Вы находитесь на странице: 1из 36

NSK Bearing Doctor

Diagnstico Rpido de Ocorrncias em Rolamentos

Diagnstico Rpido de Falhas de Rolamentos

Obtenha a mxima performance.

Este catlogo contm informaes sobre o correto manuseio de

O rolamento torna-se inutilizvel quando sofre falhas prematuras devido ao manuseio e procedimentos de manuteno inadequados. As falhas prematuras so completamente

rolamentos, instalao, lubrificao e manuteno de forma a prevenir falhas prematuras. Consulte o catlogo geral de rolamentos NSK para maiores informaes.

diferentes do escamamento, que a sada de material pela fadiga do ao. Este catlogo ser muito til para determinar as causas e as aes corretivas prematuras. para evitar as falhas

NSK Bearing Doctor - ndice


Tpico pg. Tpico pg.

1. Introduo 2. Manuseio de rolamentos


2.1 Precaues no manuseio 2.2 Instalao 2.3 Verificaes durante a operao

4 4
4 4 4

7. Ocorrncias e aes corretivas


7.1 7.2 7.3 7.4 7.5 7.6 7.7 7.8 7.9 7.10 7.11 7.12 7.13 7.14 7.15 7.16 7.17 7.18 Escamamento Descascamento Arranhadura Escorregamento Fraturas Trincas Gaiola danificada Impresses Pitting Desgaste Corroso por contato Falso brinel Deslizamento Superaquecimento Corroso eltrica Oxidao e corroso Falha de instalao Alterao na colorao

10
11 13 14 16 18 19 21 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33

3. Manuteno do rolamento 4. Inspees e aes corretivas


4.1 4.2 4.3 4.4 4.5 4.6 Rudo Vibrao Temperatura Objetivos da lubrificao Mtodos de lubrificao Reposio e troca de lubrificante

6 6
6 6 6 6 6 8

5. Inspeo do rolamento

6. Marcas de trabalho e cargas aplicadas 9

Apndice - Tabela de diagnstico rpido

34

1. Introduo
Quando um rolamento se danifica durante a operao, a mquina ou equipamento pode travar ou ter um mal funcionamento por completo. Desde falhas prematuras de rolamentos ou problemas inesperados, importante ser capaz de identificar e prever a falha, para que sejam adotadas medidas preventivas. Geralmente, a inspeo do rolamento pode identificar as causas do problema. Freqentemente, as causas so atribudas a falhas na lubrificao, manuseio inadequado, seleo errada do rolamento, ou descuido durante o projeto do eixo ou alojamento. Normalmente, a causa pode ser determinada considerando-se as condies de operao do rolamento antes da falha, investigando-se as condies de lubrificao e instalao e ainda, analisando-se cuidadosamente a pea danificada. Algumas vezes, os rolamentos so danificados e falham rpida e inesperadamente. Como a falha prematura diferente da falha por fadiga que ocorre por escamamento, podemos separar a vida dos rolamentos em dois grupos: falhas prematuras e falhas normais pela fadiga do ao.

2. Manuseio de rolamentos
2.1 Precaues no manuseio
Como rolamentos so considerados componentes de alta preciso, eles devem ser manuseados com cuidado. Mesmo que sejam rolamentos de alta qualidade, a vida esperada e sua performance podem no ser atingidas se forem usados inadequadamente. As precaues a seguir devem ser observadas: (1) Mantenha o rolamento limpo e em local limpo Poeira e sujeira mesmo que invisveis a olho nu, tm efeitos nocivos sobre os rolamentos. necessrio prevenir a entrada de poeira e sujeira deixando os rolamentos e o ambiente o mais limpo possvel. (2) Manusear com cuidado Choques durante o manuseio podem arranhar ou causar outros danos no rolamento, possivelmente resultando em falha. Impactos fortes podem causar falso brinelamento, quebras ou trincas. (3) Uso de ferramental adequado Use sempre ferramental adequado quando for manusear rolamentos. (4) Previna a corroso Desde o suor das mos at diversos contaminantes podem causar a corroso. Mantenha suas mos limpas quando manusear rolamentos e, se possvel, use luvas.

2.2 Instalao
aconselhvel estudar a instalao do rolamento detalhadamente, desde a qualidade da instalao do rolamento e suas influncias sobre a preciso de giro, vida e performance. recomendvel que o mtodo de instalao siga os seguintes passos: (1) limpar o rolamento e componentes a ele agregados; (2) verifique as dimenses e o estado de acabamento das partes agregadas; (3) siga os procedimentos de instalao; (4) verifique se o rolamento est montado corretamente; (5) coloque o lubrificante correto na quantidade exata.

2.3 Verificaes durante a operao


Aps a instalao do rolamento, importante fazer um teste para confirmar se o rolamento est adequadamente instalado. A tabela 2.1 indica o mtodo para o teste de operao. Se forem constatadas irregularidades suspenda o teste imediatamente e consulte a tabela 2.2, que indica as correes apropriadas para cada ocorrncia.

Tabela 2.1 Verificaes durante a operao


Porte da mquina Procedimento de operao Operao manual. Gire o rolamento manualmente. Mquinas pequenas Se nenhum problema for detectado, ento prossiga a operao da mquina. Verifique as condies do rolamento Suavidade de giro. Torque desigual durante o giro (instalao incorreta). Torque excessivo (erro de instalao ou folga interna insuficiente).

Operao normal. Inicialmente ligue a mquina em baixa velocidade e sem carga, gradualmente aumente a velocidade e a carga de operao. Operao em vazio. Ligue a mquina e permita que a mesma rode suavemente. Desligue a mquina Mquinas grandes e permita que o rolamento tenha uma parada livre. Se no forem detectadas nenhuma irregularidade, ento prossiga o teste com carga. Operao normal. Igual as mquinas pequenas.

Verifique rudos irregulares, aumento de temperatura, vazamento de lubrificante e alterao na colorao.

Vibrao. Rudo, etc.

Siga os mesmos tens das mquinas pequenas.

Tabela 2.2 Causas e contramedidas para as ocorrncias anormais de operao


Irregularidades Possveis causas Carga anormal Alto Som Metlico Instalao incorreta Lubrificante em falta ou inadequado Contato indevido das partes girantes Rudo Alto Som Constante Impresses, oxidao ou escoriaes na pista Cavidade Escamamento Jogo excessivo Som Inconstante Penetrao de partculas estranhas Escamamento nas esferas Lubrificante em excesso Lubrificante em falta ou inadequado Aumento anormal de temperatura Instalao incorreta Carga anormal Contramedidas Corrigir o ajuste, estudar a folga do rolamento, ajustar a pr-carga, corrigir a posio do encosto no alojamento, etc. Melhorar o mtodo de instalao, melhorar a posio na instalao e a preciso de usinagem do eixo e alojamento. Relubrificar, selecionar um lubrificante adequado. Corrigir a parte em contato como, por exemplo, nos anis de labirinto. Substituir o rolamento, limpar as peas conjugadas, melhorar o sistema de vedao, usar lubrificante limpo. Substituir o rolamento, tomar cuidado no manuseio. Substituir o rolamento. Estudar a folga do rolamento e o ajuste, corrigir a pr-carga. Estudar a substituio do rolamento, limpar as peas conjugadas, melhorar o sistema de vedao, usar lubrificante limpo. Substituir o rolamento. Reduzir o lubrificante para o volume adequado, selecionar graxa com maior consistncia. Relubrificar, selecionar um lubrificante adequado. Corrigir o ajuste, estudar a folga do rolamento, ajustar a pr-carga, corrigir a posio do encosto no alojamento. Melhorar o mtodo de instalao, melhorar a posio na instalao e a preciso de usinagem do eixo e alojamento.

Deslizamento da superfcie de ajuste, Substituir o rolamento, rever o ajuste, corrigir o eixo e o alojamento, atrito excessivo do sistema de vedao alterar o tipo de vedao. Cavidade Escamamento Vibrao excessiva (giro oscilante do eixo) Instalao incorreta Substituir o rolamento, tomar cuidado no manuseio. Substituir o rolamento. Corrigir o perpendicularismo das laterais do espaador e do encosto no eixo e alojamento. Substituir o rolamento, limpar as peas conjugadas, melhorar o sistema de vedao. Adequar o volume de lubrificante, estudar a seleo e a alterao do lubrificante, estudar a substituio do rolamento, limpeza do alojamento, etc.

Penetrao de partculas estranhas Vazamento ou alterao na cor do lubrificante Lubrificante em excesso, entrada de partculas estranhas, ocorrncia ou entrada de partculas do desgaste

3. Manuteno do rolamento
Periodicamente, recomendamos inspecionar os rolamentos e manter suas condies em ordem para maximizar sua vida. Recomendamos os procedimentos abaixo: (1) Inspeo em condies de operao Para determinar o perodo de substituio dos rolamentos e intervalos para relubrificao, investigar as propriedades do lubrificante e considerar fatores como temperatura de operao, vibrao e rudo dos rolamentos (veja o item 4 para maiores detalhes). (2) Inspeo do rolamento Esteja certo de investigar o rolamento durante os perodos de inspeo da mquina e substituio de peas. Verifique as condies da pista, determine se existem danos, confirme se o rolamento pode ser "reutilizado" ou deve ser substitudo (veja o item 5 para maiores detalhes).

4. Inspees e aes corretivas


Rudo do rolamento, vibrao, temperatura e estado do lubrificante so alguns dos tens a serem considerados durante a operao. Veja o item 2.2 se alguma anormalidade for detectada.

4.1 Rudo de rolamento


Durante a operao, instrumentos de deteco de rudo (estetoscpio, NSK Bearing Monitor, etc.) podem ser usados para determinar as caractersticas do rudo.

4.2 Vibrao do rolamento


Irregularidades nos rolamentos podem ser analisadas atravs da medio de vibraes de uma mquina em operao. O analisador de espectro de freqncia usado para medir a magnitude da vibrao e a distribuio das freqncias. Os resultados dos testes determinam as causas da irregularidade. Os valores encontrados variam de acordo com as condies de operao dos rolamentos e do ponto onde a vibrao medida. Deste modo, o mtodo necessita de procedimentos padres para cada mquina.

(3) Dissipao de calor do atrito e resfriamento O mtodo de lubrificao, como o de circulao de leo evita a deteriorao do leo lubrificante e previne o aquecimento do rolamento, resfriando e dissipando atravs do leo, o calor originado no atrito ou o calor de origem externa. (4) Vedao e proteo a oxidao A lubrificao adequada pode tambm prevenir a entrada de materiais estranhos e proteger contra a oxidao e corroso.

4.5 Mtodos de lubrificao


Os mtodos de lubrificao dos rolamentos so divididos em duas categorias: Lubrificao a graxa e lubrificao a leo. O mtodo de lubrificao adotado dependendo das condies de aplicao e do propsito da aplicao em ordem de atingir o melhor desempenho do rolamento. A tabela 4.1 mostra uma comparao entre graxa e leo. Tabela 4.1 Comparao entre graxa e leo
Item Configurao do alojamento e sistema de vedao Velocidade de rotao Trabalho de resfriamento Efeito de resfriamento Fluidez Substituio do lubrificante Filtragem de impurezas Sujeira por vazamento Lubrificao a graxa Lubrificao a leo Torna-se um pouco complexa e necessita de cuidados na manuteno. Aplicvel tambm em altas rotaes. Permite retirar o calor com eficincia (como no mtodo de circulao do leo). Muito bom. Relativamente fcil. Fcil. Inadequado para locais em que a sujeira desagradvel.

4.3 Temperatura do rolamento


Geralmente a temperatura do rolamento pode ser estimada pela temperatura da superfcie externa do alojamento, mas recomendvel que se obtenha esta medio diretamente sobre a superfcie externa do anel externo por meio de uma sonda enviada atravs do furo de lubrificao. A temperatura do rolamento aumenta gradualmente depois da partida at atingir a temperatura normal de operao, de uma ou duas horas. A temperatura de operao do rolamento depende da carga, da rotao e das propriedades de transferncia de calor da mquina. Lubrificao insuficiente ou instalao imprpria podem causar um rpido aumento de temperatura. Neste caso, pare a mquina e aplique a ao corretiva apropriada.

Simplificada.

0 limite permissvel de 65~80% da lubrificao a leo.

4.4 Objetivos da lubrificao


Os objetivos da lubrificao so a reduo do atrito e do desgaste interno que pode causar falha prematura. A correta lubrificao fornece os seguintes benefcios: (1) Reduo do atrito e desgaste O contato metlico entre os anis, corpos rolantes e gaiola, os quais so os componentes bsicos, so protegidos por uma pelcula de leo que reduz o atrito e o desgaste nas reas de contato. (2) Prolongamento da vida de fadiga A vida de fadiga dos rolamentos depende da viscosidade e espessura do filme entre as superfcies de contato. Uma grande espessura do filme prolonga a vida fadiga, mas reduzida se a viscosidade do leo for muito baixa de forma que a espessura do filme seja insuficiente.

No tem.

Inferior. Um pouco complexa. Difcil.

Reduzido.

(1) Lubrificao a graxa Graxa um lubrificante composto por leo, espessante e aditivos. necessrio selecionar uma graxa compatvel com o desempenho das condies de aplicao do rolamento. Existem grandes diferenas no desempenho, mesmo entre duas graxas de fabricantes diferentes. A tabela 4.2 mostra exemplos de aplicaes e consistncia da graxa. (2) Lubrificao a leo Existem muitos mtodos de lubrificao a leo: banho de leo, gotejamento, salpico, circulao, jato de leo, nvoa e leo e ar. A lubrificao a leo mais compatvel com altas velocidades e temperaturas elevadas do que a lubrificao a graxa. A lubrificao a leo especialmente efetiva em casos em que necessrio a dissipao de calor para o exterior. Esteja certo de selecionar o leo lubrificante que tenha viscosidade compatvel com a temperatura de operao do rolamento. Geralmente um leo com baixa viscosidade utilizado para aplicaes em alta velocidade enquanto um leo com alta viscosidade usado para aplicaes com alta carga. Para condies normais de aplicao, a tabela 4.3 indica a viscosidade compatvel com a temperatura de aplicao. A figura 4.1 mostra a relao entre a temperatura e a viscosidade para lubrificao a leo. A tabela 4.4 fornece exemplos de como selecionar o leo lubrificante para diferentes condies de aplicao.

Tabela 4.3 Viscosidade requerida por tipo de rolamento


Tipo de Rolamento Rolamentos de esferas, Rolamentos de rolos cilndricos Rolamentos de rolos cnicos, Rolamentos de rolos esfricos Rolamentos axiais de rolos esfricos
obs.: 1 mm2/s = 1 cSt (centi-Stokes)
Redwood Saybolt Seg Seg Grau de viscosidade ISO

Viscosidade temperatura de operao acima de 13 mm2/s

acima de 20 mm2/s acima de 32 mm2/s

Viscosidade

Temperatura

Figura 4.1 Relao entre viscosidade e temperatura

Tabela 4.2 Exemplos de aplicaes e consistncia da graxa


Grau de consistncia Consistncia (1/10 mm) #0 385~355 #1 #2 #3 #4 340~310 295~265 250~220 205~175 - Para lubrificao - Uso genrico - Para lubrificao centralizada - Uso genrico - Para altas - Alta temperatura centralizada a graxa temperaturas - Para baixa temperatura - Para aplicaes com - Para aplicaes com - Para rolamentos - Para rolamentos - Onde graxa facilidade de ocorrer facilidade de ocorrer blindados ou vedados blindados ou vedados usada como selo arranhaduras arranhaduras

Aplicao

Tabela 4.4 Seleo do leo lubrificante para diferentes condies de aplicao


Temperatura do leo -30 ~ 0C Velocidade Abaixo do limite de rotao Abaixo de 50% do limite de rotao 0~50C Entre 50% e 100 % do limite de rotao Acima do limite de rotao Abaixo de 50% do limite de rotao 50~80C Entre 50% e 100 % do limite de rotao Acima do limite de rotao Abaixo de 50% do limite de rotao 80~110C Entre 50% e 100 % do limite de rotao Acima do limite de rotao
Notas: 1. Como limite de velocidade, use o valor tabelado no catlogo Geral de Rolamentos NSK. 2. leo refrigerante (JIS K2211), leo para rolamento (JIS K2239), leo turbina (JIS K2213), leo para transmisses (JIS K2219). 3. Para temperaturas (mostradas na tabela acima), prximas aos limites superiores so recomendados leos de alta viscosidade.

Carga leve ou normal ISO VG 15, 22, 32 (leo refrigerante) ISO VG 32, 46, 68 (leo turbina, leo para rolamento) ISO VG 15, 22, 32 (leo turbina, leo para rolamento) ISO VG 10, 15, 22 (leo para rolamento) ISO VG 100, 150, 220 (leo para rolamento) ISO VG 46, 68, 100 (leo turbina, leo para rolamento) ISO VG 32, 46, 68 (leo turbina, leo para rolamento) ISO VG 320, 460 (leo para rolamento) ISO VG 150, 220 (leo para rolamento) ISO VG 68, 100 (leo turbina, leo para rolamento)

Carga pesada ou choques ISO VG 46, 68, 100 (leo turbina, leo para rolamento) ISO VG 22, 32, 46 (leo turbina, leo para rolamento) ISO VG 150, 220, 320 (leo para rolamento) ISO VG 68, 100,150 (leo turbina, leo para rolamento) ISO VG 460,680 (leo para rolamento, leo para transmisses) ISO VG 220,320 (leo para rolamento) -

4.6 Reposio e troca de lubrificante


(1) Intervalos de reposio de graxa Com o passar do tempo a graxa se deteriora e a ao lubrificante se degrada. Esteja certo de repor a graxa nos intervalos corretos. Os intervalos de reposio da graxa dependem de fatores como tipo do rolamento, dimenses e velocidade de rotao. A figura 4.2 mostra os intervalos aproximados para reposio de graxa em funo do tempo de operao e velocidade de rotao. Como regra geral, o intervalo de reposio da graxa deve ser reduzido a metade para cada 15C acima de 70C. (2) Intervalos de troca de leo Os intervalos de troca de leo dependem das condies de operao e da quantidade de leo. De modo geral, para temperaturas de operao abaixo de 50C e em ambientes limpos, o intervalo de troca de um ano. Se a temperatura do leo for acima de 100C, o leo deve ser trocado no mnimo a cada 3 meses.

Rolamento radial de esferas Rolamento de rolos cilindricos Intervalo de relubrificao de GRAXA (em horas)

d: Dimetro do furo

d: Dimetro do furo

Rotao do rolamento, 1 - Rolamento radial de esferas e rolamento de rolos cilindricos

Intervalo de reposio de GRAXA (em horas)

Rotao do rolamento, 2 - Rolamento de rolos cnicos e rolamento de rolos esfricos

Figura 4.2 Intervalos de reposio da graxa

5. Inspeo do rolamento
O rolamento removido para inspeo, primeiramente, dever ter o aspecto visual registrado e o volume residual do lubrificante verificado. Aps recolhida a amostra do lubrificante para anlise, o rolamento dever ser lavado. Em geral, so usados como fluido de limpeza o querosene e leos leves. A limpeza dos rolamentos removidos deve ser efetuada em duas fases, limpeza preliminar e limpeza final: cada um dos tanques, deve ter uma tela metlica ou equivalente, para apoiar os rolamentos e evitar o contato destes com a sujeira do fundo do tanque. Na limpeza preliminar necessrio tomar muito cuidado, pois se o rolamento for girado com partculas estranhas, podem ocorrer escoriaes na superfcie de rolagem; no banho da limpeza preliminar, a graxa lubrificante e outros resduos devem ser removidos mediante o emprego de meios como a escova e, aps relativamente limpos, so passados para a limpeza final. O trabalho da limpeza final deve ser efetuada com cuidado, girando o rolamento imerso no fluido de limpeza; bom lembrar que o fluido de limpeza deve ser mantido sempre limpo. Os rolamentos, aps serem muito bem limpos, so examinados para avaliar a possibilidade ou no da reutilizao. A inspeo minuciosa deve verificar, a existncia ou no de anormalidades e danos como: a reduo na preciso dimensional, o aumento da folga interna do rolamento, o estado de desgaste da gaiola, o estado da superfcie de ajuste, da superfcie de rolagem, da superfcie dos corpos rolantes, entre outros. Os tipos no separveis como os rolamentos de esferas, quando de menor porte, permitem confirmar a suavidade no giro, mantendo o anel interno na horizontal em uma das mos e girando o anel externo. Os rolamentos separveis como o de rolos cnicos, permitem a verificao dos corpos rolantes e a pista do anel externo individualmente. Os rolamentos de maior porte, por no permitirem o giro manual, devem ser verificados com ateno, o aspecto visual dos corpos rolantes, a superfcie da pista, a gaiola e a superfcie de contato no rebordo. Quanto maior for o nvel de importncia do rolamento, maior dever ser a seriedade dos exames. A avaliao, quanto a possibilidade ou no da reutilizao, deve ser efetuada somente aps considerar o grau de danos, a capacidade da mquina, o grau de importncia, as condies de trabalho e o intervalo de tempo at a prxima inspeo. Entretanto, se qualquer dos seguintes defeitos forem observados, a reutilizao do rolamento inviabilizada, sendo necessria a substituio por uma pea nova: (a) Quando houver trincas ou lascados no anel interno, no anel externo, nos corpos rolantes ou na gaiola.

(b) Quando houver escamamento na pista ou nos corpos rolantes. (c) Quando houver arranhadura significativa na pista, no rebordo ou nos corpos rolantes. (d) Quando o desgaste da gaiola for significativo ou os rebites estiverem soltos. (e) Quando houver oxidao ou escoriaes na superfcie da pista ou dos corpos rolantes.

(f) Quando houver impresses ou marcas de impacto significativos na superfcie da pista ou dos corpos rolantes. (g) Quando houver deslizamento significativo na superfcie do furo ou na superfcie do anel externo. (h) Quando houver alterao significativa na cor devido ao calor. (i) Quando houver danos significativos nas placas de blindagem ou de vedao.

6. Marcas de trabalho e cargas aplicadas


Quando os rolamentos giram, as pistas dos anis interno e externo fazem contato com os elementos rolantes, isto resulta em marcas de trabalho nos elementos rolantes e nas pistas. As marcas de trabalho so teis, desde que indiquem as condies de carga, e devem ser observadas cuidadosamente quando o rolamento desmontado. Se os traados esto claramente definidos possvel determinar, se o rolamento foi submetido carga radial, axial ou de momento. Tambm a circularidade do rolamento pode ser determinada. Verificar se cargas inesperadas ou erros de instalao ocorreram. Tambm determinar a provvel causa do dano no rolamento. A figura 6.1 mostra as marcas de trabalho gerados nos rolamentos fixos de uma carreira de esferas sob vrios tipos de carga. A figura 6.1 (a) mostra o traado mais comum gerado quanto o anel interno gira somente com carga radial. As figuras 6.1 (e) at 6.1 (h) mostram diversos tipos de carregamentos e a reduo da vida como um dos seus efeitos adversos. A figura 6.2 mostra diferentes tipos de marcas de trabalho para rolamentos de rolos: figura 6.2 (i) mostra as marcas de trabalho do anel externo quando aplicada uma carga radial a um rolamento de rolos cilndricos com carga e giro no anel interno. A figura 6.2 (j) mostra as marcas de trabalho no caso do eixo com inclinao entre os anis interno e externo. Este desalinhamento leva a gerao de faixa ligeiramente escura na direo da largura. As marcas so diagonais no comeo e no final da zona de carga. Para rolamentos de rolos cnicos de dupla carreira onde, na rotao do anel interno, a figura figura 6.2 (k) mostra as marcas de trabalho sobre o anel externo sob carga radial enquanto a figura figura 6.2 (l) mostra as marcas de trabalho no anel externo com carga axial. Quando existe o desalinhamento entre o anel interno e externo, ento a aplicao de uma carga radial provocar o aparecimento das marcas de trabalho no anel externo como mostrado na figura 6.2 (m).

Rotao do anel interno Carga radial

Rotao do anel externo Carga radial

Rotao do anel externo ou anel interno Carga axial em uma direo

Rotao do anel interno Carga radial e axial

Rotao do anel interno Carga axial e desalinhamento

Rotao do anel interno Carga de momento (Desalinhamento)

Rotao do anel interno Alojamento ovalizado

Rotao do anel interno Sem folga axial Folga radial negativa

Figura 6.1

Figura 6.2

Rotao do anel interno Carga radial

Rotao do anel interno Carga de momento (Desalinhamento)

Rotao do anel interno Carga radial

Rotao do anel interno Carga axial

Rotao do anel interno Carga radial e de momento (desalinhamento)

7. Ocorrncias nos rolamentos e aes corretivas


Os rolamentos corretamente cuidados podem ser usados por um longo perodo, em geral, at a vida de fadiga, contudo, h casos de ocorrncias inesperadamente rpidas que no permitem a utilizao continuada. Estas ocorrncias prematuras em relao vida de fadiga, so os limites de uso, naturalmente denominadas de quebras ou acidentes que na sua grande maioria tm como causas: a falta de cuidados quanto a instalao, utilizao e lubrificao; a penetrao de partculas estranhas do exterior e a falta ao considerar a influncia do calor no eixo e alojamento. Ao avaliar uma ocorrncia no rolamento, por exemplo, a ocorrncia de arranhadura no rebordo do anel de rolamento de rolos, pode ser considerado como provvel causa desta: a lubrificao insuficiente ou inadequada; a deficincia do sistema de relubrificao; a penetrao de partculas estranhas; desvio de instalao; flexo excessiva do eixo; ou a combinao destes. Assim, examinando somente a pea que apresentou o problema, difcil determinar a verdadeira causa desta. Entretanto, se for do conhecimento, a mquina onde o rolamento usado, as condies de trabalho, a configurao dos conjugados e se a situao anterior e posterior ao da ocorrncia estiverem claras, o estado do rolamento danificado pode ser inter-relacionado a vrias causas que, ponderadas, possibilitar a preveno contra a reincidncia de ocorrncias semelhantes. As sees 7.1 at 7.18 fornecem exemplos de ocorrncias em rolamentos e suas provveis aes corretivas. Por favor, consulte esta seo quando estiver tentando determinar as causas de ocorrncias no rolamento.

10

7.1 Escamamento
Ocorrncia
Quando um rolamento gira com carga, ocorre a sada de material pela fadiga do ao nas superfcies dos elementos rolantes ou as superfcies das pistas dos anis interno e externo.

Possveis causas
Carga excessiva. Falha de instalao (desalinhamento). Carga de momento. Contaminao por partculas, ou por gua. Lubrificao inadequado. deficiente, lubrificante

Aes corretivas
Reconfirmar a especificao do rolamento e checar as condies de carga. Melhorar o sistema de instalao. Melhorar o mtodo de vedao, prevenir a oxidao durante as paradas. Utilizar lubrificantes com viscosidade adequada, melhorar o mtodo de lubrificao.

Folga no apropriada.

Checar a preciso do eixo e alojamento. Deficincia na preciso do eixo e do Checar a folga interna do rolamento. alojamento.

Consequncia da oxidao em paradas.

Foto 7-1-1 Componente: Anel interno de rolamento de contato angular. Sintoma: Escamamento em metade da circunferncia da pista. Causa: Lubrificao deficiente gerada pela entrada de fluido de corte no interior do rolamento.

Foto 7-1-2 Componente: Anel interno de rolamento de contato angular. Sintoma: Escamamento ao longo da pista. Causa: Desalinhamento na instalao.

Foto 7-1-3 Componente: Anel interno de rolamento fixo de uma carreira de esferas. Sintoma: Escamamento na pista no intervalo das esferas. Causa: Impactos na instalao.

Foto 7-1-4 Componente: Anel interno de rolamento de contato angular. Sintoma: Escamamento na pista nos intervalos das esferas. Causa: Impactos na instalao.

11

Foto 7-1-5 Componente: Anel externo da foto 7-1-4. Sintoma: Escamamento na pista nos intervalos das esferas. Causa: Impactos na instalao.

Foto 7-1-6 Componente: Esferas da foto 7-1-4. Sintoma: Escamamento na superfcie das esferas. Causa: Impactos na instalao.

Foto 7-1-7 Componente: Anel interno de rolamento autocompensador de rolos. Sintoma: Escamamento em apenas uma carreira. Causa: Carga axial excessiva.

Foto 7-1-8 Componente: Anel externo da foto 7-1-7. Sintoma: Escamamento em somente uma faixa de rolagem. Causa: Carga axial excessiva.

Foto 7-1-9 Componente: Anel interno de rolamento autocompensador de rolos. Sintoma: Escamamento em apenas uma carreira. Causa: Lubrificao deficiente.

Foto 7-1-10 Componente: Rolos de rolamento de rolos cilndricos. Sintoma: Escamamento prematuro ocorrido axialmente sobre a superfcie dos rolos. Causa: Instalao inadequada.

12

7.2 Descascamento (peeling)


Ocorrncia Possveis causas Aes corretivas
Selecionar lubrificante apropriado. Melhorar os mecanismos de vedao. Pequenos pontos aparecem na superfcie Lubrificante inadequado. das pistas e elementos rolantes. Com o des- Contaminao por partculas. prendimento do material, surgir posteriormente, o escamamento.

Foto 7-2-1 Componente: Anel interno de rolamento autocompensador de rolos. Sintoma: Ao longo do centro da pista ocorre descascamento. Causa: Lubrificao deficiente.

Foto 7-2-2 Componente: Ampliao da foto 7-2-1.

Foto 7-2-3 Componente: Rolamento autocompensador de rolos da foto 7-2-1. Sintoma: O descascamento ocorreu no centro da superfcie de rolamento de rolos. Causa: Lubrificao deficiente.

Foto 7-2-4 Componente: Anel externo de rolamento autocompensador de rolos. Sintoma: O descascamento ocorreu prximo borda. Causa: Lubrificao deficiente.

13

7.3 Arranhadura
Ocorrncia Possveis causas Aes corretivas
Na superfcie da pista e dos corpos Deficincia na lubrificao quando da Utilizar graxa menos consistente; evitar rolantes. partida; consistncia da graxa muito alta; acelerao repentina. acelerao de partida muito alta. Em forma espiral, na pista do rolamento Os anis no esto paralelos; velocidade Correo da instalao; adequar a praxial de esferas. de giro excessiva. carga; selecionar o tipo mais adequado de rolamento. Na face lateral do rolo e na face de guia do Deficincia na lubrificao; deficincia na Selecionar o lubrificante adequado; corrigir rebordo. instalao; excessiva carga axial. a instalao.

Foto 7-3-1 Componente: Anel interno de rolamento autocompensador de rolos. Sintoma: Arranhadura sobre a face do rebordo do anel interno. Causa: Escorregamento do rolo por aceleraes e desaceleraes repentinas.

Foto 7-3-2 Componente: Rolos do rolamento da foto 7-3-1. Sintoma: Arranhadura nos rolos e faces. Causa: Escorregamento do rolo por aceleraes e desaceleraes repentinas.

Foto 7-3-3 Componente: Anel interno de rolamento de rolos cnicos. Sintoma: Arranhadura na face do rebordo do anel interno. Causa: Partculas oriundas do desgaste misturadas ao lubrificante e rompimento do filme lubrificante devido ao excesso de carga.

Foto 7-3-4 Componente: Rolos de um rolamento de dupla carreira de rolos cilndricos. Sintoma: Arranhadura na face da lateral do rolo. Causa: Lubrificao deficiente e carga axial excessiva.

14

Foto 7-3-5 Componente: Anel interno de rolamento axial autocompensador de rolos. Sintoma: Arranhadura na face do rebordo do anel interno. Causa: Impurezas, que so arrastadas da superfcie e excesso de carga axial.

Foto 7-3-6 Componente: Rolos do rolamento da foto 7-3-5. Sintoma: Arranhadura na face do rebordo do anel interno. Causa: Impurezas, que so arrastadas da superfcie e excesso de carga axial.

Foto 7-3-7 Componente: Gaiola de rolamento fixo de uma carreira de esferas. Sintoma: Arranhadura no bolso da gaiola. Causa: Penetrao de impurezas.

15

7.4 Escorregamento
Ocorrncia Possveis causas Aes corretivas
Aumentar a pr-carga. Otimizar a folga. Utilizar lubrificantes com viscosidade adequada. Melhorar o mtodo de lubrificao. Melhorar os mecanismos de vedao. Escorregamento a danificao da super- Alta velocidade e baixa carga. fcie das pistas e elementos rolantes Aceleraes e desaceleraes repentinas. provocados pelo rompimento do filme de Lubrificante inadequado. lubrificao. Entrada de gua.

Foto 7-4-1 Componente: Anel interno de rolamento de rolos cilndricos. Sintoma: Escorregamento ocorreu circunferencialmente na superfcie da pista. Causa: Escorregamento dos rolos por excesso de graxa.

Foto 7-4-2 Componente: Anel externo do rolamento da foto 7-4-1. Sintoma: Escorregamento ocorreu circunferencialmente na superfcie da pista. Causa: Escorregamento dos rolos por excesso de graxa.

Foto 7-4-3 Componente: Anel interno de rolamento autocompensador de rolos. Sintoma: Escorregamento ocorreu circunferencialmente na superfcie da pista. Causa: Lubrificao deficiente.

Foto 7-4-4 Componente: Anel externo do rolamento da foto 7-4-3. Sintoma: Escorregamento ocorreu circunferencialmente na superfcie da pista. Causa: Lubrificao deficiente.

16

Foto 7-4-5 Componente: Anel interno de rolamento autocompensador de rolos. Sintoma: Escorregamento parcial ocorreu na superfcie da pista. Causa: Lubrificao deficiente.

Foto 7-4-6 Componente: Anel externo do rolamento da foto 7-4-5. Sintoma: Escorregamento parcial ocorreu na superfcie da pista. Causa: Lubrificao deficiente.

Foto 7-4-7 Componente: Rolos do rolamento da foto 7-4-5. Sintoma: Escorregamentos ocorridos no centro da superfcie dos rolos. Causa: Lubrificao deficiente.

17

7.5 Fraturas
Ocorrncia
Anel interno ou anel externo partidos.

Possveis causas

Aes corretivas

Corpos rolantes partidos; Rebordo lascado. Gaiola avariada.

Excessiva carga de choque; excessiva Reanalisar as condies de carga; adequar interferncia; deficincia na forma do eixo; o ajuste; corrigir a preciso de usinagem da deficincia na conicidade da bucha; raio de bucha e do eixo; corrigir o raio do encosto encosto muito grande; desenvolvimento da (fazer menor que o chanfro do rolamento). trinca de frico; avano do escamamento. Cuidados quando da instalao e manejo. Avano do escamamento; batida no rebordo quando da instalao; queda por descuido no manejo. Carga anormal na gaiola em decorrncia de Correo da instalao; estudar deficincia na instalao; deficincia na lubrificante e o mtodo de lubrificao. lubrificao. o

Foto 7-5-1 Componente: Anel interno de rolamento de dupla carreira de rolos cilndricos. Sintoma: Lascamento no centro do rebordo. Causa: Carga excessiva durante a instalao.

Foto 7-5-2 Componente: Anel interno de rolamento de rolos cnicos. Sintoma: Fratura no rebordo. Causa: Carga de choque durante a instalao.

Foto 7-5-3 Componente: Anel interno de rolamento axial autocompensador de rolos. Sintoma: Fratura do rebordo. Causa: Cargas repetitivas.

Foto 7-5-4 Componente: Anel externo de rolamento de agulhas. Sintoma: Fratura no rebordo do anel externo. Causa: Inclinao dos rolos por excesso de carga.

18

7.6 Trincas
Ocorrncia
Trincas na pista e nos elementos rolantes.

Possveis causas
Interferncia excessiva.

Aes corretivas
Corrigir a interferncia. Verificar as condies de carga. Melhorar o mtodo de instalao. Usar um perfil apropriado para o eixo.

Uso contnuo sob estas condies levam a Carga excessiva, cargas de choques. trincas maiores ou fraturas. Progresso do escamamento. Gerao de calor e corroso por contato. Gerao de calor por deslizamento. Deficincia no ngulo do eixo cnico. Deficincia na circularidade do eixo. Raio de encosto muito grande.

Foto 7-6-1 Componente: Anel externo de rolamento de dupla carreira de rolos cilndricos. Sintoma: Trincas na face do anel externo. Causa: Gerao de calor anormal devido ao contato entre a superfcie de ajuste e a face do anel externo.

Foto 7-6-2 Componente: Rolos de rolamento axial de rolos cnicos. Sintoma: Trincas na face dos rolos. Causa: Gerao de calor devido deficincia de lubrificao no contato com o rebordo do anel interno.

Foto 7-6-3 Componente: Anel externo de rolamento de dupla carreira de rolos cilndricos. Sintoma: Trincas propagadas axialmente e circunferencialmente originadas no escamamento na superfcie da pista. Causa: Escamamento originado por uma carga de choque.

19

Foto 7-6-4 Componente: Anel externo de rolamento de dupla carreira de rolos cilndricos, aplicado em equipamento onde a rotao no anel externo. Sintoma: Trincas na superfcie externa. Causa: Desgaste plano e gerao de calor devido a no rotao do anel externo.

Foto 7-6-5 Componente: Pista do rolamento da foto 7-6-4. Sintoma: Trincas na superfcie externa.

Foto 7-6-6 Componente: Anel interno de rolamento autocompensador de rolos. Sintoma: Trincas axiais na superfcie da pista. Causa: Grande tenso do ajuste gerada pela diferena de temperatura entre o anel interno e o eixo.

Foto 7-6-7 Componente: Seco fraturada do rolamento da foto 7-6-6. Sintoma: Origem na superfcie da pista.

Foto 7-6-8 Componente: Rolo de rolamento autocompensador de rolos. Sintoma: Trincas na superfcie de rolagem.

20

7.7 Gaiola danificada


Ocorrncia Possveis causas Aes corretivas
Verificar o mtodo de instalao. Verificar temperatura, rotao e condies de carga. Reduzir a vibrao. Danificao da gaiola inclui deformao da Falha de instalao (desalinhamento). gaiola, fraturas e desgaste. Falha de manuseio. Fratura do pilar da gaiola. Carga de momento elevada. Deformao da face. Desgaste na superfcie da janela. Desgaste na superfcie do anel guia. Impactos ou grandes vibraes.

Rotao excessiva, aceleraes e desace- Seleo do tipo de gaiola. leraes repentinas. Seleo do mtodo de lubrificao e lubrificante. Falha de lubrificao. Aumento de temperatura.

Foto 7-7-1 Componente: Gaiola de rolamento fixo de uma carreira de esferas. Sintoma: Fratura.

Foto 7-7-2 Componente: Gaiola de rolamento de contato angular. Sintoma: Fratura. Causa: Ao de carga anormal na gaiola gerada por desalinhamento de instalao entre os anis interno e externo.

Foto 7-7-3 Componente: Gaiola de rolamento de contato angular. Sintoma: Fratura de gaiola de lato usinada.

Foto 7-7-4 Componente: Gaiola de rolamento de rolos cnicos. Sintoma: Fratura da gaiola de ao estampado.

21

Foto 7-7-5 Componente: Gaiola de rolamento de contato angular. Sintoma: Deformao de gaiola de ao estampado. Causa: Choques durante manuseio.

Foto 7-7-6 Componente: Gaiola de rolamento de rolos cilndricos. Sintoma: Deformao da face lateral de gaiola de lato usinada. Causa: Choque intenso durante a instalao.

Foto 7-7-7 Componente: Gaiola de rolamento de rolos cilndricos. Sintoma: Deformao e desgaste de gaiola de lato usinada.

Foto 7-7-8 Componente: Gaiola de rolamento de contato angular. Sintoma: Desgaste na superfcie externa e no bolso de uma gaiola de lato usinada.

22

7.8 Impresses
Ocorrncia Possveis causas Aes corretivas
Manter o local de trabalho limpo. Melhorar o sistema de vedao. Filtrar o leo lubrificante. Melhorar o mtodo de instalao. As partculas em contato com os elementos Contaminao por partculas metlicas. rolantes na rolagem marcam as superfcies Carga excessiva. das pistas e dos elementos rolantes. Impactos durante o transporte ou a As impresses podem ocorrer devido instalao. impactos na instalao, no espaamento equidistante dos elementos rolantes.

Foto 7-8-1 Componente: Anel interno de rolamento autocompensador de rolos. Sintoma: Superfcie da pista fosca. Causa: Contaminao por impurezas.

Foto 7-8-2 Componente: Anel externo de rolamento de duas carreiras de rolos cnicos. Sintoma: Impresses na superfcie da pista. Causa: Contaminao por impurezas.

Foto 7-8-3 Componente: Anel interno de rolamento de rolos cnicos. Sintoma: Pequenas e grandes impresses na pista. Causa: Contaminao por impurezas.

Foto 7-8-4: Componente: Rolos da foto 7-8-3. Sintoma: Pequenas e grandes impresses na superfcie de rolagem. Causa: Contaminao por impurezas.

23

7.9 Pitting
Ocorrncia Possveis causas Aes corretivas
A superfcie dos elementos rolantes ou a Contaminao por impurezas. Melhorar o sistema de vedao. pista de rolagem apresenta uma colorao Rolamento ou lubrificante expostos ao Filtrar o leo lubrificante. fosca. meio-ambiente. Utilizar o lubrificante correto. Falhas na lubrificao.

Foto 7-9-1 Componente: Anel externo de rolamento axial. Sintoma: Pitting na superfcie da pista. Causa: Oxidao.

Foto 7-9-2 Componente: Esfera da foto 7-9-1. Sintoma: Pitting na superfcie dos elementos rolantes.

24

7.10 Desgaste
Ocorrncia Possveis causas Aes corretivas
Desgaste deteriorao da superfcie por Entrada de impurezas. Melhorar os sistemas de vedao. atrito de escorregamento entre a superfcie Progresso da oxidao e da corroso Limpar o alojamento. da pista, elementos rolantes, rolos e faces, eltrica. Verificar o lubrificante e o mtodo de rebordos, bolsos de gaiola, etc. Lubrificao deficiente. lubrificao. Escorregamento feito pelo movimento Prevenir o desalinhamento. irregular dos elementos.

Foto 7-10-1 Componente: Anel interno de rolamento de rolos cilndricos. Sintoma: Diversos pontos oriundos de corroso eltrica e desgaste da pista. Causa: Corroso eltrica.

Foto 7-10-2 Componente: Anel externo de rolamento autocompensador de rolos. Sintoma: Desgaste em forma de onda cncava e convexa na regio de carga da pista. Causa: Penetrao de impurezas e vibrao contnua com a pea parada.

Foto 7-10-3 Componente: Anel interno de rolamento de duas carreiras de rolos cnicos. Sintoma: Desgaste da pista e da face do rebordo. Causa: Desgaste originado por uma carga excessiva com a pea parada.

Foto 7-10-4 Componente: Rolos da foto 7-10-3. Sintoma: Desgaste nas faces dos rolos. Causa: Desgaste originado por uma carga excessiva com a pea parada.

25

7.11 Corroso por contato


Ocorrncia Possveis causas Aes corretivas
Usar lubrificante apropriado. Aplicar pr-carga. Verificar o ajuste apropriado. Aplicar um filme de lubrificante na superfcie de contato. O desgaste ocorre devido ao deslizamento Lubrificante deficiente. entre as duas superfcies. Vibrao de pequena amplitude. O escorregamento ocorre ao ajustar a Ajuste inadequado. superfcie e tambm ao contato entre a pista e os elementos rolantes. A corroso por contato ocorre na superfcie de ajuste e tambm na rea de contato entre as pistas e os elementos rolantes.

Foto 7-11-1 Componente: Anel interno de rolamento fixo de esferas. Sintoma: Corroso por contato na superfcie do furo. Causa: Vibrao.

Foto 7-11-2 Componente: Anel interno de rolamento de contato angular. Sintoma: Corroso por contato perceptvel em toda a superfcie do furo. Causa: Ajuste inadequado.

Foto 7-11-3 Componente: Anel externo de rolamento de duas carreiras de rolos cilndricos. Sintoma: Corroso por contato na pista nos intervalos dos rolos.

26

7.12 Esmagamentos (falso brinel)


Ocorrncia Possveis causas Aes corretivas
Esmagamentos nas pistas e elementos Oscilao e vibrao no transporte. Fixar o eixo e alojamento durante o rolantes causados por vibrao ou oscilao Movimento de oscilao com pequena transporte. entre os pontos de contato. amplitude. Transportar com os anis interno e externo separados. Lubrificante deficiente. Reduzir a vibrao atravs de prcarregamento. Utilizar o lubrificante correto.

Foto 7-12-1 Componente: Anel interno de rolamento fixo de esferas. Sintoma: Esmagamentos na pista. Causa: Vibraes de origem externa quando parado.

Foto 7-12-2 Componente: Anel externo da foto 7-12-1. Sintoma: Esmagamentos na pista. Causa: Vibraes de origem externa quando parado.

Foto 7-12-3 Componente: Anel externo de rolamento axial de esferas. Sintoma: Esmagamentos na pista com o espaamento das esferas. Causa: Vibrao contnua associada a pequenas oscilaes angulares.

Foto 7-12-4 Componente: Rolos de rolamento de rolos cilndricos. Sintoma: Esmagamentos na superfcie. Causa: Vibraes de origem externa quando parado.

27

7.13 Deslizamento
Ocorrncia Possveis causas Aes corretivas
O deslizamento ocorre nas superfcies de Interferncia insuficiente ou ajuste com Verificar a interferncia e prevenir a ajuste, criando uma folga entre os anis e o folga. rotao. eixo ou alojamento. rea de interferncia insuficiente. Corrigir a interferncia. Deslizamento causa uma aparncia Estudar a preciso do eixo e do alojabrilhante ocasionalmente com sujeira ou mento. desgaste. Pr-carga na direo axial. Interferncia na face do anel. Aplicar trava qumica na superfcie de ajuste. Aplicar lubrificante na superfcie de ajuste.

Foto 7-13-1 Componente: Anel interno do rolamento autocompensador de rolos. Sintoma: Deslizamento acompanhado por escoriaes na superfcie do furo. Causa: Interferncia insuficiente.

Foto 7-13-2 Componente: Anel externo do rolamento autocompensador de rolos. Sintoma: Marcas de deslizamento por toda a superfcie externa do anel externo. Causa: Folga entre o anel e o alojamento.

28

7.14 Superaquecimento
Ocorrncia
O superaquecimento ocorre durante o trabalho, provocando a alterao na colorao da pea. A quebra ocorre pela alterao dimensional, reduo da folga interna e consequentemente, ocorre travamento e a quebra da gaiola.

Possveis causas
Falha de lubrificao. Excesso de carga (excesso de pr-carga). Alta rotao. Folga interna muito pequena. Entrada de gua e contaminantes. Preciso do eixo e alojamento deficiente.

Aes corretivas
Reestudar o ajuste e a folga interna do rolamento. Lubrificar em volume adequado com o lubrificante adequado. Verificar a preciso do eixo e alojamento. Melhorar o mtodo de instalao.

Foto 7-14-1 Componente: Anel interno do rolamento autocompensador de rolos. Sintoma: Pista com alterao na colorao. Partes da gaiola laminadas na superfcie da pista. Causa: Lubrificao insuficiente.

Foto 7-14-3 Componente: Anel interno do rolamento de contato angular. Sintoma: Alterao na colorao da pista e marcas nos intervalos das esferas. Causa: Pr-carga excessiva.

Foto 7-14-4 Componente: Anel externo da foto 7-14-3. Sintoma: Alterao na colorao da pista e marcas nos intervalos das esferas. Causa: Pr-carga excessiva.

Foto 7-14-2 Componente: Rolos do rolamento da foto 7-14-1. Sintoma: Rolos com alterao na colorao. Partculas da gaiola laminadas na superfcie do rolamento. Causa: Lubrificao insuficiente.

Foto 7-14-5 Componente: Esferas e gaiola da foto 7-14-3. Sintoma: Gaiola rompida e esferas com alterao na colorao. Causa: Pr-carga excessiva.

29

7.15 Corroso eltrica


Ocorrncia Possveis causas Aes corretivas
A corroso eltrica ocorre quando h a pas- Diferena de potencial entre os anis Projetar circuitos eltricos para prevenir sagem de corrente eltrica pelo rolamento. internos e externos. fluxo atravs dos rolamentos. A corrente eltrica em forma de arco passa Utilizao de mquinas de solda, com o Isolamento do rolamento. do eixo pelos anis e pelas esferas derreaterramento em equipamentos com rola- No aterrar mquinas de solda em equitendo os componentes. mentos. pamentos com rolamentos.

Foto 7-15-1 Componente: Anel interno de rolamento de rolos cnicos. Sintoma: Desgaste caracterstico de corroso eltrica na superfcie de rolamento.

Foto 7-15-2 Componente: Rolos de rolamento da foto 7-15-1. Sintoma: Desgaste caracterstico de corroso eltrica na superfcie de rolamento.

Foto 7-15-3 Componente: Anel interno do rolamento de rolos cilndricos. Sintoma: Modelo de faixa de corroso eltrica acompanhado de ponteamento na superfcie da pista.

Foto 7-15-4 Componente: Esferas de rolamento fixo de uma carreira de esferas. Sintoma: A corroso eltrica apresenta uma colorao escura que cobre toda superfcie das esferas.

Foto 7-15-5 Componente: Anel interno de rolamento fixo de uma carreira de esferas. Sintoma: Derretimento do material pela passagem de corrente eltrica.

Foto 7-15-6 Componente: Anel interno de rolamento fixo de uma carreira de esferas. Sintoma: Derretimento do material pela passagem de corrente eltrica.

30

7.16 Oxidao e corroso


Ocorrncia Possveis causas Aes corretivas
Melhorar o sistema de vedao. Verificar o mtodo de lubrificao. Prevenir danos por oxidao quando o rolamento estiver parado. Melhorar os mtodos de estocagem. Melhorar os mtodos de manuseio. Oxidao e corroso do rolamento so Entrada de gs corrosivo ou gua. pontos na superfcie dos anis e elementos Lubrificante inadequado. rolantes e podem ocorrer no espaamento dos elementos rolantes sobre os anis ou Formao de partculas de gua por condensao de umidade. sobre toda superfcie do rolamento. Alta temperatura e alta umidade quando a pea est parada. Falha do protetivo contra corroso durante o transporte e estocagem. Manuseio inadequado.

Foto 7-16-1 Componente: Anel externo do rolamento de rolos cilndricos. Sintoma: Oxidao na face do rebordo e superfcie da pista. Causa: Lubrificao deficiente devido a penetrao de umidade.

Foto 7-16-2 Componente: Anel externo. Sintoma: Oxidao na superfcie da pista no espaamento das esferas. Causa: Condensao de umidade durante a parada do rolamento.

Foto 7-16-3 Componente: Anel interno de rolamento autocompensador de rolos. Sintoma: Corroso na superfcie da pista no espaamento dos rolos. Causa: Entrada de gua no lubrificante.

Foto 7-16-4 Componente: Rolos de rolamento autocompensador. Sintoma: Pontos de corroso na superfcie de contato. Causa: Condensao de umidade durante o armazenamento.

31

7.17 Falha de instalao


Ocorrncia Possveis causas Aes corretivas
Longos riscos na superfcie das pistas ou Inclinao dos anis internos e externos Uso de ferramentas e dispositivos dos elementos rolantes causados durante a durante a instalao ou remoo. apropriados. instalao ou remoo do rolamento. Impactos durante a instalao ou remoo. Evitar impactos usando prensa. Centrar as partes durante a montagem.

Foto 7-17-1 Componente: Anel interno do rolamento de rolos cilndricos. Sintoma: Esmagamentos na superfcie da pista. Causa: Inclinao dos anis interno e externo durante a instalao.

Foto 7-17-2 Componente: Anel externo de rolamento de dupla carreira de rolos cilndricos. Sintoma: Marcas contnuas de arranhes no intervalo dos rolos na pista. Causa: Inclinao dos anis interno e externo durante a instalao.

Foto 7-17-3 Componente: Rolos de rolamento de rolos cilndricos. Sintoma: Esmagamentos na superfcie de rolagem. Causa: Inclinao dos anis interno e externo durante a instalao.

32

7.18 Alterao na colorao


Ocorrncia Possveis causas Aes corretivas
Melhorar o mtodo de lubrificao. Alterao na colorao da gaiola, elementos Falha na lubrificao. rolantes e pistas dos anis ocorrem devido deteriorao do lubrificante alta temperatura.

Foto 7-18-1 Componente: Anel interno do rolamento de contato angular. Sintoma: Alterao na colorao da superfcie da pista. Causa: Gerao de calor devido a lubrificao deficiente.

Foto 7-18-2 Componente: Anel interno do rolamento de quatro pontos contato angular. Sintoma: Alterao na colorao da superfcie da pista. Causa: Gerao de calor devido a lubrificao deficiente.

33

Apndice - Tabela de diagnstico rpido


Causa
Manuseio Partes coligadas Lubrificao Carga Rotao

Alta velocidade Alta acelerao e desacelerao

Dispositivos de vedao

Mtodo de lubrificao

Excesso de carga Carga de Impacto

Eixo alojamento

Ocorrncia 1. Escamamento 2. Descascamento

Localizao Pistas e superfcies de rolamento Pistas e superfcies de rolamento Superfcies externas de contato Superfcie lateral do rolo ou rebordo do anel Superfcie da guia da gaiola ou bolso da gaiola

Seleo do rolamento

Estoque - Transporte

Temperatura

Lubrificante

Instalao

Carga muito baixa

Momento

Vibrao

Observaes

3. Arranhadura

4.Escorregamento Pistas e superfcies de rolamento 5. Fraturas Bordas ou elementos rolantes Pistas ou elementos rolantes 6. Trincas 7. Gaiola danificada Rebordos, superfcie lateral dos rolos ou superfcie guia da gaiola Deformao, fratura Desgaste Pistas e superfcies de rolamento 8. Impresses Pistas (impurezas nos elementos rolantes) 9. Pitting 10. Desgaste Pistas e superfcies de rolamento Pistas, superfcies de rolamento, rebordos ou superfcie lateral dos rolos Pistas e superfcies de rolamento 11. Corroso por contato 12. Falso brinel Superfcies externas do furo e anel externo, laterais (contato com o alojamento e eixo) Pistas e superfcies de rolamento

*Ajuste com folga

13. Deslizamento Superfcie de ajuste 14. Superaquecimento Pistas, elementos rolantes ou gaiola

* *

*Corrente eltrica 15. Corroso eltrica Pistas e superfcies de rolamento * * passando atravs dos elementos rolantes 16. Oxidao e corroso 17. Falha de instalao 18. Alterao na colorao Pistas, elementos rolantes ou gaiola Pistas e superfcies de rolamento Pistas, elementos rolantes ou gaiola

Observao: Esta tabela apenas descreve as ocorrncias mais comuns, suas causas e sintomas, devendo ser usada apenas como referncia.

34

35

Para maiores informaes entre em contato com um dos nossos escritrios.

NSK BRASIL LTDA.


So Paulo - SP - Escritrio Central Belo Horizonte - MG - Filial Recife PE - Filial Rua Treze de Maio, 1633 - 14 andar Rua Cear, 1431 - 4 andar - sala 405 Av. Conselheiro Aguiar, 2738 6 andar Bela Vista Funcionrios conj. 604 - Boa Viagem So Paulo - SP - CEP 01327-905 Belo Horizonte - MG - CEP 30150-311 Recife - PE - CEP 51020-020 Tel. Depto. Comercial: (0xx11) 3269-4744 Tel: (0xx31) 3274-2477/ 3274-2591 Fax: Tel: (0xx81) 3326-3781 Fax: (0xx81) Tel. Depto. Tcnico: (0xx11) 3269-4765 (0xx31) 3273-4408 3326-5047 Fax: (0xx11) 3269-4715/ 3269-4720 e-mail: bnsk-bhz@nsk.com e-mail: bnsk-rec@nsk.com Home Page: http://www.nsk-ltd.com.br Joinville - SC - Filial e-mail (comercial): bnskRua Mrio Lobo, 61 11 andar sala vendarol@nsk.com 1112 - Centro e-mail (engenharia): bnsk Buenos Aires Argentina Joinville - SC - CEP 89201-330 engapl@nsk.com Tel: (0xx47) 422-5445/ 422-2239/ 433-3627 NSK Argentina San Lorenzo, 4292 1605 Munro Suzano - SP - Fbrica Fax: (0xx47) 422-2817 Buenos Aires - Argentina Av. Vereador Joo Batista Fitipaldi, 66 e-mail: bnsk-joi@nsk.com Tel: (54) 11 4762-6556 Vila Maluf Porto Alegre RS - Filial Fax: (54) 11 4762-6466 Suzano - SP - CEP 08685-000 Av. Cristovo Colombo, 1694 sala 202 e-mail: nsk_rhp@mol.com.ar Tel: (0xx11) 4741-4000 Fax: (0xx11) - Floresta 4748-2355 Porto Alegre - RS - CEP 90560 001 Tel: (0xx51) 3222-1324/ 3346-7851 Fax: (0xx51) 3222-2599 e-mail: bnsk-poa@nsk.com

09/2001

Вам также может понравиться