Вы находитесь на странице: 1из 5

ESPIRITISMO COMENTADO Educao Esprita da Criana1

Na concepo esprita, a infncia um estado passageiro no qual um esprito tem a oportunidade de viver a experincia de conviver com uma famlia e uma comunidade que lhe passam idias e valores novos porque est temporariamente livre de seus impulsos e idias passados. A sociedade atual valoriza muito o dinheiro e o conhecimento, mas relega muitos valores ticos a um segundo plano. As pessoas so valorizadas pelas suas posses ou por sua posio social. Esta viso vai de encontro com a viso esprita, que valoriza a essncia espiritual, aquilo que o esprito leva consigo aps a morte do corpo.

1. Por que o Espiritismo deve ser ensinado para as crianas?

Jder Sampaio

Os espritas so, por esta razo, estrangeiros em nossa prpria sociedade brasileira. Voluntariam-se quando as pessoas supervalorizam o trabalho remunerado. Defendem a simplicidade, quando as pessoas valorizam os sinais exteriores de prosperidade. Consideram importante a amizade desinteressada, quando as pessoas se preocupam em construir redes de contatos. Valorizam o esprito e a moderao em uma sociedade que cada vez mais cultua o corpo e o prazer.

As crianas vivem no mundo e necessitam compreender por que vivemos de forma diferente dos demais (se que o fazemos). Se elas no entenderem o que o Espiritismo e qual o seu papel em nossas vidas, dificilmente iro adotar valores espritas ao se tornarem adultas, porque a sociedade as expor a outras formas de ver o mundo e muitas delas consideraro plenamente aceitvel levar uma vida baseada no materialismo hedonista, mesmo que no entendam o que significam estas palavras. Esta questo tem duas faces, uma externa e outra interna ao movimento esprita. 2. Por que muitos espritas no valorizam a evangelizao?

Nosso pas tem uma herana cultural muito enraizada no passado que trouxe alguns atavismos para o presente. Um deles que a educao religiosa uma funo feminina, papel da mulher. Um outro que a
1

Publicado parcialmente no jornal Correio Fraterno. So Bernardo do Campo, ano 38, n. 406, p. 10, nov./dez. 2005, p. 10 e ano 38, n. 407, p. 13, jan./mar. 2006.

ESPIRITISMO COMENTADO religio um mero ritual social, uma obrigao leve, algo que no se deve levar muito a srio, apenas freqentar mais ou menos assiduamente. H tambm pais que no querem se dar ao trabalho de levar os filhos evangelizao, e que justificam sua indolncia recorrendo s teses do livre arbtrio em matria de religio. um raciocnio bem falacioso, porque que escolha religiosa far um jovem que no vivenciou religio nenhuma?

Do ponto de vista interno, muitas sociedades espritas mantm escolas espritas de evangelizao, mas no as apiam. Difundem pouco suas aes, valorizam pouco seus trabalhadores e no dispensam o mesmo cuidado que tm com a prtica medinica, a educao de adultos ou a promoo social. Constroem asilos e creches, mas no tm cadeiras ou mesas para crianas. Investem pouco em material pedaggico, tm poucos livros infantis na biblioteca, equipam mal suas escolas espritas, ou seja, no realizam aes de apoio e disseminao com o mesmo empenho de outras atividades espritas. Cada idade permite uma certa apreenso e entendimento das coisas, respeitadas as diferenas individuais. Embora, paream abstratas, as idias espritas esto durante todo o tempo, dando significao aos atos e aes da criana e de seus familiares no mundo. possvel despertar o interesse da criana por quase tudo, desde que se disponha a interagir com ela em seu prprio mundo, desafi-la a fazer coisas que ser capaz de fazer, empregar os objetos com que gosta de interagir e faz-la sentir-se querida e importante. Realiza-se nas diferentes esferas do mundo da criana. As esferas de interao com pessoas geralmente so trs ou quatro: a famlia, a escola, a comunidade e alguma instituio que ela freqenta (instituies esportivas, escolas de idiomas, etc.). Alm destas esferas as crianas recebem informaes e interagem atravs dos diferentes meios de comunicao. Uma criana das classes mdias tem cada vez mais acesso a computadores, internet, televiso, rdio, revistas em quadrinhos, livros e outros meios. As escolas brasileiras optaram por um ensino leigo, salvo as de carter religioso. Isto significa que as religies no so ensinadas na escola, 5. A educao esprita no acontece na escola tradicional? Porque? 4. Onde se realiza a educao esprita da criana? 3. A criana no muito nova para ser exposta s idias espritas?

ESPIRITISMO COMENTADO como um efeito das idias iluministas francesas na educao. Assim, fez-se uma separao entre o mundo da escola e o das religies. As crianas poderiam estud-las na escola como se estudam diferentes autores da Filosofia, com respeito e de forma comparativa, mas tal no se d. As escolas que mantm o ensino religioso, ou se atm a princpios morais ou ensinam uma dada religio, e praticamente no existem escolas espritas no Brasil. 5. A educao esprita da criana acontece em que esferas sociais? A famlia e a casa esprita (comunidade esprita) so duas esferas importantes. Ao contrrio do que se pensa, a criana deveria aprender mais as idias espritas no seio da famlia, na interao com pais e irmos. Sem fanatismo, se as aes dos pais so influenciadas pelos valores espritas, eles deveriam explicar isto s crianas. As idias espritas deveriam ser objeto de conversao e discusso, da mesma forma que os pais ajudam com os assuntos de escola, ensinam as tarefas de casa, a jogar, a usar o computador, preocupam-se em ensinar o valor do dinheiro e de todas as coisas tangveis e intangveis do universo domstico. 6. Qual deve ser o papel do Centro Esprita na educao esprita da criana?

O Centro Esprita, para a criana, deveria ser um espao de socializao e aprendizagem, o mais prazeroso possvel. Nele a criana aprende que os valores de sua famlia no so nicos no mundo, que h outras pessoas que pensam de forma semelhante. Isto ajuda na construo da sua identidade como esprita. A freqncia escola esprita deve ser vista como um compromisso, to importante como ir ao mdico, freqentar a escola ou praticar um esporte. Se for tratado como algo sem importncia, a criana aprender a desvalorizar a esfera religiosa em sua vida. A Escola Esprita ou Evangelizao tem por funo consolidar uma educao que comea no lar e despertar novas questes e interesses na criana, ao mesmo tempo em que deve fornecer uma viso sistematizada e fundamentada da Doutrina Esprita, com toda a sua riqueza terica.

7. Basta, ento, levar a criana assiduamente s aulas da Escola Esprita ou Evangelizao?

ESPIRITISMO COMENTADO A relao da criana com o Centro Esprita no deve se reduzir presena em uma sala de aula. As sociedades espritas devem criar espaos diferentes para que a criana v formando amizades e estabelecendo laos com seus freqentadores e seu cotidiano, e v, aos poucos, tornando-se membro da casa esprita. Bibliotecas infantis, espaos de diverso, quadras esportivas, passes, atividades sociais (almoos, festividades), participao em atividades da casa que comportam sua presena, tudo isto faz parte do processo de educao esprita e de socializao da criana no movimento esprita.

As famlias espritas, respeitadas as sintonias e simpatias, devem encontrar-se, visitar-se e criar laos de amizade alm das atividades do centro esprita. Esta percepo do movimento esprita como uma comunidade, especialmente nos grandes centros urbanos, em que as pessoas esto ficando cada vez mais refns do cotidiano e do trabalho, so parte importante da sade mental de todos. As crianas, interagindo com famlias afins, criam crculos de amizade, e constatam que no so patinhos feios, j que outras crianas tambm vivem em famlias espritas, o que facilita sua integrao posterior ao movimento esprita. Aos poucos, as sociedades espritas tm percebido a importncia da infncia e vm criando espaos e atividades que compatibilizam os objetivos do centro esprita com o mundo infantil. 8. Como deveria ser formado o educador esprita ou evangelizador?

No uma pergunta fcil. Muito se h escrito sobre educao esprita e alguma coisa sobre evangelizao, mas a formao de um educador pressuporia uma formao to cuidadosa quanto de um professor. A legislao brasileira da licenciatura entende que so necessrias pelo menos 2800 horas para se formar um professor, 1000 das quais, envolve atividades de estgio e prtica. No ser com um curso de final de semana que se formar um educador esprita, mas como a atividade voluntria, no h tambm como se instituir um curso profissional, de longa durao. Os centros espritas j tm programas de estudo sistematizado sobre mediunidade e Espiritismo. oportuno pensar-se em programas de estudo sistematizado sobre educao infantil ou infanto-juvenil, mas fato que o material para isto ainda escasso. A formao sistematizada de um educador esprita deveria ter em sua pauta as cincias humanas e sociais que contriburam para a educao (Pedagogia, Psicologia, Sociologia, etc.), alm, claro, do conhecimento do seu objeto de ensino-aprendizagem, a Doutrina Esprita em seus diversos aspectos e reas de conhecimento. Deve-se considerar,

ESPIRITISMO COMENTADO tambm, uma reflexo sobre a dimenso prtica do seu trabalho e o acesso a material que pode ser utilizado em sala de aula (seja material pronto, seja o conhecimento de como constru-lo), como msica, fantoches, livros, programas de computador, sites da Internet, atividades programadas, jogos, etc. Como cada aluno singular e cada turma diferente, no se devem utilizar aulas prontas, seno como uma fonte para tirarem-se idias. Os esforos neste sentido foram feitos por companheiros de doutrina que tinham por realidade a falta de pessoas para a atividade de educao esprita. Penso que com a valorizao deste lugar nas sociedades espritas, o voluntariado aparece, porque o trabalho com a criana muito recompensador por si mesmo. 9. Como devem ser as aulas da escola esprita ou evangelizao? Atualmente tm sido feitas atividades em torno de uma hora, variando pouco entre os centros espritas. A metodologia geralmente empregada tradicional, o evangelizador ensina, conta uma histria ou faz uma exposio e depois aplica uma atividade de fixao, salvo nas turmas menores, em que h o emprego de mais atividades ldicas.

Sugere-se que se pense mais na aprendizagem dos alunos, que o planejamento das aulas se preocupe mais em colocar a criana em ao, que pense singularidades de seus alunos no momento de preparar as aulas, em seus interesses e potencialidades, 10. E os outros meios de comunicao? Este um desafio ainda maior. O movimento esprita tem um mercado editorial consolidado, mas uma rede incipiente de bibliotecas. A Internet est sendo descoberta agora, mas a grande maioria de sites que veicula assuntos espritas, no est construdo para o mundo infantil. So realmente escassos os livros de atividades escritos para as crianas interagirem com o conhecimento esprita. Os grandes meios de comunicao tm gerado alguns filmes e outros produtos com temtica esprita, mas com as suas licenas artsticas, o que demanda dilogo e reflexo para que a criana no fique confusa. Nesta frente de trabalhos, h muito que fazer, especialmente para o pblico infantojuvenil.

Вам также может понравиться