Вы находитесь на странице: 1из 4

EPOPEIA

Palavra de origem grega, epopeia significa canto e uma narrativa, geralmente em verso, que conta (canta) os feitos grandiosos de um heri que pode ser individual (Ulisses odisseia; Aquiles Ilada; Eneias Eneida) ou coletivo (Os portugueses Os Lusadas). Estes heris ficam imortalizados atravs da narrao dos seus sucessos gloriosos. Nesta definio encontramos os elementos essenciais de qualquer texto pico. O assunto dever ter um carater excecional. Nem todas as aes so susceptiveis de serem tratadas de forma pica; necessrio que no entendimento do narrador (e do seu publico), essas aes se distanciem dos acontecimentos vulgares e assumam um carater de excecionalidade. Uma caracterstica de todas as epopeias a utilizao de um estilo elevado, correspondente grandiosidade do assunto e que se traduz na seleo vocabular, na construo frsica extremamente elaborada e na abundante utilizao de recursos lingusticos.

EPOPEIA PORTUGUESA
Em Portugal, intensifica-se, no seculo XV, a necessidade de conhecimento e domnio do espao fsico. Desenvolveu-se ento um espirito de ousadia que levou a uma abertura de mentalidades. Humanismo: uma consequente perceo mais rigorosa do mundo a nvel fsico, cientfico e econmico. Assim, a confiana nas possibilidades conjugada com a redescoberta dos padres greco-latinos leva ao desenvolvimento de um fenmeno artstico nas suas diversas vertentes. O antropocentrismo, em que o homem considera-se o centro do universo, em que este deve ser analisado tendo em conta a sua relao com o homem. Renascimento: o humanismo reclama os ideais clssicos, que leva ao renascimento. Este surge devido ao desejo de retomar os valores e modelos clssicos da antiguidade clssica. Um outro fator que contribui para a mudana cultural foi a expanso ultramarina e o crescimento das cidades. Classicismo: tendncia esttica caracterstica do renascimento que consideras os valores clssicos greco-latinos artes plsticas e na literatura como modelos a imitar. Na literatura estabelecesse-se um rigoroso sistema de regras nos vrios gneros picos. Os feitos Portugueses eram a demonstrao evidente da fora humana, do domnio e da inteligncia do homem sobre os elementos da natureza. O orgulho portugus estava no seu auge. Havia, ento, a necessidade de uma obra que contasse os seus feitos gloriosos. Lus de Cames viveu numa poca em que Portugal gozou do seu ponto mais alto de domnio no mundo, devido aos descobrimentos. Esta evidncia serviu-lhe de estmulo (histrico) que aliado ao renascimento cultural, lhe deu a conhecer as epopeias clssicas, originando a criao de uma epopeia nacional.

OS LUSIADAS

Os Lusadas, publicados em 1972, cantam a glria de m povo centrada no perodo histrico dos descobrimentos. Cames recupera a denominao de Antnio Resende, em que os Lusadas eram os descendentes de luso, companheiro de baco. A palavra Lusadas s usada uma nica vez em toda a obra, no ttulo, sendo que opta pelo uso de sinnimos de lusadas para se referir ao povo portugus. Esta uma obra renascentista porque existe nela uma pluralidade cultural (diversidade de saberes), existe espirito critico (o poeta faz reflexes no final de todos os cantos) e tem a experiencia humanista que consiste na sobrevalorizao das capacidades humanas. Os Lusadas tm um duplo objetivo, por um lado exaltar os feitos portugueses e por outro enobrecer a lngua portuguesa. Ao Viagem de Vasco da Gama India Heri O povo portugus representado por Vasco da Gama Maravilhoso Pago e Cristo

ESTRUTURA DOS LUSADAS


Estrutura externa:
Os lusadas so divididos em 10 cantos, cada um deles com um conjunto varivel de estrofes que, no total, somam 1102. Essas estrofes so oitavas decassilbicas, obedecendo ao esquema rimtico abababcc (rima cruzada nos primeiros seis versos e emparelhada, nos ltimos dois. A acentuao dos versos pode ser heroica (6 e 10 silaba mtrica) ou sfica (acentuado na 4, 8 e 10 silabas). A riqueza, a natureza e o gnero so variveis ao longo de toda a obra.

Estrutura interna:
A obra constituda por quatro partes: - Proposio: o poeta comea por declarar aquilo a que se prope fazer, indicando de forma sucinta o assunto da sua narrativa; prope-se, afinal, tornar conhecidos os navegadores portugueses que tornaram possvel o imprio portugus no oriente, os reis que promoveram as expanso da f, bem como todos aqueles que se tornaram dignos de admirao pelos seus feitos. Em suma, podemos dizer que a proposio um sumrio da obra. (Canto I I;II;III)

- Invocao: O poeta dirige-se s Tgides (ninfas do Tejo), para lhes pedir o estilo e eloquncia necessrios execuo da sua obra: um assunto to grandioso exigia um estilo elevado, uma eloquncia superior. Dai a necessidade de solicitar auxlio das entidades protetoras dos artistas.

(Canto I IV;V)
- Dedicatria: A dedicatria no fazia parte das epopeias primitivas, esta trata-se de uma inovao posterior, que reflete o estatuto do artista, intelectualmente superior, mas social e economicamente dependente de um mecenas, um protetor. a parte em que o poeta oferece a sua obra a D. Sebastio, pela sua ilustre e cristianssima descendncia pelo grandioso imprio de que senhor. D. Sebastio encarna toda a esperana de cames. O discurso presente nesta parte da obra organiza-se segundo uma logica, em primeiro surge o louvor, em seguida, o apelo ao carater pessoal (com argumentos que o fundamentam), seguindo-se o incitamento e por fim o apelo ao carater racional (em jeito de concluso). -Narrao: O poeta canta os feitos dos portugueses, tendo como ao central a viagem de Vaco da Gama India. A par desta, surge a narrao da histria de Portugal, esta narrao constitui um ncleo fundamental da epopeia. Aqui, o poeta procura concretizar aquilo a que se props fazer na proposio. Esta surge en media res, ou seja, j durante a viagem. A narrao dOs Lusadas tem uma estrutura muito complexa, o que decorre dos objetivos que a que o poeta se props. Assim, esta desenvolve-se em quatro planos estreitamente articulados entre si: - Plano da Viagem: (I, II, V, VI, VII, VIII, IX, X) A ao central do poema a viagem de Vasco da Gama India. Cames comea a escrever mais de meio seculo depois pois j tinha o distanciamento suficiente para perceber a importncia histrica desse acontecimento, devido s alteraes que provocou, tanto em Portugal, como na Europa. Por essa razo considerou a primeira viagem martima ndia como episodio mais significativo da histria de Portugal. - Plano mitolgico: Cames imaginou um conflito entre os deuses pagos, em que Baco ope-se chegada dos portugueses India, pois receia que o seu prestgio seja colocado em segundo plano devido gloria dos portugueses, enquanto Vnus, apoiada por Marte, os protege porque, no caso de Vnus, ela achava os portugueses amorosos e tinham uma lngua parecida com a dos romanos j Marte para alm de ter uma paixo por Vnus era tambm o deus da guerra. O maravilhoso tem uma funo simblica, porque esta intriga dos deuses reflete diretamente as dificuldades que os portugueses tiveram em vencer e inculta a ideia de que os portugueses eram seres prestigiados para estas faanhas do destino e que os prprios deuses o desejavam. - Plano da Historia de Portugal: (II, III, IV, VIII, X) O objetivo de Cames era enaltecer o povo portugus e no apenas um ou alguns dos seus representantes mais ilustres. No podia por isso limitar a matria pica viagem de Vasco da Gama. Tinha que introduzir na narrativa todas aquelas figuras e acontecimentos que, no seu conjunto, afirmavam o valor dos portugueses ao

longo dos tempos. E f-lo, recorrendo a duas narrativas secundarias, inseridas na viagem, cujo narrador o poeta. 1- Narrativa de Vasco da Gama ao Rei de Melinde: Ao chegar a este porto indiano, o rei recebe-o e procura saber quem ele e de onde vem. Para lhe responder, Vasco da Gama localiza o reino de Portugal na Europa e conta-lhe a histria de Portugal at ao reinado de D. Manuel. Ao chegar a este ponto, conta exclusivamente a sua prpria viagem desde a sada de lisboa at chegarem ao Oceano Indico, visto que a narrativa principal iniciara-se in mdia rs, isto quando a armada j se encontrava em frente s costas de moambique. 2- Narrativa de Paulo da Gama ao Catual: Mais tarde surge outra narrativa secundaria. Em Calecut, uma personalidade hindu (catual) visita o navio de Paulo da Gama, que se encontra enfeitado com bandeiras alusivas a figuras histricas portuguesas. O visitante pergunta-lhe o significado daquelas bandeiras, o que d a Paulo da Gama o pretexto para narrar vrios episdios da Historia de Portugal. 3- Profecias: Os acontecimentos posteriores viagem de Vaco da Gama no podiam ser introduzidos na narrativa como os factos histricos. Para isso, Cames recorreu a profecias colocadas na boca de Jpiter, Adamastor e Thtis, principalmente. -Plano das consideraes do poeta: (I, II, II, IV, V, VI, VII, VIII, IX, X) Por vezes, normalmente em final de cada canto, a narrao interrompida para o poeta apresentar reflexes de carater pessoal sobre assuntos diversos, a propsito de factos narrados.

Вам также может понравиться