Вы находитесь на странице: 1из 3

Aprendizagem significativa

Por teorias de aprendizagem podemos observar trs modalidades gerais: cognitiva, afetiva e psicomotora. A primeira, cognitiva, pode ser entendida como aquela resultante do armazenamento organizado na mente do ser que aprende. A segunda, afetiva, resulta de experincias e sinais internos, tais como, prazer, satisfao, dor e ansiedade. J a terceira, psicomotora, envolve respostas musculares adquiridas por meio de treino e prtica. A teoria de David Ausubel foca a aprendizagem cognitiva e, como tal, prope uma explicao terica do processo de aprendizagem. Ausubel baseia-se na premissa de que existe uma estrutura na qual organizao e integrao de aprendizagem se processam. Para ele, o fator que mais influencia a aprendizagem aquilo que o aluno j sabe ou o que pode funcionar como ponto de ancoragem para as novas ideias. A aprendizagem significativa, conceito central da teoria de Ausubel, envolve a interao da nova informao com uma estrutura de conhecimento especfica, a qual define como conceito subsunor. As informaes no crebro humano, segundo Ausubel, se organizam e formam uma hierarquia conceitual, na qual os elementos mais especficos de conhecimento so ligados e assimilados a conceitos mais gerais. Uma hierarquia de conceitos representativos de experincias sensoriais de um indivduo significa, para ele, uma estrutura cognitiva.

Ausubel considera que a assimilao de conhecimentos ocorre sempre que uma nova informao interage com outra existente na estrutura cognitiva, mas no com ela como um todo; o processo contnuo da aprendizagem significativa acontece apenas com a integrao de conceitos relevantes. Para contrapor essa teoria, Piaget no considera o progresso cognitivo consequncia da soma de pequenas aprendizagens pontuais, mas sim um processo de equilibrao desses conhecimentos. Assim, a aprendizagem seria produzida quando ocorresse um desequilbrio ou um conflito cognitivo. No entanto, Piaget no enfatiza o conceito de aprendizagem. Sua teoria de desenvolvimento cognitivo, no de aprendizagem. Nesta perspectiva, Piaget considera que s h aprendizagem (aumento de conhecimento) quando o esquema de assimilao sofre acomodao. A aprendizagem significativa desenvolvida por Ausubel prope-se a explicar o processo de assimilao que ocorre com a criana na construo do conhecimento a partir do seu conhecimento prvio. Dessa forma, para que ocorra uma aprendizagem significativa necessrio: disposio do sujeito para relacionar o conhecimento; material a ser assimilado com potencial significativo; e existncia de um contedo mnimo na estrutura cognitiva do indivduo, com subsunores em suficincia para suprir as necessidades relacionadas. Na teoria de Ausubel, o processo de assimilao fundamental para a compreenso do processo de aquisio e organizao de significados na estrutura cognitiva. Basta o educador primeiramente sondar o repertrio do aluno para provocar na criana uma aprendizagem significativa. As assimilaes podem ser simples, como dosar os ingredientes para fazer um bolo e utilizar essa mesma experincia com os conceitos de clculos, grandezas e medidas da matemtica.

Com isso, os modos de ensinar desconectados dos alunos podem ser modificados para a articulao de seus conhecimentos, no uso de linguagens diferenciadas, significativas, com a finalidade de compreender e relacionar os fenmenos estudados. Eliane da Costa Bruini Colaboradora Brasil Escola Graduada em Pedagogia Pelo Centro Universitrio Salesiano de So Paulo - UNISAL

Вам также может понравиться