Вы находитесь на странице: 1из 5

FICHA DE AVALIAO CINCIAS NATURAIS 8 ANO

NOME: __________________________________________________ N.: ___ TURMA: ___Dez./ 2011

Classificao: __________________________
Prof.: _________________________________ Data: ___ / ___ / 2011

Ass. Enc. Educao: _______________________________________


TESTE A

Grupo I
1 Os fatores abiticos influenciam de forma sistemtica os seres vivos. Dentre os vrios fatores abiticos que estudaste os ltimos foram a gua e o solo.

1.1 Refere duas razes pelas quais a gua um fator essencial aos seres vivos.

1.2 Observa a figura 1 que representa o diagrama da constituio do solo.

Figura 1

1.2.1 Completa a legenda da figura 1.

1.2.2 Para alm da composio qumica existem outras caratersticas do solo que influenciam a distribuio dos seres vivos. Indica mais duas dessas caratersticas.

1.2.3- Refere duas tcnicas usados pelos agricultores para melhorar as caratersticas do solo.

2 Um empresrio pretende investir na produo de gengibre. Sabe, partida, que o gengibre uma planta que necessita de muita gua, mas no suporta encharcamento. Possuindo trs terrenos agrcolas, cada um com um tipo de solo diferente, resolve pedir Faculdade de Cincias o estudo destes trs tipos de solo para verificar em qual dos seus terrenos agrcolas deve iniciar a produo de gengibre. Os resultados desse estudo encontram-se esquematizados na figura 2.

Figura 2

2.1 Atendendo aos resultados, indica qual o terreno (A, B ou C) mais indicado para receber o cultivo do gengibre.

2.2 Explica a tua resposta questo anterior.

Grupo II 1 Os seres vivos esto sujeitos ao de fatores biticos e abiticos. Antecede cada fator da coluna II com uma das letras da coluna I. ( Coluna I Coluna II ___ Comensalismo ___ Luz A - Fator Abitico ___ Cooperao ___ Solo B - Fator Bitico ___ Predao ___ Temperatura ___ Parasitismo ___ gua ___ Competio ___ Salinidade

2 L com ateno as frases e responde s questes que se seguem. A - No momento da cpula, a louva-a-deus fmea, muito maior do que o macho, arranca a cabea do macho para se alimentar dele. B - Certos pssaros utilizam os rinocerontes como meio de transporte e alimentam-se dos parasitas que incomodam os rinocerontes. C Certas bactrias, como as Lactobacillus, vivem no intestino do Homem utilizando parte do alimento que este consome mas responsvel pelo fabrico de vitaminas indispensveis ao Homem. D As hienas e os chacais da savana africana tm o mesmo tipo de alimento. E A drsera ou orvalhinha uma planta carnvora que captura e digere insetos. F Os gnus machos, na poca do acasalamento lutam entre si pela conquista da fmea.

2.1 - Classifica as relaes biticas que se estabelecem em cada uma das situaes descritas anteriormente, identificando ainda a simbologia da relao. (D a resposta na folha de teste). 2.2 Dos exemplos anteriores, identifica a(s) letra(s) daquela(s) traduz(em) uma relao bitica intraespecfica. Justifica.

3 Considera as seguintes situaes que esto relacionadas umas com as outras: I Quando as condies climticas so favorveis, os pulges invadem os ramos novos das roseiras, sugando-lhes a seiva que contm alimento. II Aps o desenvolvimento dos pulges nas roseiras aparecem as joaninhas que os devoram em grandes quantidades. III Nos ramos infestados por pulges aparecem tambm, formigas que, acariciando os invasores (os pulges), fazem com que eles expulsem um lquido aucarado de que elas se alimentam. Em troca, as formigas do-lhes proteo.

3.1 Classifica as relaes biticas I, II e III.

3.2 De acordo com a relao bitica descrita no exemplo I, indica o nome(papel) dos pulges e das roseiras, respetivamente. 3.3 Na relao II descrita anteriormente, identifica o ser vivo que: a) b) a presa. o predador.

3.4 Sabendo que a Luta Biolgica consiste na utilizao de inimigos naturais dos destruidores de culturas, explica por que razo no conveniente matar as joaninhas

4 Desde o incio da sua histria que as rs caam insetos, minhocas e outros animais. Mas, as rs tambm tm animais mais poderosos que as procuram para as comer. As rs utilizam vrios processos de defesa. Algumas, muito venenosas, apresentam cores muito vivas e garridas, outras mostram cores que se assemelham bastante s cores do meio onde se encontram. 4.1 Como interpretas as cores muito vivas que algumas rs apresentam?

4.2 A frase mostram cores que se assemelham bastante s cores do meio onde se encontram relativa ao conceito de: a) b) c) d) e) f) predao. Camuflagem presa. predador. mimetismo. mudana da cor da pele em conformidade com o fotoperodo. Transcreve para a folha de teste a opo correta.

5- As louva-deus constituem uma saborosa refeio para alguns pssaros. Algumas tm estratgias para o evitarem. A louvadeus parece uma folha verde quando as asas esto abertas. Outros insetos, como o bicho-pau, parecem paus, o que tambm lhes facilita a fuga aos seus predadores.

5.1 Indica a denominao geralmente atribuda capacidade que certos animais tm em se assemelhar com o ambiente.

5.2 Explica qual a vantagem para as louva-deus em se assemelharem com folhas.

6 Um grupo de investigadores resolveu estudar, em laboratrio, o efeito das interaes biticas em duas plantas: o centeio e o rabanete. Para tal utilizaram quatro canteiros, cujo contedo, condies experimentais e resultados obtidos est expresso no quadro I. Quadro I Canteiro A B C D N. de sementes de centeio colocadas 5 10 0 5 N. de sementes de rabanete colocadas 0 0 5 5 Peso obtido na colheita de centeio 500 g 100 g 0 600 g Peso obtido na colheita de rabanete 0 0 1500 g 1000 g

6.1 Faz corresponder a cada afirmao uma letra da seguinte chave: CHAVE A Afirmao apoiada pelos dados do quadro I. B Afirmao contrariada pelos dados do quadro I. C - Afirmao sem relao com os dados do quadro I.

AFIRMAES: 1 No canteiro B, aps a colheita obteve-se 100 g de centeio.

2 A cultura de centeio beneficiada se as sementes forem pequenas. 3 Os canteiros A, B e C no apresentam rabanetes. 4 O canteiro D um canteiro de cultivo misto, isto , aquele onde se semearam ambas as plantas. 5 A cultura de rabanete prejudicada quando cultivada num mesmo campo em que esteja presente tambm o centeio. 6 - A cultura de centeio prejudicada quando cultivada num mesmo campo em que esteja presente tambm o rabanete. 7 O peso obtido aps a colheita do rabanete inferior do centeio, quando ambas so cultivadas separadamente.

6.2 Compara os resultados obtidos nos canteiros A e B e apresenta uma explicao para o menor desenvolvimento do centeio no canteiro B.

7 L com ateno os seguintes exemplos: X A salema um peixe que vive em grupo. O elevado nmero de indivduos e a colorao do conjunto confundem os predadores. Y Nos formigueiros existem vrias castas de trmitas a rainha, as obreiras e os soldados cada um com funes especficas. 7.1 Identifica as relaes biticas referidas em cada exemplo.

X ____________________________________ Y - ___________________________________

7.2 Distingue entre a relao representada em X e em Y, utilizando duas caratersticas.

8 As afirmaes descrevem interaes biticas. 8.1 - Faz corresponder a cada uma das afirmaes a respetiva interao bitica, classificando cada um dos seres vivos envolvidos com os sinais +(beneficiado), -(prejudicado) ou 0(indiferente). A O linho - de cuco uma planta sem razes nem folhas. capaz de viver sobre outras plantas, penetrando nelas e extraindo-lhes gua e alimento _________________(____/____). B Num esturio, o tubaro-sardo do Japo surpreende um salmo.___________(___/__). C Para a sua disseminao (reproduo) as plantas necessitam de diversos seres vivos, que aproveitam este facto para se alimentarem ____________(____/___). D Algumas orqudeas vivem sobre o tronco de rvores altas, obtendo, desta forma, mais luz e gua. As rvores onde vivem no so prejudicadas nem beneficiadas .__________________________(____/____). E Saindo das grutas ao mesmo tempo, milhes de morcegos aumentam a sua probabilidade de sobreviverem aos predadores .________________(____/____).

8.2 Refere das afirmaes anteriores: 8.2.1 um exemplo de ectoparasitismo.____________ 8.2.2 um exemplo de hospedeiro.___________________ 8.2.3 um comensal._______________________ 8.2.4 um predador_______________________

9 L atentamente o texto que se segue:

Texto, pg.14,Bioterra

9.1 Define efetivo populacional.

9.2 Identifica dois fatores que influenciam o aumento do efetivo populacional do lago Odell.

9.3 Coloca-te na posio do bilogo e formula uma hiptese que te permita explicar o facto da truta-arco-ris estar praticamente extinta no lago Odell.

BOM NATAL! BOM TRABALHO

Вам также может понравиться