Вы находитесь на странице: 1из 5

IFTO Campus Palmas, CST Sistemas Eltricos Linhas de transmisso.

Palmas-TO -2012

SUPERCOMDUTORES DE ALTA TEMPERATURA


Bruno Spindola de CASTRO (1); Mayara Rufino CORDEIRO (2);
Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia do Tocantins IFTO/Campus Palmas, (1) bruno.castro@redenergia.com, (2) mayararcordeiro@bol.com.br

RESUMO
Este texto apresenta uma breve amostra sobre Supercondutores de alta temperatura que uma das alternativas no convencionais para a transmisso de energia eltrica. H cerca de 20 anos foi descoberta uma nova classe deste composto que apresenta supercondutividade em alta temperatura desde ento os fsicos da rea, inclusive no Brasil, vm tentando desvendar os segredos destes materiais. Aos poucos os supercondutores esto invadindo nosso cotidiano, estando presente em equipamentos de medicina de diagnostico, trens supervelozes que flutuam sobre os trilhos e maquinas gigantescas para o estudo da fsica de partculas. Esses materiais, que conduzem corrente eltrica sem percas de energia que aos poucos vem sendo comprida. Palavras-chave: supercondutores, transmisso, alta temperatura.

IFTO Campus Palmas, CST Sistemas Eltricos Linhas de transmisso. Palmas-TO -2012

INTRODUO
Em 1986, o fsico suo Alexandre Muller e o alemo Georg bednors descobriram materiais que apresentavam supercondutividade a alta temperatura que lhes valeu o premio Nobel em 1987. A denominao alta temperatura vem no fato de que a temperatura critica embora ainda muito baixa est acima da temperatura de liquefao do nitrognio. Nova possibilidade de aplicaes pratica surgiram com os supercondutores de alta temperatura criticas ATCs (high-tc) esse o caso do Bi2 Sr2 CaCu2O8+x, formado por cinco diferentes elementos qumicos(Bismuto, estronco, clcio, cobre e oxignio). No estado supercondutor, o Bi2 Sr2 CaCu2O8+x, transforma-se em um detector e remussor natural de radiao eletromagntica na faixa de frequncia de PHz, que significa um trilho de oscilaes por segundo. E posteriormente viram que substituindo o lantnio por trio chegavam a uma temperatura crtica de 92 k, o que foi primordial, pois poderiam usar o nitrognio lquido para resfriar as amostras j que o mesmo tem seu ponto de ebulio a 77 k. Isso causou uma revoluo comercial, pois o nitrognio lpiquido pode ser produzido por um custo bem menos do que o hlio liquido. Muitos outros supercondutores de cupratos foram descobertos, e a teoria que explica a supercondutividade nestes materiais um dos maiores desafios da fsica da matria condensada. Em 1993, o supercondutor com a maior temperatura crtica era uma cermica baseada nos elementos tlio, cobre, mercrio, brio e oxignio com a frmula HgBa2Ca2Cu3O8+x.

IFTO Campus Palmas, CST Sistemas Eltricos Linhas de transmisso. Palmas-TO -2012

1. CONTEDO DO DESENVOLVIMENTO
Os supercondutores tem grande utilizao na rea de gerao, transmisso e distribuio de energia eltrica. Um bom exemplo dessa utilizao seria as usinas hidreltricas. Toda hidreltrica desperdia energia, pois, devido a contingncias geogrficas, est em geral sempre longe dos centros de consumo. No trajeto entre a usina e o consumidor perde-se, energia, porque a resistncia dos fios metlicos cria uma espcie de atrito que dificulta a passagem da eletricidade. A corrente eltrica acaba se transformando em calos, que no serve para nada. Estima-se que perdas por esse motivo representam at 20 % da produo de energia. Esse desperdcio poder ser evitado com uma cermica supercondutora, isto , capaz de transmitir eletricidade sem nenhuma resistncia. Outra grande vantagem dos supercondutores seria a reduo do tamanho dos geradores das usinas hidreltricas, pois como todo motor eltrico eles operam com o auxilio de bobinas eletromagnticas e com a eficincia dos novos eletroms essas maquinas reduziro a um dcimo do seu tamanho, multiplicando a sua potencia. Existe distinta maneira de se utilizar os supercondutores nas hidreltricas: estocar a fora da queda do rio, noite. A fora no pode ser usada por completo porque nesse perodo o consumo muito baixo e no h para onde enviar a energia produzida. As mquinas giram a vazio, enquanto o rio corre sem proveito. Mas uma bobina supercondutora poderia receber essa energia e mant-la girando nos fios de cermica sem nenhuma perturbao. Pela manh, conectada rede de transmisso, a bobina devolvida a eletricidade estocada como se tivesse acabado de receb-la. Nada impede que as cermicas supercondutoras revolucionem as mquinas eltricas que povoam casas, fbricas e escritrios no mundo moderno. Pois tudo que funciona com eletricidade podero mudar, dos relgios de pulso e secadores de cabelo at as linhas frreas e os metrs. Os supercondutores de alta temperatura crtica so formados por vrias camadas sobrepostas de diferentes tomos, sendo as compostas puramente de cobre e oxignio aquelas onde se origina o fenmeno da supercondutividade.

Fig.1 Fenmeno da supercondutividade.

Fig.2 Supercondutores de alta temperatura.

1.1 APLICAES DE SUPERCONDUTORES


As aplicaes mais comuns de supercondutores se utilizam de suas propriedades. Para os cabos de transmisso e algumas maquinas eltricas, se beneficiam da resistividade nula, o que no deixa acontecer perda de energia por calor atravs do efeito joule. Para os trens flutuantes e para as maquinas de referencia magntica, utiliza-se do fato de apresentarem campos magnticos muitos altos.

IFTO Campus Palmas, CST Sistemas Eltricos Linhas de transmisso. Palmas-TO -2012

2.1.1 TREM MAGNETICO LEVITADO ( MAGLEV)


Por apresentarem altos valores de campo magnticos por manterem altas constantes em seu interior, o supercondutor pode ser utilizado para construir trens sobre trilhos, j que se utilizam o principio da atrao e repulso magntica para a levitao, evitando o contato direto com os trilhos, eliminando o atrito. Com os condutores comuns, mas isto geraria muito desperdcio de energia na forma de calor.

2.1.2 TRANSMISSO DE ENERGIA


Como mencionado anteriormente, uma das utilizaes mais importantes para os supercondutores seriam na gerao e transmisso de energia. O principal entrave encontrado pelas empresas a refrigerao de linhas de transmisso de vrios quilmetros, o que tornaria a empreitada extremamente cara e com muitas dificuldades tcnicas de implementao. Para pesquisadores da Universidade Autnoma de Barcelona, Espanha, a utilizao de cabos supercondutores em pontos estratgicos de linhas de transmisso chegariam a evitar perdas entre 50% e 70%. Estes prprios pesquisadores desenvolveram um cabo supercondutor que bateu o recorde mundial de intensidade de corrente eltrica, atingindo 3200A e 24000V. Os testes feitos indicaram que esse novo cabo supercondutor tem uma capacidade 5 vezes maior do que os condutores comuns de cobre com as mesmas dimenses, podendo chegar aos 100MVA (milhes de volt-ampere).

2.1.3 MOTORES ELTRICOS COM ENROLAMENTOS EM SUPERCONDUTORES A ALTAS TEMPERATURAS


A principal caracterstica dos supercondutores utilizada nas mquinas eltricas rotativas se d devido sua resistividade nula. As pesquisas visam diminuir os custos, peso, dimenses das mquinas com aplicaes de campos magnticos muito maiores que os convencionais. As bobinas supercondutoras utilizadas na construo do motor so do tipo toroidal, com enrolamento helicoidal duplo, constitudo por fitas de prata com ncleo supercondutor na temperatura de 77K. Como quaisquer supercondutores no obedecem Lei de Ohm, ou seja, a tenso e a corrente no variam linearmente, j que a caracterizao de supercondutividade no se d pela resistncia e sim pela queda de tenso. A corrente crtica em supercondutores convencionada internacionalmente como aquela que provoca uma queda de tenso de 100V/m. Os pesquisadores concluram que a utilizao de supercondutores em mquinas eltricas s economicamente vivel para motores de grande potncia onde a reduo no volume, e, consequentemente, no peso e no custo, compensa o alto custo das bobinas supercondutoras. Muitos estudos ainda devem ser feitos para conseguir aliar bobinas supercondutoras resfriadas a temperaturas criognicas para materiais magnticos condutores de calor.

IFTO Campus Palmas, CST Sistemas Eltricos Linhas de transmisso. Palmas-TO -2012

2. CONCLUSO OU CONSIDERAES FINAIS


Os supercondutores so uma esperana para a diminuio de perdas de energia para evitar a necessidade de se construir cada vez mais usinas geradoras de energia. Neste trabalho foram discutidas um pouco do histrico dos supercondutores bem como suas caractersticas fsicas. A tecnologia est avanando rapidamente de tal forma que testes j so feitos para a utilizao real de supercondutores para substituir condutores comuns, como foi visto atravs de exemplos de aplicaes de supercondutores e visto tambm que muitas modificaes e melhorias devem ser feitas para conseguir fabricar materiais supercondutores mais baratos e com temperaturas crticas cada vez maiores, para facilitar a aplicao.

REFERNCIAS
- http://www.weg.net/files/products/WEG-motores-eletricos-com-enrolamentos-em-supercondutores-dealta-temperatura-artigo-tecnico-portugues-br.pdf. Acesso em 17/11/ 2012. -http://www.seara.ufc.br/especiais/fisica/supercondutividade/supercondutividade5.htm. 10/11/2011. - http://www.mecatronicaatual.com.br/secoes/leitura/576. Acesso em 10/11/2012. Acesso em

Вам также может понравиться