Вы находитесь на странице: 1из 5

Engenharia Eltrica

Engenharia Eltrica Professora: Luciana 1 perodo A

A importncia do clculo em uma fonte retificadora

Marcus Vinicius Pereira Gonalves, Iron da silva Souza, Bruno Quintino Andrade, Tnia Danielle Fernandes Solto marcus.top2008@hotmail.com, iron.atc@oi.com.br, bruno.q.a@hotmail.com, tania_danielle@hotmail.com

Montes Claros 29/06/2011

Professora: Luciana 1 perodo A

A importncia do clculo em uma fonte retificadora

Marcus Vinicius Pereira Gonalves, Iron da silva Souza, Bruno Quintino Andrade, Tnia Danielle Fernandes Solto marcus.top2008@hotmail.com, iron.atc@oi.com.br, bruno.q.a@hotmail.com, tania_danielle@hotmail.com

Montes Claros 29/06/2011

A importncia do clculo em uma fonte retificadora


Marcus Vincius Pereira Gonalves, Bruno Quintino Andrade, Iron Silva Souza, Tnia Daniele Fernandes Solto.

Resumo- Este trabalho fala sobre fonte retificadora, suas aplicaes e o uso do clculo para a construo do mesmo. Foi feito um estudo do capacitor bem como a frmula utilizada para calcular o tipo a ser utilizado na fonte retificadora. Este tema foi escolhido devido a fonte retificadora pertencer a rea de eletrnica de potencia e possuir alguns clculos que no so muito complexos e podem facilitar o entendimento dos leitores. Palavras Chaves- Filtro capacitivo, capacitor, fator de ripple, tenso de pico a pico, onda completa, aplicao de cculo.
1. INTRODUO

. Um transformador com alimentao de 127/220 v e sada determinada por quem ir construir a fonte, nesse caso, escolhemos uma sada de 19v. . Quatro diodos . Um capacitor O capacitor um componente usado em quase topo tipo de dispositivo eletrnico. Ele permite armazenar cargas eltricas na forma de um campo eletrosttico filtrando a mesma para obter uma cc mais pura e mant-la durante certo perodo, mesmo que a alimentao eltrica seja cortada. Compare nos grficos as seguir a diferena dos nveis de tenso continua nos circuitos retificadores. Os grficos pertencem a circuitos com a mesma resistncia de carga.

Sabemos que a matemtica est presente em todo lugar, direta e indiretamente, as vezes passa despercebidamente por ns, mas, se prestssemos um pouco mais de ateno, perceberamos a utilizao do clculo matemtico em praticamente tudo ao nosso redor, desde a preparao de um bolo, para saber a quantidade real de acar que dever ser colocado, at a construo de uma mquina qualquer. Na rea das engenharias, por exemplo, tudo envolve o clculo, os engenheiros esto a todo o momento usando o clculo em seus trabalhos, sem ele, os engenheiros no conseguem sucesso em suas profisses. Esse artigo visa mostrar importncia do clculo na rea das engenharias e, como exemplo foram usados a rea eletrnica e os clculos necessrios para a escolha do capacitor ideal que ser colocado em uma fonte retificadora.
2. O QUE UMA FONTE RETIFICADORA

A fonte retificadora tem como objetivo transformar a corrente alternada (CA) em corrente contnua (CC). A corrente alternada encontrada nas residncias em lmpadas e tomadas; sua tenso mais comum de 127 volts e/ou 220 volts. A corrente continua muito utilizada em aparelhos eletrnicos e suas principais caractersticas so: a baixa tenso (1,2 at 24 volts) e a baixa corrente; ela pode ser encontrada em baterias de automveis, pilhas, dnamos, clulas-solares etc. De acordo com Silva et al(2010), as fontes de alimentao so indispensveis em projetos eletroeletrnicos, pois em muitos casos elas so necessrias para alimentar um circuito eletroeletrnico. Freqentemente so utilizados vrios modelos de fontes no cotidiano, os modelos mais comuns so os carregadores de celulares e fontes introduzidas em eletrodomsticos como, por exemplo, um simples aparelho de DVD. Existem dois tipos de fonte retificadora: . Fonte retificadora de meia onda e fonte retificadora de onda completa ( a que iremos analisar nesse artigo). Os equipamentos bsicos que compem uma fonte retificadora de onda completa so;

O tempo da carga influencia na ondulao, pois, quanto mais tempo o capacitor leva pra descarregar, menor ser a tenso nas suas armaduras. Por isso, para uma mesma carga e com capacitor de filtro, os circuitos de onda completa tm menor ondulao. Os capacitores so usados nas fontes de alimentao, nas placas me e em inmeros outros componentes. A funo mais comum retificar e estabilizar a corrente eltrica, evitando que variaes possam danificar qualquer dispositivo. justamente por causa dos capacitores que nunca devemos tocar nos componentes internos da fonte de alimentao sem os cuidados adequados. Voc pode levar um choque considervel mesmo que a fonte esteja desligada da tomada. Nesse artigo iremos usar o capacitor e o clculo feito para a escolha do mesmo que ser usado na fonte retificadora. O circuito a seguir representa um exemplo de circuito eletrnico de fonte retificadora de onda completa.

Rede: a tenso de entrada, 127vac ou 220vac Vsec: a tenso de sada do transformador, especificada por cada tipo de transformador. D1,D2,D3 e D4: representam os diodos. C1: o capacitor de filtro. Rl: a carga mnima.
3. DETERMINAO DO CAPACITOR DE FILTRO

Devido a grande tolerncia de valor dos capacitores eletrolticos (at 50%), pode-se formular uma equao simplificada para o clculo do valor do capacitor. A equao :

Onde: C o capacitor de filtro em F; T o perodo aproximado de descarga do capacitor, de 16,6 ns para 60 Hz meia onda e 8,33 ns para 60 Hz onda completa; Imax a corrente de carga mxima em mA; Vondpp a tenso pico a pico de ondulao em volts. Observao: Esta equao pode ser usada para clculo de capacitores de filtros para at 20% de ondulao de pico a pico (fator de ripple), sem introduzir um erro significativo. Exemplo: Determinar um capacitor para ser usado em uma fonte retificadora de onda completa para tenso de sada de 12v, corrente de 150 mA com ondulao de 1 Vpp (ou 17%).

Notou-se a grande importncia do clculo na rea eletrnica. Esse artigo foi mais aprofundado no clculo para a escolha do capacitor de filtro de uma fonte retificadora de onda completa, mas, foi pego apenas como exemplo, pois, para a escolha de qualquer componente eletrnico, no s de uma fonte retificadora, mas, de qualquer outro projeto, ir passar pelas mesmas etapas que o capacitor passou, ir depender dos valores de outros componentes e de frmulas matemticas, que juntando essas informaes, ser feito o calculo que encontrar os valores corretos.
5. REFERNCIA BIBLIOGRFICA

http://www.feiradeciencias.com.br/sala15/15_07a.asp
Muhammad H. Rashid, Eletrnica de Potncia - Circuitos, Dispositivos e Aplicaes. Prentice-Hall, Inc, 1993. Apostila de fundamentos de eletrnica; SENAI/FIEMG.

C=8,33.( 150/1)= 1249,5 F C=1249,5 F ou C=0,001249F

3.1. TENSO DE ISOLAO

Alm da capacitncia, deve-se determinar tambm a tenso de isolao do capacitor. Essa tenso deve ser sempre superior ao maior valor de tenso de isolao sob a qual o capacitor ir realmente funcionar. Veja o exemplo a seguir.

Logo, conclumos que o capacitor ideal para utilizar no circuito da fonte retificadora de onda completa deve ser de 16v com capacitncia de 1249,5F. Como o capacitor a ser usado dever ser um capacitor comercial, ento, ser usado um prximo a esse valor encontrado.
4. CONCLUSES

Вам также может понравиться