Вы находитесь на странице: 1из 6

A

INCONSTITUCIONALIDADE

ILEGALIDADE

DA

MANUTENO DE REGISTROS CRIMINAIS NO BANCO DE DADOS DO INSTITUTO DE IDENTIFICAO RICARDO GUMBLETON DAUNT O cidado paulistano que j se viu envolvido em inqurito policial arquivado ou que j respondera a processo criminal em que fora absolvido, tivera a extino da punibilidade declarada ou cumprira integralmente sua pena, depara-se, no mais das vezes, com circunstncias assaz constrangedoras e vexatrias quando se candidata a uma vaga de emprego ou precisa de autorizao administrativa para exercer sua profisso (v.g. motoristas de txi ou autnomos que atuam no transporte coletivo), sendo preterido, ou no logrando xito em sua pretenso, tendo em vista o vazamento de informao sigilosa, obtida de modo ilegal junto ao banco de dados mantido pelo Instituto de Identificao Ricardo Gumbleton Daunt. Em regra, a existncia de inqurito policial ou processo criminal instaurados em face de um cidado somente deveria ser informada em atendimento a requisio judicial. Contudo, esta disposio legal no se concretiza, havendo, na prtica, divulgao contumaz e ilegal dos registros constantes nos bancos de dados do Instituto de Identificao. fato notrio o corriqueiro acesso a referidos registros por empresas que oferecem empregos e investigam a vida pregressa do candidato levando em considerao o teor encontrado nos bancos de dados do IIRGD, o que dificulta, e muito, a recolocao no mercado de trabalho do cidado que j se viu na qualidade de indiciado ou ru, ainda que no tenha sofrido condenao criminal.

Com efeito, quem j se viu envolvido em inqurito policial (ainda que arquivado) ou em processo judicial (ainda que tenha sido absolvido ou que a punibilidade tenha sido declarada extinta) acaba sendo rotulado e estigmatizado e no consegue se reintegrar profissionalmente (e, via de conseqncia, socialmente), transformando-se em cidado de segunda classe, o que inadmissvel num Estado Democrtico de Direito. Na prtica, os argumentos lanados pelo IIRGD para justificar a manuteno do registro no seu banco de dados so, inegavelmente, contrrios ao que se constata. Vale ressaltar parte deles: Este Instituto de Identificao jamais divulga a quem quer que seja o que est anotado em seus cadastros, somente observando as excees legais, ou seja, informaes prestadas s autoridades judicirias ou para instruo de processo em concursos pblicos. Sua excluso dos arquivos fsicos, da qual decorreria a eliminao de dados do computador, impossibilitaria a prestao dessas informaes ou levaria entrega ao Poder Judicirio de informaes falsas, pois ignoraria o instituto de habeas data (ofcio do rgo encaminhado ao Juzo da 27
Vara Criminal Central da Capital, encartado aos autos do processo controle n. 769/04).

Urge salientar, mutatis mutandis porquanto se refira aos casos em que h cominao de pena, que, no obstante o quanto disposto no artigo 202 da Lei de Execuo Penal, determinando o sigilo automtico dos dados relativos a processos nos quais as penas aplicadas j foram extintas (o que, na prtica, no ocorre, impondo ao interessado uma peregrinao aos rgos pblicos envolvidos para obter a devida baixa), a regra no Estado de So Paulo evidencia que, no mais das vezes, o comando legal que restringe as informaes desrespeitado. Primeiro, porque, como j salientado, o sigilo dos dados, na absoluta maioria das vezes, no automtico, mas depende de provocao do interessado, gerando um procedimento que pode demandar longa espera. Segundo, porque, mesmo com o sigilo j formalizado, no h controle sobre a freqente violao de tais dados por empregadores e agncias de empregos.
2

E, nestas hipteses em que sequer houve condenao, h maior gravidade, uma vez que o s fato de ter sido investigado administrativamente ou de ter sido denunciado criminalmente determina srias dificuldades futuras para o exerccio de direitos fundamentais garantidos pela Constituio Federal, inclusive o da dignidade da pessoa humana, dada a freqente e notria violao do dever de sigilo. Quando o interessado consegue, aps uma verdadeira batalha contra a burocracia, formalizar o sigilo determinado em lei, ainda assim no consegue continuar normalmente sua vida porque, se ou quando precisa procurar novo emprego percebe que as empresas empregadoras tm acesso a dados que deveriam ser sigilosos e, ao serem informadas acerca de qualquer registro criminal (ainda que seja de inqurito arquivado ou processo em que o desfecho fora a absolvio ou a extino da punibilidade), negam a oportunidade de trabalho e o conseqente retorno ao convvio social, considerando o competidssimo mercado profissional. Mencionada situao constitui flagrante violao aos direitos fundamentais do cidado que no mantm qualquer pendncia com a Justia Criminal tanto que, ante esta inaceitvel situao, o Egrgio Superior Tribunal de Justia tem determinado a excluso definitiva dos dados de processos criminais nos quais o ru foi absolvido ou houve declarao de extino da punibilidade, sem anterior condenao. Isto porque, tanto o revogado artigo 748 do Cdigo de Processo Penal quanto o artigo 202 da Lei de Execuo Penal no impedem a excluso desses registros pelo singelo fato de mencionados artigos legais tratarem do sigilo de dados no caso de cumprimento ou extino da pena, ou seja, quando efetivamente houve condenao, mas apenas reforam a concluso lgica de que nos casos em que sequer houve cominao de pena, no h qualquer necessidade da manuteno do registro no banco de dados do Instituto de Identificao.

A excluso dos dados, mais do que no violar os dispositivos legais do Cdigo de Processo Penal e da Lei de Execuo Penal, d eficcia plena ao princpio constitucional do estado de inocncia e da dignidade da pessoa humana. Por outro lado, a negativa em proceder desta maneira sob o argumento de respeito lei processual penal, acaba por violar de maneira frontal o princpio constitucional mencionado, sendo tal deciso, alm de ilegal, inconstitucional, e em total dissonncia com que se espera de uma prestao jurisdicional efetiva, que pacifique a sociedade e possibilite a plena efetividade dos direitos fundamentais do cidado. Reportemo-nos s decises do STJ: PROCESSUAL PENAL. PETIO. ART. 748 DO CPP. ANTECEDENTES CRIMINAIS. INQURITOS ARQUIVADOS. REABILITAO, ABSOLVIO E RECONHECIMENTO DA PRESCRIO DA PRETENSO PUNITIVA. EXCLUSO DE DADOS DO REGISTRO DE IDENTIFICAO CRIMINAL. DIREITO LQUIDO E CERTO. Esta Corte Superior tem entendido que, por analogia ao que dispe o art. 748 do Cdigo do Processo Penal, que assegura ao reabilitado o sigilo das condenaes criminais anteriores na sua folha de antecedentes, devem ser excludos dos terminais dos Institutos de Identificao Criminal os dados relativos a inquritos arquivados ou a processos nos quais tenha ocorrido a reabilitao do condenado, a absolvio por sentena penal transitada em julgado, ou, ainda, o reconhecimento da extino da punibilidade do acusado, pela prescrio da pretenso punitiva do Estado. (Precedentes). Ordem concedida. (Pet 5948 / SP PETIO 2007/0239617-6; Ministro FELIX FISCHER; ata do julgamento 07/02/2008).

ADMINISTRATIVO RECURSO ORDINRIO EM MANDADO DE SEGURANA ANTECEDENTES CRIMINAIS - INQURITOS ARQUIVADOS - EXCLUSO DE DADOS DO REGISTRO DO INSTITUTO DE IDENTIFICAO DA POLCIA CIVIL.

1. Por analogia ao que dispe o art. 748 do CPP, que assegura ao reabilitado o sigilo das condenaes criminais anteriores na sua folha de antecedentes, devem ser excludos dos terminais dos Institutos de Identificao Criminal os dados relativos a inquritos arquivados e a processos em que tenha ocorrido a absolvio do acusado por sentena penal transitada em julgado, de molde a preservar a intimidade do mesmo. 2. A lei confere ao condenado reabilitado direito ao sigilo de seus registros criminais, que no podem constar de folha de antecedentes ou certido (arts. 93, do CP e 748, do CPP). O ru absolvido, seja qual for o fundamento, faz jus ao cancelamento do registro pertinente, em sua folha de antecedentes. (RMS 17774/SP. Rel. Min. PAULO MEDINA, SEXTA TURMA, DJ 1.7.2004, p. 278). Recurso provido. (RMS 18540 / SP; RECURSO ORDINRIO EM MANDADO DESEGURANA 2004/0088428-5; Ministro HUMBERTO MARTINS; Data do julgamento: 20/03/2007) RECURSO EM MANDADO DE SEGURANA. PROCESSUAL PENAL. INQURITO POLICIAL. ARQUIVAMENTO. PEDIDO DE EXCLUSO DO NOME DO IMPETRANTE NOS REGISTROS DO INSTITUTO DE IDENTIFICAO. SIGILO DAS INFORMAES PELO DISTRIBUIDOR CRIMINAL. ACOLHIMENTO DO PEDIDO. PRECEDENTES. pacfico o entendimento jurisprudencial desta eg. Corte de Justia, em atendimento ao disposto no art. 748 do CPP, de que os dados relativos a inquritos arquivados, em processos nos quais tenha ocorrido a reabilitao do condenado ou tenha ocorrido a absolvio do acusado por sentena penal transitada em julgado, ou em caso de reconhecimento da extino da punibilidade pela prescrio da pretenso punitiva do Estado, devem ser excludos do respectivo registro nos Institutos de Identificao e preservado o sigilo no Distribuidor Criminal. Precedentes. Recurso provido. (RMS 19936 / SP; RECURSO ORDINRIO EM MANDADO DE SEGURANA 2005/0066467-3; Ministro JOS ARNALDO DA FONSECA; Data do julgamento 08/11/2005).

No se pode admitir que uma intercorrncia criminal isolada, seja o registro de um inqurito policial arquivado, seja de absolvio criminal ou de um processo que teve a extino da punibilidade declarada, torne-se um bice eterno e intransponvel, impedindo o recomeo de uma vida em sociedade. Para efetivar a proteo dos direitos fundamentais do cidado, no se pode negar excluso de tais dados do Instituto de Identificao Criminal cujo banco de dados utilizado pela polcia civil (o que no se confunde com o registro no Cartrio Distribuidor Criminal, que tem acesso restrito na prtica), prestigiando-se, nesse passo, as normas constitucionais, que informam o restante do ordenamento jurdico, cabendo ao aplicador da lei sempre lhes conferir a devida efetividade. Por outro lado, a providncia da informao acerca da vida criminal pregressa do cidado pode muito bem ser ultimada pelo Cartrio Distribuidor, prescindindo-se, pois, da duplicidade de registro (no se faz necessria a manuteno tambm no IIRGD). Assim, considerando tudo o que se aduziu, a excluso definitiva do registro processual no banco de dados do IIRGD deve ser determinada judicialmente, interpretando-se o quanto disposto no art. 202 da LEP de forma consentnea com a Constituio Federal e o ordenamento jurdico penal dela decorrente e nela firmado, no podendo o cidado que se viu, um dia, envolvido em inqurito policial ou processo criminal com situao regular perante o Judicirio, quer em razo de ter sido o procedimento administrativo arquivado, quer em razo de absolvio ou extino da punibilidade, ou, ainda, o integral cumprimento da pena cominada, ser punido perpetuamente.
Ressalte-se, mais uma vez, que a excluso do registro do inqurito

ou processo do banco de dados do IIRGD no acarretar qualquer prejuzo de ordem processual, eis que a manuteno do registro junto ao Cartrio Distribuidor Criminal, observado o sigilo legal, satisfaz a necessidade da informao.

Вам также может понравиться