Вы находитесь на странице: 1из 165

___________________________________________________________________

CURSO DO PROF. DAMSIO A DISTNCIA

MDULO XX

CURSO ANUAL OPO 3


Direito Econmico e Financeiro Direito Eleitoral Direito Internacional Direito Previdencirio Direitos Humanos Medicina Legal

__________________________________________________________________ Praa Almeida Jnior, 72 Liberdade So Paulo SP CEP 01510-010 Tel.: (11) 3346.4600 Fax: (11) 3277.8834 www.damasio.com.br

___________________________________________________________________

CURSO DO PROF. DAMSIO A DISTNCIA

MDULO XX

DIREITO ADMINISTRATIVO

__________________________________________________________________ Praa Almeida Jnior, 72 Liberdade So Paulo SP CEP 01510-010 Tel.: (11) 3346.4600 Fax: (11) 3277.8834 www.damasio.com.br

_________________________________________________________________________ MDULO XX DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO

1. RESPONSABILIDADE DO ESTADO

1.1. Definio
A responsabilidade do Estado se traduz numa obrigao, atribuda ao Poder Pblico, de compor os danos patrimoniais causados a terceiros por seus agentes pblicos tanto no exerccio das suas atribuies quanto agindo nessa qualidade. Para o ressarcimento do prejuzo necessrio que esse seja certo, especial e anormal. P.: Qual a extenso da expresso agentes pblicos? R.: A expresso engloba:

Agentes polticos: parlamentares; Servidores pblicos: funcionrios pblicos, empregados pblicos e contratados em carter temporrio. Assim: funcionrio pblico o servidor que titulariza um cargo (est sob o regime estatutrio); empregado pblico o servidor que titulariza um emprego (regime celetista; no o mesmo da iniciativa privada); contratados em carter temporrio so aqueles cuja contratao baseada no art. 37, inc. IX, da Constituio Federal (para atender necessidade temporria de excepcional interesse pblico).

Tanto o funcionrio como o servidor pblicos so servidores nomeados em carter efetivo, por meio de concurso pblico.

Particulares em colaborao com o Estado: so aqueles que, embora no titularizem cargo ou emprego, prestam uma colaborao ao Estado, em carter episdico (p. ex.: pessoas convocadas para integrar Jri, mesrio em eleies etc.).

O Estado pode ser responsabilizado pelos danos causados por ao ou omisso dos agentes pblicos, quando esses atuarem no exerccio de suas atribuies.

_________________________________________________________________________ MDULO XX DIREITO ADMINISTRATIVO

1.2. Evoluo Histrica


a) Irresponsabilidade do Estado

Nessa fase, o Estado no respondia por qualquer prejuzo causado a terceiros. Seu apogeu ocorreu no perodo do Absolutismo Europeu. O Estado jamais poderia ser acionado para compor os danos sofridos por terceiros. Prevalecia a mxima The King can do no wrong (O rei nunca erra). b) Responsabilidade subjetiva ou com culpa (Teoria Civilista) O Estado passa a responder mediante a comprovao de culpa que poderia recair sobre o agente ou sobre o servio. A culpa recaa sobre o agente quando era possvel sua identificao; caso contrrio, incidia sobre o servio. Nessa hiptese ocorria a chamada culpa annima. A culpa pela prestao do servio era identificada pela expresso faute du service, traduzida como culpa ou falta do servio. Verificava-se, quando o servio: no funcionava; funcionava mal; funcionava atrasado.

Desta forma, por exemplo, num incndio: se o corpo de bombeiros no aparecesse; se, presente, no dominasse o fogo; se chegasse depois que o fogo estivesse controlado.

c) Responsabilidade objetiva (Teoria Publicista)

O Estado responde pelos danos causados com base no conceito de nexo de causalidade na relao de causa e efeito existente entre o fato ocorrido e as conseqncias dele resultantes. No se cogita a necessidade de aquele que sofreu o prejuzo comprovar a culpa ou o dolo, bastando apenas a demonstrao do nexo de causalidade. A responsabilidade objetiva possui duas variantes:

Responsabilidade objetiva com base no risco integral: o Estado obrigado a indenizar qualquer prejuzo sofrido por terceiros, ainda que no tenha dado causa a ele. Pela teoria do risco integral, o Estado no pode invocar em sua defesa as chamadas excludentes de responsabilidade.
2

_________________________________________________________________________ MDULO XX DIREITO ADMINISTRATIVO

Responsabilidade objetiva com base no risco administrativo: o Estado s responde pelos prejuzos, causados a terceiros, que tenha provocado. permitido ao Estado invocar em sua defesa as excludentes de responsabilidade.

1.3. Histrico no Brasil


a) Constituio de 1937 Art. 158: Os funcionrios pblicos so responsveis, solidariamente, com a Fazenda Nacional, Estados e Municpios, por quaisquer prejuzos decorrentes de negligncia, omisso ou abuso no exerccio de seus cargos. No havia necessidade de ao de regresso, uma vez que o funcionrio pblico respondia solidariamente poderia ser acionado conjuntamente com a Fazenda. Existia a chamada responsabilidade subjetiva solidria. b) Constituio de 1946 Art. 194: As pessoas jurdicas de direito pblico interno so civilmente responsveis pelos danos que seus funcionrios, agindo nesta qualidade, causarem a terceiro. Pargrafo nico. Caber-lhes- ao regressiva contra os funcionrios causadores do dano, quando tiver havido culpa destes. O funcionrio somente respondia se fosse comprovada a sua culpa em ao regressiva, desaparecendo a solidariedade. c) Constituio de 1967 e 1969 Art. 105: As pessoas jurdicas de direito pblico respondem pelos danos que seus funcionrios, nesta qualidade, causarem a terceiros. Pargrafo nico. Caber ao de regresso contra o funcionrio que agiu com culpa ou dolo. Acrescenta a possibilidade de ao regressiva no caso de dolo do agente. d) Perfil atual art. 37, 6., da Constituio Federal As pessoas jurdicas de direito pblico e as de direito privado, prestadoras de servios pblicos, respondero pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsvel nos casos de dolo ou culpa. Pessoas jurdicas de direito pblico so aquelas que integram a Administrao (direta e indireta).
3

_________________________________________________________________________ MDULO XX DIREITO ADMINISTRATIVO

As empresas pblicas e as sociedades de economia mista respondem quando estiverem prestando servio pblico. Aquelas que exploram atividade econmica no se obrigam a responder, de acordo com o art. 37, 6., da Constituio Federal; sua responsabilidade equipara-se das empresas privadas ( subjetiva, depende da demonstrao de culpa). Conclui-se que h pessoas que integram a Administrao Pblica e no respondem na forma do 6. do art. 37 da Constituio Federal; contudo, existem pessoas que, embora no integrem a Administrao Pblica, respondem na forma do 6. do art. 37 (p. ex.: concessionrios e permissionrios que prestam servios pblicos). O dano que gera a indenizao deve ser:

Certo: o dano real, efetivo, existente. Para requerer indenizao do Estado necessrio que o dano j tenha sido experimentado. No se configura a possibilidade de indenizao de danos que podem eventualmente ocorrer no futuro. Especial: o dano que pode ser particularizado, aquele que no atinge a coletividade em geral; deve ser possvel a identificao do particular atingido. Anormal: aquele que ultrapassa as dificuldades da vida comum, as dificuldades do cotidiano. Direto e imediato: o prejuzo deve ser resultado direito e imediato da ao ou omisso do Estado, sem quebra do nexo causal.

O dano indenizvel pode ser material e/ou moral e ambos podem ser requeridos na mesma ao, se preencherem os requisitos expostos.

1.3.1. Ao de regresso Requisitos


Os requisitos para a ao de regresso so:

condenao com trnsito em julgado; caracterizao de culpa ou dolo.

A Lei n. 4.619/65 estabelece o prazo de 60 dias para acionar o agente, a partir do trnsito em julgado da sentena condenatria.

_________________________________________________________________________ MDULO XX DIREITO ADMINISTRATIVO

1.4. Excludentes ou Atenuantes da Responsabilidade


No Brasil, a responsabilidade objetiva, baseada no conceito de nexo causal, na modalidade de risco administrativo. Uma vez acionado, o Estado pode invocar em seu favor as excludentes ou atenuantes de responsabilidade. A doutrina diverge quanto ao tipo de responsabilidade existente no Brasil. Assim:

Segundo Hely Lopes Meirellesa responsabilidade objetiva na modalidade de risco administrativo, no importando a natureza do dano (se advindo da omisso ou ao do Estado). Para Celso Antnio Bandeira de Mello, se o dano for decorrente de uma omisso, significa que a responsabilidade recaiu sobre a no prestao de servio, ou prestao deficiente, sendo a responsabilidade, na viso deste doutrinador, subjetiva (faute du service). No que tange s conseqncias da ao do Estado, Celso Antnio Bandeira de Mello concorda com Hely Lopes Meirelles, ou seja, a responsabilidade ser objetiva.

So excludentes de responsabilidade: caso fortuito, fora maior e culpa da vtima. O nexo de causalidade fica descaracterizado caso aparea uma dessas trs circunstncias, podendo o Estado afastar ou mitigar sua responsabilidade. P.: O Estado responde por morte de um manifestante em uma passeata? R.: Depende. Se o Estado foi avisado que a passeata iria sair e no tomou providncias para manter a segurana, ou tomou providncias insuficientes, responder pela morte do manifestante. Se o Estado no foi avisado sobre a passeata, no responder pelos prejuzos decorrentes da manifestao.

1.5. Pontos Polmicos


a) Denunciao da lide Alguns autores (Hely Lopes Meirelles e Celso Antnio) entendem no poder denunciar lide o agente responsvel pelo prejuzo, pois o fundamento jurdico da responsabilidade do Estado e do agente diferente: para aquele demonstra-se apenas o nexo causal; para esse preciso provar o dolo ou culpa. O art. 70, inc. III, do Cdigo de Processo Civil, contudo, dispe que a denunciao obrigatria quele que estiver obrigado, por fora de lei ou de contrato, a indenizar em sede de ao regressiva. Hely Lopes Meirelles entende que, no obstante o disposto, somente seria aplicado nas relaes particulares. Para os demais autores, que defendem a responsabilidade subjetiva do Estado, a denunciao da lide seria possvel considerando-se o fundamento jurdico da responsabilidade do Estado e do agente ser o mesmo (a demonstrao da culpa).
5

_________________________________________________________________________ MDULO XX DIREITO ADMINISTRATIVO

b) Ao direta contra o agente pblico Hely Lopes Meirelles entende que no h possibilidade de ingressar com ao diretamente contra o agente, porque o 6. do art. 37 da Constituio Federal dispe que a responsabilidade do Estado que tem direito regressivo contra o causador do dano. Outros autores entendem que a possibilidade existe, tendo em vista que quem sofreu o prejuzo poder optar por quem ir acionar. Concluem, entretanto, que se a vtima ingressar com ao direta contra o agente pblico no poder, mais tarde, acionar o Estado.

1.6. Responsabilidade Judicial


De acordo com o art 5., inc. LXXV, da Constituio Federal, o Estado responde por erro judicial, assim como na hiptese do condenado previsto na sentena. No exclui ou atenua a responsabilidade do Estado, o fato de o agente no ingressar com ao no momento cabvel para sair da priso (no h culpa concorrente). O erro judicial configura-se quando a sentena dada alm dos limites fixados no ordenamento jurdico. Quando a sentena reformada em segunda instncia, no h erro judicial. A motivao da deciso serve para verificar se a sentena ultrapassa seus limites (consiste em mencionar o dispositivo legal aplicvel e relacionar os fatos que concretamente levaram sua aplicao). O art. 133 do Cdigo de Processo Civil estabelece a possibilidade de responsabilizar o juiz, por perdas e danos, em duas hipteses:

quando, no exerccio das suas funes, agir com dolo ou fraude; quando se recusar, omitir, ou retardar a tomada de alguma providncia, sem justo motivo.

1.7. Responsabilidade Legislativa


O Estado responde por leis inconstitucionais que causarem prejuzos a terceiros, desde que a inconstitucionalidade tenha sido declarada pelo Poder Judicirio. Os prejuzos no se limitam ao dano efetivo, englobando os lucros cessantes e os danos emergentes.

1.8. Responsabilidade Nuclear

_________________________________________________________________________ MDULO XX DIREITO ADMINISTRATIVO

O Estado responde por prejuzos, causados a terceiros, decorrentes de atividades nucleares. De acordo com o art. 21, inc. XXIII, c, da Constituio Federal, o Estado responde, independentemente de culpa; basta que haja o nexo de causalidade (responsabilidade objetiva). De acordo com o art. 49, inc. XIV, da Constituio Federal, de competncia exclusiva do Congresso Nacional aprovar atos do Poder Executivo relativos instalao de usinas nucleares. Para alguns autores, os riscos relativos energia nuclear incidiriam na modalidade risco integral (posio minoritria). Segundo a doutrina majoritria, a responsabilidade objetiva recai sobre a espcie risco administrativo.

Todos os direitos reservados. terminantemente proibida a reproduo total ou parcial deste material didtico, por qualquer meio ou processo. A violao dos direitos autorais caracteriza crime descrito na legislao em vigor, sem prejuzo das sanes civis cabveis.

___________________________________________________________________

CURSO DO PROF. DAMSIO A DISTNCIA

MDULO XX

DIREITO CIVIL

__________________________________________________________________ Praa Almeida Jnior, 72 Liberdade So Paulo SP CEP 01510-010 Tel.: (11) 3346.4600 Fax: (11) 3277.8834 www.damasio.com.br

_________________________________________________________________________ MDULO XX DIREITO CIVIL

DIREITO CIVIL Prof. Vitor Frederico Kmpel

1. PARENTESCO E FILIAO

1.1. Parentesco
Parentesco um vnculo jurdico imaterial e permanente que liga uma pessoa a um ascendente comum.

1.1.1. Espcies
H quatro espcies de parentesco. a) Parentesco consangneo Antigamente, fora do casamento, havia dois tipos de parentesco: o natural (filhos daqueles que, embora no casados, no tinham nenhum impedimento matrimonial) e o esprio (filhos daqueles que no eram casados e possuam impedimentos matrimoniais). Esses ltimos podiam ser adulterinos, incestuosos ou sacrlegos (quando um dos pais havia feito voto de castidade). Com a Constituio de 1988, essa distino entre filhos naturais e filhos esprios foi descartada.

b) Parentesco por afinidade o parentesco entre um cnjuge e os parentes do outro cnjuge. H uma relao de pessoalidade, visto que o vnculo s criado diretamente, ou seja, o cnjuge parente dos parentes do outro cnjuge, entretanto, os parentes de um cnjuge no tero parentesco com os parentes do outro cnjuge (no h a figura, por exemplo, do concunhado). Na linha reta, esse parentesco indissolvel (sogro e sogra com genro e nora).

c) Parentesco legal aquele advindo de adoo.


1

_________________________________________________________________________ MDULO XX DIREITO CIVIL

d) Parentesco espiritual o parentesco entre todos aqueles que tenham vnculo pelo batismo. Foi um parentesco expresso no Cdigo Cannico.

1.2. Filiao
um parentesco em linha reta de primeiro grau. Sob o aspecto material, a filiao absolutamente idntica, ou seja, todos os filhos so iguais dentro do sistema jurdico. Porm, obviamente os filhos advindos do casamento tm uma constituio distinta dos filhos advindos fora do casamento, pis a presuno pater is s pode ser aplicada para os filhos advindos do casamento. Alm disso, as igualdades entre os filhos tambm so igualdades no Direito Pblico, quer para limitaes, quer para concesses. H, entretanto, diferenas sob o aspecto formal, havendo uma classificao quanto origem (filhos havidos no casamento e filhos fora do casamento). O Cdigo de 1916 distinguia os filhos em legtimos, legitimados, ilegtimos e adotivos. O filho ilegtimo podia ser natural ou esprio (que pode ser adulterino ou incestuoso). O filho legtimo era aquele havido e concebido durante o casamento dos pais. Era uma presuno de legitimidade que estava disposta no artigo 338 do Cdigo Civil de 1916. O novo Cdigo Civil, muito embora entenda que todos os filhos so legtimos, continua a presumir concebidos na constncia do casamento os filhos nascidos 180 dias aps a data do casamento ou nos 300 dias subseqentes dissoluo do casamento. O filho ilegtimo era aquele concebido por pais no casados e que no chegavam a se casar. O filho ilegtimo poderia ser natural, quando os pais no tivessem impedimentos para o casamento, ou esprio, quando os pais tivessem impedimentos para se casar. O filho ilegtimo esprio poderia ser adulterino (filho de amantes) ou incestuoso (filho de parentes ou afins em linha reta). O filho esprio, de acordo com o artigo 358 do Cdigo Civil de 1916, no poderia ser reconhecido, no tendo os direitos dos filhos legtimos ou naturais. Essas restries, entretanto, desapareceram. O artigo 358 do Cdigo Civil de 1916 foi revogado pela Lei n. 7.841/89. Hoje toda a matria histrica.

1.2.1. Reconhecimento de filhos havidos no casamento


Para os filhos advindos do casamento, aplicam-se as regras dos artigos 1.596 a 1.606 do Cdigo Civil. H uma presuno pater es quem justae nuptiae demonstrant (o pai aquele que se apresenta na constncia do casamento artigo 1597 do Cdigo Civil 180 dias aps o
2

_________________________________________________________________________ MDULO XX DIREITO CIVIL

incio do casamento e 300 dias aps o fim do casamento). No primeiro caso (180 dias aps o incio do casamento), o cartrio registrava com a anuncia do pai. A me poderia registrar sozinha, e o pai poderia ingressar com uma ao negatria para a desconstituio do registro. O pai no poderia negar a paternidade se houvesse a posse do estado de filho (artigo 1.604 do Cdigo Civil). A posse do estado de filho implicava trs situaes:

nominatio: utilizava o nome do pai; tractus: era tratado pelo pai como filho; reputatio: todos enxergavam o sujeito como filho.

As causas de pedir dessa ao somente poderiam ser a falta de relao sexual por impotncia coeundi e generandi, a separao judicial sem reconciliao e a ausncia. No poderia ser invocada a exceptio plurium concubentius (vrias relaes sexuais da mulher). O novo Cdigo Civil continuou retrgrado autorizando o marido a contestar a paternidade, porm no podendo falar exclusivamente no adultrio da mulher (artigo 1.600), o que irrelevante, pois com os exames modernos de paternidade qualquer alegao (causa de pedir) legtima desde que fundamentada. Alis, essa a posio do Superior Tribunal de Justia. O novo Cdigo Civil no s manteve a presuno de paternidade, alis, vrios autores entendiam que por fora da Lei n. 8560/92 tal presuno j no existia mais, como ampliou a presuno a presuno. Alis, em matria de famlia muita coisa foi dita e escrita sem o devido estudo e cuidado que o tema merecia. Hoje, alm das presunes temporais do artigo 1597, incisos I e II, temos outras trs presunes:

havidos por fecundao artificial homloga, mesmo que falecido o marido; havidos, a qualquer tempo, quando se tratar de embries excedentrios, decorrentes de concepo artificial homloga; havidos por inseminao artificial heterloga, desde que tenha prvia autorizao do marido.

1.2.2. Reconhecimento de filhos havidos fora do casamento


A Lei n. 8.560/92 dispunha sobre o reconhecimento da filiao de filhos havidos fora do casamento. Antigamente, os filhos adulterinos no podiam ser reconhecidos, entretanto, hoje, qualquer filho havido fora do casamento poder ser reconhecido das seguintes formas: voluntria, administrativa, judicial. A Lei n. 8.560/92, apesar de na estar
3

_________________________________________________________________________ MDULO XX DIREITO CIVIL

totalmente revogada, est derrogada pelos artigos 1.607 a 1.617, o que significa que em parte est revogada e parte continua em vigor.

a) Reconhecimento voluntrio aquele que se d por vontade do genitor. Pode ser feito por cinco meios:

Registro civil: o pai vai ao cartrio e registra o filho. Se o genitor no for casado, precisa de consentimento do filho, se esse for maior, ou do representante legal. Testamento: pode reconhecer o filho por testamento, como ato de ltima vontade (mesmo se o pai fosse casado). Escritura pblica: o genitor vai ao tabelionato e reconhece o filho no Registro Civil. Documento particular: o pai pode reconhecer o filho por um documento particular autntico. Declarao judicial: o filho pode ser reconhecido por meio de qualquer declarao, em qualquer processo.

b) Reconhecimento administrativo aquele pelo qual a me registra a criana e aponta o nome do pai, que chamado pelo juiz e reconhece o filho. A me comparece ao Registro Civil e aponta o nome do pai. O Cartrio no pode registrar, tendo em vista que o pai casado. A me deve assinar um termo, que enviado ao Juiz-corregedor do Cartrio. O juiz instaura um procedimento administrativo e notifica o suposto pai para comparecer em Juzo em 30 dias. Se o suposto pai comparecer em Juzo, ele poder aceitar ou no reconhecer o filho. No caso de aceitar, o juiz faz um termo e manda reconhecer. Se o suposto pai no reconhece administrativamente ou no comparece em Juzo, o juiz manda os autos ao Ministrio Pblico para que se promova uma ao de investigao de paternidade.

c) Reconhecimento judicial A me ou o Ministrio Pblico ingressa com uma ao de investigao de paternidade, que segue o rito ordinrio. No caso de a me ingressar, o Ministrio Pblico funcionar como custus legis. A ao de investigao de paternidade aceita cumulao com pedidos de alimentos e petio de herana. No caso de petio de herana, exige-se o ingresso no inventrio, com
4

_________________________________________________________________________ MDULO XX DIREITO CIVIL

reserva de bens para garantir a herana do filho investigado. Essa ao admite qualquer tipo de prova. A percia fundamental para se provar a paternidade.

1.3. Efeitos do Parentesco 1.3.1. Impedimentos matrimoniais


O artigo 1.521 do Cdigo Civil dispe alguns impedimentos por conta do parentesco. O inciso I dispe que no podem se casar descendentes e ascendentes. O inciso IV dispe que no podem se casar irmos e colaterais at o 3. grau. Nos casos dos colaterais at o 3. grau, entretanto, podero se casar se houver autorizao judicial baseada em laudo mdico. Essa matria bastante discutvel pois muito embora os autores que j tratam do novo Cdigo Civil entenderem que o Decreto n. 3.200/41 continua em vigor, recepcionam a hiptese sem esclarecer o porque. Todas as leis especiais esto revogadas se incompatveis com o novo Cdigo Civil ou se no forem expressamente ressalvadas por ele. Portanto, os colaterais em terceiro grau no podem se casar de acordo com o novo Cdigo Civil, no podendo estar recepcionado o Decreto-lei n. 3200/41.

1.3.2. Alimentos
H um dever de assistncia material. A lei estabelece, em alguns casos especiais, as pessoas que devem alimentos a outras. Entre essas pessoas, incluem-se os parentes. Os ascendentes e descendentes devem alimentos entre si. Esse direito decorre do direito natural (artigos 1.694 e 1.696 do Cdigo Civil). O artigo 1.697 do Cdigo Civil dispe que, na falta de ascendentes, devem alimentos os avs ou bisavs. O dever de alimentar recproco, isso significa que o pai poder requerer alimentos aos filhos. O artigo 1.696 do Cdigo Civil dispe que os pais necessitados devem ser assistidos pelos seus filhos maiores. Se os filhos menores tiverem condies de assistir os pais, devero tambm faz-lo. Os irmos tambm se devem assistncia (artigo 1.697 do Cdigo Civil). Um irmo poder acionar o outro na falta de ascendentes ou descendentes. Os colaterais at 3. grau no tm dever jurdico de assistncia.

1.3.3. Sucesso hereditria


O direito herana assegurado, constitucionalmente, prioritariamente aos parentes. A sucesso normal entre os parentes. Pode ser legtima (quando h previso na lei) ou testamentria. O artigo 1.829 do Cdigo Civil dispe sobre os herdeiros legtimos: I
5

_________________________________________________________________________ MDULO XX DIREITO CIVIL

descendentes; II ascendentes; e IV colaterais at o 4. grau (primos). Os descendentes prximos tm prioridade sobre remotos. Os descendentes, ascendentes e o cnjuge so considerados herdeiros necessrios, ou seja, eles tm direito, necessariamente, a no mnimo metade da herana (artigo 1.846 do Cdigo Civil). Essa metade a que tm direito no objeto de testamento.

1.3.4. Afinidade
Est prevista na lei como uma espcie de parentesco. um parentesco por fico legal. A lei estabelece um vnculo que une um cnjuge e os parentes do outro cnjuge. S existir afinidade se houver casamento ou unio estvel; nos casos de concubinato e unio estvel, no h afinidade (artigo 1.595 do Cdigo Civil). Os parentes por afinidade so cunhados, sogras, sogros, genros, noras, enteados, madrastas e padrastos.
C
pai

D
me

E
pai

F
me

casados A G
irmo

B H
irmo

No h afinidade entre os parentes de A e os parentes de B (exemplo.: no h afinidade entre G e H). H vnculo entre C, D e B; entre E, F e A; entre A e L, entre B e J; entre A e H, entre B e G. No caso dos filhos J (filho somente de A) e L (filho somente de B), eles no possuem vnculo entre si, no havendo nenhum impedimento, inclusive para o casamento.

J
filho

I
filho

L
filho

Enquanto subsiste o casamento, existem impedimentos que decorrem dessa afinidade. Aps a dissoluo do casamento, persiste o vnculo de afinidade em linha reta (artigo 1.595, 2., do Cdigo Civil: na linha reta, a afinidade no se extingue com a dissoluo do casamento ou da unio estvel). Ento, o vnculo entre o genro e o sogro no se extingue com a dissoluo do casamento. A persistncia da afinidade em linha reta leva ao impedimento do artigo 1.521, inciso II, do Cdigo Civil. Os afins em linha reta no podem se casar (sogro, sogra, enteados, genro, nora, madrasta e padrasto). Diversamente, a afinidade em linha colateral desaparece com a dissoluo do casamento. Ento os cunhados, com a dissoluo do casamento, perdem o vnculo de afinidade podendo, inclusive, casar-se.

_________________________________________________________________________ MDULO XX DIREITO CIVIL

2. ALIMENTOS

O direito a alimentos est ligado ao direito vida, tendo como base o direito natural. Alm disso, o direito positivo trata desse direito-dever de alimentar e ser alimentado (artigo 5. e seu inciso LXVII da Constituio Federal/88; artigos 1694 a 1708 do Cdigo Civil; artigos 100, inciso I, 852 e 733, do Cdigo de Processo Civil, e Lei n. 5.478/68).

2.1. Conceito
Os alimentos no se referem to-somente ao sustento da pessoa, mas tambm a outras necessidades. Por esse motivo, podem ser definidos como prestaes peridicas devidas por fora de lei, de uma pessoa a outra, a fim de atender s suas necessidades bsicas para uma vida digna.

2.2. Classificao 2.2.1. Espcies

a) Alimentos naturais So aqueles que se referem ao prprio sustento da pessoa.

b) Alimentos civis Visam ao atendimento das necessidades bsicas para uma vida digna (sustento, moradia, vesturio, sade, educao, transporte e lazer).

2.2.2. Quanto forma de pagamento

a) Alimentos in natura O pagamento feito com o prprio bem que atende necessidade (exemplos: cesta bsica, casa etc.).

_________________________________________________________________________ MDULO XX DIREITO CIVIL

b) Alimentos in pecunia O pagamento realizado em dinheiro para que se atenda necessidade. Nesse caso ser fixado um valor.

2.2.3. Processualmente

a) Alimentos provisionais Requeridos na cautelar.

b) Alimentos provisrios Concedidos no incio da lide, liminarmente, como pedido de tutela antecipada.

c) Definitivos Concedidos na sentena.

2.3. Caractersticas

a) Personalssimo Somente cabe pessoa que tem direito ao alimento.

b) Indisponvel No se pode passar o direito a terceiros.

c) Irrenuncivel No se pode renunciar, tendo em vista que se estar renunciando ao prprio direito vida.
8

_________________________________________________________________________ MDULO XX DIREITO CIVIL

d) Imprescritvel No h prazo prescricional para requerer o direito a alimentos.

e) Irrepetvel Os alimentos so irrestituveis, ou seja, se a pessoa recebe indevidamente, quem pagou os alimentos no pode requerer a restituio do valor pago.

f) Mutvel Admite reviso, por meio de uma ao revisional, que pode visar exonerao, reduo ou aumento dos alimentos.

2.4. Requisitos 2.4.1. Legitimidade


Devem ser legtimos, tanto o autor quanto o ru. Podem pedir alimentos:

cnjuges na constncia da unio conjugal ou aps a dissoluo; companheiros; parentes ascendentes em linha reta (pais e filhos) e colaterais em linha reta (irmos entre si); tutor e tutelado; curador e curatelado.

2.4.2. Necessidade
Deve-se provar a necessidade do alimentando.

2.4.3. Capacidade
Deve-se verificar se o alimentante possui condies financeiras de alimentar.

_________________________________________________________________________ MDULO XX DIREITO CIVIL

2.5. Aes de Alimentos 2.5.1. Cautelar de alimentos provisionais


Prevista no Cdigo de Processo Civil, no artigo 852, o meio de que se valem os cnjuges como medida preparatria de uma ao principal, reclamando uma prestao alimentar de carter provisrio. Alm dos alimentos para sustento, podem-se requerer tambm os alimentos para o custeio da demanda. Como uma ao cautelar, depende de uma ao principal, que dever ser proposta em 30 dias.

2.5.2. Ao especial de alimentos


Prevista na Lei n. 5.478/68, obedece a um rito sumrio. A petio inicial de alimentos pode ser proposta por meio de advogado ou diretamente pela parte. Quando for proposta diretamente pela parte, o juiz, ao despachar, deve nomear um advogado, pela assistncia judiciria, para acompanhar o processo. O juiz fixa, liminarmente, alimentos provisrios, que podem ser modificados na sentena quando forem fixados os alimentos definitivos. Esses alimentos provisrios podem ser revistos no decorrer do processo. Fixados os alimentos provisrios, esses sero devidos a partir da citao do ru. No despacho inicial, alm da fixao de alimentos provisrios, o juiz deve marcar a audincia de conciliao, instruo e julgamento. Se o ru for revel, a revelia induz o reconhecimento dos fatos; e o juiz pode julgar procedente o pedido na audincia de conciliao, instruo e julgamento. O Ministrio Pblico sempre funciona como custus legis. A sentena julga os alimentos, fixando-os definitivamente, e esses alimentos retroagem data da citao. Se o custo dos alimentos definitivos for maior que o dos provisrios, a diferena dever ser satisfeita pelo devedor. Se o custo dos alimentos definitivos for menor que o dos provisrios, no poder ser devolvida a diferena, visto que os alimentos so irrepetveis. Essa sentena apelvel; entretanto, essa apelao somente ter efeito devolutivo. O credor, ainda que o devedor apele, j poder executar a sentena.

2.5.3. Ao ordinria de alimentos


Reserva-se aos casos em que no caiba a ao especial, devendo seguir o rito ordinrio. utilizada nas aes de alimentos na unio estvel e na ao de investigao de paternidade. No caso de unio estvel, se houver prova pr-constituda da unio ou se a unio j foi reconhecida, o companheiro valer-se- da ao especial. No caso de investigao de paternidade, o juiz no fixa alimentos provisrios, visto que necessita da
10

_________________________________________________________________________ MDULO XX DIREITO CIVIL

prova da paternidade. Excepcionalmente, possvel a tutela antecipada, quando houver prova inequvoca da situao.

2.6. Execuo de Alimentos


Faz-se em decorrncia de ser a sentena de alimentos um ttulo executivo judicial. So dois os tipos de execuo.

2.6.1. Execuo comum


utilizada quando h qualquer espcie de crdito, seja ele judicial ou extrajudicial (artigo 732 do Cdigo de Processo Civil). muito demorada, visto que segue um rito longo: citao, penhora/embargos, avaliao, arrematao (edital), produto e alimentos.

2.6.2. Execuo especial


A lei prev execuo especial, visto a urgncia da prestao de alimentos. Existem trs formas, que esto previstas nos artigos 733 do Cdigo de Processo Civil, 17 a 19 da Lei de Alimentos, e 5., inciso LXVII, da Constituio Federal:

Desconto na fonte: prioritria se o alimentante for assalariado (salrios e rendas). Usufruto de bens do devedor: utilizado quando o devedor no tiver renda fixa. Priso do devedor: reservada para situaes que revelam m-f do devedor para no pagar os alimentos. um meio coercitivo de exigir a prestao dos alimentos. A priso tem natureza civil, por isso no se aplicam os benefcios da priso criminal. um modo especial de execuo. A Lei n. 5.478/68, em seu artigo 19, prev um prazo mximo de 60 dias, e o Cdigo de Processo Civil, no seu artigo 733, pargrafo nico, prev prazo mximo de 3 meses para a fixao da priso do devedor. Alguns autores entendem que o prazo de 60 dias deve ser aplicado para alimentos definitivos e o prazo de 3 meses deve ser aplicado para alimentos provisrios. Uma segunda corrente entende que deve ser aplicado o prazo de 60 dias por esse estar disposto em lei especial; e uma terceira corrente entende que deve ser aplicado o prazo de 3 meses, visto que o Cdigo de Processo Civil lei mais nova.

A priso somente pode ser decretada uma vez para cada dbito. O pagamento da dvida extingue a priso. H uma tendncia da doutrina e da jurisprudncia de somente admitir priso por dvidas de 3 meses atrasados. Esses trs meses devem ser contados da data do ingresso do pedido.
11

_________________________________________________________________________ MDULO XX DIREITO CIVIL

A deciso do juiz deve ser fundamentada, e a priso somente poder ser decretada se o devedor no pagar a dvida ou no justificar por que no o fez. O recurso contra essa deciso do juiz o agravo de instrumento, sendo admitido, tambm, habeas corpus.

3. PTRIO PODER, TUTELA E CURATELA

Esses trs institutos, embora sejam distintos entre si, destinam-se representao de certas pessoas que, em razo da idade, sanidade mental ou situao, no podem exercer plenamente seus direitos (menores incapazes, rfos, abandonados e doentes mentais incapazes). A capacidade inerente a todo ser humano (artigo 1. do Cdigo Civil), porm, a pessoa, em certas circunstncias, no pode exercer seus direitos. A capacidade do exerccio do direito que suprida pela representao (capacidade de fato). O artigo 84 do Cdigo Civil de 1916 dispe que os incapazes so representados para exercerem seus direitos (representao ou assistncia). Se a pessoa for incapaz, dever ser representada, se for relativamente incapaz, ser assistida.

3.1. Ptrio Poder 3.1.1. Consideraes gerais


A expresso ptrio poder d idia, em primeiro lugar, do poder da pessoa do pai sobre os filhos. Houve, entretanto, uma grande mudana, tanto em relao ao exercente (tambm a me) quanto aos poderes, que agora abarcam obrigaes (artigos 1.630 a 1.638 e 1.689 a 1.693 do Cdigo Civil).

3.1.2. Conceito
Originalmente, no artigo 380 do Cdigo Civil de 1916, dizia-se que o ptrio poder era exercido pelo pai e na falta dele pela me, ou seja, o pai tinha prioridade ao ptrio poder. Esse conceito foi alterado pelo Estatuto da Mulher Casada, que passou a considerar o ptrio poder como exercido pelo pai com a colaborao da me e, havendo divergncias entre eles, prevaleceria a vontade paterna. O Estatuto da Criana e do Adolescente, no seu artigo 21, trouxe um novo conceito de ptrio poder: o ptrio poder exercido pelos pais, em igualdade de condies, e, havendo divergncias, o Estado intervir. Diante disso, considera-se ptrio poder um conjunto de poderes e deveres dos pais, de forma igual, sobre a pessoa e os bens dos filhos menores enquanto incapazes.
12

_________________________________________________________________________ MDULO XX DIREITO CIVIL

O Cdigo Civil, no artigo 1.631, estabelece: "Durante o casamento ou a unio estvel, compete o poder familiar aos pais; na falta ou impedimento de algum deles, o outro o exercer com exclusividade. Pargrafo nico. Divergindo os pais quanto ao exerccio do poder familiar, assegurado a qualquer deles recorrer ao juiz para soluo do desacordo".

3.1.3. Ptrio poder sobre a pessoa dos filhos (artigo 1.634 do Cdigo Civil)

Cabe aos pais manter os filhos sob sua companhia e guarda. Cabe aos pais a criao e educao dos filhos, isto , prestao de assistncia material e moral. Cabe aos pais a representao e assistncia dos filhos. Cabe aos pais dar consentimento para os filhos casarem (pode ser suprido pelo juiz). Possibilidade de os pais nomearem tutor no testamento. Cabe aos pais exigir dos filhos: respeito, obedincia e pequenos servios domsticos compatveis com suas limitaes prprias.

3.1.4. Ptrio poder sobre os bens dos filhos (artigo 1.689 e seguintes do Cdigo Civil)

Cabe aos pais a administrao dos bens dos filhos. Cabe aos pais o usufruto legal sobre os bens dos filhos. A alienao dos bens depende de autorizao judicial, para evitar que haja dilapidao dos bens dos menores. A aquisio, como sendo ato benfico, no depende de autorizao judicial, salvo se a aquisio for onerosa (exemplo: existncia de prestaes para pagar).

3.1.5. Responsabilidade civil


Alguns artigos do Cdigo Civil falam em responsabilidade dos filhos, relativamente capazes, se omitirem dolosamente sua idade (artigo 180) ou se praticarem ato ilcito (artigo 181). A regra do Cdigo Civil se alargou com o Estatuto da Criana e do Adolescente em
13

_________________________________________________________________________ MDULO XX DIREITO CIVIL

seu artigo 116, ampliando-se o campo da responsabilidade dos menores se o ato for infracional. O Cdigo Civil, em seu artigo 932, inciso I, dispe sobre a responsabilidade dos pais pelos atos dos filhos, que estiverem em seu poder e companhia, que causem danos a terceiros. Essa responsabilidade presumida e solidria.

3.1.6. Suspenso ou perda do ptrio poder


Ocorrem nos casos de infraes graves dos deveres do ptrio poder. A perda supe atos mais graves do que aqueles que levam suspenso. A perda permanente e a suspenso temporria.

3.1.7. Extino do ptrio poder


Pode ocorrer por fatos materiais ou humanos. A extino do ptrio poder se d com a morte do filho ou dos pais. Tambm se d no caso de ausncia prolongada, em que no se tenha notcia do paradeiro da pessoa. O artigo 6. do Cdigo Civil dispe que a personalidade civil da pessoa extingue-se no caso de morte; e presume-se a morte para certas situaes, como no caso de ausncia. Ainda, a extino do ptrio poder pode se dar com a emancipao ou com a maioridade do menor. A adoo tambm faz cessar ou extinguir o ptrio poder em relao aos pais biolgicos e faz nascer o ptrio poder em relao aos pais adotantes. D-se, tambm, a suspenso ou extino do ptrio poder quando os pais praticam atos lesivos pessoa ou aos bens do menor. Atos menos graves geram suspenso e atos mais graves geram extino do ptrio poder. A suspenso temporria e a extino permanente, entretanto nenhuma delas definitiva, ou seja, mesmo no caso da extino, pode-se restituir o ptrio poder aos pais do menor. A extino do ptrio poder desvincula os pais biolgicos do menor, entretanto permanecem os impedimentos matrimoniais e as obrigaes pelo sustento do filho. A suspenso ou a extino pode inabilitar o ptrio poder em relao a todos os filhos e no somente quele sobre o qual recaiu o ato lesivo.

14

_________________________________________________________________________ MDULO XX DIREITO CIVIL

3.2. Tutela 3.2.1. Consideraes gerais


A tutela tratada nos artigos 1.728 a 1.766 do Cdigo Civil. Aparece no Estatuto da Criana e do Adolescente como uma hiptese de colocao do menor em famlia substituta. Tambm cuidam da tutela os artigos 1.194 e 1.198 do Cdigo de Processo Civil. Quanto competncia, deve-se examinar o artigo 129 do Estatuto da Criana e do Adolescente, que dispe quais casos devem ser de competncia do Juzo da Infncia e da Juventude (menor em situao irregular). Caso o menor esteja em situao regular, a competncia da Vara da Famlia.

3.2.2. Conceito
Em geral as doutrinas do um conceito bem simplificado, vendo a tutela como uma forma de representao dos incapazes quando os pais no puderem dar esta representao. Tutela um encargo deferido por lei a uma pessoa capaz (tutor), para a representao de um menor incapaz (tutelado ou pupilo) que seja rfo ou que esteja com os pais impedidos de exercer o ptrio poder, para cuidar da pessoa do menor incapaz e administrar seus bens. Trata-se de um encargo, tambm chamado de funo, que obrigatrio. Todavia, esse encargo obrigatrio admite escusas, quando se tm motivos justos que esto dispostos no Cdigo Civil. Esse encargo obrigatrio deve ter um prazo mnimo de dois anos. Aps os dois anos, pode-se pedir a substituio da tutela ou prorrog-la. O rol das escusas que esto dispostas no Cdigo no taxativo. Esse encargo mais uma obrigao do que um direito. Esse encargo poder ser deferido por lei ou por testamento (tutela testamentria); nesse caso, o juiz nomear o tutor que foi indicado pelos pais do menor, por testamento. O tutor deve ser capaz. Em geral, o que a lei determina que o tutor seja um parente prximo, que tem preferncia na tutela (artigo 1.731 do Cdigo Civil). A representao legal pode abranger a representao (at os 16 anos) e a assistncia (aps os 16 anos). necessrio que o menor seja rfo (morte ou ausncia dos pais) ou que os pais no tenham condies de exercer o ptrio poder. O tutor tem os mesmos direitos e deveres que os pais tm em relao ao menor. Esses direitos e deveres, entretanto, no possuem a mesma plenitude. O tutor necessita de autorizao judicial para compra e venda de bens, deve prestar contas da administrao dos bens do tutelado e oferecer uma garantia. Essa garantia se exerce pela chamada especializao de bens em hipoteca legal, para a garantia dos bens e rendimentos do menor. Essa especializao de bens em hipoteca legal tem sido mitigada pelo legislador. O
15

_________________________________________________________________________ MDULO XX DIREITO CIVIL

Estatuto da Criana e do Adolescente praticamente liberou essa obrigao, tendo em vista que h uma grande dificuldade em se encontrar um tutor que tenha bens para dar em garantia. O Estatuto da Criana e do Adolescente dispensa essa obrigatoriedade de especializao de bens em hipoteca legal e tambm da prestao de contas quando (artigo 37 do Estatuto da Criana e do Adolescente):

o tutor for pessoa idnea; o menor no possuir bens; os bens forem registrados (bens de razes).

3.2.3. Espcies de tutela


A tutela, ordinariamente, se diz:

testamentria: aquela que decorre de testamento (artigos 1.729 e 1730) ou de instrumento pblico; aquela em que os pais ou os avs nomeiam um tutor; legtima: aquela que decorre da ordem prevista na lei (artigo 1.731); a tutela exercida pelos parentes do menor; dativa: aquela exercida por nomeao judicial, que pode recair sobre qualquer pessoa idnea.

3.2.4. Formas anmalas de tutela

Tutela de fato: o menor colocado em uma famlia substituta, sem as formalidades legais. Guarda brasileira: o registro da criana como se fosse sua (registro irregular). H uma condescendncia quanto a esse registro irregular quando ele feito com finalidades nobres. Tutela ad hoc: tutela especial, quando h divergncias entre os interesses do menor e os interesses dos pais. Tutela do ndio: proteo do Estado, que se exerce pela FUNAI, visando ao ndio no civilizado.

16

_________________________________________________________________________ MDULO XX DIREITO CIVIL

3.2.5. Cessao da tutela


Em geral, a tutela cessa com a maioridade civil do menor. Pode cessar, tambm, pela emancipao, j que essa antecipa a maioridade. Quando o menor estiver sob tutela, a emancipao exige sentena judicial, antes da qual o juiz ouvir o tutor. Pode ainda cessar a tutela nos casos de legitimao, reconhecimento ou adoo. Quando se fala em legitimao, diz respeito aos menores nascidos antes do casamento e que se legitimam com o casamento dos pais (hoje no h mais essa expresso). Se o menor no era reconhecido pelo pai e estava sob tutela, quando for reconhecido, o pai passa a ter o ptrio poder, cessando a tutela. O pai adotante tem pleno ptrio poder, portanto, se o menor estiver sob tutela, essa cessar.

3.2.6. Cessao das funes do tutor


Ocorre quando cessam as funes do tutor, mas o menor ainda deve permanecer sob tutela. Nesse caso, deve-se substituir o tutor. Cessa a obrigao de continuar como tutor:

Com o trmino do prazo: quando h prazo determinado, que deve ser, no mnimo, de dois anos. Com escusa: por motivo que justifica a escusa, que pode ocorrer antes ou aps o incio da tutela. Por substituio: pode ser determinada pelo juiz, ao seu critrio ou por requerimento de algum. Remoo ou destituio: d-se por deciso judicial quando o tutor for negligente (omisso), prevaricador (cumprir mal suas obrigaes) ou se tornar incapaz. O procedimento corre perante a Vara da Infncia e da Juventude.

3.3. Curatela
A expresso curatela vem da expresso cura, que significa, amplamente, exerccio de cuidados ou de tomar conta de bens. Difere-se da tutela, visto que a curatela se destina proteo dos incapazes mentais, em geral, aps os 18 anos. A curatela necessria aps os 18 anos, visto que h a cesso do ptrio poder ou da tutela, ainda que a incapacidade mental seja absolutamente visvel. Normalmente, a curatela para maiores de 18 anos incapazes, entretanto, pode-se dar para menores de 18 anos relativamente incapazes (com idade entre 16 e 18 anos). Se esse menor for incapaz em razo de doena mental, haver necessidade de curatela para certos atos.
17

_________________________________________________________________________ MDULO XX DIREITO CIVIL

Curadoria a funo exercida pelo curador no exerccio da curatela. Existe a chamada curadoria especial (ad hoc), que no se confunde com a curadoria ora estudada. H, ainda, a curadoria processual (artigo 9. do Cdigo de Processo Civil), que tambm no deve ser confundida com a curadoria ora estudada. Curatelado a pessoa que est sob curatela (incapaz por doena mental). No plano processual h a expresso interdio, da qual provm o interdito, que o incapaz por doena mental que sofreu um processo de interdio. Os artigos 1.767 a 1.783 do Cdigo Civil tratam da curatela, todavia, h uma norma que prev que, naquilo que no for incompatvel, utilizem-se as normas da tutela. Ento, as disposies sobre tutela previstas no Estatuto da Criana e do Adolescente , quando no contrariarem as normas especiais, podero ser aplicadas curatela. O Cdigo de Processo Civil traz algumas regras que tratam tanto da tutela quanto da curatela. Embora no haja previso legal da curatela testamentria, nada obsta que o pai nomeie um curador em testamento. Essa nomeao no vinculativa. Se o curatelado tem um filho menor, os poderes do curador estendem-se a ele.

3.3.1. Conceito de curatela


Trata-se de um encargo deferido judicialmente a uma pessoa capaz para representao legal de incapaz (mental), visando cuidar da sua pessoa e eventualmente de seus bens. H uma ordem legal para a nomeao de curador:

se a pessoa casada, o cnjuge tem preferncia; na falta do cnjuge, a preferncia dos ascendentes ou dos descendentes; genericamente, o incapaz doente mental, entretanto o Cdigo Civil dispe as hipteses em que a pessoa pode ficar sob curatela: enfermos ou deficientes mentais (o Cdigo de Processo Civil usa a expresso, anomalia psquica); aqueles que, por outra causa duradoura, no puderem exprimir sua vontade; prdigos (pessoas relativamente incapazes que no possuem controle dos seus prprios atos, dilapidando os seus bens); a curatela para os prdigos somente para os casos que envolvam os seus bens; os excepcionais sem completo desenvolvimento mental nascituro (quando ele no tem quem o represente).
18

_________________________________________________________________________ MDULO XX DIREITO CIVIL

3.3.2. Ao de interdio
No Cdigo de Processo Civil, essa matria est disposta nos artigo 1.177 e seguintes, que complementam as regras do Cdigo Civil que tratam dessa matria. A sentena de interdio no se destina somente a comprovar que a pessoa incapaz, mas sim a dar, tambm, um curador para essa pessoa incapaz. A ao de interdio corre perante a Vara de Famlia, visto que altera o estado de capacidade da pessoa. O Ministrio Pblico obrigatoriamente funciona como custus legis, mas pode, tambm, ser o requerente quando as pessoas que deveriam propor a ao se omitem, so ausentes ou incapazes.

Qualquer pessoa interessada pode pedir a curatela dos incapazes, mas o Cdigo traz um rol em ordem de preferncia:

pais ou tutor; cnjuge ou companheiro; filhos capazes; outros parentes prximos; Ministrio Pblico, quando houver anomalia psquica e omisso ou incapacidade dos interessados.

A petio inicial deve conter a causa do pedido (anomalia psquica, surdo-mudo ou prdigo) e a comprovao da causa (normalmente um atestado mdico). O juiz nomeia um curador provisrio e manda citar o interditando (se ele no puder ser citado, nomeado um curador especial). Citado o interditando, o juiz marca um interrogatrio com ele. Esse interrogatrio poder ser feito no Frum (quando o interditando puder se locomover) ou em qualquer outro lugar. Aps o interrogatrio, aguarda-se o prazo de defesa. O interditando pode constituir um advogado, ou o prprio Ministrio Pblico pode ser seu defensor (quando no for o requerente). Quando o Ministrio Pblico o requerente e o interditando no constitui advogado, h nomeao de um curador lide. O juiz nomeia um perito psiquiatra para verificar se existe a incapacidade alegada e qual o grau de incapacidade (a interdio pode ser plena ou relativa). O juiz pode dispensar
19

_________________________________________________________________________ MDULO XX DIREITO CIVIL

a percia se houver provas suficientes nos autos que comprovem a incapacidade (por exemplo: laudo oficial). Se houver mais provas a produzir, o juiz dever marcar uma audincia de instruo e julgamento, que pode ser dispensada caso haja provas incontestveis em relao incapacidade do interditando. A sentena declara a incapacidade, o grau de incapacidade e nomeia um curador definitivo. A sentena, entretanto, fica sujeita averbao no Registro Civil, visto que na Certido de Nascimento da pessoa ir constar sua incapacidade, para resguardar interesses de terceiros. A sentena de interdio deve ainda ser publicada pela imprensa local, tambm para resguardar interesse de terceiros. O incapaz, ento, passa a ser conhecido como interdito. O curador nomeado deve oferecer algumas garantias (especializao de bens em hipoteca legal e prestao de contas). Pode haver, entretanto, dispensa dessas garantias. A interdio pode cessar com a recuperao da capacidade pelo curatelado (levantamento da interdio). O pedido pode ser feito pelo prprio interditando no mesmo Juzo que declarou a interdio. Pode-se dar, ainda, a substituio do curador ou a sua remoo.

Todos os direitos reservados. terminantemente proibida a reproduo total ou parcial deste material didtico, por qualquer meio ou processo. A violao dos direitos autorais caracteriza crime descrito na legislao em vigor, sem prejuzo das sanes civis cabveis.

20

___________________________________________________________________

CURSO DO PROF. DAMSIO A DISTNCIA

MDULO XX

DIREITO COMERCIAL

__________________________________________________________________ Praa Almeida Jnior, 72 Liberdade So Paulo SP CEP 01510-010 Tel.: (11) 3346.4600 Fax: (11) 3277.8834 www.damasio.com.br

_________________________________________________________________________ MDULO XX DIREITO COMERCIAL

DIREITO COMERCIAL

1. TTULOS DE CRDITO IMPRPRIOS

conceitua os ttulos de crdito como sendo documentos necessrios ao exerccio do direito literal e autnomo neles mencionado. Com base no referido conceito, depreende-se que os requisitos essenciais dos ttulos de crdito so, como j analisado, a cartularidade, a literalidade e a autonomia. Alguns instrumentos jurdicos, entretanto, encontram-se sujeitos a uma disciplina legal que aproveita, somente em parte, os requisitos dos ttulos de crdito. Referidos instrumentos, denominados ttulos de crdito imprprios, no podem ser considerados como tpicos ttulos de crdito. So quatro as categorias dos ttulos de crdito imprprios:

Cesare Vivante

ttulos de legitimao; ttulos representativos; ttulos de financiamento; ttulos de investimento.

1.1. Ttulos de Legitimao


Os ttulo de legitimao conferem ao seu portador a prestao de um servio ou o acesso a prmios em loterias promocionais ou oficiais. Exs.: o bilhete para o servio de transporte coletivo, o bilhete da loteria esportiva premiado etc. Note-se que esses ttulos gozam dos requisitos da cartularidade, da literalidade e da autonomia; porm, no gozam de fora executiva.

1.2. Ttulos Representativos


Os ttulos representativos representam a titularidade de mercadorias depositadas. Assim, alm de conferirem ao titular o direito propriedade do bem depositado, podem conferir, ainda, ttulo de crdito, uma vez que possibilitam, ao proprietrio da mercadoria depositada, a negociao com o seu respectivo valor. Configuram exemplos de ttulos representativos o conhecimento de depsito, o warrant e o conhecimento de frete.
1

_________________________________________________________________________ MDULO XX DIREITO COMERCIAL

O conhecimento de depsito e o warrant so ttulos emitidos pelos armazns-gerais, a pedido do depositante, em razo do depsito efetuado. Encontram-se regulados pelo Decreto n. 1.102, de 1903. So emitidos em conjunto, mas podem circular separadamente, j que o conhecimento de depsito representa a titularidade das mercadorias depositadas, e o warrant representa a disponibilidade das mesmas. O endossatrio apenas do conhecimento de depsito passa a ser o proprietrio da mercadoria depositada;no entanto, sua propriedade limitada, pois falta-lhe um de seus atributos: a onerabilidade. O endosso em separado do warrant importa a constituio de um direito real de garantia em favor do endossatrio. O endosso do warrant deve ser mencionado no conhecimento de depsito para que o endossatrio desse ltimo saiba que est adquirindo mercadoria onerada. A liberao das mercadorias depositadas em armazns-gerais somente poder ocorrer ao portador de ambos os ttulos. Exceo existe se a liberao se der em favor do titular do conhecimento de depsito endossado em separado, antes do vencimento da obrigao, garantida pelo endosso do warrant, e desde que haja o depsito, junto ao armazm-geral, do valor da obrigao; ou em caso de execuo da garantia pignoratcia, aps o protesto do warrant, mediante leilo realizado no prprio armazm. Regulado pelo Decreto n. 19.473, de 1930, o conhecimento de frete o ttulo representativo de mercadorias transportadas, podendo ser emitido por empresas de transporte (por gua, terra ou ar). Esse documento tem por objetivo comprovar o recebimento da mercadoria a ser transportada, pela empresa transportadora, bem como a obrigao, assumida pela empresa, de entregar a referida mercadoria em destino determinado. O conhecimento de frete permite, ao proprietrio da mercadoria despachada, negociar com o seu valor, mediante o endosso do ttulo; porm, h casos em que a lei no permite essa negociabilidade (ex.: ttulo emitido com clusula no ordem.). Verifica-se, portanto, que os ttulos representativos no so dotados de todos os requisitos dos ttulos de crdito tpicos, uma vez que possuem uma finalidade originria diversa. Os ttulos de crdito tpicos se destinam a representar obrigaes pecunirias, e os ttulos representativos tm por objeto mercadorias depositadas, podendo se referir a obrigaes pecunirias somente em carter secundrio.

1.3. Ttulos de Financiamento


Os ttulos de financiamento representam instrumentos cedulares, configurando crdito decorrente de financiamento concedido por uma instituio financeira e importante meio de incremento de atividades econmicas e de aquisio da casa prpria. Tais ttulos so costumeiramente denominados cdulas de crdito (quando o pagamento, do financiamento a que se referem, garantido por hipoteca ou penhor) ou notas de crdito (quando no existir garantia real do financiamento).
2

_________________________________________________________________________ MDULO XX DIREITO COMERCIAL

Os ttulos de financiamento no se encaixam no regime cambial por possurem diversas peculiaridades, como, por exemplo, a possibilidade de endosso parcial, e tambm por se constiturem sob a forma de cdula, que permite a constituio dos direitos reais de garantia nesse mesmo instrumento. Configuram exemplos de ttulos de financiamento: cdula e nota de crdito rural, cdula e nota industrial, cdula e nota de crdito comercial, cdula e nota de crdito exportao, cdula hipotecria.

1.4. Ttulos de Investimento


Os ttulos de investimento destinam-se captao de recursos pelo emitente. O emitente, portanto, ser o devedor do direito constante no ttulo. O portador, por sua vez, o credor, j que o ttulo configura um investimento por ele efetuado. Configuram exemplos de ttulos de investimento: letras imobilirias, emitidas pelos agentes do Sistema Financeiro de Habitao; letra de cmbio financeira; certificados de depsito bancrio etc. Existe grande discusso doutrinria acerca da natureza jurdica das debntures. Sobre as debntures importante salientar que, no obstante adotarem muitas das caractersticas dos ttulos de investimento, no se caracterizam como ttulos de crdito imprprios, por terem um regime jurdico prprio, ou seja, trata-se de um exemplo de valor mobilirio.

Todos os direitos reservados. terminantemente proibida a reproduo total ou parcial deste material didtico, por qualquer meio ou processo. A violao dos direitos autorais caracteriza crime descrito na legislao em vigor, sem prejuzo das sanes civis cabveis.

___________________________________________________________________

CURSO DO PROF. DAMSIO A DISTNCIA

MDULO XX

DIREITO CONSTITUCIONAL
Da Ordem Econmica e Financeira

__________________________________________________________________ Praa Almeida Jnior, 72 Liberdade So Paulo SP CEP 01510-010 Tel.: (11) 3346.4600 Fax: (11) 3277.8834 www.damasio.com.br

_________________________________________________________________________ MDULO XX DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL Da Ordem Econmica e Financeira

1. PROPRIEDADE

O inciso XXIII do artigo 5. da Constituio Federal dispe que a propriedade atender sua funo social, demonstrando que o conceito constitucional de propriedade mais amplo de que conceito definido pelo Direito privado. O Direito Civil trata das relaes civis e individuais pertinentes propriedade, a exemplo da faculdade de usar, gozar e dispor de bens em carter pleno e exclusivo, direito esse oponvel contra todos, enquanto a Constituio Federal sujeita a propriedade s limitaes exigidas pelo bem comum impe propriedade um interesse social que pode at mesmo no coincidir com o interesse do proprietrio. Entre os princpios da ordem econmica (artigo 170 da Constituio Federal) exsurge a garantia do direito propriedade privada, observada sua funo social e os ditames da justia social.

2. REFORMA AGRRIA

A desapropriao, tambm chamada expropriao, o procedimento por meio do qual o Estado toma para si, ou transfere para seus delegados ou mesmo para particulares, bens particulares ou pblicos, ainda que contra a vontade do proprietrio. H de fundar-se na necessidade pblica (quando o bem indispensvel, insubstituvel para o exerccio da atividade do Estado), na utilidade pblica (quando o bem, ainda que no seja imprescindvel ou insubstituvel, conveniente para o desempenho da atuao estatal) ou no interesse social (para convenincia da paz ou do progresso da sociedade, reforma agrria etc.). A desapropriao por interesse social est disciplinada pela Lei n. 4.132/62 e segue o rito do Decreto-lei n. 3.365/41. A desapropriao por interesse social para fins de reforma agrria est prevista na Lei Complementar n. 76/93 e na Lei n. 8.629/93 (que sofreu inmeras alteraes pela Medida Provisria n. 1.997/33, de dezembro de 1999, posteriormente reeditada sob o n. 2.183/56). Em ambas, o prazo para desapropriao de dois anos, contados a partir da declarao de interesse pblico, sob pena de caducidade.

_________________________________________________________________________ MDULO XX DIREITO CONSTITUCIONAL

Conforme estabelece o artigo 184 da Constituio Federal, compete Unio (privativamente, conforme j decidiu o Supremo Tribunal Federal1) desapropriar por interesse social, para fins de reforma agrria, o imvel rural que no esteja cumprindo sua funo social (artigo 186 da Constituio Federal), mediante prvia e justa indenizao em ttulos da dvida agrria (o montante total das indenizaes referentes reforma agrria deve estar fixado no oramento de cada ano), com clusula de preservao do valor real, resgatveis em at 20 anos. O 1. do artigo 5. da Lei n. 8.629/93, dispositivo que prev a indenizao em dinheiro para as benfeitorias teis e necessrias, chegou a ser suspenso por liminar do Supremo Tribunal Federal (ADIn n. 1.178-1). A liminar foi cassada e no se conheceu da ao. Assim, ao menos por ora, o dispositivo resta ntegro. O conceito de reforma agrria consta do artigo 16 do Estatuto da Terra (Lei n. 4.504/64), que assim dispe: A Reforma Agrria visa a estabelecer um sistema de relaes entre o homem, a propriedade rural e o uso da terra, capaz de promover a justia social, o progresso e o bemestar do trabalhador rural e o desenvolvimento econmico do Pas, com a gradual extino do minifndio e do latifndio. Latifndio a extensa propriedade improdutiva mantida por um ou por poucos proprietrios em detrimento da coletividade. A funo social da propriedade rural cumprida quando esta (conceituada no artigo 4. da Lei n. 8.629/93 como o prdio rstico que se destine ou possa se destinar explorao agrcola, pecuria, extrativa vegetal, florestal ou agroindustrial) atende, simultaneamente, nos termos previstos em lei, aos seguintes requisitos (artigo 186 da Constituio Federal):

aproveitamento racional e adequado; utilizao correta dos recursos naturais disponveis e preservao do meio ambiente; observncia das disposies que regulam as relaes de trabalho; explorao que favorea o bem-estar dos proprietrios e dos trabalhadores.

Nos termos do artigo 189 da Constituio Federal, os beneficirios da distribuio de imveis rurais pela reforma agrria recebero ttulos de domnio ou de concesso de uso, inegociveis, pelo prazo de dez anos. Quem j tenha sido contemplado anteriormente com parcelas em programa de reforma agrria, em regra, no poder ser novamente beneficiado com a distribuio de terras (artigo 20 da Lei n. 8.629/93). Tambm no pode

RTJ 106/936 e 109/360.

_________________________________________________________________________ MDULO XX DIREITO CONSTITUCIONAL

ser beneficiado aquele que exerce funo pblica, autrquica ou em rgo paraestatal, ou o que se ache investido de atribuio parafiscal. Os ttulos sero conferidos ao homem ou a mulher, ou a ambos, independentemente do estado civil (artigo 189, pargrafo nico, da Constituio Federal). So insuscetveis de desapropriao para fins de reforma agrria (artigo 185 da Constituio Federal):

a pequena (imvel rural de rea entre 1 e 4 mdulos fiscais) e a mdia propriedade rural (imvel rural de rea superior a 4 e at 15 mdulos fiscais), assim definida em lei (artigo 4. da Lei n. 8.629/93), desde que seu proprietrio no possua outra; a propriedade produtiva.

Os dispositivos indicam que a propriedade rural um bem de produo e no apenas um bem patrimonial. Contudo, conforme ensina Jos Afonso da Silva, o art. 185 da CF contm uma exceo desapropriao especial prevista no art. 184, e no ao poder geral de desapropriao por interesse social do art. 5., XXIV. Quer dizer: desde que se pague a indenizao nos termos do artigo 5., XXIV (justa e prvia, em dinheiro), qualquer imvel rural pode ser desapropriado por interesse social para fins de reforma agrria e melhor distribuio da propriedade fundiria. As terras rurais de domnio da Unio, dos Estados e dos Municpios so destinadas, preferencialmente, execuo de planos de reforma agrria (artigo 13 da Lei n. 8.629/93). A pequena propriedade rural, assim definida em lei, desde que trabalhada pela famlia e desde que seu proprietrio no possua outra, alm de estar protegida da desapropriao indenizada com ttulos para fins de reforma agrria, tambm no pode ser objeto de penhora para pagamentos de dbitos decorrentes de sua atividade produtiva (inciso XXVI do artigo 5. da Constituio Federal), gozando de imunidade quanto ao Imposto Territorial Rural (ITR) (artigo 153, 4., da Constituio Federal). Sabendo que o dispositivo restringiria o acesso dos pequenos proprietrios rurais aos emprstimos bancrios, o constituinte determinou que a lei disporia sobre os meios para financiar seu desenvolvimento. O procedimento sumrio para a desapropriao, previsto no artigo 184, 3., atualmente est estabelecido na Lei Complementar n. 76/93 (alterada pela Lei Complementar n. 88/96), que impe o duplo grau de jurisdio para a sentena que fixar o valor da indenizao em quantia superior a 50% da oferta (artigo 13). A Lei n. 9.415, de 23.12.1996, deu nova redao ao inciso III do artigo 82 do Cdigo de Processo Civil, determinando que a interveno do Ministrio Pblico obrigatria nas aes que envolvam litgios coletivos pela posse da terra rural. O artigo 18
3

_________________________________________________________________________ MDULO XX DIREITO CONSTITUCIONAL

da Lei Complementar n. 76/93, em seu 2., prev a interveno do Ministrio Pblico Federal em todas as fases do processo de desapropriao para fins de reforma agrria, em primeira e segunda instncias. A contestao pode versar sobre qualquer matria de interesse da defesa e o prazo para sua apresentao de 15 dias. Veda-se apenas a apreciao quanto ao interesse social declarado. O artigo 126 da Constituio Federal estabelece que o Tribunal de Justia designar juzes de entrncia especial, com competncia exclusiva para questes agrrias, devendo o juiz estar presente no local do litgio, sempre que a medida se mostrar necessria eficiente prestao jurisdicional. H experincia nesse sentido sendo implantada no Estado do Par. Em So Paulo no h designao especfica.

2.1. A Colonizao e as Terras Devolutas


Para alguns autores, a colonizao distingue-se da reforma agrria porque ocorre sobre terras pblicas (aqui includas as devolutas) e porque no depende de desapropriao. Terras devolutas so aquelas que pertencem ao domnio pblico, mas que no se acham utilizadas pelo ente a que pertencem nem destinadas a qualquer atividade administrativa, sendo por isso passveis de transferncia aos particulares (artigos 20, inciso II, e 26, inciso IV, da Constituio Federal). Classificam-se entre os bens dominicais (artigo 99, inciso III, do Cdigo Civil). As terras devolutas que no esto especificadas no inciso II do artigo 20 da Constituio Federal (as especificadas so da Unio) pertencem aos Estados nas quais se localizam, conforme estabelece o inciso IV do artigo 26 da Constituio Federal. Pela regularizao e pela legitimao de posse a terra devoluta pode ser transferida para um particular (artigo 188 da Constituio Federal; artigos 11 e 97 a 102 da Lei n. 4.504/64 e Lei n. 6.383/76, respectivamente). Ambas so espcies de transferncia do domnio do patrimnio pblico para o patrimnio particular. As terras indgenas so inalienveis e indisponveis. Os direitos sobre elas so imprescritveis (artigo 231, 4., da Constituio Federal).

2.2. Confisco
O confisco, ao contrrio da desapropriao, caracteriza-se pelo ato de tomada de um bem particular pelo Estado, sem qualquer indenizao. O artigo 243, pargrafo nico, da Constituio Federal prev o confisco (sob a denominao expropriao sem indenizao) das glebas de qualquer regio do Pas onde forem localizadas culturas ilegais de plantas psicotrpicas, bem como de qualquer outro bem de valor econmico apreendido em
4

_________________________________________________________________________ MDULO XX DIREITO CONSTITUCIONAL

decorrncia do trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins. As glebas devem ser utilizadas para o assentamento de colonos. O procedimento est disciplinado na Lei n. 8.257/91, que prev o prazo de 120 dias para destinao das glebas aos colonos. Decorrido esse perodo, sem o cumprimento da norma, haver incorporao ao patrimnio da Unio. O artigo 5. da Constituio Federal, em seus incisos XLV e XLVI, alnea b, autoriza que a lei (norma infraconstitucional) discipline a pena de perdimento dos bens. Assim, a Constituio Federal de 1988 recepcionou o disposto no artigo 91, inciso II, do Cdigo Penal, que prev a perda dos instrumentos e do produto do crime em favor do Estado, em decorrncia da sentena condenatria. A perda automtica, ainda que a sentena a ela no faa referncia.2

2.3. Requisio
O inciso XXV do artigo 5. da Constituio Federal, dispe que, no caso de iminente perigo pblico, a autoridade competente poder usar da propriedade particular, assegurada ao proprietrio indenizao ulterior, se houver dano. A hiptese chamada requisio e no acarreta a transferncia definitiva do bem requisitado para o patrimnio pblico. A Constituio Federal de 1988 no enumera as hipteses em que cabe a requisio. A doutrina, no entanto, esclarece que o iminente perigo pblico pode ser caracterizado por aes humanas (guerra, revoluo etc.) ou por aes da natureza (inundaes, epidemias etc.). A requisio pode atingir bens imveis, mveis ou mesmo servios. A Lei n. 6.439/77 disciplina diversas hipteses de requisio.

2.4. Servido Administrativa


A servido administrativa um nus real que o Poder Pblico impe sobre determinada propriedade particular para possibilitar a realizao de obras ou servios pblicos. A exemplo da desapropriao, a servido administrativa precedida de uma declarao. As servides em geral devem ser inscritas no registro pblico competente. A indenizao ser devida caso seja demonstrado efetivo prejuzo, decorrente da servido ou das obras decorrentes de sua implantao.

RT 594/347.

_________________________________________________________________________ MDULO XX DIREITO CONSTITUCIONAL

3. DIREITO DO CONSUMIDOR

O artigo 5., inciso XXXIII, da Constituio Federal estabelece que o Estado promover, na forma da lei, a defesa do consumidor, regra que tambm est consignada como um dos princpios da ordem econmica nacional (artigo 170, inciso V, da Constituio Federal). A Lei n. 8.078/90, que dispe sobre a matria, define consumidor como toda pessoa fsica ou jurdica que adquire ou utiliza produto ou servio como destinatrio final. Equipara-se ao consumidor a coletividade de pessoas, ainda que indeterminveis, que participe das relaes de consumo. Fornecedor a pessoa fsica ou jurdica que cria, fabrica, constri, importa, exporta ou comercializa um produto ou servio. O artigo 6. da Lei n. 8.078/90 explicita alguns dos direitos garantidos aos consumidores, a exemplo da proteo da vida, da sade, da segurana e do direito informao clara e precisa sobre os produtos e servios que so oferecidos. Para dar eficcia aos direitos do consumidor, a lei prev a facilitao da defesa de seus direitos, admitindo, inclusive, a inverso do nus da prova em favor do consumidor hipossuficiente ou quando for verossmil (razovel) sua alegao (artigo 6., inciso VIII, do Cdigo do Consumidor). O artigo 28 autoriza o juiz a desconsiderar a personalidade jurdica da sociedade, com a conseqente invaso do patrimnio particular dos dirigentes das empresas, quando, de alguma forma, essa personalidade autnoma representar um obstculo ao ressarcimento dos prejuzos sofridos pelo consumidor. Os artigos 39, inciso VI, e 40, Cdigo de Defesa do Consumidor demonstram a obrigatoriedade de o fornecedor apresentar oramento prvio. Prev o Cdigo do Consumidor, em seus artigos 12 e 14, a responsabilidade objetiva (independente de culpa) do fabricante, do construtor, do produtor, do importador e do fornecedor pelos danos decorrentes de defeitos do produto ou do servio. Caso nenhum deles esteja claramente identificado, pelo fato do produto e do servio responder o comerciante, que no poder denunciar a lide, mas que ter assegurado o direito de regresso (artigos 13 e 88 da Lei n. 8.078/90). O comerciante tambm responsvel pela adequada conservao dos produtos perecveis, hiptese em que os demais fornecedores podero ser excludos do processo (artigo 12, inciso III, da Lei n. 8.078/90). Responsabilidade objetiva aquela que no depende da existncia de culpa basta haver nexo causal entre o dano e o fato do produto ou servio, por ao ou omisso do fabricante, do produtor ou do fornecedor, para que se admita a responsabilidade desses pela reparao. O Cdigo do Consumidor, porm, admite que o acusado prove que no colocou o produto no mercado, ou que a culpa exclusiva da vtima ou de terceiro.
6

_________________________________________________________________________ MDULO XX DIREITO CONSTITUCIONAL

Exceo explcita regra da responsabilidade objetiva est prevista no 4. do artigo 14 do Cdigo do Consumidor, que, em relao aos servios prestados pelos profissionais liberais, exige a demonstrao da culpa, para a imputao da responsabilidade pessoal. Os artigos 18 e 20 do Cdigo do Consumidor no tratam do fato decorrente do produto ou do servio defeituoso, da responsabilidade pelos desdobramentos dos defeitos. Tratam, sim, da responsabilidade pelo prprio produto ou servio defeituoso, impondo a responsabilidade solidria de todos os fornecedores (do fabricante ao comerciante, nos termos do artigo 3. da Lei n. 8.078/90) pelos vcios de quantidade ou de qualidade que os tornem imprprios, inadequados ou lhes diminua o valor. O fornecedor tem o direito de sanar o vcio do produto em 30 dias, exceto se a extenso do problema comprometer a qualidade ou a destinao do produto, mesmo quando realizados os reparos. Ao consumidor garantem-se as alternativas previstas nos artigos 18, 1., e 20, incisos I, II e III, da Lei n. 8.078/90. O artigo 26 do Cdigo do Consumidor estabelece o prazo de 30 dias para reclamaes por vcios aparentes, em bens e servios no-durveis, e o prazo de 90 dias para reclamaes quanto a bens e servios durveis. Conta-se o prazo da data da entrega do produto ou do trmino da execuo dos servios. No caso de vcio oculto, redibitrio, o prazo tem incio no momento em que ficar evidenciado o defeito. A garantia contratual complementar legal. A reclamao costuma ter por finalidade a devoluo do produto com o ressarcimento do valor pago (ao redibitria) ou o abatimento do preo (ao quanti minoris). A ao visando reparao de danos decorrentes de fato do produto ou do servio pode ser proposta no prazo de cinco anos, contados da data em que se tem conhecimento do dano e de sua autoria (artigo 27 do Cdigo do Consumidor). Nos casos de venda a contento ou de negcio sem contato direto do consumidor com o produto ou servio (a exemplo das vendas realizadas por via postal ou telefnica), o Cdigo do Consumidor fixa o prazo de sete dias para o consumidor manifestar sua desistncia (arrependimento) e garante a devoluo dos valores pagos a qualquer ttulo (artigo 49). O mesmo diploma legal considera amostra grtis o produto ou o servio enviado ou prestado a uma pessoa, sem solicitao prvia.
Todos os direitos reservados. terminantemente proibida a reproduo total ou parcial deste material didtico, por qualquer meio ou processo. A violao dos direitos autorais caracteriza crime descrito na legislao em vigor, sem prejuzo das sanes civis cabveis.

___________________________________________________________________

CURSO DO PROF. DAMSIO A DISTNCIA

MDULO XX

DIREITO DO TRABALHO E PROCESSO DO TRABALHO


Dos Recursos

__________________________________________________________________ Praa Almeida Jnior, 72 Liberdade So Paulo SP CEP 01510-010 Tel.: (11) 3346.4600 Fax: (11) 3277.8834 www.damasio.com.br

_________________________________________________________________________ MDULO XX DIREITO DO TRABALHO E PROCESSO DO TRABALHO

DIREITO DO TRABALHO E PROCESSO DO TRABALHO Dos Recursos

1. NOES GERAIS

A palavra "recurso" tem sua origem etimolgica no Latim recursus , que d a idia de repetio. Atende o recurso ao princpio do duplo grau de jurisdio, princpio que no constitucional como muitos pensam, mas sim infraconstitucional. De qualquer forma, a existncia de recurso uma tradio dos sistemas jurdicos e atende a algumas finalidades: a primeira, de ordem psicolgica; a segunda, baseada na idia de garantir segurana com julgamentos realizados por homens, em tese, mais experientes na atividade de julgar; e, a terceira, assentada na crena de que um colegiado julga melhor do que um s juiz. Dessas justificativas, a nica que merece efetiva concordncia a psicolgica, porque ningum se contenta com uma sentena contrria a seus interesses. Recorrer, portanto, atende a uma necessidade psicolgica. As outras duas justificativas no tm razo de ser porque os nossos tribunais so compostos de juzes de carreira e juzes advindos do quinto constitucional (carreira dos advogados e do Ministrio Pblico), que podem estar menos aptos funo de julgar devido pouca experincia profissional. Tambm no resiste verdade a idia de que mais acertado o julgamento por colegiado, pois esse pode julgar de maneira to incorreta quanto um monocrtico.

2. SISTEMAS RECURSAIS

Os sistemas recursais dividem-se em dois sistemas: ampliativo e limitativo. Pelo sistema ampliativo, para toda deciso judicial haver um recurso. J o sistema limitativo, como o nome diz, ou limita os recursos a determinadas decises, ou estabelece que algumas decises no so passveis de impugnao. No Direito Processual do Trabalho temos o sistema limitativo, porque para as decises interlocutrias no h recurso.

3. PRINCPIOS

Entre os princpios que constituem o sistema recursalpodem ser citados: o da voluntariedade; o do duplo grau de jurisdio; o da irrecorribilidade das decises interlocutrias; o da unirrecorribilidade; o da adequao; o da fungibilidade; o da variabilidade e o da proibio da reformatio in pejus.
1

_________________________________________________________________________ MDULO XX DIREITO DO TRABALHO E PROCESSO DO TRABALHO

3.1. Princpio da Voluntariedade


O princpio da voluntariedade dispe que o Estado apenas prestar a tutela jurisdicional se for provocado (art. 2 do CPC). uma manifestao do princpio dispositivo e envolve a vontade das partes, embora exista o chamado recurso ex officio.

3.2. Princpio do Duplo Grau de Jurisdio


J examinamos, de certa forma, o princpio do duplo grau de jurisdio. No se trata de norma especfica e constitucional, em nosso entender. O princpio afirma que todas as causas devem ser submetidas a outros juzes, que ento podero modificar as decises.

3.3. Princpio da Irrecorribilidade das Decises Interlocutrias


Segundo o princpio da irrecorribilidade das decises interlocutrias, as decises interlocutrias no so impugnveis na Justia do Trabalho. O sistema , portanto, diverso do utilizado no processo civil.

3.4. Princpio da Unirrecorribilidade


De acordo com o princpio da unirrecorribilidade para cada ato judicial, haver somente um recurso possvel.

3.5. Princpio da Adequao


O princpio da adequao considera que o recurso a ser usado deve ser o recurso adequado, prprio para aquela deciso, e no outro.

3.6. Princpio da Fungibilidade


Pelo princpio da fungibilidade salvo hiptese de m-f, erro grosseiro, crasso, absurdo , o juiz poder receber o recurso errado, como se fosse o recurso certo.

3.7. Princpio da Variabilidade


Utilizando-se o princpio da variabilidade, dentro do prazo recursal, se a parte recorrente entrar com o recurso errado, poder ainda intentar o recurso correto, no havendo precluso temporal.
2

_________________________________________________________________________ MDULO XX DIREITO DO TRABALHO E PROCESSO DO TRABALHO

3.8. Princpio da Reformatio in Pejus


Pelo princpio da reformatio in pejus a situao de quem recorre no poder ser reformada para pior, isto , ou ela melhora para o recorrente, ou, no mximo, a deciso impugnada ser mantida, salvo se houver recurso de ambos os litigantes.

4. CLASSIFICAO GERAL

Os recursos se classificam em ordinrios e extraordinrios. Os recursos ordinrios ou comuns so os que visam obter reviso do julgamento, considerando-se o duplo grau de jurisdio, devolvendo ao tribunal as matrias de fato e de direito. Os recursos extraordinrios ou especiais so os que se contrapem aos de natureza ordinria. Abrangendo os recursos acerca do error in procedendo (quando o juiz desrespeita ou viola norma de procedimento, causando prejuzo parte; trata-se de vcio de forma e no de mrito ou de fundo; ex.: art. 485, incs. II e IV, do CPC) e acerca do error in judicando (erro na aplicao ou interpretao da norma jurdica; ex.: art. 485, incs. V e IX, do CPC).

5. EFEITOS DOS RECURSOS

Com relao aos efeitos dos recursos, temos: efeitos devolutivo, suspensivo, translativo, substitutivo, extensivo e regressivo. Devolutivo: o efeito necessrio. Inerente a todo e qualquer recurso, porque por intermdio desse devolve-se ao tribunal todas as questes do processo. Os recursos trabalhistas sero necessariamente recebidos no efeito devolutivo. Suspensivo: significa que, com o recurso, cessam, temporariamente, os efeitos da sentena impugnada. Translativo: ocorre quando, no recurso, h questes de ordem pblica que devem ser conhecidas de ofcio pelo juiz e que no sofrem precluso. O mesmo efeito tambm ocorre no reexame necessrio. (Exs.:: dobra em salrio incontroverso; juros e correo monetria etc.) Substitutivo: consagrado no art. 512 do Cdigo de Processo Civil, porque a deciso sobre o mrito do recurso substitui integralmente a deciso recorrida.
3

_________________________________________________________________________ MDULO XX DIREITO DO TRABALHO E PROCESSO DO TRABALHO

Extensivo: significa que, havendo litisconsrcio necessrio unitrio, o recurso de um litisconsorte aproveitado para o outro (art. 509 do CPC). Regressivo: o efeito de alguns recursos que, com sua simples interposio, permitem ao juiz reapreciar seu pronunciamento. Pode ocorrer tanto no agravo de instrumento quanto no agravo regimental.

6. PRESSUPOSTOS DOS RECURSOS

Os pressupostos dos recursos so os requisitos transcendentais, sem os quais o recurso no subir. Dividem-se os pressupostos em objetivos e subjetivos. Os pressupostos objetivos so: tempestividade; adequao; preparo; inexistncia de fatos extintivos ou impeditivos ao direito de recorrer; regularidade da representao. Tempestividade: os recursos devem ser apresentados dentro do prazo que a lei determina. Na Justia do Trabalho o prazo para a maioria dos recursos de oito dias (recurso ordinrio, recurso de revista, agravo de instrumento, agravo de petio, recurso adesivo), cinco dias para os embargos declaratrios, 15 dias para o recurso extraordinrio e 48 horas para o pedido de reviso. O prazo do agravo regimental depende do Regimento Interno dos Tribunais. Intempestivo o recurso protocolado fora do prazo. No ter prosseguimento. Adequao: o recurso dever ser o recurso certo, adequado, uma vez que a impugnao errnea impossibilitaria ao interessado apresentar outro, embora existam os princpios da fungibilidade e da variabilidade. Preparo: o recurso, para ser aceito, deve ter as custas pagas pelo perdedor, pela reclamada ou pelo reclamante, salvo se esse for beneficirio da Justia Gratuita. Alm do pagamento de custas, a empresa dever fazer o depsito nos termos da condenao, com base no art. 899 da Consolidao das Leis do Trabalho. As custas devero ser pagas at cinco dias aps a interposio do recurso, e o depsito dever ser feito com o recurso, dentro do prazo recursal. O recurso sem preparo (sem pagamento de custas e/ou depsito do valor) considerado deserto. Esto isentos do depsito recursal a Unio, os Estados, o Distrito Federal, os Municpios, as autarquias e fundaes pblicas (Dec.-lei n. 779/69). Da massa falida, tambm, no se exige o depsito (Enunciado n. 86 do TST). Inexistncia de fato extintivo ou impeditivo do recurso: a existncia de alguns fatos impedem que o recurso prossiga, como, por exemplo, a renncia ao recurso e a concordncia com a deciso. Regularidade da representao: diz respeito quele que assina o recurso, isto , o advogado com procurao estabelecida nos autos ou nomeado ad hoc ou mesmo a prpria parte, sem advogado, pelo princpio do jus postulandi.
4

_________________________________________________________________________ MDULO XX DIREITO DO TRABALHO E PROCESSO DO TRABALHO

Os pressupostos subjetivos so: legitimidade, capacidade e lesividade. Legitimidade: tem legitimidade aquele que pode recorrer (art. 499 do CPC): parte vencida, terceiro interessado, Ministrio Pblico, litisconsorte, assistente, herdeiros, sucessores. Capacidade: tem capacidade a parte sucumbente ou o seu representante ou o assistente que funcionou na fase cognitiva. Lesividade: tem lesividade aquele que vencido na sentena e, ainda, aquele que, mesmo vencedor, perdeu em fundamentos fticos e/ou jurdicos. No se pode tirar essa prerrogativa de quem por exemplo, uma empresa-r obteve sentena de total improcedncia quanto ao mrito, mas viu rejeitada a inpcia da inicial e/ou a carncia de ao.

Todos os direitos reservados. terminantemente proibida a reproduo total ou parcial deste material didtico, por qualquer meio ou processo. A violao dos direitos autorais caracteriza crime descrito na legislao em vigor, sem prejuzo das sanes civis cabveis.

___________________________________________________________________

CURSO DO PROF. DAMSIO A DISTNCIA

MDULO XX

DIREITO PENAL
Dos Crimes Contra os Costumes

__________________________________________________________________ Praa Almeida Jnior, 72 Liberdade So Paulo SP CEP 01510-010 Tel.: (11) 3346.4600 Fax: (11) 3277.8834 www.damasio.com.br

_________________________________________________________________________ MDULO XX DIREITO PENAL

DIREITO PENAL

Dos Crimes Contra os Costumes Prof. Fernando Capez

1. SEDUO ARTIGO 217 DO CDIGO PENAL

Seduzir mulher virgem, menor de 18 (dezoito) e maior de 14 (catorze) anos, e ter com ela conjuno carnal, aproveitando-se de sua inexperincia ou justificvel confiana: Pena - recluso, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos.

1.1. Objeto Jurdico


Tutela-se a honra sexual (virgindade fsica e moral) da menor.

1.2. Sujeito Ativo


Sujeito ativo o homem, pois o tipo refere-se conjuno carnal. Pode haver concurso de pessoas na modalidade participao (instigao, induzimento ou auxlio), mas jamais a co-autoria.

1.3. Sujeito Passivo


Sujeito passivo a mulher virgem, maior de 14 e menor de 18 anos de idade. Mulher virgem a que nunca manteve conjuno carnal. A prova da ruptura do hmen desnecessria, pois em alguns casos no h o seu rompimento (hmen complacente). Alm disso, s vezes, a ruptura do hmen no ocorre em virtude da cpula vagnica, mas por outros motivos, como um acidente, por exemplo. Considera-se a mulher maior de 14 anos no dia seguinte da data do seu aniversrio. Se for menor de 14 anos, configura-se estupro em razo da presuno de violncia (artigo 224, alnea a, do Cdigo Penal). Pergunta: Mulher anteriormente estuprada pode ser vtima de seduo? Resposta: No, pois no mais virgem.
1

_________________________________________________________________________ MDULO XX DIREITO PENAL

1.4. Elementos do Tipo

1.4.1. Elemento objetivo do tipo


O ncleo do tipo o verbo seduzir, no sentido de convencer, atrair, dominar, conquistar, viciar a vontade da menor para com ela manter conjuno carnal.

1.4.2. Elemento normativo do tipo


A inexperincia e a justificvel confiana so elementos normativos do tipo, ou seja, exige-se um juzo de valor. So requisitos alternativos. Inexperiente a menor sexualmente ingnua ou inocente, que no conhece a prtica dos atos de natureza sexual. A inexperincia no deve ser confundida com a falta de cultura. A doutrina classifica essa hiptese como seduo simples. Justificvel confiana a especial relao entre o autor e a vtima, que permite quele ludibriar esta com promessa sria de casamento, noivado oficial etc. Nesse caso no se discute a experincia da vtima. Aqui, a mulher se entrega prtica da conjuno carnal por acreditar nas srias intenes do agente. A doutrina caracteriza a hiptese como seduo qualificada. A mulher experiente e virgem pode ser vtima de seduo pela justificvel confiana. O Professor Damsio de Jesus afirma que a honestidade da vtima verifica-se implcita no tipo; elementar do crime que a ofendida seja pessoa de bons costumes.3

1.5. Elemento Subjetivo


o dolo, consubstanciado na vontade livre e consciente de seduzir mulher virgem, maior de 14 e menor de 18 anos, para com ela manter conjuno carnal. Pergunta: possvel que o agente alegue desconhecimento sobre a idade da vtima ou acerca da sua virgindade? Resposta: Sim, pois a vtima pode aparentar ou dizer que tem mais idade. Pode, tambm, ter hmen complacente, fazendo com que o agente incorra em erro de tipo. Nesses casos exclui-se o dolo, desde que o erro seja invencvel (artigo 20 do Cdigo Penal).

JESUS, Damsio Evangelista de. Direito Penal. 14. ed. So Paulo: Saraiva, 1999. Vol. 3. 2

_________________________________________________________________________ MDULO XX DIREITO PENAL

1.6. Consumao e Tentativa


O crime consuma-se com a conjuno carnal. A tentativa admissvel, apesar da dificuldade encontrada para a constatao.

2. CORRUPO DE MENORES ARTIGO 218 DO CDIGO PENAL

Corromper ou facilitar a corrupo de pessoa maior de 14 (catorze) e menor de 18 (dezoito) anos, com ela praticando ato de libidinagem, ou induzindo-a a pratic-lo ou presenci-lo: Pena recluso, de 1 (um) a 4 (quatro) anos.

2.1. Objeto Jurdico


Tutela-se a moral sexual dos menores de 18 e maiores de 14 anos de idade.

2.2. Sujeito Ativo e Passivo


Sujeito ativo pode ser homem ou mulher. Sujeito passivo qualquer pessoa (homem ou mulher), desde que maior de 14 e menor de 18 anos de idade. Pergunta: Menor prostituda pode ser vtima de corrupo? Resposta: No, porque no h mais o que corromper. Observe-se, no entanto, que o menor pode estar parcialmente corrompido, sendo possvel nesse caso que haja o crime. Exemplo: menina de 15 anos saidinha, mas algum a transforma em prostituta.

2.3. Elementos Objetivos do Tipo


Corromper: depravar, perverter pessoa menor de 18 e maior de 14 anos de idade. Nesse caso h contato corporal entre a vtima e o agente.

_________________________________________________________________________ MDULO XX DIREITO PENAL

Facilitar a corrupo: favorecer a depravao moral do menor, seja induzindo-o a praticar ato libidinoso, seja induzindo-o a presenci-lo. No h contato corporal com a vtima. Observao: o legislador ptrio foi omisso, no tipificando a conduta do agente que obriga vtima menor de 14 anos a presenciar ato de libidinagem. No possvel enquadrar essa conduta no delito de constrangimento ilegal porque o nosso Direito Penal no considera a vontade do menor de 14 anos. A presente conduta tambm no configura atentado violento ao pudor nem estupro, porque presenciar no praticar.

Pergunta: Basta o ato de libidinagem para ocorrer a corrupo de menores? Resposta: Para Nelson Hungria, corrupo de menores crime formal, ou seja, basta o ato de libidinagem. Os autores mais atuais dizem que o crime material, ou seja, no basta o ato de libidinagem, sendo preciso a efetiva corrupo. Esta a posio majoritria da doutrina e da jurisprudncia. A conjuno carnal est includa na expresso ato de libidinagem. Existe um outro crime de corrupo de menores que consta na Lei n. 2.252/54. Difere do previsto no artigo 218 do Cdigo Penal (moral sexual). A Lei especial tipifica a corrupo do menor de 18 anos para a prtica de ilcitos penais, tais como furto e roubo.

2.4. Elemento Subjetivo do Tipo


o dolo, consubstanciado na vontade livre e consciente de praticar ato de libidinagem com maior de 14 e menor de 18 anos, ou de induzir a vtima a pratic-lo ou a presenci-lo. No se exige o fim especial de corromper o menor.

2.5. Consumao
Se o crime for considerado formal, segundo posio de Nelson Hungria, a prtica de qualquer ato libidinoso consuma o delito. Se entendido que o crime material, a consumao ocorre no momento em que o menor se corrompe.

2.6. Tentativa
possvel. Se o crime for tido como:

formal: qualquer tentativa de ato libidinoso configura a tentativa de corrupo de menores;


4

_________________________________________________________________________ MDULO XX DIREITO PENAL

material: haver tentativa se, apesar da prtica dos atos libidinosos, o menor no se corromper.

3. RAPTO VIOLENTO OU MEDIANTE FRAUDE ARTIGO 219 DO CDIGO PENAL

Raptar mulher honesta, mediante violncia, grave ameaa ou fraude, para fim libidinoso: Pena recluso, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos.

3.1. Objeto Jurdico


Tutela-se a liberdade sexual da mulher, alm da organizao familiar.

3.2. Sujeito Ativo


O sujeito ativo pode ser qualquer pessoa, homem ou mulher.

3.3. Sujeito Passivo


Apenas a mulher honesta pode ser sujeito passivo desse delito. Averigua-se, aps um juzo de valorao, o comportamento da mulher. Mulher depravada ou promscua no pode ser sujeito passivo da incriminao.

3.4. Elementos Objetivos do Tipo


A conduta-ncleo do tipo consubstancia-se no verbo raptar, no sentido de arrebatar, levar consigo, tirar a mulher de sua esfera de proteo jurdica, com o fim de ter posse sexual. Aqui cabe ressaltar a diferena entre o crime em estudo e o seqestro. Rapto a privao de liberdade com fim libidinoso. Se no houver esse fim, configura-se o crime de seqestro. Para a configurao do crime de rapto necessrio que a vtima fique sob o poder do agente por tempo juridicamente relevante. Assim, no suficiente que o sujeito se apodere da vtima somente por tempo necessrio para o ato sexual.
5

_________________________________________________________________________ MDULO XX DIREITO PENAL

3.5. Meios de Execuo


O rapto pode ser cometido mediante violncia, grave ameaa ou fraude. Rapto por reteno: caracteriza-se quando a vtima, aps ser atrada por meio de fraude, impedida de se retirar do local, ficando sob o domnio do agente.

3.6. Elementos Subjetivos do Tipo


o dolo. Exige-se, ainda, uma finalidade especial consistente no fim de praticar com a vtima ato libidinoso. Ausente o especial fim de agir, pode subsistir o delito de seqestro, ou extorso mediante seqestro, dependendo da inteno do agente.

3.7. Consumao
O rapto crime formal e se consuma com a privao da liberdade da vtima por tempo juridicamente relevante.

3.8. Tentativa
Admite-se a tentativa quando no atinge a privao da liberdade da vtima, apesar do emprego da violncia, grave ameaa ou fraude.

3.9. Concurso Material


De acordo com o artigo 222 do Cdigo Penal: Se o agente, ao efetuar o rapto, ou, em seguida a este, pratica outro crime contra a raptada, aplicam-se cumulativamente a pena correspondente ao rapto e a cominada ao outro crime. No haver concurso de crimes se o rapto for meio para a prtica de outros crimes (a reteno momentnea da vtima para a prtica de estupro). Se, por outro lado, a subtrao da ofendida foi por mais tempo do que o indispensvel para a prtica da conjuno carnal, poder haver concurso do delito de estupro com o crime de rapto.

_________________________________________________________________________ MDULO XX DIREITO PENAL

4. RAPTO CONSENSUAL ARTIGO 220 DO CDIGO PENAL

Se a raptada maior de 14 (catorze) anos e menor de 21 (vinte e um), e o rapto se d com seu consentimento: Pena deteno, de 1 (um) a 3 (trs) anos.

4.1. Objetos Jurdicos


Tutela-se o ptrio poder (poder familiar) e a autoridade tutelar exercida sobre a mulher maior de 14 e menor de 21 anos de idade. De acordo com o Cdigo Civil, a mulher maior de 18 anos pode exercer todos os atos da vida civil, no se encontrando mais sob o poder familiar. Assim, entendemos que o artigo 220 do Cdigo Penal foi derrogado pelo artigo 5. do novo Cdigo Civil. Em razo disso, para efeito de aplicao do artigo 220 do Cdigo Penal, deve ser considerada a ofendida maior de 14 e menor de 18 anos. Considera-se rapto consensual, por exemplo, levar uma mulher de 17 anos ao motel. Para a jurisprudncia, se a iniciativa (no sentido de ir ao local por vontade prpria) da mulher, no h crime.

4.2. Concurso de Crimes


De acordo com o artigo 222 do Cdigo Penal, haver concurso material com o rapto consensual se durante o rapto ou aps houver a prtica de outro delito.

5. RAPTO PRIVILEGIADO ARTIGO 221 DO CDIGO PENAL

diminuda de um tero a pena, se o rapto para fim de casamento, e de metade, se o agente, sem ter praticado com a vtima qualquer ato libidinoso, a restitui liberdade ou a coloca em lugar seguro, disposio da famlia. O artigo 221 elenca duas formas de diminuio de pena:

se o agente objetiva o casamento com a vtima, a pena reduzida de um tero;


7

_________________________________________________________________________ MDULO XX DIREITO PENAL

se o agente restituir a vtima, sem praticar com ela qualquer ato libidinoso, ou a colocar em lugar seguro disposio da famlia, a reduo de metade da pena.

Cumpre observar que tanto a doutrina como a jurisprudncia admitem a cumulao desses dois benefcios.

6. DISPOSIES GERAIS DOS CRIMES CONTRA OS COSTUMES

6.1. Formas Qualificadas Artigo 223 do Cdigo Penal


Se da violncia resulta leso corporal de natureza grave: Pena recluso, de 8 a 12 anos. Pargrafo nico. Se do fato resulta a morte: Pena recluso, de 12 (doze) a 25 (vinte e cinco) anos. O artigo 223 do Cdigo Penal prescreve formas de crimes contra os costumes qualificados pelo resultado. So delitos preterdolosos, pois o resultado agravador proveniente de culpa. Diversamente, se o agente causar leso corporal grave ou morte dolosamente, deve ser aplicada a regra do concurso material. Discute-se na doutrina sobre quais crimes incidem as qualificadoras do artigo 223. A posio majoritria entende que se aplicam apenas ao estupro e ao atentado violento ao pudor. Victor Eduardo Rios Gonalves expe sobre a divergncia da seguinte forma: Tendo em vista que a lei no esclarece a quais crimes as qualificadoras se aplicam, existe grande controvrsia envolvendo o tema, pois, por estarem descritas no captulo das disposies gerais, as qualificadoras seriam aplicveis a todos os crimes sexuais que tivessem como pressuposto o emprego de violncia (estupro, atentado violento ao pudor e rapto violento). Prevalece, entretanto, o entendimento de que as qualificadoras no se aplicam ao crime de rapto violento, uma vez que a pena extremamente excessiva para a hiptese e porque o art. 222 do Cdigo Penal determina a aplicao do concurso material entre o rapto e qualquer outro delito praticado durante sua execuo ou aps sua consumao. Assim, o agente responde por crime de rapto em concurso material com leses corporais ou homicdio, e no pelo crime qualificado.4 O caput do artigo 223 traz a expresso violncia, o pargrafo nico diz fato. Como o pargrafo sempre se refere ao caput, prevalece o entendimento que tanto para o
4

GONALVES, Victor Eduardo Rios. Sinopses Jurdicas. 2. ed. So Paulo: Saraiva, 1999. Vol. 10. p. 19. 8

_________________________________________________________________________ MDULO XX DIREITO PENAL

caput como para o pargrafo necessrio o emprego de violncia. O resultado agravador, leso corporal grave ou morte, deve ocorrer na vtima do estupro ou do atentado violento ao pudor, no podendo acontecer em terceiro (que, por exemplo, tenta salvar a vtima e alvejado pelo agente). Pergunta: Aplica-se a reduo da tentativa, apesar da ocorrncia do resultado agravador leso corporal grave ou morte (exemplo: estupro tentado com resultado morte)? Resposta: a doutrina tem entendido que, na hiptese em que o crime sexual tentado e ocorre a consumao do resultado morte ou leso grave, aplica-se o artigo 223 do Cdigo Penal sem a reduo do artigo 14, pargrafo nico, do mesmo estatuto, ou seja, aplica-se a pena do crime consumado, semelhantemente ao que ocorre no latrocnio.

6.2. Presuno de Violncia Artigo 224 do Cdigo Penal


Presume-se a violncia, se a vtima: a) no maior de 14 (catorze) anos; b) alienada ou dbil mental, e o agente conhecia esta circunstncia; c) no pode, por qualquer outra causa, oferecer resistncia.

6.2.1. Menoridade da vtima


No dia em que completa 14 anos ainda est dentro da hiptese de presuno. Prova-se a menoridade da vtima por qualquer meio admitido em Direito (certido, exame mdico de fixao da idade, prova testemunhal). Havendo certido de nascimento, esta prevalece. A tendncia na doutrina e na jurisprudncia emprestar valor relativo a essa presuno. Tem-se, assim, afastada essa presuno nas seguintes hipteses: vtima que aparentava ser maior de idade; que era experiente na prtica sexual; que se mostrava despudorada etc.

6.2.2. Vtima alienada ou dbil mental


Prova-se a debilidade ou alienao mental por laudo pericial. A dvida acerca da capacidade da vtima favorece o agente, uma vez que a lei exige que ele tenha conhecimento. Requer-se, portanto, dolo direto.
9

_________________________________________________________________________ MDULO XX DIREITO PENAL

6.2.3. Impossibilidade de resistncia da vtima por qualquer outra causa


Exemplo: vtima desmaiada, embriagada, drogada etc. A impossibilidade deve ser total. Exemplo: embriaguez completa. O agente no precisa causar a impossibilidade; basta que se aproveite do momento para que incida a presuno de violncia.

6.3. Aumento da Pena


O artigo 9. da Lei n. 8.072/90 manda aplicar um aumento de metade da pena quando a vtima se encontra nas hipteses do artigo 224. Art. 9. As penas fixadas no art. 6. para os crimes capitulados nos arts. 157, 3., 158, 2., 159, caput e seus 1., 2. e 3., 213, caput, e sua combinao com o art. 223, caput e pargrafo nico, e 214 e sua combinao com o art. 223, caput e pargrafo nico, todos do CP, so acrescidas de metade, respeitado o limite superior de 30 anos de recluso, estando a vtima em qualquer das hipteses referidas no art. 224, tambm do CP. H divergncia quanto aplicao do artigo 9. da Lei n. 8.072/90 ao crime de estupro e atentado violento ao pudor, cometidos com violncia presumida. H os seguintes posicionamentos:

No pode ser aplicado o artigo 9. na hiptese de presuno de violncia porque haveria bis in idem. A mesma circunstncia que tem a funo de presumir a violncia no pode ter a funo de aumentar a pena. o entendimento do Superior Tribunal de Justia. Pode, pois no h bis in idem. O artigo 224 do Cdigo Penal apenas uma norma explicativa, interpretativa.

7. AO PENAL NOS CRIMES CONTRA OS COSTUMES ARTIGO 225 DO CDIGO PENAL

Regra: ao penal privada. Excees:

Ao penal pblica condicionada representao: quando a vtima e seus pais forem pobres, no podendo prover as despesas do processo sem privarem-se dos
10

_________________________________________________________________________ MDULO XX DIREITO PENAL

recursos indispensveis para a prpria manuteno e de sua famlia. Verifica-se o caso concreto. Na prtica, a insuficincia de recursos pode ser provada por atestado da autoridade policial.

Ao penal pblica incondicionada: quando o crime for praticado com abuso do ptrio poder, ou da qualidade de padrasto, tutor ou curador. Ao penal pblica incondicionada: quando do crime resultar leso corporal grave ou morte (artigo 223). Observe-se que o artigo 223 est no mesmo captulo que o artigo 225, sendo que este determina que somente se procede mediante queixa nos crimes definidos nos captulos anteriores.

Estupro com leso corporal leve: H duas posies: 1) Ao penal privada, pois as leses ficam absorvidas pelo estupro (salvo as excees do 1., incisos I e II, do artigo 225 do Cdigo Penal); 2.) No crime de estupro praticado mediante violncia real, a ao penal pblica incondicionada (Smula n. 608 do Supremo Tribunal Federal). Essa concluso baseia-se no artigo 101 do Cdigo Penal, que trata do crime complexo. No concordamos com esse entendimento, pois o estupro no crime complexo. Observao: Com o advento da Lei n. 9.099/95, a leso corporal leve passou a ser de ao penal pblica condicionada representao. A doutrina afirmou estar a smula revogada, mas o Superior Tribunal de Justia decidiu que como a leso corporal leve fica absorvida, no h necessidade da representao prevista no art. 88 da Lei dos Juizados Especiais Criminais.

7.1. Causas de Aumento da Pena Artigo 226 do Cdigo Penal


A pena aumentada de 1/4 nas seguintes hipteses:

quando o crime for praticado em concurso de agentes; se o agente for ascendente, pai adotivo, padrasto, irmo, tutor, curador, preceptor ou empregador, ou tiver, por qualquer outro ttulo, autoridade sobre a vtima; se o agente for casado.

Se a pessoa estiver incursa nas trs hipteses de aumento, aplica-se o acrscimo uma s vez, e as demais ficam como circunstncias judiciais na aplicao da pena.

11

_________________________________________________________________________ MDULO XX DIREITO PENAL

7.2. Extino da Punibilidade


As duas hipteses esto previstas no artigo 107 do Cdigo Penal:

Casamento da vtima com o agente (inciso VII): aplica-se para os crimes definidos nos Captulos I, II e III (logo no se aplica ao artigo 223). Se o casamento ocorrer durante o inqurito policial, extingue a punibilidade, sem a permanncia de qualquer efeito; se ocorrer depois do trnsito em julgado da condenao, os efeitos secundrios persistem (s no h o cumprimento de pena). Casamento da vtima com terceiro (inciso VIII): no ocorre a extino da punibilidade se o crime foi praticado mediante violncia real ou grave ameaa. S possvel nos casos de violncia presumida ou fraude, desde que a ofendida no requeira o prosseguimento do inqurito policial ou da ao penal no prazo de 60 dias, a contar da celebrao do matrimnio. Se o matrimnio acontecer aps o trnsito em julgado da sentena, no haver a extino da punibilidade.

Observao: tais causas extintivas da punibilidade estendem-se aos co-autores e partcipes do crime contra os costumes.

8.

ATO OBSCENO ARTIGO 233 DO CDIGO PENAL

Praticar ato obsceno em lugar pblico, ou aberto ou exposto ao pblico: Pena deteno, de 3 (trs) meses a 1 (um) ano, ou multa. Ato obsceno a manifestao corprea de carter sexual capaz de ofender o pudor pblico.

8.1. Objetividade Jurdica


Tutela-se o pudor pblico.

Pudor: sentimento de vergonha, de timidez que a pessoa normal tem diante de certos atos que ofendem a moral sexual. Pudor pblico: o padro mdio de pudor da sociedade.

O padro de pudor pblico varia de acordo com o local (exemplo: algumas cidades do interior mantm costumes tradicionais, enquanto a cidade grande possui outros valores), o tempo (exemplo: carnaval) etc.
12

_________________________________________________________________________ MDULO XX DIREITO PENAL

O ato obsceno deve ser verificado de acordo com o caso concreto. Exemplo: o topless no Rio de Janeiro; naquele momento, hora e local, no ofendeu ao pudor pblico.

8.2. Sujeito Ativo


O sujeito ativo pode ser qualquer pessoa.

8.3. Sujeito Passivo


Sujeito passivo a coletividade (crime vago).

8.4. Elementos Objetivos do Tipo

8.4.1. Praticar ato obsceno


Ato obsceno no sinnimo de ato libidinoso (que visa satisfao da lascvia). O ato obsceno no tem esse objetivo; basta que tenha cunho sexual. Exemplo: andar desnudo ou seminu. No se compreende no dispositivo legal a palavra obscena ou escrito obsceno; no configuram o artigo 233 do Cdigo Penal, podendo se enquadrar na contraveno penal de importunao ofensiva ao pudor (artigo 61 da Lei das Contravenes Penais). Observao: o ato pode ser ao mesmo tempo libidinoso e obsceno. Exemplo: beijo lascivo em praa pblica ato libidinoso tendente satisfao sexual, e tambm ato obsceno, ofensivo moral pblica.

8.4.2. Em lugar pblico, aberto ou exposto ao pblico


Lugar pblico aquele em que um nmero indeterminado de pessoas tem acesso. Exemplos: praa, rua, praia. No importa o horrio ou se h movimento de carros ou pessoas, podendo ser at de madrugada: o lugar continuar sendo pblico. Lugar ermo aquele inacessvel; o oposto de lugar pblico. Ato obsceno praticado em lugar ermo no configura crime. Uma praia pode ser lugar ermo, se for de difcil acesso. Se, pela escurido do local, impossvel ver o ato, no h crime.

13

_________________________________________________________________________ MDULO XX DIREITO PENAL

Lugar aberto ao pblico aquele que tambm acessvel a um nmero indeterminado de pessoas, mas exige uma condio para a entrada, como, por exemplo, ingresso ou convite (teatro, cinema, estdio de futebol). Teatro de sexo explcito ou nudismo no configura ato obsceno porque est plasmado ao contexto artstico: sexo, naquele local e dentro de um determinado contexto teatral, no ofende ao pudor pblico. Lugar exposto ao pblico o local privado que pode ser visto por um nmero indeterminado de pessoas. Exemplo: sala com janela voltada para rua, piscina, jardim voltados para prdios vizinhos etc. Trocar de roupa em um apartamento com a janela aberta no ato obsceno porque s o vizinho poder ver (pessoa determinada). Dependendo do caso, poder ser hiptese de importunao ofensiva ao pudor. Um casal dentro de um carro, praticando atos obscenos, configura o delito do artigo 233 do Cdigo Penal, pois est exposto ao pblico.

8.5. Elemento Subjetivo do Tipo


Basta o dolo de praticar o ato. No exigida nenhuma finalidade especial do agente. O agente pode querer protestar e, para isso, tira a roupa. Ainda que lcito o seu protesto, praticar o delito. No precisa haver inteno de ofender, mas, sim, apenas de praticar o ato obsceno.

8.6. Consumao e Tentativa


A consumao ocorre com a prtica do ato. Trata-se de crime formal. A tentativa no admitida porque ou o ato praticado e ofende ao pudor pblico ou um indiferente penal. Exemplo: agente comete atentado violento ao pudor no meio da rua: haver concurso formal entre os delitos dos artigos 214 e 233 do Cdigo Penal. Trata-se, tambm, de crime de perigo.

14

_________________________________________________________________________ MDULO XX DIREITO PENAL

Todos os direitos reservados. terminantemente proibida a reproduo total ou parcial deste material didtico, por qualquer meio ou processo. A violao dos direitos autorais caracteriza crime descrito na legislao em vigor, sem prejuzo das sanes civis cabveis.

15

___________________________________________________________________

CURSO DO PROF. DAMSIO A DISTNCIA

MDULO XX

DIREITO PROCESSUAL CIVIL


Procedimentos Especiais

__________________________________________________________________ Praa Almeida Jnior, 72 Liberdade So Paulo SP CEP 01510-010 Tel.: (11) 3346.4600 Fax: (11) 3277.8834 www.damasio.com.br

_________________________________________________________________________ MDULO XX DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL Procedimentos Especiais Prof. Vitor Frederico Kmpel

1. AO DE CONSIGNAO EM PAGAMENTO

1.1. Finalidade e Objeto


A ao de consignao em pagamento tem por finalidade obter a liberao judicial de uma obrigao. Busca, dessa forma, duas situaes jurdicas: cumprir a obrigao e receber a quitao pelo cumprimento. Somente pode ser objeto da consignao em pagamento a obrigao de pagar determinada quantia e a obrigao de entregar, excluindo-se a obrigao de fazer. Quando se fala em obrigao de pagar uma quantia, deve-se destacar duas situaes distintas:

quando esta quantia se relaciona a uma verba locatcia: a ao de consignao de pagamento ser aquela da Lei de Locao; quando esta quantia se relaciona a qualquer outra verba: a ao de consignao em pagamento ser aquela regida pelo Cdigo de Processo Civil.

O requisito especfico da consignatria em pagamento a mora do credor. Com efeito, somente poder ser proposta a ao de consignao em pagamento quando o credor estiver em mora. Considera-se o credor em mora quando sua ao ou omisso for considerada ilcita. Estando o devedor em mora, dependendo do tipo da obrigao, o credor pode se recusar ao cumprimento da obrigao. A doutrina, por muito tempo, considerou a consignao em pagamento como sendo uma execuo s avessas, impondo consignatria os requisitos da execuo. O Superior Tribunal de Justia e a doutrina atual, entretanto, consolidaram entendimento em sentido diverso. Para que haja a consignao em pagamento basta que o autor delimite a sua obrigao. A ao de consignao em pagamento um procedimento especial,inserido no processo de conhecimento, havendo cognio exauriente; portanto, admite discusso de toda matria de fato e de direito.

_________________________________________________________________________ MDULO XX DIREITO PROCESSUAL CIVIL

1.2. Hipteses de Cabimento


Pode-se dividir as aes de consignao em pagamento em dois grandes grupos:

Casos em que existe impossibilidade real de pagamento: situaes em que o devedor quer cumprir sua obrigao, mas este cumprimento est obstaculizado, como, por exemplo, o credor se recusa a receber; inrcia do credor em obrigao querable; ausncia do credor; credor desconhecido; credor inacessvel (essa inacessibilidade pode ser material ou jurdica) etc.

Insegurana no cumprimento da obrigao: so hipteses em que o devedor, em tese, pode cumprir a obrigao; entretanto, existe o fundado risco de que este cumprimento seja questionado no futuro, como, por exemplo, se o credor se recusa a dar a quitao. H o risco de o credor, no futuro, alegar que a dvida no foi quitada; fundado receio de incapacidade do credor etc.

1.3. Condies da Ao de Consignao em Pagamento 1.3.1. Legitimidade


A legitimidade ativa, em regra, pertence ao devedor. Entretanto, o Cdigo de Processo Civil dispe que pode propor a consignatria o devedor ou um terceiro. Este terceiro somente pode propor a consignatria se tiver um interesse jurdico no cumprimento da obrigao, por exemplo, o cessionrio de uma obrigao. Com relao legitimidade passiva, a ao ser proposta em face do credor. Muitas vezes pode se ter um credor-ru no individualizado ou, ainda, ser o fundamento da consignatria a dvida a respeito de quem seja o credor.

1.4. Competncia para Julgamento


A regra do sistema processual de que a consignatria dever ser proposta no local do cumprimento da obrigao, excepcionando a regra geral do Processo Civil (domiclio do ru). A posio dominante da doutrina de que essa regra excepciona, at mesmo, a eleio do foro, ou seja, ainda que as partes tenham elegido um foro para dirimir as dvidas, a consignatria dever ser proposta no local do cumprimento da obrigao. Isto se deve ao fato de a consignatria ter por objeto o depsito judicial da obrigao.

_________________________________________________________________________ MDULO XX DIREITO PROCESSUAL CIVIL

1.5. Procedimentos
1.5.1. Consignatria extrajudicial

O Cdigo de Processo Civil prev (art. 890, 1.) que o devedor pode depositar, perante uma instituio financeira oficial, o valor devido, caso em que o credor ser notificado por carta com aviso de recebimento para, no prazo de 10 dias, levantar o dinheiro ou impugnar o depsito. Se levantar o dinheiro ou permanecer inerte, considera-se quitada a obrigao. Caso ocorra impugnao, o devedor dever propor a ao de consignao em pagamento no prazo de 30 dias (art. 890, 3.). A consignao extrajudicial tem carter optativo, ou seja, se o devedor quiser poder propor diretamente a ao de consignao em pagamento. Essa consignao extrajudicial somente admitida quando houver uma obrigao de pagar, ficando excluda a obrigao de entrega. E, ainda, apenas admissvel quando se tratar de credor certo; no se admite, a ttulo de exemplo, a consignao extrajudicial quando o devedor tem dvidas quanto pessoa do credor. Embora se trate de dispositivo do Cdigo de Processo Civil, a consignao extrajudicial de direito material, ou seja, o Cdigo est regulando uma forma alternativa de cumprimento de obrigao. Obs.: admite-se a consignao extrajudicial para pagamento de aluguel, visto ser uma norma puramente de direito material.

1.5.2. Ao de consignao em pagamento


Como qualquer demanda, o primeiro ato ser a petio inicial, que ir submeter-se s regras dos arts. 282 e 283 do Cdigo de Processo Civil. O autor, na petio inicial, deve justificar porque est propondo a ao de consignao em pagamento e, ainda, deve individualizar o bem a ser consignado. Por fora de lei, admite-se a consignatria judicial de obrigaes alternativas. Neste caso, o autor est se colocando disposio para cumprir a obrigao, podendo o ru optar pela obrigao, no havendo a necessidade da individualizao do bem. Proposta a demanda, o juiz, admitindo a inicial, deve determinar que o bem seja depositado. H duas excees a este depsito prvio: quando o devedor tiver proposto a consignao extrajudicial (neste caso, o depsito j ocorreu);

quando se tratar de obrigao alternativa (h necessidade de que o ru escolha o bem a ser depositado).

_________________________________________________________________________ MDULO XX DIREITO PROCESSUAL CIVIL

Depositado o bem, o ru citado para responder, salvo no caso de obrigao alternativa, onde o ru citado para escolher. O prazo para esta escolha de cinco dias, desde que o contrato no disponha em sentido diverso. Se o ru no indicar o bem, o direito de indicao passa a ser do autor. Admite-se, em ao de consignao em pagamento, a reconveno, visto que, embora sendo um procedimento especial, a partir da defesa segue-se o procedimento ordinrio. Ao contestar, o ru poder alegar uma das matrias dispostas no prprio Cdigo. Este elenco meramente exemplificativo, ou seja, o ru poder alegar toda matria de fato e de direito, seja processual ou material. A nica restrio que o Cdigo de Processo Civil faz que, se o ru alegar insuficincia do depsito, ele deve informar qual o valor devido. Caso haja alegao de insuficincia do depsito, o ru poder levantar o valor j depositado e o autor ter 10 dias para complementar. Nas obrigaes em que a mora do devedor produz resciso contratual o autor no poder complementar o depsito. A partir daqui seguem-se as regras do procedimento ordinrio, com exceo da sentena. Se a demanda versar sobre insuficincia do depsito, caso o juiz entenda que o depsito no foi integral, sempre que possvel, ele condenar o autor ao pagamento da diferena. O Cdigo autoriza a consignao de prestaes peridicas, ou seja, o autor poder propor uma nica ao e, no decorrer da demanda, poder depositar as parcelas em juzo no prazo de cinco dias a contar da data do vencimento da parcela. Poder inclusive consignar at a sentena, visto que, tecnicamente, os depsitos posteriores sero analisados somente pelo tribunal. No caso de dvida quanto aos credores, o juiz profere uma deciso declarando que o devedor cumpriu a obrigao, seguindo o processo entre os sujeitos que, teoricamente, seriam os pretensos credores.

1.5.3. Diferenas entre a consignao em pagamento no Cdigo de Processo Civil e na Lei de Locao

A consignao em pagamento, na Lei de Locao, deve ser proposta no local do imvel ou do foro eleito no contrato. No Cdigo de Processo Civil, o autor intimado para depsito no prazo de cinco dias, e na Lei de Locao este prazo de 24 horas. No Cdigo de Processo Civil a complementao, no caso de insuficincia, se d em 10 dias, e na Lei de Locao este prazo de cincodias. No Cdigo de Processo Civil, se o ru alega insuficincia de depsito e o autor no complementa, o juiz, entendendo que o depsito realmente insuficiente,
4

_________________________________________________________________________ MDULO XX DIREITO PROCESSUAL CIVIL

condena o autor na diferena, e na Lei de Locao o ru dever ingressar com reconveno.

No caso de prestaes peridicas, na Lei de Locao, os depsitos devero ser efetuados no dia do vencimento da parcela, e no Cdigo de Processo Civil os depsitos podem ser efetuados em at cinco dias aps o vencimento das parcelas. A apelao, na Lei de Locao, no tem efeito suspensivo.

2. AO DE DEPSITO

2.1. Introduo
A matria vem regulada pelos arts. 901 a 906 do Cdigo de Processo Civil. A palavra "depsito" advm do Latim depositum, que significa confiana. O depsito o contrato por meio do qual um dos contraentes (depositrio) recebe do outro (depositante) um bem mvel, obrigando-se a guard-lo, temporria e gratuitamente, para restitui-lo quando lhe for exigido. Temos cinco modalidades de depsito:

Depsito voluntrio ou convencional: resulta da vontades das partes; Depsito necessrio: se divide em depsito legal (que decorre de lei) ; depsito miservel (calamidade pblica); e depsito do hoteleiro; Depsito irregular: aquele que incide sobre bens fungveis; Depsito judicial: realizado pelo juiz; Depsito mercantil.

2.2. Legitimao
O legitimado ativo o que entregou a coisa para depsito, independentemente de ser o proprietrio. O legitimado passivo o que tem dever legal e convencional de devolver a coisa depositada. A ao pode ser proposta contra pessoa fsica ou jurdica. Se proposta contra pessoa jurdica, a priso recai sobre o gerente que se coloca na posio de depositrio.

_________________________________________________________________________ MDULO XX DIREITO PROCESSUAL CIVIL

2.3. Procedimento
Petio inicial: alm dos requisitos do art. 282 do Cdigo de Processo Civil, deve a petio inicial descrever minuciosamente a coisa depositada, indicando o local onde se encontra depositada e sua estimativa de valor. Alis, este ltimo requisito fundamental para que o ru possa depositar o valor. O art. 902 exige que a petio inicial contenha a prova literal do depsito, isto , o documento que comprove o depsito. Caso no exista a prova documental do depsito, o procedimento especial no poder ocorrer, devendo a parte ingressar com uma ao sob o rito ordinrio. A petio inicial j pode conter o pedido de priso.

Defesa: uma vez citado, o ru pode:


Entregar a coisa ao depositante e ser condenado nas verbas de sucumbncia. Consignar a coisa em juzo; nesse caso, pode contestar e discutir o mrito sem a possibilidade de priso. Depositar o equivalente da coisa em dinheiro; aqui tambm o ru pode discutir o mrito e contestar, sem o risco da priso. Simplesmente contestar; o ru pode alegar nulidade ou falsidade do ttulo e a extino da obrigao correndo, porm, o risco de priso. Reconvir e excepcionar. Por fim, o ru pode permanecer inerte e sofrer os efeitos da revelia.

Sentena: a sentena tem um carter condenatrio e executivo. O juiz determina que o ru, em 24 horas, entregue a coisa ou o equivalente em dinheiro. O juiz, na sentena, deve fixar o valor correto, quando h dvida sobre o mesmo.

Priso civil: uma forma de impor ao ru o cumprimento da obrigao. O Texto Constitucional, no art. 5., inc. LXVII, autoriza tal priso. Portanto, no cumprindo o ru a ordem de entregar a coisa, o juiz aguarda o pedido expresso do autor, para, depois, decretar a priso. O prazo mximo de priso de um ano, mas cessa imediatamente se a coisa for encontrada. A ordem de priso pode ser suspensa durante a fase recursal.

_________________________________________________________________________ MDULO XX DIREITO PROCESSUAL CIVIL

3. AO DE ANULAO E SUBSTITUIO DE TTULO AO PORTADOR

3.1. Introduo
A matria vem tratada nos artigos 904 a 909 do Cdigo Civil e artigos 907 a 913 do Cdigo de Processo Civil. Diz o caput do artigo. 1.505: "O possuidor de ttulo ao portador tem direito prestao nele indicada, mediante sua simples apresentao". O pargrafo nico do mesmo artigo dispe que a obrigao subsiste ainda que o ttulo tenha entrado em circulao contra a vontade do prprio emissor. Por conseguinte, torna-se importante o remdio da anulao e substituio do ttulo ao portador, para evitar o enriquecimento indevido.

3.2. Legitimidade e Tutela


O credor o legitimado ativo, por ter perdido, ou por ter sido injustamente desapossado do ttulo. Pode ter ocorrido, ainda, a destruio parcial do ttulo. Entre as pretenses dedutveis temos:

Anulao e substituio do ttulo: o prprio artigo 909 do Cdigo Civil menciona que o credor pode impedir que o pagamento ocorra ao ilegtimo detentor. A ao visa anular o ttulo primitivo. Como dispe o art. 908 do Cdigo de Processo Civil, o autor expor, na petio inicial, a quantidade, a espcie, o valor nominal do ttulo e os atributos que o individualizem, a poca e o lugar em que o adquiriu, as circunstncias em que o perdeu e quando recebeu os ltimos juros e dividendos, requerendo: I a citao do detentor e, por edital, de terceiros interessados para contestarem o pedido; II a intimao do devedor para que deposite em juzo o capital, bem como os juros ou dividendos, e para que no pague a terceiros enquanto no for resolvida a ao; III a intimao da Bolsa de Valores, para conhecimento de seus membros, a fim de que estes no negociem os ttulos. Reivindicao do ttulo: o ttulo pode estar na posse de terceiro por perda por parte do credor, ou por injusto desapossamento. uma ao reivindicatria. Qualquer um pode ser legitimado passivo. Substituio de ttulo parcialmente destrudo: como a presena fsica do ttulo fundamental, se o ttulo foi parcialmente destrudo precisa ser substitudo por um ntegro, para gerar eficcia. Aqui o legitimado passivo o devedor, porque pode ser necessria a emisso de novo ttulo.

_________________________________________________________________________ MDULO XX DIREITO PROCESSUAL CIVIL

4. AO DE PRESTAO DE CONTAS

4.1. Introduo
A obrigao de prestar contas surge toda a vez que algum tem ingerncia sobre bens de terceiros, visando demonstrar lisura na interferncia do patrimnio de outro para que no haja enriquecimento indevido. A ao de prestao de contas tem por objetivo extinguir a obrigao de prestar contas, verificando saldo existente. Pode ter iniciativa tanto por parte daquele a quem cabe prestar como de quem tem o direito de exigir a prestao. Tais contas devem seguir sempre a forma de escriturao contbil, acompanhada de documentos justificativos.

4.2. Ao de Exigir Contas


Determina o art. 914, inc. I, do Cdigo de Processo Civil, "a ao de prestao de contas competir a quem tiver: I o direito de exigi-las. Ocorre na hiptese de noprestao voluntria por parte do obrigado, impondo ao titular o direito de exigir. Ocorre, por exemplo, no caso de tutela.

4.2.1. Procedimento
Na primeira fase o juiz deve verificar a obrigao de prestar contas. Por conseguinte, a petio inicial deve conter, alm dos requisitos do art. 282, meno origem da obrigao, se legal ou contratual. Deve tambm conter prova de que o ru teve bens do auto em administrao. Respostas do ru: o ru tem cinco dias para responder:

O ru pode permanecer inerte: nesse caso, o juiz julga procedente o dever e manda o ru prestar as contas em 48 horas, sob pena de o autor faz-lo em 10 dias. Apresentao das contas: o ru pode apresentar as contas e encerra-se a primeira fase. O autor ser intimado para, em cinco dias, manifestar-se; caso o autor se mantenha inerte ou concorde, as contas sero aprovadas. Caso o autor impugne as contas, pode desenvolver-se a dilao probatria, inclusive com percia e audincia, decidindo o juiz sobre as contas. Apresentao das contas e contestao: o ru pode, simultaneamente, apresentar as contas e contestar, alegando, por exemplo, que as contas no foram exigidas previamente.
8

_________________________________________________________________________ MDULO XX DIREITO PROCESSUAL CIVIL

Contestao com negativa da obrigao de prestar contas: caso o ru no apresente as contas, mas conteste, negando sua obrigao de prest-las, teremos o rito ordinrio para que a sentena reconhea ou no a obrigao. O juiz, julgando procedente, reconhece que o ru tem obrigao de prestar contas, devendo a sentena condenar o ru a prest-las no prazo legal. Cumprindo o ru a determinao de apresentar contas, dever o autor se manifestar em cinco dias. No apresentando o ru as contas, poder o autor faz-lo em 10 dias.

4.3. Ao de Prestar Contas


Visa liberar o obrigado, garantindo-lhe a quitao e declarao, por sentena, de que no lhe remanesce nenhuma obrigao.

4.3.1. Procedimento
Alm dos requisitos do art. 282 do Cdigo de Processo Civil, o autor precisa demonstrar a sua obrigao de prestar contas; alis, sua causa de pedir para prestar contas, juntando, inclusive, os documentos do contrato ou do ato jurdico que criou a obrigao. Deve, ainda, esclarecer o porqu da propositura da ao, j que as contas no lhe foram exigidas. Respostas do ru:

Aceitar as contas: reconhece a procedncia do pedido e a lide antecipadamente julgada, extinguindo-se o processo com julgamento do mrito (art. 269, inc. II, do CPC). Revelia: o juiz julga as contas, muito embora o juiz no esteja vinculado a fazlo, seguindo o rito ordinrio. Contestao: caso o ru conteste, quer na questo principal das contas, quer em quaisquer outras questes, o procedimento o ordinrio, com julgamento antecipado da lide, ou com a produo de provas.

Sentena: o saldo credor dever ser declarado na sentena, conforme expressa determinao do art. 918: "O saldo credor declarado na sentena poder ser cobrado em execuo forada.
Todos os direitos reservados. terminantemente proibida a reproduo total ou parcial deste material didtico, por qualquer meio ou processo. A violao dos direitos autorais caracteriza crime descrito na legislao em vigor, sem prejuzo das sanes civis cabveis.

___________________________________________________________________

CURSO DO PROF. DAMSIO A DISTNCIA

MDULO XX

DIREITO PROCESSUAL PENAL


Do Procedimento do Jri

__________________________________________________________________ Praa Almeida Jnior, 72 Liberdade So Paulo SP CEP 01510-010 Tel.: (11) 3346.4600 Fax: (11) 3277.8834 www.damasio.com.br

_________________________________________________________________________ MDULO XX DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL Do Procedimento do Jri

Prof. Fernando Capez

1. HISTRICO

O Jri tem a sua origem na Magna Carta de 1215. No Brasil, surgiu na Lei de 18.6.1822, que criava o julgamento pelo Jri para os crimes de imprensa. Depois, a Constituio Imperial de 1824 passou a prev-lo como um rgo do Poder Judicirio e ampliou sua competncia para julgar causas cveis e criminais (quanto s causas cveis no houve regulamentao). A Constituio de 1891 manteve o Jri como instituio soberana. A Constituio de 1934 disciplinou o Jri no captulo do Poder Judicirio. O perodo obscuro do Tribunal do Jri foi o de 1937; a Constituio Federal de 1937 no se manifestou a respeito do instituto, o que tornou possvel a um decreto (o Decreto n. 167/38) suprimir a soberania dos veredictos do Jri. Tal decreto permitiu que os tribunais reformassem o julgamento do Jri pelo mrito. Atualmente, se o Jri condena, o Tribunal no pode, ao rever a deciso, absolver. Esse princpio suprimido foi restabelecido na Constituio de 1946. A Constituio de 1967 no fez referncia ao princpio da soberania dos veredictos.

2. O JRI NA ATUAL CONSTITUIO FEDERAL

O Jri na atual Constituio encontra-se disciplinado no captulo dos Direitos e Garantias Individuais, e como tal no pode ser suprimido nem por emenda constitucional, constituindo verdadeira clusula ptrea (ncleo constitucional intangvel). Tudo por fora da limitao material explcita contida no artigo 60, 4., inciso IV, da Constituio Federal. A Constituio Federal prev o Jri em seu artigo 5., inciso XXXVIII. Esse dispositivo traa os quatro princpios fundamentais da instituio do Jri, quais sejam: plenitude de defesa; sigilo nas votaes; soberania dos veredictos; competncia mnima para julgamento dos crimes dolosos contra a vida, tentados ou consumados. Vejamos cada um desses princpios:

_________________________________________________________________________ MDULO XX DIREITO PROCESSUAL PENAL

a) Plenitude de defesa A defesa plena mais abrangente do que a ampla defesa, pois alm da autodefesa, o ru ter direito defesa tcnica, podendo fazer uso de argumentos jurdicos e extrajurdicos. O advogado tem liberdade para elaborar a defesa do ru, podendo alegar o que melhor lhe aprouver, ainda que sem amparo jurdico. Exemplo: na trplica, o advogado alega que o crime foi praticado h 11 anos; depois disso, o ru arrumou um emprego, teve sete filhos, tornou-se lder comunitrio etc. Se o juiz constata que a defesa desenvolvida em plenrio inepta, pode dissolver o conselho de sentena declarando o ru indefeso (artigo 497, inciso V, do Cdigo de Processo Penal). O juiz deve quesitar, alm das alegaes desenvolvidas pela defesa tcnica, aquelas alegadas pelo ru em sua autodefesa, mesmo que incompatveis. Exemplo: o ru, no seu interrogatrio em plenrio, alega que agiu em legtima defesa. O defensor considera que difcil convencer os jurados da legtima defesa e ento sustenta outra tese; alega que o ru no conhece o instituto da legtima defesa, argumenta que as qualificadoras no existiram e que h um privilgio. O juiz ir quesitar as duas defesas alegadas: legtima defesa e privilgio. Esse entendimento nos parece ser o melhor, pois garante efetivamente a defesa plena, mas h deciso do Supremo Tribunal Federal no sentido de que s deve ser quesitada a tese apresentada pela defesa tcnica.

b) Sigilo nas votaes Trata-se de princpio informador especfico do Jri; a ele no se aplica o disposto no artigo 93, inciso IX, da Constituio Federal (princpio da publicidade). O Cdigo de Processo Penal prev vrias maneiras de manter o sigilo nas votaes, cabendo citar, entre outras:

Incomunicabilidade dos jurados: os jurados no podem emitir qualquer opinio sobre o processo. Podem conversar entre eles, desde que no seja sobre o caso. Os jurados so impedidos de se comunicar com qualquer terceiro estranho ao processo. A comunicao dos jurados com o mundo externo ocorre somente por meio do oficial de justia. O julgamento feito em sala secreta: isso evita que uma das pessoas que esteja no plenrio perceba qual foi o voto dos jurados e, tambm, qualquer tipo de constrangimento. O julgamento feito pelos jurados tem por base a ntima convico: assim, no h fundamentao da deciso. exceo regra do livre convencimento motivado.

_________________________________________________________________________ MDULO XX DIREITO PROCESSUAL PENAL

Observao: H quem sustente deva a votao do quesito ser interrompida assim que surgir o quarto voto idntico; sendo apenas sete os jurados, no haveria como ser modificado o destino daquele quesito.

c) Soberania dos veredictos Conceito do Professor Jos Frederico Marques: A soberania consiste na impossibilidade dos juzes togados se substiturem aos jurados na deciso da causa. O mrito no Jri decidido exclusivamente pelos jurados. Esse princpio no absoluto, ou seja, encontra limitaes. O artigo 593, inciso III, alnea d, do Cdigo de Processo Penal, permite a apelao das decises do Jri quando consideradas manifestamente contrrias s provas dos autos. A apelao julgada pelo tribunal. Se o tribunal der provimento apelao, anula o julgamento e determina a realizao de outro. O tribunal no decide o mrito. A apelao com esse fundamento s pode ser interposta uma vez. Na reviso criminal, a mitigao desse princpio ainda maior, porque o ru, condenado definitivamente pode ser at absolvido pelo tribunal revisor, caso a deciso seja arbitrria. No h anulao nesse caso, mas absolvio, isto , modificao direta do mrito da deciso dos jurados.5 A soberania do Jri um princpio relativo, pois no pode impedir a busca da verdade real que tambm princpio informador do processo penal. Observaes: 1. A absolvio sumria ocorre quando provada excludente de ilicitude ou de culpabilidade. Nesse caso, o ru no vai a Jri, e sim, o juiz togado julga o mrito. 2. A reviso criminal a ao rescisria de coisa julgada penal. Sempre em favor do ru, nunca pro societate. No caso de Jri, interposta a reviso criminal, ela ser julgada por 10 desembargadores (normalmente o recurso julgado por trs) e os juzes togados decidiro o mrito nesse caso.

d) Competncia mnima para o julgamento dos crimes dolosos contra a vida, tentados ou consumados Os crimes dolosos contra a vida so: 5

homicdio (artigo 121 do Cdigo Penal); induzimento, instigao ou auxlio a suicdio (artigo 122 do Cdigo Penal);

CAPEZ, Fernando. Curso de Processo Penal. 7. ed. So Paulo: Saraiva, 2001. 3

_________________________________________________________________________ MDULO XX DIREITO PROCESSUAL PENAL

infanticdio (artigo 123 do Cdigo Penal); aborto provocado pela gestante ou com seu consentimento e aborto provocado por terceiro (artigos 124 a 126 do Cdigo Penal).

Esses so os crimes de competncia do Jri; todavia, sua competncia pode ser ampliada por lei ordinria. J existe uma lei ordinria ampliando: o artigo 78, inciso I, do Cdigo de Processo Penal prev que tambm da competncia do Jri o julgamento dos crimes conexos com os crimes dolosos contra a vida.

Ateno: 1. A competncia para julgar o latrocnio do juiz singular, pois um crime contra o patrimnio ( Smula n. 603 do Supremo Tribunal Federal). 2. A competncia para julgar o genocdio (crime contra a humanidade) do juiz singular da justia federal. 3. O policial militar, que pratica crime doloso contra a vida de civil, ainda que em servio, ser julgado pelo Jri. 4. Pessoas que tm prerrogativa de foro em razo da funo no so julgadas pelo Jri (exemplo: promotor de justia). 5. Quanto ao Jri, no se aplica a regra do artigo 70 do Cdigo de Processo Penal, pois a jurisprudncia entende que no local da conduta (e no do resultado) existe maior facilidade para produo de provas.

3. ORGANIZAO DO JRI

O Jri um rgo da justia comum. Pode ser estadual ou federal. A competncia do Jri federal para julgamento de:

crimes dolosos contra a vida de funcionrios pblicos federais, em razo de suas funes ou praticados por funcionrios pblicos federais em razo de suas funes; crimes dolosos contra a vida praticados a bordo de navio ou aeronave.

_________________________________________________________________________ MDULO XX DIREITO PROCESSUAL PENAL

3.1. Caractersticas do Jri


Trata-se de rgo:

colegiado: o Jri composto por um juiz togado e 21 jurados leigos. Ateno: 21 jurados formam o Tribunal do Jri; 15 jurados presentes, no mnimo, instalam a sesso de julgamento; 7 jurados formam o conselho de sentena.

heterogneo: composto por rgos de natureza distinta; juiz togado e jurados leigos. horizontal: no h hierarquia entre os jurados e o juiz-presidente do Jri. O que existe so divises de competncia. temporrio: os jurados so sempre renovados.

Observao: o Jri no se confunde com o escabinado, pois neste no h diviso de competncia. No Brasil, exemplo de escabinado encontrado na justia militar; nas auditorias h um juiz togado e cinco oficiais, sendo que seus votos tm o mesmo valor. Compete ao juiz-presidente organizar a lista geral dos jurados, baseado em informaes fidedignas ou conhecimento pessoal (artigo 439 do Cdigo de Processo Penal). Normalmente, o juiz requer listas com nomes no Tribunal Regional Eleitoral, em reparties pblicas, sindicatos de classes etc. No ms de novembro de cada ano, o juiz publica uma lista provisria com o nome dos jurados que iro atuar no prximo ano. Na segunda quinzena de dezembro, o juiz publica a lista definitiva (artigo 439, pargrafo nico, do Cdigo de Processo Penal). Enquanto a lista no definitiva, qualquer pessoa pode impugn-la. O juiz decide sobre aquele pedido de excluso de nome da lista. Se o juiz indefere o pedido e inclui o nome, aquele que argiu a excluso pode interpor recurso em sentido estrito no prazo de 20 dias (em outras hipteses o recurso em sentido estrito tem prazo de cinco dias), conforme o artigo 581, inciso XIV, e artigo 586, pargrafo nico, ambos do Cdigo de Processo Penal. Quem julga o recurso o Presidente do Tribunal de Justia. Da lista definitiva so sorteados os 21 nomes que formaro o Tribunal do Jri, sendo renovados a cada reunio peridica. O sorteio realizado em audincia pblica e um menor de 18 anos realiza o sorteio (presume-se a pureza do menor).

As qualidades da pessoa para ser jurado so as seguintes:


5

_________________________________________________________________________ MDULO XX DIREITO PROCESSUAL PENAL


ser brasileiro (nato ou naturalizado); estar no gozo dos direitos polticos; ser maior de 21 anos (a exigncia no trata da antiga menoridade relativa processual penal, logo, subsiste o requisito, mesmo com a entrada em vigor do novo Cdigo Civil tanto que o menor de 21 anos, casado, e o emancipado civil no podiam ser jurados); ser residente na comarca onde acontecero os julgamentos; ter notria idoneidade moral; ser alfabetizado.

A lei prev expressamente nos artigos 434 e 436, pargrafo nico, do Cdigo de Processo Penal aqueles que so isentos do servio do Jri. Entre eles esto os maiores de 60 anos, os que j exerceram a funo de jurado por um ano, ministros de confisso religiosa, parteiras, entre outros. Um cidado convocado a prestar o servio do Jri, no estando no rol dos isentos, no pode recusar-se a essa obrigao. Poder, todavia, por razes de convico filosfica, poltica ou de crena religiosa, invocar em seu favor a denominada escusa de conscincia. O artigo 435 do Cdigo de Processo Penal (determina que aquele que alega escusa de conscincia para no prestar o servio do Jri perde os direitos polticos) no foi recepcionado pela Constituio Federal, estando, portanto, revogado. Segundo a Constituio Federal, aquele que invoca escusa de conscincia para se livrar de obrigao a todos imposta, dever prestar um servio social alternativo. Havendo a recusa da prestao alternativa, ocorrer a perda dos direitos polticos (artigo 5., inciso VIII, e artigo 15, inciso IV, da Constituio Federal). Essa obrigao alternativa deve ser prevista em lei, mas como no caso do Jri ainda no h lei regulamentando esta situao, entendemos que a escusa de conscincia no traz nenhuma conseqncia. O exerccio efetivo da funo de jurado, segundo o artigo 437 do Cdigo de Processo Penal, considerado um servio pblico relevante. O jurado ter as seguintes prerrogativas:

presuno de idoneidade moral; priso especial em caso de crime comum, at o julgamento definitivo; preferncia em igualdade de condies, em concorrncias pblicas.

Os jurados podero ser responsabilizados criminalmente por concusso, corrupo e prevaricao.


6

_________________________________________________________________________ MDULO XX DIREITO PROCESSUAL PENAL

4. JUDICIUM ACCUSATIONIS

O procedimento do Jri bifsico ou escalonado. o procedimento mais solene do Cdigo de Processo Penal. Trata-se de um rito especial. A primeira fase do Jri denominada sumrio da culpa ou judicium accusationis. Inicia-se com o oferecimento da denncia ou da queixa (ao penal privada subsidiria da pblica) e termina com o trnsito em julgado da pronncia. Essa fase tem por objetivo verificar a admissibilidade da acusao e verificar se h requisitos mnimos para a acusao (juzo de prelibao). A instruo criminal segue o procedimento comum aos crimes apenados com recluso:

oferecimento da denncia ou da queixa; recebimento da denncia ou da queixa; citao do acusado; interrogatrio; fixao do trduo para a defesa prvia (apresentao facultativa); oitiva das testemunhas de acusao (nmero mximo de oito). oitiva das testemunhas de defesa (nmero mximo de oito). alegaes finais (artigo 406 do Cdigo de Processo Penal). Ateno: o prazo de cinco dias para cada parte. Se houver querelante, este apresentar antes do Ministrio Pblico. Se houver assistente de acusao, ter prazo comum com o Ministrio Pblico. O prazo corre em cartrio para o defensor.

Pergunta: As partes so obrigadas a apresentar as alegaes finais? Resposta: O Ministrio Pblico obrigado a apresentar as alegaes devido ao princpio da indisponibilidade da ao penal. A defesa no tem obrigao de apresentar, podendo preferir falar sobre o mrito apenas em plenrio (pode se reservar o direito de apresentar sua tese em plenrio). Para o assistente de acusao tambm faculdade. No caso do querelante, depende se a ao subsidiria ou exclusiva: se for subsidiria, a no apresentao faz com que o Ministrio Pblico reassuma o processo; no caso de ao exclusivamente privada, se o querelante no apresentar as alegaes escritas ocorre a perempo.
7

_________________________________________________________________________ MDULO XX DIREITO PROCESSUAL PENAL

Observao: nessa fase fica proibida a juntada de qualquer documento pelas partes. Novo documento s ser apresentado posteriormente no libelo ou nas contra-razes do libelo (artigo 406, 2., do Cdigo de Processo Penal).

Aps as alegaes, os autos vo conclusos ao juiz, que ordenar diligncias para sanar nulidades ou suprir falhas. Em seguida, os autos vo conclusos para a sentena. O juiz pode tomar as seguintes decises: - deciso de pronncia; - deciso de impronncia; - desclassificao; absolvio sumria (depende de reexame necessrio, que condio de eficcia).

Todas essas decises podem ser impugnadas por meio do recurso em sentido estrito (artigo 581, incisos II, IV e VI, do Cdigo de Processo Penal).

4.1. Pronncia
Trata-se da deciso do juiz que entende existir prova da materialidade e indcios suficientes de autoria. Julga admissvel a acusao, submetendo o ru a julgamento pelo Tribunal do Jri. Na fase da pronncia vigora o princpio in dbio pro societate, uma vez que h mero juzo de suspeita, no de certeza. O juiz verifica apenas se a acusao vivel, deixando o exame mais acurado para os jurados. Somente no sero admitidas acusaes manifestamente infundadas, pois h juzo de mera prelibao.6 Essa deciso, na verdade, no uma sentena, pois no julga o mrito. Tem a natureza jurdica de deciso interlocutria mista no-terminativa. O Cdigo de Processo Penal fala em sentena porque a deciso de pronncia deve seguir os mesmos requisitos da sentena (relatrio, fundamentao e dispositivo). O dispositivo da deciso de pronncia contm o julgamento da admissibilidade da acusao, da pretenso punitiva (exemplo: ... julgo admissvel a acusao e pronuncio o ru.). A fundamentao no precisa analisar com profundidade o mrito da causa como na fundamentao da sentena, sob pena de influenciar na deciso dos jurados. O juiz, na
6

CAPEZ, Fernando. Op. cit. 8

_________________________________________________________________________ MDULO XX DIREITO PROCESSUAL PENAL

pronncia, deve utilizar uma linguagem comedida e cautelosa, sem referir-se a culpado ou inocente, pois levaria nulidade da deciso. So efeitos da pronncia:

Submeter o ru a julgamento pelo Jri. Fixar a classificao jurdica do fato. Observao: o artigo 416 do Cdigo de Processo Penal permite a mudana da classificao quando ocorrer circunstncia superveniente que altere a mesma. Exemplo: o ru pronunciado por tentar matar a vtima. A vtima que estava na UTI vem a falecer. O ru dever ser julgado por homicdio consumado. Alterase a pronncia.

Interromper a prescrio (interrompe-se no momento da publicao). A Smula n. 191 do Superior Tribunal de Justia determina que a pronncia causa interruptiva da prescrio, ainda que ocorra a desclassificao do crime pelo Jri. Essa smula veio pacificar os entendimentos, pois alguns defendiam que se os jurados desclassificassem para o procedimento comum ordinrio, no teria ocorrido a interrupo, e muitas vezes o crime j estaria prescrito. Decretao da priso, se for o caso. O 2. do artigo 408 do Cdigo de Processo Penal dispe que se o ru for primrio e de bons antecedentes, poder o juiz deixar de decretar-lhe a priso ou revog-la, caso j se encontre preso. Trata-se de mera faculdade, pois o juiz dever avaliar a existncia de elementos que indiquem a necessidade da priso (artigo 312 do Cdigo de Processo Penal). Tratando-se de reincidente ou portador de maus antecedentes, atendendo-se ao disposto no artigo 408, 2., do Cdigo de Processo Penal, o ru ter, obrigatoriamente, de aguardar preso a realizao de seu julgamento. O Superior Tribunal de Justia, recentemente, voltou a decidir que, em face do princpio da inocncia presumida, somente admissvel a imposio de priso processual quando suficientemente demonstrado por deciso plenamente motivada a necessidade da cautela, em face da presena de uma das circunstncias inscritas no artigo 312 do Cdigo de Processo Penal. Para o Supremo Tribunal Federal, no entanto, perfeitamente possvel a priso provisria obrigatria nos casos dos artigos 594 e 408, 2., do Cdigo de Processo Penal.

Observao: Conforme dispe a Smula n. 21 do Superior Tribunal de Justia, pronunciado o ru, fica superada a alegao de excesso de prazo na instruo criminal. No h mais o lanamento do nome do ru no rol dos culpados. O dispositivo que determinava essa providncia no foi recepcionado pela Constituio Federal em razo do princpio da presuno de inocncia.

_________________________________________________________________________ MDULO XX DIREITO PROCESSUAL PENAL

O juiz, na pronncia, pode excluir a qualificadora includa na denncia se for manifestamente improcedente, arbitrria ou se no houver qualquer prova nos autos sobre ela. Pergunta: Se a denncia foi oferecida por homicdio simples, e na instruo apurase que h uma qualificadora, o juiz pode incluir essa qualificadora na pronncia? Resposta: So duas as posies. Prevalece na doutrina o entendimento de que o juiz pode incluir a qualificadora na pronncia aps aplicar o artigo 384 do Cdigo de Processo Penal - mutatio libelli - sob pena de violar a defesa plena. J o Supremo Tribunal Federal entende que o juiz pode incluir qualificadora na pronncia, independentemente da aplicao do artigo 384 do Cdigo de Processo Penal, por fora da regra especfica prevista no artigo 408, 4., do Cdigo de Processo Penal. Essa regra acima analisada tambm se aplica nas hipteses de desclassificao de crime doloso menos grave contra a vida para outro crime doloso mais grave contra a vida. Exemplo: desclassificao de infanticdio para homicdio. Pergunta: No caso de classificao jurdica errada, o juiz pode pronunciar o ru com outra classificao, sem dar vista s partes? Resposta: Sim, aplicando o artigo 383 do Cdigo de Processo Penal emendatio libelli. Nesse caso no h violao ao princpio da correlao ou da congruncia, pois o ru se defende dos fatos narrados. Assim, aplica-se o artigo 408, 4., do Cdigo de Processo Penal.

Ao juiz vedado manifestar-se na pronncia sobre:


causas de aumento de pena; causas de diminuio de pena; circunstncias agravantes; circunstncias atenuantes.

As causas de aumento de pena s sero includas no libelo. As circunstncias agravantes vo ser includas no libelo ou nos debates durante a sesso de julgamento. A nica agravante que deve constar na pronncia a reincidncia, pois ir interferir na priso ou na liberdade do ru.

A intimao da deciso de pronncia varia conforme a situao do ru:


10

_________________________________________________________________________ MDULO XX DIREITO PROCESSUAL PENAL


Se o ru est preso, ser intimado pessoalmente. Se o ru est solto, ser intimado pessoalmente. Caso no seja encontrado, a intimao ser feita por edital, dependendo da natureza da infrao: -

Se o crime afianvel, a intimao ser feita por edital. Se o crime inafianvel, o ru s pode ser intimado pessoalmente. Ficando o ru em local incerto e no sabido o processo ficar parado at que aquele seja localizado. Nesse caso, ocorre a chamada crise de instncia, isto , h o estancamento da marcha processual. Nesse caso, o juiz pode decretar a priso preventiva do ru para assegurar a aplicao da lei penal.

4.2. Impronncia
A deciso de impronncia julga inadmissvel a acusao. No h prova da materialidade ou indcio de autoria. A deciso de impronncia tem natureza jurdica de deciso interlocutria mista terminativa. No julga o mrito, mas extingue o processo. Essa deciso s faz coisa julgada formal. Surgindo novas provas, o processo poder ser reaberto se no estiver extinta a punibilidade (exemplo: se o crime ainda no prescreveu). Exceo: a deciso de impronncia far coisa julgada material nos seguintes casos:

atipicidade do fato (o fato narrado no constitui crime); comprovao da inexistncia material do fato (no houve crime).

4.2.1. Despronncia
a deciso judicial que revoga uma deciso de pronncia. Pode ocorrer se houver interposio de recurso e o tribunal revogar a deciso ou se o prprio juiz da causa, no juzo de retratao, voltar atrs e impronunciar o ru.

4.3. Desclassificao
A desclassificao ocorre quando o juiz se convence de que o ru no cometeu um crime doloso contra a vida, mas sim cometeu um crime diverso, da competncia do juiz singular. Se o juiz tiver dvida entre tentativa de homicdio ou leso corporal, dever pronunciar o ru e deixar que o Jri decida se houve ou no o animus necandi, isto ,
11

_________________________________________________________________________ MDULO XX DIREITO PROCESSUAL PENAL

inteno de matar. Visa preservar-se, assim, a competncia constitucional do Jri. Se o Jri decidir que o ru no teve inteno de matar, o processo ser remetido ao juiz competente. O Jri no se manifesta sobre agravantes ou qualificadoras, nem menciona para qual delito o crime foi desclassificado; caso se manifeste acerca disso, no estar vinculando o juiz, que ser competente.

Pergunta: O juiz, ao desclassificar, deve apontar o novo crime? Resposta: No, sob pena de invadir a competncia do juiz monocrtico. Espnola Filho entende que se a desclassificao for para crime afianvel, o juiz deve indicar, para que o ru possa ser solto. Ateno: se o juiz do Jri desclassifica o crime e as partes no recorrem ( cabvel recurso em sentido estrito), a deciso transita em julgado e o processo remetido ao juiz singular. Se o juiz singular, ao receber o processo, concluir que o juiz do Jri se equivocou, e que o ru deveria ter sido pronunciado, qual medida deve tomar? Entendemos que o juiz para o qual o processo foi remetido no pode suscitar conflito de competncia, pois a deciso de desclassificao j transitou em julgado. Se ele se convencer que era mesmo o crime doloso contra a vida, ainda que tentado, dever absolver o ru. H, no entanto, entendimento no sentido de que a deciso tem natureza processual e tem-se somente a precluso, sendo possvel, pois, suscitar conflito de competncia. A desclassificao deciso interlocutria mista no terminativa (encerra uma etapa do processo, sem julgar o mrito). Contra essa deciso cabe recurso em sentido estrito com fundamento no artigo 581, inciso II, do Cdigo de Processo Penal, embora alguns doutrinadores prefiram a hiptese no inciso IV (o argumento o de que a desclassificao contm embutida uma impronncia).

4.4. Absolvio Sumria


a absolvio do ru pelo juiz em razo de estar comprovada a existncia de causa de excluso da ilicitude (exemplo: legtima defesa) ou da culpabilidade (exemplo: inimputabilidade). uma sentena, pois nela h o julgamento do mrito. Faz coisa julgada material. Para ter eficcia deve ter o reexame necessrio. A Smula n. 423 do Supremo Tribunal Federal dispe que, enquanto no houver o recurso de ofcio, a sentena no transita em julgado.

12

_________________________________________________________________________ MDULO XX DIREITO PROCESSUAL PENAL

Pergunta: se o Juiz tem certeza da excludente de culpabilidade (h laudo que comprova a inimputabilidade do ru) e tem dvida sobre a excludente de ilicitude (h dvida quanto legtima defesa) ele deve absolver ou pronunciar o ru? Resposta: O Juiz no pode reconhecer a legtima defesa e absolver o ru no sumrio da culpa, pois esta no restou provada. Dever pronunciar o ru, pois o Jri pode reconhecer a legtima defesa e absolver o ru. Se o juiz no sumrio da culpa reconhecer a excludente de culpabilidade, ter de dar a absolvio imprpria, impondo ao ru uma medida de segurana. No caso dele pronunciar, o ru ter uma chance de o Jri reconhecer a legtima defesa e o absolver; ou, na pior das hipteses, ser condenado e receber uma medida de segurana pela inimputabilidade j comprovada. Conforme j foi dito, se o juiz reconhecer que o fato atpico dever impronunci-lo (essa impronncia far coisa julgada material), mas ressalvamos que h quem entenda que o juiz dever absolv-lo. Na prtica, a diferena que no caso da absolvio sumria h recurso de ofcio. Contra a deciso de absolvio sumria, as partes podem oferecer recurso em sentido estrito (artigo 581, inciso VI, do Cdigo de Processo Penal). A defesa tem interesse em recorrer no caso de absolvio sumria imprpria. A absolvio sumria a nica sentena definitiva de absolvio que se ataca com recurso em sentido estrito. Encerramos aqui o estudo da primeira fase do procedimento do Jri. A segunda fase do Jri denominada juzo da causa ou judicium causae. Inicia-se com o oferecimento do libelo e termina com a sesso de julgamento. Essa fase julga o mrito. Ser estudada no prximo mdulo.

Todos os direitos reservados. terminantemente proibida a reproduo total ou parcial deste material didtico, por qualquer meio ou processo. A violao dos direitos autorais caracteriza crime descrito na legislao em vigor, sem prejuzo das sanes civis cabveis.

13

___________________________________________________________________

CURSO DO PROF. DAMSIO A DISTNCIA

MDULO XX

DIREITO TRIBUTRIO Repartio das Receitas Tributrias

__________________________________________________________________ Praa Almeida Jnior, 72 Liberdade So Paulo SP CEP 01510-010 Tel.: (11) 3346.4600 Fax: (11) 3277.8834 www.damasio.com.br

_________________________________________________________________________ MDULO XX DIREITO TRIBUTRIO

DIREITO TRIBUTRIO

1. REPARTIO DAS RECEITAS TRIBUTRIAS

As receitas tributrias, arrecadadas pelo ente responsvel, nem sempre lhe pertencem com exclusividade. A Constituio Federal prev, nos artigos 157 a 162, a distribuio dessas receitas. Em breve sntese, a distribuio a seguinte:

artigo 157 receitas que pertencem aos Estados e ao Distrito Federal; artigo 158 receitas que pertencem aos Municpios; artigo 159, incisos I e II distribuio do Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI); artigo 160 vedao reteno ou restituio dos recursos, pargrafo nico exceo; artigo 161 competncia da lei complementar; artigo 162 divulgao da arrecadao.

1.1. Participao Direta


a) Pertencem aos Estados e ao Distrito Federal

O produto da arrecadao do IR, incidente na fonte, sobre rendimentos pagos, a qualquer ttulo, por eles, suas autarquias e pelas fundaes que institurem e mantiverem (artigo 157, inciso I, da Constituio Federal). 20% do produto de arrecadao do imposto que a Unio instituir no exerccio de sua competncia residual (artigo 157, inciso II, da Constituio Federal). 30% do IOF sobre operaes com ouro, nos termos do artigo 153, 5., inciso I, da Constituio Federal.

b) Pertencem aos Municpios

O produto da arrecadao do IR incidente na fonte, sobre rendimentos pagos, a qualquer ttulo, pelos Municpios, suas autarquias e pelas fundaes que institurem e mantiverem (artigo 158, inciso I, da Constituio Federal).
1

_________________________________________________________________________ MDULO XX DIREITO TRIBUTRIO

50% do valor arrecadado do Imposto Territorial Rural (ITR), relativamente aos imveis nele situados (artigo 158, inciso II, da Constituio Federal). 50% do Imposto de Propriedade de Veculos Automotores (IPVA), relativamente aos veculos licenciados em seus territrios (artigo 158, inciso III, da Constituio Federal). 25% do ICMS arrecadado, creditado (valor agregado), da seguinte maneira: , no mnimo, proporcionalmente ao valor adicionado nas operaes realizadas em seus territrios, at , na forma em que dispuser a lei (artigo 158, inciso IV, e pargrafo nico, da Constituio Federal). 70% do IOF sobre o ouro, nos termos do artigo 153, 5. o, inciso II, da Constituio Federal.

1.2. Participao Indireta dos Estados, Distrito Federal e Municpios


Conforme dispe o artigo 159, inciso I, da Constituio Federal, o Fundo de Participao dos Estados (FPE) recebe 21,5% sobre a arrecadao do IR e IPI, sendo que, para esse clculo, exclui-se a parcela da participao direta (artigo 159, 1., da Constituio Federal). O Fundo de Participao dos Municpios (FPM) recebe 22,5% sobre a arrecadao do IR e IPI, excluindo-se a parcela da participao direta. Os programas de financiamento do setor produtivo das regies Norte, Nordeste e Centro-Oeste recebem 3% do IR e do IPI, excluindo-se a parcela da participao direta. A Lei n. 7.827/89 instituiu o Fundo de Financiamento do Norte (FNO), do Nordeste (FNE) e do Centro-Oeste (FCO). O artigo 159, inciso II, da Constituio Federal estabelece que a Unio entregar 10% do produto da arrecadao do IPI aos Estados e ao Distrito Federal, proporcionalmente ao valor das respectivas exportaes de produtos industrializados, sendo que nenhuma atividade poder receber mais do que 20% do valor total ( 2.). Desse valor, os Estados devem entregar aos Municpios 25% do que receberem, observando-se os critrios estabelecidos no artigo 158, pargrafo nico, incisos I e II.

1.3. Vedao da Reteno dos Recursos


O artigo 160 da Constituio Federal prev a proibio da reteno, ou qualquer restrio entrega ou ao emprego dos recursos atribudos aos Estados, Distrito Federal e aos Municpios, compreendidos, nesses recursos, adicionais e acrscimos relativos a impostos.
2

_________________________________________________________________________ MDULO XX DIREITO TRIBUTRIO

O pargrafo nico ressalva a possibilidade de a Unio e os Estados condicionarem a entrega dos recursos ao pagamento dos seus crditos, inclusive de suas autarquias, bem como ao cumprimento do disposto no artigo 198, 2., incisos II e III (aplicao em aes e servios de sade). A falta de entrega permite o pedido de interveno, conforme artigo 10 da Lei Complementar n. 63/90.

1.4. Observaes Finais


As diversas questes acerca da repartio das receitas tributrias ficam sob a competncia de lei complementar, nos termos do artigo 161 da Constituio Federal. O artigo 162 da Constituio Federal prev o dever dos entes pblicos de divulgar valores, repasses e quantias recebidas, at o ltimo dia do ms subseqente ao da arrecadao.

Todos os direitos reservados. terminantemente proibida a reproduo total ou parcial deste material didtico, por qualquer meio ou processo. A violao dos direitos autorais caracteriza crime descrito na legislao em vigor, sem prejuzo das sanes civis cabveis.

___________________________________________________________________

CURSO DO PROF. DAMSIO A DISTNCIA

MDULO XX

LEGISLAO PENAL ESPECIAL


Abuso de Autoridade Lei n. 4.898/65

__________________________________________________________________ Praa Almeida Jnior, 72 Liberdade So Paulo SP CEP 01510-010 Tel.: (11) 3346.4600 Fax: (11) 3277.8834 www.damasio.com.br

_________________________________________________________________________ MDULO XX LEGISLAO PENAL ESPECIAL

LEGISLAO PENAL ESPECIAL Abuso de Autoridade Lei n. 4.898/65

Luiz Fernando Vaggione

1. NOES GERAIS

Como ensina o Professor Damsio de Jesus, o abuso de autoridade compreende as relaes privadas. Contudo, a Lei n. 4.898/65 aborda os abusos cometidos no exerccio de funo pblica. Assim, a denominao correta da Lei em estudo seria Abuso de Poder. Abuso o uso do poder fora dos seus limites legais. o seu exerccio excessivo. O excesso de poder ocorre quando a autoridade, embora competente para praticar o ato, vai alm do permitido e exorbita no uso de suas faculdades administrativas. Excede, portanto, a sua competncia legal e, com isso, invalida o ato, porque ningum pode agir em nome da Administrao fora do que a lei lhe permite. O excesso de poder torna o ato arbitrrio, ilcito e nulo. uma forma de abuso de poder que retira a legitimidade da conduta do administrador pblico, colocando-o na ilegalidade, e at mesmo no crime de abuso de autoridade quando incide nas previses penais da Lei 4.898, de 9.12.1965...7. Funo pblica, por sua vez, nas palavras de Gilberto e Vlademir Passos de Freitas, qualquer atividade que realize fins prprios do Estado, ainda que exercida por pessoas estranhas Administrao Pblica ou gratuitamente. Regula-se na Lei n. 4.898/65 o direito de representao e o processo de responsabilidade administrativa, civil e penal contra as autoridades que, no exerccio de suas funes, cometerem abusos.

1.1. Direito de Representao e Ao Penal


Art. 2. O direito de representao ser exercido por meio de petio: a) dirigida autoridade superior que tiver competncia legal para aplicar, autoridade civil ou militar culpada, a respectiva sano; b) dirigida ao rgo do Ministrio Pblico que tiver competncia para iniciar processo-crime contra a autoridade culpada;
7

MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro. So Paulo: RT, 1978. p. 83. 1

_________________________________________________________________________ MDULO XX LEGISLAO PENAL ESPECIAL

Pargrafo nico. A representao ser feita em duas vias e conter a exposio do fato constitutivo do abuso de autoridade, com todas as suas circunstncias, a qualificao do acusado e o rol de testemunhas, no mximo de trs, se as houver. O legislador empregou o vocbulo representao no sentido de notitia criminis. No confundi-la, pois, com a representao exigida para o incio da ao penal, prevista no 1. do art. 100 do Cdigo Penal. No se trata, assim, de condio de procedibilidade para o exerccio da ao penal, como claro restou com a edio da Lei n. 5.249/67: Art. 1. A falta de representao do ofendido, nos casos de abusos previstos na Lei n. 4.898, de 9 de dezembro de 1965, no obsta a iniciativa ou o curso de ao pblica. Ficou evidente, portanto, que os crimes definidos na Lei n. 4.898/65 so de ao penal pblica incondicionada. Essa notcia do crime, consoante acentua Tourinho Filho, em sua obra Processo Penal, pode ser de cognio imediata, quando a autoridade policial toma conhecimento do fato por meio de suas atividades rotineiras. Ser de cognio mediata, quando o conhecimento do fato levado autoridade por meio de requerimento da vtima, ou por requisio do Poder Judicirio ou do Ministrio Pblico, ou mediante representao. Ela ser de cognio coercitiva no caso de priso em flagrante. Dessa classificao resulta que a notitia criminis, de que trata a Lei n. 4.898/65, de cognio mediata. J que a representao do art. 2. da Lei n. 4.898/65 no uma condio de procedibilidade, consoante j frisamos, como interpretar as formalidades nela inseridas pelo legislador? Devemos lembrar que a Lei em estudo visa a rpida apurao e julgamento dos abusos de poder. Assim, se a notcia do crime propiciar o imediato convencimento do rgo do Ministrio Pblico, por serem as informaes completas e seguras, esse oferecer a denncia em 48 horas (art. 13). Evidentemente que, ao membro do Ministrio Pblico, ser facultada a requisio de inqurito policial para melhor apurar o fato que lhe foi noticiado, quando lhe parecer necessrio. A representao no precisa ser assinada por advogado. Ser encaminhada:

ao Ministrio Pblico para providncias na rbita penal, que a receber como uma comunicao nos termos do art. 5., 3., do Cdigo de Processo Penal; autoridade administrativa com atribuio legal para aplicar ao autor do abuso, seja autoridade civil ou militar, a respectiva sano.

1.2. Objetividade Jurdica


Dupla a objetividade jurdica dos crimes definidos na lei. A objetividade jurdica imediata a proteo dos direitos e das garantias assegurados s pessoas fsicas ou jurdicas, notadamente na Constituio Federal. Tutela-se, tambm, a normal prestao de servios pelo Estado (objetividade jurdica mediata).
2

_________________________________________________________________________ MDULO XX LEGISLAO PENAL ESPECIAL

1.3. Competncia
A competncia poder ser da Justia Comum federal ou estadual; sendo competente, como regra, o Juzo do lugar onde se consumar a infrao (art. 70 do CPP). Sendo o autor do abuso servidor federal, a competncia ser da Justia Federal, nos termos do art. 109, inc. IV, da Constituio Federal. Nos demais casos, a competncia ser da Justia Estadual. No caso de a infrao ser cometida por policial militar, a competncia ser da Justia Comum estadual. Nesse sentido a Smula n. 172 do Superior Tribunal de Justia: Compete Justia Comum processar e julgar militar por crime de abuso de autoridade, ainda que prestado em servio. Os crimes de abuso de poder no esto previstos no Cdigo Penal Militar; logo, no so crimes militares, conforme preceitua o art. 124 da Constituio Federal. Na hiptese de conexo de crime militar com abuso de poder, cinde-se o processo nos termos do art. 79, inc. I, do Cdigo de Processo Penal.

1.4. Sujeito Ativo


Trata-se de crime prprio, pois s podem ser praticados por autoridade. Considerase autoridade, nos termos do art. 5. da Lei n. 4.898/65, quem exerce cargo, emprego ou funo pblica, de natureza civil ou militar, ainda que transitoriamente e sem remunerao. No imprescindvel que o indivduo seja funcionrio pblico; porm, necessrio que exera uma funo pblica e tenha autoridade, ou seja, que tenha capacidade de determinar, de se fazer obedecer. Assim, exemplificativamente, podem ser considerados autoridades, magistrados, membros do Ministrio Pblico, policiais civis, militares ou federais, oficiais de justia, advogados do Estado, comissrios de menores, prefeitos, vereadores, guardas-noturnos etc. Devem ser excludos do conceito de autoridade aqueles que exercem um munus pblico, isto , o que procede de autoridade pblica ou de lei e obriga o indivduo a certos encargos em benefcio da coletividade ou da ordem social. Lembramos aqui os tutores e curadores dativos, inventariantes, sndicos e comissrios, depositrios judiciais etc. O concurso de pessoas perfeitamente admissvel. O terceiro que, sem ser autoridade, concorra para o crime com quem o seja, ciente dessa qualidade especial, responder nos termos da Lei n. 4.898/65, por fora do disposto no art. 30 do Cdigo Penal. Autoridade elementar dos crimes de abuso de poder, transmitindo-se ao terceiro que no se revista dessa qualidade.

1.5. Sujeitos Passivos


Trata-se de crimes com dupla subjetividade passiva, sendo sujeito passivo imediato ou principal qualquer pessoa fsica ou jurdica. Sujeito passivo mediato ou secundrio o Estado, como titular da administrao pblica.
3

_________________________________________________________________________ MDULO XX LEGISLAO PENAL ESPECIAL

Cuidando-se de sujeito passivo criana ou adolescente, aplicam-se os arts. 230 a 234 do Estatuto da Criana e do Adolescente (Lei n. 8.069/90).

2. SANES

As sanes decorrentes dos crimes de abuso de autoridade esto disciplinadas no art. 6. da Lei n. 4.898/65, divididas em administrativas ( 1.), civis ( 2.) e penais ( 3.). As sanes administrativas reservadas autoridade que seja servidor pblico so: a advertncia; a repreenso; a suspenso do cargo, ofcio ou posto, por prazo de cinco a 180 dias, com perda de vencimentos e vantagens; a destituio da funo, a demisso e a demisso a bem do servio pblico. Essas sanes sero aplicadas de acordo com a gravidade do comportamento do agente. No 2. do art. 6. est disciplinada a sano civil. Menciona o citado dispositivo que, caso no seja possvel fixar o valor do dano, a indenizao consistir no pagamento de quinhentos a dez mil cruzeiros. Tais valores, atingidos pela inflao, tornaram-se inexeqveis. Isso no impede, evidentemente, que a vtima do abuso, numa ao indenizatria possa pleitear os valores que entender justos luz dos danos morais e materiais que suportou. A ao poder ser proposta contra o Estado, perante uma das Varas da Fazenda Pblica, tendo em vista o disposto no art. 37, 6., da Constituio Federal: As pessoas jurdicas de direito pblico e as de direito privado prestadoras de servios pblicos respondero pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsvel nos casos de dolo ou culpa. Dissemos que a ao poder ser proposta contra o Estado, atentos ao disposto no art. 9. da Lei em estudo, que dever ser interpretado diante da regra constitucional da responsabilidade objetiva do Estado. Desse estudo conclui-se que tem o ofendido a faculdade de propor a ao contra a autoridade culpada, em vez de faz-lo contra o Estado. Pode, ainda, intentar a ao indenizatria contra ambos simultaneamente. a posio de Gilberto e Vlademir Passos de Freitas, expressa no livro Abuso de Autoridade, (So Paulo, RT) No art. 6., 3., esto previstas as sanes penais. So elas: multa de cem cruzeiros a cinco mil cruzeiros, deteno de 10 dias a seis meses, perda do cargo e a inabilitao para o exerccio de qualquer outra funo pblica pelo prazo de at trs anos. Essas sanes podero, de acordo com o disposto no 4. do art. 6., ser aplicadas autnoma ou cumulativamente, segundo o prudente arbtrio do juiz, de acordo com a gravidade do fato e as peculiaridades do agente. A pena de multa foi alterada pela Lei n. 7.209/84, que determinou a reforma na Parte Geral do Cdigo Penal. Nos termos do art. 2. da supracitada Lei, foram canceladas, na Parte Especial do Cdigo Penal e nas leis especiais alcanadas pelo art. 12 do Cdigo Penal, quaisquer referncias a valores de multas, substituindo-se a expresso multa de por
4

_________________________________________________________________________ MDULO XX LEGISLAO PENAL ESPECIAL

apenas multa. Diante da modificao, vige, em relao pena de multa prevista na Lei n. 4.898/65, o sistema do Cdigo Penal (arts. 49 e ss.). No que diz respeito pena privativa de liberdade 10 dias a seis meses de deteno , necessrio salientar que:

A pena mnima permite que o Ministrio Pblico oferea a proposta de suspenso condicional do processo (art. 89 da Lei n. 9.099/95). possvel, em caso de condenao, a substituio da pena privativa de liberdade por pena alternativa, nos termos dos arts. 43 e 44 do Cdigo Penal. No sendo vivel a substituio indicada no item precedente, cabe a suspenso condicional da pena (art. 77 do CP). Caso a pena privativa de liberdade deva ser cumprida, por inaplicabilidade dos institutos acima aludidos que procuram evit-la, o regime inicial ser o aberto. Sendo o condenado reincidente, ou verificando o juiz que as condies do art. 59 do Cdigo Penal so desfavorveis, fixar o regime semi-aberto para o incio do cumprimento da pena. O livramento condicional poder ser concedido aps um tero do cumprimento da pena privativa de liberdade. Caso seja o condenado reincidente em crime doloso, o requisito objetivo passa a ser de metade da pena imposta (art. 83 do CP). Quanto ao disposto no 2. do art. 60 do Cdigo Penal (multa substitutiva), entende-se que esse dispositivo foi revogado pelo art. 44, 2., do mesmo Cdigo, o qual prev a substituio da pena privativa de liberdade, igual ou inferior a um ano, por multa ou por uma pena restritiva de direitos. Seria possvel, ento, aplicar-se o 2. do art. 44 do Cdigo Penal aos crimes de abuso, haja vista serem punidos com pena privativa de liberdade, de seis meses de deteno, no mximo? Pensamos que sim, pois a Smula n. 171 probe a substituio aludida somente quando a pena de multa for cominada cumulativamente com a pena privativa de liberdade. Ora, na Lei de Abuso de Autoridade, a multa pode ser imposta autnoma ou cumulativamente. V-se, pois, que o legislador no exige a coexistncia das sanes privativa de liberdade e pecuniria, tal como o faz na Lei Antitxicos, por exemplo. Na Lei n. 4.898/65 a punio pode ser apenas a pena de multa, ou exclusivamente a sano privativa de liberdade, ou, ainda, to-s a pena de perda do cargo e a inabilitao para o exerccio de qualquer outra funo pblica, ou, mesmo todas elas simultaneamente.

Smula n. 171 do Superior Tribunal de Justia: Cominadas cumulativamente, em lei especial, penas privativa de liberdade e pecuniria, defeso a substituio da priso por multa.

_________________________________________________________________________ MDULO XX LEGISLAO PENAL ESPECIAL

Embora a pena mxima cominada em abstrato seja inferior a um ano, a previso de um procedimento especial para a apurao dos crimes de abuso impede a aplicao da Lei dos Juizados Especiais Criminais, salvo em relao ao seu art. 89 (suspenso condicional do processo).

Poder ser aplicada pelo juiz, autnoma ou cumulativamente, a pena de perda do cargo e a inabilitao para o exerccio de qualquer outra funo pblica pelo prazo de at trs anos. No obstante a existncia de divergncia sobre a vigncia do dispositivo, prevalece o entendimento de que a pena em questo principal e autnoma, podendo ser aplicada de forma isolada ou cumulativa s demais sanes penais. Como salientado por Gilberto e Vlademir Passos de Freitas, a sano em questo no decorre automaticamente da pena privativa de liberdade. Ao contrrio, obedece a um critrio especfico de periculosidade, que est em funo da quantidade da pena, da natureza do crime e das condies pessoais do condenado. No entanto, para parte da doutrina, a pena de perda do cargo e a inabilitao para o exerccio de qualquer outra funo pblica seria pena acessria e, como tal, extinta com a reforma do Cdigo Penal em 1984. H, finalmente, a possibilidade de o juiz impor a pena de no poder o condenado exercer funes de natureza policial ou militar no municpio em que ocorreu o delito, por prazo de um a cinco anos, desde que o abuso seja cometido por agente da autoridade policial, civil ou militar, de qualquer categoria. o que prev o 5. do art. 6. da Lei n. 4.898/65. Em relao a essa pena tambm h divergncia quanto sua vigncia. Repetemse os argumentos favorveis vigncia, consistentes em ser ela uma pena principal e peculiar aos delitos de abuso de poder. Outra corrente doutrinria sustenta tratar-se de pena acessria e, assim, extinta. certo que a pena de proibio do exerccio da funo no municpio em que ocorreu o delito no poder ser aplicada cautelarmente pelo juiz.

3. PROCEDIMENTO

O procedimento est disciplinado nos arts. 12 e ss. da Lei n. 4.898/65. Destaca-se pela sua celeridade e concentrao dos atos processuais. Por essas razes, ser inaplicvel quando o crime de abuso estiver conexo a crime para cuja apurao esteja previsto procedimento mais amplo, isto , que oferea ao ru maior amplitude de defesa. Destacaremos, a seguir, os principais aspectos:

O inqurito policial: a Lei n. 4.898/65 procura evitar a sua instaurao. Para alcanar essa finalidade disciplinou a notitia criminis oferecida pela vtima, cujo contedo dever ser elucidativo o suficiente para formar o convencimento do membro do Ministrio Pblico (art. 2.). Caso isso no seja possvel, isto , sendo necessrio investigar o fato narrado pela vtima, o representante do Ministrio Pblico requisitar o inqurito policial. Alis, no dia-a-dia forense, o
6

_________________________________________________________________________ MDULO XX LEGISLAO PENAL ESPECIAL

que freqentemente ocorre. Com a instaurao do inqurito policial, considerando que os crimes de abuso tm pena mxima abstrata de apenas seis meses, torna-se imprescindvel o acompanhamento atento do procedimento investigatrio, para se evitar a extino da punibilidade pela configurao da prescrio da pretenso punitiva ou, mais frente, da prescrio retroativa.

A denncia, por sua vez, dever ser oferecida em 48 horas (art. 13), na prtica, dois dias aps o recebimento dos autos pelo Promotor de Justia. Na oportunidade sero feitos os requerimentos de citao e de designao de audincia de instruo e julgamento.

O nmero de testemunhas na denncia no foi indicado pelo legislador. A soluo adotada foi a da utilizao do art. 2., por analogia. Razo pela qual o nmero mximo, por fato descrito, ser de trs testemunhas. O Ministrio Pblico poder arrolar outras duas testemunhas, ditas qualificadas, se isso for necessrio para a prova dos vestgios da infrao (art. 14, a).

Oferecida a denncia, incumbe ao juiz receb-la ou rejeit-la no prazo de 48 horas. Na deciso que acolher a denncia, designar dia e hora para a audincia de instruo e julgamento. Segundo o 1. do art. 17, a mencionada audincia dever ser realizada, improrrogavelmente, no prazo de cinco dias.

Mesmo que o denunciado seja funcionrio pblico, no se aplica o art. 514 do Cdigo de Processo Penal, antes do recebimento ou rejeio da denncia. A notificao e a resposta prvia do funcionrio pblico s so necessrias quando se tratar de crimes funcionais tpicos afianveis, classificao na qual no se enquadram os crimes de abuso de poder. H quem sustente que a conexo, dos crimes em estudo com os funcionais tpicos, levaria aplicao do art. 514. O Supremo Tribunal Federal, entretanto, tem precedente no sentido da desnecessidade da providncia quando o crime funcional tpico for apurado com outro de natureza diversa (RTJ 66/365 e 110/601).

Citao do denunciado: como o interrogatrio do ru ser efetuado na mesma audincia em que se coletar a prova e se realizaro os debates, deve o ru ser cientificado dessa peculiaridade procedimental no mandado de citao. Aplica-se o Cdigo de Processo Penal quanto s espcies e formalidades da citao. Vivel a incidncia do art. 366 do Cdigo de Processo Penal (suspenso do processo e da prescrio) quando se tratar de citao por edital e o ru no comparecer para ser interrogado, e tampouco constituir defensor. No h previso de defesa prvia, tal como o dispe o art. 395 do Cdigo de Processo Penal. Malgrado o silncio do legislador, no possvel vedar ao ru e a seu defensor a possibilidade de oferecer suas alegaes e de arrolar testemunhas. Como no h prazo para faz-lo, recomenda-se oferecer a defesa prvia logo aps a citao, ou, antes da audincia, com a antecedncia necessria para viabilizar a notificao das testemunhas que sero inquiridas.

_________________________________________________________________________ MDULO XX LEGISLAO PENAL ESPECIAL

Aberta a audincia de instruo e julgamento, o juiz far a qualificao e o interrogatrio do ru. Em seguida, ouvir as testemunhas e o perito eventualmente nomeado para prova dos vestgios da infrao. Prova dos vestgios da infrao: a Lei n. 4.898/65, em seu art. 14, permite que se faa referida prova por meio de duas testemunhas qualificadas, indicadas pelo Ministrio Pblico na denncia, ou por meio de perito, cuja nomeao ser requerida ao juiz at 72 horas antes da audincia de instruo e julgamento. Finda a coleta da prova, o juiz dar a palavra, sucessivamente, ao Ministrio Pblico e defesa, pelo prazo de 15 minutos, que pode ser prorrogado por mais 10 a critrio do juiz (art. 23). Findo o debate, o juiz prolatar imediatamente a sentena (art. 24). Caso no seja possvel faz-lo de imediato, observar o prazo de 10 dias, nos termos do art. 800, inc. I, do Cdigo de Processo Penal, aplicado subsidiariamente. Quanto aos recursos, aplica-se o Cdigo de Processo Penal (par. n. do art. 28 da Lei n. 4.898/65).

Todos os direitos reservados. terminantemente proibida a reproduo total ou parcial deste material didtico, por qualquer meio ou processo. A violao dos direitos autorais caracteriza crime descrito na legislao em vigor, sem prejuzo das sanes civis cabveis.

___________________________________________________________________

CURSO DO PROF. DAMSIO A DISTNCIA

MDULO X

PRTICA DE PROCESSO CIVIL


Sentena

__________________________________________________________________ Praa Almeida Jnior, 72 Liberdade So Paulo SP CEP 01510-010 Tel.: (11) 3346.4600 Fax: (11) 3277.8834 www.damasio.com.br

___________________________________________________________________________MDULO X PRTICA DE PROCESSO CIVIL

PRTICA DE PROCESSO CIVIL Sentena

ADEMIR SOUSA SEGUNDO, j qualificado nos autos, foi denunciado pela Justia Pblica como incurso nas sanes do artigo 329 e 163, inc. III, combinado com o art. 69, todos do CP, porque no dia 13 de outubro de 1997, por volta das 02:30 horas, na Rua Olvio Franceschini, n. 1333, parque So Miguel, em Hortolndia, ops-se a execuo de ato legal, mediante violncia a funcionrios competente para execut-lo, e ainda ocasionou prejuzos a dois veculos de propriedade do Municpio de Hortolndia. Consta dos autos que o acusado, durante uma Festa de Rodeio, desentendeu-se com Edequias, chegando s vias de fato. Guardas Municipais intervieram a fim de apartar a briga e, ante a insistncia do acusado, foi-lhe dada voz de priso em flagrante, resistindo ao ato legal, agrediu os Guardas Municipais com socos e pontaps. Foi algemado e colocado na viatura Gol, o qual teve o painel e o teto danificados, em razo dos chutes dados pelo acusado. Em seguida, colocado em outra viatura, uma Veraneio, desferiu chutes contra o vidro traseiro, derrubando-o, contudo sem quebr-lo. Observaes:

Na fase judicial o ru disse que foi agredido pelos policiais quando de sua priso.

Os Guardas Municipais disseram que fizeram a priso do ru e que o mesmo ocasionou danos na Viatura.

Nenhuma outra testemunha foi ouvida, alm dos Guardas que fizeram a priso.

A defesa alegou que a Guarda Municipal no tem poder de polcia para fins de segurana pblica. Alegou, ainda, falta de provas.

___________________________________________________________________________MDULO X PRTICA DE PROCESSO CIVIL

PRTICA DE PROCESSO CIVIL

Nome

___________________________________________________________________________MDULO X PRTICA DE PROCESSO CIVIL

___________________________________________________________________________MDULO X PRTICA DE PROCESSO CIVIL

___________________________________________________________________________MDULO X PRTICA DE PROCESSO CIVIL

___________________________________________________________________________MDULO X PRTICA DE PROCESSO CIVIL

___________________________________________________________________________MDULO X PRTICA DE PROCESSO CIVIL

___________________________________________________________________

CURSO DO PROF. DAMSIO A DISTNCIA

MDULO X

PRTICA DE PROCESSO PENAL

__________________________________________________________________ Praa Almeida Jnior, 72 Liberdade So Paulo SP CEP 01510-010 Tel.: (11) 3346.4600 Fax: (11) 3277.8834 www.damasio.com.br

___________________________________________________________________________MDULO X PRTICA DE PROCESSO PENAL

PRTICA DE PROCESSO PENAL

Consta que no dia 23 de janeiro de 2001, por volta das 20h, na Rua Domingos de Morais, n. 22, nesta cidade de So Paulo, Roberval Taylor e Horcio Gintan, ambos policiais militares, agrediram Gilberto Santos, causando-lhe ferimentos leves, conforme prova o laudo de exame de corpo de delito de fls. 67. No inqurito policial instaurado apurou-se que os policiais encontravam-se em servio de patrulhamento quando avistaram Gilberto Santos. Abordaram-no e solicitaram seus documentos. Gilberto atendeu a ordem, mas ao entreg-los ao policial Gintan, a cdula de identidade e a carteira profissional caram no cho. Nesse momento, o policial Taylor aproximou-se da vtima e, pegando-a pelo pescoo, a obrigou a recolh-los. Gilberto, mesmo diante da inusitada violncia, abaixou-se e assim encontrava-se quando passou a receber pontaps de ambos os policiais militares. Os chutes desferidos no ofendido causaram leses corporais leves na regio dorsal e na face esquerda. Em seguida, deixando a vtima prostrada, os milicianos saram do local. Levada a ocorrncia autoridade policial do 20 Distrito Policial, foi instaurado inqurito. Nesse procedimento elucidou-se que os indiciados agiram movidos pelo mrbido e ftil prazer de infligir sofrimento fsico vtima. Nenhuma outra finalidade foi detectada. O procedimento investigatrio foi concludo e remetido ao membro do Ministrio Pblico que atua perante a 21 Vara Criminal da Comarca. Oferea a denncia e elabore a cota de oferecimento analisando, especialmente, a viabilidade da suspenso condicional do processo. Os indiciados esto em liberdade. Respondem, todavia, por outro crime anlogo apurado em processo criminal que tramita na 4 Vara Criminal do Frum Central desta capital.

___________________________________________________________________________MDULO X PRTICA DE PROCESSO PENAL

PRTICA DE PROCESSO PENAL

Nome

___________________________________________________________________________MDULO X PRTICA DE PROCESSO PENAL

___________________________________________________________________________MDULO X PRTICA DE PROCESSO PENAL

___________________________________________________________________________MDULO X PRTICA DE PROCESSO PENAL

___________________________________________________________________________MDULO X PRTICA DE PROCESSO PENAL

___________________________________________________________________________MDULO X PRTICA DE PROCESSO PENAL

___________________________________________________________________

CURSO DO PROF. DAMSIO A DISTNCIA

MDULO XX

EXERCCIOS
CURSO ANUAL OPO 3

__________________________________________________________________ Praa Almeida Jnior, 72 Liberdade So Paulo SP CEP 01510-010 Tel.: (11) 3346.4600 Fax: (11) 3277.8834 www.damasio.com.br

__________________________________________________________________________MDULO XX

EXERCCIOS Curso Anual Opo 3

Aluno(a):

DIREITO ADMINISTRATIVO

1. Defina, de forma sucinta, responsabilidade do Estado.

2. Qual a modalidade de responsabilidade do Estado adotada em nosso ordenamento jurdico?

3. Quais so as caractersticas que um dano deve conter para gerar indenizao?

__________________________________________________________________________MDULO XX

4. Quais so os requisitos para que o Estado ingresse com ao regressiva em face do agente pblico?

5. Quais so as excludentes de responsabilidade que o Estado pode invocar?

__________________________________________________________________________MDULO XX

EXERCCIOS Curso Anual Opo 3

Aluno(a):

DIREITO CIVIL

1. Discorra sobre a ao negatria de paternidade.

2. Est revogada a Lei n. 8.560/92 por fora dos arts. 1607 a 1617 do Novo Cdigo Civil?

__________________________________________________________________________MDULO XX

3. Quais as alteraes nas relaes de parentesco no Novo Cdigo Civil?

4. Qual a natureza jurdica da interdio?

5. Quais as formas de extino da obrigao alimentar por fora do Novo Cdigo Civil?

__________________________________________________________________________MDULO XX

EXERCCIOS Curso Anual Opo 3

Aluno(a):

DIREITO COMERCIAL

1. Que so ttulos imprprios e em que diferem dos ttulos de crdito?

2. Que so ttulos de legitimao? Exemplifique.

3. Como devem ser emitidos os ttulos de conhecimento de depsito e o warrant?


Explique a sua circulabilidade.

__________________________________________________________________________MDULO XX

4. Discorra sobre os ttulos de financiamento.

5. A que se destinam os ttulos de investimento?

__________________________________________________________________________MDULO XX

EXERCCIOS Curso Anual Opo 3

Aluno(a):

DIREITO CONSTITUCIONAL

1. Defina expropriao.

2. Qual a finalidade da reforma agrria?

3. Qual a diferena entre confisco e desapropriao?

__________________________________________________________________________MDULO XX

4. Em que consiste a responsabilidade objetiva estabelecida no Direito do Consumidor?

5. Qual deve ser a atuao e qual a finalidade do Estado com relao defesa do consumidor?

__________________________________________________________________________MDULO XX

EXERCCIOS Curso Anual Opo 3

Aluno(a):

DIREITO DO TRABALHO E PROCESSO DO TRABALHO

1. Quais so os princpios que norteiam o sistema recursal? Comente.

2. Faa um breve comentrio sobre a classificao dos recursos.

3. Quais so os efeitos dos recursos? Quais so as conseqncias que trazem ao processo?

__________________________________________________________________________MDULO XX

4. Quanto aos requisitos objetivos dos recursos, que se entende por tempestividade, adequao e preparo?

5. Que se entende por pressupostos subjetivos dos recursos?

__________________________________________________________________________MDULO XX

EXERCCIOS Curso Anual Opo 3

Aluno(a):

DIREITO ECONMICO E FINANCEIRO

1. Cite um objetivo constante na Carta das Naes Unidas no tocante ordem econmica internacional.

2. A Carta das Naes Unidas compe-se de normas programticas que indicam metas a serem cumpridas. Defina essas metas.

3. Qual o motivo da criao da UNCTAD, em termos de Direito Econmico Internacional?

__________________________________________________________________________MDULO XX

4. Qual a finalidade primordial do GATT?

5. Em termos econmicos, qual o objetivo da OMC?

__________________________________________________________________________MDULO XX

EXERCCIOS Curso Anual Opo 3

Aluno(a):

DIREITO ELEITORAL

1. O Ministrio Pblico tem legitimidade para recorrer no processo eleitoral? Fundamente.

2. Diferencie impugnao de recurso.

3. No sistema eleitoral brasileiro podemos verificar algumas particularidades, no que tange aos efeitos dos recursos, aos prazos e s decises do Tribunal Superior Eleitoral. Que particularidades so essas? Comente-as.

__________________________________________________________________________MDULO XX

4. Os atos administrativos emanados de autoridades eleitorais comportam recurso? H alguma exceo?

5. Os tribunais regionais tm competncia para julgar quais recursos? Suas decises so passveis de algum outro recurso?

__________________________________________________________________________MDULO XX

EXERCCIOS Curso Anual Opo 3

Aluno(a):

DIREITO INTERNACIONAL

1. Quais so os critrios utilizados para a determinao da nacionalidade da pessoa jurdica?

2. Como determinada a nacionalidade da pessoa jurdica no Brasil?

3. O que estabelece a Conveno de Haia sobre a personalidade jurdica de uma sociedade?

__________________________________________________________________________MDULO XX

4. Defina empresa transnacional.

5. Quando a empresa estrangeira est sujeita autoridade brasileira?

__________________________________________________________________________MDULO XX

EXERCCIOS Curso Anual Opo 3

Aluno(a):

DIREITO PENAL

1. Qual a objetividade jurdica da seduo?

2. Qual a diferena entre rapto e seqestro?

3. Quais so os casos de presuno de violncia nos crimes contra os costumes?

__________________________________________________________________________MDULO XX

4. Em regra, a ao penal nos crimes contra os costumes privada. Quais so as excees?

5. Que vem a ser ato obsceno?

__________________________________________________________________________MDULO XX

EXERCCIOS Curso Anual Opo 3

Aluno(a):

DIREITO PREVIDENCIRIO

1. Justifique a base de financiamento do custeio.

2. O que so e quais so as fontes de custeio?

3. Relacionar quais so as contribuies dos empregadores.

__________________________________________________________________________MDULO XX

4. O que so concursos de prognsticos?

5. De acordo com a Constituio Federal, as fontes de custeio so taxativas? Justifique a possibilidade de criao de novas fontes.

__________________________________________________________________________MDULO XX

EXERCCIOS Curso Anual Opo 3

Aluno(a):

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

1. Quais so os efeitos obrigatrios da sentena de procedncia da ao de atentado?

2. Na ao de consignao em pagamento, quais so os possveis contedos da contestao?

3. Na ao de depsito, alm da priso civil, qual a execuo subsidiria?

__________________________________________________________________________MDULO XX

4. Na ao de prestao de contas, quais so as possveis reaes do ru, durante o prazo de resposta?

5. Quais so as possveis pretenses passveis de serem deduzidas na ao de anulao e substituio de ttulos ao portador?

__________________________________________________________________________MDULO XX

EXERCCIOS Curso Anual Opo 3

Aluno(a):

DIREITO PROCESSUAL PENAL

1. Explique e fundamente o procedimento bifsico do Tribunal do Jri.

2. A apresentao das alegaes finais no Jri indispensvel pela defesa e pela acusao? Explique.

3. Explique a relao existente entre o princpio do duplo grau de jurisdio e a soberania dos veredictos.

__________________________________________________________________________MDULO XX

4. Explique sobre a necessidade da nomeao de curador especial nos interrogatrios judicial e extrajudicial. A ausncia do curador importa nulidade absoluta?

5. Diferencie desclassificao prpria e desclassificao imprpria no Jri.

__________________________________________________________________________MDULO XX

EXERCCIOS Curso Anual Opo 3

Aluno(a):

DIREITO TRIBUTRIO

1. A receita tributria exclusiva do ente responsvel por sua arrecadao? Elabore breve comentrio.

2. A Constituio Federal ao tratar da repartio das receitas tributrias confere s pessoas polticas competncia tributria? Comente.

3. Cite receitas tributrias pertencentes diretamente aos Estados e ao Distrito Federal.

__________________________________________________________________________MDULO XX

4. No que consiste a participao indireta? Quem cria, arrecada e repassa o tributo de acordo com o art. 159, inc. I, da Constituio Federal?

5. Qual a finalidade do dever dos entes pblicos divulgarem os valores da arrecadao?

Qual seu prazo?

__________________________________________________________________________MDULO XX

EXERCCIOS Curso Anual Opo 3

Aluno(a):

DIREITOS HUMANOS

1. O que so os tratados internacionais? Juridicamente, tm eles fora vinculante, obrigatria, ou facultativa?

2. O que estipula a Conveno de Viena, conhecida como Lei dos Tratados, a respeito da obrigatoriedade dos tratados?

3. De maneira sucinta, fale a respeito do processo de internalizao dos tratados no ordenamento brasileiro. Quais so as fases do ato complexo a ser observado at que os tratados sejam considerados aperfeioados?

__________________________________________________________________________MDULO XX

4. No Direito brasileiro, h a necessidade de edio de ato normativo interno para os tratados, aperfeioados, produzirem efeitos internamente? Qual a corrente de entendimento observada?

5. Na sistemtica constitucional brasileira, qual a posio hierrquica que ocupam os tratados internacionais de proteo dos direitos humanos? E a posio dos demais tratados internacionais, que no versam sobre essa matria? Fundamente sucintamente.

__________________________________________________________________________MDULO XX

EXERCCIOS Curso Anual Opo 3

Aluno(a):

LEGISLAO PENAL ESPECIAL

1. Considerado o disposto no art. 2. da Lei n. 4.898/65, qual a natureza da ao penal


nos crimes de abuso de autoridade?

2. Qual a competncia para julgar os abusos de autoridade cometidos por policiais


militares no exerccio da funo? E os servidores pblicos federais? Fundamente as respostas.

3. Qual o sujeito ativo dos crimes definidos na Lei n. 4.898/65?

__________________________________________________________________________MDULO XX

4. Quais so as sanes penais previstas para os crimes de abuso de autoridade? Admitem


aplicao cumulativa?

5. O oferecimento da inicial acusatria dispensa o inqurito policial ou a justificao?


Qual o prazo para o seu oferecimento? possvel arrolar testemunhas para a prova dos vestgios da infrao? Aplica-se o art. 514 do Cdigo de Processo Penal no procedimento previsto pela Lei n. 4.898/65?

__________________________________________________________________________MDULO XX

EXERCCIOS Curso Anual Opo 3

Aluno(a):

MEDICINA LEGAL

1. Como so identificadas as manchas ou as amostras contendo esperma?

2. Qual a finalidade das tcnicas denominadas rvores de natal e P50? Qual o nvel de

confiabilidade dessas tcnicas?

3. O que so as chamadas provas de orientao, probabilidade e certeza?

__________________________________________________________________________MDULO XX

4. As manchas ou amostras contendo sangue podem ser identificadas por quais tipos de tcnicas?

5. Como so tambm conhecidas as tcnicas de probabilidade?

__________________________________________________________________________MDULO XX

EXERCCIOS Curso Anual Opo 3

Aluno(a):

TUTELA DOS INTERESSES DIFUSOS E COLETIVOS

1. Que so clusulas abusivas, no tocante s relaes de consumo?

2. O rol das clusulas abusivas taxativo ou meramente exemplifcativo?

3. No que consiste o direito de arrependimento do consumidor? um direito absoluto?

__________________________________________________________________________MDULO XX

4. No que consiste a teoria da desconsiderao da personalidade jurdica acolhida pelo Cdigo de Defesa do Consumidor?

5. Que se entende por destinatrio final?

ATENO
As questes devero ser respondidas de forma manuscrita, tinta azul ou preta, na prpria folha de exerccio, respeitando o nmero de linhas disponveis. No esquea de colocar seu nome em cada uma das folhas. Sugerimos que seja adotado o perodo de 4 horas para respond-las, consultando apenas a legislao.

_________________________________________________________________________ MDULO XX

GABARITO Exerccios Objetivos Mdulo XIX CURSO ANUAL OPO 3

1 D. Administrativo D. Civil D. Constitucional D. Comercial D. do Trabalho D. Econ. e Financeiro D. Eleitoral D. Internacional D. Penal D. Previdencirio D. Proc. Civil D. Proc. Penal D. Tributrio D. Humanos Leg. Penal Esp. Medicina Legal Tutela B B B D A B C B B A D C D C B B C

2 C B A B D C E C D D A D A D A/D B A

3 A D B A B A D B C B B B D B B/C/D B D

4 C B D E B C D D D C C B C A A/B B A

5 D D D B C D B C C A D B A E C/D A B

Вам также может понравиться