Вы находитесь на странице: 1из 6

Clculo da probabilidade em eventos aleatrios

Explore com a turma a ideia de que a certeza apenas um caso entre muitos eventos possveis no contexto das probabilidades
Beatriz Vichessi (bvichessi@fvc.org.br)

No avanar dos anos no Ensino Fundamental, os estudantes tm de romper com vrias formas de pensar para seguir aprendendo Matemtica. Eles devem entender, por exemplo, que embora seja uma cincia que tem a exatido como caracterstica marcante (o que fica claro ao lidar com a aritmtica), ela tambm pode ser usada para fazer previses, lidar com acontecimentos provveis e reais, porm incertos e aleatrios. Aprendendo isso, por exemplo, a garotada vai entender com mais clareza informaes como essa: "As pessoas que deixam de fumar passam a ter, aps oito ou dez anos de abstinncia, quase as mesmas probabilidades de um no-fumante desenvolver cncer de pulmo" e compreender de que maneira esses dados so calculados. "A turma vai perceber tambm que muitos fatos cotidianos so de natureza aleatria - como o sorteio de nmeros da Mega-Sena -, mas que possvel identificar os possveis resultados - ainda que eles sejam muitos e estimar a chance de ocorrncia real para cada um deles", explica Humberto Lus de Jesus, assessor tcnico educacional da Secretaria Municipal de Educao de So Paulo.

Em geral, pouca gente tem conhecimento suficiente sobre o pensamento probabilstico em situaes que envolvem eventos aleatrios, como situaes de apostas. H quem aposte nos nmeros 7 e 11 em um jogo envolvendo produtos possveis da multiplicao dos resultados do lanamento de dois dados - valores que no tm chance de ocorrer. Isso porque h quem no perceba a importncia de avaliar as possibilidades reais antes (leia os quadros na ltima pgina com problemas e alguns possveis equvocos cometidos pelos estudantes).

Clculo da probabilidade em eventos aleatrios

Explore com a turma a ideia de que a certeza apenas um caso entre muitos eventos possveis no contexto das probabilidades
Beatriz Vichessi (bvichessi@fvc.org.br) Compartilhe

Envie por email Imprima


|< <

Pgina 2 de 4

>>|

O clculo de chances pode envolver a combinatria

Para que essas aprendizagens relacionadas ao campo da probabilidade se concretizem, preciso, primeiramente, transformar em experincias o que muitas vezes simplesmente imposto com regras nos livros didticos. propondo jogar uma moeda diversas vezes, discutir e refletir sobre isso, por exemplo, que a moada vai observar e elaborar conjeturas sobre como e por que se define que a chance de ganhar num jogo de cara ou coroa 50%. Quanto mais o objeto for lanado, a razo entre o nmero de coroas e o total de lanamentos se aproxima de 50/100 (e o mesmo ocorre com a razo entre o nmero de caras e o total de lanamentos da moeda), o que revela que a grandeza de denominadores influencia a probabilidade. "Quanto mais realizamos um experimento probabilstico, mais nos aproximamos do real", diz Celi Lopes, professora do programa de mestrado em Ensino de Cincias e Matemtica da Universidade Cruzeiro do Sul. Para seguir adiante, fundamental provocar o grupo a resolver problemas mais complexos, que tambm envolvam o pensamento combinatrio. Tomemos como exemplo a seguinte questo :"Raquel est se arrumando para ir a uma festa, mas est em

dvida sobre qual destes quatro vestidos usar: azul, branco, vermelho ou amarelo. Para combinar, ela tem trs cintos: preto, laranja e marrom. H quantas maneiras possveis de a garota se vestir? E qual a probabilidade de ela ir festa usando o vestido azul com o cinto laranja?" Para responder primeira pergunta, possvel um diagrama de rvore.

Ou ento multiplicar o nmero de vestidos (4) pelo de cintos (3) para contabilizar o total de combinaes possveis nas condies estabelecidas (12). No incio do trabalho, fundamental incentivar a turma a resolver problemas semelhantes lanando mo de procedimentos mais caseiros, como listas, tabelas, desenhos e esquemas. Celi explica que a percepo de que multiplicar os valores equivalente um saber a ser construdo enquanto a turma analisa o diagrama em busca do resultado para o problema. Em relao segunda questo, preciso relacionar o evento proposto pelo problema - vestido azul com o cinto laranja -, com as chances de combinao (tambm chamado de espao amostral) apontadas na primeira resposta (12), para encontrar a resposta: 1/12. Perceba que no possvel responder pergunta sem antes ter calculado o nmero de possibilidades de combinao, ou seja, a anlise combinatria um contedo que deve ser trabalhado em conjunto com a probabilidade (leia a sequncia didtica) e que se espera que os alunos j dominem, pois trabalhado, geralmente, no 5 ano. importante ainda notar e explorar com a moada outro detalhe a respeito da segunda resposta. Existem maneiras diferentes de represent-la: a expresso fracionria (1/12), que explicita a relao entre as grandezas, e a expresso porcentual (0,83%). Ou seja, preciso ficar clara a diversidade de apresentao dos resultados. Assim, percebe-se que o contedo dos nmeros racionais est relacionado a conceitos e procedimentos prprios do pensamento probabilstico.

Clculo da probabilidade em eventos aleatrios


Explore com a turma a ideia de que a certeza apenas um caso entre muitos eventos possveis no contexto das probabilidades
Beatriz Vichessi (bvichessi@fvc.org.br)

Compartilhe

Envie por email Imprima


|< <

Pgina 3 de 4

>>|

Dados de pesquisa ajudam a medir chances futuras

A explorao da probabilidade na sala de aula tambm pode estar alinhada ao trabalho estatstico. "A primeira fornece dados para a segunda analisar quais so os parmetros que interferem em determinado resultado", explica Celi. Por isso, a turma tem de conquistar autonomia em interpretar informaes - e no s ler grficos e tabelas. No problema seguinte, essa competncia fica bem clara: "Qual a chance de um automvel ser furtado no decorrer deste ano?" Levando em conta que o nmero de furtos varia a cada ano, a sada buscar pesquisas estatsticas a respeito, que levam em conta a quantidade de automveis nas ruas e de furtos, como no exemplo a seguir. Suponhamos que, em 2010, havia 31.201 carros em circulao e ocorreram 32 furtos. Para determinar a chance de furtos deste ano, isto , fazer uma previso, preciso se apoiar na chance do ano anterior. Para calcul-la, necessrio relacionar o nmero de ocorrncias com a quantidade de carros: 32/31.201, que equivale aproximadamente a 0,001, ou a 1/1.000 - ou seja, a chance era de 1 a cada 1.000 veculos. Trabalhando com aspectos diferentes (envolvendo raciocnio e informaes estatsticas), a garotada vai compreender que, como disse o filsofo francs Diderot (1713-1784), fora as matemticas (a aritmtica, a lgebra e a geometria), o resto probabilidade: das coisas mais graves s mais frvolas, estendendo-se s ambies e aos divertimentos.

Clculo da probabilidade em eventos aleatrios


Explore com a turma a ideia de que a certeza apenas um caso entre muitos eventos possveis no contexto das probabilidades
Beatriz Vichessi (bvichessi@fvc.org.br)

Compartilhe

Envie por email Imprima


|< <

Pgina 4 de 4

Enunciados, respostas equivocadas e anlises


Os exemplos abaixo so de problemas que requerem o uso do conceito de probabilidade. Veja algumas solues propostas por alunos e as possveis anlises

Uma caixa contm 30 bombons que s so diferentes pelo sabor. Doze so de coco, 6 de morango, 8 de uva e 4 de banana. Retira-se ao acaso um deles da caixa. Qual o sabor com maior chance de ser retirado da caixa?

De banana, porque foram os ltimos colocados na caixa. Ento, eles ficam por cima.

Comentrio O aluno cometeu um equvoco, no levando em conta que o sabor que aparece mais vezes na caixa (no caso, coco) que tem a maior chance de ser pego.

A senha bancria de uma pessoa uma sequncia de quatro algarismos, sendo que nenhum deles pode ser zero. Ela foi ao caixa 24 horas para sacar dinheiro, mas se esqueceu da senha. Digitou uma combinao ao acaso. Qual a probabilidade de ela acertar na primeira tentativa?

4 x 4 x 4 x 4 = 16

Comentrio Alm de ter errado na operao (o resultado correto da multiplicao 256), o aluno se confundiu ao elencar as possibilidades. Se a senha tem quatro algarismos de 1 a 9, para cada um deles h nove opes: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9, o que indica que a resoluo correta 9 x 9 x 9 x 9, que igual a 6.561. Ou seja, esse a quantidade de possibilidades de senha e a chance de a pessoa acertar na primeira tentativa de 1/ 6.561.

O resultado de um lanamento de um dado de seis faces o nmero que estiver na face voltada para cima. No caso da figura, seria 5. Supondo um novo lanamento, quais as chances de obter um nmero maior que 4?

4 em 6.

Comentrio O aluno simplesmente apresentou os dados fornecidos no enunciado como resposta, deixando de levar em conta que existem s dois algarismos maiores que 4 na pea (5 e 6) e, portanto, o correto de 2 em 6 (2/6, 1/3 ou 0,33%).

Quer saber mais?


CONTATOS Andria Silva Brito Celi Lopes Humberto Lus de Jesus BIBLIOGRAFIA Estudos e Reflexes em Educao Estatstica, Celi Espasandin Lopes (org.), 320 pgs., Ed. Mercado de Letras, tel. (19) 3241-7514, 52 reais

Вам также может понравиться