Вы находитесь на странице: 1из 3

HABERMAS, Jurgem. A crise da crtica do conhecimento In: ______.Conhecimento e interesse;. Rio de Janeiro, Editora Guanabara, 1987. Cap. 1, p. 25-43.

O esforo inerente ao pensamento tanto racionalista quanto empirista intentava, de modo igual, a delimitao metafsica da rea do objeto e a justificao lgico-psicolgica da vigncia de uma cincia da natureza, caracterizada pelo experimento e por uma linguagem formalizada. Tambm Kant, por cujo questionamento lgico-transcendental a teoria do conhecimento atingiu pela primeira vez conscincia de si mesma e ingressou, com isso, em sua dimenso apropriada, tambm ele postula para o conhecimento racional uma posio soberana frente cincia. Como uma categoria do conhecimento possvel, a cincia s se deixa compreender, em termos de teoria do conhecimento, enquanto no exageradamente identificada como o saber absoluto de uma grande filosofia, cegamente nivelada autocompreenso cientfica da rotina investigadora ftica. No podemos retroceder diretamente dimenso dos estudos da teoria do conhecimento, ao estgio que o positivismo irrefletidamente pensou ter transposto, razo por que recaiu, em seu conjunto, num nvel anterior reflexo proposta por Kant. Marx, cujo o materialismo histrico incentivou particularmente a cadncia de auto-reflexo hegeliana, compreendeu mal seu prprio plano de trabalho e completou, por isso, o desmantelamento da teoria do conhecimento. Hegel substituiu a tarefa da teoria do conhecimento pela auto-reflexo fenomenoligica do espirito. A estratgia do comeo incondicionado , j por isso, imprescindvel para a teoria do conhecimento porque, com a pretenso de possuir um autofundamento e um embasamento ltimo, ela se apossa do legado da filosofia primavera. O circulo que Hegel exibe teoria do conhecimento como sendo uma pssima contradio ser, por sua vez, justificado na experincia fenomenolgica enquanto forma da reflexo. Sob um ponto de vista metacrtico ela apenas precisa desfazer-se de uma falsa conscincia. A fenomenologia teria a tarefa de reconstruir o ponto de vista da dvida radical que a teoria do conhecimento assume como o caminho j percorrido pelo desespero: Hegel reconhece-o mas, num abrir e fechar de olhos, volta a asseverar no ser o medo crtica imanente transforma-se, sorrateiramente, em negao abstrata. Por um lado, o ponto de vista do saber absoluto deve resultar rigorosa e imanentemente da experincia fenomenolgica mas, por outro, tal saber no tem, enquanto absoluto, necessidade alguma de ser justificado pela auto-reflexo fenomenolgica do esprito e, a rigor no nem capaz disso.

O conhecimento aparece mediado ou por um instrumento, com a ajuda do qual formamos os objetos, ou por um espao intermedirio atravs do qual a luz do mundo penetra no sujeito. A idia que Hegel pressupe para filosofia transcendental, de que o absoluto est de um lado, e, do outro, o saber para-si e separado do absoluto , mesmo assim, algo real, faz antes parte do cenrio referencial do prprio Hegel, que se reporta, assim, relao absoluta entre sujeito e objeto. Ao reconhecer que o conhecimento encontra-se mediatizado por um rganon, a crtica obrigada a vir impregnada de determinadas idias acerca do sujeito cognoscente, bom como sobre a categoria do verdadeiro saber; pois, ao partirmos, por um lado, de juzos considerados certos e, por outro, do Eu para o qual a certeza vige, reconstrumos a organizao da faculdade cognitiva como ncleo das condies transcendentais, sob as quais o saber se torna possvel. A partir da pressuposio de que os enunciados da matemtica e da fsica da poca tm o valor de um conhecimento seguro, a crtica do conhecimento pode assenhorar-se de preposies fundamentais, que se corrobararam naqueles processos investigatrios e, uma vez partindo deles, concluir acerca da organizao de nosso potencial cognitivo. A cincia que est despontando tambm no ser mais merecedora de crdito pelo fato de confiarmos na aposta que diz ser ela a verdadeira ou a prpria cincia, decidindo-nos contra outras formas de saber, as quais exibem as mesmas pretenses. Com isso a pesquisa crtica do conhecimento no recai no dogmatismo do bom senso; apenas dirige sua crtica de forma igualmente incondicional tambm contra si mesma, na medida em que no pode, simplesmente, pressupor seus parmetros, com os quais fica em condies de examinar o processo cognitivo. Mesmo que a unidade transcendental da autoconscincia possa ser entendida apenas no decorrer da investigao, e isso a partir das realizaes da apercepo originria, a identidade do Eu deve j vir solenemente exposta no incio da investigao, com base na inegvel experincia transcendental da auto-reflexo. A passagem da contemplao ingnua do objeto como existente em si, para o saber reflexivo do ser-para-isto do em-si permite conscincia fazer uma experincia com ela mesma junto a seu prprio objeto; esta experincia est dada, no incio, apenas para ns, os observadores fenomenologicos. As dimenses do em-si, para-isto e do para-ns nomeiam o sistema de coordenadas dentro do qual a experincia da reflexo se movimenta. A crtica da razo pura supe um conceito de Eu diferente daquele do da razo prtica ao Eu como unidade da autoconscincia contrape-se o Eu enquanto livre poder de deciso.

Ao comentar o que significa inverso da conscincia, Hegel repete que o respectivo resultado, esse que provm de um pseudo-saber, no devia convergir com um nada vazio, mas ser concebido, necessariamente, como nada daquilo cujo resultado ele ; um resultado que encerra o que o saber anterior sobre ele possui de verdadeiro. Quando consideramos que esse tipo de conscincia categorias da concepo-de-mundo e normas de ao esto entrelaadas, ento se torna plausvel aceitar o momento afirmativo que se esconde precisamente na negao de uma dada constituio da conscincia. A fenomenologia do esprito tenta uma tal reconstruo de trs etapas: ao transitar pelo processo da socializao do indivduo, pela histria universal da espcie e pela histria desta mesma espcie auto-refletindo-se nas formas do espirito absoluto, na religio, na arte e na cincia. Acontece que Hegel assegura ao final da fenomenologia do espirito que aquela conscincia crtica um saber absoluto. Diferentemente do que ocorre com a experincia emprica, a experincia fenomenolgica no se mantm dentro dos limites de esquemas fixados transcendentalmente; pelo contrrio, na construo da conscincia que se manifesta insinuam-se as experincias fundamentais que, quais precipitados, atestam alteraes nesses esquemas de concepo-de-mundo e do agir. Para Hegel renova-se, na verdade, a aparente aporia de um saber antes do saber; esta aporia por ele apresentada teoria do conhecimento como sendo real, no sentido de que a fenomenologia deva ser cincia antes de toda cincia possvel. Se a continuidade da dinmica fenomenolgica da conscincia, como toda vida natural e espiritual, repousasse sobre as relaes lgicas entre essncias, existentes em e por si, ento seria negligenciada exatamente aquela em relao peculiar que capacita a fenomenologia a ser uma introduo filosfica. A fenomenologia no expe o processo de desenvolvimento do esprito mas, sim, o de sua apropriao pela conscincia esta precisa libertar-se, antes de mais nada, da concreo exterior, rumo ao saber puro. Por outro lado, a fenomenologia torna-se suprflua quando atinge, realmente, o fim que visualiza, o saber absoluto; ainda mais: ela revida o questionamento terico-crtico em si, mesmo que apenas ele a legitime. Diante desta norma, as cincias que atuam metodicamente, sejam as da natureza, sejam as do esprito, s podem evidenciar-se como limitaes do saber absoluto e, enquanto tais, envergonham-se de sua situao.

Вам также может понравиться