Tzion; Ele nunca mais te levar para o cativeiro..." Eichah (Lamentaes 4.22 ). Isso no era condicional, o que significa dizer, sob a condio de que se arrependessem, ento teriam sido resgatados. Esta no a forma de falar das profecias fazendo tais condies limitadas. Pelo contrrio, todas pertencem ao futuro. Zecharyah viveu no perodo do Segundo Templo. Zecharyah 14.1 diz: "Eis que o dia do Senhor est vindo," e assim por diante, em grande medida, sem dvida s pode estar se referindo a algum dia futuro. Assim tambm, foram essas passagens explicadas pelos comentaristas e pelos nossos santos e sbios, de abenoada memria. (Rabbi Moshe bem Nahman, Sefer h Gueulh ou Livro da Redeno).

A Brit Am, arremata ento, derrubando a ideia de que a profecia possa ter sido cumprida de uma outra maneira e noutro tempo com um argumento que achei pertinente incluir aqui:
H quem diga que esta profecia de Ovadyah (Obadias) est se referindo ao rei Ezequias no perodo do Segundo Templo, mas aqueles que pensam assim esto em erro. bvio a partir das Escrituras, que esse termo, isto , Casa de Yosef, aplica-se ao Reino de Israel que so as Dez Tribos. Eles deveriam se envergonhar de no reconhecer este fato! O versculo acima comprova isso! Quando foi que a casa de Yosef se tornou como uma chama que devora o restolho de Esa? No nos tempos bblicos! As Dez Tribos j haviam sido exilados e elas ainda esto no exlio, na rea dos kenanim (cananeus), at Sarepta: "E este primeiro exlio dos filhos de Israel que esto agora desde Cana at Sarepta" Ovadyah (Obadias 1:20). Rashi , Iben Ezra, Radak e outros dizem que Sarepta significa Frana, Abarbanel diz: isso significa Frana e GrBretanha. Estes lugares esto nos extremos do norte. O versculo continua, "e os cativos de Yerushalaim, que esto em Sefarad , possuiro as cidades do sul Ovadyah (Obadias 1:20). Aqueles que foram exilados para Sefarad (ou seja, Espanha), foram os judeus de Yerushalaim que foram levados por Tito e Vespasiano, quando o Segundo Templo foi destrudo pelos romanos, e no antes disso.

Edies Comunidade de Israel www.comunidadedeisrael.com.br

39

Em Busca das Tribos Perdidas de Israel Capitulo II


O Exlio e o Retorno das Tribos Perdidas na Literatura Rabnica

Os outros, foram as Dez Tribos que foram exiladas no primeiro exlio. Estes no tm retornado como tem sido alegado. (THE TEN TRIBES WILL RETURN! The Bible Says So!) AS DEZ TRIBOS VOLTARO! A Bblia diz isso! http://britam.org/ShortRETURN.htm)

Nahmanides no foi o nico dos grandes rabinos a comentar o assunto das tribos perdidas. Outros se somaram nessa questo, procurando inclusive ir alm, esforando-se por identificar o lugar onde esto as ditas tribos. Esta afinal a pergunta que no quer calar. Assim comeamos por Rash (Rabbi Shlomo ben Ytzchak (1040-1105) de Champagne, Frana que declara:
"No primeiro exlio dos filhos de Israel em que foram levadas cativas as dez tribos terra dos cananeus em direo a Sarepta. Os exegetas dizem que Sarepta significa o Reino chamado de frana na lngua ordinria.

Abraham Iben Ezra, (1089-1164) nascido em Tudela, Navarra, na Espanha vai alm, ele no s identifica Sarepta com a Frana, mas tambm a Alemanha com os cananeus. Ser por isso que a maioria do povo alemo fechou os olhos para o extermnio dos judeus?
Dos cananeus: Temos escutado de grandes homens da terra de Allemagne (Alemanha), so os cananeus que fugiram diante dos filhos de Isarel, quando chegaram a terra. Assim, Sarepta tambm, significa Frana.

Num testemunho mais recente temos Don Isaac ben Yehudah Abravanel, (1437-1508), nascido em Lisboa, Portugal, e falecido em Veneza na Itlia, de quem o Senhor Abravanel (1930 -) mais conhecido como Silvio Santos, empresrio e apresentador de TV descendente direto. O grande rabino, estadista e filsofo judeu, trabalhou para a Casa Real Portuguesa, onde foi ministro das finanas do Rei Alfonso V (1432-1481), at ser arrolado como participante de um compl liderado pelo Duque de Bragana, Dom Fernando II (1430-1483), degolado em vora. 12

O Tal compl nunca foi definitivamente provado, mas Abarbanel avisado a tempo deixou rapidamente as terras portuguesas e a enorme fortuna que acumulara, apesar de ter gasto quantias considerveis comprando a liberdade de seus irmos judeus que haviam sido feitos escravos aps a campanha portuguesa, contra Arzila no Marrocos.
12

Edies Comunidade de Israel www.comunidadedeisrael.com.br

40

Em Busca das Tribos Perdidas de Israel Capitulo II


O Exlio e o Retorno das Tribos Perdidas na Literatura Rabnica

Aps sua fuga em 1483, o Rabino Don Isaac ben Yehudah Abravanel, vai para Toledo na Espanha, onde durante seis meses se dedica a comentar a Bblia, mas pouco depois j est a servio das finanas espanholas administrando as receitas para o exrcito de Isabel I (1451-1504), mais conhecida como Isabel de Castela que acabaria por decretar a expulso dos judeus da Espanha. Negandose a converter ao catolicismo, o ilustre Rabino deixou a Espanha indo para Npoles, e finalmente para Veneza na Itlia, onde morreu aos 71 anos de idade.

O Rabino Don Isaac ben Yehudah Abravanel, (1437-1508), ministro das finanas do Rei Alfonso V de Portugal de quem o empresrio e apresentador Silvio Santos (1930) descendente direto declara:

D. saac Abrabanel (1490-1508),autor desconhecido, Domnio Pblico.

Braslia - O empresrio Silvio Santos deixa o Palcio do Planalto, aps reunio com o presidente Luiz Incio Lula da Silva (Antonio Cruz/ABr)

Sarepta Frana e tambm os exilados de Sefarad na Espanha e no te deixes enganar unicamente porque Sarepta (Frana) mencionada e a Anglaterre (Inglaterra) no citada, por que para ali tambm foram os exilados, por que essa ilha considerada como uma parte de Sarepta. (Frana)

Edies Comunidade de Israel www.comunidadedeisrael.com.br

41

Em Busca das Tribos Perdidas de Israel Capitulo II


O Exlio e o Retorno das Tribos Perdidas na Literatura Rabnica

Entre seus comentrios escritos na Espanha, um deles nos interessa sobremaneira, o Comentrio sobre Ovadyah (Obadias), onde fala que Sefarad, regio mencionada na bblia e de onde deriva o termo sefaradita que refere a um dos ramos mais importantes dos grupos tnicos do judasmo,13 Frana e Inglaterra.
"Sarepta Frana e tambm os exilados de Sefarad na Espanha e no te deixes enganar unicamente porque Sarepta (Frana) mencionada e a Anglaterre (Inglaterra) no citada, por que para ali tambm foram os exilados, por que essa ilha considerada como uma parte de Sarepta (Frana), ainda que mais tarde se separou de Sarepta (Frana), e se converteu num reino de domnio prprio. E assim pode ser tambm, a inteno destes filhos de Israel que abandonaram completamente a Religio devido aos problemas e perseguies, e seguem na Frana e na Espanha por milhares e por dezenas de milhares em grandes comunidades. Eles voltaro e imploraro ao Eterno seu Elohim. (Don Isaac ben Yehudah Abarbanel sobre Abdas).

Este testemunho de que Inglaterra e a Frana so parte de Israel juntamente com a Espanha e que Sefarad inclui grande parte de toda a Europa Ocidental, talvez seja a nica resposta para um dos mais enigmticos estudos da atualidade em comparao entre os resultados das mais avanadas pesquisas cientficas, baseadas no exame de DNA das populaes ibricas, tanto portuguesas como espanholas e a historiografia at agora elaborada. Estas pesquisas apontam que 20% dos espanhis so portadores do DNA sefardita quando era de se esperar no mais de 1%. 14

13

Os Sefaradim so os descendentes de judeus da Pennsula Ibrica que abrange Portugal, Espanha, Gibraltar, Andorra e Pirineus na Frana. As estimativas mais conservadoras apontam para 370 mil judeus vivendo na Espanha por ocasio do Decreto de Alhambra emitido em 1492 quando os reis catlicos, Felipe e Isabel decretaram sua expulso do pas sob a ameaa de pena de morte caso ficassem, a menos que se convertessem. Este contingente equivalia a 5,3% da populao espanhola na poca que era de 7 milhes. Acredita-se que Portugal recebeu 32,43% deles (120 mil), a Turquia 24,32% (90 mil), a Espanha ficou com 18,92% (70 mil) que se converteram para escapar a expulso, a Holanda recebeu 6,76% (25 mil), o Marrocos recebeu 5,41% (20 mil), outros 5,41% (20 mil) morreram enquanto enfrentavam as intempries buscando um porto seguro, a Frana acolheu 2,7% (10 mil), a Itlia abrigou outros 2,7% (10 mil) e a Amrica foi o destino de 1,35% (5 mil). De acordo com esses dados a populao judaica de 370 mil e que equivalia a 5,3% dos espanhis viu-se reduzida a apenas 70 mil ou exatamente 1% da populao do pas. No entanto, alguns estudiosos falam que a expulso fez com que 800 mil judeus deixassem a Espanha. Se estas estimativas forem corretas os judeus presentes no pas at a efetivao do Decreto de Alhambra saltariam para 12,43% ou 870 mil j descontados os cerca de 70 mil que se converteram.
14

Uma vez que a populao espanhola em 1500 era de 7 milhes, e que presume-se que entre 50 e 70 mil judeus se converteram para poder permanecer na Espanha e que a populao atual do pas de 47 milhes, era de se esperar que a cincia comprovasse a histria e que at 470 mil espanhis, reservadas as mesmas propores de ha cinco sculos, portassem o DNA sefardita. NO entanto pesquisa conduzida pela Universidade de Leicester, uma das mais prestigiosas do Reino Unido (21,6 mil alunos), junto com a Universidad Pompeu Fabra de Barcelona na Catalunha, do conta de que 19,8% dos espanhis tem DNA sefardita, isso alm dos 10,6% que possuem DNA proveniente da frica Subsaariana onde floresceram trs reinos judaicos.

Edies Comunidade de Israel www.comunidadedeisrael.com.br

42

Em Busca das Tribos Perdidas de Israel Capitulo II


O Exlio e o Retorno das Tribos Perdidas na Literatura Rabnica

O resultado dessa pesquisa surpreenderam o mundo ibroamericano, pois revelaram que o povo israelita aportou seu DNA numa proporo muito maior do que jamais se imaginou e fornecem dados para uma longa discusso acerca de como uma civilizao que parecia ter sido eliminada da Espanha pode influir tanto em sua formao gentica. 15 Ao falar das tribos perdidas na Espanha, considerando que o DNA semtico est presente em 20% dos espanhis, abre-se o leque para considerarmos a extenso desse povo noutras latitudes, j que poucas civilizaes influenciaram tanto o mundo como a espanhola. Se algum pensa que o povo espanhol se confinou Espanha com seus 47 milhes de habitantes e 40 milhes destes sendo espanhis, est redondamente enganado. A expanso da Espanha, mesmo considerado que era uma potncia catlica e inimiga do judasmo, no deixou de ser tambm uma expanso da massa israelita por outras latitudes, se levarmos em conta o DNA de 1/5 de seu povo e se considerarmos a hiptese de que nas colnias espanholhas que se estenderam do Mxico ao Chile e do Chile s Filipinas, v se repetir o mesmo fenmeno da progresso do DNA compatvel com o dos judeus sefarditas. Hoje mais de 150 milhes de pessoas descendem de espanhis, inclusive 15 milhes aqui no Brasil, ainda que a presena do DNA sefardita no Brasil proceda principalmente de Portugal, nosso colonizador.

15

O estudo trouxe resultados que confrontam a cincia e a histria tal como a conhecemos e sugere intrigantes perguntas: Como os 70 mil judeus (1%) que permaneceram no pas aps a converso em 1.492 legaram a marca do seu DNA paterno a 9,31 milhes de espanhis da populao atual? Como a populao com DNA judaico cresceu 133 vezes (de 70 mil para 9,3 milhes), enquanto os demais espanhis cresceram 5,4 vezes, passando de 6,93 milhes para 37,7 milhes e o conjunto da populao da Espanha cresceu 6,71 vezes passando de 7 para 47 milhes? Como uma massa judaica que nas estimativas mais otimistas chegava a pouco mais de 12% pode depois de ser reduzida a quase nada pela expulso de Alhambra, recuperar sua presena ultrapassando todas as estimativas? Trs hipteses podem ser levantadas: A primeira que o Eterno cumprindo sua promessa a Avraham de que sua semente seria multiplicada como o p da terra, assistiu de tal forma as famlias portadoras da zerh ou semente de Avraham que as fez multiplicar muito mais e dessa forma enquanto os demais espanhis cresceram 5,4 vezes e a Espanha em conjunto cresceu 6,71 vezes, os descendentes de Israel cresceram 133 vezes. A segunda exposta por crticos da pesquisa que o DNA considerado judaico provm de outros povos que ocuparam a Espanha alm de judeus e mouros (fencios, rabes, eslavos). A terceira que muito antes da chegada dos judeus, as tribos perdidas j tinham ido parar na Espanha e que estas para o judasmo perdidas, abraaram a f messinica que os conduziu de volta Bblia e mais tarde pressionados, adotaram primeiro o cristianismo ariano (no trinitrio) e finalmente o catolicismo que as assimilou, o que explicaria o pequeno percentual dos judeus religiosos em comparao com os judeus tnicos que s viriam a reaparecer no sculo XXI por amostragem de DNA. Esta ltima minha opinio.

Edies Comunidade de Israel www.comunidadedeisrael.com.br

43

Em Busca das Tribos Perdidas de Israel Capitulo II


O Exlio e o Retorno das Tribos Perdidas na Literatura Rabnica

Sabe-se que depois da expulso dos judeus da Espanha, em 1492, muitos deles se juntaram aos seus irmos que viviam em Portugal. Alguns historiadores chegaram a afirmar que a populao judaica do pas ascendeu ento a dos portugueses. Considerando que ento Portugal tinha 1,2 milho de habitantes, possvel imaginar que os judeus portugueses e espanhis em terras lusitanas somassem 300 mil, por volta do ano 1.500. Tal proporo era considerada at pouco tempo um exagero. H 2 anos atrs quando a mesma pesquisa revelou que 20% dos espanhis eram portadores do DNA sefardita, mostrou que no sul de Portugal esta proporo chegou a 36%. O que isso representa para o Brasil, descoberto e colonizado por Portugal, especialmente quando a maioria dos imigrantes brancos vieram ao Brasil procedendo do sul de Portugal, ser abordado noutro tema. Mas duma coisa podemos estar certos, o Brasil com seus 192 milhes de habitantes, a extenso maior do sefardismo mundial e h muito mais descendentes de sefarditas no Brasil do que todos os judeus reconhecidos no mundo inteiro,16 um contingente que pode ultrapassar os 40 milhes de indivduos.17 Isso faria de Silvio Santos, ou melhor do Senhor Abravanel, no o representante de uma minoria - os sefarditas - dentro de outra minoria - os judeus 18-, mas o representante do maior grupo tnico do Brasil. Depois dessa ponte, na qual paramos para olhar as implicaes do fato de Sefarad ser a Inglaterra, a Frana e a Espanha, devido influncia que os judeus exerceram em Portugal, aps a expulso dos judeuespanhis, prosseguiremos com a literatura rabnica.
Estima-se que at 15% dos judeus do mundo (cerca de 2 milhes) sejam sefarditas. A maior comunidade sefaradim est em Israel, onde so cerca de 1,5 milhes, so 27% dos judeus do pas. Segue-se a Frana com 350 mil sefarditas (72%), Argentina com talvez 90 mil sefarditas (50%). Outras comunidades menores so Sua 30 mil, Turquia 25 mil, Uruguai 10 mil, Venezuela 10 mil, Marrocos 5 mil e Grcia 4 mil..
16

Se apenas o DNA dos 15 milhes de descendentes de espanhis no Brasil espelhar o que ocorre na Espanha, ento 3 milhes de hispano-brasileiros sero israelitas. Se 36% 115,5 milhes dos descendentes de portugueses portarem o DNA sefardita, como ocorre no sul de Portugal, 41,5 milhes de luso brasileiros sero israelitas.
17

A populao judaica de 96.000 pessoas, representa 0,05% da populao brasileira estimada em 192.376.496. Os judeus se concentram principalmente em So Paulo (44,6 mil), Rio de Janeiro (29 mil), Rio Grande do Sul 8,3 mil, Paran (2,4 mil), Minas Gerais (1,6 mil) e Pernambuco (1,3 mil). Os sefarditas, entre os quais se inclui Silvio Santos so estimados em 1.000 pessoas em torno de 1% frente a uma esmagadora maioria de asquenazim.
18

Edies Comunidade de Israel www.comunidadedeisrael.com.br

44

Em Busca das Tribos Perdidas de Israel Capitulo II


O Exlio e o Retorno das Tribos Perdidas na Literatura Rabnica

Esta literatura recebeu importante acrscimo durante o sculo XVI, especialmente por meio de Menasseh Ben Israel (1604-1657) e cujo nome de nascimento recebido na Ilha da Madeira, uma possesso portuguesa, foi Manuel Dias Soeiro. Como tantos outros judeus portugueses, seus familiares foram obrigados a se converterem ao cristianismo, batizando-se ainda que por formalidade, mediante um decreto de Dom Manuel (1469-1521) Rei de Portugal, que primeiro ordenou a expulso dos judeus, e depois, vendo perigar a fazenda real e a influncia de Portugal na Europa quando se iniciavam as grandes navegaes, fechou-lhes os portos de sada. Quando as suspeitas de judasmo recaram sobre sua famlia, Manuem Soeiro chegou Holanda em 1610, onde o governo protestante no impunha restries ao judasmo empenhado em fazer da Holanda uma grande potncia, coisa que conseguiu principalmente com o apoio dos banqueiros judeus. Assim, Manuel frequentou a escola onde foi um aluno notvel, casou-se com uma descendente do Grande Rabino Dom Isaac Abravanel, que tambm foi ancestral de Silvio Santos e amigo do grande pintor holands, Rembrandt Harmenszoon van Rijn (1606-1669).

Menasseh Ben Israel (1604-1657) nascido na ilha portuguesa da Madeira como Manuel Dias Soeiro, tornou-se rabino dos judeus portugueses da Holanda onde escreveu sua mais famosa obra MIkveh Israel que em espanhol se chamou Esperanza de Israel, no qual exps sua crena de que as tribos perdidas vieram para a Amrica.

Menasse Ben Israel, de Rembrandt (1609-1699). Wikimedia Commons, Domnio Pblico.

Wikipedia, Wikimedia Commons 3.0 Edies Comunidade de Israel www.comunidadedeisrael.com.br

Tmulo de Menasseh ben Israel, Joaotg ,

45

Em Busca das Tribos Perdidas de Israel Capitulo II


O Exlio e o Retorno das Tribos Perdidas na Literatura Rabnica

Eloquente, foi a Inglaterra e convenceu a Oliver Cromwell (1599-1658), a abrir a Inglaterra ao retorno dos judeus que haviam sido expulsos em 1290, pelo Rei Eduardo I (1239-1307). Tornou-se famoso por sua obra Mieh Yisrael que foi publicada em espanhol sob o ttulo que evocava seu prprio nome hebraico, Esperanza de Israel. Nessa obra, o grande rabino judeu portugus, discorre sobre sua esperana do retorno das dez tribos, sobre o fato de que elas ainda no haviam retornado, e finalmente sobre sua trajetria que se iniciou ao cruzar o Eufrates e segundo ele findou no Per, ento chamado de Nueva Espaa em plena Amrica. Essa trajetria teria sido possvel depois de terem vencido o Estreito que separa a Groelandia do Canad de onde foram descendo at povoar uma srie de naes ao Sul.
Apresento juntamente, que assim como as dez Tribos foram expulsas de suas terras, por diversas vezes; assim esto por diversas provncias espalhadas; e que estas so a America, Tartaria, China, Mdia, rio Sabtico e Etipia. Provo que as dez tribos no voltaram ao segundo Templo, E que ainda violam a Lei de Moshe, e nossos ritos sagrados. E que no final e infalivelmente, sero redimidos patria junto com os de Yehudh e Binyamin, debaixo de uma s cabea o Messias ben David: e como se deve crer, que este sculo feliz j se aproxima, por diversas consideraoes, nas quais menciono muitas histrias dignas de memria, e brevemente vrias profecias, com particular ateno e propsito. A excelncia deste escrito, e quanto a este trabalho me deve a minha nao, deixo ponderao dos justos e doutos, aos quais dirijo meus escritos.... O primeiro fundamento desta opinio procede do IV livro de Esdras, o qual ainda que seja Apochryfo, citamos como autor antigo. Diz pois ele que as dez Tribos, que Salmanasser levou cativas no tempo do Rei Hoshea (Oseas), transladados para a outra margem do rio Eufrates, decidiram entre si que passassem a outra regio remota, onde nunca habitou o gnero humano, para guardar ali melhor sua Lei. E assim entrando por uns lugares estreitos do Eufrates, o Altssimo Adonai usou com eles de maravilhas, detendo a corrente do rio at que passassem, cuja regio, se chama Arsareth: De cujo texto se pode coligir, que parte deles se foi a nova Espanha e ao Per, povoando estes dois Reinos que at ento havian sido desabitados. (Genebrardo, lib, i, Chron, pag, 150)

Edies Comunidade de Israel www.comunidadedeisrael.com.br

46

Em Busca das Tribos Perdidas de Israel Capitulo II


O Exlio e o Retorno das Tribos Perdidas na Literatura Rabnica

Depois de haver referido a viagem das dez Tribos, que Esdras conta, diz que Arsareth, a Tartria Maior, e que dali foram Ilha de Groenlndia: por que daquela parte est a America descuberta e sem mar, e das outras banhadas pelo mar, e feita quase ilha: e da Groelndia, pelo Estreito de Davis, podiam passar Terra do Labrador, que j Terra das ndias, que dista somente 50 lguas, como testifica Francisco Lopes de Gomara en sua Historia. (i.p.fol.7) .

No sculo XVIII, em 1836, o Rabino judeu marroquino, Moses ben Isaac Edrehi (1744-1842), escreve An Historical Account of the Ten Tribes Settled Beyond the River Sambatyon in the East (Uma Histria das Dez Tribos Localizadas alm do Rio Sambation no Oriente) e declara que as tribos perdidas esto localizadas nos confins da Europa.

Moses ben Isaac Edrehi (17441842), declara que as tribos perdidas esto localizadas nos Confins da Europa.

Orteleus, que grande gegrafo, Em sua obra em dando a descrio da Tartria, que historia sobre as menciona o reino de Arsareth, dez tribos perdidas, onde as Dez Tribos, repousando depois de analisar entre outros habitantes citas, outros historiadores, tomou o nome Gauther [godos], Moses ben Isaac Edrehi porque eles eram muito zelosos da declara acerca da glria de Got (Elohim). localizao das tribos do norte, depois de terem abandonado a regio que ele chama de Arsareth com base no livro de Ezra, uma obra, que apesar de apcrifa sempre foi considerada com respeito pelos rabinos judeus da Era Medieval e do Perodo da Renascena: Edies Comunidade de Israel www.comunidadedeisrael.com.br

47

Em Busca das Tribos Perdidas de Israel Capitulo II


O Exlio e o Retorno das Tribos Perdidas na Literatura Rabnica

... Orteleus, que grande gegrafo, dando a descrio da Tartria, menciona o reino de Arsareth19, onde as Dez Tribos, repousando entre outros habitantes citas, tomou o nome Gauther [godos], porque eles eram muito zelosos da glria de Dus. Em outro lugar, ele encontrou a Naftali, que tiveram seus acampamentos por l. Ele tambm descobriu a tribo de Dan, no norte, que tem preservado o seu nome. ... Ele ainda acrescentou, que os restos do antigo Israel eram mais numerosos ali do que em Moscou e na Polnia - a partir do qual se concluiu, que a sua habitao se fixou na Tartria [Ctia] de onde eles passaram por lugares vizinhos ... no nenhuma maravilha poder encontrar as Dez Tribos dispersas por l, uma vez que houve grande caminho a percorrer da Assria, para onde foram transplantadas, tendo apenas a Armnia entre eles. Moses ben Isaac Edrehi (1744-1842) Historical Account Of The Ten Tribes, (1836), p. 92

Edrehi recorre ao apcrifo pseudoepigrfico conhecido como II Esdras, que fala da partida das tribos para alm do Eufrates, que se abriu para que o ultrapassassem ao sair de Israel e se abrir de novo ao final para que retornem. 20
E enquanto viste que ele reuniu uma outra multido pacfica a ele; essas so as dez tribos, que foram levados presos para fora da sua terra no tempo do Rei Hoshea, a quem Salmanasar, rei da Assria levou cativo, e ele levou-os sobre as guas, e assim foram para outra terra. Mas eles tomaram este conselho entre si, que deixariam a multido dos gentios, e iriam adiante para um pas ainda mais distante onde nunca a humanidade havia habitado, para que eles pudessem l manter seus estatutos, que nunca haviam mantido em sua prpria terra.

Em hebraico Dez Atseret, pelo que ao recorrer a citao de Abraham Ortelius (1527-1598), grande cartgrafo e gegrafo flamengo, nascido em Anturpia na Blgica e autor do famoso quadro conhecido como Theatrum Orbis Terrarum (Teatro da Urbe Terrena), o rabino Edrehi procura dar sua obra uma sustentao que vai alm da crena espiritual no retorno das tribos perdida. Ele d como fato sustentado por gegrafos do seu tempo que as dez tribos estabeleceram um reino.
19

O livro considerado cannico pela Igreja da Etipia, apcrifo pelos protestantes, e fonte de consulta para estudiosos judeus. A datao, nomenclatura e autoria de II Ezra incerta. Algumas verses latinas o denominam III Esdras, Jernimo e autores medievais o chamam de IV Esdras, mas em tempos recentes as bblias em ingls que o incluem o denominaram II Esdras, que o que fao aqui. Os primeiros dois captulos so atribudos por diversos crticos a um crente messinico j que menciona ao filho de Elohim (2:47-48). Os captulos XIII e XIV so consideradas judeo-apocalptico. No se preservou nenhuma cpia em hebraico ou grego. A maioria dos crticos aceita que o livro foi escrito originalmente em hebraico e depois traduzido para grego, latim, armnio, etope e georgiano. O livro parece ter sido escrito em poca de grande aflio, talvez a destruio do II Templo, ou final do primeiro sculo embora alguns dizem que data do incio do terceiro sculo. Quanto a autoria, pela unidade do texto alguns sustentam que de um nico autor, um crente messinico que teria recebido vises celestiais, o mais plausvel, mas outros atribuem a obra a at cinco autores diferentes.
20

Edies Comunidade de Israel www.comunidadedeisrael.com.br

48

Em Busca das Tribos Perdidas de Israel Capitulo II


O Exlio e o Retorno das Tribos Perdidas na Literatura Rabnica

E entraram no Eufrates por lugares estreitos do rio. Ento o Eterno fez para eles um milagre e deteve as guas do rio at que pudessem passar. Este pas est distncia de um ano e meio e seu nome a Arsareth. Eles habitaro ali at os ltimos dias e logo quando estiverem de volta o Altssimo de novo deter as fontes do rio para que possam passar em paz. Quando tenha destrudo a multido de naes que se uniram contra eles, ento defender o restante de seu povo. E ento lhe mostrar seus grandes sinais. Ezra Beit/2 Ed. 13:39-50.

interessante notar que bem antes de Nahmanides afirmar que o Rio Sambatyon o Rio Khabur, um dos afluentes do Eufrates, o autor do pseudoagigrafo de Ezra, j sugeria que o exlio de Israel se relacionava diretamente com o prprio Eufrates, o rio que Israel cruzou ao partir de sua terra e voltar a cruzar ao retornar para ela dos confins da Europa. A declarao de Moses ben Isaac Edrehi se junta a de Maimnides que teria dito: Creio que as dez tribos esto em vrias partes da Europa. Mas outros rabinos trataro de definir o enigmtico destino das tribos perdidas. Pode-se citar ainda o erudito judeu convertido ao cristianismo atravs da Igreja da Inglaterra, o Dr. Moiss Margoliouth (18181881), nascido de pais judeus em Sulwaki na Polnia, converteu-se a Yeshua aos 19 anos, mas jamais perdeu o vnculo de amor com seu povo, o que inclua no s os judeus, mas tambm os dispersos do norte, onde ningum sabia onde estavam. Formado em Teologia em Dublin foi ordenado em 1844, assumindo diversos cargos na Igreja Episcopal. Dois anos depois, em 1846, o erudito judeu messinico escreveu a sua The History of the Jews in Great Britain (Histria dos Judeus na Gr Bretanha), a obra em trs volumes foi publicado em 1851.21 Depois de apresentar diversos dados de prova ele conclui dizendo: ... Os israelitas devem ter visitado os pases ocidentais (da Europa) nos dias de Shlomo (Salomo). Mas ele no foi o nico judeu a se apaixonar pela tese de que Israel esteve na Gr-Bretanha.

A Obra de Moiss Margoliouth pode ser consultada on line em Google Books. http://books.google.com/books?id=VcUCAAAAQAAJ&printsec=frontcover&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=on epage&q&f=false
21

Edies Comunidade de Israel www.comunidadedeisrael.com.br

49

Em Busca das Tribos Perdidas de Israel Capitulo II


O Exlio e o Retorno das Tribos Perdidas na Literatura Rabnica

O israelismo britnico, apaixonaria a outro judeu messinico, Elieser Basin (1840-1898), um judeu russo, nascido em Mogilev na atual Bielo-Rssia e convertido a Yeshua aos 29 anos de idade, veio a ler o trabalho de Edward Hine e se tornou um convicto defensor do israelismo britnico. Escreveu vrias obras sobre o tema, entre elas: O hebraico moderno, e os cristos hebreus (1882). Fraternidade Entre Britnicos e Judeus (1884). Dez Tribos Perdidas. Anglo-Israel por um Judeu (1884). Um dedo Ps-ao caminho da Salvao. Uma Exposio dos Livros Bblicos e Rabnicos (1887). A Pscoa, Celebrada Hoje Pelos Judeus, Comparada com a Celebrada por Cristo e seus Discpulos (1889). A sntese de sua crena sobre o israelismo britnico pode ser dada nestas palavras:
As Escrituras hebraicas apontam para as ilhas britnicas como a casa dos primognitos nascidos de Elohim (isto , Efraim, o nome coletivo para as Dez Tribos, Jeremias 31:9) ... minha convico de que a Gr-Bretanha a nao com a qual Elohim tem se identificado do princpio ao fim. Eu, um israelita da Casa de Yehudh com israelitas da casa de Efraim (A Casa de Israel). Como crentes na fidelidade da manuteno do pacto de Elohim eu o chamo para despertar de seu sono. Elieser Basin 1884, Fraternidade Entre Britnicos e Judeus.

Depois da proclamao de Basin, muitos judeus acreditaram de fato que a o povo da Inglaterra e por extenso os angloamericanos so descendentes de judeus. A tese comentada na Enciclopdia Judaica.
A identificao dos Sacae, ou citas, com as Dez Tribos ocorre porque eles aparecem na histria, ao mesmo tempo, e quase no mesmo local em que os israelitas so transportados por Shalmanesar. Isso um dos principais sustentculos da teoria que identifica o povo Ingls, e de fato toda a raa germnica, com as dez tribos." ( Enciclopdia Judaica , 1901, vol. 12, p. 250).

No h dvidas que os judeus tinham noo h vrios sculos da presena de seus irmos por onde eles passavam e a convico de seu retorno verdadeira adorao, apesar de haverem abandonado a f de seus pais.

Edies Comunidade de Israel www.comunidadedeisrael.com.br

50

Em Busca das Tribos Perdidas de Israel Capitulo II


O Exlio e o Retorno das Tribos Perdidas na Literatura Rabnica

medida, porm, que os ingleses se voltavam cada vez mais para Elohim, abandonando a idolatria ancestral herdada da Igreja de Roma e de seu passado pr-cristo, parece ter ficado cada vez mais evidente a sua origem. Esta mesma evidncia foi sendo fornecida em muitas outras terras onde o evangelho penetrou com inusitada fora arrancando da idolatria ou de um culto no dirigido ao Eterno uma imensido de almas. A questo de como Israel quanto mais atacado e perseguido, e quanto mais vagueia longe de casa mais cresce, nosso prximo captulo.

Edies Comunidade de Israel www.comunidadedeisrael.com.br

51

Em Busca das Tribos Perdidas de Israel Capitulo II


O Exlio e o Retorno das Tribos Perdidas na Literatura Rabnica

Nosso Prximo Nmero Multipliquem-se Como Peixes no Meio da Terra


Yakov Profetisa a Multiplicao de Efraym Entre os Gentios
Antes de partir desta vida Yakov adotou seus netos Efraim e Menassh como filhos, abenoou-lhes para que se multiplicassem como peixes no meio da e disse que Efraym se tornaria a plenitude dos gentios. Acompanhe-nos nesse fascinante estudo que desvenda as profecias e nos revelam que muitos dos chamados gentios so filhos e filhas descendentes de Israel.

Edies Comunidade de Israel


Edies Comunidade de Israel www.comunidadedeisrael.com.br

Вам также может понравиться