Вы находитесь на странице: 1из 3

I.

Dados

a) Relator: Mario da Silva b) Funo: Tcnico em Informtica com especializao em notebooks. c) Solicitante: JWD. d) Data: 22/06/2012

II.Objetivo

Verificar o baixo desempenho nas atividades de execuo de aplicativos e de processamento de imagens e identificar falha na distribuio simultnea de imagens no notebook ASUS Modelo G73SW-A2 Srie Gamers.

III.Especificao

Notebook ASUS, modelo G73SW-A2, srie Gamers; Sistema operacional Windows 7 Ultimate Original de 64 bits; Processador de 2 gerao Intel Core i7-2630QM (2GHz com Turbo Boost at 2.90GHz); Chipset Intel HM65 Express; Placa de Vdeo NVIDIA GeForce GTX 460M com 1GB GDDR5 VRAM de memria dedicada; Disco Rgido Sata 2.5 de 750GB 7200rpm; Memria de 8GB DDR3 1333MHz SDRAM expansvel at 16 GB; Cooler marca Cooler Master modelo CI5-9HDSF-PL-GP; Tela Full HD 3D NVIDIA 17.3" (1920x1080 120Hz) LED Backlight; Leitor e gravador de Blu-ray Disc; Sistema de udio EAX Advanced HD 5.0; culos 3D NVIDIA (compatvel com TV Sony Bravia 3D); Bateria de 8 clulas com ons de ltio (5200mAh 74 Whrs); Adaptador de energia com input de 100-240V AC, 50/60 Hz e output de 19V DC, 6.3A, 150W. Dimenses: 41.5 x 32.0 x ~1.89 cm (WxDxH)

IV.Relatrio

Aps a anlise do equipamento em laboratrio e a aplicao de exaustivos testes de funcionamento e desempenho com a utilizao do software AIDA64 Extreme Edition verso 2.50.2000, foram verificadas as seguintes ocorrncias: O processador Intel Core i7-2630QM no consegue gerenciar todos os aplicativos do sistema operacional Windows 7 Ultimate 64 bits, gerando congelamentos temporrios nos aplicativos que esto sendo executados e na exibio de imagens na tela; A condio de temperatura ideal informada no projeto do processador e baseada na norma ITC-47508.17-F de 45C e constatou-se atravs de relatrio de benchmarking do software AIDA64 uma temperatura acima da especificada no projeto que foi de at 94C; O cooler est funcionando apenas no primeiro estgio de velocidade, atingindo a velocidade mxima de 833rpm. O segundo estgio de trabalho no est sendo ativado, onde o cooler deveria trabalhar em 2500rpm para resfriar adequadamente o processador quando o mesmo ultrapassar a temperatura de 49C; A placa de vdeo NVIDIA GeForce GTX 460M no est trabalhando com a otimizao de grficos 3D em funo da alta temperatura de funcionamento do sistema interno; O sistema Dual Vdeo do chipset da placa de vdeo NVIDIA GeForce GTX 460M no consegue distribuir as imagens para a tela do notebook e para o monitor auxiliar, simultaneamente.

V. Parecer

Em funo do superaquecimento do processador Intel Core i7-2630QM, os dispositivos de segurana do notebook ASUS diminuem o desempenho do processador principal e da placa de vdeo NVIDIA, com a finalidade de reduzir a temperatura interna geral do sistema. Esse procedimento ocasiona a diminuio da eficincia de todo o sistema que no consegue trabalhar em sua total capacidade, devido falta de condies ideais de funcionamento. 2

O motor eltrico que mantm a hlice do cooler girando para refrigerar o processador encontra-se com seu segundo estgio de funcionamento danificado, portanto, recomenda-se a troca imediata do cooler, pois ele responsvel por manter a temperatura estabilizada do processador e a sua no substituio pode acarretar em curto prazo a fundio dos circuitos eletrnicos contidos dentro do processador, causando a perda total do mesmo. A placa de vdeo NVIDIA GeForce GTX 460M apresenta uma falha no sistema Dual Vdeo do Chipset de distribuio de imagens, pois o sistema Full HD no responde quando processado mais de um vdeo ao mesmo tempo. Para esse tipo de falha recomenda-se a troca da placa de vdeo.

VI. Recomendao Tcnica

Recomenda-se trocar o cooler atual que se encontra danificado por outro de maior capacidade de refrigerao, com velocidade superior a 3500rpm, para gerar um aumento no desempenho do notebook e diminuir as chances de queima de quaisquer componentes do sistema devido a superaquecimento.

As condies de reparo da placa de vdeo NVIDIA GeForce GTX 460M so inviveis, devido ao alto custo do componente chipset que se encontra danificado e aos elevados custos de mo de obra e laboratrio especializado para efetuar o procedimento. Recomenda-se a troca por outra placa do mesmo modelo, porque dentre as opes compatveis com o notebook analisado, a que apresenta maior desempenho e tecnologia no momento.

So Paulo, 22 de junho de 2012.

__________________________ Mario da Silva

Вам также может понравиться