Вы находитесь на странице: 1из 17

Guia para criao e configurao de um cluster de servidor no Windows Server 2003

Escrito por Elden Christensen Microsoft Corporation Data de publicao: ltima modificao 30/05/2003 Resumo Este guia fornece instrues passo a passo para criar e configurar um nico cluster de servidor de vrios ns de dispositivo de quorum comum usando um disco compartilhado em servidores que executam os sistemas operacionais Microsoft Windows Server 2003 Enterprise Edition e o Windows Server 2003 Datacenter Edition.

Faa o download deste guia em ingls

Introduo Um cluster de servidor um grupo de servidores independentes trabalhando de forma coletiva e executando o MSCS (Microsoft Cluster Service). Os clusters de servidor fornecem alta disponibilidade, failback, escalabilidade e capacidade de gerenciamento para recursos e aplicativos. Os clusters de servidor permitem que os clientes acessem os aplicativos e os recursos no caso de falhas e interrupes planejadas. Se um dos servidores no cluster no estiver disponvel devido a uma falha ou aos requisitos de manuteno, os recursos e os aplicativos sero movidos para outros ns de cluster disponveis. Nas solues do Windows Clustering, o termo alta disponibilidade usado no lugar de "tolerncia a falhas. A tecnologia tolerante a falhas oferece um nvel mais alto de flexibilidade e recuperao. Os servidores tolerantes a falhas normalmente usam um alto grau de redundncia de hardware, alm de software especializado, para fornecer uma recuperao quase instantnea de qualquer falha de hardware ou software. Essas solues custam mais que as solues do Windows Clustering, pois as organizaes devem pagar pelo hardware redundante que aguarda, em um estado ocioso, uma falha. Os clusters de servidor no garantem uma operao sem interrupes, mas eles fornecem disponibilidade suficiente para a maioria dos aplicativos de misso crtica. O servio de cluster pode monitorar os aplicativos e os recursos, reconhecer-se e recuperar-se automaticamente de muitas condies de falha. Isso fornece flexibilidade no gerenciamento da carga de trabalho em um cluster. Ele tambm aperfeioa a disponibilidade geral do sistema. Os benefcios do servio de cluster incluem:

Alta disponibilidade: com os clusters de servidor, a propriedade dos recursos, como unidades de disco e endereos IP, automaticamente transferida de um servidor com falhas para um servidor disponvel. Quando h uma falha em um sistema ou em um aplicativo no cluster, o software do cluster reinicia o aplicativo com falha em um servidor disponvel ou distribui o trabalho do n com falha para os ns restantes. Conseqentemente, o usurio ter apenas uma pausa momentnea no servio. Failback: o servio de cluster atribuir novamente, de forma automtica, a carga de trabalho em um cluster quando um servidor com falha estiver online para seu proprietrio pr-determinado preferencial. Esse recurso pode ser configurado, mas est desativado por padro. Capacidade de gerenciamento: possvel usar a ferramenta Administrador de Cluster (CluAdmin.exe) para gerenciar um cluster, como um nico sistema, e os aplicativos como se estivessem em execuo em um nico servidor. Voc pode mover os aplicativos para servidores diferentes no cluster. O Administrador de cluster pode ser usado para equilibrar as cargas de trabalho do servidor manualmente e liberar os servidores para a manuteno planejada. possvel tambm monitorar o status do cluster, todos os ns e os recursos de qualquer lugar na rede. Escalabilidade: os servios de cluster podem aumentar para atender crescente demanda. Quando a carga total para um aplicativo com reconhecimento de cluster excede os recursos do cluster, os ns adicionais podem ser includos.

Este documento fornece instrues para criar e configurar um cluster de servidor com servidores conectados a um dispositivo de armazenamento de cluster compartilhado e em execuo no Windows Server 2003 Enterprise Edition ou no Windows Server 2003 Datacenter Edition. Este documento ir gui-lo pelo processo de instalao de um cluster comum e, sendo assim, no explica como instalar os aplicativos no cluster. As solues do Windows Clustering que implementam modelos de quorum no tradicionais, como cluster de MNS (Majority Node Set - Conjunto de n majoritrio) e clusters geograficamente dispersos, tambm no so discutidas. Para obter informaes adicionais sobre os conceitos de cluster de servidor, bem como os procedimentos de instalao e configurao, consulte a Ajuda online do Windows Server 2003.

Objetivo
O Objetivo deste documento passar conceitos bsicos sobre as solues de altadisponibilidade disponveis no Windows Server 2003 e focar na soluo de Network Load Balancing (NLB), inclusive detalhando o processo de configurao desta funcionalidade.

Conceitos de Alta-disponibilidade
Aplicaes crticas de negcio como bancos de dados, servidores de correio, servidores web, etc. precisam estar suportadas por ambientes com caractersticas de altadisponibilidade. Ter conhecimento sobre conceitos de alta-disponibilidade ajudar voc a enquadrar o ambiente sobre sua responsabilidade em um contexto desta natureza. Existem inmeras solues envolvendo hardware e software, as solues de hardware so normalmente robustas, bastante especficas, porm no se aplicam a uma grande quantidade de configuraes alm de serem muito caras, j as solues baseadas em software tem custo reduzido, aplicabilidade bastante abrangente, no dependem diretamente de sofisticados componentes de hardware. Quando discutimos o tema alta-disponibilidade, muitas variveis vm tona e se mostram pontos de preocupao em relao ao tema, mas precisamos sempre focar no objetivo que desejamos alcanar e qual a abrangncia da soluo que desejamos prover. Eu entendo que uma forma estruturada de tentar mapear estas preocupaes e as iniciativas particionar em reas, abaixo eu vou descrever quatro reas que creio abrangerem quase que a totalidade do tema, veja abaixo: Falha de Discos e/ou Storage: existem vrias formas de nos resguardarmos contra este tipo de falha, por exemplo, lanando mo de recursos como o Redundant Array of Independent Disks (RAID), vrios fabricantes de hardware inclusive com capacidade de trocar sem necessidade de se desligar o servidor, alm do hardware o Windows Server 2003 tambm detm este tipo de caracterstica e sem a necessidade de um grande investimento em hardware. Falha de Rede: do que adianta garantirmos alta-disponibilidade no servidor se no temos este conceito aplicado infra-estrutura de rede, basta um hub ou switch falhar que o servidor fica indisponvel, no ar mas sem acesso aos seus servios, neste aspecto deve-se trabalhar uma topologia capaz de suportar falhas de equipamentos de rede desde a placa de rede que fica no servidor, o hub, a siwtch, o router, o firewall e assim por diante, definindo nveis desejados de disponibilidade e desenhando sua topologia de rede para garantir alta-disponibilidade. Falha de Servidor: contemplar os servidores da companhia com caractersticas de altadisponibilidade tambm um tema complexo, mas existem vrias opes fornecidas por fabricantes de hardware que vo desde servidores em que se podem trocar placas de rede e memrias sem necessidade de desligar o servidor at duplicidade de fontes de alimentao e ventoinhas que mantm a temperatura interna do equipamento, outra possibilidade a adoo de uma soluo de Cluster que constitui em um conjunto de pelo menos duas

mquinas que na falha de uma do conjunto a(s) outra(s) assumem os servios que a mquina que falhou provia sem que os usurios percebam. Falha de Site (Local Fsico): historicamente um apago, uma enchente ou a queda de um avio sobre o Data Center da sua companhia j no so hipteses to remotas como eram a quatro ou cinco anos atrs, portanto desenhar sua infra-estrutura para garantir o mnimo impacto em eventos como estes tem importncia sim e devem ser uma tarefa levada a srio e com isso considerar estruturas de fornecimento de energia eltrica com caractersticas de alta-disponibilidade ao seu ambiente de Data Center e at a criao de uma estrutura que consiste em um ambiente espelhado em relao ao Data Center que conhecemos como Site Backup tambm devem ser considerados. Outros conceitos importantes de serem estabelecidos so as tcnicas para se aumentar a capacidade de servidores para atender a demanda de requisio de servios do mesmo, basicamente temos duas estratgias que podem ser aplicadas individualmente ou em conjunto: Scaling Up: tcnica adotada quando para solucionar um problema de performance e/ou capacidade de uma aplicao e/ou servidor, se adiciona memria, processador (es) adicional(is), discos, etc. Scaling Out: se utiliza esta tcnica quando o melhor caminho para se resolver algum problema de disponibilidade adicionar mais servidores para se distribuir a carga de requisies entre duas ou mais mquinas. Estas duas tcnicas podem ser aplicadas separadamente ou em conjunto conforme comentei anteriormente, para se definir isto cabe um estudo que leva em conta vrios fatores como as caractersticas do servio/aplicao que se quer melhorar a performance.

Viso Geral de Solues de Alta-disponibilidade contidas no Windows Server 2003


O Windows Server 2003 tem duas fortes funcionalidades para apoiar a configurao de solues de alta-disponibilidade em ambientes corporativos, abaixo temos uma tabela identificando em que verses do Windows Server 2003 as mesmas esto disponveis e em seguida vamos descrever estas duas funcionalidades: Verso do Windows Server 2003 Web Edition Standard Edition Enterprise Edition Datacenter Edition Cluster X X Cluster NLB X X X X

O recurso de cluster contido no Windows Server 2003 nas verses Enterprise e Datacenter, se aplica a situaes onde se necessita prover alta-disponibilidade para aplicaes e/ou servios permitindo que mais de uma mquina possa suportar uma aplicao e/ou um

servio, fornecendo a possibilidade de migrar esta aplicao e/ou servio de um servidor para outro com rpidas ou sem nenhuma interrupo da disponibilidade desta aplicao ou servio, temos como exemplo mais clssicos um banco de dados, servidor de correio, servio de arquivo e at servio de DHCP. Para tornar mais claro o entendimento, vejamos alguns rpidos conceitos: N (node): Uma das mquinas que faz parte do cluster. Failover: evento que ocorre de forma automtica quando da falha de um dos ns do cluster fazendo com que os servios e/ou aplicaes hospedadas pelo n que teve a falha migrem para um outro n do cluster, isto pode ocorrer manualmente tambm. Failback: aps o failover, o failback o evento que tanto pode ser automtico como manual e que exatamente o retorno em relao ao failover, fazendo com que a aplicao e/ou servio retorne ao n que originalmente o hospedava. O funcionamento do recurso de cluster do Windows Server 2003 bem simples, abaixo vamos mostrar um caso real de evento onde a utilizao deste recurso se mostra uma excelente alternativa. A Empresa FortuneZero Ltda., tem uma aplicao web crtica de investimentos que utiliza banco de dados rodando em Microsoft SQL 2000 Enterprise Edition e precisa tornar a disponibilidade desta aplicao maior, pois esto ocorrendo inmeras paralisaes para manuteno de hardware que vem trazendo indisponibilidade, como exemplo na ltima semana a aplicao ficou indisponvel por 12 horas para a troca do processador do servidor que havia queimado. O banco de dados atende aplicao web com cerca de 250 usurios internos (LAN) e mais 50 usurios externos que acessam a aplicao via internet, ao lado voc observa um desenho macro do ambiente. O Gerente de TI aps fazer algumas pesquisas e conversar com alguns fornecedores, decide lanar mo do recurso de cluster do Windows Server 2003 para tambm usar o recurso de Cluster do Microsoft SQL 2000 Enterprise Edition. Contratou um Solution Provider (representante Microsoft) de sua preferncia e solicitou que o banco de dados fosse colocado em cluster. Aps alguns estudos a equipe do Solution Provider realizou o procedimento descrito abaixo.

Descrio Macro do Procedimento: foram instalados dois servidores novos usando como sistema operacional o Windows Server 2003 Enterprise Edition onde foi configurado o servio de cluster, em seguida foi instalado o Microsoft SQL 2000 Enterprise Edition tambm em cluster, foi feito um restore do banco de dados que estava no DBServer original, ajustou-se a aplicao web para direcionar o acesso ao banco de dados atravs da nova mquina e pronto, estava de p o banco de dados da aplicao agora em cluster. Para exemplificar o ganho em disponibilidade, imaginemos que ocorra o mesmo que ocorreu no antigo servidor, ou

seja, o processador da mquina que hospeda o banco de dados queime instantaneamente o banco migra atravs do processo de failover para o n do cluster que no est com problemas, fazendo com que a aplicao fique quase que instantaneamente novamente no ar e quando o n defeituoso tiver o seu processador reposto, atravs do failback o banco de dados pode retornar ao n tambm instantaneamente. Network Load Balancing (NLB)

O servio de Network Load Balancing ou NLB que existe no Windows Server 2003 um importante recurso de escalabilidade e alta-disponibilidade para solues que envolvam este sistema operacional. Vejamos agora alguns conceitos bsicos para facilitar nosso entendimento a respeito do tema: Cluster NLB: Conjunto de mquinas onde a carga de requisies distribuda entre as mesmas. DNS Round Robin: Recurso que possibilita a criao de um grupo de endereos IP para onde a carga de requisies para um endereo IP distribuda por este grupo de endereos. O NLB consiste na distribuio da carga de requisies enviadas a um Cluster NLB entre as mquinas que compem o mesmo, exemplificando: Se tenho um servio que recebe cerca de 500 requisies e tenho um Cluster NLB com duas mquinas, cada mquina estar recebendo 250 requisies se a distribuio for configurada para distribuir a carga de forma igual entre as mquinas. Muitas vezes o recurso de NLB pode ser comparado ao recurso DNS Round Robin que tambm distribui a carga das requisies para um conjunto de mquinas, a diferena que no caso de uma das mquinas falharem o recurso de DNS Round Robin no percebe e no trata esta falha, tendo que se realizar um procedimento manual para que a mquina com problemas seja excluda do conjunto de direcionamento configurado no DNS, j o NLB em caso de falha de uma das mquinas do Cluster automaticamente trata esta falha e faz com que a carga passe a ser distribuda apenas entre as mquinas em funcionamento. No so todas as solues que podem se adequar ao NLB, portanto ele no soluo para todos os problemas, abaixo segue uma lista das principais utilizaes do recurso NLB, existem outras aplicaes, mas como eu disse, seguem as principais: Aplicaes WEB rodando no IIS 5.x ou superior; RRAS, para combinar mais de um servidor de acesso remoto; Microsoft ISA Server 2000, rodando web cache e/ou firewall; Terminal Services do Windows Server 2003.

Para fortalecer estes conceitos, vamos evoluir o caso que utilizamos para assimilar os conceitos sobre o recurso de Cluster.

Aps a utilizao do servio de Cluster para a implementao do recurso de altadisponibilidade para a soluo, a FortuneZero Ltda voltou a ter problemas com a disponibilidade da aplicao, agora o servidor web apresentou problemas na placa de rede, foram mais 6 horas com a aplicao fora do ar em dia de fechamento mensal. O Gerente de TI chamou novamente o Solution Provider que havia chamado anteriormente e em uma reunio exps o problema, a equipe de consultores do Solution Provider refez o desenho da soluo que ficou conforme abaixo.

Descrio Macro do Procedimento: foram instalados dois novos web servers exatamente iguais ao atual e em seguida foi configurado o servio de NLB reunindo agora os trs web servers em um Cluster NLB com distribuio igual da carga entre as mquinas, com isso, cada uma das mquinas passou a responder por 33% das requisies destinadas ao Cluster. A partir deste novo cenrio, pode ocorrer de at dois web servers terem problemas ao mesmo tempo, pois automaticamente o NLB ajusta a distribuio das requisies para o web server que restou. Com isso a disponibilidade da aplicao se tornou altssima, pois at para a manuteno de uma mquina a aplicao no sai do ar, tudo isto garantido pelo servio de NLB do Windows Server 2003. No que se refere escalabilidade, o NLB tambm um recurso aderente ao conceito de Scaling Out, pois permite o aumento da capacidade de uma aplicao atravs do acrscimo de mquinas ao Cluster NLB, a tabela abaixo mostra a quantidade de mquina que cada edio do Windows Server 2003 suporta por recurso de NLB e Cluster. Verso do Windows Server 2003 Web Edition Standard Edition Enterprise Edition Datacenter Edition Quantidade de Mquinas Network Load Balancing 32 32 32 32 Server Cluster N/A N/A 8 8

Outra observao importante que no devemos nos prender a configurao das mquinas que fazem parte do Cluster NLB, no h necessidade das mquinas terem configuraes iguais, ou seja, com processadores diferentes, quantidade de memria RAM diferentes, claro que estas diferenas determinam quantidade de requisies que cada mquina suporta, mas no impede em nada a participao das mesmas em um Cluster NLB, at mesmo porque, atravs do NLB, podemos definir o percentual que cada mquina ir atender do total de requisies, por exemplo, em um conjunto de 3 mquinas a mquina 1 atender 25% das requisies, a mquina 2 atender 40% e a mquina trs atender os restantes 35%.

Guia de Configurao do NLB


O Guia de Configurao do NLB tem como objetivo, demonstrar passo-a-passo com configurar um Cluster NLB, mas antes de iniciarmos a descrio do procedimento, segue o cenrio que utilizei para montar o Cluster NLB.

No meu laboratrio de testes usando o Microsoft Virtual PC 2004, criei dois Windows Server 2003 Enterprise Edition conforme a configurao abaixo, por sinal o Virtual PC 2004 uma ferramenta sensacional para estudo e testes, rapidamente voc criar servidores virtuais com a configurao e sistema operacional que desejar para realizar os seus testes, ao invs de ter vrios micros para montar o cenrio abaixo eu usei apenas uma mquina.

Agora vamos iniciar os procedimentos para a configurao de um Cluster NLB, tenha muita ateno nas telas, visualizando elas voc pode tirar muitas dvidas:

1) Clique no boto Start, All Programs, Administrative Tools e por fim na ferramenta Network Load Balancing Manager conforme a tela abaixo;

2) A Ferramenta Network Load Balancing Manager ir se abrir conforme a tela abaixo;

3) Note que no existe nenhum Cluster NLB criado, para iniciarmos o processo de criao do Cluster NLB, clique com o boto direito do mouse sobre o objeto Network Load Balancing Clusters e em seguida clique na opo New Cluster, conforme a tela abaixo;

4) Conforme se v na tela abaixo, neste momento, devem ser preenchidas informaes a respeito do Cluster NLB. Inicialmente na rea Cluster IP configuration da tela Cluster Parameters, voc deve preencher o campo IP address, este campo deve conter o endereo IP pelo qual o Cluster NLB ir ser referenciado e atender as requisies, no campo Subnet mask, preencha com a mscara de sub-rede a ser utilizada e no campo Full Internet name, coloque o nome DNS (FQDN) pelo qual o Cluster NLB ser conhecido e requisitado. Caso voc deseje utilizar conexes de Remote Desktop, habilite a opo Allow remote control e fornea a senha nos campos Remote e Confirm password. Em seguida clique no boto Next;

5) Na tela Cluster IP Address, voc tem a oportunidade de acrescentar endereos IP ao Cluster NLB, se voc desejar que o mesmo atenda pro mais de um endereo IP use o boto Add, em seguida clique no boto Next;

6) Na tela Port Rules, voc pode configurar regras para as portas ou faixa de portas do Cluster NLB, por default esta tela traz uma regra idntica para todas as portas, usando o boto Edit, voc pode modificar, deletar e criar novas regras de acordo com o seu ambiente e suas necessidades;

7) Abaixo, na tela Connect, voc adicionar as mquinas que faro parte do cluster NLB simplesmente digitando o nome da mquina no campo Host e clicando no boto Connect;

8) Note que na caixa Interface avaliable for configuring a new cluster preenchida com o nome da interface e o IP que o NLB usar, em seguida clique no boto Next;

9) Na tela Host Parameters preencha o campo IP address e Subnet mask, conforme o nosso ambiente;

10) Desta feita, o servio de NLB inicia os procedimentos de configurao deste primeiro n do Cluster NLB;

11) Aps alguns segundos, a tela fica conforme abaixo, veja que o n SRV01 encontra-se sinalizado com a cor verde, indicando que o procedimento de configurao ocorreu sem problemas, lembre-se de executar um start e um stop no n em caso de falha na configurao;

12) Agora vamos proceder adio do segundo n ao nosso Cluster NLB, conforme desenho do ambiente que vimos no incio do procedimento, para tal, clique com o boto direito do mouse sobre o Cluster NLB SRV01.learning.net (192.168.2.33) e posteriormente clique na opo Add Host to Cluster conforme a figura abaixo;

13) Ir surgir tela Connect que vimos no passo oito do procedimento, desta vez no campo Host iremos digitar o nome do N #2 que SRV02 e em seguida clicar no boto Connect;

14) Com isso a caixa Interfaces avaliable for configuring the cluster ser preenchida com as informaes da interface de rede da mquina SRV02, clique ento no boto Next;

15) Na tela Host Parameters preencha os campos IP addres e Subnet mask conforme o nosso ambiente, no campo Priority (unique host identifier) observe que o valor agora 2, este nmero identifica cada n do cluster para facilitar a administrao dos mesmos via ferramenta de prompt. Em seguida clique no boto Finish;

16) A partir deste momento o servio de cluster realiza os procedimentos de configurao no SRV02, este procedimento leva alguns segundos.

17) Aps o procedimento a tela do Network Load Balancing Manager mostra os dois ns do cluster com quadrinhos verdes conforme abaixo;

18) Um teste bsico para verificar o funcionamento do cluster NLB dar uma ping para o IP que definimos para o cluster (192.168.2.33).

Apresentando o Windows 2000 Advanced Server


O Windows 2000 Advanced Server o sistema operacional de servidor voltado a aplicaes de linha de negcios e e-commerce. O Windows 2000 Advanced Server contm todos os recursos e disponibilidade de aplicaes do Windows 2000 Server, alm de vrias funcionalidades adicionais, tais como escalabilidade, confiabilidade dos clusters, todos eles concebidos para que as aplicaes crticas de linha de negcios de sua empresa se mantenham em permanente funcionamento, mesmo sob as condies de processamento mais exigentes. O sistema operacional Windows 2000 Advanced Server possui todas as funcionalidades da verso regular do Windows 2000 Server e inclui todos os recursos do Windows 2000 Server, alm de funcionalidades adicionais que atendem a nveis mais altos de exigncia quanto escalabilidade e disponibilidade. isso que faz do Advanced Server a opo ideal em matria de sistemas operacionais para os principais negcios da empresa e para aplicaes de e-commerce que controlam uma carga de trabalho muito mais pesada, e que exigem processos de alta prioridade. O Advanced Server garante a permanente disponibilidade dos sistemas de sua empresa, pelo fato de poder controlar as causas do downtime planejado bem como do downtime no-planejado da rede e do servidor. Este servidor tambm possui caractersticas que viabilizam o crescimento de suas aplicaes, para que elas possam suportar grandes volumes de dados e de usurios.

Informaes para o Administrador de Negcios


Para assegurar o cumprimento dos objetivos essenciais de sua empresa - de manter suas aplicaes de misso crtica em permanente funcionamento - o Windows 2000 Advanced Server rene todas as funcionalidades que possibilitam o crescimento de suas aplicaes, mantendo-as disponveis mesmo sob uma carga de processamento pesada. O Advanced Server o sistema operacional de servidor mais recomendado para atuar como servidor de departamentos que rodem, entre outros produtos, aplicaes de rede, sistemas de mensagens, controle de estoque, sistemas de atendimento a clientes, bancos de dados e Web sites de e-commerce.

NESTA PGINA Informaes para o Administrador de Negcios

Informaes para o Gerente de TI

Concluso

A principal funcionalidade que o Advanced Server adicionou ao Windows 2000 Server foi o suporte a servidores de altssima performance, e a possibilidade de conectar grandes servidores para controlar cargas extremamente pesadas de processamento. Esses recursos representam a base de confiabilidade que garante a disponibilidade de seus sistemas, independentemente de qualquer falha, ou do grau de crescimento que uma aplicao tenha que suportar. Um servidor de alta performance O Windows 2000 Advanced Server permite que voc aumente a performance e a capacidade de seu servidor, bastando, para isso, acrescentar mais processadores e mais memria, de acordo com seu crescimento. Esta possibilidade de aumento da capacidade da rede interna denominada de "escalabilidade vertical" (scaling up). Assim como seu computador desktop vem apenas com um processador, muitos PCs de servidor tambm tm apenas uma nica CPU. Entretanto, possvel aumentar a performance de um computador de servidor adicionando tantos processadores quantos forem necessrios, assegurando que eles possam trabalhar em conjunto. Com base nesta capacidade, muitos dos grandes fabricantes de servidores j oferecem servidores com vrios processadores. O suporte ao avanado multiprocessamento simtrico (SMP) do Advanced Server, possibilita o uso de servidores

multiprocessados, de forma absolutamente rotineira. Outra maneira de se aumentar a performance do servidor atravs da incluso de memria, o que permite que um computador possa operar, de imediato, com um maior volume de informaes. Tambm aqui o aumento de performance se assemelha prtica de adicionar memria a um computador de desktop, com a diferena que a quantidade de memria utilizada em um servidor de dezenas, ou centenas de vezes maior que a utilizada em um desktop. O Advanced Server j vem com uma capacidade superior de memria, o que no impede que se aumente a sua capacidade de memria disponvel de processamento do servidor at o nvel de 8 gigabytes (GB). Um servidor de maior disponibilidade Como todo mundo sabe - e teme -, o downtime de um servidor pode resultar em vrios problemas: queda na receita da empresa, desperdcio do trabalho da equipe de TI e clientes insatisfeitos. Para evitar esse tipo de ocorrncia, as tecnologias de clustering do Windows 2000 Advanced Server permitem que mais de um servidor possa processe determinada tarefa. As tecnologias de clustering aumentam a disponibilidade do servidor, pois elas oferecem uma rede de proteo no caso de algum dos servidores do cluster falhar. O Advanced Server incorpora duas importantes tecnologias de clustering: a primeira, denominada Servio de Cluster (Cluster Service), empregada para conectar servidores individuais, possibilitando que eles desempenhem tarefas comuns. Se, por uma eventualidade, um dos servidores parar de funcionar, sua carga de trabalho automaticamente transferida a outro servidor. A segunda tecnologia de clustering, denominada Network Load Balancing (NLB), ou equilbrio da carga da rede, adotada para assegurar que haja sempre um servidor disponvel para controlar os pedidos de clientes. O NLB distribui os pedidos encaminhados pelos clientes entre vrios servidores interligados para suportar uma aplicao. Um exemplo caracterstico o uso do NLB para processar a entrada de visitantes em seu Web site. Na medida em que mais visitantes entram em seu site, voc poder aumentar, de forma incremental, a capacidade de adicionar novos servidores. (Este tipo de expanso freqentemente denominada de "escala horizontal" (software scaling ou scaling out). Alm de assegurar que seus sistemas estejam permanentemente ligados, em funcionamento, e oferecendo respostas rpidas, o Advanced Server uma poderosa ferramenta para seus negcios, pois toda essa altssima performance pode ser obtida com o uso das aplicaes mais populares de software e pode rodar sobre servidores PC padro de mercado e sobre hardware de armazenamento tambm padro. Os principais fabricantes de sistemas, incluindo a Dell, Compaq, IBM, HewlettPackard, Unisys e Data General, oferecem, todos eles, solues que podem utilizar o Servio de Cluster. Em resumo: por permitir um aumento da carga de processamento at os limites suportados pela sua infra-estrutura de servidores, o Windows 2000 Advanced Server assegura a constante produtividade de seus funcionrios e a satisfao de seus clientes.

Informaes para o Gerente de TI


Como j foi mencionado anteriormente, o Advanced Server permite que voc instale aplicaes altamente disponveis e escalveis sobre hardware de servidores PC padro de mercado. Alguns exemplos de aplicaes prprias para o Advanced Server so bancos de dados, sistemas de mensagens e servidores de arquivo e impresso. Independentemente do tamanho de sua empresa, o Advanced Server a melhor escolha para as aplicaes de servidor que precisam estar disponveis em tempo integral. O Advanced Server tambm a alternativa ideal para empresas em crescimento, pois ele oferece ao mesmo tempo a disponibilidade permanente para aplicaes crticas e o potencial de escalar essas aplicaes, tanto para cima (verticalmente) quanto para fora da empresa (horizontalmente), em resposta ao crescimento da demanda. As caractersticas do Advanced Server que asseguram sua disponibilidade e escalabilidade so o suporte ao SMP, seus poderosos recursos de memria e as duas tecnologias de clustering j citadas. Mostraremos, na continuao deste documento, uma breve introduo tcnica destes recursos avanados do Advanced Server. Informaes tcnicas em maior profundidade podero ser encontradas atravs dos links indicados direita. Alm disso, a publicao Windows 2000 Server Resource Kit Deployment Planning Guide traz toda as informaes, em detalhes de grande profundidade, sobre as funcionalidades e a instalao do Cluster Service e do NLB. O SMP e o Gerenciamento Avanado de Memria (Advanced Memory Management) Para que o software possa utilizar servidores multiprocessados, o Advanced Server suporta servidores SMP de at 8 vias (8-way). Os aperfeioamentos feitos implementao do cdigo do SMP permitem uma melhor linearidade de escala, transformando o Advanced Server em uma plataforma ainda mais poderosa para aplicaes crticas de negcios, bancos de dados e Web services. Os atuais servidores Windows NT Server 4.0, Enterprise Edition, com SMP de oito processadores comportam a instalao deste produto.

O Advanced Server suporta tambm at 8 gigabytes (GB) de memria, quando usado com processadores que suportem as extenses PAE (Physical Address Extensions) da Intel. O suporte a este elevado potencial de memria, associado ao suporte a oito processadores SMP (PAE), assegura que aplicaes que exigem muito, tanto da memria como do processador, possam rodar, sem problemas, sobre este sistema operacional. Todas as funcionalidades acima so ainda potencializadas por um preo extremamente atraente. De acordo com o TPPC (Transaction Processing Performance Council), a famlia Windows 2000 Server oferece aos clientes uma performance sem paralelo, por menos da metade do preo da mais escalvel soluo UNIX do mercado. A famlia Windows 2000 Server oferece tambm aos clientes um espao suficiente para crescer, mantendo o ndice de preo/performance sempre proporcional. As tecnologias de Clustering do Windows 2000 As duas tecnologias de clustering do Advanced Server so denominadas Servio de Cluster (Cluster Service) e Equikbrio de Carga da Rede (Network Load Balancing - NLB). Essas duas tecnologias podem ser usadas de forma independente ou combinada, para evitar definitivamente o downtime, e para proteger as informaes de sua rede. Um cluster de servidor no a simples reunio de servidores independentes (chamados de "ns") e dispositivos de armazenagem, conectados entre si e administrados de forma conjunta. Servidores em cluster so servidores fisicamente conectados por cabos e programaticamente conectados por software de cluster. Os servidores no precisam ter, necessariamente, o mesmo tamanho, nem tm que ter a mesma configurao. Vrios servidores: uma s viso Apesar de utilizar vrios servidores, na perspectiva dos clientes e das aplicaes, o cluster aparenta ser um nico sistema. O servio de cluster o servio indicado para garantir a disponibilidade de aplicaes crticas de linha de negcios e outros sistemas de back-end, tais como o Microsoft Exchange Server ou o banco de dados Microsoft SQL Server 7.0 atuando como um sistema da armazenagem de dados para um Web site de e-commerce. Se, por alguma eventualidade, o servidor parar de funcionar, um processo denominado failover transfere, automaticamente, sua carga de processamento a outro servidor do cluster, evitando a interrupo do servio. Desta forma, embora os usurios possam sentir uma degradao temporria da performance, eles no perdero completamente o acesso ao servio.

Figura1: O servio de cluster assegura a continuidade da operao, transferindo o processamento de um servidor para o outro, no caso de alguma falha em um dos servidores. Load Balancing Alm do failover, algumas formas de clustering tambm recorrem ao equilbrio de carga, que distribui o trfego de acesso aos servidores atravs de toda uma rede de computadores conectados. O NLB (Network Load Balancing) complementa o Cluster Service suportando clusters altamente disponveis e escalveis de aplicaes front-end e de servios, tais como sites da Internet ou de intranets, aplicaes da Web, streaming de mdia e Terminal Services.

Figura 2: O Network Load Balancing distribui os pedidos que entram na rede por um grupo de servidores. O uso conjunto de Cluster Services e NLB Utilizando as duas tecnologias de clustering, em conjunto, voc poder criar uma aplicao de comrcio eletrnico de n-camadas, instalando o NLB em um farm de servidores da Web de front-end, e executando o clustering de aplicaes de linha de negcios (bancos de dados, por exemplo) no back-end, atravs do servio de cluster. Essa configurao oferece o benefcio de uma escalabilidade praticamente linear, sem pontos isolados de falhas junto a servidores ou aplicaes. Trabalhando em conjunto com os melhores produtos do mercado em matria de design de infra-estruturas de redes de alta disponibilidade, voc ter a certeza que todos seus negcios baseados no Windows 2000 e na Internet estaro on-line durante 100% do tempo, podendo ser rapidamente escaladas, de acordo com o crescimento de sua demanda. Recursos do Cluster Service O servio de cluster gerencia todas as atividades relativas ao clustering. Alm de controlar a notificao de eventos e as operaes de failover, o servio de cluster gerencia objetos, discos, a configurao e as comunicaes entre outros servios de cluster, alm de aplicaes de software em cluster. Os recursos mais importantes do servio de cluster podem ser classificados em trs categorias: failover e recuperao, administrao e uma ampla gama de servios que comportam o clustering. Failover e recuperao flexveis

Utiliza um sofisticado algoritmo para detectar e isolar falhas da rede. Detecta os vrios diferentes estados que propiciam as falhas da rede

Utiliza a poltica do failover para definir se o failover ser autorizado ou no sobre o grupo de recursos. Inclui polticas de failover tais como o timing do failover, o n preferencial para o failover e o timing adequado para o failback (o failback o processo de transferir recursos de clustering de volta ao n de servidor anterior, assim que este estiver novamente disponvel). Gerenciamento simplificado O Administrador do Cluster, integrado ao Microsoft Management Console, oferece os seguintes benefcios:

Um utilitrio nico para a instalao e a configurao.

O monitoramento do estado das aplicaes-padro e dos servidores, podendo recuperar, automaticamente, dados e aplicaes de misso crtica a partir de diversos tipos de falhas, normalmente em menos de um minuto.

Deteco dos adaptadores de rede responsveis por incluso, remoo e Plug and Play, protocolos TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol) e os discos fsicos compartilhados. Utilizao do servio Active Directory para publicar informaes sobre os clusters.

Abrangente servio e recursos de suporte. Os seguintes servios so suportados por recursos de failover e recuperao automtica que reconhecem os clusters: Windows Internet Name Service (WINS), Dynamic Host Configuration Protocol (DHCP), Simple Mail Transfer Protocol (SMTP), Network News Transport Protocol (NNTP) e o Windows 2000 Distributed File System (DFS). Um recurso de compartilhamento de arquivos poder servir como uma raiz de um DFS, ou poder compartilhar seus subdiretrios de arquivos, para uma administrao mais eficiente de um grande nmero de arquivos compartilhados correlatos. O Application Server inclui uma API (application programming interface) para o desenvolvimento e o suporte de aplicaes que reconhecem o cluster. Esta API do cluster, suportada por um componente COM (Component Object Model) poder ser usada na criao de escalveis aplicaes que identificam o cluster que podero, automaticamente, equilibrar a carga por vrios servidores dentro do cluster, podendo ser acessadas pelo Windows Script Host para controlar o comportamento do cluster e automatizar vrias tarefas de administrao do cluster.

Os benefcios do Cluster Service Aplicaes de linha de negcios so as aplicaes bsicas da operao de uma empresa. Incluem sistemas como bancos de dados, servidores de mensagens, aplicaes ERP (Enterprise Resource Planning) e os servios regulares de arquivo e impresso. O servio de cluster do sistema operacional Windows 2000 assegura que estas aplicaes crticas estejam sempre on-line, mesmo que o servidor fsico seja removido como um nico ponto de falha. Isso no traz nenhuma complexidade para os usurios. Pelo fato de o cluster aparecer como uma imagem de sistema nico para as aplicaes de usurio final e da rede, essas aplicaes podem funcionar com o cluster, como se no houvesse nenhum outro servidor. Pela possibilidade de distribuir aplicaes por mais de um computador, possvel se chegar a um bom nvel de paralelismo e recuperao de falhas e oferecer maior disponibilidade. Na eventualidade de ocorrer uma falha no n do software ou do hardware, a aplicao que estiver rodando naquele n (poder haver mais de uma aplicao rodando naquele n) ser migrada pelo servio de cluster para o n sobrevivente, e devidamente reinicializada. Pelo fato de o servio de cluster utilizar uma configurao de disco que compartilha as arquiteturas comuns do bus, tais como SCSI (Small computer system interface) e Fibre Channel, nenhum dado se perde durante o processo de failover. Gerenciamento O servio de cluster do Advanced Server mais simples de instalar e usar que o cluster das verses anteriores do Windows. Atravs de seu Assistente de Instalao, muito aperfeioado, a instalao do servio de cluster requer menos de 10 toques no mouse para a criao do primeiro n do cluster, e menos de quatro toques para a criao do segundo n. Junto com uma Administrao de Cluster aperfeioada e um forte suporte a hardware com caractersticas de Plug and Play, o servio de cluster simplifica consideravelmente a composio dos clusters. H vrias opes de configurao de aplicaes em cluster. As polticas que regem o failover e o timing de failback, alm da seleo do servidor de sua preferncia para um conjunto de recursos em cluster, delineiam a grande flexibilidade que existe para se definir o que pode ocorrer na eventualidade de uma falha. Isso significa que o administrador poder dimensionar exatamente a maneira como as diferentes aplicaes iro reagir a falhas, para adequar o sistema s suas necessidades de negcios. Instalado o cluster, o gerenciamento tambm se torna extremamente avanado. O Administrador do Cluster permite monitorar e gerenciar visualmente todos os recursos em forma de cluster a partir de um ponto centralizado, que poder inclusive ser remoto. O Administrador do Cluster tambm permite que os recursos do cluster sejam reconfigurados sem que dados ou aplicaes importantes sejam colocados off-line por um tempo significativo. possvel, por exemplo, transferir recursos de um servidor a outro para melhor equilibrar a carga, e tambm possvel remover todos os recursos de um servidor para manuteno ou testes. Instalao tranqila de atualizaes com o suporte "Rolling Upgrade" O servio de cluster se aplica, idealmente, para a execuo de processos empresariais de atualizao de aplicaes, sem interrupo do trabalho dos clientes. Como mencionado anteriormente, os

administradores podero, facilmente, desconectar um servidor para sua manuteno. Com isso, eles podero efetuar os "rolling upgrades", ou atualizaes cclicas, do software de sistema ou do software aplicativo. Ao migrar as aplicaes de um n para outro, atualizar o primeiro n, e, em seguida, transferir as aplicaes de volta a ao primeiro n, os administradores podem fazer atualizaes corporativas de hardware, software e at mesmo de sistemas operacionais com um impacto mnimo para os usurios. As atualizaes em srie oferecem grandes vantagens: em primeiro lugar, os cortes de servios so extremamente curtos durante o processo de atualizao. Em segundo lugar, o administrador no ter que recriar a configurao do cluster. A configurao permanecer intacta durante todo o processo de atualizao. O servio de cluster do Windows 2000 suporta atualizaes em srie dos sistemas operacionais de clusters do Windows NT Server 4.0, Enterprise Edition instalados com o Service Pack 4 ou superior. Instale as aplicaes nas quais voc confia O servio de cluster suportado por dezenas de aplicaes que reconhecem o clustering, abrindo todo um novo universo de funes e de fornecedores. Entre as aplicaes que reconhecem clusters esto os bancos de dados como o Microsoft SQL Server 7.0, SQL Server 2000 e IBM DB2; servidores de mensagens tais como o Microsoft Exchange Server 5.5, Exchange 2000 Server e Lotus Domino; ferramentas de gerenciamento tais como AppManager da NetIQ; ferramentas de recuperao de desastres tais como o DoubleTake 3.0 da NSI Software; alm de aplicaes ERP da SAP, Baan, PeopleSoft e JD Edwards. Agora tambm possvel fazer o clustering de outros servios como DHCP, WINS, SMTP, and NNTP. Recursos do Equilbrio de Carga da Rede (Network Load Balancing - NLB) O NLB equilibra a carga do trfego IP que entra na rede atravs de clusters de at 32 ns. O Network Load Balancing aprimora tanto a disponibilidade como a escalabilidade de programas baseados na Internet, tais como servidores da Web, servidores de streaming media e Servios de Terminal (Terminal Services). O Network Load Balancing responsvel por garantir a infra-estrutura do equilbrio de carga e oferecer informaes de controle para o gerenciamento das aplicaes construdas sobre o Windows Management Instrumentation (WMI). Por isso, o Network Load Balancing pode ser integrado a infraestruturas de farms de servidores da Web. O recurso tambm age como uma arquitetura ideal de equilbrio para ser usada com o Application Center Server em ambientes distribudos de Web farms. Escalabilidade Imediata Compatibilidade retroativa com o Windows NT Load Balancing Service (WLBS) rodando sobre um Windows NT Server 4.0. Equilbrio de carga dos pedidos para servios TCP/IP independentes no cluster.

Suporta at 32 servidores em um nico cluster.

Respostas rpidas Detecta automaticamente um computador off-line ou com falha, e procede sua recuperao. Distribui automaticamente a carga da rede, sempre que ocorrer qualquer mudana no cluster

Recupera e redistribui a carga da rede em 10 segundos em caso de falha no servidor.

Gerenciamento Flexvel Suporta o equilbrio de carga de uma nica porta IP ou um grupo de portas, utilizando um avanado sistema de normas de gerenciamento que personalizam a carga para cada servidor. Regras opcionais para hosts exclusivos direcionam todos os pedidos dos clientes a um nico host, para posteriormente refinar o equilbrio de carga entre diferentes aplicaes. Suporte a administrao remota, incluindo a possibilidade de iniciar, interromper e controlar as aes do NLB a partir de qualquer sistema operacional Windows 2000 ou Windows NT, em rede, utilizando comandos de console ou scripts. Integrado infra-estrutura de rede do Advanced Server.

Amplo suporte

Suporta sesses de clientes de SSL (Secure Sockets Layer) No requer hardware especializado

Permite que os clientes acessem o cluster com um nico nome lgico da Internet e um nico endereo de IP, mantendo os nomes individuais para cada computador. As aplicaes de servidor no tm que ser modificadas para rodar em um cluster NLB. A maioria das operaes, incluindo a recuperao, dispensam a interveno humana. Os computadores podero ser desconectados da rede, para manuteno preventiva, sem interferir nas operaes de clustering. Os benefcios do Equilbrio de Carga da Rede (NLB) O rpido crescimento dos servios ligados Internet (intranets, extranets, aplicaes hospedadas, etc.) criaram uma crescente procura por servidores da Web que sejam dinamicamente escalveis. Ao interagir com os demais recursos do Advanced Server, particularmente o Internet Information Services (IIS) 5.0 e os servios de integrao de aplicaes tais como o COM+, o NLB oferece uma infra-estrutura integrada para a criao de Web sites de uma forma distribuda e equilibrada em matria de carga. Esta combinao de recursos permite que voc utilize o Advanced Server para criar Web sites extremamente confiveis e de intenso contedo. Escalando as aplicaes da Web e incluindo gradualmente servidores adicionais Para programar melhor o futuro de sua administrao, possvel instalar um cluster NLB em um servidor de cada vez, evitando gastos antecipados de caros produtos de hardware proprietrios e antes exclusivos no controle do equilbrio de carga. Concebido para ser usado com uma ampla gama de aplicaes e servios, o NLB utiliza um modelo estatstico de equilbrio de carga, em vez de recorrer a hardware adicional, permitindo uma boa distribuio dos pedidos de IP em um cluster de at 32 servidores. Pelo fato de o NLB estar totalmente integrado infra-estrutura de rede do Windows 2000, ele uma forma simples e eficiente de incluir capacidade de carga extra s aplicaes baseadas em Windows e na Web. Assegure a disponibilidade permanente dos Web sites para seus clientes Os servidores da Web que esto em cluster com o Network Load Balancing tm um tempo de failover inferior a 10 segundos. Com isso, um administrador nunca ir interromper a interao de seus clientes com o Web site atravs de um downtime planejado (manuteno ou atualizao) ou de um downtime no-planejado. Em associao com as ferramentas de monitorao da sade das aplicaes, tais como o Microsoft Cluster Sentinel, includo no Windows 2000 Resource Kit, o NLB a forma mais simples e rpida de garantir que seu site permanea on-line 100% das vezes em que o seu cliente o acessa. Tanto com o Windows 2000 Advanced Server, com o Datacenter Server, como com seu antecessor, o Windows NT Server 4.0, Enterprise Edition, o NTL j utilizado em uma grande quantidade de sites de grande popularidade, tais como Dell.com, TV Guide Online, Personable.com, e, como no poderia deixar de ser, nos principais sites da Microsoft Web, incluindo Microsoft.com, as redes MSNTM de Internet Services e MSNBC. Prepare-se para o Microsoft Application Center Server A instalao de seu Web site com o uso do NLB uma garantia que seu site j est pronto para receber o Microsoft Application Center Server, que inclui recursos de gerenciamento, monitorao e replicao, que representam um complemento ideal para clusters de servidores da Web construdos com o NLB. O Application Center Server tambm ir incluir avanados recursos de instalao e gerenciamento, feitos sob-medida para potencializar os clusters NLB. Como escolher a tecnologia de clustering adequada. O quadro abaixo mostra os tipos de aplicaes que podero se beneficiar do servio de cluster e do NLB, respectivamente, indicando tambm os benefcios do uso dessas tecnologias.

Cenrio

Tecnologia Tecnologia Benefcios : Cluster : Network Service Load Balancing


X Expanso rpida da capacidade dos

Web Server Farm

sites, Minimiza o downtime do site Servidores de Terminal (Terminal Servers) Servidores de Arquivo/Impress o X X Expanso rpida da capacidade dos sites, Minimiza os efeitos de falhas no servidor Minimiza o downtime de servios, Assegura a consistncia dos dados aps o failover Minimiza o downtime das aplicaes, Assegura a consistncia dos dados aps o failover X Expanso rpida da capacidade dos sites, Minimiza os efeitos do downtime no servidor/aplicae s Expanso rpida da capacidade dos sites, Minimiza o downtime de sites Expanso rpida da capacidade dos sites, Minimiza o downtime de sites

Bancos de dados/Servidores de mensagens

Sites de comrcio eletrnico

Rede Privada Virtual (Virtual Private Networking VPN) Streaming Media

Concluso
O Windows 2000 Advanced Server oferece todos os recursos necessrios para a criao de sistemas de alta disponibilidade e grande escalabilidade. Ele inclui todos os recursos que possibilitam aos seus sistemas permanecer sempre disponveis. Por isso, o Windows 2000 Advanced Server a opo ideal para rodar todas aquelas aplicaes das quais sua empresa depende intrinsecamente e para aquelas situaes que exigem um servidor de alta performance, capaz de suportar vrios processadores e uma quantidade de memria superior suportada pelo Windows 2000 Server.

Para viabilizar a maior disponibilidade de seus sistemas empresariais, o Advanced Server oferece duas tecnologias de clustering: Servio de Cluster e Equilbrio de Carga da Rede (Network Load Balancing). O Cluster Service utilizado para conectar dois servidores, de forma que um possa assumir a carga do outro em caso de falha do primeiro. uma tecnologia indicada para qualquer aplicao que sua empresa tenha que rodar de forma ininterrupta. O NLB permite que voc distribua o processamento por um total de at 32 servidores, para controlar, por exemplo, o trfego de acesso de seu Web site, ou para suportar Terminal Services. Independentemente do porte de sua organizao, se sua empresa tem aplicaes que simplesmente no podem sair do ar, ou se ela roda aplicaes que prometem crescer de forma significativa no futuro, o Advanced Server permite que voc amplie a confiabilidade que j possua no Windows 2000 Server com incrveis vantagens em matria de disponibilidade e escalabilidade. A Microsoft Corporation e sua equipe mantm o firme compromisso de garantir o maior nmero de recursos de acessibilidade em seus produtos. Para mais informaes sobre recursos de acesso e sobre o Windows 2000 Server, leia o artigo tcnico Windows 2000 Server VPAT (Voluntary Product Accessibility Template). O VPAT uma ferramenta de informaes desenvolvida pelo mercado e pelo governo norte-americano para simplificar as novas responsabilidades de pesquisa de mercado a profissionais de TI, determinadas pelo Artigo 508 desta regulamentao.

Servio de cluster
O Servio de cluster controla as operaes do cluster de servidor e gerencia o banco de dados do cluster. Um cluster uma coleo de computadores independentes que atuam como um nico computador. Os gerenciadores, programadores e usurios lem o cluster como um sistema nico. O software distribui os dados entre os ns do cluster. Caso um n falhe, outros ns fornecero os servios e dados que foram anteriormente fornecidos pelo n ausente. Ao adicionar ou reparar um n, o software cluster migra alguns dados para esse n. Nome do servio do sistema: ClusSvc Protocolo de aplicativo Servios de cluster RPC Administador de cluster Portas TCP altas alocadas aleatoriamente Protocolo Portas UDP TCP UDP TCP 3343 135 137 nmero de porta aleatrio entre 1024 65534

Вам также может понравиться