Вы находитесь на странице: 1из 14

2.

2.1 Introduo

INSTRUMENTOS DE MEDIDAS ELTRICAS

Durante todo o curso de Laboratrio de Fsica B, o aluno manusear instrumentos de medidas eltricas e fontes de tenso eltrica. O instrumento de medida eltrico mais utilizado durante o curso ser o multmetro digital, que um instrumento que possui diversas funes, permitindo a medida de vrias grandezas eltricas. Com relao fonte de tenso eltrica, utilizaremos na primeira parte do curso fontes contnuas e na segunda parte fontes alternadas. Um dos mais antigos instrumentos de medida eltrica, mas que ainda est presente em muitos dispositivos atuais, o galvanmetro. Uma verso comum em vrios instrumentos eltricos o galvanmetro de dArsonval, que pode ser utilizado para medida de tenso (voltmetro), de corrente (ampermetro) ou de resistncia eltrica (ohmmetro), dependendo da forma como as suas conexes internas so configuradas. O funcionamento geral deste tipo de galvanmetro baseado no deslocamento angular de uma agulha acoplada a uma bobina devido passagem de corrente eltrica. Este fenmeno de interao eletromagntica semelhante ao que foi demonstrado em 1820, por Oersted, como veremos na aula sobre Campo magntico em condutores. H instrumentos que permitem a medida de diferentes grandezas eltricas, denominados de multmetros. Estes instrumentos podem permitir a medida de tenses, correntes, resistncias eltricas, temperatura, capacitncia, frequncia, entre outras grandezas. A medida de cada uma dessas grandezas escolhida por meio de uma chave seletora. Os multmetros podem ser analgicos ou digitais, apresentados na Figura 2.1. Os multmetros analgicos so construdos com um galvanmetro de dArsonval e a chave seleciona diferentes resistores ligados em srie ou em paralelo com o galvanmetro segundo as convenincias. A chave tem ainda a funo de acionar a pilha, ou bateria, no caso de medidas de resistncias. Nos multmetros digitais, os mostradores analgicos e, consequentemente, o galvanmetro de dArsonval, foram superados por instrumentos eletrnicos com mostradores digitais. Nestes instrumentos, a

Apostila de Laboratrio de Fsica B Departamento de Fsica, Universidade Federal de Sergipe

corrente eltrica convertida em sinais digitais por meio de circuitos denominados conversores analgico-digitais. (A) (B)

Figura 2.1: Exemplo de multmetros (a) analgico e (b) digital. A mudana da chave seletora do multmetro provoca mudanas internas nas conexes dos circuitos que alteram as propriedades eltricas do equipamento, como, por exemplo, a resistncia interna. So estas alteraes que permitem a insero dos instrumentos nos circuitos eltricos sem alterao significativa da grandeza que se deseja medir. Cada tipo de instrumento conectado ao circuito ou ao dispositivo a ser medido de forma diferente. Como veremos a seguir, o voltmetro deve ser conectado em paralelo com os elementos presentes no circuito. Portanto, para que no haja alterao de corrente no circuito, ele deve ter resistncia muito alta, quando comparada com a resistncia do circuito. Por outro lado, o ampermetro inserido no circuito em srie com os demais elementos presentes, sendo necessrio, portanto, que a sua resistncia seja praticamente desprezvel. Nas sees seguintes, detalharemos os instrumentos de medida eltrica que sero prioritariamente utilizados neste curso, utilizando o galvanmetro de dArsonval para ilustrar os princpios de funcionamento de cada tipo de instrumento e detalhando as caractersticas de conexo dos componentes eltricos internos que determinam as propriedades de cada instrumento. No captulo de Associao de resistores, aprenderemos como determinar as resistncias internas de em cada uma das funes do multmetro.

Apostila de Laboratrio de Fsica B Departamento de Fsica, Universidade Federal de Sergipe

2.1.1 Ohmmetro O ohmmetro um instrumento usado para medir diretamente resistncias eltricas. Este instrumento, que tem um esquema ilustrativo apresentado na Figura 2.2, pode ser construdo a partir de um galvanmetro de dArsonval, representado pela resistncia RG, acoplado a uma resistncia fixa R, uma resistncia de ajuste r (varivel), e uma fonte de tenso (que pode ser uma pilha comercial).

Figura 2.2: Ohmmetro e seus principais elementos: resistncia de ajuste (r), resistncia fixa (R), fonte interna de tenso () e terminais positivo (+) e negativo (-). Ligando os terminais (positivo e negativo) do medidor s extremidades de um resistor desconhecido Rx, que se deseja medir a resistncia, fecha-se o circuito eltrico. Deste modo, circular uma corrente I que defletir a bobina mvel do galvanmetro. O valor I pode ser determinado pela Equao (2.1), uma vez que dada pela a tenso aplicada dividida pela resistncia total (soma de todas as resistncias). = = ( + + (2.1)

Observe que R, r, e RG so resistncias internas ao medidor. O valor de r ajustvel, para que se obtenha 0 (zero) ohm, quando os terminais so curtocircuitados (quando fechamos o circuito com uma resistncia desprezvel, o ponteiro indicar o valor zero da resistncia). Vamos chamar este valor particular de r de r(0). Curto-circuitando os terminais do ohmmetro, isto , fazendo Rx = 0, podemos reescrever a Equao (2.1) como:
Apostila de Laboratrio de Fsica B Departamento de Fsica, Universidade Federal de Sergipe

( + (0) +

(2.2)

onde IG mxima corrente a circular pelo galvanmetro e Rint a resistncia interna do ohmmetro. Das Equaes (2.1) e (2.2), podemos escrever: = = (2.3)

(2.4)

O que resulta na seguinte expresso: = 1 (2.5)

Por esta ltima expresso, verifica-se que possvel medir Rx, que a varivel desejada, a partir da medida de I feita pelo galvanmetro, uma vez que as demais grandezas so conhecidas. Alm disso, essa expresso indica que a grandeza a ser medida Rx e a corrente I que deflete a bobina mvel do galvanmetro so inversamente proporcionais. Portanto, quanto maior a corrente medida, menor a resistncia do elemento medido. Deste modo, os valores na escala de resistncias em multmetro (instrumento que veremos adiante) decrescem com o aumento do ngulo que o ponteiro faz com a posio de repouso. Quando o ponteiro apontar para o centro de escala, podemos dizer que a corrente que percorreu no galvanmetro igual metade da corrente mxima IG. Neste caso, substituindo I=IG/2 na equao anterior, teremos: Rx = Rint. 2.1.2 Voltmetro O voltmetro um instrumento destinado a realizar medida direta da diferena de potencial (ou tenso eltrica) entre dois pontos no circuito. No caso da Figura 2.2, o voltmetro deve fornecer a indicao da diferena de potencial entre os pontos A e B.

Apostila de Laboratrio de Fsica B Departamento de Fsica, Universidade Federal de Sergipe

10

Figura 2.3: Circuito simples, com uma resistncia (R) em srie com uma fonte de tenso (), indicando o posicionamento do voltmetro para medida da diferena de potencial em R.

A diferena de potencial entre os pontos A e B pode ser descrita como: = = (2.6)

onde R resistncia e I corrente que passa em todo o circuito. Assim, o que o voltmetro est medindo na realidade : = (2.7)

Como conectado em paralelo ao resistor (R), o voltmetro, para no desviar apreciavelmente a corrente, deve possuir uma resistncia interna muito grande (tal que IV 0 A). Isto conseguido a partir da associao de um resistor de resistncia alta colocado em srie com o galvanmetro, que tem resistncia de RG. Na aula de associao de resistores vocs determinaro a resistncia interna de diferentes voltmetros, para poder compar-los.

2.1.3 Ampermetro

Ampermetros so instrumentos construdos com a finalidade de medir correntes eltricas. Um ampermetro sempre mede a corrente que passa atravs dele. Assim para realizarmos uma medida de corrente necessrio que ele esteja em srie no ponto no qual se deseja medir a corrente. Um ampermetro ideal deve ter resistncia zero de forma que quando conectado em

Apostila de Laboratrio de Fsica B Departamento de Fsica, Universidade Federal de Sergipe

11

um ramo do circuito, no afeta a corrente que passa nesse ramo. Devido a esta caracterstica, este instrumento mais susceptvel a danos, quando usado incorretamente. Os ampermetros reais possuem resistncia finita, mas desejvel que a resistncia do ampermetro seja a menor possvel. A corrente indicada pelo ampermetro a relao entre a tenso entre seus terminais e a resistncia interna do aparelho. = (2.8)

A Figura 2.4 apresenta uma ilustrao de um ampermetro composto por um galvanmetro e uma resistncia em paralelo, denominada resistncia de resistncia de shunt.

Figura 2.4: Ampermetro com resistncia de shunt.

Do esquema da Figura 2.4 temos que:

= =

= (

( )

(2.9)

Por meio de resistncias em paralelo convenientemente escolhidas (shunts ), o ampermetro pode ser construdo com mltiplas escalas. Num mesmo ampermetro, as resistncias sucessivas podem ser ligadas por meio de uma chave rotatria de acordo com a Figura 2.5.

Apostila de Laboratrio de Fsica B Departamento de Fsica, Universidade Federal de Sergipe

12

Figura 2.5: Ampermetro com fundo de escala varivel. Nesta subseo, e nas seguintes, sero apresentadas algumas informaes bsicas sobre os instrumentos que sero manuseados nas primeiras experincias do curso. E, para concluir esta aula, ser apresentada uma atividade prtica, para auxiliar na familiarizao com os instrumentos.

2.1.4 Informaes gerais sobre o multmetro A Figura 2.6 apresenta um esquema geral de multmetro, nomeando as suas diferentes partes. Pela figura, possvel visualizar as mltiplas escalas que podem ser escolhidas por meio da chave seletora. Os pontos de encaixe dos cabos para medida so indicados com o nome de bornes de entrada. Para cada tipo de uso do instrumento, h uma correta posio dos cabos nos bornes de entrada, como explicaremos nos prximos pargrafos. Para uniformizar, no borne da entrada (-), com a indicao de COM no instrumento, utilizaremos cabos azuis ou pretos. No borne da entrada (+), utilizaremos cabos vermelhos ou verdes. Assim, facilitar a correta medida das grandezas. Uma dica importante para as medidas em circuitos alimentados com tenses contnuas: necessrio acoplar os instrumentos respeitando a polaridade do circuito, ou seja, o plo positivo do seu instrumento deve ser conectado ao plo positivo do circuito e o plo negativo do seu instrumento ao plo negativo do circuito.

Apostila de Laboratrio de Fsica B Departamento de Fsica, Universidade Federal de Sergipe

13

Figura 2.6: Esquema geral de um multmetro.

Na Figura 2.7, possvel observar as escalas de medidas na funo voltmetro de um multmetro. Tambm nesta figura, h informaes importantes sobre a simbologia associada ao voltmetro e a indicao de como deve ser feita a conexo dos cabos aos bornes de entrada do instrumento para realizao de medidas de tenso eltrica.

Figura 2.7: Voltmetro: escalas, smbolos e conexes.

Apostila de Laboratrio de Fsica B Departamento de Fsica, Universidade Federal de Sergipe

14

Na Figura 2.8, possvel observar as escalas de medidas na funo ampermetro de um multmetro. Tambm nesta figura, h informaes importantes sobre a simbologia associada ao ampermetro e a indicao de como deve ser feita a conexo dos cabos aos bornes de entrada do instrumento para realizao de medidas de corrente eltrica.

Figura 2.8: Ampermetro: escalas, smbolos e conexes.

Uma dica importante para evitar danos aos instrumentos sempre selecionar, em primeiro momento, a maior escala possvel da grandeza a ser medida. Aps a medida inicial, deve-se selecionar a melhor escala para a medida, para que sejam obtidas medidas com a maior preciso possvel. Esta dica muito importante na funo ampermetro: se o instrumento for submetido a valores de corrente maiores do que a escala suporta, ele possivelmente ser danificado. A Figura 2.9 ilustra a conexo do voltmetro e do ampermetro em um circuito eltrico, mostrando que o primeiro deve ser conectado em paralelo com os elementos presentes no circuito, enquanto que o segundo deve ser conectado em srie.

Apostila de Laboratrio de Fsica B Departamento de Fsica, Universidade Federal de Sergipe

15

Figura 2.9: Conexo do ampermetro e do voltmetro no circuito. Os circuitos sero montados em sala de aula em placas de teste. A Figura 2.10 apresenta uma das placas de testes que usaremos durante os experimentos.

Figura 2.10: Ilustrao de uma placa de teste para montagem de circuito. 2.2 Atividade experimental 2.2.1 Objetivos O objetivo desta atividade prtica aprender a manusear o multmetro, nas funes voltmetro e ampermetro, e a fonte de tenso eltrica, bem como aprender a determinar as resistncias internas dos instrumentos de medidas eltricas utilizados. 2.2.2 Materiais e Mtodos Materiais Os materiais necessrios para realizao deste experimento so:
Apostila de Laboratrio de Fsica B Departamento de Fsica, Universidade Federal de Sergipe

16

Fonte de tenso eltrica; Cabos; Multmetro; Jumpers; Placa de teste; Resistor. Roteiro Experimental: 1 Parte: Medio de tenso eltrica contnua. i. ii. Ligue a fonte de tenso rede eltrica, atentando para a correta voltagem de alimentao do equipamento (110 ou 220 V); Usando o multmetro na funo voltmetro, verifique os valores de tenso de sada da fonte de tenso utilizando a correta conexo dos cabos com os instrumentos. Lembre que a primeira medida deve ser feita sempre na maior escala disponvel e depois a correta escala deve ser escolhida; iii. Posicione a chave seletora na escala de 20 V (DC)1 e ajuste a fonte de tenso para fornecer aproximadamente 15 V, segundo medida do voltmetro. voltmetro Anote, na tabela de dados disponibilizada na seo seguinte, 3 medidas nesta condies; iv. Sem modificar a tenso de sada da fonte, altere a escala de medida do voltmetro, para as escalas indicadas na Tabela 2.1. Discuta com seus colegas de grupos as modificaes observadas nas medidas realizadas, identificando a importncia da correta seleo da escala; v. vi. Retorne a chave seletora para a escala 20 V (DC) e desligue momentaneamente a fonte de tenso; Inverta a conexo dos cabos com os bornes de entrada do voltmetro e refaa o passo iii para identificar a importncia do respeito polaridade dos cabos na realizao das medidas; vii. Desmonte o seu experimento e desligue os instrumentos.

O smbolo DC indica a utilizao de corrente contnua e o smbolo AC indica a

utilizao de corrente alternada.


Apostila de Laboratrio de Fsica B Departamento de Fsica, Universidade Federal de Sergipe

17

2 Parte: Medio de corrente eltrica contnua. i. Monte o circuito sugerido na Figura 2.11, conectando o cabo vermelho do ampermetro ao borne de entrada de 10 A e selecionando a correta escala do ampermetro para medida de corrente contnua de at 10 A2;

Figura 2.11: Sugesto para montagem do circuito, no quadro em destaque, para experimento com o ampermetro. ii. iii. iv. Ligue a fonte de tenso e aplique 15 V no circuito; Realize 3 medidas de corrente e verifique se possvel mudar a posio do cabo para o borne de 200 mA; Caso a corrente medida seja inferior a 200 mA, desligue a fonte, reposicione o cabo vermelho no borne de 200 mA e reconecte o ampermetro no circuito; v. vi. Faa medidas da corrente em todas as escalas disponveis: 2 mA, 20 mA e 200 mA; Desligue a fonte, inverta os cabos (vermelho e azul) e faa uma medida de corrente da melhor escala, verificando a influncia da polaridade nas leituras;

A funo ampermetro do multmetro exige mximo cuidado e ateno.

Escolhas equivocadas geram danos ao instrumento.


Apostila de Laboratrio de Fsica B Departamento de Fsica, Universidade Federal de Sergipe

18

vii.

Desmonte todo o experimento e deixe a bancada arrumada, com cabos e dispositivos guardados devidamente e todos os equipamentos desligados e desconectados da rede eltrica.

2.2.3 Tabela de Dados Tabela 2.1: Dados coletados na atividade prtica com o voltmetro.
Escalas do voltmetro Tenso indicada na fonte (V): _______________ Escala do V Medida (V) voltmetro Medida 1 Medida 2 Medida 3 20 V 200 V 1000 V 2V 200 mV V (V) a (V) b (V) c (V) Resultado de V (___________)_____ (___________)_____ (___________)_____ (___________)_____ (___________)_____

Tabela 2.2: Dados coletados na atividade prtica com o ampermetro.


Escalas do ampermetro Tenso indicada na fonte (V): _______________ Escala do IMedida (mA) ampermetro Medida 1 Medida 2 Medida 3 10 A 200 mA 20 mA 2 mA I (mA) a (mA) b (mA) c (mA) Resultado de I (___________)_____ (___________)_____ (___________)_____ (___________)_____

2.2.4 Discusso 1. Os valores de tenso medidos com o multmetro so semelhantes aos valores indicados no visor da fonte de tenso? Que valor devemos utilizar como referncia nos nossos experimentos? Estime o erro para algumas das medidas feitas. 2. O que ocorrer com a leitura se selecionarmos a escala de 2 V para fazermos uma medida de 15 V? E se fizermos uma medida de 150 mV em um escala de 200 V, haver algum prejuzo s medidas? 3. Qual a melhor escala e funo para medida da tenso da rede eltrica de Aracaju? E de uma pilha de 1,5 V? Justifique sua resposta.
Apostila de Laboratrio de Fsica B Departamento de Fsica, Universidade Federal de Sergipe

19

4. O que ocorre com as leituras quando invertemos a polaridade dos cabos do instrumento de medida ao conect-los ao circuito? 5. O que ocorre com o ampermetro se a corrente medida for maior do que a mxima prevista para os bornes de entrada selecionados? 6. Porque mais fcil danificar o instrumento no modo ampermetro do que no modo voltmetro?

Apostila de Laboratrio de Fsica B Departamento de Fsica, Universidade Federal de Sergipe

20

Вам также может понравиться