Вы находитесь на странице: 1из 5

Lei n 132 - Comisso Processante

A Lei n 132, aprovada pela Soberana Assembleia Federal Legislativa institui e regulamenta o funcionamento da Comisso Processante das Lojas.

LEI N 132, DE 25 DE SETEMBRO DE 2012 Regulamenta o artigo 119-A da Constituio do Grande Oriente do Brasil que instituiu Comisso Processante das Lojas para abertura de processo administrativo disciplinar contra seus membros, e d outras providncias. MARCOS JOS DA SILVA, Gro-Mestre Geral do Grande Oriente do Brasil, FAZ SABER a todos os Maons, Tringulos, Lojas, Delegacias, Grandes Orientes Estaduais e do Distrito Federal para que cumpram e faam cumprir, que a Soberana Assemblia Federal Legislativa aprovou e ele sanciona a seguinte LEI: Art. 1 - Fica instituda a Comisso Processante das Lojas jurisdicionadas ao Grande Oriente do Brasil para abertura de processo administrativo contra seus membros, a qual se reger pelos seguintes dispositivos:

Art. 2 - Se algum membro da Loja praticar qualquer infrao disciplinar sujeita a processo, o Venervel Mestre, ao ter conhecimento de ofcio, ou atravs de representao escrita, determinar a abertura de processo administrativo disciplinar.

Art. 3 - Se o Venervel Mestre entender que deva o membro da Loja ser processado, providenciar para que sejam encaminhados ao Orador os elementos indispensveis ao oferecimento da representao, para fins de instaurao do processo, caso em que se proceder a nomeao dos componentes da Comisso Processante.

1 - A Comisso Processante ser constituda de, no mnimo, 03 (trs) membros, cujo ato de nomeao exclusivo do Venervel Mestre.

2 - A Presidncia da Comisso Processante caber ao maom com o CIM mais antigo, que indicar um dos membros para atuar como Secretrio dos trabalhos.

3 - Caso a Loja no disponha de membros suficientes para a composio da Comisso Processante, poder a mesma nomear membro de Loja de Oriente mais prximo.

4 - No podem participar da citada Comisso: I os que tiverem parentesco at o quarto grau com o representado; II os que estiverem arrolados como testemunhas no processo; III os que no forem membros efetivos das Lojas; IV os que alegarem motivos relevantes, de carter pessoal e afetivo. 5 - Os impedimentos a que se referem os incisos do pargrafo anterior podero ser alegados pelo representado, por seu defensor ou pelo Orador, bem como pelos membros indicados que se julgarem impedidos.

6 - Se o Venervel Mestre decidir pela instaurao de processo administrativo disciplinar contra o autor da infrao, sendo ele visitante assistente, por entend-lo incurso na sano das leis manicas, encaminhar ao Orador os elementos necessrios para que promova a representao contra o infrator na Loja a que pertencer como membro efetivo.

7 - Da deciso do Venervel Mestre que entender pela no instaurao de processo administrativo disciplinar contra membro da Loja, caber recurso inominado para o Egrgio Tribunal de Justia Estadual.

8 - O recurso inominado poder ser interposto por qualquer membro efetivo da Loja a que pertencer o infrator, cabendo Loja remeter todo o processo para o Egrgio Tribunal de Justia Estadual.

Art. 4 - Formalizada a representao pelo Orador, com indicao do rol de testemunhas at o mximo de 03 (trs), caso houver, o Venervel Mestre determinar o

encaminhamento do processo Comisso Processante para formao da culpa, podendo, para esse fim, promover todas as diligncias que entender necessrias, inclusive requisitar documentos em outras Lojas e demais rgos do Grande Oriente do Brasil.

Art. 5 - As testemunhas sero ouvidas publicamente, antes do julgamento, em separado.

Art. 6 - Ao representado ser assegurado o mais amplo direito de defesa, podendo fazer-se representar, durante a formao da culpa, por Mestre Maom regular do Grande Oriente do Brasil, preferencialmente bacharel em direito, que se encarregar de sua defesa.

Art. 7 - No caso de processo contra revel, o Venervel Mestre, ante comunicao do Presidente Grande Oriente do Brasil Boletim Oficial n. 18, de 08/10/2012 Pg. 5 da Comisso Processante nomear um defensor dentre os Mestres Maons regulares, membros da Loja ou no, desde que do Grande Oriente do Brasil, preferencialmente bacharel em direito, ao qual se facultar o exame de todas as peas do processo.

Art. 8 - Recebida a representao, o Venervel Mestre remeter o processo Comisso Processante, a qual enviar cpia desta ao representado, notificando-o a comparecer perante a Comisso em dia, hora e local designados, a fim de se ver processado.

1 - O Orador ser membro nato da Comisso Processante.

2 - Caso haja impedimento para o Orador participar da Comisso, o Venervel Mestre nomear um membro da Loja para funcionar no processo como Orador ad hoc.

3 - No dia designado para formao da culpa, presente o representado e seu defensor, caso houver, o Presidente da Comisso iniciar a audincia autorizando a leitura da representao, para, em seguida, reduzir a termo o depoimento pessoal do representado, facultando-se-lhe a apresentao de defesa prvia, no prazo de 05 (cinco) dias, com indicao do rol de suas testemunhas, at o mximo de 03 (trs), cabendo-lhe a

apresentao de suas testemunhas em audincia de instruo a ser designada, sob pena de serem consideradas como desistidas.

4 - Todos os membros da Comisso, bem como o representado ou o encarregado de sua defesa, podero inquirir as testemunhas.

5 - Na hiptese de testemunha arrolada pelo Orador residir fora do Oriente da sede da Loja, poder a Comisso Processante expedir Carta Precatria para sua oitiva na sede do seu domiclio, atravs da Loja existente na localidade ou em localidade mais prxima.

6 - Concluda a formao da culpa, o representado ou o seu defensor ser notificado a apresentar defesa escrita, no prazo mximo de 10 (dez) dias, findo o qual o Presidente da Comisso Processante, com a defesa ou sem ela, convocar a Comisso para emitir parecer conclusivo.

7 - A Comisso ter o prazo de 30 (trinta) dias para concluso do processo, prorrogvel por mais 30 (trinta) dias, justificadamente, sob pena de responsabilidade.

Art. 9 - Recebido o processo devidamente instrudo, o Venervel Mestre convocar o Plenrio da Loja em Sesso Especial para decidir sobre a concluso, ou concluses, do parecer da Comisso.

1 - Somente participaro da Sesso Especial os membros efetivos da Loja.

2 - Aberta a Sesso de Julgamento, ser concedida a palavra ao Orador participante da Comisso Processante para leitura do relatrio conclusivo da Comisso, pelo prazo de 15 (quinze) minutos, manifestando sua concluso em separado, se nele for vencido, passando, em seguida, o Venervel Mestre, a palavra ao representado ou seu defensor para manifestao em igual prazo.

3 - Encerradas as manifestaes das partes envolvidas, o Venervel Mestre passar ao exame da acusao, manifestando os membros da Loja, sendo, no mximo, 03 (trs) na Coluna do Sul, 03 (trs) na Coluna do Norte e 03 (trs) no Oriente, sem qualquer aparte

ou interferncia dos membros da Comisso Processante, do representado ou do seu defensor.

Art. 10 - Encerrada a discusso, o Venervel Mestre submeter o relatrio conclusivo da Comisso votao secreta.

1 - De acordo com o veredicto do plenrio, o Venervel Mestre proferir deciso, que ser transcrita na Ata para que produza os efeitos legais.

2 - O Venervel Mestre somente proferir voto em caso de empate no resultado.

3 - No caso da deciso decidir pela excluso do representado do Quadro da Loja, a pena ser aplicada imediatamente, com expedio de placet ex-officio consignando a causa de sua expedio, cuja excluso se estender a todas as Lojas em que o representado estiver filiado.

Art. 11 - Da deciso proferida pelo plenrio da Loja caber recurso para o Egrgio Tribunal de Justia Estadual, com efeito, meramente devolutivo.

Art. 12 - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicao, revogadas as disposies em contrrio.

Dado e traado no Gabinete do Gro-Mestre Geral, no Poder Central em Braslia, DF, aos vinte e cinco dias do ms de setembro de 2012 da E:. V:. - 190 da fundao do Grande Oriente do Brasil.

O Gro Mestre Geral Marcos Jos da Silva


Fonte: Boletim Oficial do GOB n 18, de 8/10/2012 - Pgs. 5/6

Вам также может понравиться