Вы находитесь на странице: 1из 13

Abordagem escrita no Pr-Escolar

Relato de experincias com crianas de 5/6 anos

Ana Raquel Lopes Menino

Introduo Sou Educadora de Infncia e iniciei a minha prtica h trs anos num Colgio Catlico do concelho de Leiria onde ainda trabalho. Neste pequeno relato partilho a reflexo feita acerca de algumas actividades desenvolvidas no mbito da familiarizao com o cdigo escrito, durante o ltimo ano, com um grupo de pr-escolar. O Colgio possui cerca de 500 alunos distribudos por 19 turmas, do pr-escolar e dos diversos ciclos do Ensino Bsico. O ensino pr-escolar est acessvel s crianas de 5/6 anos que pretendem ingressar no primeiro ciclo no ano seguinte. As crianas, na sua maioria, possuem ambientes familiares estveis e estimulantes e mostram-se em geral bastante despertas para a leitura e para a escrita. importante referir que partilham o recreio com crianas mais velhas, desenvolvem laos de amizade com elas e comeam a demonstrar desejo de aprender a ler e a escrever para se igualarem aos seus novos modelos. O grupo com o qual foram desenvolvidas as actividades que de seguida relato constitudo por vinte e cinco crianas, de idades compreendidas entre os cinco e os seis anos, de entre as quais, oito so do sexo masculino e dezassete so do sexo feminino. um grupo alegre, afectuoso, interessado e bastante receptivo s propostas de trabalho. Alm disso, so crianas que demonstram curiosidade pelas coisas que as rodeiam, procurando saber sempre mais e envolvendo-se com entusiasmo no desenvolvimento de projectos.

A abordagem escrita no pr-escolar Desde muito cedo as crianas contactam com a escrita e fundamental tirar partido da sua experincia anterior alargando-a a novas aprendizagens. Na educao pr-escolar deve recorrer-se a uma abordagem global, tendo por base o envolvimento da criana com os livros e a produo de escrita no convencional. Como tal, no faz sentido antecipar a abordagem associacionista e fnica, realizando actividades de cpia de letras e associao ao som que so feitas no 1 ciclo. importante criar oportunidades de imitao da escrita atravs da disponibilizao de materiais como folhas, revistas, jornais, entre outros, nas suas brincadeiras de faz-de-conta. A criao de uma ambiente estimulante ao nvel da escrita aliado a uma atitude igualmente estimulante por parte do educador, que valoriza as tentativas das crianas, so factores altamente facilitadores da familiarizao com o cdigo escrito (ME/DEB, 1997). essencial proporcionar s crianas o contacto com o texto manuscrito e impresso em diferentes formatos, uma vez que gradualmente elas vo percebendo que se pode escrever o que se diz, que a escrita permite lembrar o que dissemos ou vivemos e que esta envolve um cdigo com regras prprias. Durante as tentativas de escrita, que se vo aproximando cada vez mais do modelo, a criana comea a perceber as normas da codificao escrita e deseja reproduzir algumas palavras. Alm de motivar para a leitura, pois cria na criana o desejo de aprender a ler, o livro um instrumento muito importante no contacto com a escrita. Antes de conseguirem decifrar o texto escrito, as crianas realizam outras formas de leitura que devem ser estimuladas como , por exemplo, a interpretao de imagens ou gravuras de um livro. A forma como o educador utiliza a escrita dentro da sala de actividades o ponto de partida para motivar as crianas a interessarem-se por ela e pela sua utilizao. O registo do que as crianas dizem, das actividades que se realizam ou que se pretendem realizar, das regras definidas, entre outras coisas, so formas de contacto e utilizao da escrita que possibilitam criana perceber que diferentes formas de escrita tm diferentes formatos, porque tambm tm diferentes intenes (ME/DEB, 1997).

Relato das experincias Ao longo do ano lectivo mantenho contacto regular com os encarregados de educao para conversarmos, entre outras coisas, sobre a evoluo das crianas. Numa dessas conversas, no terceiro perodo, a me do Simo fez-me a seguinte questo: J se apercebeu que o Simo sabe escrever?. Fiquei surpreendida com a pergunta, sobretudo porque aquando da reflexo com os pais, na entrega das avaliaes, houve outros que haviam comentado o mesmo: Que tipo de interveno que a Raquel teve nesse processo? Ensinou-os a escrever? Eu respondi que no e expliquei que tipo de actividades fazia no mbito da familiarizao com a escrita. Actividades muito simples e ldicas que partem do interesse das prprias crianas. Confesso que fiquei surpreendida e que assim que estive a ss com o Simo (6 anos) procurei perceber at que ponto ele sabia escrever. Pedi-lhe para me mostrar como se escrevem algumas palavras, por exemplo limo. Ele disse-me: um [L] e um [I], depois [M] e [O] que como no meu nome ([A] com til e [O]). Ele repetia a palavra devagar e pelo som que produzia identificava a prxima letra, embora nem sempre reconhecesse o grafismo que lhe corresponde. Por exemplo, na palavra gato disse-me: Gato comea por [G], mas como que se faz a letra [G]?. Depois escrevia a palavra tal como se diz. Neste caso, disse-me que gato se escrevia com [U] no fim. Fiquei entusiasmada e perguntei-lhe como havia aprendido. Ele disse-me que no sabia. Contudo, referiu algumas actividades, jogos que costumamos fazer na sala, no nosso dia-a-dia. Ento perguntou-me: Lembras-te daquele jogo em que tu dizias que ias chamar um menino que comeava pela letra [M] e como havia muitos que comeavam por [M], davas mais uma pista e dizias que a seguir vinha um [A] e eu comeava a pensar, pode ser o Marcos ou a Matilde ou a Marta ou a Mariana e eu descobria, assim que eu sei escrever. No conseguia parar de pensar nos ltimos acontecimentos e at que ponto a minha prtica poderia estar relacionada com essas aprendizagens. Reli algumas planificaes e procurei recordar-me de actividades que pudessem estar relacionadas com a emergncia da escrita. A partir da anlise mais sistemtica dessas planificaes surgiram as seguintes actividades:

Jogo Vou chamar um menino cujo nome comea pela letra Este jogo, referido pelo Simo, como descrevi em cima, no surgiu por acaso. Inicialmente, e com base em referncias/experincias do estgio, para organizar as crianas num comboio ou para as distribuir por grupos, usava como critrio as cores das roupas que traziam vestidas, as diferentes peas de vesturio, etc. Rapidamente me apercebi que o jogo no trazia nenhum desafio ao meu grupo e comecei a usar as letras dos seus nomes como critrio. Vejamos um exemplo dos dilogos estabelecidos: - Vou chamar algum que tem um nome comeado pela letra [J]. - o Joo- diz logo um apressado. - Espera, ainda no acabei. Comea pela letra [J] e acaba na letra [A]. - Pois, no pode ser o Joo porque o Joo acaba em [O] diz outra criana. - Sou eu- diz a Joana. Passado pouco tempo apercebi-me que nas suas brincadeiras as crianas comearam a usar este jogo: Estou a pensar num animal que comea pela letra [C]. No final do ano lectivo, tinham j inventado os seus prprios jogos de entre os quais o seu favorito era dizer palavras comeadas pelas diferentes letras do abecedrio.

Rimas com os nomes das crianas, com animais, objectos, etc. Durante o ano lectivo, procurmos, ouvimos e construmos histrias, adivinhas, poesias, lengalengas. Nestas actividades a rima teve um papel importante, no s porque as crianas se divertiam imenso a encontrar rimas, mas tambm pelas aprendizagens resultantes desse processo. Nem sempre era fcil arranjar uma palavra para rimar com o que ns queramos, mas depois de investigar em casa e na internet acabvamos por conseguir. Pouco a pouco, as crianas foram percebendo o mecanismo de construo das rimas e adquirindo maior facilidade em encontr-las: No, isso no rima, tem de acabar da mesma maneira. Por exemplo, Mariana rima com banana, porque acabam as duas em [ana].

Ilustrao 1 Rimas elaboradas pelas crianas.

Modelagem de letras em plasticina / Recorte de letras de revistas e jornais para construo de palavras Desde o incio, coloquei disposio das crianas, entre outros materiais, plasticina, revistas e jornais que podiam utilizar sempre que quisessem. No que se refere plasticina, no incio do ano lectivo a maioria das crianas usava-a apenas para explorar as suas caractersticas, amassando-a, cortando-a em pequenos

pedaos, etc. Progressivamente as crianas foram dando forma a este material e usaramno tambm na modelagem de letras, sobretudo para a construo das palavras correspondentes aos seus nomes. Enquanto o faziam, as crianas trocavam conhecimentos e faziam novas aprendizagens (Agora vamos fazer o teu nome. Uiii mas o teu mais difcil do que o meu, tem tantas letras e s conheo duas. Ensinasme as outras?).

Ilustrao 2 Modelagem das letras do nome.

Relativamente utilizao das revistas e jornais, muitas vezes, as crianas optavam por recortar objectos ou pessoas e fazer colagens, outras vezes recortavam letras identificando algumas (Esta letra um [A] est no meio do meu nome e a primeira letra do teu nome, Afonso) e colavam-nas indiscriminadamente. A certa altura e medida que foi crescendo o interesse pela escrita, as crianas comearam a recorrer a esta actividade para escreverem palavras nos seus desenhos. Essas palavras eram quase sempre nomes de familiares ou de elementos muito presentes no seu dia-a-dia, como so por exemplo a palavra casa ou co. Primeiro pediam o meu auxlio para lhes mostrar como se escrevia e de seguida procuravam as letras e construam elas prprias a palavra. A actividade foi tambm utilizada na construo de etiquetas com os nomes das crianas para identificao das pastas. Durante a realizao desta tarefa, as crianas discutiram entre si as caractersticas das letras, ajudaram-se e partilharam conhecimentos: Quem que me arranja um [J]? Precisava de um [J] para escrever Joana pergunta uma criana. Pode-se dizer j, mas tambm se pode dizer jota diz outra criana. Olha eu encontrei aqui um. 6

Registos no cdigo escrito Procuro sempre que possvel registar o que as crianas dizem. Esses registos podem ser individuais ou de grupo, podem dizer respeito a uma actividade/ passeio que foi feito, ou apenas a alguma coisa que a criana quer reforar atravs da escrita, por exemplo, num desenho. Os registos so acompanhados de desenhos ou fotografias que ajudam a criana a estabelecer relaes com o que est escrito. Inicialmente era eu quem os sugeria, mas a pouco e pouco comearam a ser solicitados pelas crianas e a ser prtica diria: Escreve aqui o que eu vou dizer; Podamos escrever como fizemos a experincia para pr no jornal.

Ilustrao 3 Exemplos de registos individuais em que o desenho complementado com a escrita.

Sempre que relemos os registos, as crianas tm oportunidade de fazer correces e de observar o que disseram na forma escrita. So muito interessantes os seus comentrios: Ena, eu disse uma coisa to pequenina e tem tantas letras; Olha, agora a Raquel vai ler a minha frase, porque tem ali o meu nome; Eu disse mais coisas do que tu, porque ocupei duas linhas e tu s ocupaste uma. Depois de relidos e aprovados pelo grupo, os registos so sempre afixados dentro ou fora da sala. As crianas sentem-se orgulhosas por poderem mostrar, atravs do cdigo escrito, o que disseram/fizeram aos seus familiares e amigos: Vs, esta a minha frase!. Vem reciclar connosco!

Fizemos ecopontos para a nossa sala (Laura), aproveitando caixas de detergente para lavar a roupa (Francisco). Pintmos as caixas com esponjas que molhmos em tinta azul, amarela e verde (Juliana). Para no nos enganarmos a separar o lixo, recortmos de revistas velhas, garrafas de gua, pacotes de leite, copos de iogurte e outras coisas (Maria) e colmos esses recortes no ecoponto certo (Francisca). No amarelo pomos o plstico (Rafaela) e o metal (Joo), no azul pomos o papel e o carto (Margarida) e no verde pomos o vidro (Ins). Antes de pr o copo de iogurte na reciclagem temos de o rapar bem (Rita) e tambm temos de espalmar os pacotes de leite (Jos) e de sumo (Joo), para no ocuparem tanto espao (Joana). Os nossos ecopontos esto na sala ao p do caixote do lixo (Marcos) e quando ficam cheios vamos despejar os sacos ao ecoponto (Brbara) que est na rua (Matilde). Eu gosto muito de fazer a reciclagem (Vera), porque no difcil e ajudamos o ambiente (Afonso).

Ilustrao 4 Registo de grupo sobre a reciclagem.

Ilustrao 5 Registo de grupo sobre o Pai.

Registos de receitas Coloco na manta uma cartolina e marcadores, e em papis individuais os nomes dos ingredientes escritos com letras bem legveis e os nmeros referentes s quantidades usadas. Dou incio ao registo perguntando: Ontem fizemos um bolo. Para tal precismos de diversos ingredientes. Lembram-se de algum? Ao que uma criana

responde farinha. verdade, ento temos de colar a palavra farinha aqui na cartolina para todos conseguirem ler a nossa receita. Esto aqui as palavras escritas dos vrios ingredientes nestes papis. Qual ser a palavra farinha?.Comea por [F] - diz uma criana. Ops, e agora?- pergunta a primeira criana franzindo a testa, Esto aqui duas palavras que comeam por [F]. Pois, porque tambm pusemos fermento - diz outra. E fermento tambm comea por [F]. A primeira criana separa as duas palavras comeadas por [F] e diz: Uma farinha e a outra fermento. J sei! Esta farinha porque tem um [i]. As crianas ficam empolgadas e querem todas descobrir a palavra do ingrediente seguinte. Depois de identificado o ingrediente, identificava-se a

quantidade, por exemplo, o nmero 2 seguido do desenho de dois pacotes de farinha, caso tenha sido essa a quantidade usada.
Ilustrao 6 Receita dos bolinhos de batata elaborada em grupo.

Legendagem de trabalhos Em Abril, fizemos uma sementeira de manjericos e amores-perfeitos para oferecer s mes no Dia da Me. As plantas foram crescendo, tivemos de as transplantar para vasos maiores e as crianas aperceberam-se das transformaes: Esto ali as razes diz uma delas. E para que serve a raiz na planta?, perguntei. A conversa prolongou-se e, aproveitando a curiosidade das crianas, apanhei algumas flores do campo com raiz e levei-as no dia seguinte. Observmos as flores e conversmos sobre elas. Cada criana escolheu uma e apresentou-a aos colegas, disse como se chamava, quais eram as suas caractersticas e identificou, tambm, as partes da sua planta, comentando as diferentes formas das razes, das folhas etc. No registo desta actividade, cada criana pintou um monte ou um campo a seu gosto e colou nele a sua flor. Posteriormente, cada uma recortou as palavras raiz, caule, folhas e flor para legendar as partes da sua planta. Lembro-me de uma criana ter dito: Eu j

10

sei onde est a raiz e as outras partes da planta!. Isso fcil - disse logo outra. Pois, mas como que eu sei onde que est escrito raiz, Raquel? Tens de me ler para eu colar. Ao que eu respondi: Ento olhem, vamos fazer um jogo e comecei a escrever a palavra raiz com letras grandes de modo a que todos vissem: Esta palavra comea por que letra? A Rita respondeu: Por [R], comea por [R] que a primeira letra do meu nome.. E a seguir ao [R] tem um [A]- disse a Matilde. J sei Raiz- disse a Marta. Pois , respondi. Ento e esta?. Repetimos o mesmo jogo para as restantes palavras em grupo e cada um,

individualmente, fez a associao e legendou as partes da sua planta com muita motivao.
Ilustrao 7 Exemplo da legendagem feita por uma das crianas.

Contacto com o livro No dia-a-dia das actividades, a leitura, o conto e a construo de histrias so parte integrante e fundamental. Desde o incio, procurei criar um ambiente de partilha que se reflectiu tambm ao nvel do livro e da leitura. No final do ano lectivo, tnhamos pelo menos uma histria por dia contada por uma criana ou por um grupo que a havia preparado e que a queria apresentar. Depois de algum tempo, as crianas apropriaram-se do papel de leitores, olhando as letras e "lendo" as figuras para os colegas.
Ilustrao 8 A Daniela conta uma das suas histrias favoritas aos amigos.

11

Quando conto uma histria, por vezes conto-a sem recurso a nenhum livro, dramatizo-a, uso fantoches ou adereos, outras vezes leio a histria e, outras ainda, conto-a por palavras minhas e vou mostrando as imagens do livro. Certo dia, enquanto contava uma histria, uma criana interrompeu-me e disse orgulhosamente: Raquel, eu sei que tu no ests a ler. J sabes a histriaainda te lembras, mas no ests a ler. No assim que est a escrito!. A criana ainda no conhecia a histria, ento porque que percebeu imediatamente que eu no estava a ler? Esta experincia levou-me a constatar o papel primordial que o contacto com o livro e com a leitura tm na familiarizao com o cdigo escrito. Um texto escrito tem regras prprias que no usamos na oralidade e as crianas vo-se apercebendo dessas diferenas. Quando crivamos histrias, o grupo ia dando ideias e muitas vezes construa frases que na escrita no faziam muito sentido. Eu registava as frases como eles as diziam e voltava a l-las. Nessa altura, as crianas apercebiam-se que no soava bem e tentavam reformular as suas frases.

Ilustrao 9 Exemplo de uma histria construda e ilustrada pelas crianas.

12

Algumas reflexes Sabemos hoje, sem sombra de dvida, que a abordagem escrita faz parte da educao pr-escolar. Porm, e de acordo com as Orientaes Curriculares, no se trata de uma introduo formal e clssica leitura e escrita, mas de facilitar a emergncia da linguagem escrita(ME/DEB, 1997, p. 65). Com esta reflexo constatei que apesar de nos preocuparmos tanto em planificar/prever/organizar as actividades ao pormenor, quase sempre as aprendizagens realmente significativas acontecem nos momentos mais ldicos e espontneos. Compreendi que as actividades descritas so alguns exemplos de como proporcionar o contacto com o cdigo escrito de uma forma informal. A criana brinca com letras, copia-as, faz tentativas de escrita, percebe que h uma forma de comunicar diferente da linguagem oral, percebe as funes da escrita de uma forma natural. Este tipo de interveno implica um envolvimento muito grande das crianas, torna-as mais atentas relao entre a fala e a escrita e estimula-as na busca da escrita convencional, melhorando em grande parte a sua motivao.

Referncias Ministrio da Educao, Departamento de educao Bsica, Ncleo de Educao PrEscolar. (1997). Orientaes Curriculares para a Educao Pr-Escolar. M. E.: Lisboa.

13

Вам также может понравиться