Вы находитесь на странице: 1из 5

Reviso da literatura

Ajustamento da criana separao ou divrcio dos pais


Child adjustment to separation or divorce of parents
HLDER SILVA RAPOSO1, BARBARA FERNANDES DE CARVALHO FIGUEIREDO2, DIOGO JORGE PEREIRA DO VALE LAMELA3, RUI ALEXANDRE NUNES-COSTA1, MARIA CONCEIO CASTRO1, JOANA PREGO1
Mestrando em Psicologia Clnica da Universidade do Minho (UM), Portugal. Doutora pela UM, professora-associada do Departamento de Psicologia da UM, coordenadora da Unidade dos Estudos do Divrcio e Interveno da UM. 3 Doutorando no Programa Doutoral em Psicologia Clnica da UM, professor-assistente na Escola Superior de Educao de Viana do Castelo, Portugal.
1 2

Recebido: 26/11/2009 Aceito: 27/1/2010

Resumo
Objetivo: O presente artigo procura relacionar e analisar evidncias empricas e tericas sobre o impacto e os fatores associados ao impacto da separao ou divrcio dos pais no ajustamento da criana. Mtodo: Realizou-se uma reviso agregativa da literatura, recorrendo s palavras-chave divorce adjustment, child divorce e divorce impact, nas bases de dados JSTOR, PsycInfo, SciELO e Medline e em livros da especialidade. Resultados: Respostas adaptativas e desadaptativas da criana so descritas, assim como potenciais resultados positivos. So principalmente discutidos os fatores mediadores e moderadores frequentemente referenciados na literatura no impacto da separao ou divrcio dos pais no ajustamento da criana. Entre esses esto: caractersticas da criana, problemas nanceiros, sintomatologia psicopatolgica dos pais, qualidade das prticas parentais e con ito interparental. Concluso: Com base nas evidncias empricas e perspectivando o divrcio como uma transio desenvolvimental, levantamos a hiptese de que os problemas de ajustamento apresentados pelas crianas com pais divorciados possam ser mais bem explicados por outros fatores do que pelo divrcio/separao per se. Finalmente assumimos uma inovao conceptual de que essa transio familiar pode signi car uma oportunidade de crescimento e de promoo desenvolvimental. Raposo HS, et al. / Rev Psiq Cln. 2011;38(1):29-33 Palavras-chave: Ajustamento, criana, divrcio, coparentalidade, con ito interparental.

Abstract
Objective: Current theoretical and empirical evidences about the impact and the factors associated with the impact of parents separation/divorce in childrens adjustment were related and examined. Method: An aggregative literature review was made, using the keywords divorce adjustment, child divorce e divorce impact, from the databases JSTOR, PsycInfo, SciELO, and Medline and from reference books. Results: Child unadaptive and adaptive responses are described, as well as potential positive results. Mediators and moderators factors of the impact of parents separation/divorce in childrens adjustment o en referenced in literature are mainly discussed. Among these are: characteristics of children, nancial problems, parents psychopathological symptoms, quality of parenting practices and inter-parental con ict. Discussion: Based on the existing results, and considering the divorce as a developmental transition, we put a hypothesis that adjustment problems showed by childrens of divorce can be better explained by other factors than the divorce/separation by itself. Finally we assume a conceptual innovation that this familiar transition can represent a growth opportunity and developmental promotion. Raposo HS, et al. / Rev Psiq Cln. 2011;38(1):29-33 Keywords: Adjustment, children, divorce, co-parenting, inter-parental con ict.

Introduo
O divrcio tem sido descrito como um evento estressante para as famlias, nomeadamente porque implica uma srie de mudanas e ajustamentos na vida dos pais e das crianas1-4. Como outras situaes familiares estressantes, o divrcio aumenta a probabilidade de pais e crianas evidenciarem mal-estar psicolgico1,2,5-7. Reaes adversas em vrios nveis, assim como sintomas que so comuns nessa fase de transio, tm sido descritas nos mais variados estudos6-11. A literatura aponta que crianas de famlias divorciadas esto em risco de apresentar problemas de ajustamento6,12,13. A metanlise de Amato e Keith5 mostra que crianas de pais divorciados, quando comparadas com crianas que vivem em famlias intactas, exibem indicadores de menor bem-estar, incluindo pior realizao acadmica, ajustamento psicolgico, autoconceito, relaes sociais e qualidade de relacionamento com o pai e a me. Posteriormente, o autor realizou novas anlises englobando os resultados dos estudos publicados nos anos 19906 e comparando-os com os resultados da metanlise anterior, mostrando que os lhos de pais divorciados, em comparao com os lhos de pais casados, continuam a exibir piores resultados:

no ajustamento psicolgico, na realizao acadmica, quanto ao nvel comportamental, do autoconceito e relaes sociais. O autor refere ainda que as diferenas entre os dois grupos foram mais acentuadas nos anos 1990, em comparao aos anos 19806. Mais recentemente, Amato14 sinaliza, ainda, que as crianas que crescem com pais casados tm menos probabilidade de experienciar uma grande variedade de problemas cognitivos, emocionais e sociais, no somente durante a infncia, mas tambm na idade adulta. Questionando-se sobre a origem dessas diferenas, o autor sugere que as crianas que crescem em famlias estveis, com ambos os pais, apresentam nveis mais elevados de qualidade de vida, bene ciam-se de maiores nveis de efetividade parental, coparentalidade, proximidade emocional com ambos os pais e esto sujeitas a menos acontecimentos e situaes estressantes. A presente reviso da literatura procurou enunciar e agregar dados relativos aos fatores mediadores/moderadores frequentemente reportados na literatura, associando-os ao impacto que o divrcio ou separao dos pais pode ter no ajustamento da criana ao divrcio, nomeadamente no desenvolvimento de respostas adaptativas e desadaptativas.

Endereo para correspondncia: Hlder Silva Raposo. Departamento de Psicologia, Universidade do Minho, Campus de Gualtar 4710-057 Braga, Portugal. E-mail: helderraposo17@hotmail.com

30 Mtodo

Raposo HS, et al. / Rev Psiq Cln. 2011;38(1):29-33

Caractersticas da criana
Temperamento e nvel de desenvolvimento so dimenses intrnsecas criana, essenciais na compreenso do processo de adaptao separao ou divrcio parental21-25. Crianas com temperamento fcil, inteligentes, responsveis e socialmente sensveis evidenciam mais competncia de adaptao positiva a essa transio familiar24. Dimenses como a autoestima, a competncia cognitiva e a autonomia da criana, associadas ao sistema de suporte social, tambm esto positivamente ligadas a uma maior adaptao da criana18. Quando se procura compreender o impacto que o divrcio pode ter na criana, ainda essencial considerar as diferenas desenvolvimentais decorrentes da idade. O divrcio no implica forosamente maior impacto numa dada idade, mas sim efeitos diferentes consoante o estgio desenvolvimental da criana. No entanto, quando se isola o nvel desenvolvimental de outras variveis moderadoras, observa-se que quanto mais elevado e integrado o nvel de desenvolvimento da criana, melhores os ndices de adaptao separao dos pais6. Alguns estudos concluram que crianas em idade pr-escolar apresentam maior risco ecolgico e desenvolvimental para trajetrias sociais e emocionais desadaptadas, em comparao com crianas de mais idade18. Algumas tarefas desenvolvimentais podem car comprometidas pela incapacidade da criana, relacionada com a idade, de compreender as mudanas e o signi cado do con ito e do divrcio parental26. A imaturidade das suas estruturas cognitivo-emocionais faz com que sejam menos capazes de avaliar realisticamente as causas, os processos e as consequncias da separao e centralizem em si a responsabilidade pela ruptura entre os pais, ao que se alia uma menor competncia para conseguir o suporte necessrio diminuio do seu nvel de a io.

Na presente reviso agregativa da literatura, recorreu-se s bases de dados JSTOR, PsycInfo, SciELO e Medline, utilizando os unitermos divorce adjustment, child divorce e divorce impact. Foram selecionados os artigos mais representativos sobre o tema e dada especial ateno aos contributos de investigadores de referncia internacional. Tambm foram consultados alguns livros de referncia que se justicassem no enquadramento do presente artigo de reviso.

Resultados e discusso Mediadores/moderadores dos problemas de ajustamento da criana


No modelo biopsicossocial do impacto da dissoluo conjugal proposto por Troxel e Matthews15, em 2004, a separao um estressor familiar que tem, por um lado, um efeito desorganizador das prticas parentais e origina, por outro lado, a reduo da segurana econmica da famlia. Essas dimenses, associadas a fatores de vulnerabilidade biolgica, familiar, interpessoal e social, contribuem para a desregulao e insegurana emocionais da criana. Reaes comuns podem traduzir-se em problemas de sade fsica e psicolgica na presena dessas vulnerabilidades. Segundo Nunes-Costa et al.16, a separao ou divrcio dos pais pode desencadear a diminuio da sade fsica17 e psicolgica, mas no signi ca por si s a desadaptao desenvolvimental da criana. S quando se associa a outros fatores de risco, como o con ito interparental, desencadeia trajetrias desenvolvimentais caracterizadas por uma inadequada adaptao, com piores nveis de sade fsica, sintomatologia psicopatolgica, pior rendimento acadmico e comportamentos de risco. Tambm Lansford10 alerta de que nem todas as crianas vivenciam trajetrias de desadaptao, sendo a resposta determinada por circunstncias individuais. A ttulo de exemplo, Kelly e Emery18 referem como fatores protetores no ajustamento da criana ao divrcio: a competncia e a adequao dos pais na disputa pela custdia e a qualidade das prticas parentais, a parentalidade apropriada do pai sem a custdia e a diminuio dos con itos parentais durante o divrcio. Estes ltimos, quando presentes, podem amenizar e amortecer o impacto do divrcio ou separao, e com maior probabilidade existe uma adequada adaptao desenvolvimental da criana. A questo de se o divrcio ou separao parental per se e as condies que com frequncia lhe esto associadas determinam os piores resultados das crianas, evidenciados na literatura, por conseguinte relevante. A ideia de que o divrcio e a separao dos pais per se determinam quase invariavelmente piores resultados psicolgicos na criana cada vez menos enfatizada na literatura. O interesse atual dos investigadores dirige-se para a procura dos fatores, modelos e processos que melhor permitam explicar o modo como o divrcio pode afetar o ajustamento da criana, em vez da comparao do ajustamento entre crianas de famlias divorciadas e intactas. A investigao procura, assim, conciliar duas posies extremistas: 1) de que o divrcio debilitante e provoca efeitos negativos e duradouros no ajustamento a longo prazo da criana (Wallerstein et al.19); e 2) de que no existem efeitos negativos a longo prazo no ajustamento da criana (Harris20). Tendencialmente, chega-se concluso de que o divrcio pode acarretar efeitos negativos no ajustamento da criana, na maior parte das vezes transitrios, cujas magnitude e extenso no tempo dependem de outras circunstncias, tal como se discute a seguir. Por exemplo, Amato e Keith5, tomando em considerao os processos familiares e outras variveis mediadoras, realam a presena de cinco fatores associados ao pior ajustamento da criana separao ou divrcio dos pais: 1) di culdades da criana (como o temperamento e a idade); 2) diminuio da segurana nanceira no perodo que segue a dissoluo conjugal; 3) quadros psicopatolgicos nos pais, com especial relevncia para a depresso; 4) coparentalidade con ituosa; e 5) intensidade, tonalidade e frequncia do con ito interparental antes e aps a separao.

Problemas nanceiros
Um dos principais fatores de risco, relacionado com o pior ajustamento da criana separao ou divrcio dos pais, a diminuio da segurana nanceira. As di culdades econmicas que surgem aps a dissoluo marital27,28 parecem ter impacto signi cativo na reduo dos nveis de bem-estar e sucesso acadmico da criana29,30. As mudanas nanceiras tm impacto direto, mas tambm indireto, sobre a criana. Um impacto direto porque menos recursos econmicos podem signi car para a criana menor qualidade de vida (p. ex.: viver em bairros com problemas), mudar de escola e ter menos oportunidades educacionais, interferindo na sua realizao acadmica30,31. Tendencialmente, os pais que cam com a guarda sentem um acentuado declnio nos recursos econmicos disponveis para responder s necessidades da famlia. A reduo do rendimento familiar tem impacto no bem-estar real e subjetivo da criana, traduzido no decrscimo de recursos nanceiros disponveis para a sade, educao, atividades extracurriculares, acesso a bens culturais e de entretenimento e aquisio de produtos utilizados diariamente5,28,32. Os pais mais desprotegidos do ponto de vista econmico podem estar impossibilitados de proporcionar as condies de vida necessrias aos lhos. Caso as di culdades nanceiras sejam crnicas, podem, ainda, no permitir o acesso a atividades essenciais ao desenvolvimento cognitivo e social da criana. J quanto ao impacto indireto, as di culdades econmicas afetam muitas vezes o ajustamento ps-divrcio da me, in uenciando o seu estado de humor, funcionamento e capacidade para providenciar cuidados apropriados criana2,33. Outros estudos defendem que as di culdades nanceiras ampli cam as consequncias negativas da separao ou divrcio dos pais. Hetherington et al.21, por exemplo, referem que a di culdade econmica em acrscimo ao estresse do divrcio a maior causa para as di culdades da criana.

Sintomatologia psicopatolgica dos pais


As alteraes na estrutura familiar expem a criana a um contexto de interao em que predominam estressores psicossociais, que po-

Raposo HS, et al. / Rev Psiq Cln. 2011;38(1):29-33

31

dem di cultar a sua competncia para se ajustar ao divrcio dos pais. O modo como os pais lidam com o divrcio, principalmente os seus nveis de sintomatologia psicopatolgica, tem sido relacionado com os nveis de ajustamento da criana10,34. A epidemiologia dos transtornos mentais, que vem se ocupando de forma crescente, nos ltimos 25 anos, dos chamados eventos de vida produtores de estresse, considera o divrcio um rito de passagem em que as mudanas implicadas so produtoras de estresse35. Esse estresse, por sua vez, aumenta a probabilidade de desadaptao psicossocial parental e vulnerabilidade psicopatolgica16. Du Rocher Schudlich e Cummings34 indicam que o bem-estar parental est associado ao ajustamento ao divrcio, por meio de processos familiares mediadores espec cos e distintos, como o conito parental e a parentalidade. Alm disso, a segurana emocional da criana, no contexto de diferentes estilos de con ito marital, mediada pela relao entre o mal-estar parental e os problemas de ajustamento da criana. Se o con ito marital e o divrcio aumentam os nveis de ansiedade, depresso e estresse parental, diminuem consequentemente a efetividade dos pais e podem, por sua vez, afetar negativamente o ajustamento da criana. Por exemplo, a existncia de depresso parental aumenta a probabilidade de diminuio da qualidade de prestao de cuidados instrumentais e emocionais32. As mes com sintomatologia depressiva exibem mais afeto negativo, mais comportamentos negligentes, mais comportamentos hostis, menor consistncia educativa, menos comportamentos parentais positivos, menores cuidados com a sade da criana, menor disponibilidade emocional e mais comportamentos parentais de risco36. Como resultado, as crianas de pais separados deprimidos ou ansiosos apresentam maior probabilidade de desenvolver perturbaes de depresso e ansiedade, mais comportamentos oposicionais, menor autoestima, pior comportamento social, pior rendimento acadmico, maiores d ces de ateno e maiores di culdades de relacionamento interpessoal37. Tambm Lansford10 considera o rendimento econmico, o con ito interparental, as prticas parentais e o bem-estar dos pais como mediadores da relao divrcio e ajustamento da criana. Esses quatro fatores podem amortecer a associao existente entre divrcio parental e di culdades de ajustamento da criana. Um processo de divrcio harmonioso entre os pais, tendo em vista o interesse superior da criana, reduz as di culdades de ajustamento dos lhos. O bem-estar dos pais aqui referido como um possvel mediador no ajustamento da criana ao divrcio. Dessa forma, compreende-se que os fatores protetores do ajustamento da criana ao divrcio e redutores do risco estejam relacionados com dimenses do ajustamento parental.

papis parentais exveis e maleveis entre si, com vista a resposta s necessidades da criana. Nesse sentido, os pais partilham a responsabilidade pela educao dos lhos e cooperam na tomada de deciso. Existem trs variaes da coparentalidade42, sendo a coparentalidade cooperativa, em vez da coparentalidade con ituosa ou descomprometida, a que melhor propicia o ajustamento da criana. Maior cooperao, respeito e comunicao na dade parental quanto s necessidades dos lhos, maior envolvimento do pai sem a guarda parental (caracterizado por uma forte ligao emocional consistente) e estilo parental democrtico in uenciam e promovem o bem-estar da criana, em dimenses como o rendimento escolar e o estado de sade43. Contudo, na sequncia da separao ou divrcio parental, o risco de relaes coparentais descomprometidas elevado4,42,43. As relaes descomprometidas caracterizam-se por distncia fsica entre os pais, di culdades em isolar a relao conjugal da atual relao coparental e diminuio do envolvimento na vida da criana do pai no detentor da guarda44. Por sua vez, quando os pais apresentam um padro coparental disruptivo, as relaes so paralelas e pouco consistentes, existem altos ndices de con ituosidade que, consequentemente, minam a percepo da criana sobre a aliana parental.

Con ito interparental


O con ito interparental considerado o fator de risco com maior impacto no ajustamento da criana separao ou divrcio dos pais45,10. O con ito interparental manifestado pela raiva, hostilidade, descon ana, linguagem agressiva, agresso fsica, di culdades de cooperao nos cuidados e comunicao com os lhos etc.44 cria um ambiente familiar estressante, suscitando reaes de estresse, tristeza e insegurana na criana46. Esse ambiente no propcio ao desenvolvimento adequado da criana e tem um impacto negativo no seu ajustamento psicolgico47. A desarmonia conjugal tambm um fator de risco psicossocial encontrado com maior frequncia entre as famlias com pais alcolicos, existindo uma elevada taxa de divrcios e separaes48. Esse fato aponta para que as crianas expostas ao divrcio/separao dos pais, em que predominam os con itos interparentais, esto mais suscetveis de viver em ambientes familiares desestruturantes e estressantes coexistentes com alcoolismo parental. Relaes parentais con ituosas, quando acontece o emaranhamento dos problemas conjugais na relao parental, tm no s efeitos diretos no funcionamento psicolgico da criana, mas tambm efeitos indiretos, dado que interfere na qualidade do comportamento parental. O con ito interparental coloca os pais numa posio menos efetiva para lidar com os lhos10. Alm do que, quando as crianas so envolvidas nos con itos parentais, acontece a deteriorao das relaes pais- lhos49. Prticas e rotinas contaminadas pelo elevado con ito entre os pais traduzem-se, na maioria das vezes, em disciplina permissiva e inconsistente, volatilidade emocional, elevados ndices de hostilidade e impulsividade educativa e menor responsabilidade e disponibilidade emocional. Compreende-se desse modo 1) porque as crianas de famlias intactas, em que existem elevados nveis de con itos, tendem a mostrar problemas similares aos das crianas de pais divorciados e 2) porque os con itos parentais ps-divrcio esto associados a baixos nveis de bem-estar nas crianas5,6. Com efeito, as crianas cujos pais esto envolvidos durante longos perodos de tempo em disputas judiciais sobre a regulao do poder parental apresentam pior ajustamento ao divrcio50,51. No estudo de Bing et al.51, as famlias que experienciam nveis mais elevados de con ito, medidos pelos nveis de envolvimento judicial, mostram menor resoluo positiva do divrcio e as crianas, menos competncias de coping. A investigao ilustra que a percepo da criana acerca do grau de con ito interparental funciona como um mediador na presena/ ausncia de sintomas psicopatolgicos: quanto maior a percepo da destrutibilidade dos con itos entre os pais, maior o risco para problemas de ajustamento na criana12. Crianas envolvidas em

Prticas parentais
Alguns estudos tm demonstrado que as prticas parentais so particularmente crticas e suscetveis de explicar os efeitos da separao ou divrcio dos pais na criana38. Para Amato14, a qualidade da parentalidade um dos melhores preditores do bem-estar social e emocional da criana. No perodo inicial da dissoluo conjugal, os pais esto mais centrados no seu ajustamento s mudanas familiares39, por isso tanto a consistncia e a concordncia nos cuidados quanto a partilha de um estilo parental democrtico podem estar di cultadas. Um estilo parental democrtico partilhado por ambos elementos da dade (por exemplo, quando as mes facilitam e incentivam a guarda partilhada com o ex-cnjuge) facilita o bom ajustamento da criana40. Caso contrrio, quando os pais divergem no estilo parental, confrontando a criana com mensagens educativas inconsistentes, o estresse e os problemas de internalizao aumentam. A coparentalidade cooperativa, de nida pelo envolvimento conjunto e recproco de ambos os pais na educao, cuidados e decises sobre a vida dos lhos41, igualmente decisiva no ajustamento da criana ao divrcio. Os pais que exercem uma relao de coparentalidade cooperativa, ao imprimirem prioridade ao bem-estar dos lhos, mantm uma relao construtiva, com novas fronteiras, novos

32

Raposo HS, et al. / Rev Psiq Cln. 2011;38(1):29-33

separaes altamente con ituosas apresentam mais problemas de externalizao, quando comparadas com crianas que experienciam separaes parentais com baixos nveis de con ito45. Segundo Emery52, processos familiares, como a parentalidade inadequada, con ito interparental e desestruturao da estrutura familiar, explicam muitos dos comportamentos de externalizao encontrados entre as crianas dos pais divorciados.

Principais concluses
O presente artigo pretendeu enunciar e re etir sobre o impacto e os fatores associados ao impacto da separao/divrcio dos pais no ajustamento da criana. Da anlise da literatura, surgem algumas concluses relevantes. A primeira que o divrcio dos pais se associa a problemas transitrios de ajustamento nas crianas, as quais diminuem os resultados desenvolvimentais23 e esto duas vezes mais em risco de desenvolver problemas do que a populao no divorciada44 nos dois primeiros anos aps a dissoluo conjugal. A maioria dos estudos revisitados aponta que a magnitude e a durao dos problemas que a criana pode exibir decorrem no diretamente da mudana na estrutura familiar, mas dos con itos que a acompanha53, assim como do modo como os pais se ajustam ao divrcio, nomeadamente da presena de sintomatologia psicopatolgica, o que largamente interfere na sua competncia parental. A segunda concluso relaciona-se com a impossibilidade emprica de associar o divrcio a uma maior probabilidade de a criana apresentar problemas de ajustamento a mdio ou longo prazo. Como j sublinhamos, essa associao no parece ser simples16 e tende a surgir por meio da incluso de variveis mediadoras e moderadoras na equao, que emprestam poder s concluses da maioria dos estudos. Aparentemente, a con gurao estrutural da famlia no responsvel direta pela qualidade do ajustamento da criana. Manuteno do bem-estar nanceiro da famlia, ajustamento psicolgico dos pais, coparentalidade positiva e resoluo de con itos interparentais so as dimenses primordiais. Ao longo das ltimas dcadas, a investigao prevalente rica em enunciar e descrever o quo disruptivo pode ser o divrcio dos pais para o desenvolvimento da criana, colocando em segundo plano o reverso desse processo, isto , o potencial de enriquecimento que essa transio familiar pode comportar. Assumir a possibilidade de crescimento no signi ca a negao do risco acrescido a que crianas de pais divorciados esto expostas. Sustentando-se nos per s de adaptao e desenvolvimento obtidos por meio dos dados recolhidos em estudos longitudinais, que avaliaram comparativamente as trajetrias desenvolvimentais de crianas e adolescentes oriundas de famlias intactas (com e sem con ito), famlias com pais divorciados e famlias reconstitudas, Hetherington e Kelly constataram que as crianas de pais divorciados situavam-se com frequncia nos clusters de crianas com piores ou melhores resultados desenvolvimentais23. A esses dados somam-se outros estudos que concluram que a linearidade divrcio igual a problemas de adaptao falaciosa e no re ete com exatido os resultados da investigao emprica18,54. Baseados nessas concluses empricas, levantamos a hiptese de que os problemas de ajustamento apresentados por parte das crianas com pais divorciados possam ser mais bem explicados por outros fatores do que pelo divrcio per se. O presente artigo teve como nalidade apresentar e descrever esses principais fatores com relevncia na compreenso dos padres de ajustamento da criana a essa transio familiar. Argumentamos ainda que, apesar de esses fatores apresentarem maior salincia nas famlias de pais separados/divorciados, so transversais a qualquer con gurao familiar. Por outras palavras, a conjugao sequencial desses fatores prediz os nveis de adaptao da criana, independentemente da estrutura e arranjo familiares55,56. Com este artigo pretendeu-se sublinhar que o divrcio no se apresenta to nefasto para a maioria das crianas que o experienciam. Por isso, necessrio, como agenda futura, iniciar uma mudana epistemolgica e centrar parte dos recursos cient cos nos produtos positivos do divrcio. hoje visvel o surgimento de estudos e posies tericas que assentam nessa proposio conceptual. Pers-

pectivando o divrcio como uma transio desenvolvimental, tal transio deve ser lida e analisada luz dos processos de mudana desenvolvimentais. Isso obriga utilizao dos mapas conceptuais e metodolgicos da cincia desenvolvimental. Dessa forma, o estudo do impacto do divrcio, em primeiro lugar, deve assumir este estressor como um processo sistmico e dinmico, sublinhando as funes da plasticidade no estudo do desenvolvimento humano, e, em segundo lugar, de nir a adaptao como resultado da interao de mltiplos mediadores psicossociais, condicionada por caractersticas individuais e pelo contexto desenvolvimental, o que invalida certezas a priori das trajetrias desenvolvimentais ps-divrcio. So cada vez mais visveis as inovaes conceptuais e empricas que aliceram a possibilidade de identi car e decalcar diferentes trajetos desenvolvimentais aps a dissoluo conjugal dos pais, e esse evento no , por um lado, obrigatoriamente sinnimo de desajustamento crnico e, por outro lado, poder ser um momento de promoo desenvolvimental. Dessa forma, a resilincia deve igualmente ser pensada, uma vez que, efetivamente, a grande maioria das crianas que vivenciam o divrcio dos pais apresenta um bom ajustamento e no demonstra vrios ou permanentes problemas emocionais ou comportamentais6,18.

Referncias
1. 2. 3. 4. Amato PR. Childrens adjustment to divorce: theories, hypotheses, and empirical support. J Marriage Fam. 1993;55:23-38. Amato PR. e consequences of divorce for adults and children. J Marriage Fam. 2000;62:1269-87. Brown SL. Family structure transitions and adolescent well-being. Demography. 2006;43:447-61. Hetherington EM. An overview of the Virginia longitudinal study of divorce and remarriage with a focus on early adolescence. J Fam Psychol. 1993;7:39-56. Amato PR, Keith B. Parental divorce and the well-being of children: a meta-analysis. Psychol Bull. 1991;110:26-46. Amato PR. Children of divorce in the 1990s: an update of the Amato and Keith (1991) meta-analysis. J Fam Psychol. 2001;15:355-70. Sarrazin J, Cyr F. Parental con icts and their damaging e ects on children. J Divorce & Remarriage. 2007;47:77-93. Haslee SLA. e impact of divorce on children: implications for counseling. Masalah Pendidikan. 2007;30:161-8. Huurre T, Junkkari H, Aro H. Long-term psychosocial e ects of parental divorce: a follow-up study from adolescence to adulthood. Eur Arch Psychiatry Clin Neurosci. 2006;256:256-63. Lansford JE. Parental divorce and childrens adjustment. Perspect Psychol Sci. 2009;4:140-52. Sirvanli-Ozen D. Impacts of divorce on the behavior and adjustment problems, parenting styles, and attachment styles of children. J Divorce & Remarriage. 2005;43:127-51. Schick A. Behavioral and emotional di erences between children of divorce and children from intact families: clinical signi cance and mediating processes. Swiss J Psychol. 2002;61:5-14. Lansford JE, Malone PS, Castellino DR, Dodge KA, Pettit, GS, Bates JE. Trajectories of internalizing, externalizing, and grades for children who have and have not experienced their parents divorce. J Fam Psychol. 2006;20:292-301. Amato PR. e impact of family formation change on the cognitive, social, and emotional well-being of the next generation. Future Child. 2005;15:75-96. Troxel WM, Matthews KA. What are the costs of marital con ict and dissolution to childrens physical health? Clin Child Fam Psychol Rev. 2004;7:39-57. Nunes-Costa RA, Lamela JPV, Figueiredo BFC. Adaptao psicossocial e sade fsica em crianas de pais separados. Rev Pediatr. 2009;85:385-96. Marques AH, Solis ACO, Lotufo Neto F, Lotufo RFM, Prado EBA. Estresse, depresso, alteraes imunolgicas e doena periodontal. Rev Psiquiatr Cln. 2001;28(5):266-73. Kelly J, Emery R. Childrens adjustment following divorce: risk and resilience perspectives. Fam Relat. 2003;52:352-62. Wallerstein JS, Lewis JM, Blakeslee S. e unexpected legacy of divorce: a 25 year landmark study. New York: Hyperion; 2002.

5. 6. 7. 8. 9.

10. 11.

12.

13.

14.

15.

16. 17.

18. 19.

Raposo HS, et al. / Rev Psiq Cln. 2011;38(1):29-33 20. Harris JR. e nurture assumption: why children turn out the way they do. New York: Free Press; 1998. 21. Hetherington EM, Bridges MI, Glendessa M. What matters? What does not? Five perspectives on the association between marital transitions and childrens adjustment. Am Psychol. 1998;53:167-84. 22. Hetherington EM, Stanley-Hagan M, Anderson ER. Marital transitions: a childs perspective. Am Psychol. 1989;44:303-12. 23. Hetherington EM, Kelly J. For better or for worse: divorce reconsidered. New York: Norton; 2002. 24. Hetherington EM. Divorce and the adjustment of children. Pediatr Rev. 2005;26:163-9. 25. Lengua LJ, Kovacs EA. Bidirectional associations between temperament and parenting and the prediction of adjustment problems in middle childhood. Appl Dev Psychol. 2005;26:21-38. 26. Burke S, McIntosh J, Gridley H, editors. Parenting a er separation: a literature review prepared for the Australian psychological society [Internet]. 2007; [cited 2009 May 22]. Available from: http://www.psychology.org. au/publications/statements/parenting_separation/. 27. McManus PA, DiPrete TA. Losers and winners: the nancial consequences of separation and divorce for men. Am Soc Rev. 2001;66:246-68. 28. Teachman J, Paach K. Financial impact of divorce on children and their families. Future Child. 1994;4:63-83. 29. Lerman RI. Marriage and the economic well-being of families with children: a review of the literature [Internet]. Washington, DC: Urban Institute Press; 2002; [cited 2009 May 31]. Available from: http://www. urban.org/publications/410541.html. 30. Fischer T. Parental divorce and childrens socio-economic success: conditional e ects of parental resources prior to divorce, and gender of child. Sociology. 2007;41:475-95. 31. Couch KA, Lillard DR. Divorce, educational attainment and the earning mobility of sons. J Fam Econ Issues. 1997;18:231-45. 32. Carlson M, Corcoran M. Family structure and childrens behavioral and cognitive outcomes. J Marriage Fam. 2001;63:779-92. 33. Buchanan CM, Maccoby EE, Dornbusch SM. Caught between parents: adolescents experience in divorced homes. Child Dev. 1991;62:1008-29. 34. Du Rocher Schudlich TD, Cummings EM. Parental dysphoria, marital con ict, and parenting: relations with childrens emotional security and adjustment. J Abnorm Child Psychol. 2007;35:627-39. 35. Coutinho ESF, Almeida-Filho N, Mari JJ. Fatores de risco para morbidade psiquitrica menor: resultados de um estudo transversal em trs reas urbanas do Brasil. Rev Psiquiatr Cln. 1999;26(5). 36. Lovejoy MC, Graczyk PA, OHare E, Neuman G. Maternal depression and parenting behavior: a meta-analytic review. Clin Psychol Rev. 2000;20:561-92. 37. Pilowsky D, Wickramaratne P, Nomura Y, Weissman M. Family discord, parental depression, and psychopathology in o spring: 20-year follow up. J Am Acad Child Adolesc Psychiatry. 2006;45:425-60. 38. Wolchik SA, Wilcox KL, Tein JY, Sandler IN. Maternal acceptance and consistency of discipline as bu ers of divorce stressors on childrens. J Abnorm Child Psychol. 2000;28:87-102.

33

39. Kelly JB. Childrens adjustment in con icted marriage and divorce: a decade review of research. J Am Acad Child Adolesc Psychiatry. 2000;39:963-73. 40. Campana K, Henderson S, Stolberg A, Schum L. Paired maternal and parental parenting styles, child custody and childrens emotional adjustment to divorce. J Divorce & Remarriage. 2008;48:1-20. 41. Macie KM. In uence of co-parenting and marital status on young adult adjustment [these]. Virginia: Virginia Commonwealth University; 2002. 42. Maccoby E, Depner C, Mnookin R. Coparenting in the second year a er divorce. J Marriage Fam. 1990;52:141-55. 43. Hetherington EM. e in uence of con ict, marital problem solving and parenting on childrens adjustment in nondivorced, divorced and remarried families. In: Clarke-Stewart A, Dunn J, editors. Families count: e ects on child and adolescent development. New York: Cambridge University Press; 2006, p. 203-37. 44. McIntosh JE. Enduring con ict in parental separation: pathways of impact on child development. J Fam Studies. 2003;9:63-80. 45. Buchanan C, Heiges K. When con ict continues a er the marriage ends: e ects of postdivorce con ict on children. In: Grych H, Fincham F, editors. Interparental con ict and child development. New York: Cambridge University Press; 2001, p. 337-62. 46. Maccoby E, Martin JA. Socialization in the context of the family: parent-child interaction. In: Hetherington EM, editor. Handbook of child psychology: socialization, personality, and social development. New York: Wiley; 1983, p. 1-101. 47. Emery RE. Interparental con ict and the children of discord and divorce. Psychol Bull. 1982;92:310-30. 48. Furtado EF, Lauch M, Scmidt M. Estudo Longitudinal prospectivo sobre risco de adoecimento psiquitrico na infncia e alcoolismo paterno. Rev Psiquiatr Cln. 2002;29(2):71-80. 49. Amato PR. Marital con ict, the parent-child relationship, and child self-esteem. Fam Relat. 1986;35:103-10. 50. Johnston J. Developing and testing a group intervention for families at impasse. California: Center for the Family in Transition; 1998. 51. Bing NM, Nelson III WM, Wesolowski KL. Comparing the e ects of amount of con ict on childrens adjustment following parental divorce. J Divorce & Remarriage. 2009;50:159-71. 52. Emery RE. Marriage, divorce, and childrens adjustment. 2. ed. ousand Oaks, CA: Sage; 1999. 53. Vandewater EA, Lansford JE. In uences of family structure and parental con ict on childrens well-being. Fam Relat. 1998;47:323-30. 54. Clarke-Stewart KA, Vandell DL, McCartney K, Owen MT, Booth CL. E ects of parental separation and divorce on very young children. J Fam Psychol. 2000;14:304-26. 55. Hetherington EM, Bridges M, Insabella GM. What matters? What does not? Five perspectives on the association between marital transitions and childrens adjustment. Am Psychol. 1998;53:167-84. 56. Clarke-Stewart A, Brentano C. Divorce, causes and consequences. New Haven: Yale University Press; 2006.

Вам также может понравиться