Вы находитесь на странице: 1из 9

Anlises das Fuses, Integraes, Aquisies e Alianas na Construo Civil de Alto e Mdio Padro A indstria da construo civil tem

importncia estratgica para o pas devido ao grande potencial para a gerao de empregos diretos e indiretos e porque responsvel pela ampliao e manuteno da infraestutura necessria para habitao, sade, educao, transporte etc, essenciais para a populao. Nos ltimos anos, a construo civil brasileira tem passado por mudanas advindas do aumento da competio, da maior exigncia dos clientes em relao aos produtos e servios adquiridos e da maior exigncia da mo de obra em relao s condies de trabalho. Diversas pesquisas realizadas no Brasil tem verificado recentemente a formao de alianas estratgicas entre empresas do setor, inclusive de empresas concorrentes para a execuo de edificaes comerciais e residenciais. As alianas estratgicas entre as empresas podem significar parcerias comerciais que aumentam a eficcia das estratgias competitivas entre as organizaes, atravs do intercmbio de tecnologias e de qualificaes. A produo de edificaes tem particularidades bem especficas ao setor, pois se tratando de produtos que ocupam posio fixa, a execuo das edificaes realizada em canteiros de obra separados geograficamente e quando se trata de diferentes edificaes tem-se um alto grau de variao nas especificaes das diversas etapas de produo. O nmero de etapas do processo construtivo grande e bem diferenciado , envolvendo grande nmero de fornecedores e diferentes tcnicas de execuo das mesmas. A baixa produtividade da mo de obra que atua no canteiro de obras, elevados nveis de desperdcio, baixo nvel de industrializao do processo produtivo, baixa qualidade dos produtos e falta de escala empresarial so os fatores que tem afetado a rentabilidade das empresas no setor da construo civil.

Para se articular uma estratgia necessria a anlise da cadeia produtiva da indstria qual a empresa pertence, identificando fraquezas e potencialidades nos diversos elos da cadeia, incentivar a relao solidria entre os elos; identificar as dificuldades nos relacionamentos entre os elos; visualizar onde existem relaes positivas que dinamizam o trabalho da cadeia produtiva e avaliar a competitividade nos diversos segmentos. Em 2001, a construo civil foi responsvel por 15,6% do PIB do pas e desde ento s vem aumentando sua contribuio econmica e social no pas. A importncia da cadeia produtiva da construo civil tambm esta refletida na sua capacidade de gerao de impostos. Exemplos de Alianas Estratgicas no Setor da Construo Civil no Estado da Bahia O Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia uma autarquia federal que regulamenta as atividades profissionais e de empresas da sua rea de atuao, exigindo habilitao na realizao de obras e servios na rea de engenharia. E a Associao dos Dirigentes do Mercado Imobilirio (ADEMI-BA) uma sociedade civil sem fins lucrativos, que tem como objetivo reunir empresas do mercado imobilirio da Bahia para proteger seus interesses perantes entidades pblicas e privadas, fomentar o desenvolvimento destas. As empresas associadas atuam no setor da construo civil, predominantemente na rea comercial e habitacional para as classes mdia e alta. A instituio congrega cerca de 120 empresas do segmento. Nos consrcios formados pelas empresas MRM Construtora e

Incorporadora, a Costa Andrade Constutora Ltda. e a GATTO Empreendimentos Ltda., geralmente, uma das empresas aliadas responsvel pelas atividades referentes incorporao do empreendimento e a outra empresa responsvel pelas atividades referentes construo da edificao. Em alguns casos, uma empresa responsvel pelas duas reas, construindo a edificao e gerenciando todas as atividades referentes incorporao. Neste tipo de situao, esta

empresa remunerada pelo consrcio para gerenciar todo o empreendimento. Houve um caso, de parceria de longo prazo, envolvendo vrias edificaes, no qual as empresas se revezavam nas duas reas a cada empreendimento, porm formando um consrcio para cada empreendimento. A propriedade de um terreno tambm pode definir diferentes formatos de alianas. Em alguns casos, o terreno foi comprado pelas empresas participantes do consrcio se dividindo o valor do mesmo igualmente. Em outros casos, umas das empresas era proprietria de um terreno e a empresa aliada construiu a edificao e pagou sua parte do terreno com a parte da edificao que lhe cabia. Uma empresa pode participar de um consrcio somente como scia no terreno, adquirindo esse juntamente com os aliados e recebendo o lucro sobre a venda da frao real ideal do terreno. Quando duas empresas em consrcio dividem as reas de incorporao e construo da edificao e cada empresa responsvel pela execuo de cada uma destas reas, geralmente as empresas estudam e definem conjuntamente os projetos, o oramento, o cronograma da edificao, como ser a publicidade, quais sero os canais de venda e os preos finais das unidades a serem vendidas. As atividades referentes construo fsica da edificao, que na cadeia de valor identificam-se como funo de produo, no so divididas, sendo sempre da responsabilidade de uma empresa, embora o custo da construo da edificao seja definido conjuntamente pelas empresas participantes do consrcio. Os principais fatores que motivam a formao dessas alianas estratgicas com empresas concorrentes do segmento da construo civil so a reduo de custos, o aprendizado coletivo, a maximizao e a diversificao dos negcios, o fortalecimento da imagem das empresas no mercado para poder atrair o pblico alvo e o compartilhamento das principais competncias de cada empresa. Os dirigentes das empresas citadas consideram que todas as suas experincias formando alianas para a execuo de edificaes tem sido plenamente satisfatrias tem sempre dado retorno positivo para suas empresas.

Atravs da formao de alianas realizam-se compras em conjunto com o objetivo de exercer maior poder sobre os fornecedores, reunir competncias para atuar nacionalmente e internacionalmente, aumentar a produtividade das organizaes, reciclar materiais, dividir custos para inovar em tecnologia de produto e processo.

Integrao Vertical Integrao vertical pode ser definida como: a combinao de processos de produo, distribuio, vendas e/ou outros processos econmicos tecnologicamente distintos dentro das fronteiras de uma mesma empresa. Sua adoo envolve uma srie de decises relacionadas ao fornecimento de produtos ou servios a partir de operaes internas ou compra destes de fornecedores externos. Existem dois tipos de integrao vertical, sendo eles a integrao para frente e integrao para trs. A primeira ocorre quando a organizao passa a realizar atividades que mercado para o qual ela fornece produtos tambm realiza. J a segunda caracterizada pelo ganho de controle sobre negcios de apoio sua produo.

Exemplos Genricos de Integrao Vertical na Indstria da Construo Civil

Integrao para Frente

Integrao para Trs

Execuo

de

servios

de

Aquisio de uma companhia de servios hidrulicos

desenvolvimento imobilirio

Fornecimento de capacidades de design

Posse de florestas plantadas para fornecimento construo de material para

Utilizao de equipe interna para Propriedade e aluguel de edifcios trabalho com concreto comerciais

Oferecimento de servios de gesto de propriedades

Aquisio de uma companhia de fornecimento construo de concreto para

Tabela 1 Exemplos de integrao vertical na construo civil Fonte: WISZNIEWIECKI 2008

Custos e benefcios da Integrao vertical para o Mercado de Construo Civil de Alto padro

Custos Flexibilidade reduzida. Os custos para alteraes na cadeia de produo da empresa so mais elevados com a estrutura verticalmente integrada. Exigncias de investimento de capital. A estrutura mais robusta decorrente da integrao vertical requer um maior volume de recursos investidos. Fechamento do acesso a pesquisas e ao conhecimento dos fornecedores. A partir da integrao vertical, a empresa passa a ser responsvel pelo desenvolvimento da capacidade tecnolgica, o que pode impedi-la de desfrutar do fluxo de tecnologia do mercado. Benefcios Aprofundamento da tecnologia. A execuo interna de um maior nmero de operaes envolvidas no processo produtivo permite empresa um entendimento mais amplo de seu negcio. Compensao do poder de negociao e das distores nos custos dos insumos. A integrao pode permitir no somente reduzir os custos dos suprimentos (atravs da integrao para trs) ou elevar a realizao de preos (atravs da integrao para frente), mas tambm aumentar a eficincia das operaes da empresa devido eliminao de prticas usadas para enfrentar o poder de fornecedores e compradores. O maior controle da produo obtido pela integrao vertical concede empresa melhores condies para agregar diferencial seu produto.

Atividades integradas surgem quando a demanda cresce a taxas estveis, e tendem a se reduzir quando a demanda flua. Em indstrias de concorrncia acirrada, o risco da integrao vertical maior primeiramente porque a competio por preo impede o estabelecimento de preos mais elevados, mesmo sob justificativa do oferecimento de um produto de maior valor agregado. Alm disso, indstrias instveis exigem das empresas maior flexibilidade para adaptao a novos cenrios, caracterstica que reduzida com a integrao vertical. Uma Empresa que detenha alto poder de barganha frente a fornecedores deseje produzir sua matria-prima internamente. Nesse caso, a manuteno da subcontratao permite empresa obter maior retorno ao transferir a terceiros a responsabilidade pelo risco de demanda e pelo desenvolvimento de produtos de baixo valor agregado.

Exemplos de Verticalizao no Setor da Construo Civil Exemplos de Verticalizao no Setor da Construo Civil em Araatuba-SP

Integrao Vertical para Trs A COPEL ENGENHARIA, INDSTRIA E COMRCIO uma indstria de pr-moldados de concreto e construtor especializada em obras de arte de infraestrutura. Localizada em Araatuba-SP. A COPEL possui know-how reconhecido em projetos e obras de drenagem, especialmente galerias de guas pluviais, esgoto sanitrio, canais abertos e fechados, pontes e passagens de gado e veculos. Suas obras so executadas com equipes prprias.

A indstria de pr-moldados equipada com modernos equipamentos para a fabricao de tubos circulares, ovides, celulares, elipsides, blocos estruturais e de vedao, pavers, guias de sarjeta, anis de poo, canaletas, drenos e outros artefatos de concreto. Todo o concreto utilizado na fabricao dos produtos dosado em usina prpria, com controle de umidade dos agregados e homogeneizados em misturadores planetrios, garantindo a coeso do concreto e o padro dos produtos acabados. Os processos de produo atendem s exigncias das normas tcnicas brasileiras e passam por constantes ensaios de qualidade, realizados

em laboratrio prprio.

Exemplos de Verticalizao no Setor da Construo Civil para Alta Renda na cidade de Catalo

Savana Construtora - Execuo de servios de desenvolvimento imobilirio (Integrao Vertical para Frente) Cima Engenharia- Execuo de servios de desenvolvimento imobilirio (Integrao Vertical para Frente) Petrpolis Construtora- Execuo de servios de desenvolvimento imobilirio (Integrao Vertical para Frente)

Referncia Bibliogrfica AVELAR, A. C. ; MONTEIRO, A. O. Alianas Estratgicas na Construao Civil: o Subsetor de Edificaes na Cidade de Salvador, Bahia. Universidade de Salvador UNIFACS. WISZNIEWIECKI, A. T. L; INTEGRAO VERTICAL NA CADEIA DA CONSTRUO CIVIL: ANLISE DO MODELO DE FORNECIMENTO COMBINADO DE SERVIOS DE CONSTRUO E OBRAS DE INSTALAO, So Paulo 2008.

Вам также может понравиться