Вы находитесь на странице: 1из 58

Prof Tecg, Me Andr R. Q.

Panesi

AULA 1
1 LEI DA TERMODINMICA

A termodinmica estuda materiais nas suas diversas fases como slido, lquido e gasoso, com o objetivo de transformar um tipo de energia em outra, por exemplo, transformar lixo em energia trmica, aquecer sua gua atravs da queima de gs ou do aquecimento solar, obter energia eltrica atravs de clulas fotovoltaicas. Portanto, antes de iniciar com a termodinmica, vamos identificar algumas propriedades que sero importantes no decorrer do curso.

SISTEMA

o objeto de anlise, tudo aquilo que desejamos estudar. Tudo que for externo ao sistema considerado parte das vizinhanas do sistema. O sistema diferenciado de sua vizinhana por uma fronteira que pode estar em repouso ou em movimento.

TIPOS DE SISTEMAS

Sistema fechado: sempre contm a mesma quantidade de matria. No pode ocorrer fluxo de massa atravs de suas fronteiras.

Sistema aberto ou volume de controle: nesse caso a massa pode escoar atravs da fronteira.

PROPRIEDADES

Uma propriedade uma caracterstica macroscpica de um sistema como massa, volume, energia, presso e temperatura, para o qual um valor numrico pode ser atribudo.

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi ESTADO Refere-se a condio de um sistema descrito pelas suas propriedades.

NMERO DE MOLS (n)

Mol definido como sendo a quantidade de matria que contm um nmero constante de partculas. Essa constante o nmero de Avogadro que vale 6,023x1023 unidades. O nmero de mols de uma substncia dado por

n = m / M onde m = massa da amostra ou substncia M = massa molar da substncia Exemplo: dado o elemento O2 com uma composio de 96g, determinar o nmero de mols. Dado massa atmica do oxignio = 16 ento

n = 96 / 32 = 3 mols

VOLUME MOLAR

o volume ocupado por um mol de gs nas CNTP ( T=273K, P= 1atm). O volume molar foi medido experimentalmente com diversos gases e verificou-se grande proximidade entre os valores obtidos. Esses valores ficaram todos prximos de 22,4 L.

VOLUME ESPECFICO E MASSA ESPECFICA(DENSIDADE ABSOLUTA)

A massa especfica de uma certa substncia dada por

= m /V

Kg/m3 ( SI)

j o seu volume especfico o inverso da massa especfica, ou seja,

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi

v = 1 /

m3 /Kg ( SI)

INTRODUO A 1 LEI DA TERMODINMICA

Antes da descoberta de calor e trabalho j eram conhecidas as energias cintica, potencial e interna, representadas por K, T e U respectivamente. A energia mecnica dada por

Em = K + T = cte

Pela 2 lei de Newton, a fora F definida por

Fds = mvdv

Integrando fica:

m (v22 - v21 ) = F (s2 - s1)

A quantidade mv2 a energia cintica (K). A integral do lado direito da equao o trabalho realizado pela fora F quando o corpo se move de s1 at s2. Assim temos a seguinte equao

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi

O trabalho realizado sobre uma partcula pela fora resultante sempre igual a variao de energia cintica da partcula. Essa equao conhecida como o teorema do trabalho-energia.

A energia potencial (T) dada por

onde g a acelerao da gravidade que vale 9,8 m/s2. e (z2 - z1 ) a variao das alturas que o corpo se encontra da superfcie.

Se adicionarmos calor ou trabalho a um sistema podemos alterar sua energia cintica, potencial ou energia interna. A energia interna a energia das molculas de um corpo, devida s foras de atrao que mantm os lquidos e slidos e gases nas suas formas.A energia total do sistema E inclui energia cintica, energia potencial, e outras formas de energia denominadas de energia interna como energia qumica, energia nuclear, energia eltrica, energia de massa. A variao total de energia de um sistema

E = K + T + U

Exemplo:

Considere uma panela com gua colocada no fogo para aquecer. No estado inicial, a gua

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi possui uma certa quantidade de energia. A chama fornece energia panela na forma de calor e, com o passar do tempo, a gua vai ficando cada vez mais quente. medida que a gua vai aquecendo, parte dela vai evaporando, quando toda a gua tiver evaporado podemos determinar a energia do vapor. Os resultados experimentais nos mostram que o vapor possui mais energia do que a gua fria que foi colocada inicialmente na panela. Mas, como essa gua recebeu energia do fogo, preciso somar essa energia com aquela que a gua possuia originalmente. Feito isso, encontraremos um valor maior do que a energia calculada para o vapor, ou seja:

E gua + E chama > E vapor

Assim, parte da energia do sistema foi perdida pelas paredes da panela atravs da transmisso do calor para o ambiente, portanto, essa energia foi desperdiada. Pela conservao da energia ou 1a Lei, a energia no incio teria que ser igual a energia no final. Se somarmos a energia trmica desperdiada com a energia da gua, e a energia trmica introduzida, o resultado ser igual a energia trmica do vapor.

VRIAS FORMAS DA 1 LEI

SISTEMA ISOLADO

Aqui no entra e no sai nada, nem massa, nem calor ou trabalho. Durante um intervalo de tempo t1 e t2, pode haver interaes entre as energias potencial, cintica e interna, dentro do sistema, mas no com seus arredores. Assim a energia total do sistema permanece inalterada.

Podemos realizar um balano de energia como E = E t1 - E t2 = 0 ( U + T + K) 2 - ( U + T + K) 1 = 0

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi na prtica esse tipo de sistema muito raro.

SISTEMA FECHADO SEM FLUXO

Nesse sistema no existe nenhuma massa entrando ou saindo, entretanto pode ocorrer troca de calor ou trabalho com os arredores. Exemplo, um gs contido num conjunto cilindro pisto.

E = Et2 - Et1 = ( U + T + K) 2 - ( U + T + K) 1

Considere a figura 1.1 que mostra um sistema recebendo calor e executando trabalho. Para calor entrando estipula-se um sinal positivo e saindo, sinal negativo. No caso de trabalho, quando o sistema fornece o sinal positivo e quando recebe interpreta-se como negativo.

Figura 1.1 Calor e Trabalho cruzando a fronteira de um sistema

Energia que entra no sistema = variao da energia interna + energia que sai do sistema Nesse caso Q = ET + W ET = Q - W ou d ET = Q -W (J) dU + dK + dT = Q -W

Se a massa constante podemos representar a eq. anterior como:

(dU + dK +dT) / m = Q/m - W/m (J/Kg)

retirando m agora, temos todas as energias conhecidas como especfica:

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi

du + v2/2 + gh = q - w

integrando fica:

du + v2/2 + gh = q - w

(u2 - u1) + ( v22 - v21 ) + g ( h2 - h1 ) =

1 2

q - 1w2

(J/Kg)

Considerando taxas no tempo temos:

dE/dt = dK/dt +dT/dt + dU/dt = Q -

(W)

CALOR E TRABALHO

A definio bsica de trabalho foi definida por Newton como

W = Fx onde W = trabalho realizado F = fora aplicada ao objeto x = distncia percorrida pelo objeto enquanto a fora atua

Ou de forma geral x2 W = Fdx x1 ( N.m = J)

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi TRABALHO PV o tipo de trabalho quando se trata de cilindros e pistes. Para um pisto com rea de seco reta A, podemos escrever:

W = FdX ou

P (A dx)

Para o trabalho adota-se sinais como positivo ou negativo, Isto , ele positivo quando o sistema perde energia ou realiza trabalho e negativo quando o sistema recebe energia dos arredores.
TRABALHO DE EIXO E DE FLUXO O trabalho de eixo serve para mover como, por exemplo, o eixo de um gerador para gerar eletricidade. E o de fluxo quando ocorre a expanso, ento o trabalho total produzido : W = WE + WF CALOR O calor energia em trnsito que pode ser retirado ou fornecido a um sistema somente atravs de uma diferena de temperatura. O calor tambm considerado positivo quando o sistema recebe energia trmica e negativo quando a perde. ENTALPIA (H)

A energia total de um corpo, por exemplo, um gs em seu recipiente, sua energia mais a energia extra necessria para abrir o espao V que ele ocupa presso P. vamos chamar essa energia total H definida como
H= U+ PV Ou h = u + Pv

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi

AULA 2
1 LEI DA TERMODINMICA APLICADA EM ESCOAMENTO DE FLUIDOS Os escoamentos podem ser de dois tipos, permanente ou transiente, permanente quando as propriedades de um sistema no mudam com o tempo como por exemplo a massa especfica ou volume especfico so sempre as mesmas e transiente quando algumas propriedades mudam com o passar do tempo. Para os dois casos temos a conservao da energia e a conservao da massa.

BALANO DE ENERGIA E DE MASSA PARA REGIME PERMANENTE Considere o sistema representado na figura abaixo onde podemos realizar um balano de energia:

Pela conservao da energia e da nassa temos mEentra = mEsai m1 (K1 + T1 + U1 + Wf1 ) + Q = m2 (K2+ T2 + U2 + Wf2 ) + Weixo m1 (v2/2 + gZ + u + Wf ) + Q = EVC(t) + m2 ( v2/2 + gZ + u + Wf ) + Weixo

mas

Wf = PV = P.m/ = P.m.

ento:

m1 ( v2/2 + gZ + u + P.m.) + Q = EVC(t) + m2 ( v2/2 + gZ + u +P.m.) + Weixo m1 (h +v2/2 + gZ) + Q = EVC(t) + m2 ( h+v2/2 + gZ) + Weixo

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi

dEVC /dt = m1 (h +v2/2 + gZ) - m2 (h+v2/2 + gZ) + Q - Weixo


MUDANAS DE ESTADO TEMPERATURA DE SATURAO Temperatura na qual uma mudana de fase ocorre para uma dada presso, que por sua vez, denominada presso de saturao.

ESTADOS DE LQUIDO

medida que o sistema aquecido a uma presso constante, a temperatura aumenta de forma considervel, enquanto o volume especfico apresenta uma elevao menos significativa. Eventualmente, o sistema alcana o estado representado por f. Esse o estado de lquido saturado correspondente presso especificada. Para a gua a 1,014 bar, a temperatura de saturao de 100C. Os estados de lquido ao longo do segmento lf, so denominados estados de lquido subresfriado, uma vez que a temperatura nestes estados inferior a de saturao na presso especificada. Estes so tambm denominados estados de lquido comprimido. O ponto g o estado de vapor saturado. As misturas lquido-vapor podem ser distinguidas entre si pelo seu ttulo que define a condio de que se encontra a substncia.

ESTADOS DE VAPOR

O estado denominado por s representativo de estados que seriam alcanados por contnuo

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi aquecimento, medida que a presso mantida constante. Um estado tal como s normalmente chamado de estado de vapor superaquecido.
TTULO (X) a razo entre a massa de vapor e a massa total ( lquido + vapor). O volume total da mistura a soma dos volumes das fases lquida e de vapor. V = Vliq + Vvap

No caso da entalpia temos: h = hf + x(hg - hf ) APLICAES DA 1 LEI EM REGIME PERMANENTE TROCADOR DE CALOR

So dispositivos que transferem energia entre fluidos de diferentes temperaturas. Eles podem ser de diversos tipos, como aplicao temos trocadores de calor na refrigerao, nos automveis, nas caldeiras a vapor, em usinas de potncia etc. Normalmente eles operam em regime permanente. Exemplo: Um sistema de refrigerao utilizando R-134a como fluido refrigerante, composto com um condensador resfriado a gua. O refrigerante entra no condensador a 60C e 1Mpa e o deixa como lquido a 0,95 MPa e 35C. A gua de resfriamento entra no condensador a 10C e sai a 20C. Sabendo que a vazo do refrigerante de 0,2 Kg/s, determine a vazo de gua de resfriamento que circula no condensador.

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi


Hipteses:

No h trabalho de eixo As energias potencial e cintica podem ser desprezveis. No h transferncia de calor na superfcie de controle.

Pela conservao da energia e regime permanente atravs da 1 Lei temos:

Pelas hipteses a equao se reduz a:

Das tabelas de R-134a e de vapor d`gua temos

Entrada (h) KJ/Kg gua Refrigerante 42 441,89

Sada (h) KJ/Kg 83,95 249,10

mrhe + mahe = mrhs + mahs 0,2 Kg/s.441,89KJ/Kg + ma42KJ/Kg = 0,2Kg/s.249,10 KJ/Kg + ma83,95 KJ/Kg ma42 KJ/Kg- ma83,95 KJ/Kg = 49,82 KJ/s 88,4 KJ/s -ma41,95 KJ/Kg = -38,58 KJ/s ma = 0,91 Kg/s

BOCAIS E DIFUSORES
Um bocal um duto com rea de seo reta na qual a velocidade de um gs ou lquido aumenta na direo do escoamento. Em um difusor, o lquido ou gs perde acelerao na direo do escoamento.

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi

Exemplo: Vapor d`gua entra em um bocal que opera em regime permanente com P1= 40 bar, T1 = 400C a uma velocidade de 10m/s. O vapor escoa atravs do bocal sem transferncia de calor e sem variao de energia potencial. Na sada, P2 = 15 bar e a velocidade de 665m/s. a vazo mssica de 2Kg/s. determine a rea de sada do bocal em m2.

Hipteses: O regime permanente A transferncia de calor e o trabalho de eixo so desprezveis. A variao da energia potencial entre a entrada e sada pode ser abandonada. A rea de sada pode ser determinada pela equao da continuidade: A = mv2/ V2

necessrio determinarmos o volume especfico v2 na sada e isto significa que o estado na sada deve ser determinado. Tendo P2 falta determinarmos a entalpia especfica h2 onde pode ser utilizada a 1 lei para regime permanente. A variao na energia potencial especfica desaparece de acordo com a hiptese 3, e m se cancela formando: 0 = ( he -hs ) + ( V2e /2 V2s / 2 ) resolvendo para hs

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi


hs = he + (V2e /2 V2s / 2 ) pela tabela he = 3213,6 KJ/Kg hs = 3213,6 + ( 102/2000 6652/2000) = 3213,6 221,1 = 2992,5 KJ/Kg Finalmente para P2 = 15 bar e com hs = 2992,5 KJ/Kg, o volume especfico na sada v2 = 0,1627 m3/Kg. A rea de sada ento calculada como As = mv2/ V2 As = (2 Kg/s)(0,1627 m3/Kg ) / 665m/s = 4,89 x10-4 m2

TURBINAS
Uma turbina um dispositivo que produz trabalho em funo da passagem de um gs ou lquido que escoam atravs de ps fixadas num eixo que pode girar livremente. A variao da energia potencial normalmente desprezvel e quando a velocidade de entrada do fluido for menor que 20m/s, tambm poderemos desprezar a energia cintica.

Exemplo: Vapor de gua entra numa turbina operando em regime permanente com um fluxo de massa de 4600 Kg/h. A turbina desenvolve uma potncia de 1000 KW. Na entrada, a presso 60 bar, a temperatura 400C e a velocidade 10m/s. Na sada, a presso 0,1bar, o ttulo 0,9 e a velocidade 50m/s. Calcule a taxa de transferncia de calor entre a turbina e as vizinhanas em KW.

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi

Hipteses: O regime permanente A variao da energia potencial entre a entrada e sada pode ser abandonada. Como a velocidade na entrada considerada baixa, podemos desprezar a energia cintica. Abandonando a energia potencial e cintica e resolvendo para Qvc

Para Pe = 60 bar e Te = 400C he = 3177,2 KJ/Kg O estado na sada uma mistura de duas fases lquido-vapor, assim com os dados da tabela e com o ttulo fornecido hs = hf + x ( hg hf) = 191,83 + 0,9(2392,8) = 2345,4 KJ/Kg Assim retornando a expresso de Qvc Qvc = 1000 + 1,277 ( 2345,4 3177,2 ) = - 62,2 KW

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi

AULA 3
ESTUDO DOS CICLOS TERMODINMICOS DE POTNCIA CICLO DE CARNOT o ciclo executado pela Maquina de Carnot, idealizada pelo engenheiro francs Carnot e que tem funcionamento apenas terico (ainda no conseguiram criar uma Maquina de Carnot). Funcionando entre duas transformaes isotrmicas e duas adiabticas alternadamente, permite menor perda de energia (Calor) para o meio externo (fonte fria).

O ciclo de Carnot na prtica apresenta grande dificuldade devido a mistura lquido/vapor de gua que sai do condensador e comprimida para entrar na caldeira. A dificuldade consiste na compresso de vapor e do lquido separadamente. Alm disso, a energia gasta na compresso de vapor muita maior do que a energia gasta para consumir a mesma quantidade de lquido. Portanto, muito mais prtico um ciclo que tenha somente lquido na entrada da bomba. Esse ciclo est representado na figura abaixo. O ciclo de Rankine ento aquele que se obtm quando o ponto 3 deslocado para a linha de lquido saturado. Podemos ento definir um ciclo ideal de Rankine como aquele que tem dois processos adiabticos (bomba e turbina) e dois processos isobricos ( caldeira e condensador), sendo todos eles reversveis.

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi

O CICLO DE POTNCIA DE RANKINE


Muito empregado em usinas termoeltricas, esse ciclo tem como caracterstica principal a utilizao do vapor d`gua como fluido de trabalho. A fonte trmica em geral, a combusto de carvo, leo, gs natural ou a fisso do urnio235. A caldeira o local onde a gua transformada em vapor a alta temperatura e alta presso. Esse vapor expande-se e resfria-se ao passar por uma turbina, convertendo energia trmica em mecnica de rotao de um eixo. O condensador resfria o vapor e reduz a sua presso.

A turbina O vapor na caldeira no estado 1, tendo uma presso e temperatura elevadas, se expande atravs da turbina para produzir trabalho e ento descarregado no condensador no estado 2 com uma presso relativamente baixa. Desprezando a transferncia de calor com as vizinhanas, os efeitos da energia cintica e potencial, os balanos de massa e energia sob a forma de taxa para um volume de controle envolvendo a turbina simplificam-se no regime permanente a

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi

Condensador No condensador h transferncia de calor do vapor para a gua de resfriamento que escoa por sua tubulao. O vapor condensado e a gua de resfriamento aumenta de temperatura. Em regime permanente, os balanos de massa e energia desprezando os efeitos da energia cintica e potencial, trabalho no eixo sob a forma de taxa para um volume de controle envolvendo o condensador simplificam-se

Bomba O lquido condensado que deixa o condensador em 3 bombeado para a caldeira que se encontra a uma presso mais elevada. Para um volume de controle envolvendo a bomba e desprezando-se os efeitos da energia potencial e cintica e a troca de calor com as vizinhanas, os balanos de massa e de energia sob a forma de taxa fornecem:

Uma forma alternativa para se determinar o trabalho da bomba pode ser

Caldeira

O fluido de trabalho completa um ciclo ao deixar a bomba em 4, esse fluido j no estado lquido aquecido at a saturao e evaporao na caldeira. Tomando-se um volume de controle envolvendo os dutos e tubulaes da caldeira e desprezando-se novamente a energia potencial e cintica e tambm trabalho no eixo, os balanos de massa e de energia sob a forma de taxa fornecem

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi


Parmetros de Desempenho A eficincia trmica do ciclo de potncia dada por

= (h1 h2 ) (h4 h3 ) / (h1 h4 ) Desde que os estados 1 a 4 sejam determinados as equaes anteriores so aplicadas tanto ao desempenho real, quando irreversibilidades esto presentes, quanto ao desempenho idealizado, na ausncia destes efeitos. importante considerar um ciclo ideal no qual as irreversibilidades esto ausentes, uma vez que este ciclo estabelece um limite superior para o desempenho do ciclo de Rankine. A figura abaixo informa o ciclo ideal de Rankine.

Analisando a figura 3.2 o fluido de trabalho sofre os seguintes processos internamente reversveis: Processo 1-2: Expanso isentrpica do fluido de trabalho atravs da turbina de vapor saturado no estado 1 at a presso do condensador. Processo 2-3: transferncia de calor do fluido de trabalho medida que ele escoa a presso constante atravs do condensador com lquido saturado no estado 3. Processo 3-4: compresso isentrpica na bomba at o estado 4 na regio de lquido comprimido. Processo 4-1: transferncia de calor para fluido de trabalho medida que ele escoa a presso constante atravs da caldeira para completar o ciclo.

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi

Exemplo 1 Considere a central de potncia que opera com vapor de gua com os seguintes dados:

Determine: a) b) c) d) O trabalho da turbina O calor transferido no condensador O calor transferido no gerador de vapor A eficincia do ciclo

Das tabelas de vapor dgua encontramos: h1 = 3023,5 KJ/Kg h2 = 3002,5 KJ/Kg h3 = 226 + 0,9(2373,1) = 2361,8KJ/Kg h4 = 188,5KJ/Kg

a) h2 = W + h3

W = 3002,5 2361,8 = 640,7KJ/Kg

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi


b) h3 = Q + h4 Q = 2361,8 188,5 = 2173,3KJ/Kg

c) h4 + W = h5 h5 + Q = h1

h5 = 188,5 + 4 = 192,5KJ/Kg Q = 3023,5 192,5 = 2831KJ/Kg

d) pela 2 Lei a eficincia vale

= Wciclo - Wb / Qe = 640,7 4 / 2831 = 22,4%

EFEITOS DA PRESSO DA CALDEIRA E DO CONDENSADOR Como o ciclo de Rankine ideal consiste em processos internamente reversveis, pode-se obter uma expresso para a eficincia trmica em termos de temperaturas mdias da caldeira e do condensador. Essa expresso definida como
ideal = 1- Tsai / Tent

A Eq. pode ser empregada no estudo dos efeitos de variaes nas presses da caldeira e do condensador sobre o desempenho. Esses resultados funcionam tambm em ciclos reais. Essa equao similar a de Carnot, porm, observando-se a figura abaixo o ciclo de Rankine ideal 1-2-34`-1 possui uma eficincia trmica menor do que o ciclo de Carnot 1-2-3`-4`-1 que possui a mesma temperatura mxima TH e a mesma temperatura mnima TC, porque a temperatura mdia entre 4 e 4` menor do que TH. Irreversibilidades e perdas esto associadas a cada um dos componentes do ciclo
de Rankine. Na turbina, a principal irreversibilidade experimentada pelo fluido de trabalho est associada expanso atravs da turbina. A transferncia de calor atravs da turbina para as vizinhanas representa uma perda que pode ser desprezada.

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi

EFICINCIA ISOENTRPICA
o tipo de eficincia que envolve a comparao entre o desempenho real e o desempenho ideal. O estado do fluido que est sendo admitido na turbina e a presso de sada so fixos. Uma vez que o estado 1 fixo, a entalpia especfica h1 conhecida. Assim o trabalho depende somente da entalpia especfica h2 e aumenta medida que h2 reduzida. O valor mximo para o trabalho da turbina corresponde ao menor valor possvel para a entalpia especfica na sada da turbina. Os estados possveis na sada esto restringidos por:

Uma vez que a gerao de entropia no pode ser negativa, estados como s2 < s1 no so possveis em uma expanso adiabtica. Os nicos estados possveis so aqueles com s2 > s1. O estado indicado por 2s na figura 3.4 seria atingido somente no limite de ausncia de irreversibilidades internas. Isso corresponde a uma expanso isoentrpica atravs da turbina. Para uma presso de sada fixa, a entalpia especfica h2 diminui a medida que a entropia especfica s2 diminui. Ento, o menor valor possvel para h2 corresponde ao estado 2s , e o valor mximo do trabalho da turbina

Assim a eficincia isoentrpica pode ser encontrada por iso = h1 - h2 / h1 h2s

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi

MELHORANDO O DESEMPENHO DO CICLO DE RANKINE

Na prtica observou-se que um aumento da presso da caldeira ou uma diminuio da presso no condensador pode resultar numa reduo do ttulo de vapor na sada da turbina. comum procurar manter um ttulo de no mnimo de 90% na sada para que no ocorra a condensao nas ps da turbina causando assim corroses e mais manuteno nessa turbina. Para isso necessria a criao de um superaquecimento e um reaquecimento no ciclo.

Superaquecimento

Considere a figura que mostra vapor superaquecido na entrada da turbina: o ciclo 1`-2`-3-41`.Esse ciclo possui uma temperatura mdia de adio de calor maior do que o ciclo sem superaquecimento (ciclo 1-2-3-4-1) e, portanto, a eficincia trmica maior. Tambm, o ttulo no estado 2`na sada da turbina maior do que no estado 2, que seria a sada da turbina sem superaquecimento. Assim o superaquecimento evita que se tenha ttulo baixo na sada da turbina.

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi

Reaquecimento

Com o reaquecimento a presso da caldeira maior e tambm proporciona um ttulo baixo na sada da turbina. Nesse caso preciso que tenha dois estgios para a turbina como indica a figura abaixo. O reaquecimento permite a presena de um vapor mais seco na sada da segunda turbina.

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi

Exemplo 2

Calcular o rendimento de um ciclo de Rankine conhecendo-se a presso da caldeira, P1 =50bar, e a do condensador, P2 = 0,5bar. Sabe-se que o vapor entra saturado na turbina e que a gua que sai do condensador est saturada.

= 1 Qcond./ Qcald. Qcond = m ( h2 - h3 ) Qcald. = m ( h1 - h4 ) = 1 ( h2 - h3 )/ ( h1 - h4 )

Clculo das entalpias Ponto 1: pelas tabelas para P1 =50bar e x1 = 1,0 h1 = 2794,3 KJ/Kg s1 = 5,9734 KJ/KgK Ponto 2: tambm atravs da tabela para s2 = s1(turbina ideal) e P2 = 0,5bar

s2 = 5,9734KJ/KgK s2 = sf + x2s x2 = (s2 - sf )/s sf = 1,0910KJ/KgK sg = 7,5939KJ/KgK x2 = (5,9734- 1,0910 )/ 7,5939 1,0910 hf = 340,49KJ/Kg hg = 2645,9KJ/Kg = 0,75

h2 = hf + x2h = 340,49 + 0,75 ( 2645,9 - 340,49) = 2069,5 KJ/Kg

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi

Ponto 3: para P2 =0,5bar e x3 = 0 h3 = 340,49KJ/Kg Ponto 4: a entalpia no ponto 4 a soma da entalpia do ponto 3 com a variao de entalpia provocada pela bomba. h4 = h3 + v( P4- P3) = 340,49 + 0,001( 50x105-0,5x105) = 345,44KJ/KgK = 1 ( h2 - h3 )/ ( h1 - h4 ) = 1 (2069,5 - 340,49) / (2794,3 -345,44) = 29%

Exemplo 3 Calcular o rendimento do ciclo do problema anterior adotando agora o vapor superaquecido na entrada da turbina a 500C, com as demais condies mantidas.

Para P1 = 50bar e T1 = 500C a travs da tabela de vapor superaquecido encontramos

h1 = 3433,75 KJ/Kg s1 = 6,98565 KJ/KgK

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi


Ponto 2: tambm atravs da tabela para s2 = s1 e P2 = 0,5bar s2 = 6,98565KJ/KgK s2 = sf + x2s x2 = (s2 - sf )/s sf = 1,0910KJ/KgK sg = 7,5939KJ/KgK x2 = (6,98565- 1,0910 )/ 7,5939 1,0910 = 0,90

h2 = hf + x2h = 340,49 + 0,90 (2645,9 - 340,49) = 2415,35 KJ/Kg

Ponto 3: para P2 =0,5bar e x3 = 0 h3 = 340,49KJ/Kg

Ponto 4 o mesmo do problema anterior h4 = 345,44KJ/KgK

= 1 ( h2 - h3 )/ ( h1 - h4 ) = 1 (2415,35 - 340,49) / (3433,75 -345,44) = 32,8%

Concluso: o rendimento aumentou de 29% para 32,8% devido ao uso de vapor superaquecido em lugar de vapor saturado

Exemplo 4 Suponha agora um ciclo de Rankine como indica a figura com reaquecimento do vapor que passa pela turbina do problema anterior na presso de 40bar. Calcular o rendimento deste novo ciclo supondo que a temperatura de reaquecimento seja tambm 500C e que P1 = 60bar e P4 = 0,5bar

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi

Ponto 1: Para P1 = 60bar e T1 = 500C a travs da tabela de vapor superaquecido encontramos

h1 = 3422,2 KJ/Kg s1 = 6,8803 KJ/KgK

Ponto 2: tambm atravs da tabela para s2 = s1 e P2 = 40bar

h2 = 3213,6KJ/Kg

Ponto 3: P3 = 40bar T3 = 500C h3 = 3445,3KJ/Kg s3 = 7,0901KJ/KgK

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi


Ponto 4: P4 = 0,5bar s4 = s 3 s4 = 7,0901KJ/KgK s4 = sf + x4s x4 = (s4 - sf )/s sf = 1,0910KJ/KgK sg = 7,5939KJ/KgK x4 = (7,0901- 1,0910 )/ 7,5939 1,0910 = 0,92

h4 = hf + x4h = 340,49 + 0,92 (2645,9 - 340,49) = 2461,46 KJ/Kg

Ponto 5: P5 = 0,5bar x5 = 0 h5 = 340,49KJ/Kg

Ponto 6 igual ao ponto 4 do problema anterior h6 = 345,44KJ/KgK

= 1 ( h4 - h5 )/ ( h1 - h6 )+( h3 - h2 ) = 1 (2461,46-340,49)/ (3422,2- 345,44)+( 3445,3-3213,6) = 36%

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi

AULA 5
ESTUDO DOS CICLOS TERMODINMICOS DE REFRIGERAO SISTEMAS DE REFRIGERAO A VAPOR

Sabe-se que para uma substncia passar do estado lquido para o estado de vapor necessrio fornecer-lhe calor durante um certo tempo, at atingir a temperatura de evaporao da substncia. Esse o princpio bsico da refrigerao, ou seja, toda substncia ao evaporar rouba calor. O fluxo de calor sempre ocorre de uma fonte quente para uma mais fria, e nunca ao contrrio, de acordo com os princpios da 2 lei da termodinmica. Sendo assim, quanto maior for diferena de temperatura entre essas duas fontes, maior ser o fluxo de calor. Em refrigerao, de grande importncia que esse transporte de calor ocorra de modo eficiente, ou seja, sem perdas. Agora, como conseguir alcanar um diferencial de temperatura muito alto? Considere que a fonte quente esteja a 25C e que sejam utilizados os alimentos de um refrigerador comum. Se usarmos, por exemplo, a gua como indica a tabela 3.1, conseguiremos provocar um fluxo de calor dos alimentos para a gua? Evidentemente que no. Sendo assim, precisamos de uma substncia que evapore em baixas temperaturas. Qual voc escolheria da tabela abaixo?

Agentes de Refrigerao Em qualquer processo de refrigerao a substncia empregada como absorvente de calor ou agente de esfriamento chamada de refrigerante. Na tabela anterior os mais empregados so o CFC 12 (diclorodifluormetano), CFC 22 (monoclorodifluormetano) e amnia. Elaborada em meados de 1920, a famla CFC inovou completamente o campo da refrigerao pelo simples fato de atingir um ponto de ebulio extremamente baixo e de no ser txica e inflamvel. Atualmente a famlia CFC est sendo banida do mercado devido constatao de ser considerado um gs estufa que agride a camada de

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi


oznio da atmosfera. As temperaturas de evaporao e condensao constituem parmetros que determinam o tipo de refrigerantes adequado instalao. Refrigerantes de baixa temperatura crtica ou baixa temperatura de ebulio, normal, devem ser utilizados em aplicaes de baixa temperatura de evaporao. Por outro lado, refrigerantes de elevada temperatura crtica so recomendados para aplicaes de alta temperatura de evaporao.

O CICLO DE REFRIGERAO DE CARNOT

As figuras ilustram o ciclo de refrigerao de Carnot que corresponde como j foi visto o ciclo cujo rendimento mximo.

Exemplo Considere um ciclo de Carnot que apresenta os seguintes valores:

T2 = T3 = 250K T1 = T4 = 300K s1 = s2 = 0,9 KJ/KgK s3 = s4 = 1,2 KJ/KgK

O calor absorvido da fonte fria a rea sob a linha 2-3 dada por:

Qa = T3 (s3 - s2 ) = 250 ( 1,2 - 0,9) = 75KJ/Kg

Enquanto que o calor rejeitado no condensador :

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi


Qr = T4 (s4 - s1 ) = 300 ( 1,2 - 0,9) = 90KJ/Kg Atravs da 1 Lei podemos obter o trabalho lquido no compressor que vale:

Qa + Wliq. = Qr Wliq = Qr - Qa = 90 75 = 15 KJ/Kg

O COP de Carnot pode ser calculado por:

COPcarnot = Qa / Wliq

= T3 (s3 - s2 ) / (T4 - T3 ) (s3 - s2 ) = T3 / T4 - T3

COPcarnot = 250 / 300 -250 = 5

CONDIES PARA COP ELEVADO EM CICLOS DE CARNOT

Pela Eq. abaixo observa-se se reduzirmos a temperatura de condensao T4 , implica numa elevao do COP. Por outro lado o mesmo efeito poderia ser obtido por elevao da temperatura de evaporao T3. O ciclo da figura remove calor de um ambiente a baixa temperatura (-20C), rejeitando para uma fonte quente que se encontra em alta temperatura (35C). Nessas condies a temperatura de evaporao deve ser inferior a do ambiente frio, permitindo que haja uma troca de calor da fonte quente para a fonte fria atravs de um T. por outro lado, a fim de que o calor possa ser rejeitado, a temperatura externa deve ser inferior temperatura de condensao. Percebe-se que o COP do ciclo est relacionado as diferenas de temperaturas entre o espao refrigerado e o evaporador e entre o condensador e o ambiente externo. Assim os T devem ser mnimos, uma vez que nesse caso, a temperatura de condensao ser a menor possvel, ao mesmo tempo em que a temperatura de evaporao assumir seu valor mximo. Entretanto, uma reduo no T implica num fator de rea de troca de calor no limite, um T nulo exigir um trocador de calor de rea infinita.

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi


Apesar do ciclo de refrigerao de Carnot representar um COP mximo, na prtica que uma condio mais realista ele ser modificado resultando no chamado ciclo de compresso de vapor. O ciclo de Carnot o processo de compresso se d com o refrigerante no ponto 3 que uma mistura lquido-vapor que no interessante para o compressor, pois o mesmo correr o risco de que entre refrigerante lquido na camisa do compressor, causando nele vrios problemas como eroso das vlvulas, diluio do leo de lubrificao na poro lquida. Assim para esse novo ciclo o ponto 3 afastado para a regio da vapor saturado onde ocorre a garantia terica de que todo o lquido aps passar pelo evaporador esteja no estado de vapor.

O Ciclo de Refrigerao
Os ciclos de refrigerao, isto , ciclos termodinmicos de fluidos refrigerantes em equipamentos frigorficos por compresso de vapor, so adequadamente representados em diagramas P x h (presso-entalpia, diagrama de Mollier) e diagrama T x s (temperatura-entropia).

Diagrama de Mollier (P x h) para o refrigerante 22 (Freon 22)

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi

O ciclo de compresso de vapor o mais utilizado em equipamentos frigorficos para produo de frio: para conforto trmico ambiente e para resfriamento e congelamento de produtos.

A geladeira domstica: um exemplo de ciclo de compresso de vapor

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi

Mas, efetivamente, o que o ciclo frigorfico de compresso de vapor? Ele consiste de uma srie de processos executados sobre e por um fluido de trabalho, denominado de refrigerante. A geladeira da sua casa, por exemplo, e o aparelho de ar condicionado de janela, da sala de aula, ambos devem funcionar com o Refrigerante 22, o mais comum, tambm conhecido por Freon 22 (em tempo, ciclos de compresso modernos j esto utilizando refrigerantes ecolgicos, que no afetam a camada de oznio da atmosfera pois refrigerantes cloro-fluorcarbonados destroem o oznio O3 da atmosfera). Assim como o ciclo de compresso de uma geladeira de boteco, o ar-condicionado de seu carro, o sistema de condicionamento central de um edifcio, de um shopping center, e vrios outros, industriais, comerciais e residenciais. O ciclo constitudo dos seguintes processos: 1. compresso de vapor, isto , um compressor realiza trabalho sobre o vapor, transfere potncia a ele; a condensao do vapor, que ocorre no condensador (o trocador de calor direita, na figura acima); a expanso do lquido aps o condensador, que ocorre na vlvula termosttica ou em um tubo capilar; a evaporao do lquido no evaporador.

2.

3.

4.

Como em toda anlise de ciclos, vamos comear analisando um ciclo ideal de compresso de vapor. Vale lembrar, novamente, que ciclos reais desviam-se dos ciclos idealizados, isto , o ciclo ideal serve, para nossa anlise do ciclo real, como uma referncia, um objetivo a atingir (apesar de inalcanvel, mas engenheiro tem um qu de alquimista, e segue em frente) , atravs da melhoria de cada processo que o constitui. Veja ento um ciclo ideal de compresso de vapor, na figura seguinte, representado esquematicamente e no diagrama de Mollier (P versus h):

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi

Representao esquemtica do ciclo ideal de refrigerao por compresso de vapor no diagrama de Mollier

Ciclo de compresso de vapor ideal no diagrama de Mollier

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi

O equacionamento do ciclo ideal: seja a formulao simples da Equao da Energia, conforme dada abaixo, aplicvel para um sistema em regime permanente, para um escoamento unidimensional com uma entrada e uma sada, isto , ms = me = m.

Cada um dos processos que formam o ciclo devem ser analisados separadamente:

Compresso >> Modelo Ideal do Compressor

No compressor s h um fluxo de entrada e um de sada: me = ms = m. Vamos desprezar a variao das energias cintica e potencial entre a entrada e sada do compressor; e vamos admitir que o processo de compresso adiabtico e reversvel, isto , isoentrpico, veja a figura. Assim, se o processo ocorre em regime permanente e se W o trabalho realizado sobre o VC,

As propriedades do refrigerante em 2 so conhecidas desde que se fixe a presso de condensao, pois o processo isoentrpico.

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi

Condensador e Evaporador >> Modelo Ideal do Condensador e do Evaporador

As premissas so: 1. 2. 3. regime permanente; s existe trabalho de escoamento (includo na entalpia); s existe um fluxo de entrada e um fluxo de sada, me = ms = m; variaes de energia cintica e potencial so desprezveis frente variao da entalpia, e a presso constante (esta uma aproximao!).

4.

5.

Assim: Condensador ideal:

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi

Evaporador ideal:

Vlvula de Expanso >> Modelo Ideal da Expanso

As premissas so: 1. 2. 3. regime permanente; processo adiabtico; s existe um fluxo de entrada e um fluxo de sada, me = ms = m; variao de energia potencial desprezvel variao de energia cintica pode ser desprezvel.

4. 5.

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi Assim:

Expanso ideal:

Isto , Evaporador ideal:

(processo isoentlpico!)
Conseqentemente, irreversvel pois no isoentrpico (volte ao diagrama de Mollier para verificar): isto , um processo adiabtico isoentlpico no isoentrpico (e no reversvel) Representao esquemtica do ciclo ideal de refrigerao por compresso de vapor no diagrama T versus s.

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi

Ciclo ideal de compresso de vapor, diagrama T x s

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi

Ciclo real de compresso de vapor, diagrama T x s

Coeficiente de performance do ciclo


O coeficiente de performance, COP, um parmetro importante na anlise das instalaes frigorficas. Embora o COP do ciclo real seja sempre menor que o do ciclo terico, para as mesmas condies de operao, pode-se, com o ciclo terico, verificar que parmetros influenciam no desempenho do sistema. Assim, o COP definido por:

Uma forma bastante usual de indicar a eficincia de um equipamento frigorfico relacionar o seu consumo, em kW/TR, com a capacidade frigorfica, em TR, o que resulta em: KW/TR = Wc / QL [Wats/TR]

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi

Outra forma de indicar eficincia de uma mquina frigorfica a Razo de Eficincia Energtica (EER), cujo nome se deriva do ingls Energy Efficiency Rate, sendo dada pela expresso abaixo: EER = Q / W [(btu/h)/ Wats]

Parmetros que Influenciam o COP do Ciclo de Refrigerao


Vrios parmetros influenciam o desempenho do ciclo de refrigerao por compresso de vapor. A seguir ser analisada a influncia de cada um deles separadamente. Influncia da temperatura de evaporao no COP do ciclo terico Para ilustrar o efeito que a temperatura de evaporao tem sobre a eficincia do ciclo ser considerado um conjunto de ciclos em que somente a temperatura de evaporao (To), alterada. Nesta anlise utilizou-se R22 como refrigerante, o qual tpico de sistemas de ar condicionado. Como pode ser observado, uma reduo na temperatura de evaporao resulta em reduo do COP, isto , o sistema se torna menos eficiente.

Influncia da temperatura de condensao no COP do ciclo terico Como no caso da temperatura de vaporizao, a influncia da temperatura de condensao mostrada em um conjunto de ciclos onde apenas se altera a temperatura de condensao (Tc). Observe que uma variao de 15 C na temperatura de condensao, resultou em menor variao do COP, se comparado com a mesma faixa de variao da temperatura de evaporao.

Influncia do sub-resfriamento do lquido no COP do ciclo terico De forma idntica aos dois casos anteriores, o sub- resfriamento do lquido na sada do condensador interfere sobre a eficincia do ciclo. Embora haja um aumento no COP do ciclo com o aumento do sub-resfriamento, o que timo para o sistema, na prtica se utiliza um sub-resfriamento para garantir que se tenha somente lquido na entrada do dispositivo de expanso, o que mantm a capacidade frigorfica do sistema, e no com o objetivo de se obter ganho de eficincia.

Influncia do superaquecimento til no COP do ciclo terico

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi

Quando o superaquecimento do refrigerante ocorre retirando calor do meio que se quer resfriar, chama- se a este superaquecimento de superaquecimento til.A variao do COP com o superaquecimento depende do refrigerante. Mesmo para os casos em que o superaquecimento melhora o COP ele diminui a capacidade frigorfica do sistema de refrigerao. Assim, s se justifica o superaquecimento do fluido, por motivos de segurana, para evitar a entrada de lquido no compressor.

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi

AULA 6
REFRIGERAO COMERCIAL DIMENSIONAMENTO DE TUBULAES Em sistemas de refrigerao tambm temos o estudo da mecnica dos fluidos onde podemos determinar os dimetros adequados das tubulaes utilizadas nos equipamentos. O objetivo nesse caso dimensionar corretamente a linhas de suco, a linha de lquido e a linha de descarga como indica a figura. Para isso preciso determinar as perdas de carga em cada linha como tambm a diminuio de temperatura mxima permitida em cada uma.

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi LINHAS DE SUCO

Nas linhas de suco que transporta basicamente vapor refrigerante do evaporador para o compressor, deve-se ter uma velocidade relativamente alta para conduzir o leo de volta para o compressor, ao mesmo tempo a queda de presso deve ser mnima para evitar quedas de capacidade e aumento de potncia do compressor. As linhas de suco so dimensionadas de forma que a perda de carga total no exceda o equivalente a 2,2C de queda da temperatura de saturao para fluidos halogenados e 1,1C para a amnia. A velocidade mxima recomendada de 16m/s.

LINHAS DE LQUIDO

a linha que transporta o refrigerante do compressor at o evaporador. A queda de presso nesse caso deve fazer variar no mximo 1,1C a temperatura na linha. A boa prtica tambm recomenda uma velocidade abaixo de 1,5m/s devido a golpes de lquido, vibrao e rudos resultantes da ao das vlvulas solenides ou outras vlvulas de ao rpida.

LINHAS DE DESCARGA DE GS

A queda de presso nessa linha aumenta a taxa de compresso e conseqentemente a potncia necessria para acionar o compressor, esse aumento faz com que a eficincia volumtrica diminua causando uma reduo da capacidade do compressor. Recomenda-se assim, que as linhas de descarga podem ser dimensionadas para uma queda de presso tal que a reduo de temperatura equivalente no seja superior a 1,1C. a velocidade mxima recomendada de 16m/s baseadas em consideraes de rudos.

Para se determinar o dimetro das tubulaes, necessrio determinar a vazo volumtrica de refrigerante em cada uma das linhas do sistema. Esta vazo determinada a partir do volume especfico do fluido refrigerante em cada uma das linhas e da vazo mssica. O volume especfico nas linhas de suco e de lquido pode ser determinado atravs das tabelas de propriedades dos fluidos refrigerantes, porm o volume especfico na descarga do compressor depende do tipo do compressor e da sua eficincia. Em geral, este volume especfico pode ser estimado pela seguinte equao:

Vdesc = Vsuc (Psuc / Pdesc) . 1,2

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi

EXEMPLO PRTICO

Considere um sistema frigorfico operando com R22 com capacidade de 352KW, temperatura de evaporao de -5C e de condensao de 40C. A linha de suco tem um comprimento de 25m e dotada de duas vlvulas angulares, uma vlvula de reteno e trs cotovelos. A linha de descarga tem um comprimento de 30m, sendo dotada de uma vlvula globo, uma vlvula de reteno e trs cotovelos. A linha de lquido tem um comprimento de 55m, duas vlvulas angulares e trs cotovelos. Determine o dimetro ideal dessas tubulaes.

SOLUO

Da tabela A27, tem se m = 0,00636 Kg/s.KW ou m = 2,24Kg/s Dos diagramas de propriedades temos:

vsuc = 0,05534 m3/Kg vliq = 0,000884 m3/Kg Pdesc = 1534 Kpa Psuc = 422 Kpa Vazo volumtrica na suco = 2,24Kg/s . 0,05534 m3/Kg = 0,124 m3 /s Vazo volumtrica na linha de lquido = 2,24Kg/s . 0,000884 m3/Kg = 0,00198 m3 /s Vazo volumtrica na linha de descarga:

Vdesc = 0,124. (422/1534). 1,2 = 0,0409 m3 /s

Linha de suco: admitindo-se inicialmente um dimetro de 105mm, tem-se:

Comprimento: 2 vlvulas angulares:

25m 2x14,8m

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi 1 vlvula reteno: 3 cotovelos(90): total: 1x12,6m 3x2,2m 73,8m

Da tabela A19 tem-se: capacidade = 527,8KW , T = 0,04K/m, P = 572Pa/m

Clculo da queda de temperatura:

T = 0,04. 73,8/1,0 (352/527,8)1,85 = 1,4C (< 2,2C )

Clculo da queda de presso:

P =572. 73,8/1,0 (352/527,8) = 28,1KPa

Da tabela A22, a capacidade mnima requerida para ocorrer transporte adequado do leo de 115,24 KW. Como T =1,4C calculado menor que o mximo recomendado (2,2C), e a capacidade maior que a mnima requerida, o dimetro adotado pode ser utilizado.

Verificao da velocidade:

V = A. v v = V/A = 0,124 m3 /s / 0,00865m2 = 14,33m/s como a velocidade recomendada de 16m/s ento o valor encontrado est dentro da especificao.

Linha de descarga: admitindo-se inicialmente um dimetro de 80mm, tem-se:

Comprimento: 1 vlvula globo: 1 vlvula reteno: 3 cotovelos(90):

30m 1x 26m 1x 9,1m 3x 2,3 m

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi total: 72m

Da tabela A19 tem-se: capacidade = 476,3KW , T = 0,02K/m, P = 749Pa/m

Clculo da queda de temperatura:

T = 0,02. 72/1,0 (352/476,3)1,85 =0,82C (< 1,1C )

Clculo da queda de presso:

P =749. 72 /1,0 (352 / 476,3) = 39,8KPa

Da tabela A24, a capacidade mnima requerida para ocorrer transporte adequado do leo de 88,73KW. Como T= 0,82C calculado menor que o mximo recomendado (1,1C), e a capacidade maior que a mnima requerida, o dimetro adotado pode ser utilizado.

Verificao da velocidade:

V = A. v v = V/A = 0,0409m3 /s / 0,005024 m2 = 8,14 m/s como a velocidade recomendada de 16m/s ento o valor encontrado est dentro da especificao.

Linha de lquido: admitindo-se inicialmente um dimetro de 54mm, tem-se:

Comprimento: 2 vlvulas angulares: 3 cotovelos(90): total:

55m 2x7,7m 3x1,6m 75,2m

Da tabela A19 tem-se: capacidade = 794,2KW , T = 0,02K/m, P = 749Pa/m

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi Clculo da queda de temperatura:

T = 0,02. 75,2/1,0 (352/794,2)1,85 =0,33C (< 1,1C )

Clculo da queda de presso:

P =749. 75,2 /1,0 (352 / 794,2) = 24,9 KPa

Como T= 0,33C calculado menor que o mximo recomendado (1,1C), o dimetro adotado pode ser utilizado.

Verificao da velocidade:

V = A. v v = V/A = 0,000198m3 /s / 0,002289 m2 = 0,086m/s como a velocidade recomendada de 1,5m/s ento o valor encontrado est dentro da especificao.

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi

INFORMAES GERAIS
TRABALHANDO COM TABELAS DAS PROPRIEDADES TEMODINMICAS

Existem trs tipos de tabelas: a primeira para as propriedades do lquido comprimido(subresfriado), a Segunda para as propriedades da mistura lquido e vapor e a terceira para o vapor superaquecido. Como a presso e a temperatura na regio de mistura so dependentes, comum o uso de duas tabelas para a regio de mistura, uma contendo a temperatura e outra contendo a presso como dado de entrada. Na regio de lquido comprimido, presso e temperatura so independentes e definem o estado termodinmico. A prtica mostra que as propriedades do lquido comprimido so muito prximas das propriedades do lquido saturado na mesma temperatura.

INTERPOLAO LINEAR SIMPLES

H situaes em que os dados das tabelas no contm valores numricos que as vezes necessitamos.Vamos supor que seja necessrio conhecer o volume especfico da gua a 198C com ttulo de 50%. Como na informao aparece o ttulo, a concluso que estamos lidando com mistura de lquido vapor. Consultando uma tabela como indicada abaixo, notamos que temos informaes na temperatura de 195 e 200C, assim, devemos proceder uma interpolao linear simples.

Nesse caso, determinaremos os valores da presso, o volume especfico do lquido saturado e vapor saturado a 198C montando a seguinte tabela:

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi

Da interpolao linear temos

Com isso, podemos obter os resultados

INTERPOLAO LINEAR DUPLA

Nesse caso necessrio realizarmos duas interpolaes simples. Vamos supor que seja necessrio conhecer o volume especfico do vapor superaquecido a 190C e presso de 35 kPa. Consultando a tabela obtemos

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi

Ou seja, sem informaes a 190C e nem a 35 kPa. Se estivssemos a 10 kPa e depois a 50 kPa, as informaes para a temperatura de 190C seriam

E pela interpolao simples obteramos

O valor de z para essa interpolao de v = 10,675 m3/Kg. Valores mais exatos poderiam ser obtidos atravs de um programa de computador.

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi


Propriedades da gua saturada (lquido-vapor) tabela de temperatura

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi


Propriedades da gua saturada (lquido-vapor) tabela de presso

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi

Propriedades do vapor dgua superaquecido

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi

Вам также может понравиться