Вы находитесь на странице: 1из 13

ndice Contedo Pgina

1. Introduo...............................................................................................................................3 2. Objectivos do Trabalho ..........................................................................................................3 2.1. Geral.................................................................................................................................3 2.2. Especficos .......................................................................................................................3 2.3. Metodologia usada para elaborao do Trabalho ............................................................3 4. Contextualizao da Educao e Desenvolvimento ...............................................................5 4.1. Conceitualizao ..............................................................................................................5 5. Educao e Desenvolvimento.................................................................................................6 5.1. Evoluo do Conceito de Desenvolvimento ....................................................................6 5.2. Educao ..........................................................................................................................7 5.3. Capital Humano ...............................................................................................................9 6. Relao Educao e Desenvolvimento...................................................................................9 7. Importncia da anlise da Educao e Desenvolvimento em Moambique.........................11 8. Educao e Pobreza em Moambique ..................................................................................11 9. Concluso .............................................................................................................................13 10. Bibliografia.........................................................................................................................14

1. Introduo O presente trabalho resulta de uma anlise feita em volta do assunto relacionado com a Educao e Desenvolvimento, de modo a ter uma noo clara sobre como a educao pode ser um factor de desenvolvimento scio-cultural, poltico e econmico de uma sociedade. No ltimo sculo do milnio passado, o mundo conheceu um desenvolvimento acentuado, estes avanos devem-se em grande medida educao e a cincia. Para o caso de Moambique, o discurso actual e mais predominante, est centrado no desenvolvimento e na promoo de uma educao de qualidade. O Governo de Moambique havia definido como objectivo central da sua aco durante o quinqunio 2005-2009 a reduo da pobreza absoluta atravs do desenvolvimento social e econmico sustentveis (Republica de Moambique, 2005 citada por Mrio, 2005), contudo, este objectivo no foi na sua totalidade alcanado por motivos de ordem scio-cultural em algus casos e scioeconmicos. Nesta ordem de ideias, a educao vista como uma rea de talento que concorre para a formao e expanso da capacidade humana, um estmulo essencial para a necessria iniciativa e aco dos indivduos e de todas as instituies da sociedade. Fazendo esteira com o afirmado anterior, pode-se afirmar que est reservado educao, o papel de prover a humanidade a capacidade de promover o seu prprio desenvolvimento. 2. Objectivos do Trabalho 2.1. Geral Compreender como a educao promove o desenvolvimento das sociedades.

2.2. Especficos Contextualizar os conceitos de Educao e da evoluo de Desenvolvimento; Interpretar a dialctica existente entre a Educao e Desenvolvimento; Explicar a importncia da anlise da Educao e Desenvolvimento em Moambique;

2.3. Metodologia usada para elaborao do Trabalho A elaborao do presente trabalho resultou de vrias revises bibliogrficas que advogam assuntos respeitantes Educao e Desenvolvimento em Moambique, no com intuito de dar informaes dogmticas, mas sim dar contributo para o enriquecimento de assuntos virados a matria em anlise.
Elaborado por Lcio Manuel Bapista UP Niassa - Licenciatura em administrao escolar

Elaborado por Lcio Manuel Bapista UP Niassa - Licenciatura em administrao escolar

4. Contextualizao da Educao e Desenvolvimento 4.1. Conceitualizao De acordo com Libaneo (1990:22) afirma que:
Educao um conceito amplo que refere ao processo de desenvolvimento onilateral da personalidade, envolvendo a formao de qualidades humanas, fsicas, morais, intelectuais, estticas, tendo em vista a orientao da atividade humana na sua relao com o meio social, num determinado contexto de relaes sociais.

Nesse sentido a educao entendida como uma instituio que se institui no sistema educacional de um Pas num determinado momento histrico, sendo assim resultado de pressupostos sociais e polticos pretendidos.

Educao um meio de construo e reconstruo de valores e normas que dignificam as pessoas e as tornam mais humanas. (Siegel, 2005:6)

Porm a palavra educao melhor entendida nas definies a seguir ilustradas, segundo NUNES (2006:37):
No sentido lato, seria identificada como o prprio processo civilizatrio, dotando as pessoas, os grupos e as geraes dos equipamentos necessrios para a vida em sociedade. Nessa considerao, a educao coincidiria com o prprio trajecto de produo da condio humana. J no sentido restrito, a educao seria a institucionalizao formal derivada da capacidade e da potencialidade estrutural de produzir a realidade do homem em sociedade, atravs das produes sociais. Nessa acepo, a educao seria entendida como o processo de escolarizao, estando vinculada inveno e instituio da escola.

De acordo com CHAMBERS (1997:6) desenvolvimento significa boas mudanas que podem-se traduzir no melhoramento da vida social duma sociedade.

Ainda sobre mesmo KORTEN (1998:55)


O desenvolvimento um processo pelo qual os membros de uma sociedade aumentam as suas capacidades pessoais e institucionais de
Elaborado por Lcio Manuel Bapista UP Niassa - Licenciatura em administrao escolar

melhorar e gerenciar recursos para produzir melhorias sustentveis, justamente distribudas nas suas qualidades de vida, tendo em conta as suas aspiraes.

Os conceitos acima levam a entender que o desenvolvimento a modificao do modo de vida de cidados de uma determinada sociedade no que respeita s componentes polticas, econmicas e sociais de acordo com as suas aspiraes.

Santana (2009) Apud DALLARI, D.A.(1998:14)


A cidadania expressa um conjunto de direitos que d pessoa a possibilidade de participar activamente da vida e do governo de seu povo. Quem no tem cidadania est marginalizado ou excludo da vida social e da tomada de decises, ficando numa posio de inferioridade dentro do grupo social.

Este conceito encerra de forma total a definio mais ampla da cidadania, atravs da disponibilizao do conjunto de direitos que o cidado tem dando-lhe nesse contexto a possibilidade de participar em todas actividades da vida do seu Pas.

5. Educao e Desenvolvimento A educao e desenvolvimento constitui um processo educativo constante que favorece as inter-relaes sociais, culturais, polticas e econmicas, que promove valores e atitudes de solidariedade e justia que devem caracterizar uma cidadania global responsvel. Consiste, em si mesma, num processo activo de aprendizagem que pretende sensibilizar e mobilizar a sociedade para as prioridades do desenvolvimento humano sustentvel. 5.1. Evoluo do Conceito de Desenvolvimento No que concerne a evoluo do conceito de desenvolvimento, de acordo com MAYOR in BARRETO et al (2001: 95) Existe uma relao directa e recproca entre os conceitos de paz, desenvolvimento e democracia, que formam uma espcie de tringulo interactivo. Ele entende-se como a satisfao das necessidades bsicas das populaes (alimentao, educao, sade, igualdade de gnero) e pretende-se que tenha uma caracterstica de sustentabilidade (assegurar as mesmas condies de vida para as geraes futuras ou melhorlas). No entanto, este facto condicionado pela falta de escolarizao e dificuldades de
Elaborado por Lcio Manuel Bapista UP Niassa - Licenciatura em administrao escolar

insero na vida activa, com consequncias negativas no mercado de emprego. Ou seja, a falta de escolarizao diminui a promoo da cidadania e a competitividade, influencia a capacidade produtiva da regio e, desse modo, condiciona o seu desempenho competitivo. um problema para a coeso social, sobretudo nas dificuldades de empregabilidade, mas tambm para o desenvolvimento no seu todo. Na actualidade, este conceito depende da ideia de cidadania. No se pode esperar que haja desenvolvimento sem o envolvimento e a participao dos cidados, ou seja: empowerment1. Por outro lado, a unidade da sociedade civil tem de ser encontrada na sua diversidade (FRIEDMANN, 1996: 174) e tal no pode deixar de ser feito sem uma integrao de todos os componentes do sistema que a sociedade constitui: os cidados. A cidadania sendo a participao dos indivduos na sociedade, pode ser feita de variadas formas, mas todas elas demonstrando o seu estatuto de cidado. Desta forma (MAYOR in BARRETO et al, 2001: 91) citado por MENDES (2006:22) afirma que
Para existir como cidados temos que pensar, reflectir, meditar, ter as nossas prprias respostas. E isto fundamental. () Participo, logo existo, isto a nica coisa que torna uma democracia genuna, a participao dos cidados, ter as suas prprias capacidades, isto o desenvolvimento.

Deste modo, o desenvolvimento resultado da construo diria dos cidados, atravs da sua participao na actividade social e econmica do seu territrio, que hoje sobretudo base local com perspectiva global. O conceito de cidadania est ligado de perto ao modelo de pobreza do (dis)empowerment, e uma constatao de que a excluso social no acontece apenas por razes polticas ou econmicas, mas tambm por caractersticas estruturais da sociedade (diviso de classes, malestar psicolgico) e por falta de informao (desigualdade no acesso a qualquer tipo de educao: formal, no formal, informal). Ibid: 23 5.2. Educao

Referente ao empoderamento, autorizao

Elaborado por Lcio Manuel Bapista UP Niassa - Licenciatura em administrao escolar

Intimamente ligado ao desenvolvimento encontra-se a educao2, este um processo dinmico (porque implica a participao de vrios intervenientes, de forma activa) de mudana, tem como objectivo ensinar a ser e a saber, contribuindo para o conjunto de competncias individuais que tornam o indivduo singular. preciso fazer do mais essencial de todos os recursos, a educao, um instrumento de desenvolvimento, e isso consegue-se dando escola3, o mais emblemtico dos meios educativos (para alm da famlia e da prpria sociedade, que tambm tm um papel essencial na educao), a oportunidade de responder aos desafios econmicos e sociais.
No basta apenas hoje o recurso s teorias do capital humano ou do capital social e o recurso a quadros de indicadores de caracterizao das situaes referentes a nveis de escolarizao, sucesso escolar, oferta/procura de recursos humanos ou de algo ambguo chamado os indicadores de qualidade para avaliar os esforos realizados no campo da educao, a nvel macro, sectorial ou local e dos seus efeitos na economia. TERESA AMBRSIO, 2004 citada Ibidem: 23

A educao uma das necessidades essenciais do ser humano; se as capacidades dos indivduos forem promovidas, as necessidades podem ser satisfeitas, logo, um factor de desenvolvimento. Nesta ordem de ideias,
Investir na Educao investir na qualificao, formao, desenvolvimento profissional, produtividade do trabalhador e desta forma promover o crescimento econmico. () A educao uma rea de investimento que pode propiciar () desenvolvimento social, desenvolvimento humano e trabalho humano melhor qualificado. (SUANNO, 2001) citado por Ibidem: 23

Da mesma forma, atravs de investimentos na educao so dinamizadas dimenses decisivas para a induo e consolidao de uma dinmica local de desenvolvimento integrado (Rui Canrio in Pinto e Dornelas, 1998: 36).

Etimologicamente a palavra educao provm do latim e tem dupla origem educare que significa alimentar, e educere (do latim) que significa extrair de dentro de si, conduzir para 3 Escola, uma instituio criada pelos de indivduos vivendo em sociedade. () produz e reproduz a sociedade.
Elaborado por Lcio Manuel Bapista UP Niassa - Licenciatura em administrao escolar

5.3. Capital Humano Outro conceito no menos importante intrinsecamente ligado a educao e desenvolvimento, o do capital humano. Este conceito tem muita relevncia na medida em que atravs da escolarizao dos indivduos na sociedade que se processa o crescimento econmico e consequentemente o desenvolvimento desta sociedade.

O conceito de capital humano aparece pela primeira vez nos finais da dcada 40 e incio da 50, mas foi difundido de forma mais ampla a partir dos estudos de Teodore Shultz (1962) que destaca a importncia da educao para o crescimento econmico, a educao como factor de desenvolvimento. Neste contexto como afirma, Paiva (2001) a educao passou a ser vista como alma das fases do crescimento econmico. Apesar de se enfatizar as noes de investimento individual e formao de capital social obtidos a partir do crescimento econmico na concepo de (Haucap, Wey, 2000), Paiva (1999) recorda que foi modificada a viso dentro da qual a educao ainda preponderante para o bem-estar dos povos e para dar repostas as exigncias da economia, alterando as equaes clssicas entre a educao e vida econmica.

Nesse sentido o capital humano, um aspecto relativamente da economia do conhecimento, que permite aos indivduos adequarem-se e habilitarem-se para o exerccio nobre das suas funes. Portanto, alicerando-se nas afirmaes de (Castel-Branco, 2001) segundo o qual o aumento do capital humano, por via da educao, permite aos indivduos e a sociedade promover o seu progresso econmico pelo impacto que a acumulao de capital humano tem na produtividade e no rendimento, vem mostrar que somente com a escolarizao dos indivduos, se torna possvel prover conhecimentos para aumento da produo e produtividade, nesse caso o desenvolvimento, por via disso o crescimento econmico da sociedade e de seus habitantes.

6. Relao Educao e Desenvolvimento

A educao um elemento chave para o desenvolvimento de uma sociedade, quer seja econmico, social e humano. Ela ajuda os pases subdesenvolvidos como caso de Moambique a fazer face o fenmeno da pobreza, na medida leva a acumulao riqueza, o capital humano, condio indispensvel para o crescimento sustentvel das sociedades. A
Elaborado por Lcio Manuel Bapista UP Niassa - Licenciatura em administrao escolar

10

ateno que d educao bsica em particular, contribui igualmente para o desenvolvimento, pois promove a melhoria do estado de sade, o nvel econmico, levando ao aumento da produo e produtividade.

Assume-se que a educao parceira do conhecimento, e sendo este a fonte principal da inovao, estaria directamente envolvida nas mudanas da sociedade e da economia, de forma clara, a assim dita qualidade total. Sendo desenvolvimento o reflexo directo da capacidade de mudar, educao desempenharia para tanto um papel preponderante, dependendo de sua definio obviamente, e, neste caso, valendo como investimento fundamental. Por outro lado, a tecnologia, como filha predilecta do conhecimento, teria tambm ligao estreita com educao, razo pela qual se depositam nela as melhores esperanas de aprendizagem futura.

A discusso sobre dialctica entre a educao e desenvolvimento no recente. Cunha (1991) procura demonstrar que se trata de um discurso que tem um papel ideolgico. Ele cumpre a funo de livrar o sistema capitalista de maiores crticas. Assim, segundo a ptica liberal, o sistema educacional teria um papel de gerar oportunidades de ascenso social, garantindo a igualdade de oportunidades. Diversos estudos demonstraram que esse discurso no se sustenta, o desenvolvimento de uma nao se d por um conjunto de factores. A educao escolar no pode ser encarada como remdio para todos os males. Nvoa ilustra bem a insistncia nesse discurso:
A histria da escola sempre foi contada como a histria do progresso. Por aqui passariam os mais importantes esforos civilizacionais, a resoluo de quase todos os problemas sociais. De pouco valeram os avisos de Ortega y Gasset - e de tantos outros - dizendo que esta anlise parte de um erro fundamental, o de supor que as naes so grandes porque a sua escola boa: certamente que no h grandes naes sem boas escolas, mas o mesmo deve dizer-se da sua poltica, da sua economia, da sua justia, da sua sade e de mil coisas mais. A escola cresceu nesta crena. E os professores acreditaram que lhes estava cometida a misso de arautos do progresso. Contra tudo e contra todos, se preciso fosse (...). (NVOA, 1998:19-20).

No se entrar em discusso sobre o exposto, no entanto, saliente-se que a escola no tem nem uma misso salvadora e, menos ainda, uma funo meramente reprodutora,
Elaborado por Lcio Manuel Bapista UP Niassa - Licenciatura em administrao escolar

11

apregoada por interpretaes que atribuam ao sistema escolar o cumprimento de funes de aparelho ideolgico (ALTHUSSER, 1970) e reproduo (BOURDIEU, 1975). As pesquisas baseadas na vivencia diria escolar j demonstraram a autonomia relativa das escolas em relao s estruturas sociais (ESPELETA; ROCKWELL, 1986), portanto, no cabe aqui essa discusso.

7. Importncia da anlise da Educao e Desenvolvimento em Moambique A importncia da anlise da evoluo da educao em Moambique e seu desenvolvimento, quer econmico e social, tem sido internacionalmente reconhecido de tal maneira que ela est inserida nas grandes orientaes dos organismos multilaterais, na agenda do governo, onde a escolarizao proporciona aumento da produtividade e promove a adopo de novas tecnologias, permitindo o crescimento econmico do Pas. Neste contexto, constata-se que o desenvolvimento de uma sociedade s possvel com a educao dos seus cidados. Assim sendo, para Moambique s ser possvel alcanar o desenvolvimento seja econmico, social e poltico se o Governo conseguir por em prtica com sucesso os programas virados educao, visando atingir uma escolarizao universal da populao.

8. Educao e Pobreza em Moambique As polticas pblicas no sector da educao preconizam o aumento do acesso ao sistema educativo, assim como a melhoria da qualidade. No Plano Estratgico da Educao sublinhase o facto de que o Estado no pode estar sozinho, devendo no entanto trabalhar com parceiros tais como ONGs e outras instituies da sociedade civil. Entretanto, em relao a educao, o maior problema das parcerias a possibilidade efectiva que existe no controlo ou superviso da implementao do direito educao.

Esta situao vem por n a dura realidade de que a implementao real do direito educao em Moambique ainda uma miragem, apesar de esforos feitos pelo Governo de expandir o acesso a escolaridade primria a todas as crianas com idade escolar. Esta afirmao suportase pelo facto de que ainda existem no nosso Pas, dificuldades na acessibilidade das aldeias para as escolas devido as distncias e vias de acesso, e em alguns casos devido a questes de

Elaborado por Lcio Manuel Bapista UP Niassa - Licenciatura em administrao escolar

12

ordem social e antropolgicas, em suma, pode-se dizer que ainda subsistem desigualdades regionais quanto ao acesso educao.

Elaborado por Lcio Manuel Bapista UP Niassa - Licenciatura em administrao escolar

13

9. Concluso

Pode-se afirmar como concluso, que de forma mais genrica que a educao um elemento fundamental para o desenvolvimento, quer econmico e social, de uma sociedade de forma sustentvel e duradoura de forma directa ou indirecta, por via da sua influncia sobre as condies de sade e as condies econmicas.

No entanto, para que esta realidade se torne possvel deve-se aprimorar o nexo de causalidade entre a educao e o desenvolvimento, de acordo com os nveis de educao. A aposta nos ensinos bsicos e secundrio torna-se fundamental, at do ponto de vista da sustentabilidade do ensino pr-universitrio e universitrio, enquanto geradora de efeitos sobre o desenvolvimento. Este, por sua vez, pode ser impulsionador, de apostas no ensino pruniversitrio e universitrio, completando a interaco, que se deseja positiva, entre a educao e o desenvolvimento. No caso de pases, como Moambique, as dificuldades em explorar as vantagens desta interaco so, por natureza, maiores, mas sero tambm maiores os ganhos relativos ao esforo colocado no investimento em capital humano, enquanto objectivo de uma poltica de educao. Como j afirmado no corpo deste trabalho, para que se possa atingir o um desenvolvimento econmico e social, a educao deve estar ao servio da populao e esta por sua vez deve fazer uso destes servios para poder participar na vida activa do Pas, tornando assim efectiva a sua cidadania, tendo em vista a obteno de capacidade cientifica e econmica, favorecendo surgimento de um capital humano e crescimento econmico sustentvel.

Elaborado por Lcio Manuel Bapista UP Niassa - Licenciatura em administrao escolar

14

10. Bibliografia CASTEL-BRANCO, C. N. Educao, crescimento e desenvolvimento econmico: notas e reflexes. In: Reunio Anual de Reviso conjunta entre o Governo de Moambique e parceiros da cooperao. Maputo, 2011. LIBANEO. Jos Carlos. Didctica. So Paulo, Cortez Editora, 1990. NVOA, A. O passado e o presente dos professores. Profisso Professor. Porto: Porto, 1995. NUNES, C. ECONOMIA, EDUCAO E SOCIEDADE: MATRIZES POLTICAS E ESTIGMAS CULTURAIS DA ADMINISTRAO ESCOLAR NO BRASIL: In Revista HISTEDBR On-line, Campinas, 3653, 2006. CONSELHO DE MINISTROS. Proposta do Programa Quinquenal do Governo 2005-2009. Maputo, 2006. RIBEIRO, Jos Martins. Educao e desenvolvimento: um discurso (re)novado. 2005. Pedagogia em Foco, Rio de Janeiro, 2005. Disponvel em:

<http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/filos24.htm>, acessado em 12/08/2011. MENDES, SANDRA M. C. EDUCAO E DESENVOLVIMENTO: AS

CONSEQUNCIAS DO ABANDONO ESCOLAR PRECOCE NA INSERO NA VIDA ACTIVA. [Dissertao em Mestre em Desenvolvimento, Diversidades Locais e Desafios Mundiais]. rea Cientfica de Estudos Africanos. Beja INSTITUTO SUPERIOR DE CINCIAS DO TRABALHO E DA EMPRESA, 2006. SANTANA, Marcos Slvio de. Cidadania. 2009. Disponvel em

<www.advogado.adv.br/estudantesdireito/fadipa/marcossilviodesantana/cidadani a.htm> acessado em 9/04/2010. SIEGEL, Norberto. Fundamentos da educao.2009. Disponvel acessado em em

<www.webartigos.coom/articles/10791/educacao-e-cidadania> 9/04/2010.

Elaborado por Lcio Manuel Bapista UP Niassa - Licenciatura em administrao escolar

Вам также может понравиться