Вы находитесь на странице: 1из 9

VII SEPROSUL Semana de Engenharia de Produo Sul-Americana

Novembro de 2007, UDELAR, Salto, Uruguay

Aplicao de uma metodologia singular para o desenvolvimento de um produto inovador


Carlos Fernando Jung (EP/FACCAT, PPGEP/UFRGS) Carla S. ten Caten (PPGEP/UFRGS) Resumo
Este artigo apresenta os resultados do desenvolvimento de um produto inovador que teve por idia inicial um conjunto de necessidades constatadas atravs de observaes participantes em atividades de reportagem externa, em emissoras de radiodifuso sonora. O enriquecimento das informaes e a definio do problema foram possveis pela discusso com usurios de equipamentos de medies que forneceram dados e sugestes para a soluo de suas dificuldades. O equipamento desenvolvido aplicado sistemas de transmisso e recepo de sinais de udio por linhas fsicas, na rea de radiodifuso sonora, mas, devido a sua caracterstica multifuncional, encontra aplicabilidade em todo e qualquer setor que emprega equipamentos de udio. Palavras chave: Inovao, metodologia, desenvolvimento de produto.

1 Introduo
O sucesso de uma empresa est diretamente associado a sua capacidade de introduzir novos produtos. Um produto, por sua vez, ser to mais competitivo quanto for seu diferencial em relao aos seus concorrentes no que diz respeito ao atendimento das necessidades do usurio, qualidade e recursos inovadores (ULRICH e EPPINGER, 2000). Este artigo descreve o desenvolvimento de um produto inovador destinado a ensaios metrolgicos na rea de radiodifuso sonora. O produto desenvolvido aplicado a sistemas de transmisso e recepo de udio por linhas fsicas. A demanda foi identificada a partir de observaes participantes realizadas em seis emissoras de radiodifuso sonora. Foi constatada a necessidade de ser desenvolvido um novo produto com recursos multifuncionais, at ento inexistentes em equipamentos similares encontrados no mercado. O desenvolvimento foi realizado a partir de uma nova proposta de metodologia singular. Essa metodologia foi elaborada pela interao dos princpios e conceitos metodolgicos de Bonsiepe (1978), Pahl e Beitz (1995) e, dados empricos obtidos por experincias projetuais na rea industrial eletro-eletrnica no perodo de 1980 a 2000. A importncia da utilizao de experincias projetuais ressaltada por Bonsiepe (1986) quando diz que se pode conhecer as matrizes de gerao sistemtica de variantes, porm a riqueza das propostas bsicas depende da experincia do projetista. Esse autor afirma que a capacidade de criar novos conceitos bsicos depende em grande parte do que se chama conscincia de projeto, em sentido crtico e um agudo sentido de observao.

2 Problematizao
A observao participante em atividades para descobrir uma necessidade sugerida por Romano e Fagundes (1998) quando afirmam que o descobrimento de uma necessidade pode ocorrer no momento em que se registra uma situao em forma de insatisfao num grupo ou numa coletividade. Assim, foram realizadas observaes participantes durantes atividades de reportagem externa de eventos em seis emissoras de radiodifuso sonora, durante seis meses. As observaes feitas resultaram na identificao de inadequaes e carncias dos equipamentos metrolgicos utilizados por tcnicos de manuteno. A reportagem externa caracteriza-se pela aquisio de material jornalstico diretamente em eventos esportivos, shows e locais de catstofres, e o repasse simultneo emissora para veiculao direta ou indireta na programao. Esse tipo de reportagem realizada por um reprter jornalstico ou esportivo. A atividade de reportagem externa requer um conjunto de equipamentos mveis capazes de gerar, gravar, processar e transmitir os sinais de udio atravs de meios fsicos aos estdios de uma emissora de radiodifuso. As condies tcnicas de instalao e a qualidade dos parmetros distribudos (indutncia, capacitncia e resistncia) existentes nas linhas fsicas, em funo dos locais onde esto implantadas, tornam a soluo de problemas emergentes complexa. Segundo Bezerra Filho (1999) devem ser tomadas diversas medidas, com o objetivo de se levantar os parmetros das linhas usadas visando determinar se atendem as especificaes exigidas. Esse autor refere que as principais medidas a serem executadas so: (i) ndice de atenuao; (ii)
Aplicao de uma metodologia singular... Jung & Caten

VII SEPROSUL Semana de Engenharia de Produo Sul-Americana

Novembro de 2007, UDELAR, Salto, Uruguay

resposta de freqncia; (iii) nvel de inter-modulao; (iv) perda de retorno; (v) nvel de rudo ponderado; e (vi) resistncia de isolao. A atividade metrolgica exige das empresas concessionrias de servios telefnicos um importante investimento em equipamentos de teste e pessoal tcnico especializado. Ressalta-se que estas medies devem ser efetuadas preventivamente, disponibilizando a emissora de radiodifuso uma linha sempre com qualidade assegurada. Habitualmente, os tcnicos de emissoras de radiodifuso realizam medies para verificar a qualidade de uma linha fsica anteriormente as atividades de transmisso de um evento e, se for constatado algum problema so solicitadas providncias empresa concessionria do servio telefnico. As medies so executadas tanto no estdio (local onde recebido o udio proveniente do evento externo) como no local do evento. Foi constatado, a partir das observaes realizadas, que os recursos tcnicos oferecidos pelos equipamentos utilizados no eram suficientes e adequados aos ensaios metrolgicos, ocasionando uma reduo na eficincia operacional. A percepo do problema gerou a idia de ser desenvolvido um novo produto que tivesse por finalidade realizar ensaios metrolgicos em linhas fsicas de transmisso e recepo de udio, integrando funes distintas, ou seja, medir, gerar, monitorar e enviar sinais de udio, e que fosse adequado ao contexto produtivo. Tambm foi possvel verificar que a aquisio no mercado destes equipamentos de medida realizada pelo proprietrio da emissora de radiodifuso, mas a sugesto do modelo e caractersticas tcnicas do produto feita pelo tcnico. Desta forma, a adequao do produto est relacionada ao atendimento das necessidades operacionais dos tcnicos de manuteno, e aos recursos necessrios mensurao das caractersticas da qualidade das linhas fsicas.

2.1 Requisitos bsicos do produto


As necessidades e desejos relatados pelos usurios foram considerados como ponto de partida para a formulao dos requisitos bsicos do produto. Esta proposio fundamentada no conceito de usabilidade referido por Hiratsuka (1996) que considera usabilidade como um conjunto de caractersticas orientadas pelo usurio, sugerindo a necessria adequao dos produtos ao uso. Na seqncia, foram hierarquizados os requisitos para posterior anlise e o estabelecimento do problema projetual. Na Figura 1 apresentada a seqncia de aes utilizada para a determinao dos requisitos bsicos do produto.
Requisitos Bsicos do Produto (i) Ser Porttil / Transportvel por uma pessoa (ii) Possuir Acondicionamento para Transporte (iii) Utilizar nas Posies Vertical e Horizontal (iv) Integrar Funes (Gerar, Medir, Monitorar) (ii) Listar e Hierarquizar os Requisitos (i) Realizar Observaes Participantes nas Atividades de Reportagem Externa (iii) Apresentar Sntese aos Usurios para Confirmar os Requisitos (feedback) (v) Ser alimentado por Energia Eltrica (vi) Ser de Fcil Operao/ Selecionar Funes (vii) Ser compatvel com outros Equipamentos Utilizados na Atividade (Nveis e Impedncias)

Figura 1: Seqncia de aes para determinao dos requisitos bsicos do produto

3 Anlise
Aps serem determinados os requisitos bsicos do produto, foram realizadas diversas anlises em produtos similares encontrados no mercado. Para a anlise dos produtos utilizou-se o que prope a metodologia de Bonsiepe (1978; 1984). As anlises de produto fornecem, por meio de tcnicas, subsdios problemtica projetual atravs da busca de informaes que sero relevantes formulao de requisitos diferenciais para o novo produto. Como referncia, foram analisados dois equipamentos similares, udio Testers, produzidos pelas empresas HEWLETT PACKARD INC. e LEADER ELECTRONICS INC.
Aplicao de uma metodologia singular... Jung & Caten

VII SEPROSUL Semana de Engenharia de Produo Sul-Americana

Novembro de 2007, UDELAR, Salto, Uruguay

3.1 Anlise em relao ao uso


A anlise consistiu em uma verificao sistemtica dos detalhes construtivos com a finalidade de se detectar pontos negativos e criticveis nos produtos similares, teis formulao adequada dos requisitos do projeto evitando a repetio de detalhes problemticos. Foram estudadas, a partir de diversas situaes em campo, as formas de utilizao desses produtos em relao a transportabilidade, acondicionamento, posicionamento para operao, e acessibilidade.

3.2 Anlise diacrnica do desenvolvimento histrico


A anlise teve por objetivo entender como foram desenvolvidos ao longo do tempo os equipamentos similares em relao: (i) as tecnologias empregadas; (ii) aos recursos disponveis; (iii) aos materiais utilizados; e (iv) ao design. Foram analisados dois modelos de equipamentos, um de cada empresa. Esses produtos representam um intervalo de tempo de 20 anos desde a primeira concepo (modelo produzido pela Hewlett Packard Inc.) at a mais atual (modelo produzido pela Leader Electronics Inc.). A anlise permitiu conhecer a evoluo tecnolgica dos equipamentos similares, e evitou que fossem propostos recursos para o novo produto j anteriormente existentes, que atualmente no representariam um diferencial competitivo.

3.3 Anlise sincrnica


Esta anlise teve por finalidade conhecer a posio do produto similar atualmente encontrado no mercado (modelo produzido pela Leader Electronics Inc.). Atravs do conhecimento dos preos dos equipamentos se pode ter noo do investimento que o usurio necessita fazer para a execuo dos ensaios metrolgicos. O valor do investimento revelou a posio mercadolgica do produto similar atual e, estabeleceu um parmetro real que serviu de base para uma estimativa do preo do produto a ser projetado e a conseqente viabilidade econmica.

3.4 Anlise estrutural


O produto similar produzido pela Leader Electronics Inc. composto por dois tipos de instrumentos, um voltmetro eletrnico analgico com dois canais e um gerador de udio. A anlise estrutural viabilizou o conhecimento dos princpios de montagem e caractersticas mecnicas do produto. Constatou-se que esse produto no apresenta elementos externos em sua estrutura destinados proteo contra impactos mecnicos.

3.5 Anlise funcional


Foi possvel verificar atravs da anlise funcional as caractersticas tcnico-fsicas dos sistemas e subsistemas que compe o atual produto similar, as aplicaes e relaes quanto ao aspecto funcional. O ponto de partida para o estudo foi a determinao dos sistemas principais que constituem o produto. Neste sentido se pode afirmar que o equipamento possui dois sistemas distintos e com funes divergentes, ou seja, medir e gerar sinais de audiofreqncias. Foi verificado tambm que o produto no apresenta outras funes alm dessas referidas.

3.6 Anlise morfolgica


A ltima anlise realizada teve por objetivo conhecer a estrutura formal (concepo formal) do atual produto similar, sua composio, partindo de sua figura geomtrica at a compreenso da coerncia formal, ou no, da estrutura mecnica e dos elementos de controle e operao dispostos no painel frontal. A anlise revelou que este produto foi concebido a partir de outros dois produtos j fabricados pela empresa: um gerador de udio e, um voltmetro eletrnico com dois canais para medida.

3.7 Resultados das anlises


Atravs da organizao sistemtica dos requisitos sugeridos pelos usurios em comparao com os dados obtidos pela aplicao do processo analtico, onde foram estudados os aspectos de usabilidade, evolutivos, de mercado, construtivos, estruturais, funcionais e morfolgicos, foi possvel realizar uma verificao comparativa. A anlise comparativa revelou a inexistncia do recurso para monitorar sinais. Essa constatao sugeriu o suprimento desta necessidade pelo novo produto. As anlises sugeriram tambm a oferta de uma nova funo: a de enviar sinais. Essas novas funes representam recursos adicionais e uma inovao em relao ao produto similar. Aps a verificao comparativa, foi formulada uma lista de requisitos bsicos e requisitos diferenciais que serviu como instrumento de orientao para estruturao do processo projetual.
Aplicao de uma metodologia singular... Jung & Caten

VII SEPROSUL Semana de Engenharia de Produo Sul-Americana

Novembro de 2007, UDELAR, Salto, Uruguay

4 Estruturao
A finalidade da estruturao do projeto ordenar os requerimentos, segundo afinidades, facilitando a execuo. A estrutura do projeto foi dividida em duas etapas, a de base eletrnica e a de mecnica. Na Figura 2 apresentada a estrutura projetual onde so demonstradas as etapas que foram executadas para a obteno do conceito do produto e a documentao detalhada para a construo do prottipo.

Determinar o Conceito da Estrutura Mecnica Definir a Estrutura Mecnica Bsica (Conceito)

Determinar o Conceito dos Circuitos Eletrnicos

Elaborar uma Estrutura de Funes Determinar os Circuitos Necessrios em Relao a Funo Requerida

Gerar Alternativas Conceituais

Projetar

Gerar

Medir

Monitorar

Enviar

Definir os Circuitos Eletrnicos Bsicos (Conceito) Feedback Analisar Ergonomicamente a Estrutura Gerar Alternativas Conceituais Projetar

Circuitos Eletrnicos Definir as reas de Controle e Operao, Definir a Integrao Eletromecnica Feedback Sistemas de Interligao Interna e Externa Feedback Otimizar Feedback Otimizar

Placas de Circuitos Impressos

Avaliar

Definir o Sistema Mecnico

Definir o Sistema Eletrnico

Simular/Avaliar

Documentar

Figura 2: Estrutura projetual para obteno do conceito e documentao para construo do prottipo

5 Descrio do conceito
O novo produto composto por um circuito oscilador com forma de onda senoidal que gera sinais dentro da faixa de udiofreqncias; dois circuitos independentes de medida para corrente alternada possuindo um seletor de escalas com as seguintes faixas para medida: 100uV a 1mV, 1mV a 10mV, 10mV a 100mV, e 100mV a 1V. Os instrumentos para medida, das tenses alternadas, tem a forma retangular. O sistema de indicao dos valores por meio analgico com um ponteiro que indicar os valores mensurados, sendo o produto composto por dois destes instrumentos para medidas independentes. O mdulo para monitorao auditiva de sinais composto por um amplificador de udio e proporciona a audio por meio de um alto-falante interno instalado no painel frontal do equipamento. Esse mdulo tambm possui duas sadas externas adicionais para a conexo de dois fones de ouvido.

Aplicao de uma metodologia singular...

Jung & Caten

VII SEPROSUL Semana de Engenharia de Produo Sul-Americana

Novembro de 2007, UDELAR, Salto, Uruguay

O envio de sinais de udio pelas linhas fsicas realizado pela pr-amplificao do sinal de um microfone externo, a ser conectado ao equipamento, como tambm foi includa uma entrada adicional para conexo de outros equipamentos, por exemplo, um console de udio. A estrutura mecnica do produto possui uma concepo em forma retangular, revestida de material sinttico para um satisfatrio acondicionamento e proteo contra agentes naturais. O componente escolhido para a suspenso e portabilidade do equipamento foi a colocao de uma ala superior e a instalao de alas laterais para a utilizao de uma cinta. Os seletores a serem utilizados para os circuitos eletrnicos so do tipo rotativo eletromecnico.

6 Projeto
A partir da definio do conceito do produto, foi realizado o projeto que determinou os parmetros dos sistemas mecnico e eletrnico, e gerada a documentao para a construo do prottipo. Ressalta-se que durante a fase projetual se deve ter uma viso integrada dos sistemas eletrnico e mecnico, ou seja, toda ao que determine algum detalhe de construo mecnica deve necessariamente ser proveniente de uma conformidade com o sistema eletrnico e funes eletromecnicas externas que o controlam, e vice-versa. A interao dos sistemas: este o princpio bsico que determina a diferena dos projetos puramente mecnicos dos eletrnicos.

6.1 Projeto eletrnico


Um produto eletrnico resultante de fases projetuais e processos de fabricao que se inter-relacionam, ou seja, o projeto e os processos apesar de serem basicamente lineares em determinadas ocasies podem assumir um carter circular. Esta peculiaridade se deve ao fato de um circuito eletrnico estar sujeito a alteraes em funo do resultado final do sistema. Fatores como a capacitncia, indutncia e resistncia distribuda no sistema, seja pela fiao de interligao; ou por induo pela proximidade de elementos eletromecnicos e eletromagnticos aos circuitos eletrnicos podem determinar o seu reprojeto. Em determinados casos, posterior a montagem e interligao dos circuitos com seus componentes externos, para controle e operao, por exemplo: potencimetros, chaves e instrumentos de medida o ajuste desses circuitos so necessrios atravs da incluso de componentes externos ou, at mesmo, pela reformulao da placa de circuito impresso. A partir da obteno do conceito dos circuitos eletrnicos necessrios para o atendimento das funes, foi escolhida a tecnologia mais adequada para a elaborao dos circuitos. A escolha da tecnologia est diretamente relacionada ao tipo de semicondutor a ser utilizado para o funcionamento dos circuitos. Para Gruiter (1988) o amplificador operacional certamente um dos circuitos integrados de aplicaes lineares mais usados e mais versteis da atualidade. Atualmente, o componente empregado em diversas aplicaes lineares ou no lineares na engenharia eletrnica, mas principalmente em sistemas de controle e regulao, instrumentao, processamento e gerao de sinais. Definiu-se a utilizao da tecnologia de circuitos integrados em funo da possibilidade de serem projetados circuitos com dimenses reduzidas e, pela disponibilidade de uma grande variedade destes componentes no mercado. Foi realizado um estudo que levou em considerao os tipos de circuitos mais adequados para atender as funes eletrnicas necessrias. Foram pesquisados os parmetros tcnicos, a praticidade e compatibilidade de semicondutores a partir dos conceitos de Connor (1978), Boylestad e Nashelsky (1984), Gruiter (1988), Cipelli e Sandrini (1994), e Danilow e Celestino (1995). Aps esse estudo foram projetados, simulados e avaliados os circuitos tericos para posteriormente serem materializados atravs da montagem dos componentes semicondutores em placas de circuitos impressos, e interligados por um processo de soldagem (Veja a Figura 3).

(i) Projetar o Circuito Terico

(ii) Projetar e Construir a Placa com Circuito Impresso (vista inferior)

(iii) Montar os Componentes na Placa com Circuito Impresso (vista superior)

Figura 3: Seqncia para obteno de um circuito eletrnico fisicamente utilizvel

Aplicao de uma metodologia singular...

Jung & Caten

VII SEPROSUL Semana de Engenharia de Produo Sul-Americana

Novembro de 2007, UDELAR, Salto, Uruguay

6.2 Projeto mecnico


Nesta fase foi realizado o projeto que determinou o sistema mecnico do produto. A estrutura mecnica tem por finalidade acondicionar os circuitos eletrnicos, e tambm propiciar condies adequadas aos meios de controle e informao para operao do equipamento. A partir dessa necessidade que foi analisada a estrutura conceitual obtida sob o ponto de vista ergonmico e, proposta a estrutura mecnica do produto. A interveno ergonmica visa a obteno de condies adequadas para a relao ou interface homem e mquina, ou seja, a adequao da mquina as capacidades naturais do homem pelo projeto e organizao estrutural do sistema (FIALHO E SANTOS, 1995). O estudo foi dividido em trs fases: anlise da demanda, anlise da tarefa e anlise das atividades. Tais fases obedeceram a um cronograma seqencial tendo por resultado uma lista de requisitos a partir de recomendaes ergonmicas. O estudo permitiu compreender a natureza e as peculiaridades das situaes operacionais a que os usurios esto sujeitos, e propor uma estrutura mecnica simplificada e adequada ao uso (Veja a Figura 4). O projeto mecnico ficou restrito a concepo do painel frontal do equipamento. A estrutura para acondicionar os circuitos e ser instalado o painel frontal pode ser adquirida no mercado, e denominada de case.
Cantoneiras Protetoras Impactos Mecnicos

Material Absorvente para Reduo de Vibraes Painel Frontal Projetado, com Instrumentos e Dispositivos para Controle e Operao.

Revestimento Externo de Alumnio e Material Sinttico

Ala Superior para Transporte

Cinta Lateral para Transporte

Figura 4: Aspecto formal e caractersticas de usabilidade do produto desenvolvido

7 Prototipagem
A construo do prottipo foi realizada pela montagem e integrao de todos os sistemas envolvidos, ou seja, eletrnico, mecnico e eltrico. Essa etapa foi essencialmente prtica e constituda por trs fases: (i) construo e montagem das placas de circuitos impressos; (ii) construo do painel frontal e adaptao da estrutura mecnica; e (iii) montagem e interligao eletro-mecnica dos componentes.

8 Verificao
Back (1983) afirma que com tantas possibilidades de erros difcil acreditar que os resultados sejam corretos, portanto a necessidade de verificar vital para os projetos. Uma reviso bem elaborada de um projeto pode oferecer uma srie de vantagens como: (i) mostra o quanto o projeto atende aos requisitos do cliente; (ii) fornece informaes sobre custos e potencial de lucro; e (iii) fornece dados sobre o desempenho e confiabilidade do produto. Em relao a verificao sobre os custos e o potencial lucro considera-se prematura uma estimativa para fins industriais. Bonsiepe (1986, p. 118) afirma que o que deve-se avaliar um resultado em relao aos custos. Essa referncia prope que a verificao do custo seja realizada aps uma avaliao da aceitabilidade do produto pelos clientes. A formulao do custo do produto deve encontrar subsdios aps a aplicao de um teste de usabilidade no mercado. Moo (1996) refere que esta tcnica implica em pessoas reais tentando fazer tarefas reais com um sistema real. O teste de usabilidade um processo formal que emprega a interao do usurio com o produto e pode ser utilizado no processo de testes de eficcia como estratgia de marketing . Os feedbacks

Aplicao de uma metodologia singular...

Jung & Caten

VII SEPROSUL Semana de Engenharia de Produo Sul-Americana

Novembro de 2007, UDELAR, Salto, Uruguay

recebidos dos usurios podero determinar uma otimizao do projeto, reduzindo os custos de produo e, conseqentemente, o preo de venda do produto no mercado. Assim, foi proposta apenas uma reviso projetual que consistiu no ensaio e avaliao dos mdulos eletrnicos do equipamento para se determinar o desempenho e a confiabilidade do produto. Os mdulos verificados foram: (i) M.2 Voltmetro eletrnico (Funo Medir); (ii) M.3 Gerador de udio (Funo Gerar); (iii) M.4 Amplificador de udio (Funo Enviar); e (iv) M.5 Amplificador de udio (Funo Monitorar). No Quadro 1 so apresentados os dados da verificao realizada em laboratrio. Quadro 1: Dados da verificao das caractersticas tcnicas dos mdulos do produto desenvolvido
MDULOS VERIFICADOS: M.2, M.3, M.4, M.5 DATA: 03.04.2006 HORRIO: 14:OO 18:00 HORAS VERIFICAO N 001

RESULTADOS OBTIDOS MDULO M.2 /MEDIR Faixa de Medida / Preciso: 100 uV a 1 mV = 2,4 % 1 mV a 10 mV = 2,1 % 10 mV a 100 mV = 2,1 % 100 mV a 1 V = 2,3 % Impedncia de Entrada: 1 M Ohm MDULO M.3 /GERAR Faixa de Freq. / Preciso: 10 Hz a 100 Hz = 1,52 % 100 Hz a 1 KHz = 1,5 % 1 KHz a 10 KHz = 1,51 % 10 KHz a 100 KHz = 1,52 % Impedncia de Sada: 600 Ohms Impedncia de Entrada: Microfone = 600 Ohms Auxiliar = 600 Ohms Faixa de Medida: -80 a +22 dBm Nvel de Sada: 0 a + 6,05 dBm Nvel de Entrada: Microfone = -53 a -25 dBm Auxiliar = -20 a +5 dBm Nvel de Sada: +10,54 dbm Max./ 600 Ohms Nvel de Entrada: -20 a +10 dBm Impedncia de Entrada: 600 Ohms 30 Hz a 20 KHz Variao Mxima = 1 dB 30 Hz a 20 KHz Variao Mxima = 1 dB MDULO M.4 /ENVIAR Resposta de Freqncias: MDULO M.5 /MONITORAR Resposta de Freqncias:

Resposta de Freqncia: 10 Hz a 1 MHz

Resposta de Freqncia: 10 Hz a 100 KHz

Potncia de Sada: Fones = 115 mW / 4 Alto-Falante = 575 mW / 4 Int. Sonora = 70 dB(A) a 50cm

Distoro Harmnica: Ref. 1 KHZ = 0,15 % Relao Sinal / Rudo: -77 dB

Distoro Harmnica: Ref. 1 KHz = 0,1 % Relao Sinal / Rudo: -78 dB

Distoro Harmnica: Ref. 1 KHz = 0,42 % Relao Sinal / Rudo: Entrada Mic. = -62 dB Entrada Aux. = -75 dB

Distoro Harmnica: Ref. 1 KHz = 0,37 % Relao Sinal / Rudo: -76 dB

DADOS ADICIONAIS DA VERIFICAO Tenso de Alimentao: Mdulo M.1 +12,15 VCC e 12,18 VCC Corrente: Mdulo M.1 3,68 mA CC Temperatura Ambiente Controlada 20C Tenso de Alimentao: Mdulo M.1 +12,15 VCC e 12,18 VCC Corrente: Mdulo M.1 8,68 mA CC Umidade Relativa do Ar 60% Tenso de Alimentao: Mdulo M.1 +12,15 Volts CC Corrente: Mdulo M.1 6,87 mA CC Tenso AC de Entrada 238,2 Volts Tenso de Alimentao: Mdulo M.1 +12,15 Volts CC Corrente: Mdulo M.1 147,2 mA CC Tenso AC de Entrada Controlada 220,3 Volts

Aplicao de uma metodologia singular...

Jung & Caten

VII SEPROSUL Semana de Engenharia de Produo Sul-Americana

Novembro de 2007, UDELAR, Salto, Uruguay

9 Concluses
Este artigo apresentou o desenvolvimento de um produto inovador destinado a ensaios metrolgicos na rea de radiodifuso sonora. O produto desenvolvido aplicado a sistemas de transmisso e recepo de udio por linhas fsicas. A demanda foi identificada a partir de observaes participantes realizadas em seis emissoras de radiodifuso sonora, durante seis meses, em atividades de reportagens externas. O equipamento desenvolvido aplicado sistemas de transmisso e recepo de sinais de udio por linhas fsicas, em emissoras de radiodifuso sonora, mas, devido a sua caracterstica multifuncional, encontra aplicabilidade em todo e qualquer setor que emprega equipamentos de udio. As anlises realizadas possibilitaram o surgimento da idia de oferecer um recurso adicional no equipamento que o tornou inovador. A inovao disponibilizada possibilita que o equipamento seja utilizado como meio de manuteno emergencial em sistemas de reportagens externas no caso de danificao de um dos equipamentos principais de envio (no local remoto) ou recebimento de sinais (no estdio da emissora). Essa funo adicional representa um valor agregado em qualidade e um importante atrativo comercial. A verificao projetual realizada comprovou que as caractersticas tcnicas dos circuitos eletrnicos projetados so satisfatrias para as atividades previstas. Os requisitos orientados pelos usurios foram totalmente atendidos resultando em um produto adequado ao uso. O prottipo desenvolvido deve necessariamente passar por um processo de avaliao operacional por parte dos futuros usurios. Esta verificao fundamental para se reduzir custos com correes e modificaes aps o produto ser lanado no mercado. Considera-se o teste de usabilidade como um meio eficiente que tem por princpio a interao entre o usurio e o produto desenvolvido para a identificao de possveis problemas projetuais. A metodologia utilizada para a determinao dos requisitos bsicos e diferenciais, anlises, estruturao, prototipagem e verificao mostrou-se vivel para o desenvolvimento de um produto inovador, e contribui para a formao de uma slida base de conhecimentos para a soluo de problemas tecnolgicos. Esse fato revela a possibilidade da utilizao dessa metodologia singular para o desenvolvimento de produtos (DP) de alta complexidade tecnolgica.

Referncias Bibliogrficas
BACK, Nelson. 1983. Metodologia de projetos de produtos industriais. Rio de Janeiro, Guanabara Dois. BEZERRA FILHO, Francisco. 1999. As principais medidas em linhas telefnicas. Saber Eletrnica, n 318. BONSIEPE, Gui. 1978. Teoria y prctica del diseo industrial. Barcelona, Gustavo Gili. BONSIEPE, Gui. 1986. Estrutura e esttica do produto. Braslia, CNPq / Coordenao Editorial. BOYLESTAND, Robert; NASHELSKY, Louis. 1984. Dispositivos eletrnicos e teoria de circuitos. Rio de Janeiro, Prentice Hall do Brasil. CIPELLI, Antnio M. V.; SANDRINI, Waldir J. 1994. Teoria e desenvolvimento de projetos de circuitos eletrnicos. So Paulo, rica. CONNOR, F.R. 1978. Sinais: tpicos de introduo a eletrnica e s telecomunicaes. So Paulo, Intercincia. DANILOW, Luiz A.; CELESTINO, Pedro.1995. Amplificadores operacionais. So Paulo, rica. FIALHO, F.; SANTOS, N. 1995. Manual de anlise ergonmica no trabalho. Curitiba, Gnesis. GRUITER, Arthur F. de. 1988. Amplificadores operacionais: fundamentos e aplicaes. So Paulo, McGrawHill.

Aplicao de uma metodologia singular...

Jung & Caten

VII SEPROSUL Semana de Engenharia de Produo Sul-Americana

Novembro de 2007, UDELAR, Salto, Uruguay

HIRATSUKA, Tei P. 1996. Dissertao (Mestrado em Engenharia de Produo). Contribuies da ergonomia e do design na concepo de interfaces multimdia. Programa de Ps-Graduao em Engenharia de Produo, Universidade Federal de Santa Catarina. MOO, Sueli de Souza. 1996. Dissertao (Mestrado em Engenharia de Produo). O uso de cenrios como uma tcnica de apoio para avaliaes ergonmicas de softwares interativos. Programa de Ps-Graduao em Engenharia de Produo, Universidade Federal de Santa Catarina. PAHL, G.; BEITZ, W. 1995. Egineering design a systematic approach. London, Springer. ROMANO, Fabiane V.; FAGUNDES, Sylviane B. R. 1998. Atividade projetual: a metodologia BONSIEPE. Artigo - Trabalho de Concluso da Disciplina Metodologia Projetual, rea de Concentrao Projeto de Produto, Programa de Ps Graduao em Engenharia de Produo, Universidade Federal de Santa Maria. ULRICH, K. T.; EPPINGER, S. D. 2000. Product design and development. 2 ed. New York, McGraw-Hill.

Aplicao de uma metodologia singular...

Jung & Caten

Вам также может понравиться