Вы находитесь на странице: 1из 3

Jefferson Ayrton Leite de Oliveira Cruz1, Jos Adalberto Caetano de Lima Filho2, Jnathas Barros Santana de Souza3, Taiane

Maria De Lima Rodrigues4, Orrana Targino Galamba Fernandes5, Rosilda Maria Barreto Santos5
Utilizou-se como mtodo os decalques em transparncias com imagens dos esqueletos bovino, caprino, ovino, co, suno, eqino as quais foram ampliadas por um aparelho conhecido como retroprojetor podendo assim os estudantes decalcarem o devido esqueleto em uma cartolina obtendo um desenho de mais fcil observao das estruturas. Nas transparncias haviam vrios nmeros apontados a diversas estruturas, as quais os alunos teriam de nomear uma por uma de acordo com o contedo dado pelos professores, monitores e livros da disciplina de anatomia descritiva. Utilizando pincis de diferentes cores, foram evidenciados os esqueletos axial e apendicular, com uma caneta esferogrfica evidenciouse todos os nomes das estruturas, ossos e articulaes enumeradas. As radiografias foram conseguidas atravs dos professores de anatomia, mdicos veterinrios e os prprios estudantes que tem ou tinham ces cujos j haviam sofrido alguma deformidade na estrutura do osso. Usando pincel de quadro branco que de fcil remoo, o professor (a) determinou as estruturas a serem evidenciadas com o intuito de testar o aprendizado do estudante. O trabalho pode ser feito em grupo ou individualmente de acordo com o bem entender do professor.

MTODOS DE ENSINO DA ANATOMIA DESCRITIVA DOS ANIMAIS DOMTICOS DO SISTEMA ESQUELTICO COM AUXLIO DE RADIOGRAFIAS E DESENHOS DO ESQUELETO.

Introduo
O curso de Medicina Veterinria confronta todos os estudantes com a disciplina de Anatomia Descritiva dos Animais Domsticos desde o primeiro dia at o trmino de sua formao acadmica como Mdico Veterinrio. Sendo uma disciplina bsica, marca decisivamente o acesso ao objetivo acadmico desejado e contribui, na mesma medida, fornecendo conhecimentos para a posterior prtica profissional (Konig et al.,2002). No ensino universitrio a metodologia segue geralmente centrada, basicamente, na tarefa do professor. Pensando nisso utilizou-se mtodos de ensino diferenciados como o uso das radiografias e de desenhos decalcados pelos estudantes, os quais se motivaram mostrando ampla participao e desenvolvimento no aprendizado. O mtodo de ensino com a prtica de desenhos decalcados tem como objetivo uma melhor associao das estruturas sseas e articulaes aplicando suas posies ao esqueleto, determinando assim os antmeros se direito ou esquerdo e a que osso ou articulao essas estruturas pertencem.

Material e mtodo
Realizou-se o trabalho na rea de Anatomia do Departamento de Morfologia e Fisiologia Animal da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

________________ 1. Primeiro Autor aluno do Curso de Medicina Veterinria e monitor da rea de Anatomia do Departamento de Morfologia e Fisiologia Animal, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Rua. Dom Manoel de Medeiros, S/N, Recife, PE, CEP 52171-900. E-mail: <jefersonairton@hotmail.com> 2. Segundo Autor aluno do Curso de Medicina Veterinria e bolsista do Programa de Ensino Tutorial do Curso de Medicina Veterinria, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Rua. Dom Manoel de Medeiros, S/N, Recife, PE, CEP 52171-900. E-mail: <adalberto.caetano@gmail.com> 3. Terceiro Autor aluno do Curso de Medicina Veterinria e monitor da rea de Anatomia do Departamento de Morfologia e Fisiologia Animal, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Rua. Dom Manoel de Medeiros, S/N, Recife, PE, CEP 52171-900. E-mail: <jonathasbsouza@gmail.com> 4. Quarto Autor Aluno do Curso de Medicina Veterinria, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Rua. Dom Manoel de Medeiros, S/N, Recife, PE, CEP 52171-900. E-mail: <sapim_rodrigues@hotmail.com> 5. Quinto Autor Aluno do Curso de Medicina Veterinria, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Rua Dom Manoel de Medeiros, S/N, Recife, PE, CEP 52171-900. E-mail: <ranagalamba_@hotmail.com> 6. Sexto Autor Professor Adjunto do Departamento de Morfologia e Fisiologia Animal, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Rua. Dom Manoel de Medeiros, S/N, Recife, PE, CEP 52171-900. E-mail: <rosildambs@yahoo.com>

Resultados e discusso
O contedo da disciplina de anatomia descritiva vem crescendo de modo vertiginoso, motivo pelo qual detalhes comparativos anatmicos e aspectos especficos dificultam ao estudante distinguir o que realmente importante nos estudos terico e pratico. Os estudantes da disciplina demonstraram grande envolvimento, participao e aprendizado com os mtodos utilizados. Foram evidenciados no decalque trinta e um ossos e quatorze articulaes no co; vinte e nove ossos e trinta e cinco articulaes no caprino e ovino; trinta e um ossos e dezoito articulaes no suno; trinta e um ossos e oito articulaes no eqino; vinte e oito ossos e doze articulaes no bovino; trinta e dois ossos e trinta e duas articulaes na ave; vinte e nove ossos e vinte e nove articulaes no coelho. O uso didtico das radiologias mostrar se o aprendizado dos alunos atravs dos desenhos obteve xito ou no, assim os estudantes podero mostrar o que aprenderam evidenciando as estruturas sseas e articulaes encontradas. As tarefas foram divididas de forma em que ocorresse ampla participao de grupo nos estudos de Anatomia Descritiva, na pratica de decalques e observao das radiografias. Os alunos eram orientados por um monitor fixo para cada grupo dependendo da disponibilidade desses podero ocorrer alteraes, sendo tambm orientados por um professor (a). de extrema importncia lembrar que os desenhos decalcados e as radiografias utilizadas foram complementados com aulas tericas e pratica dada pelos professores (a) e monitores das disciplinas, sendo ainda associado as estruturas desenhadas a localizao correta no animal vivo. Dessa forma os alunos aprendero a funo para que se estudar anatomia j que a mesma servir de base para as demais disciplinas.

Referncias
[1] DYCE, K. M.; SACK, W. O.; WENSING, C. J. G. Tratado de anatomia veterinria. Editora Guanabara Koogan S.A. Rio de Janeiro. 1990. p. [2] ROMER, A. S.; PARSONS, T. S. Anatomia Comparada dos Vertebrados. So Paulo: Atheneu, 1985. p. [3] Revista CFMV (Conselho Federal de Medicina Veterinria) Ano 15 \ 2009. Nmero 46; Janeiro\Fevereiro\Maro\Abril. [4] COSTA, O. M.; SCHERER, P. O.; SOLZA, E. C. D.; ROCHA, C. R. Roteiro prtico de articulaes. rea de anatomia animal \ DBA \ IB. UFRRJ. [5] KONIG, H. E.; LIEBICH, H. G. Anatomia dos Animais Domesticos. Vol. 1 (aparelho locomotor).

Figura.1 A- grupo de bovinos; B- grupo de coelho; C- grupo de suno; D- grupo de caprinos; E- grupo de eqino; F- grupo de ces; G- aula prtica com animais vivos; H- Grupo de aves.

Вам также может понравиться