Вы находитесь на странице: 1из 76

Relatrio e Contas 08

Relatrio e Contas 08 Comisso do Mercado de Capitais

01 NOTA DO PRESIDENTE
Pgina 5

02 ATRIBUIES E VALORES
Pgina 7

03 MARCOS HISTRICOS
Pgina 9

04 ECONOMIA E CONJUNTURA
Pgina 13

05 EXECUO DAS MEDIDAS POLTICAS


Pgina 23

06 BALANO SOCIAL
Pgina 37

07 EXECUO ORAMENTAL
Pgina 47

08 EXECUO DAS DEMONSTRAES FINANCEIRAS


Pgina 57

09 DEMONSTRAO DE RESULTADOS
Pgina 65

10 EVOLUO PREVISVEL DA CMC


Pgina 71

Relatrio e Contas 08 Comisso do Mercado de Capitais

01
Dr. Antno C. Lima, Presidente em Exerccio da Comisso do Mercado de Capitais

Nota do PresideNte
O ano de 2008, caracterizou-se pelo acentuar da crise financeira internacional, que j se fazia sentir no ltimo trimestre de 2007, tendo como epicentro o crdito de alto risco nos estados Unidos da Amrica, revelando as debilidades do sistema financeiro internacional, no que concerne tomada de medidas sustentveis, para combater as falhas dos agentes reguladores e supervisores do sistema financeiro. No obstante a crise, a Comisso do Mercado de Capitais, tem desenvolvido as suas actividades, no sentido de dar cumprimento aos objectivos e metas preconizadas pelo Programa Geral do Governo, no domnio do Mercado de Capitais. A execuo das medidas e estratgias visa essencialmente, materializar o Mercado de Capitais em angola, uma vez criadas as condies legais, designadamente a Lei n. 12/05, de 23 de Setembro dos Valores Mobilirios e a Lei n. 13/05, de 30 de Setembro das Instituies Financeiras. deste modo, a pretenso de criar, desenvolver e consolidar um Mercado de Capitais eficiente, dinmico e competitivo, o desafio do Estado Angolano e, por conseguinte, da Comisso do Mercado de Capitais, para o ano de 2009, no intuito de dar resposta aos anseios do sector financeiro e produtivo. Estamos convictos que a jornada de edificao de uma praa financeira em Angola, longa e difcil, residindo a, a magnitude do projecto, no seu alcance e benefcios implcitos. Neste sentido, vamos continuar a trabalhar arduamente, levando a cabo a nobre tarefa de amadurecimento e modernizao do sector em causa, prestigiando as grandes linhas de actuao, propostas pelo Governo, rumo reconstruo e ao desenvolvimento sustentado do Pas.

nserido no propsito de modernizao do sistema financeiro nacional, o Ministrio das Finanas, instituiu a 10 de Dezembro de 1997, o Ncleo do Mercado de Capitais e Bolsa de Valores, cuja funo primordial foi, implementar o Mercado de Capitais em Angola o que culminou com a constituio da Comisso do Mercado de Capitais, em 2005. chegado o momento de balancear as actividades do ano que findou, tendo em conta os condicionalismos que se impuseram concretizao dos objectivos preconizados pelo Programa Geral do Governo, aprovado pela Lei n. 12/06, de 27 de Dezembro.

Relatrio e Contas 08 Comisso do Mercado de Capitais

02
Constituem atribuies da CMC: Regulamentar o mercado de capitais bem como as actividades exercidas pelas entidades sujeitas superviso. Supervisionar e assegurar a transparncia do mercado de capitais; Fiscalizar e assegurar a proteco dos investidores; Promover o desenvolvimento do mercado de capitais e de outros instrumentos financeiros e das actividades de intermediao financeira.

atriBUies E VALORES
Valores da CMC: Interesse Pblico; Confiabilidade; Eficcia do Mercado; Transparncia; Competitividade; Mercado Livre; Proteco ao Investidor.

Relatrio e Contas 08 Comisso do Mercado de Capitais

03

MarCos HistriCos

10

Relatrio e Contas 08 Comisso do Mercado de Capitais

03

MarCos HistriCos

1997
Em 10 de Setembro, o Ministrio das Finanas institui o Ncleo do Mercado de Capitais e Bolsa de Valores (NMC), com a funo primordial de implementar o mercado de valores mobilirios.

2005
Em 18 de Maro, publicao do Decreto n. 9/05 Estatuto Orgnico da Comisso do Mercado de Capitais; Em 23 de Setembro, publicao da Lei n. 12/05 Lei dos Valores Mobilirios; Em 30 de Setembro, publicao da Lei n. 13/05 Lei das Instituies Financeiras; Em 30 de Dezembro, emerge oficialmente, por fora do Despacho n. 22/05, do Ministro das Finanas, a Comisso do Mercado de Capitais, com funes de regulao, superviso, fiscalizao e promoo do Mercado de Capitais em Angola.

2006
em 2 de Maio, nomeao do Conselho Consultivo, por Despacho n 234/06, do Ministro das Finanas; Em 16 de Novembro, primeiro registo, em 16 de Novembro, de uma Instituio Financeira No Bancria: BALUARTE Sociedade Corretora de Valores Mobilirios, S.A.; Em 30 de Novembro, primeira emisso de valores mobilirios Obrigaes de Caixa 2012 do Banco Africano de Investimentos (BAI).

2008
Em 24 de Setembro, aprovao do Decreto Executivo das Taxas, pelo Ministro das Finanas; Em 10 de Outubro, registo do primeiro Fundo de Investimento Imobilirio BESA Patrimnio , Fundo de Investimento Imobilirio Fechado, criado pela BesaaCtiFSociedade Gestora de Fundos de Investimento, SA.

11

12

Relatrio e Contas 08 Comisso do Mercado de Capitais

04

eCoNoMia e CoNJUNtUra

13

14

Relatrio e Contas 08 Comisso do Mercado de Capitais

04

eCoNoMia e CoNJUNtUra

04.01 INTERNACIONAL
O ano de 2008 ficou marcado pela crise do subprime que teve o seu incio nos estados Unidos da amrica, no ms de Agosto de 2007. Esta crise teve repercusses noutros mercados, como: o de aces e das taxas de juros das commodities, tendo o seu efeito contgio tambm conhecido por efeito Tequila, alastrado pelas principais praas financeiras americanas, europeias e asiticas. Em 2005, o crdito do subprime representava 10% dos emprstimos de habitao nos EUA. Esta percentagem por si s, demonstra a confiana havida na altura. No entanto, tambm demonstra hoje, a volatilidade dos mercados financeiros e de crdito. Porm, nos primeiros meses do Vero de 2007, comeou a verificar-se a sua deteriorao, passando a apresentar taxas de incumprimento (default) de dois dgitos (entre 10% a 15%), bem como da fragilidade da superviso e controlo da Federal Reserve (FED). No final de Junho de 2007, chegou o primeiro sinal da derrocada, com a falncia de dois fundos imobilirios da Bear Sterns. Em 18/07/2007, o presidente da Reserva Federal dos EUA, lanou um aviso sobre o contgio do subprime. Como consequncia, houve uma corrida venda de participaes de ttulos de subprime, o que originou a reduo da sua cotao. Com este corolrio, os bancos foram forados a aumentar as suas reservas a curto prazo, o que levou a uma maior procura no mercado de reservas. A maioria dos bancos no estava preparada para esta grande procura da venda de ttulos do subprime. Este tsunami, mostrou a grande fragilidade dos bancos de investimento americanos, cujo controlo e funcionalidade, passava ao largo da Federal Reserve (FED). Assim, Bear Stearns, Goldman Sachs, Lehman Brothers, Merrill Lynch e Morgan Stanley, que no incio de 2007, tinham o mundo a seus ps, com o subprime, mostraram a sua fragilidade: tinham ps de barro.

15

04 eCoNoMia e CoNJUNtUra

Quadro 1

Beneficirio
Emprstimo ao American Internacional Group (AIG). JP Morgan Chase

Valor
USD 85 mil milhes

Observaes
Governo Federal fica com a participao de 79,9% da seguradora. Depois do JP ter dado financiamento de emergncia ao Lehman Broters, aps o pedido de falncia. Emitidos atravs da Term Facility da FED. Maiores instituies de crdito hipotecrio dos EUA, para reforar o seu capital. Refinanciar hipotecas em incumprimento. Auxlio a comunidades locais, para ajudar a comprar e reparar casas abandonadas devido execuo de hipotecas.

USD 97 mil milhes

Emprstimos a bancos Compra de aces preferenciais da Fannie Mae e do Freddie Mac Federal Housing Administration Vrios

USD 200 mil milhes USD 200 mil milhes

USD 300 mil milhes USD 4 mil milhes

Grfico 1

Preo USD
150 100 50 0 Dez.07 Jan.08 Fev.08 Mar.08 Abr.08 Mai.08 Jun.08 Jul.08 Ago.08 Set.08 Out.08 Nov.08 Dez.08

A FED, no sentido de segurar Wall Street, fez uma srie de injeces de capital e de emprstimos, conforme mostra o Quadro 1. O dinheiro desembolsado pela FED, orou em USD 886 mil milhes, correspondendo a 5% do Produto Nacional Bruto (PIB). Este contgio, passou para o outro lado do Atlntico, mais propriamente para a Europa, onde o Banco Central Europeu (BCE), no sentido de manter a lei da oferta e da procura entre mercados, injectou nos dois primeiros dias da exploso da bolha subprime, cerca de 156 mil milhes e passado um ms, aproxima-

damente 200 mil milhes. O Reino Unido e a Alemanha, intervieram com 18% e 21% respectivamente, do seu PIB, para darem cobertura ao seu sistema financeiro. Neste contexto, os mercados de aces europeus perderam, em mdia, 6% nos dois primeiros dias da crise, enquanto os americanos perderam em mdia 3,5%, no mesmo espao temporal. O preo do petrleo nas principais bolsas mundiais (Nova York e Londres), foi fortemente influenciado pela crise financeira. O Grfico 1, elucidativo dessa queda.

Fonte: OPEP

16

Relatrio e Contas 08 Comisso do Mercado de Capitais

Associao Nacional dos Bancos de Investimento (ANBID), So Paulo

entretanto, as anlises da thomson Reuters e PFC Energy, mostraram que a estabilidade financeira dos principais produtores no afectada, se o preo do barril no descer abaixo: dos USD 55,00 para o Iro e Arbia Saudita; dos USD 68,00 para a Nigria; e dos USD 95,00 para a Venezuela. Os pases com maiores reservas cambiais sero, partida, os menos afectados, mesmo que os preos no sejam recuperados no mdio prazo. Mas, estes pases, para manterem as suas balanas de pagamento com superavit, tero de diminuir drasticamente as suas importaes e o seu nvel de consumo. Pases que precisam das receitas do petrleo, para custear programas de grande impacto social, como a rssia e a Venezuela, tambm sero afectados. A Organizao dos Pases Exportadores de Petrleo (OPEP), que em Setembro de 2008, tinha dado instrues aos pases membros em reduzirem a produo para 500 mil barris/dia, em Dezembro do mesmo ano, instruiu, no sentido de serem produzidos menos 4,2 milhes de barris/dia da produo global. De acordo com o secretrio-geral da OPEP, HE Abdalla Salem El-Badri, em entrevista datada de 13 de Janeiro de 2009, ao Boletim da OPEP, ainda demasiado cedo para verificar os possveis efeitos que isso poderia ter sobre o mercado petrolfero. Perante esta reduo da produo, os diagnsticos da OPEP e da Agncia In-

ternacional de energia (iea), so coincidentes neste ponto: a procura tende a cair no curto prazo. E a queda ser to mais intensa, quanto maior for a recesso nos pases industrializados. Por outro lado, estes pases esto cada vez mais virados para as energias alternativas, ou seja, procuram cada vez mais, estarem menos dependentes do petrleo. Como o epicentro desta crise financeira foi nos EUA, o seu PIB, teve um decrscimo de 0,3%, no terceiro trimestre de 2008, conforme dados divulgados pelo seu Departamento de Comrcio. Trata-se da primeira retraco a nvel de actividade econmica dos EUA, desde a queda de 0,2% no quarto trimestre de 2007 e o pior resultado, desde a baixa de 1,4%, verificada no terceiro trimestre de 2001, altura em que os americanos sofreram uma grave crise. O decrscimo de 0,3% acima referido, confirma o que os mercados e governos mundiais mais temiam: a maior economia do Mundo, caminha para a recesso, ou pelo menos, para uma forte desacelerao. Convm notar que, tecnicamente, um pas entra em recesso aps dois trimestres consecutivos com crescimento do PIB negativo. Por outro lado, o Banco Mundial, espera um crescimento da economia mundial para 2009, inferior a 1%, em que destacamos no Quadro 2.
Quadro 2

Regio/Pas
Mundo Zona Euro Estados Unidos Japo China ndia Rssia Brasil Pases em Desenvolvimento
Fonte: Banco Mundial

%
0.9 -0.6 -0.5 -0.1 7.5 5.8 3.0 2.8 4.5

17

04 eCoNoMia e CoNJUNtUra

04.02 NACIONAL
No ano de 2008, o Produto Interno Bruto (PIB), comparativamente a 2007 teve a evoluo apresentada no Quadro 3. o PiB, a preos correntes de mercado, teve um acrscimo de 38%, mas relativamente taxa de crescimento real, houve um abrandamento de 7,7 %. As taxas do Sector Petrolfero e do Sector no Petrolfero, foram de 11,7% e 20,5%, respectivamente. Quer o Sector Petrolfero, quer o Sector no Petrolfero, relativamente a 2007, tiveram um menor crescimento: 8,7% e 5,2% respectivamente. Nesse ano (2008), o Sector no Petrolfero tinha a seguinte composio como mostra o Grfico 2. Os Servios Mercantis (sector tercirio ou de servios), so os que tm maior peso, com 36%, seguido da Agricultura, Pecuria e Pescas (sector primrio), com um valor percentual de 20%. A Construo, que um sector vital para a reconstruo nacional, tem um peso de 10% e os Diamantes e Outras Indstrias Extractivas tm uma representatividade de 3%.

Quadro 3

Evoluo do PIB
Unidade 106 Kz

Descrio
PIB a preos correntes de mercado Taxa de crescimento real (preos do ano anterior) (%) Sector Petrolfero Sector no Petrolfero

2007
4.637,70

2008
6.413,40

%
38

23,3 20,4 25,7

15,6 11,7 20,5

-7,70 -8,70 -5,20

Fonte: Ministrio do Planeamento, INE e estimativas do GEREI/Ministrio das Finanas

Grfico 2

Outros 15%

Agricultura, Pecuria e Pescas 20% Diamantes e outras extractivas 3%

Servios Mercantis 36%

Indstria Transformadora 16%

Construo 10% Energia Elctrica 0%


Fonte: Ministrio do Planeamento, INE e estimativas do GEREI/Ministrio das Finanas

18

Relatrio e Contas 08 Comisso do Mercado de Capitais

Quadro 4

Grfico 3 150 100

Evoluo dos Meios de Pagamento


Unidade 106 Kz

Descrio
M1 (Moeda Nacional) M2 (Moeda Nacional) M3 (Moeda Nacional)
Fonte Banco Nacional de Angola

2007

2008

%
101% 90% 153%

50 0 2003 2004 2005 2006 2007 2008


Fonte: Ministrio das Finanas

313.681,06 628.946,04 353.718,17 672.456,35 488.576,561.235.265,87

A inflao acumulada anual, que teve como medida o ndice de Preos no Consumidor em Luanda, foi em 2008 de 13% contra 11,8% em 2007, ou seja, teve um crescimento de 1,2%. O combate inflao uma estratgia lanada a partir de 2003, numa altura, em que a economia apresentava uma taxa de inflao mdia anual, de 99,53%, acabando por cair em 2008, para os 13%, como mostra o Grfico 3. Pese embora a taxa de inflao ter tido uma boa recuperao de 2003 para 2008, ainda continua a ser o principal objectivo, a reduo da inflao para um dgito, tendo sempre em considerao o aperto da poltica monetria, fruto da crise financeira que grassa no Mundo. os Meios de Pagamento, M11, M22 e M33, tiveram a evoluo apresentada no Quadro 4.
Dinheiro no BNA + saldos de contas ordem imediatamente disponveis. M1+ depsitos a prazo de baixos montantes (nos EUA, at USD 100.000).
3 2 1

Os acrscimos verificados em 2008, foram devidos subida de 42,7% dos Activos Externos Lquidos (AEL), mais propriamente das Reservas Cambiais, que tiveram um aumento na ordem dos USD 5,3 mil milhes, enquanto os Activos Internos Lquidos (AIL) tiveram uma subida de 720,2%, sobressaindo o Crdito Economia, que teve um aumento em cerca de 35,1%. Com o forte aumento dos Meios de Pagamento, verificou-se um incremento substancial dos Ttulos do Banco Central (TBC), na ordem dos 94%, com as taxas de juros a registarem valores percentuais em 2008 de 14,34%, contra 14,99% em 2007.

M2+ depsitos a prazo de elevados montantes.

19

04 eCoNoMia e CoNJUNtUra

As Disponibilidades (Meios Lquidos), tiveram a evoluo que o Quadro 5 mostra. No total, tiveram um crescimento de 45%, em que os Depsitos OrdemMe e os depsitos a Prazo-Me, representaram 81% e 19% respectiva-

mente, das Disponibilidades. O Efeito Cambial total acumulado, teve um valor percentual de 0,09% em 2008, contra 0,13% do ano anterior. No que concerne s Finanas Pblicas, houve a evoluo conforme mostra o Quadro 6.

Quadro 5 Unidade:106 USD

Descrio
Depsitos Ordem-ME Depsitos a Prazo-ME Total
Fonte: Banco Nacional de Angola

2007
5.268,93 1.384,35 6.653,28

2008
7.837,58 1.810,83 9.648,41

%
49% 31% 45%

Quadro 6 Unidade:106 USD

Perodo Descrio
Financiamento Lquido Financiamento Interno (lquido) Bancos Outros Financiamento Externo (lquido) Activos Passivos
Fonte: Ministrio das Finanas

% PIB %
8% 10% -1350% -91%

2007
(658,0) (696,0) 55,9 (751,9)

2008
(709,0) (763,9) (698,6) (65,3)

2007
-14,2 -15,0 1,2 -16,2

2008
-11,1 -12,1 -11,0 -1,0

Dif
3,1 2,9 -12,2 15,2 0,0 0

38,0

54,9

44%

0,8

0,9

0,1

20

Relatrio e Contas 08 Comisso do Mercado de Capitais

Extraco de Petrleo

Em 2008, as Receitas Pblicas tiveram um crescimento relativamente a 2007 de 47%, o que representa um diferencial positivo de 3% do PIB. As Despesas Pblicas, tiveram uma subida de 56%, o que corresponde a 4,5% do PIB. Dentro das Despesas Pblicas, destacamos o crescimento das Remuneraes e das Transferncias Correntes com 50% e 74%, respectivamente. O Saldo Global, que superavitrio, teve um acrscimo de 20%, mas relativamente ao PIB, apresenta um diferencial negativo de 1,5%. O Financiamento teve o seguinte comportamento apresentado no Quadro 7.

O Financiamento Lquido teve um crescimento de 8%, representando 3,1% do PIB. Dentro das Origens do Financiamento, o Governo recorreu basicamente ao Mercado Interno com Kz.763,9 mil milhes em 2008 contra Kz. 696,0 mil milhes em 2007, cujo diferencial representa 2,9% do PIB. Em 2008, as taxas mdias de cmbio do Kwanza, relativamente s principais moedas mundiais, tiveram a evoluo que o Grfico 4 mostra. Pode-se dizer que o Kwanza, relativamente s moedas que constam no grfico, mostrou uma boa estabilidade, bem como uma boa apreciao.
Grfico 4 111,346 75,034 9,515 rand

0,714 Usd Euro Yen

Fonte: Banco Nacional de Angola

Quadro 7 Unidade:106 USD

Anos Descrio
Receitas Despesas Saldo global
Fonte: Ministrio das Finanas

% PIB %
47% 56% 20%

2007
2.124,7 1.599,5 525,2

2008
3.132,9 2.501,7 631,2

2007
45,8 34,5 11,3

2008
48,8 39,0 9,8

Dif
3,0 4,5 -1,5

21

22

Relatrio e Contas 08 Comisso do Mercado de Capitais

05

eXeCUo das Medidas DE POLTICA

23

24

Relatrio e Contas 08 Comisso do Mercado de Capitais

05

eXeCUo das Medidas DE POLTICA


o Programa integrado do sistema Financeiro enquadra um conjunto de medidas e aces de caracter legal, organizacional e poltico, necessrias para dotar o Pas de um sistema financeiro moderno e dinmico que seja um contributo determinante para o desenvolvimento econmico-social. Neste contexto, e no domnio do Mercado de Capitais, o Governo aprovou quatro medidas de poltica essenciais, que passamos a mencionar: No mbito do Protocolo de Cooperao, com a sua congnere portuguesa, a Comisso do Mercado de Valores Mobilirios (CMVM), foram desenvolvidos vrios programas de troca de experincias, em contexto real de trabalho, tendo obtido experincia em algumas reas da superviso, nomeadamente: a. Assuntos Jurdicos e Contencioso, em que os executivos e tcnicos da superviso, obtiveram a experincia necessria para elaborao de relatrios de investigao, visando a denncia-crime, a elaborao de pareceres genricos sobre recomendaes, o acompanhamento e complemento de processos de contra-ordenao, bem com os procedimentos de acusaes e decises na estrutura interna da superviso; b. Superviso de Mercados Emitentes e Informao, foi obtida a experincia necessria para anlise do impacto da informao no mercado, em particular os factos relevantes. Por outro lado, houve o acompanhamento da negociao de valores mobilirios e outros instrumentos financeiros, processamento das operaes de liquidao e registo, bem como a qualidade das demonstraes financeiras;

MEDIDA DE POLTICA 1 Reforo da Capacidade Institucional do Governo no domnio do Mercado de Capitais


O reforo da capacidade institucional do Governo, enquanto medida de poltica, encontra a sua sustentao em quatro objectivos fundamentais: 1 FORTALECIMENTO DA ESTRUTURA DA SUPERVISO. A CMC, elaborou um amplo programa de formao, visando a capacitao dos seus executivos e tcnicos.

25

05 eXeCUo das Medidas DE POLTICA

c.

Comunicao e Apoio ao Investidor, foram desenvolvidas as seguintes actividades com a CMVM: recolha, organizao e difuso de dados estatsticos relativos aos mercados e aos seus agentes; coordenao dos cadernos editoriais do mercado de valores mobilirios; elaborao do relatrio anual de actividades e restantes relatrios; e planos sobre as actividades;

2 NOMEAO DOS RgOS DA COMISSO DO MERCADO DE CAPITAIS. Relativamente nomeao dos seus rgos, a CMC elaborou o Projecto de decreto de nomeao do Conselho de Administrao, com a respectiva nota explicativa tendo sido, posteriormente, submetido tutela nos termos do Estatuto Orgnico da CMC. Sobre o Conselho Fiscal, foram efectuados os seguintes trabalhos: consulta de Sociedades de Contabilidade e Auditoria legalmente registadas; consulta de Empresas do Sector de Prestao de Servios; e, consulta de uma Empresa do Sector da Indstria, ou do Comrcio, ou da Agricultura, ou das Pescas. Este trabalho, teve como objectivo a preparao da proposta de elementos para o Conselho Fiscal., tendo sido submetido tutela para apreciao.

d. Superviso de Intermediao e Estruturas de Mercado, foram acompanhadas as actividades de intermediao, realizao de fiscalizao e investigao de prticas suspeitas de ilegalidades. Paralelamente, foi acompanhada e realizada a superviso prudencial Bolsa e ao Mercado de Balco Organizado. Os Executivos e Tcnicos do Gabinete de Estudos efectuaram estudos e elaborao de relatrios de ndole econmico-financeira, assim como a recolha e organizao de dados estatsticos relativos aos mercados e aos seus agentes.

26

Relatrio e Contas 08 Comisso do Mercado de Capitais

3 ESTABELECIMENTO DE MEDIDAS DE PROTECO AO INVESTIDOR. A CMC, tem vindo a trabalhar na elaborao do Guia do Investidor, no sentido de dar maior fora ao princpio da proteco do investidor. Neste contexto, foi dada uma maior divulgao ao funcionamento do Mercado de Capitais. Com esse propsito, tem trabalhado na elaborao de brochuras e cadernos informativos, com maior destaque para as matrias da Superviso, dos Fundos de Investimento, das Perguntas Frequentes e dos Direitos dos Investidores. Ainda no mbito da proteco ao investidor e com o objectivo de defender o mercado, nomeadamente os accionistas minoritrios, foram produzidos diversos projectos de diplomas, destacando o Regime Jurdico das Contravenes e o Regulamento dos Clubes de Investimento.

4 ACES DE PROMOO E INTEgRAO INTERNACIONAL. Com o propsito de se candidatar a membro ordinrio da Organizao Internacional das Comisses de Valores OICV-IOSCO, a CMC tem mantido diversos contactos com o referido organismo. Como consequncia, participou como membro observador, na 33. Conferncia Anual, realizada no Palcio dos Congressos de Paris, no ms de Maio de 2008. Naquela conferncia, os participantes debruaram-se sobre a globalizao da economia, com destaque para as regras e princpios da superviso no contexto mundial. A convite da Associao dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (aPiMeC - Brasil), a CMC participou no 20. Congresso Internacional da APIMEC, intitulado Novas Fronteiras, Desafios e Responsabilidades, cujo objectivo principal foi o intercmbio de informaes entre os profissionais presentes. Ainda no quadro do protocolo de cooperao existente com a congnere brasileira, a CMC participou num programa de intercmbio, na Repblica Federativa do Brasil, visando a troca de experincias sobre a crise financeira internacional e os novos desafios e responsabilidades de superviso, bem como a sua repercusso em pases emergentes, como o Brasil.

27

05 eXeCUo das Medidas DE POLTICA

MEDIDA POLTICA 2 Criao de um Quadro Regulamentar para a Exequibilidade das Leis


A exequibilidade das leis que sustentam o Mercado de Capitais, depende da criao de regulamentos que estabeleam as regras tcnicas necessrias ao seu desenvolvimento. O Programa Geral do Governo determinou, para o ano de 2008, os seguintes objectivos: 1. Regulamentar o Regime Jurdico das Sociedades Financeiras Entre Janeiro e Fevereiro de 2008, a CMC, recolheu contribuies pblicas, que permitiram a introduo de alteraes pontuais aos Projectos de Regulamentos, nomeadamente, as sociedades Corretoras e Distribuidoras de Valores Mobilirios, Sociedades Gestoras de Fundos de Investimento, Sociedades Gestoras de Participaes Sociais, Sociedades Gestoras de Patrimnios, Sociedades de Investimento, Sociedades Abertas, Sociedades de Gesto e Investimento Imobilirio;

2. Regulamentar e Divulgar o Regime Jurdico dos Fundos de Investimento No prosseguimento da consulta pblica, foi trabalhado o Regime Jurdico dos Fundos de Investimento Mobilirio e Imobilirio, tendo sido introduzidas alteraes que possibilitaram a concretizao dos referidos diplomas e o consequente envio tutela, afim de serem agendados em Conselho de Ministros. 3. Regulamentar as Novas Actividades e Categorias de Profissionais Dentro das atribuies da CMC e no que concerne sua funo reguladora, esta produziu regulamentos relativos actividade dos Analistas e Consultores Financeiros, designadamente os projectos que regulamentam a sua actividade.

28

Relatrio e Contas 08 Comisso do Mercado de Capitais

4. Compatibilizao das Demonstraes Financeiras das Instituies Financeiras No Bancrias Quanto compatibilidade das Demonstraes Financeiras das Instituies de Intermediao Financeira, a CMC adaptou o Plano de Contas das Instituies Financeiras (CONTIF), produzido pelo Banco Nacional de Angola, j de acordo com as Normas Internacionais de Contabilidade, s instituies financeiras no bancrias ligadas ao Mercado de Capitais. 5. Outros Regulamentos No obstante as obrigaes decorrentes do Programa Geral do Governo, foram produzidos e melhorados outros diplomas legais e regulamentos, objectivando uma maior funcionalidade do mercado. Deste modo, destacamos, resumidamente, os seguintes:

Projectos de Diplomas Legais Lei do Financiamento do AgroNegcio; Decreto do Regime Jurdico das Contravenes; Decreto de Reviso do Estatuto Orgnico da Comisso do Mercado de Capitais; Projectos de Decretos Executivos Livro de Registo de Aces; Taxas; Projectos de Regulamentos Registo e Certificao dos Agentes de intermediao Financeira; Bolsas de Valores, Mercadorias e Futuros; Ofertas Pblicas; Negociao em Bolsa de Valores; Custdia e Registo Central de Valores Mobilirios; Liquidao e Compensao de Valores Mobilirios; Admisso a Cotao; Entrega de Documentos, dos Valores Mobilirios; Auditores; Emisso de Debntures.

29

05 eXeCUo das Medidas DE POLTICA

MEDIDA POLTICA 3 Incrementao da Actividade de Intermediao e Negociao


Para atingir esta medida de incremento da actividade de intermediao e negociao, a CMC, props o seguinte: 1. Incentivos ao surgimento de intermedirios financeiros Por fora das atribuies da CMC, no que toca promoo do Mercado de Capitais e das actividades que envolvam todos os agentes que nele intervenham directa, ou indirectamente, foram desenvolvidas aces de promoo do mercado, atravs de palestras institucionais, destacando-se:

O Seminrio sobre A Nova Maneira de Pensar a Economia, realizado em Benguela, onde os executivos da CMC, abordaram temticas ligadas Intermediao Financeira, Sociedades Abertas e Superviso do Mercado; O Seminrio sobre A Importncia do Mercado de Capitais na economia Angolana, promovido pelo Conselho Consultivo da Polcia Econmica, em Malanje, tendo sido dissertado, por tcnicos da CMC, o impacto do Mercado de Capitais, na economia angolana e o modelo de Superviso adoptado; O Seminrio sobre A Regulao, Sistemas e Certificao Profissional no Mercado de Capitais, promovido pelo Instituto de Formao do Mercado de Capitais (iFMC), com o apoio da CMC, realizado no Auditrio das AAA, em Luanda, com o objectivo de divulgar o Sistema de Negociao da Bolsa de Valores e Derivativos de Angola (BVDA), a credenciao e a certificao profissional dos agentes do mercado; Participao no Frum Internacional Imobilirio, Urbanismo e Arquitectura de Angola, realizado pelo Frum Social Angolano e pela Polis Luanda, com a apresentao do tema Fundos de Investimentos Imobilirio, em Junho de 2008, no Centro de Convenes de Talatona.

30

Relatrio e Contas 08 Comisso do Mercado de Capitais

Dentro do mesmo contexto a CMC, tem publicado diariamente, o Boletim de Cotaes das Bolsas, com a finalidade de criar a cultura e aprendizagem sobre o funcionamento quer do Mercado de Capitais, quer das Bolsas de Valores. Entretanto, fruto dos incentivos e divulgao do Mercado de Capitais, deram entrada na CMC, sete (7) pedidos de autorizao para constituio de sociedades Corretoras de Valores Mobilirios: Golden Broker - SCVM S.A., BFI Sociedade Corretora de Valores Mobilirios S.A., Savings - Sociedade Corretora de Valores Mobilirios S.A., BFa dealer - sociedade Corretora de Valores Mobilirios S.A., Old Mutual Angola SCVM Lda, Imara - Securities angola, sociedade Corretora de Valores Mobilirios Lda., e Novao Sociedade Corretora de Valores Mobilirios, S.A. Destes processos, foram autorizados pelo Ministro das Finanas: Novao Sociedade Corretora de Valores Mobilirios, S.A. e Golden Broker SCVM, S.A.;

2. Operacionalizao do Sistema Financeiro Habitacional Via Mercado O presente objectivo, encontra-se realizado com a produo do regulamento das Sociedades de Gesto e Investimento Imobilirio, com o regulamento das Sociedades Gestoras do Fundos de Investimento, bem como o Projecto de Decreto sobre os Fundos de Investimento Imobilirio. Encontra-se tambm em fase de estudo, um quadro de incentivos fiscais sobre os Fundos de Investimento Imobilirio, nomeadamente: os Impostos de Sisa, o Predial Urbano e Outros Ganhos de Capital, resultantes da aplicao financeira em Fundos de Investimento Imobilirio.

31

05 eXeCUo das Medidas DE POLTICA

3. Promoo do Surgimento das Sociedades de Capital de Risco A CMC tem desenvolvido contactos com instituies congneres, designadamente a Comisso do Mercado de Valores Mobilirios de Portugal e a Comisso de Valores Mobilirios do Brasil, com o objectivo de criar campanhas especficas de promoo. Igualmente, no campo regulamentar, nos termos da Lei n. 13/05, de 30 de Setembro, Lei das Instituies Financeiras, a CMC elaborou diversos estudos com vista a fixar as regras tcnicas necessrias ao surgimento das Sociedades de Capital de Risco;

4. Agregao no Instituto de Formao do Mercado de Capitais dos Profissionais de Investimento A CMC, no quadro das suas atribuies, tem desenvolvido, em parceria com o Instituto de Formao do Mercado de Capitais (IFMC), instituio criada para o binio no mbito do Programa do Governo 2005/2006, aprovado pela Lei n. 14/04, de 28 de Dezembro, estratgias de promoo do ensino, relacionado com o Mercado de Capitais, atravs de trabalhos de investigao e de campo.

32

Relatrio e Contas 08 Comisso do Mercado de Capitais

5. Implementao da Formao de Operadores no Mercado de Capitais a implementao da Formao de operadores no Mercado de Capitais teve como ponto de partida o desenvolvimento de pesquisas cientficas, da CMC e do IFMC, com o intuito da elaborao de um conjunto de manuais, permitindo a estruturao do Curso de Fundamentos do Mercado de Capitais. As referidas pesquisas, culminaram com a elaborao e produo de onze (11) mdulos do Curso de Fundamentos do Mercado de Capitais, que abarcam todas as reas necessrias formao de operadores, dos quais enumeramos: Introduo ao Mercado de Capitais; Mercado de Valores Mobilirios; Economia de Angola e Mercado de Capitais; Converso do Capital em Lucros; Desempenho da Gesto de Investimento; Metodologia de Anlise Financeira; Regulamentao do Mercado; Administrao de Carteiras de Investimento; Como Investir na Bolsa de Valores; Caracterizao dos Mercados Emergentes; Envolvente Legal do Mercado de Capitais.

MEDIDA POLTICA 4 Aumento do Nmero de Empresas Abertas


O Mercado de Capitais, tem um papel chave na modernizao da economia e, por conseguinte, na expanso das empresas, no apoio inovao e ao desenvolvimento da capacidade empresarial. Neste contexto, o aumento do nmero de Empresas Abertas, reveste-se de uma importncia crucial para o crescimento nacional, permitindo o financiamento do seu sector produtivo. Funciona deste modo, como meio de capitalizao das empresas em alternativa ao crdito bancrio. Sendo assim, o Programa Geral do Governo, no quadro da medida de Aumento do Nmero de Empresas Abertas, definiu os seguintes objectivos:

33

05 eXeCUo das Medidas DE POLTICA

1. Incentivar as Empresas a transformarem-se em Sociedades Abertas Com o propsito de cumprir com o primeiro objectivo, a CMC efectuou vrios estudos junto de empresas pblicas e privadas, suportados por dois casos experimentais de Start-ups. Por outro lado, a CMC, em colaborao com empresas pblicas e privadas, promoveu a realizao da primeira formao em Road Show para Directores de empresas pblicas e privadas, na Repblica Federativa do Brasil, incentivando as empresas a elaborarem e divulgarem as suas demonstraes financeiras, no quadro de eventuais aberturas do capital.

2. Propor Incentivos Fiscais Indutores a Listagem de Empresas e Aumento de Ttulos na Bolsa de Valores A CMC, em parceria com um escritrio de Advogados e Consultores Internacionais, desenvolveu estudos tendentes viabilizao de um quadro de incentivos fiscais indutores, no s para a abertura de capital das empresas, pblicas e privadas, mas tambm para a atraco de pequenos investidores do mercado de aces e debntures. Decorrente dos referidos trabalhos, recomendou-se s autoridades competentes, a aprovao de um conjunto de incentivos fiscais, visando a reduo, ou iseno da tributao dos dividendos e mais-valias, resultantes das aplicaes em aces objecto de ofertas pblicas, enquanto que as debntures beneficiariam da reduo ou iseno da tributao sobre os juros e mais valias realizadas. Para as Sociedades Abertas criar-seiam mecanismos, que permitissem a reduo das taxas, emolumentos e imposto de selo, aquando da criao dessas Sociedades, incluindo tambm, o aumento do seu capital social.

34

Relatrio e Contas 08 Comisso do Mercado de Capitais

3. Incentivar a adopo de boas prticas de Governana Corporativa, distinguir as empresas por nveis de gesto Quanto matria de Incentivos e adopo de boas prticas de gesto corporativa, desenvolveu-se, em colaborao com a BVDA, projectos de regulamentos sobre os requisitos de listagem da BVDA, em que se destaca a obrigatoriedade de prestao de informaes financeiras e sociais, visando a transparncia das operaes realizadas no Mercado de Capitais. Dada a importncia das boas prticas de governana corporativa, a CMC participou no Frum Boas Prticas Angola, organizado pela SINASE - Recursos Humanos, Estudos e Desenvolvimento de Empresas, Lda, em Maio/ Junho, onde especialistas internacionais, abordaram os temas sobre Corporate Governance e o Mercado de Capitais, Novos Modelos Jurdicos de Governo Societrio, Gesto Estratgica de Recursos Humanos no Corporate Governance e Modelos de Corporate Governance, suas vantagens e seus inconvenientes.

4. Desenvolver Campanhas de Marketing Institucional, para garantir a ampla participao da populao na Abertura do Capital das Empresas Angolanas atravs da Bolsa de Valores Foi desenvolvido um programa de divulgao, junto da Televiso Pblica de angola, rdio Nacional de angola e Jornal de Angola. O Programa de divulgao, junto da Televiso Pblica de Angola, teve como linha de orientao a participao em entrevistas e debates televisivos. No que se refere participao em programas radiofnicos, a CMC participou activamente em mesas redondas e debates temticos sobre o Mercado de Capitais e a crise financeira internacional. Por ltimo, a CMC, em colaborao com o Jornal de Angola, na divulgao de informaes sobre o Mercado de Capitais atravs da publicao diria, do Boletim de Cotaes das Bolsas e a edio mensal do Suplemento Mercado de Capitais. Simultaneamente, colocou-se nas principais artrias da cidade de Luanda, painis publicitrios (outdoors) com o intuito de provocar uma vasta participao de todos os cidados, na discusso dos principais assuntos do Mercado de Capitais.

35

36

Relatrio e Contas 08 Comisso do Mercado de Capitais

06

BALANO SOCIAL

37

06

BALANO SOCIAL

CMC uma Autoridade Administrativa Independente (AAI), de natureza reguladora, que no exerccio das suas funes goza de autonomia administrativa, financeira e patrimonial, conforme est consagrado no artigo n. 1 do seu Estatuto Orgnico, aprovado pelo Decreto n. 09/05, de 18 de Maro. Por se tratar de uma AAI, a CMC regese, como est estabelecido no artigo 3. do diploma legal supra referido, pela Lei dos Valores Mobilirios, pelo seu Estatuto Orgnico e pelo seu Regulamento Interno. Nos termos e para efeitos do n. 1 do artigo 34., do Decreto 9/05, o regime jurdico aplicvel relao jurdicolaboral do pessoal da CMC, o da Lei Geral do Trabalho (LGT).

No mbito da gesto de Recursos Humanos e com o objectivo de dar a conhecer a realidade social existente na CMC, apresentamos o Balano Social. Trata-se de um relatrio com uma estrutura prpria, inserindo e fazendo constar um conjunto de dados objectivos e concretos, com real importncia, para o conhecimento, a caracterizao e a evoluo dos recursos humanos e financeiros afectos CMC. Tambm demonstra o resultado das polticas e das estratgias de gesto adoptadas, durante o perodo em referncia.

39

06 BALANO SOCIAL

ORgANIgRAMA
Conselho de administrao

Conselho Consultivo

Conselho Fiscal

Gabinete de Estudos e Cooperao

Gabinete de Emisses e Investimentos

Gabinete de Superviso e Contencioso

Gabinete Administrativo e Financeiro

departamento de anlise do Mercado

departamento de Sociedades Abertas

Departamento Jurdico e registo

Secretaria-Geral

departamento de Comunicao e Apoio ao Investidor

departamento de Investimento Colectivo

departamento de Investigao e Contencioso

departamento de sistemas de Informao

departamento de Relaes Institucionais e Cooperao

departamento de Vigilncia do Mercado

departamento de Regulao e Fiscalizao

departamento de Recursos Humanos

40

Relatrio e Contas 08 Comisso do Mercado de Capitais

QUADRO DE RESPONSVEIS

CRUz LIMA Presidente em Exerccio

Ndia PiNto Gabinete de Estudos e Cooperao

MRIO GAVIO Gabinete de Superviso e Contencioso

ZaCarias Neto Gabinete de Emisses e Investimentos

HLDER CRISTELO Gabinete Administrativo e Financeiro

DEFINIO DE FUNES
A CMC conta com quatro gabinetes, e seus respectivos departamentos com as seguintes atribuies gerais:

Gabinete de Estudos e Cooperao - tem como finalidade a promoo do mercado de capitais, marketing e educao do consumidor, bem como a produo de informaes de estudos e anlise do mercado, a garantia das relaes institucionais da CMC com outros organismos. Gabinete de Emisses e Investimento compete acompanhar as emisses valores mobilirios, analisar os respectivos prospectos e supervisionar o mercado de produtos derivados.

Gabinete de Superviso e Contencioso procede o registo das entidades emissoras de valores mobilirios, investiga os indcios de prticas de manipulao do mercado, de abuso de informao privilegiada e elabora a regulamentao em todo o mercado. Gabinete Administrativo e Financeiro compete, designadamente, gerir as finanas da CMC, administrar os recursos humanos e patrimoniais, bem como o controlo dos sistemas de tecnologia de informao.

41

06 BALANO SOCIAL

42

Relatrio e Contas 08 Comisso do Mercado de Capitais

QUANTIFICAO E CARACTERIZAO DOS RECURSOS HUMANOS No ano de 2008, a CMC tinha um Volume Lquido de Emprego de 63 trabalhadores, assim distribudos (Quadro 8):
Quadro 8

06.01 QUANTIFICAO E CARACTERIZAO DO PESSOAL


A evoluo da criao lquida de Emprego no ltimo trinio foi a que mostra o Grfico 5. Em 2008, verifica-se um crescimento de 18 unidades, devido, fundamentalmente ao pessoal eventual da BVDA.

Grfico 5 63 49 45

2006

2007

2008

Descrio
Comisso do Mercado de Capitais (CMC)1 Bolsa de Valores e Derivativos de Angola (BVDA)2 Total

Nmero
48

Grfico 6 Contabilistas Matemticos 4% 2%

Informticos 8%

15 63

06.02 gRAU ACADMICO


Quer a CMC quer a BVDA, so instituies, cujos trabalhos obedecem a uma certa complexidade. Nesse sentido, 81% dos seus quadros, tm formao superior, em que sobressai a licenciatura, seguida do doutoramento (2) e mestrado (1). o Grfico 6, mostra o peso que tem cada uma das profisses na CMC.
Juristas 18% Economistas 43%

gestores 25%

Grfico 7

06.03 gNERO
Ver Grfico 7.
1 Inclui o Presidente em Exerccio (Director Nacional nomeado pelo MINFIN) e uma funcionria do Banco de Comrcio e indstria (em Comisso de Servio); 2 Pessoal sob responsabilidade jurdico-laboral da CMC, enquanto no abrir a BVDA.

Homens 52%

Mulheres 48%

43

06 BALANO SOCIAL

Grfico 8 16 14 12 10 8 6 4 2 0 19 - 24 25 - 29 30 - 34 35 - 39 40 - 44 45 - 49 50 - 54

06.04 EM FUNO DA IDADE


Ver Grfico 8. A idade mdia dos trabalhadores da CMC, situa-se nos 32 anos, sendo o escalo etrio predominante, de 25 a 29 anos, o que corresponde a 40% do total dos trabalhadores.

Durante o perodo em anlise, foram realizados 14 Programas de Formao, no pas e no estrangeiro, aprimorando os conhecimentos, de cinquenta e seis (56) trabalhadores, atingindo um grau de 89%, relativamente aos trabalhadores em servio, na CMC. Brasil e Portugal, constituem os principais destinos da formao no exterior do pas, por fora dos protocolos de cooperao bilateral existentes com estes dois pases. No entanto, Espanha tambm constitui destino de formao. A CMC, apresenta no quadro da formao e capacitao dos seus trabalhadores, duas naturezas formativas: uma de carcter genrico e outra de carcter especfico. A formao genrica, visa fundamentalmente, o aprimoramento dos conhecimentos sobre o funcionamento do Mercado de Capitais, no que respeita aos Organismos de Superviso, s Bolsas de Valores, aos intermedirios e produtos financeiros, liquidao e compensao de ttulos. Quanto formao especfica, a CMC, promove a especializao e certificao dos tcnicos, visando a excelncia acadmica e percia profissional dos mesmos, encontrando-se neste momento, quatro (4) tcnicos em formao na cidade do Porto, Portugal, a frequentarem Mestrados em Finanas, direito da empresa e dos Negcios, e de Informtica.

Mulheres

Homens

06.05 ABSENTISMO
Em 2008, registou-se uma taxa de absentismo na ordem dos 4,67%, resultante de 6.220 horas de ausncia do trabalho, relativamente s 133.056 horas laborais/ano. A maior percentagem de absentismo, foi registada na categoria dos Tcnicos Superiores e Auxiliares Administrativos, sendo a maternidade, a principal causa.

06.06 FORMAO
A CMC confere especial importncia qualificao do seu capital humano, desenvolvendo com carcter permanente, programas de formao e capacitao, visando a excelncia e percia profissional, dos seus quadros.

44

Relatrio e Contas 08 Comisso do Mercado de Capitais

06.07 DESPESAS COM O PESSOAL


As Despesas com o Pessoal no total de Kz. 397.646.082,26, representaram 33% do valor oramentado para a CMC. As remuneraes, subsdios, abonos e a Segurana Social, no montante de Kz. 262.441.000,47, so as componentes com maior peso na estrutura das Despesas com o Pessoal, representando 66% e dentro dela, o Vencimento do Pessoal com 78%. A Formao, no total de Kz. 126.929.757,00, tem um peso de 32% na estrutura das Despesas com o Pessoal e dentro dela, destacamos os Servios de Ensino, que representam 69% dos gastos com a formao. A Sade, no total de Kz. 8.275.324,79, tm um valor percentual de 2% na estrutura das Despesas com o Pessoal.

Quadro 10

PESSOAL
Vencimento do Pessoal Subsdios do Pessoal Subsdio de Natal Segurana Social Abono de Famlia Subtotal 203.915.241,55 30.481.587,23 15.495.644,46 12.198.527,23 350.000,00 262.441.000,47

%
78% 12% 6% 5% 0% 100%

FORMAO
Servios de Ensino Subsdios de Deslocao Bilhetes de Passagem Subtotal 87.902.765,48 18.666.879,60 20.360.111,92 126.929.757,00 69% 15% 16% 100%

SADE
Seguro de Sade (Pessoal e Dependentes) Subtotal 8.275.324,79 8.275.324,79 100% 100%

TOTAL

397.646.082,26

45

46

Relatrio e Contas 08 Comisso do Mercado de Capitais

07

eXeCUo ORAMENTAL

47

48

Relatrio e Contas 08 Comisso do Mercado de Capitais

07

eXeCUo ORAMENTAL

os termos da alnea h) do artigo 14, do Estatuto Orgnico da Comisso do Mercado de Capitais, elaboramos e apresentamos o presente relatrio, que d a conhecer a Execuo Oramental da CMC, relativamente ao exerccio de 2008. A sua elaborao, teve como sustentculo, as directrizes contidas no Oramento Geral do Estado (OGE), para o ano de 2008, em conformidade com o estabelecido na Lei n 9/97, Lei-Quadro do Oramento Geral do Estado, de 17 de Outubro. o relatrio, de acordo com o oramento aprovado, demonstra as operaes oramentais executadas pela CMC. Mesmo como suporte, os dados do Sistema Integrado de Gesto Financeira do Estado (SIGFE) e os documentos de gesto contabilstica.

07.01 ORAMENTO DA CMC PARA 2008


O oramento da CMC, aprovado pela Lei n. 6/07, de 31 de Dezembro, determinou despesas no montante de Kz. 948.764.726,00, para o exerccio de 2008, que foram cobertas nica e exclusivamente por receitas provenientes dos Recursos Ordinrios do Tesouro. o Grfico 9, mostra o peso da estrutura de Despesas, da CMC. Analisando o oramento, as rubricas com maior significado foram Bens e Servios com 70% e Pessoal com 28%, respectivamente.
Grfico 9 Capital 2%

Pessoal 28 %

Bens e Servios 70 %

49

07 eXeCUo ORAMENTAL

07.02 EXECUO ORAMENTAL


O oramento teve a distribuio mensal conforme apresentado no Quadro 11. Entre o valor oramentado, Kz. 948.764.726,00 e as Despesas executadas, no montante de Kz. 937.193.385,11, houve um desvio de 1%, o que demonstra que o oramento foi integralmente cumprido. A mdia mensal da Despesa, foi de Kz. 78.099.448,76, distribuda por Pessoal, Bens e Servios e Capital, com mdias de Kz. 21.870.083,37, Kz. 54.381.865,05 e Kz. 1.847.500,33, respectivamente. Os valores mximos: do Pessoal, ocorreram no ms de Novembro, no montante de Kz. 48.474.052,91, devido ao pagamento do dcimo terceiro ms; dos Bens e Servios, ocorreram no ms de Dezembro, no montante de Kz.106.864.792,20, devido aos compromissos programados para o 4 Trimestre de 2008. Os valores mnimos: do Pessoal, ocorreram no ms de Janeiro, no montante de Kz.13.185.254,63, devido inexistncia do pagamento do subsdio de frias; dos Bens e Servios, ocorreram no ms de Novembro, devido inexistncia de quota financeira.

07.02.01 EVOLUO TRIMESTRAL da desPesa


A evoluo trimestral da Despesa e das verbas disponibilizadas para a cobertura oramental, est apresentada no Grfico 10.

Grfico 10 200.000.000,00 180.000.000,00 160.000.000,00 140.000.000,00 120.000.000,00 100.000.000,00 80.000.000,00 60.000.000,00 40.000.000,00 20.000.000,00 0,00 0 0,5 1 1,5 2 2,5 3 3,5 4 Pessoal Bens e Servios Capital

50

Relatrio e Contas 08 Comisso do Mercado de Capitais

Quadro 11

DISTRIBUIO MENSAL DO ORAMENTO


MESES
Janeiro Fevereiro Maro Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro TOTAIS Mdia Mximo Mnimo

PESSOAL
13.185.254,63 14.779.008,29 16.184.892,36 17.924.017,67 17.266.436,92 18.072.504,15 18.993.077,22 18.061.743,26 30.086.051,10 23.377.506,50 48.474.052,91 26.036.455,46 262.441.000,47 21.870.083,37 48.474.052,91 13.185.254,63

BENS E SERVIOS
42.548.203,49 58.468.289,41 42.530.474,80 75.080.451,41 54.112.529,12 48.391.793,02 49.893.489,84 61.415.151,98 61.538.608,56 51.738.596,80 0,00 106.864.792,20 652.582.380,63 54.381.865,05 106.864.792,20 0,00

CAPITAL
0,00 0,00 1.173.520,00 2.250.600,00 2.504.700,00 5.175.500,00 0,00 0,00 0,00 2.747.724,01 0,00 8.317.960,00 22.170.004,01 1.847.500,33 8.317.960,00 0,00

TOTAIS
55.733.458,12 73.247.297,70 59.888.887,16 95.255.069,08 73.883.666,04 71.639.797,17 68.886.567,06 79.476.895,24 91.624.659,66 77.863.827,31 48.474.052,91 141.219.207,66 937.193.385,11 78.099.448,76

51

07 eXeCUo ORAMENTAL

Quadro 12

COMPARAO DO ORAMENTADO COM O EXECUTADO


DESVIOS TIPO DE DESPESA
Pessoal Bens e Servios Subtotal Capital Total

ORAMENTADO
266.897.591,00 658.718.913,00 925.616.504,00 23.148.222,00 948.764.726,00

EXECUTADO
262.441.000,47 652.582.380,63 915.023.381,10 22.170.004,01 937.193.385,11

VALOR
4.456.590,53 6.136.532,37 10.593.122,90 978.217,99 11.571.340,89

%
1,67% 0,93% 1,14% 4,23% 1,22%

07.03 gRAU DE EXECUO ORAMENTAL


o Quadro 12 representa o Grau de Execuo Oramental, concluindo-se que os desvios encontrados no foram expressivos.

07.04.01 DESPESAS COM O PESSOAL


As Despesas com o Pessoal Executadas, conforme quadro acima, atingiram o montante de Kz. 262.441.000,47. Foi na rubrica Vencimentos do Pessoal, no total de Kz. 203.915.241,55, que se registou o maior peso, 78%. Os Subsdios do Pessoal, no montante de Kz. 30.481.587,23, foram a segunda rubrica, com um valor percentual de 12%. As Contribuies para a Segurana Social, a cargo da CMC, tiveram um valor de Kz. 12.198.527,23, representando 5% do total da Despesa com o Pessoal.

07.04 EXECUO ORAMENTAL DETALHADA DE 2008


No quadro anterior, explicamos a sntese da estrutura das Despesas. O quadro seguinte, revela detalhadamente tal estrutura pelo que passamos a dissecar as rubricas que consideramos mais importantes, no Quadro 13.

52

Relatrio e Contas 08 Comisso do Mercado de Capitais

Quadro 13

ESTRUTURA DAS DESPESAS


TIPO DE DESPESA Despesas Correntes
Pessoal Vencimentos do Pessoal Subsdios do Pessoal 13 Ms do Pessoal Contribuies S. Social Abono de Famlia Subtotal Bens e Servios Combust./Lubrificantes Viveres e Gn. Aliment. Mat. C. C. Especializado Outros Mat. C. Corrente Mat. Ut. D. Especialidade Outros Mat. Ut. Durad. Servios de Comunicao Servios de Sade Servios de Ensino Servios Energia/guas Servios Limp./Saneam. Servios Man./Conserv. Seguros Bilhetes de Passagem Servios Trans. Pes./Bens Subsdios de Deslocao Outros Servios Subtotal Total Despesas Correntes Capital Eq. Processamento Dados Outras Desp. Capital Fixo Total Despesas Capital TOTAL 10 936 565,00 12 211 657,00 23 148 222,00 948 764 726,00 6 000 000,00 (6 000 000,00) 0,00 0,00 16 936 565,00 6 211 657,00 23 148 222,00 948 764 726,00 16 079 260,01 6 090 744,00 22 170 004,01 937 193 385,11 73% 27% 100% 857 304,99 120 913,00 978 217,99 11 571 340,89 2 333 769,00 6 019 200,00 3 261 952,00 326 195,00 1 619 200,00 161 920,00 24 784 800,00 18 181 500,00 81 880 000,00 2 700 000,00 6 192 000,00 13 229 600,00 13 350 000,00 45 080 000,00 8 361 000,00 38 530 000,00 392 707 777,00 658 718 913,00 925 616 504,00 (2 000 000,00) (3 900 000,00) 0,00 3 000 000,00 (1 068 927,00) (74 094,00) (8 150 000,00) (9 900 000,00) 6 300 000,00 0,00 (6 192 000,00) 500 000,00 (13 350 000,00) (24 000 000,00) (1 800 000,00) (18 500 000,00) 79 135 021,00 0,00 0,00 333 769,00 2 119 200,00 3 261 952,00 3 326 195,00 550 273,00 87 826,00 16 634 800,00 8 281 500,00 88 180 000,00 2 700 000,00 0,00 13 729 600,00 0,00 21 080 000,00 6 561 000,00 20 030 000,00 471 842 798,00 658 718 913,00 925 616 504,00 237 420,00 2 087 058,12 3 107 862,63 3 212 688,43 550 228,00 87 825,68 16 093 361,75 8 275 324,79 87 902 765,48 0,00 0,00 13 705 984,06 0,00 20 360 111,92 6 544 457,00 18 666 879,60 471 750 413,17 652 582 380,63 915 023 381,10 0% 0% 0% 0% 0% 0% 2% 1% 13% 96 349,00 32 141,88 154 089,37 113 506,57 45,00 0,32 541 438,25 6 175,21 277 234,52 207 293 664,00 24 537 136,00 18 080 098,00 16 583 493,00 403 200,00 266 897 591,00 (3 363 796,46) 5 948 250,00 (2 584 453,54) 0,00 0,00 0,00 203 929 867,54 30 485 386,00 15 495 644,46 16 583 493,00 403 200,00 266 897 591,00 203 915 241,55 30 481 587,23 15 495 644,46 12 198 527,23 350 000,00 262 441 000,47 78% 12% 6% 14 625,99 3 798,77 0,00

ORAMENTO

CONTRA-PARTIDAS INTERNAS

ORAMENTO AJUSTADO

EXECUTADO

PESO DA DESPESA (%)

SALDO

5% 4 384 965,77 0% 53 200,00

100% 4 456 590,53

0% 2 700 000,00 0% 2% 0% 3% 1% 0,00 23 615,94 0,00 719 888,08 16 543,00

3% 1 363 120,40 72% 92 384,83

100% 6 136 532,37 10 593 122,90

53

07 eXeCUo ORAMENTAL

07.04.02 desPesas CoM BeNs e serVios


As Despesas com Bens e Servios Executadas, conforme quadro acima, atingiram o valor de Kz. 652.582.380,63. Foi na rubrica Outros Servios, no total de Kz. 471.750.413,17, que se registou o maior peso, 72%. Dentro dela, destacamos o Quadro 14. Os Servios de Ensino, com um valor de Kz. 87.902.765,48, foi a segunda maior rubrica, com um peso de 13%, assim distribuda no Quadro 15. Os Bilhetes de Passagens, no montante de Kz. 20.360.111,92, tiveram um valor percentual de 3% e esto relacionados com despesas de passagens areas para misses oficiais no interior e exterior do pas, bem como formao no exterior. Os Subsdios de Deslocao, no valor de Kz. 18.666.879,60, tambm com um valor percentual de 3%, dizem respeito s ajudas de custo com misses oficiais, de formao e servio, realizadas no interior e exterior do pas, sob a forma de subsdio dirio, conforme legislao especfica.

Quadro 14

DESCRIO
Consultoria Renda das Instalaes Divulgao do MC Outros Vigilncia Tribunal de Contas TOTAL

VALOR
435.470.314,04

PESO
92%

13.224.000,00

3%

9.452.318,40 8.285.491,88 3.907.200,00

2% 2% 1%

1.411.088, 85 471.750.413,17

0% 100%

Quadro 15

DESCRIO
Formao no Estrangeiro Formao no Pas TOTAL

VALOR
68.647.863,48

PESO
78%

19.258.902,00 87.902.765,48

22% 100%

54

Relatrio e Contas 08 Comisso do Mercado de Capitais

07.04.03 DESPESAS DE CAPITAL


Nas Despesas de Capital, temos de relevante: 1. Equipamento de Processamento de Dados, com um investimento de Kz.16.079.260,01. Esta rubrica foi a que teve maior peso, com um grau de execuo de 73%, no total das Despesas de Capital. Tal facto foi devido dotao e actualizao da CMC, com Hardware e Software mais adequado s suas exigncias de funcionamento. 2. Outros Bens de Capital Fixo - foi investido nesta rubrica, o montante de Kz. 6.090.744,00, correspondendo, entre outros, aquisio de uma fotocopiadora de alta resoluo e um sistema de vdeo-conferncia.

Atribuio, pela primeira vez, do subsdio de Direco e Chefia; Suporte das Despesas com o Pessoal, do quadro eventual da CMC, referido no ponto 6 -Balano Social. Aumento da criao lquida de emprego. No que concerne s Despesas de Capital, com uma subida de 57,84%, comparativamente a 2007, foi devida dotao de equipamentos ligados s Novas Tecnologias.

Quadro 16

COMPARAO DA EXECUO ORAMENTAL


DESVIOS TIPO DE DESPESA
Pessoal

2008

2007

VALOR

262.441.000,47 171.782.758,29 652.582.380,63 653.455.776,40 915.023.381,10 825.238.534,69 22.170.004,01 14.045.998,16

90.658.242,18 52,77% -873.395,77 -0,13% 89.784.846,41 10,88% 8.124.005,85 57,84% 97.908.842,40 11,67%

07.05 COMPARAO DO ORAMENTO EXECUTADO EM 2008 COM O DE 2007


o Quadro 16, mostra a comparao do oramento executado no ltimo binio. No decorrer do exerccio de 2008, registou-se um acrscimo de 11,67% no total da Despesa. Nesse acrscimo, destacamos o Pessoal, com 52,77%, devido a:

Bens e Servios Subtotal Capital Total

937.193.385,11 839.284.542,71

55

56

Relatrio e Contas 08 Comisso do Mercado de Capitais

08

eXeCUo DAS DEMONStraes FiNaNCeiras

57

58

Relatrio e Contas 08 Comisso do Mercado de Capitais

08

eXeCUo das deMoNstraes FiNaNCeiras


endo como base a Lei n. 09/97, de 26 de Junho, Lei Quadro do Oramento Geral do Estado, foram executadas as peas contabilsticas a seguir descritas, de acordo com o Oramento aprovado para o exerccio de 2008. Entre as referidas peas e o oramento aprovado, no h quaisquer desvios. Os pressupostos para a elaborao das Demonstraes Financeiras tiveram como base: 1. Balano Financeiro, em conformidade com o artigo 55, da Lei Quadro, apresentado no Quadro 17. 2. Balano Patrimonial, como consigna o artigo 56, da Lei Quadro, apresentado nos Quadros 18 a 22. 3. Demonstrao de Resultados, definida no artigo 57, da Lei Quadro, apresentada no Quadro 23.

08.01 BALANO FINANCEIRO


A Direco Nacional do Tesouro (DNT) disponibilizou, em 2008, atravs da plataforma informtica do Sistema Integrado de Gesto Financeira do Estado (SIGFE) recursos, no montante de Kz. 937.193.385,11, que asseguraram a cobertura financeira das despesas, repartidas de acordo com o apresentado no quadro abaixo, cujos fluxos financeiros esto em conformidade com o artigo 55., da Lei Quadro, apresentado no Quadro 17.

Quadro 17

BALANO FINANCEIRO
ACTIVO DESCRIO
RECEITAS DE FUNCIONAMENTO RECEITAS DE FINANCIAMENTO TOTAL DO ACTIVO

PASSIVO VALOR
915.023.381,10 22.170.004,01 937.193.385,11

DESCRIO
DESPESAS DE FUNCIONAMENTO DESPESAS DE FINANCIAMENTO TOTAL DO ACTIVO

VALOR
915.023.381,10 22.170.004,01 937.193.385,11

59

08 eXeCUo das deMoNstraes FiNaNCeiras

08.02 EXECUO ORAMENTAL


Dentro das despesas de funcionamento temos duas classes que so descritas no Quadro 18. Os Bens e Servios, apresentam o maior peso, com o valor percentual de 71%, devido a despesas inerentes formao, consultoria e divulgao do Mercado de Capitais.

08.03 EXECUO PATRIMONIAL


dentro das classes do Balano Patrimonial, as nicas que apresentam saldos, em 31 de Dezembro de 2008, so Meios Fixos e Capitais Prprios. os Capitais Prprios, mais propriamente Fundo Social, serviram de contrapartida aos Meios Fixos, equilibrando, desta forma, as contas do Balano Patrimonial. Assim, julgamos pertinente desenvolver, apenas, a conta de Meios Fixos.

Quadro 18

DESPESAS DE FUNCIONAMENTO
DESCRIO
PESSOAL BENS E SERVIOS TOTAL

VALOR
262.441.000,47 652.582.380,63 915.023.381,10

PESO
29% 71% 100%

60

Relatrio e Contas 08 Comisso do Mercado de Capitais

08.03.01 Meios FiXos


Nos Meios Fixos houve movimentos somente no Imobilizado Corpreo. Este, est valorizado ao custo histrico e ao justo valor, que no conjunto, apresentaram em 2008, um valor lquido de Kz. 30.794.491.99. A determinao do justo valor, teve como base o trabalho elaborado pela PKF/Intrust Value, em Fevereiro de 2007, reportado ao exerccio de 2006.
Quadro 19

Deste trabalho resultou a seguinte avaliao conforme Quadro 19. Desta forma, em 2006, o clculo ao justo valor representou cerca de 83% do Capital Fixo da CMC, situao que se mantm em 2008. O desenvolvimento do Imobilizado Bruto, foi o seguinte demonstrado no Quadro 20.

AVALIAO DOS MEIOS FIXOS AO JUSTO VALOR


VALOR BRUTO
50.212.759,18

AMORTIZAES
15.651.779,94

VALOR LQUIDO
34.560.979,24

Quadro 20

IMOBILIZADO BRUTO
Rbricas
Equipamento Administrativo Equipamento Informtico Mobilirio Diverso Ferramentas e Utenslios Diversos Mobilirio Social Outras Imobilizaes Corpreas Total

Saldo Inicial
4.228.320,08 41.522.501,92 20.257.315,00 389.598,00 11.995.872,00 2.518.139,00 80.911.746,00

Aumentos
3.750.480,00 15.225.700,01 3.028.480,00 0,00 0,00 165.344,00 22.170.004,01

Abates
596.307,15 4.746.029,50 3.675.691,82 0,00 2.156.552,02 1.331.900,00 12.506.480,49

Saldo Final
7.382.492,93 52.002.172,43 19.610.103.18 389.598,00 9.839.319,00 1.351.583,00 90.575.269,52

61

08 eXeCUo das deMoNstraes FiNaNCeiras

Quadro 21

AMORTIZAES ACUMULADAS
Rbricas
Equipamento Administrativo Equipamento Informtico Mobilirio Diverso Ferramentas e Utenslios Diversos Mobilirio Social Outras Imobilizaes Corpreas Total

Saldo Inicial
733.904,81 27.175.891,54 6.406.459,00 194.800,00 6.768.519,27 908.180,00 42.187.754,62

Reforo
582.228,00 15.467.885,00 2.583.923,00 97.400,00 1.243.903,00 483.460,00 20.458.799,00

Abates
56.776,50 1.000.242,83 1.059.072,18 0,00 527.790,04 221.894,54 2.865.776,09

Saldo Final
1.259.356,31 41.643.533,71 7.931.309,82 292.200,00 7.484.632,23 1.169.745,00 59.780.777,53

Quadro 22

MEIOS FIXOS LQUIDOS


Rbricas
Equipamento Administrativo Equipamento Informtico Mobilirio Diverso Ferramentas e Utenslios Diversos Mobilirio Social Outras Imobilizaes Corpreas Total

Imobilizado Bruto
7.382.492,93 52.022.172,43 19.610.103,18 389.598,00 9.839.319,18 1.351.583,00 90.575.269,52

Amortizaes
1.259.356,31 41.643.533,71 7.931.309,82 292.200,00 7.484.632,23 1.169.745,46 59.780.777,53

Imobiizado Lquido
6.123.136,62 10.358.638,72 11.678.793,36 97.398,00 2.354.687,75 181.837,54 30.794.491,99

62

Relatrio e Contas 08 Comisso do Mercado de Capitais

Os Abates, no valor de Kz. 12.506.481,00, tiveram como principais causas: o incndio ocorrido nas instalaes do extinto Ncleo do Mercado de Capitais no primeiro trimestre de 2008; e a existncia de equipamento que j no se coadunava com as exigncias do trabalho do dia-a-dia, mormente Equipamento Informtico. O desenvolvimento das Amortizaes Acumuladas foi o apresentado no Quadro 21. Para melhor compreenso e anlise do Capital Fixo, apresentamos o Quadro 22. o Grfico 11 grfico, mostra o peso de cada uma das rubricas do Capital Fixo Lquido.

O Mobilirio Diverso, a maior rubrica, com um peso de 38%, tendo em linha de conta que foi preciso dotar a CMC, de mobilirio que satisfaa as suas exigncias de funcionamento. O Equipamento Informtico, a segunda maior rubrica com um peso de 34%, o que se justifica, tendo em considerao a actividade da CMC, ou seja, Superviso Financeira.

08.03.02 EVOLUO DO iNVestiMeNto EM CAPITAL FIxO


o Grfico 12, mostra a evoluo do Investimento em Capital Fixo.

Grfico 11

Mobilirio Outras Social Imobilizaes Corpreas Ferramentas 8% 0% e Utenslios Diversos 0%

Grfico 12

50.000.000 45.000.000 40.000.000 35.000.000

Equipamento Administrativo 20%

30.000.000 25.000.000 20.000.000

Mobilirio Diverso 38%

15.000.000
Equipamento Informtico 34%

10.000.000 5.000.000 0 1997 1998 1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008

63

64

Relatrio e Contas 08 Comisso do Mercado de Capitais

09

DEMONStrao de RESULTADOS

65

66

Relatrio e Contas 08 Comisso do Mercado de Capitais

09

deMoNstrao DE RESULTADOS

presentamos a Demonstrao de Resultados por natureza no Quadro 23.

As Despesas constantes nesta Demonstrao, j foram analisadas no ponto 8.4 Execuo Oramental Detalhada de 2008 (pgina 48).

Quadro 23

DEMONSTRAO DE RESULTADOS
Rbricas
Receitas Oramentais Correntes Vendas e Prestaes e Servios Total dos Proveitos de Explorao Despesas Oramentais Correntes Custo das Mercadorias Vendidas Fornecimentos e Servios Externos Custos com o Pessoal Amortizaes do Exerccio Outros Custos de Explorao Total dos Custos de Explorao 652.582.380,63 262.441.000,47 915.023.381,10 915.023.381,10

Valores
915.023.381,10

Resultados de Explorao

0,00

Proveitos e Ganhos Financeiros Custos e Perdas Financeiras Juros Suportados Outros Resultados Antes de Impostos Impostos s/ Rendimento Exerccio Resultado Lquido 0,00 0,00

67

09 deMoNstrao DE RESULTADOS

09.01 COMPARAO DA DEMONSTRAO DE RESULTADOS DE 2008 COM A DE 2007


As Receitas Oramentais Correntes tiveram um crescimento de 11%. As Despesas com o Pessoal, tiveram um crescimento na ordem dos 53%, que j foi explicado no ponto 7.5 - Comparao do Oramento Executado em 2008 com o de 2007 (pgina 51).
Quadro 24

COMPARAO DA DEMONSTRAO DE RESULTADOS DE 2008 COM A DE 2007


Rbricas
Receitas Oramentais Correntes Vendas e Prestaes e Servios Total dos Proveitos de Explorao Despesas Oramentais Correntes Custo das Mercadorias Vendidas Fornecimentos e Servios Externos Custos com o Pessoal Amortizaes do Exerccio Outros Custos de Explorao Total dos Custos de Explorao 653.455.777,00 171.782.758,00 825.238.535,00 79 % 21 % 652.582.380,63 262.441.000,47 915.023.381,10 0% 100 % 0% 11 % 71 % 29 % 0,1 % 53 % 825.238.535,00 100 % 915.023.381,10 100 % 11 %

2007
825.238.535,00

%
100 %

2008
915.023.381,10

%
100 %

Var. 08/07
11 %

Resultados de Explorao

0,0

0,0 %

0,00

0%

0,0 %

Proveitos e Ganhos Financeiros Custos e Perdas Financeiras Juros Suportados Outros Resultados Antes de Impostos Impostos s/ Rendimento Exerccio Resultado Lquido

0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0

0,0 % 0,0 % 0,0 % 0,0 % 0,0 % 0,0 % 0,0 %

0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00

0% 0% 0% 0% 0% 0% 0%

0,0 % 0,0 % 0,0 % 0,0 % 0,0 % 0,0 % 0,0 %

68

Relatrio e Contas 08 Comisso do Mercado de Capitais

Gesto Financeira da Comisso do Mercado de Capitais rege-se exclusivamente pelo regime jurdico aplicvel s entidades que revistam natureza e forma jurdica das Sociedades Annimas de Capitais Pblicos, sendo o seu Oramento elaborado de acordo com o Plano Geral de Contabilidade (PGC), conforme estabelece o artigo 2 do Decreto n 82/2001 de 16/11. integram o patrimnio da CMC, todos os bens afectos ao seu servio por despacho do Ministro das Finanas e demais valores a que tenha direito, ou que venha a adquirir.

De relevante temos:

10.02.01 RECONHECIMENTO DOS PROVEITOS E gANHOS E CUSTOS E PERDAS


Os Proveitos e Ganhos e os Custos e Perdas foram registados no exerccio independentemente de terem sido recebidos ou pagos, respeitando-se assim o princpio geralmente aceite em Contabilidade da Especializao ou do Acrscimo.

10

Notas ExPLICATIVAS S DEMONStraes FiNaNCeiras

10.01 MOEDA DE RELATO


As Demonstraes Financeiras (DF) foram elaboradas em Kwanzas (Kz), em consonncia com o ponto 1.4 Moeda de relato e respectiva grandeza do PGC.

10.02.02 TRANSACES EM MOEDA ESTRANgEIRA


As transaces em Moeda Estrangeira foram valorizadas na moeda do relato, ou seja, em kwanzas.

10.02.03 IMOBILIZAES CORPREAS


O Imobilizado Corpreo, encontrase registado pelo custo de aquisio e pelo justo valor. As Amortizaes, foram calculadas pelo mtodo das quotas constantes, aplicando-se as taxas regulamentas pela Portaria n 755/72.

10.02 POLITICAS CONTABILSTICAS


No que concerne s Politicas Contabilsticas adoptadas no houve alteraes relativamente a exerccios anteriores.

69

70

Relatrio e Contas 08 Comisso do Mercado de Capitais

11

EVOLUO PREVISVEL da CMC

71

72

Relatrio e Contas 08 Comisso do Mercado de Capitais

11

EVOLUO PREVISVEL da CMC


s marcos primordiais registados no mbito da implementao do mercado de capitais em Angola, foram a aprovao da Lei 12/05, de 23 de Setembro - dos Valores Mobilirio, da Lei 13/05, de 30 de Setembro das Instituies Financeiras e a criao, atravs do Decreto n. 9/05, de 18 de Maro, da Comisso do Mercado de Capitais, como entidade independente e responsvel pela regulao, superviso, fiscalizao e promoo do mercado capitais. Tendo em considerao a Execuo de Medidas de Politica, referenciadas no ponto 5 do presente relatrio, a CMC prev a concluso dos objectivos traados para o binio 2007/2008: Reforo da capacidade institucional do Governo no domnio do mercado de capitais; Criao de um quadro regulamentar para exequibilidade das Leis; Incrementao da actividade de intermediao e negociao; Aumento do nmero de empresas abertas.

No quadro da poltica de desenvolvimento do sector financeiro, o Governo estabeleceu, no que concerne ao Mercado de Capitais, a regulao dos mercados financeiros, bem como, a promoo e captao da poupana e orient-las para as prioridades de desenvolvimento do Pas. Neste contexto, o Plano Nacional para 2009, incumbe CMC as seguintes Aces e Medidas de Politica: Implementar a bolsa de valores mobilirios e criar a central de compensao, liquidao e custdia de valores mobilirios; Promover a criao de instituies financeiras no bancrias de apoio ao mercado de capitais.

73

www.cmc.gv.ao

Вам также может понравиться