Вы находитесь на странице: 1из 21

CENTRO UNIVERSITRIO DO ESPRITO SANTO UNESC ARTUR GIURIATTO ZANDOMINIQUE MAYSA LSS KLUG MARLON FERRARI TALITA LOUBAQUE

SOFTWARE LIVRE

COLATINA 2010

ARTUR GIURIATTO ZANDOMINIQUE MAYSA LSS KLUG MARLON FERRARI TALITA LOUBAQUE

SOFTWARE LIVRE
Trabalho Acadmico apresentado ao Centro Universitrio do Esprito Santo UNESC, como requisito para obteno de nota em atividade complementar no curso de Bacharelado em Sistemas de Informao.

COLATINA 2010

SUMRIO

INTRODUO.............................................................................................................3 1 A REVOLTA E A CRIAO DE UM MOVIMENTO..................................................4 2 PREMISSAS DO SOFTWARE LIVRE......................................................................6 3 DIFERENAS ENTRE SOFTWARE LIVRE E OUTROS.........................................7 4 VANTAGENS DO SOFTWARE LIVRE.....................................................................8 5 DESVANTAGENS DO SOFTWARE LIVRE...........................................................10 6 SOFTWARES LIVRES EXISTENTES....................................................................11 7 TENDNCIA EVOLUTIVA DO SOFTWARE LIVRE...............................................15 8 INTERFACES COM O USURIO LIVRES.............................................................17 9 SOFTWARE LIVRE E OPORTUNIDADES............................................................18 10 CONCLUSO.......................................................................................................19

3 INTRODUO

O software essencial para nossa sociedade, e atualmente, a indstria de software tornou-se pea fundamental para o mundo globalizado. Tal importncia se deve capacidade do software organizar informaes e as apresentar de maneira eficiente. Hoje, o termo software livre no s expressa um produto ou intrumento mercadolgico, como tambm expressa toda a vontade e garra conquistada pelos seus adeptos em todos estes anos. Mas nem sempre foi assim. Em seu incio, o software no era alvo de interesses financeiros porque era tido como apenas uma extenso do hardware, ou seja, o software era capaz apenas de mostrar o que o hardware podia realizar e portanto o software estava limitado a apenas seu hardware compatvel. A necessidade por mquinas extensveis fizeram surgir os primeiros processadores programveis, onde software poderia ser escrito e executado em qualquer equipamento que contivesse suas instrues no processador. Com a revoluo da computao na dcada de 70, os softwares passaram a executar funes teis de processamento e j era possvel que o mesmo software pudesse ser executado em outros processadores com algumas modificaes. Era o incio de uma compatibilidade benfica para os usurios, que eram, basicamente grandes empresas norte-americanas que antes sofriam cada vez que lanava-se um processador, pois tinham de reescrever todo o software para ser suportado pelo novo hardware. A ideia de compatibilidade de hardware tinha se estabelecido. Com o surgimento de linguagens de programao compatveis com muitos hardwares, foi possvel escrever sistemas operacionais portveis e assim comear a distribuir softwares. Foi o incio do imprio do software, que j no era mais filho do hardware, e sim seu capataz. Novos negcios foram erguidos para desenvolvimento de sistemas e agora eles eram embutidos nos equipamentos, de forma que eram compilados para evitar modificaes que gerassem incompatibilidades (GATES, 1995). E para impedir que seu software pudesse ser usado em computadores dos seus concorrentes, os fabricantes pararam de distribuir o cdigo fonte e comearam a restringir a cpia e a redistribuio de seu softwares, gerando incmodos.

4 1 A REVOLTA E A CRIAO DE UM MOVIMENTO

Na dcada de 80, Richard Matthew Stallman (Nova Iorque, 16 de Maro de 1953), um exmio hacker programador de computadores dotado de um nobre raciocnio, trabalhava no ncleo de Inteligncia Artificial do MIT (Massachusetts Institute of Technology - Instituto de Tecnologia de Massachusetts), quando seu departamento recebe uma impressora da XEROX que imprimia uma pgina de texto por minuto a mais avanada da poca. Porm algumas vezes a impressora tinha seus trabalhos prejudicados devidos a falhas na impresso. Isto gerava grandes transtornos porque o problema no produzia nenhum alerta na tela do computador do usurio, deixando todos desnorteados sem saber quando o erro ocorria. Certo dia, vendo que poderia ajudar com os seus conhecimentos, Richard Stallman procurou a empresa XEROX e solicitou o Cdigo Fonte (instrues do programa) da impressora, assim, poderia inserir a mensagem de erro na tela do usurio. Porm, a licena do Driver da impressora era patenteada e seu cdigo estava restrito apenas empresa, no aceitando modificaes de terceiros. Sem mais argumentos seu pedido foi imediatamente negado. Tal acontecimento, fez com que Richard Stallman refletisse durante anos sobre o destino que os softwares estavam tomando, vendo de perto seus seguidores e amigos hackers entrarem como programadores para empresas de software proprietrio. Ele rejeitou inmeros trabalhos em empresas onde precisaria assinar acordos de no divulgao, sigilo de cdigos e fosse obrigado a concordar com no compartilhar o cdigo fonte ou informaes tcnicas com outros desenvolvedores de software. Ao invs disso, com sua forte personalidade e princpios slidos, Stallman decidiu compartilhar seu trabalho com os outros, o que considerou como um esprito clssico da colaborao cientfica, indo contra os modelos tradicionais, que ele prprio julgava como antissocial e antitico. Partindo desta base, em 1983, Stallman inicia um projeto para desenvolver ferramentas estritamente livres, que tinham como regra permitirem a visualizao e modificao por qualquer interessado. O projeto era o GNU (acrnimo de GNU is Not Unix) e dentre seus esforos, foram desenvolvidos um compilador C livre (GCC), um editor de textos (EMACS) e muitas outras ferramentas teis a toda a comunidade hacker, permitindo que softwares fossem escritos utilizando suas ferramentas sem o pagamento de nenhum valor fundao GNU. Em Janeiro de 1984, ele abandona todos os seus

5 projetos no MIT para se dedicar inteiramente fundao GNU. Em 1985, Richard Stallman publicou o manifesto GNU, revelando a motivao de desenvolver um sistema operacional totalmente livre, similar ao Unix. Criando a Fundao do Software Livre (Free Software Foundation FSF), Stallman iniciou um grande passo rumo popularizao do Software Livre, empregando programadores para a infraestrutura da comunidade livre. Assim, introduziu o conceito de Copyleft que, basicamente, um mecanismo legal para proteger a modificao e constituir diretivas de redistribuio do software livre, fazendo com que os software livres continuassem livres, independente de quem o modificasse, sendo aplicado em todas as ferramentas do projeto GNU. Em 1989, a primeira verso da licena pblica GNU (GPLv1) estava lanada. Assim, originou-se o movimento do software livre, incentivando novas criaes em uma slida base livre. Liberdade esta que hoje podemos gozar graas aos esforos de um hacker descontente com sua poca e que no se acomodou diante da grande massa.

6 2 PREMISSAS DO SOFTWARE LIVRE

Para um software ser realmente livre, ele precisa atender s 4 liberdades criadas por Stallman em sua ideologia de Copyleft. So Elas: A liberdade para executar o programa, para qualquer propsito (liberdade n. 0); A liberdade de estudar como o programa funciona, e adapt-lo para as suas necessidades (liberdade n. 1). Acesso ao cdigo-fonte um pr-requisito para esta liberdade; A liberdade de redistribuir, inclusive vender, cpias de modo que voc possa ajudar ao seu prximo (liberdade n. 2); A liberdade de modificar o programa, e liberar estas modificaes, de modo que toda a comunidade se beneficie (liberdade n. 3). Acesso ao cdigo-fonte um pr-requisito para esta liberdade; O termo Copyleft (esquerdos de cpia) uma ironia ao termo Copyright, que significa direitos de cpia, representando uma crtica s patentes de software, que restringem a liberdade dos usurios. interessante notar que as liberdades do software iniciam-se na numerao zero, como idealizado pelo prprio Stallman, para definir as liberdades como de importncia mais do que nicas.

7 3 DIFERENAS ENTRE SOFTWARE LIVRE E OUTROS

So trs os modelos atuais de distribuio e venda de software e quase sempre so confundidas por aqueles que so novatos no mundo do software. So eles: Licena Proprietria: Restringe o uso do software, geralmente cobrando-se pela utilizao e no permite que ningum alm de seu dono realize modificaes em seu cdigo. Caso o cliente necessite de alguma personalizao, necessrio requisit-la ao desenvolvedor e se este no quiser atend-la, cabe ao cliente procurar uma ferramenta que complemente a funcionalidade. Licena de Cdigo Aberto: Essencialmente, o mesmo que software livre, porm, sua criao se deu mais para as empresas aderirem ao movimento livre. Enquanto o software livre tambm se preocupa com questes ticas, o cdigo aberto se preocupa mais com especificaes tcnicas e de modo mais comercial, para adeso das empresas ao movimento. A criao do cdigo aberto se deu por iniciativa de um grupo de visionrios, que criaram a Iniciativa Open Source (OSI, em ingls). Licena de Software Livre: Qualquer software nesta categoria tem a garantia de poder ser modificado, estudado, redistribudo e utilizado para qualquer propsito, obedecendo s 4 liberdades. O criador do software que insere seus trabalhos em uma licena livre tem os direitos autorais preservados e pode ou no cobrar pelo seu trabalho, at porque, Stallman se refere liberdade do software apenas no cdigo, e no na gratuidade. Um software pode ser livre e custar dinheiro. Quando um software obedece aos padres do software livre e tambm serve de interesse s empresas, dizemos que este software um FOSS Free and Open Source Software (Software Livre e de Cdigo Aberto).

8 4 VANTAGENS DO SOFTWARE LIVRE

O software livre possui vantagens nicas no s para os desenvolvedores, mas tambm para a sociedade que os utiliza. H pouco mais de 10 anos, tem-se documentado todas as vantagens de se utilizar software livre, tanto usurios finais quanto empresas e governos. As vantagens mais significativas so: Maior confiabilidade no software, bem como maior segurana: Em um software livre, todas suas linhas de cdigo esto disponveis para visualizao e modificao, portanto, poder ser visto por milhares de pessoas. Isto faz com que o programador pense duas vezes antes de escrever uma funcionalidade de maneira desleixada ou insegura, porque isto prejudicaria sua imagem perante a comunidade livre. O mesmo no ocorre com os softwares fechados (proprietrios) porque como o cdigo compilado e distribudo sem acesso ao fonte, pouco importa o nvel de segurana e qualidade. Garantia de continuidade do projeto: Diz respeito capacidade de, mesmo o criador do software abandonar o projeto, outras iniciativas serem possveis graas disponibilidade do cdigo. Esta vantagem tem se mostrado muito verdadeira ultimamente e podemos citar como exemplo o caso do Openoffice que, aps a Sun ter sido adquirida pela Oracle e temendo uma mudana brusca de interesses, a comunidade livre decidiu derivar um projeto para perpetuar a sute de escritrio, criando o Libreoffice. Isso possvel porque um software livre patrimnio de toda a humanidade, no apenas de uma empresa e por isso a continuidade do projeto garantida independente das condies da empresa ou pessoa criadora. Infelizmente, modelos proprietrios dependem exclusivamente de uma empresa e se ela vir a ter dificuldades futuramente refletir diretamente em seus softwares. Evoluo mais rpida, bem como agilidade na soluo de problemas: A comunidade livre est diretamente interessada com a qualidade do software livre, e no com quantos clientes esto utilizando. Isso faz com que falhas sejam corrigidas em poucos dias, estando disponveis o mais rapidamente possvel. A ttulo de comparao, quando a nova reforma ortogrfica portuguesa foi decidida, os processadores de texto precisaram ser

9 atualizados. Todos, sem exceo. O resultado que as sutes livres de escritrio reagiram modificao e lanaram a mudana ao pblico em poucos dias aps a deciso, ao contrrio de sutes proprietrias que demoraram meses at uma atualizao. Liberdade de escolha de fornecedores: Empresas que necessitem de suporte ao software no ficaro atadas a um nico representante, sendo possvel uma autonomia na deciso de fornecimento de servios sem presso por parte da empresa desenvolvedora. Diretamente, pode-se ter uma reduo de custos e escolha pela qualidade, no pelo monoplio. Contribuio ao conhecimento local: O software livre permite que qualquer pas desenvolva sua tcnica, gerando sustentabilidade e incremento dos valores da sociedade. Assim, no ser necessrio o pagamento de royalties a outros pases e nem a dependncia deles. O que se desenvolve no Brasil, por exemplo, poder contribuir para a frica do Sul e demais pases interessados. Isto gera uma espiral positiva, cuja tendncia sempre a qualidade.

10 5 DESVANTAGENS DO SOFTWARE LIVRE

Quais seriam as desvantagens de algo que, segundo o SERPRO (Servio Federal de Processamento de Dados) socialmente justo, economicamente vivel e tecnologicamente sustentvel? O que descrever contra um movimento cujo nico interesse o incremento dos valores da sociedade na era tecnolgica? Para manter a imparcialidade deste trabalho, porm, sero apresentadas algumas dificuldades ainda encontradas adoo do software livre. Dificuldade de migrao dos sistemas proprietrios; Pouca divulgao do software livre; Erroneamente, a associao de software livre com falta de apoio s empresas; Incompatibilidade do software livre com modelos proprietrios, visto que os modelos proprietrios no seguem uma padronizao de uso geral, e sim o do interesse da empresa que o desenvolve; Talvez a maior desvantagem do software livre seja o de no receber suporte das empresas de software proprietrio, que continuam vendendo seus produtos sem oferecer opes para uma escolha livre dos clientes.

11 6 SOFTWARES LIVRES EXISTENTES

A gama de softwares livres atualmente imensa. Para dar foco ao trabalho, sero apresentados os softwares livres desenvolvidos em nosso pas e disponibilizados livremente pelo Portal do Software Pblico. So eles: E-Cidade: Destina-se a informatizar a gesto dos municpios brasileiros de forma integrada. Esta informatizao contempla a integrao entre os entes municipais: Prefeitura Municipal, Cmara Municipal, Autarquias, Fundaes e outros. A economia de recursos somente uma das vantagens na adoo do e-cidade, alm da liberdade de escolha dos fornecedores e garantia de continuidade do sistema, uma vez apoiado pelo Ministrio do Planejamento. Particularmente, este software livre vem revolucionando as esferas do governo, por prover alternativa ao intenso monoplio que as empresas possuem com seus softwares proprietrios. Considerado por muitos adeptos um marco no software livre brasileiro. InVesalius: um software pblico para rea de sade que visa auxiliar o diagnstico e o planejamento cirrgico. A partir de imagens em duas dimenses (2D) obtidas atravs de equipamentos de tomografia computadorizada ou ressonncia magntica, o programa permite criar modelos virtuais em trs dimenses (3D) correspondentes s estruturas anatmicas dos pacientes em acompanhamento mdico. O software tem demonstrado grande versatilidade e vem contribuindo com diversas reas dentre as quais medicina, odontologia, veterinria, arqueologia e engenharia. O programa foi desenvolvido pelo antigo CenPRA atual CTI(Centro de Tecnologia da Informao Renato Archer), unidade do Ministrio da Cincia e Tecnologia (MCT), atravs das linguagens de programao Python e C++. Atualmente opera em GNU Linux (Ubuntu, Fedora e OpenSuse j foram testados) e Windows (XP e Vista), sendo que licenciado pela CC-GNU GPL (Licena Pblica Geral) verso 2 (em portugus). GSAN: Sistema integrado de gesto de servios de saneamento. O GSAN um sistema, desenvolvido com ferramentas de software livre, de Gerncia de Operaes Comerciais e de Controle da execuo de servios internos,

12 disponvel gratuitamente para prestadores dos servios de saneamento brasileiros e para atendimento de seus usurios. O GSAN foi criado com o objetivo de elevar o nvel de desempenho e de eficincia das empresas de abastecimento de gua e coleta de esgotos, e pode ser adaptado a empresas de pequeno, mdio e grande portes. SGA: Desenvolvido pelo DataPrev, atravs do Sistema de Gerenciamento do Atendimento possvel gerenciar filas e fluxo de atendimento em quaisquer tipos de empresas ou organizaes que prestam servio de atendimento presencial pessoas. O SGA oferece o controle de filas de atendimento atravs de emisso de senhas e chamada das mesmas atravs de painis. As filas de atendimento podem conter um nico servio ou um grupo de servios. Os painis podem chamar um, vrios ou todos os servios. Uma unidade de atendimento pode ter vrios painis. Alm disso, o software apresenta uma srie de recursos que auxiliam na gerncia e administrao das unidades de atendimento,fornecendo uma diversidade de informaes gerenciais preciosas, atravs de relatrios, estatsticas e grficos avanados sobre atendimentos de uma unidade, de um grupo de unidades ou de todas elas. possvel obter estatsticas e tempos mdios de atendimento por atendente, por perodo e por unidade, entre outras. Pode-se obter dados detalhados ou agregados. As informaes gerenciais fornecidas pelo SGA possibilitam aos gestores planejar, acompanhar, monitorar, otimizar e agilizar o atendimento aos clientes. I-Educar: Software de gesto escolar. Centraliza as informaes de um sistema educacional municipal, diminuindo a necessidade de uso de papel, a duplicidade de documentos, o tempo de atendimento ao cidado e racionalizando o trabalho do servidor pblico. O i-Educar foi desenvolvido inicialmente pela prefeitura de Itaja-SC e fora disponibilizado como software livre atravs de uma parceria tecnolgica com a Cobra Tecnologia. Com o iEducar possvel controlar todo o cadastro de alunos com seus dados pessoais, familiares e pedaggicos. Funcionalidades como matrculas, transferncias, emisso de certificados e diplomas, suspenses, quadro de horrios e relatrios gerenciais so realizados de forma integrada. O sistema conta tambm com um mdulo de biblioteca que faz a gesto de bibliotecas de cada escola.

13 ASES: uma ferramenta que permite avaliar, simular e corrigir a acessibilidade de pginas, stios e portais, sendo de grande valia para os desenvolvedores e publicadores de contedo. Assim, o software contribui para que o site possua acessibilidade adequada aos portadores de deficincias. Pandorga: Distribuio Linux com 120 atividades pedaggicas eficazes no auxlio do ensino infantil e fundamental especialmente em escolas pblicas. Ginga: a camada de software intermedirio (middleware) que permite o desenvolvimento de aplicaes interativas para a TV Digital de forma independente da plataforma de hardware dos fabricantes de terminais de acesso (set-top boxes). Resultado de anos de pesquisas lideradas pela Pontifcia Universidade Catlica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e pela Universidade Federal da Paraba (UFPB), Ginga rene um conjunto de tecnologias e inovaes brasileiras que o tornam a especificao de middleware mais avanada e, ao mesmo tempo, mais adequada realidade do pas. O Middleware Ginga pode ser dividido em dois subsistemas principais, que permitem o desenvolvimento de aplicaes seguindo dois paradigmas de programao diferentes. Dependendo das funcionalidades requeridas no projeto de cada aplicao, um paradigma possuir uma melhor adequao que o outro. Outros exemplos de software livre podem ser citados, como por exemplo, as distribuies Linux, que revolucionaram o mercado de sistemas operacionais, permitindo uma alternativa livre e vivel aos sistemas proprietrios. Dentre as distribuies que caracterizam a comunidade livre, esto elas: Debian: Esta distribuio a considerada a mais slida. Isso porque ela movida por uma comunidade livre, que recebe apoio dos mais diversos segmentos e que no possui ligao com nenhuma empresa, no possuindo fins lucrativos. considerada a distribuio Me, que originou muitas outras de grande qualidade. Ubuntu: Distribuio originria do Debian que responsvel atualmente por trazer novos usurios ao mundo Linux, devido sua facilidade de operao, simplicidade e suporte softwares proprietrios. Apesar de haver uma comunidade contribuindo com o projeto Ubuntu, uma empresa a

14 responsvel pela sua criao, a Canonical, que oferece servios em torno da distribuio para gerar receita. O Linux considerado um marco no mundo do software livre, porque graas ao seu desenvolvimento, utilizando ferramentas do projeto GNU e programadores voluntrios, foi possvel atrair empresas e novos profissionais ao software livre. At hoje h a controvrsia se a nomenclatura correta simplesmente Linux ou ento GNU/Linux, em referncia grande ajuda do projeto GNU dada ao projeto de Linus Torvalds.

15 7 TENDNCIA EVOLUTIVA DO SOFTWARE LIVRE

O Software livre tende a se desenvolver muito, sobretudo em reas massivas, tornando-o popular cada vez mais. Algumas reas que ele crescer: Nos governos e suas esferas de administrao: Software livre comprovadamente muito mais barato e eficaz do que outras alternativas e muitos pases j estudam sua adoo. Nosso Brasil referncia mundial na implantao de software livre e contrariou muitos fabricantes de softwares proprietrios ao aderir e incentivar o seu uso. Alm disso, o Brasil hoje no s utiliza software livre como tambm o desenvolve. Exemplo disso o Portal do Software Pblico, um site onde se encontram solues em software livre que foram criadas por instituies brasileiras e que aceitam contribuies de qualquer pessoa interessada, bem como sua utilizao livre para todos. Em grandes empresas: Cada vez mais as grandes empresas percebem que no podem mais ficar atadas aos modelos obsoletos de software, porque isso alm de aumentar os custos, ainda amarra a empresa em um nico fabricante, sendo uma ameaa continuidade dos negcios. SERPRO, Itaipu Binacional e muitas outras empresas brasileiras adotaram o software livre, viram na prtica os benefcios de sua implantao e agora incentivam a prtica. Nas foras armadas: Tambm na esfera militar, percebeu-se que depender de um modelo fechado de software muito nocivo uma nao. Uma vez que se depende de um produto de outro pas, fica-se ligado a ele por meio da necessidade e em caso de um desacordo entre ambos, a continuidade do licenciamento do software est ameaada e isso certamente desestruturaria totalmente a organizao militar, que sem poder utilizar o software, se veria em um verdadeiro caos. No Brasil, hoje em dia, Marinha, Exrcito e Aeronutica no s adotam o software livre para suas operaes de misso crtica, como tambm desenvolvem e disponibilizam as ferramentas por meio do Portal do Software Pblico. O futuro do software livre, sobretudo no Brasil, de crescimento vertiginoso, no somente nas reas citadas mas tambm entre indivduos e profissionais que perceberem

16 seus benefcios. Como evoluo constante, haver cada vez mais solues em software livre disponveis e sendo desenvolvidas, incentivando novas implantaes e decrescendo a demanda por softwares proprietrios. Assim, com o Brasil sendo referncia neste modelo, haver um aumento significativo de solues nacionais, por meio do apoio do governo e tambm de empresas que abraam a nobre causa, levando nosso pas verdadeira liberdade do software, contribuindo para o desenvolvimento do conhecimento nacional, ao invs da infeliz escravido aos modelos proprietrios, que de forma compulsria, nos era proposto apenas utilizar.

17 8 INTERFACES COM O USURIO LIVRES

Para permitir a popularizao de usurios leigos no mundo do software livre, nasceram projetos slidos de interface com o usurio, de modo a facilitar o uso dos sistemas operacionais como o Linux. Podemos citar dois grandes projetos que atraram a ateno dos usurios desktop. So eles: Projeto GNOME: O nome foi atribudo graas s iniciais de GNU, e surgiu como necessidade de uma interface mais amigvel do que as que j existiam. Hoje, o projeto GNOME uma grande comunidade, que no s mantm a interface grfica, como tambm desenvolve ferramentas de acessibilidade e componentes para desenvolvimento, alm de softwares para serem utilizados na interface. Por sua simplicidade e filosofia, a interface padro de muitas distribuies Linux, entre as principais, o Ubuntu e o Debian. Projeto KDE: O Ambiente Desktop K (K Desktop Environment) se destaca pela sua beleza e ricos detalhes em sua interface. Considerada a mais bonita de todas as interfaces, s vezes para usurios experientes muito perfumada. Apesar de haver uma comunidade fiel de desenvolvimento, o KDE necessita de suporte direto da Nokia, que detentora do toolkit grfico que ele feito, o QT. Isso faz com que muitos usurios, sobretudo defensores do software livre optem por interfaces menos dependentes. Atualmente, j h compatibilidade entre KDE e GNOME, e cogita-se uma unio dos projetos em um futuro prximo, devido interesses semelhantes de ambos. Alm dos dois projetos citados, h tambm outros que satisfazem necessidades especficas dos usurios avanados, que na maioria das vezes menor consumo de memria e processamento da Interface. Como exemplo cita-se o Fluxbox, o Windowmaker e o Unity.

18 9 SOFTWARE LIVRE E OPORTUNIDADES

Os softwares livres esto sendo utilizados por 53% das empresas brasileiras. A informao do Instituto Sem Fronteiras (ISF), que realizou uma pesquisa com mais de mil empresas de portes diferenciados em todo o Brasil, em novembro e dezembro de 2007, para avaliar a tendncia da adoo dos softwares livres no Pas. A instituio considerou surpreendentes os dados obtidos pela pesquisa. Enquanto 73% das grandes empresas (que possuem mais de mil funcionrios) fazem uso dos softwares livres, entre as empresas de pequeno porte (menos de 99 funcionrios) o uso se restringe a 31%. Segundo a ISF, a afirmao contraria a crena de que os softwares livres seriam mais utilizados pelas pequenas empresas. Segundo o ISF, o fato de empresas de grande porte estarem utilizando em maior quantidade os softwares livres tem uma lgica clara: as maiores empresas so menos permeveis pirataria em razo de sua capacidade de adquirir software proprietrio ou de definir o uso de software livre e geri-lo de forma eficiente. Quanto menor a empresa, no entanto, mais tais condies se deterioram, criando mercado para a pirataria. A pesquisa apontou, ainda, que a regio Centro-Oeste, com um total de 78% de utilizao de softwares livres, lidera o segmento. Com relao iniciativa pblica, o SERPRO divulga que cerca de 40% do governo j faa uso do software livre em seus nveis hierrquicos e diz que a tendncia crescer muito mais, de acordo com as diretrizes de adoo do software livre no governo. Para isso, criou-se o CISL Comit de Implementao de Software Livre no governo, que uma parceria das empresas de processamento de dados e as esferas federais, significando a grande ateno que o pas est desprendendo nesta rea. Como parte de uma medida, houve a criao do site Portal do Software Pblico, onde solues livres desenvolvidos por empresas e o governo so divulgadas para todos. A iniciativa recente, mas incentiva a comunidade a ajudar, por meio de prmios s grandes colaboraes aos softwares no portal. Com o crescimento vertiginoso tanto na rea pblica quanto privada, podemos concluir uma nica coisa: necessidade de profissionais e muitas vagas.

19 10 CONCLUSO

Desde os primrdios da programao, o software livre sempre existiu. Sempre houve o compartilhamento de cdigos livremente entre hackers e estudantes. Porm, com o advento do mercado de software, isso foi esquecido e sequer era alternativa para os modelos proprietrios da poca. Foi necessrio muito esforo para que peas fundamentais fossem inseridas a fim de proteg-lo contra aproveitadores que se beneficiavam do conhecimento aberto para gerar escravido. Graas esforos de hackers, fundaes do movimento livre e estudantes geniais, foi possvel inserir o software livre como forma de dizer Basta! aos modelos existentes. Ao contrrio dos softwares proprietrios, o software livre nasceu do meio acadmico, foi gerado pela inteligncia e qualidade, no por interesses em lucros e isso uma diferena vital, porque algo que cresce sem base, no se sustenta. A adoo do software livre uma opo mundial e no retroativa. Cabe-nos adaptarmos s mudanas e estarmos preparados para tirar proveito das intensas oportunidades que surgem e que surgiro a cada dia. Ns, alunos do UNESC damos um grande passo por meio deste trabalho, porque foi possvel abordar um assunto interessante para nossa comunidade acadmica e assim propiciar a troca de informaes entre ns. Esperamos que mais oportunidades como esta possam surgir e assim incrementar nosso conhecimento por meio da pesquisa e divulgao de nossos resultados.

20 REFERNCIAS

GATES, William H. A estrada do futuro. VIEIRA, Beth et al. So Paulo: Companhia das Letras, 1995. 347 p. ABES, Associao Brasileira das Empresas de Software. Maioria das Empresas brasileiras utiliza software livre. Disponvel em: <http://www.abes.org.br/templ3.aspx? id=364&sub=348>. Acesso em: 19 de Nov. 2010 CAMPOS, Augusto. O que software livre. Disponvel em: <http://br-linux.org/linux/faqsoftwarelivre>. Acesso em: 22 de Nov. 2010. ROCHA, Ivan Ribeiro; CAMPOS, Rodrigo A. de. Software livre nas corporaes. Disponvel em <http://brlinux.linuxsecurity.com.br/tutoriais/palestra_softlivre.pdf >. Acesso em: 23 de Nov. 2010.

Вам также может понравиться