Вы находитесь на странице: 1из 7

Departamento de Antropologia Rituais e Simbolismo Prof Renata de S Conalves Letcia Marques Camargo

LOUCO, GNIO, MENTIROSO OU ALGUM QUE DIZ A VERDADE?


A LIMINARIDADE E O CINEMA DE JODOROWSKY.
Ao ler a introduo de Turner ao livro Dramas, campos e Metforas, finalmente fui capaz de vislumbrar um caminho ao qual eu realmente sentiria um imenso prazer em seguir utilizando essa matria e um tema ao qual me agrada muito: O cinema. Este trabalho ser uma breve analise sobre os trabalhos de Victor Turner, e sua extensa bibliografia sobre liminaridade e o trabalho de Jodorowsky, cineasta liminide e suas vises contestadoras sobre tabus, metforas ou arqutipos da sociedade ocidental. Turner concebe a sociedade no como um todo orgnico onde as aes e reaes so adequadas e previstas por um sistema, como muitos autores contemporneos seus acreditavam. Este portanto percebia a dinmica que existe dentro da estrutura social, porm ela tambm no seria apenas uma das consequncias do livre-arbtrio humano, a resistncia natural h o que chama de racionalidade manifesta como alguns autores russos acreditavam. A dinmica estaria prevista pela prpria estrutura, que seria responsvel por criar espaos antiestruturais onde pemitido escapar da ordem vigente. Este espao seria o que Van Gennep, ao estudar os ritos de passagem, chama de perodo liminar, o local onde h igualdade, onde o sagrado e o profano se confundem, o processo necessrio a se passar para mudar de um status para outro. Mesmo que Van Gennep estivesse focando principalmente nos rituais, o paradigma da liminaridade seria, segundo Turner, muito importante para analisar diversos outros processos extrarituais. Este seria um vo entre mundos ordenados, onde quase tudo pode acontecer 1 A liminaridade seria onde se possivel formular uma srie potencialmente ilimitada de arranjos sociais alternativos(p.13). Reconhecidamente um espao que deve ser reprimido, pelo perigo social que traz, sendo assim controlado pelos tabus que o circunda. Nas sociedades industirais, Turner diz que esse controle se d pelas legislaes que existem contra as pessoas que se utilizam de gneros liminides (ele cita a literatura, o cinema e o jornalismo), capazes de subverter os padres sociais. Neste caso, analiso um exemplo de um artista, ator, cineasta, mmico, escritor, e psicomago, que utiliza uma linguagem bastante peculiar em suas construes narrativas. Aqui basicamente tomo como referncias trs de seus filmes: El Topo (1970), A Montanha Sagrada (1973) e Santa Sangre (1989). No podemos deixar de pensar nos contextos onde ambos pensamentos (de Jodorowsky e de Turner) foram concebidos. Em uma poca de intensas contestaes polticas, onde as
1

TURNER, Victor. Dramas Campos e Metforas Ao simblica na sociedade humana. Niteri: 2008, EdUFF. (p.12)

referncias estruturais do mundo moderno estavam sendo questionadas, onde a mudana de paradigma era uma necessidade eminente para muitos dos pensadores da poca. Poder pensar numa estrutra social como processo, assim como romper com os tabus arqutipicos da sociedade, era uma forma de demonstrar tambm a sua insatisfao com o status quo. Nascido em1929 na cidade de Tocopilla no Chile, Jodorowsky filho de imigrantes russos que trabalhavam como artistas de circo. Passando sua infncia como artista mambembe, Jodorowsky nos anos de 1940 e 1950 produz um movimento culturalno Chile junto com outros jovens que atuavam peas como mmicos no Teatro Experimenta da Universidade do Chile. Aos 23 anos, muda-se para Paris, onde funda em 1962 o Movimento Pnico, em aluso ao deus Pan (ou Bacco), onde se manfestavam atravs de trs elementos bsicos: terror, humor e simultaneidade. Objetivo era rir da filosofia francesa e mundial, pois sua seriedade no estava servindo de nada. Jodorowsky a partir da volta Amrica Latina, dessa vez ao Mxico, onde inicia sua carreira de cineasta, com os filmes Fando y Lis e em seguida El Topo, ambos no ano de 1970.2 Jodorowsky aproveita o lugar liminar que o cinema encontra-se para fazer as mais diferentes crticas sociedade ocidental, desde os tabus religiosos, a violncia e as imposies dos padres sociais e sexuais. Seus filmes so classificados como surrealistas, seus roteiros tocam geralmente em arqutipos profundamente enrraizados na estrutura social.

Imagem 1: Cena do Filme A Montanha Sagrada (1973), onde um homem que representa a figura de Jesus Cristo, embebedado e tiram o molde do corpo dele quando desmaiado para que sejam feitas imagens com sua representao. Ao acordar e ver centenas de imagens sua, as quebra.
2

Informaes extradas de seu site oficial: www.clubcultura.com/clubliteratura/clubescritores/jodorowsky/bio.htm

Em seus filmes, sagrado e profano so o tempo todo expostos em um mesmo plano. H esforos em todos eles para que as barreiras pelas quais as divises entre ambas instncias sejam rompidas. Estruturalistas como Durkheim e Malinowski, distinguiam o sagrado e o profano em esferas contraditrias, preocupados mais com a estabilidade e com o equilbrio, a mudana e o conflito seriam sintomas de uma anomia social, uma patologia. Leach desconstri toda essa perspectiva, e concebe que o sagrado e o profano so constituies misturadas, onde existem espaos profanos no sagrado e sagrados no profano. Turner tambm trabalha com essa perspectiva onde o processo da liminaridade (devir) pode misturar ambas as esferas, e ainda, por meio dele que as posies sociais (ser) podem ser questionadas. Segundo Turner: O Anormal revela o normal, assim como a estrutura revelada pela antiestrutura,3 em minha opinio este o foco principal de Jodorowsky. Ao estar de um lugar liminar dentro da sociedade, enquanto artista, utiliza-se das ferramentas que possui para provocar essa abertura na percepo da propria estrutura.

Imagem 2: Cena do Filme A Montanha Sagrada(1973), o exrcito mexicano em ao carregando carcaas de cachorros crucificados.

No pretendo aqui falar de todos os simbolismos que so apresentados em seus filmes, pois eles no seriam fceis de serem analisados, e tambm no acredito que seja esse o objetivo de Jodorowsky quando contri sua narrativa, o que deixa claro ao final do filme A Montanha Sagrada, quando um grupo de importantes empresrios de vrios planetas, precisam se livrar de seus bens materias, seus vcios e suas virtudes para conseguirem alcanar a Montanha Sagrada. Ao atingirem o topo da montanha revela-se que no havia nada. Era apenas uma iluso, e eles eram apenas atores de um filme.
3

Ibidem: p.30

O enredo apenas uma base para uma comunicao imagtica de simbolos que falam por si s, o que se assemelha muito idia dos Sacras, apresentada por Turner. Para Turner, a comunicao dos sacra o cerne da questo liminar, e essa comunicao constituda de trs componentes: (1) exibies, o que se mostra; (2) aes,o que se faz; (3) instrues, o que se diz. (p. 147). So exibidos os objetos mais variados, porm no sua forma externa que importante, mas sua interpretao que complexa. Exageros caricaturais servem para transformar os objetos frizados em objeto de reflexo., e as reflexes podem ser baseadas nas ideias familiarizadas pelo nefito, como podem se objetos de especulao onde novas idias podem ser concebidas. Segundo Turner, a Liminaridade o reino da hiptese.4 (p.152)

Imagem 3: Imagem do filme Santa Sangre (1989), onde o personagem atormentado por sua me. Dono de um circo, seu marido cortou seus dois braos quando esta descobre o caso amoroso dele com uma outra artista do espetculo. Ambos morrem na ocasio. O filho enlouquece e imagina ser os braos de sua me, e que precisa assassinar todas as mulheres com quem se relaciona.

Jodorowsky utiliza-se de uma ferramenta muito similar ao dos Sacras nas construes de suas narrativas. Seu cinema surrealista deixa muitos espaos, no possuindo uma linearidade, assim o prprio espectador pode ir construindo seu entendimento a partir de suas prprias percepes. Porm nos Sacras, enquanto modelo simblico para todo o sistema de crenas e valores de uma dada cultura, possue um paradigma arquetpico e medida ultima. Seria o incio de tudo na concepo de determinada cultura, onde, segundo Turner, os sujeitos liminares so expostos aos pressupostos bsicos de sua cultura. Recebem por esse contato o poder de realizar as tarefas de seu novo cargo ou status, adiquirido pelo o que v e o que ouve que vem dos sacras. Portanto, a comunicao dos Sacras (1) ensina o iniciado a pensar abstratamente sobre sua cultura, (2) fornece os padres bsicos de referncia de sua cultura, (3) e com isso
4

TURNER, Victor. Floresta de Smbolos

modificando a natureza , transformando um tipo de ser humano em outro. (p.154). O ritual ento une o homem ao seu status, porm esse juno necessita passar por um momento onde o individuo em liberdade reflete sobre o que aprende e capaz assim de modificar as estruturas. No cinema de Jodorowsky, as imagens serviriam para retirar seus espectadores de seus status novamente, onde o artista pode compartilhar sua viso sobre estes arqutipos da estrutura. Seria o sujeito liminar na figura do cineasta se unindo novamente a estrutura sem que sua figura ambga e antiestrutural necessitasse ser modificada. Os smbolos apresentados so multivocais transformando novamente os sujeitos possuidores de um status, em sujeitos liminares. Igualando artista e espectador, Jodorowski faz o caminho contrrio, dando novas possibilidades para imagens que j passaram por esse momento liminar de cada sujeito uma vez. Outra forma de compreenso proposta por seu cinema.

Imagem 4: Cena do filme El Topo, onde um grupo de pessoas possuidoras de deficincias fisicas por conta de incestos sucessvos so excludas na profundeza de uma caverna. Com a chegada de uma espcie de salvador, conseguem sair da caverna, porm, no mesmo momento em que voltam para a sociedade que os excluu, so assassinados.

Concluso: Acredito ainda estar formulando questes para compreender ambos pensamentos sobre perspectivas similares, porm j podemos perceber algumas nuances que revelam o status liminide que o cinema possui dentro da cultura ocidental. A representao cinematogrfica no necessiaramente possui uma narrativa linear, compreensiveis a primeira vista, e o cinema surrealista de Jodorowsky uma referncia. No pretendi com essa exposio, destrinchar suas crticas, os simbolismos que envolvem seus filmes, ou responder s questes que este coloca. Aqui apenas olhei para estes filmes tentando perceber o cinema como um lugar potencialmente

antiestrutural, alm de tentar ver as influncias liminares que a narrativa de Jodorowsky pode exercer em sujeitos de status. Como que a partir de uma ferramenta como o cinema, se pode ser capaz de retirar por algumas horas os sujeitos de seus lugares definidos, coloc-los no indefinido para que novamente questionem seus sacras. Essa concluso no definitiva, mas uma vontade de um caminho a ser ainda percorrido. Bibliografia LEACH, Edmund. Sistemas Polticos da Alta Birmnia. So Paulo: 1996. Ed. Da Universidade de So Paulo TURNER, Victor. Floresta de Smbolos. Niteri: 2005. EdUFF TURNER, Victor. Dramas, Campos e Metforas. Niteri: 2008. EdUFF VAN GENNEP, Os Ritos de Passagem, Petrpolis: 1978. Vozes

Вам также может понравиться