Вы находитесь на странице: 1из 20

PowerMILL

7. Usinagem de Projeo

7. Usinagem de Projeo
Introduo.
O quinto sub-grupo de opes de acabamento, Usinagem de Projeo, proporciona notvel controle sobre a direo de projeo de estratgias de usinagem num componente. Aplicaes incluem a usinagem de caractersticas de contra sada utilizando ferramentaria especializada e acabamento mais preciso de caractersticas posicionadas sob ngulos complexos para o eixo da ferramenta. Usinagem de Projeo tambm uma estratgia essencial para uso com aplicaes de alinhamento de ferramenta Cinco Eixos. Existem cinco estratgias diferentes, Ponto, Linha, Plano, Curva, e Projeo de Superfcie.
Point projection Line projection

Plane projection

Projeo de Curva

Projeo de Superfcie

A maneira mais simples de entender os princpios de usinagem de projeo considerar as primeiras quatro estratgias em comparao com feixes de luz irradiando de uma fonte definida. Uma estratgia de Ponto semelhante a luz irradiando de uma nica lmpada. Uma estratgia de Plano semelhante a luz irradiando de um holofote retangular. Uma estratgia de Linha semelhante a luz irradiando de um tubo fluorescente. Uma estratgia de projeo de Curva semelhante a luz irradiando de um tubo de neon curvado. Uma projeo de
PMILL Verso 7

105

7. Usinagem de Projeo

PowerMILL

Superfcie projeta a ferramenta para dentro ou para fora ao longo das normais de uma superfcie selecionada. No menu de Acabamento a Direo de projeo pode ser alternada de Fora para Dentro na direo da fonte definida. Essa uma opo importante dependendo se uma cavidade ou ressalto deve ser usinado. Dentro dos menus de projeo de usinagem algumas definies angulares so inseridas utilizando Azimute e Elevao. Utilizando uma combinao dos dois, qualquer ngulo 3D complexo pode ser definido. ngulo Azimute: Comeando em +X = 0, este o ngulo anti-horrio em torno do plano Z.

Isso mostrado no modelo chamber, com uma vista pelo eixo Z.

ngulo de Elevao - este o ngulo de elevao acima do plano Z

Isso mostrado no modelo chamber, com uma vista pelo eixo X.

Exemplo de Projeo por Plano


Todas as cinco estratgias de Usinagem por Projeo podem ser configuradas para usinar em contra-sada se utilizadas com ferramentas adequadas tais como Disco ou Esfrica. O exemplo a seguir mostra uma aplicao utilizando estratgia de Plano.

Apague Tudo e Reinicie os Menus. Em \PowerMILL_Data\models selecione o modelo heatsink.dgk. Defina um Bloco por caixa e expanda por 14 somente nas direes Y e -Y.

106

PMILL Verso 7

PowerMILL

7. Usinagem de Projeo

Defina uma ferramenta Toroidal de 25mm de dimetro, raio da ponta 2mm e 80mm de comprimento. Crie um percurso de Desbaste adequado para desbastar o componente. Utilize a estratgia de Acabamento Z Constante Otimizado para o acabamento (Sobre-Metal 0) do componente e simule ambos os percursos no ViewMILL.

Defina uma ferramenta de Disco de 75mm de dimetro, raio da ponta de 1mm e 4mm de comprimento. Com com o menu de definio de ferramenta ainda aberto, selecione a ficha Haste.

Como o comprimento da ferramenta definida foi utilizado para definir a altura do disco a opo de Haste utilizada para definir o Eixo e proporcionar nesse caso uma melhor representao visual da ferramenta. Tambm pode ser includa como parte do processo de verificao de colises (abordado no Captulo 10).

PMILL Verso 7

107

7. Usinagem de Projeo

PowerMILL

Para os dimetros - Superior e Inferior da Haste insira 12 e um Comprimento de 50 com o Nome - D75h4t1 antes de fechar o formulrio. Verifique se os pontos Inicial e Final da ferramenta esto na posio Z Seguro acima do Bloco. No menu Estratgias de Percurso, selecione Acabamento de Projeo por Plano.

O Ponto Fixo a referncia local para a estratgia de projeo. Todas as outras coordenadas inseridas no formulrio so relativas a esse ponto.

Os valores para as alturas Inicial e Final podem ser obtidos visualizando o modelo segundo a direo X e utilizando a posio do cursor para exibir os valores Z na parte inferior direita da tela.

Essa uma operao de Semi-Acabamento utilizando um Sobre-Metal de 0.5.

Preencha o menu exatamente como mostrado e clique em Prever.

A Pr-visualizao do Plano de Projeo exibida como mostrado e o usurio pode alterar a vista dinamicamente para verificar visualmente possveis ajustes.

108

PMILL Verso 7

PowerMILL

7. Usinagem de Projeo

Ao utilizar acabamento por projeo, (Ponto, Linha ou Plano), o Ponto Fixo deve ser posicionado (ao longo da direo de projeo) longe do modelo por pelo menos o raio da ferramenta.

Aplique o menu para gerar o percurso.


Verifique a usinagem em contra-sada quanto a qualquer coliso causada pelo fato da ferramenta no deixar a forma da contra sada antes de retrair. Nesse caso o processo deve ser verificado como livre de coliso embora o primeiro movimento de mergulho seja bastante prximo da forma. A usinagem aconteceu entre Z-39 e Z-77.5 como especificado no menu. Note que o passo lateral calculado normal ao plano definido e assim s efetivo em paredes inclinadas (no nas faces rasas das reas de contra sada). Com este tipo de fresa muito comum utilizar uma estratgia de Sentido nico.

Clique com o boto direito do mouse sobre o percurso no explorer e selecione Configuraes. Selecione o cone Copiar Percurso no menu. No menu Acabamento de Projeo por Plano, selecione Ordenao Sent.nico. Aplique o menu para criar o seguinte percurso.

Dessa vez a ferramenta est colidindo com as aletas quando retrai no final de cada passo. Isso confirmado pelo cone vermelho de percurso exibindo um
PMILL Verso 7

109

7. Usinagem de Projeo
sinal de exclamao no explorer.

PowerMILL

Nesse caso Entradas/Sadas e Ligaes adequadas sero aplicadas para corrigir o problema facilmente.

Abra o menu Entradas/Sadas e Ligaes.

Selecione a ficha Entrada. Insira Entrada Linha Reta - Distncia 40, ngulo 0. Selecione Copiar para Sada. Aplique e Aceite o formulrio.

O percurso automaticamente atualizado e o cone vermelho de aviso no Explorer muda para verde.

110

PMILL Verso 7

PowerMILL

7. Usinagem de Projeo

Entradas/Sadas e Ligaes foram utilizadas nesse exemplo para evitar coliso no percurso. Essa uma ferramenta essencial a ser utilizada na maioria das aplicaes de usinagem de contra sadas.

No feche este projeto, uma vez que ele ter continuidade na prxima seo!

Exemplo de Projeo por Superfcie


Projeo de superfcie ser utilizada para proporcionar uma estratgia de acabamento com passo lateral mais consistente dentro das regies de contra sada. Para isso, uma superfcie de referncia simples especialmente criada ser importada (para criar esta superfcie o usurio precisaria das funes de um pacote CAD adequado como o PowerSHAPE). A superfcie de referncia no necessariamente representa a forma real do componente acabado. Na prtica poderia ser posicionada dentro, fora ou nivelado com as superfcies reais do modelo a ser usinado. Nesse exemplo, a superfcie de referncia nivelada com a superfcie do modelo existente.

De PowerMILL_data\models, Importe a superfcie adicional de referncia heatsink-ref.dgk.


A nova superfcie importada aparece como um item separado na seo Modelos do explorer. Isso ajudar na seleo como a superfcie de referncia a ser utilizada no menu de Projeo de Superfcie.

Nas guias dos menus principais selecione Visualizar - Barra de Ferramentas - Comando para abrir a janela de entrada de comando abaixo da rea grfica e digite as seguintes 3 linhas: EDIT SURFPROJ AUTORANGE OFF EDIT SURFPROJ RANGEMIN 1 EDIT SURFPROJ RANGEMAX 1

Isso limita a distncia de projeo da ferramenta para (nesse caso) dentro de 0.5mm da superfcie de referncia. De outra forma seria projetada em faces sem contra sada na parte externa do modelo.

PMILL Verso 7

111

7. Usinagem de Projeo

PowerMILL

Nota: A configurao padro restaurada digitando EDIT SURFPROJ AUTORANGE ON.

No menu Estratgias de Percurso, selecione Acabamento de Projeo por Superfcie.

112

PMILL Verso 7

PowerMILL

7. Usinagem de Projeo

No explorer, Clique com o boto direito do mouse sobre o Modelo Heatsink-ref e no menu suspenso local clique Selecionar Superfcies. No menu de Projeo de Superfcie insira um Sobre-Metal 0 de acabamento, marque a caixa Sent.nico e selecione Prever. A pr-visualizao do padro para a estratgia de Projeo de Superfcie exibida na superfcie de referncia (para maior clareza, o passo lateral est definido como 3 nessa ilustrao).

Aplique o menu de Projeo de Superfcie para criar o seguinte percurso.

Nota: O percurso unidirecional mostrado aqui sem exibir as Entradas/Sadas e Ligaes.

Nota: Entrada e Sada adequadas devem ser aplicadas para evitar que a ferramenta colida com o ressalto.

A aplicao da Projeo de Superfcie produziu uma estratgia de acabamento com passo lateral consistente por todas as reas de contra sada.

Exemplo de Projeo por Linha

PMILL Verso 7

113

7. Usinagem de Projeo

PowerMILL

Apague Tudo e Reinicie os Menus. Selecione Arquivo - Salvar Projeto Como training_ucut_proj. Nos menus principais selecione Inserir - Projeto - ucut_proj da pasta Projects localizada em PowerMILL_Data.
O Projeto principal (training_ucut_proj) agora contm um modelo, bloco, percurso de desbaste com sobre-metal de 1mm e semi-acabamento com 0.3. As regies de contra sada ainda no foram usinadas.

Regio de contra-sada

Simule os percursos de Desbaste e Semi-Acabamento no ViewMILL.


Ferramentas de disco sero utilizadas para usinar as reas de contra-sada. O percurso ser criado projetando uma estratgia adequada para dentro, na direo de uma linha vertical, localizada no canto inferior esquerdo.

Selecione uma vista pelo eixo Z.

Posicione o cursor sobre o ponto de canto sem clicar e leia os valores X & Y no canto inferior direito da tela.
Estes valores sero utilizados no preenchimento do menu Projeo por Linha.

No menu Estratgias de Percurso, selecione Acabamento de Projeo por Linha. Selecione a ferramenta de corte TD30.

114

PMILL Verso 7

PowerMILL

7. Usinagem de Projeo

Os valores para as alturas Inicial e Final foram obtidos visualizando o modelo na direo X e lendo os valores Z na parte inferior direita da tela.

Essa operao utiliza um Sobre-Metal de 0.3 no componente.

Preencha o menu como mostrado e clique em Prever.

Esta parte da Pr-visualizao mostra a localizao da linha e as setas mostram a direo de projeo.

Esta parte da Pr-visualizao o padro do percurso que ser projetado sobre o modelo.

Aplique o menu para gerar o percurso.


A ferramenta est colidindo quando retrai no final de cada passo como ocorreu no exemplo de Projeo por Plano. Isto indicado pela cor vermelha do cone do percurso no explorer.

PMILL Verso 7

115

7. Usinagem de Projeo

PowerMILL

Abra o menu Entradas/Sadas e Ligaes.

Selecione a ficha Entrada. Insira 1a escolha, Arco Horizontal - Raio 2.0 - ngulo 90 Selecione Copiar para Sada e Aplicar.

Selecione a ficha Extenses. Insira Para dentro e Para fora - Linha Reta - Distncia 15, ngulo 0.

Aplique e Aceite o formulrio.

O valor da Extenso em Entradas/Sadas e Ligaes deve ser pelo menos igual ao raio da ferramenta para evitar que os movimentos de retrao colidam.

O cone de aviso vermelho no explorer ir agora mudar para verde.

Exemplo de Projeo por Ponto


Apague Tudo e Reinicie os Menus. Selecione Arquivo - Importar Modelo \PowerMILL_Data\Models\radknob.dgk.

116

PMILL Verso 7

PowerMILL

7. Usinagem de Projeo

No explorer clique com o boto direito em Workplane 1 e no menu local selecione Ativar seguido de Editar - Plano de trabalho para abrir o seguinte menu.

Ative o plano de trabalho.

Em ngulo insira 180 e clique no cone Rotacionar - Ao redor de Y e Aceite.

O Plano de trabalho rotacionado 180 graus em torno de Y mas nessa configurao de usinagem atualmente impossvel devido cavidade ser protegida por uma superfcie plana no trimada (sombreada). Esse exemplo ir incluir como definir a superfcie para ser Ignorada ao aplicar uma estratgia de usinagem.

Crie uma ferramenta Esfrica de 16mm de Dimetro com o nome bn16. Defina um Bloco para os limites do modelo (padro). Configure Alturas de Movimentos Rpidos como Rasante e Aceite o menu. Verifique se o Ponto Inicial da ferramenta est na posio Z Seguro acima do Bloco. No menu Estratgias de Percurso, selecione Acabamento de Projeo por Ponto.

PMILL Verso 7

117

7. Usinagem de Projeo

PowerMILL

Preencha o menu exatamente como mostrado acima e selecione Prever para verificar as condies de Projeo por Ponto.

No menu de Projeo por Ponto selecione o cone Sobre-Metal para abrir o seguinte menu e selecione a ficha Superfcies.

118

PMILL Verso 7

PowerMILL

7. Usinagem de Projeo

Clique em qualquer uma das 8 linhas para exibir um cdigo de cor no incio (azul no caso da 1 linha) e na rea grfica verifique que somente a superfcie plana no trimada esteja selecionada. Clique no cone Adquirir Componentes para adicionar a superfcie plana no trimada selecionada linha e selecione Ignorar na caixa Modo de Usinagem. Aplique e Aceite o menu Sobre-Metal do Componente e ento Aplique o menu Acabamento de Projeo por Ponto.

A parte interna da Cavidade foi usinada com uma estratgia de Projeo por Ponto. Isso no teria acontecido se a superfcie no trimada bloqueando o acesso no tivesse sido includa numa lista de Sobre-Metal do Componente com o Modo de Usinagem configurado para Ignorar.

PMILL Verso 7

119

7. Usinagem de Projeo

PowerMILL

Selecione a superfcie inferior do modelo.

Clique com o boto direito do mouse no Percurso de Projeo, selecione Configuraes e crie uma cpia do percurso.

Selecione novamente o cone de Sobre-Metal e selecione a ficha Superfcies.

Selecione uma nova linha.

Clique no cone Adquirir Componentes para adicionar a superfcie selecionada lista de componente.

120

PMILL Verso 7

PowerMILL

7. Usinagem de Projeo

Insira um valor de Sobre-Metal de 2, Aplique e Aceite o menu. Aplique o menu de Acabamento de Projeo por Ponto e ento Cancele. Selecione uma vista a partir do eixo Y

Compare os 2 percursos. No segundo voc pode notar o sobre-metal de 2mm na superfcie selecionada.

Selecione a seta preta sob o cone de sombreamento na barra de ferramentas direita.

Selecione o cone de sombreamento de Sobre-Metal.

PMILL Verso 7

121

7. Usinagem de Projeo

PowerMILL

O modelo sombreado em cores diferentes para as reas que possuem diferentes valores de sobre-metal aplicados. Nesse caso a superfcie plana foi definida para Ignorar e o fundo convexo possui um Sobre-Metal individual de 2mm aplicado

Exemplo de Projeo por Curva


Apague Tudo e Reinicie os Menus. Selecione Arquivo - Importar Modelo e selecione o modelo crvproj_3D.dgk de \PowerMILL_Data\Models. (Note que o modelo tambm inclui uma curva em modelo de arames seguindo centralmente ao longo do rasgo).

Calcule um Bloco definido por Caixa. Defina uma ferramenta Esfrica - Nome bn16, Dimetro 16mm. Em Alturas de Mov.Rpidos clique Reiniciar para a Altura de Segurana e Aceite o menu. Verifique se os pontos Inicial e Final da ferramenta esto na posio Z Seguro acima do Bloco. No explorer clique com o boto direito do mouse em Padro para acessar o menu suspenso local e nele selecione Criar Padro.

122

PMILL Verso 7

PowerMILL

7. Usinagem de Projeo

Com a curva em modelo de arames no Modelo selecionada, clique com o boto direito do mouse no novo Padro (1) no explorer e no menu suspenso local selecione Inserir - Modelo.

No menu Estratgias de Percurso, selecione Acabamento de Projeo de Curva. Preencha o menu exatamente como mostrado abaixo, incluindo Padro 1, e selecione Prever para verificar as condies de Projeo de Curva.

Visualmente a pr-visualizao da estratgia est de certa forma desorganizada, contendo cruzamentos e laos ao longo do caminho. O percurso real porm no deve sofrer o mesmo problema com a distncia de projeo para as reas usinadas sendo muito menor (bem antes de laos ou cruzamentos comearem a aparecer).

Aplique o menu Acabamento por Projeo de Curva .

A Curva utilizada como base para a estratgia ser na maioria dos casos criada num pacote
PMILL Verso 7

123

7. Usinagem de Projeo

PowerMILL

CAD juntamente com o Modelo. Nesses casos a Curva importada em modelo de arames deve ser recriada como um Padro e o nome selecionado na caixa do menu. possvel criar a curva durante a sesso do PowerMILL diretamente como um Padro ou mais adequadamente em conjuno com o PS-Sketcher.

124

PMILL Verso 7

Вам также может понравиться