Вы находитесь на странице: 1из 8

Poltica da Nestl sobre Sustentabilidade Ambiental

Poltica da Nestl sobre Sustentabilidade Ambiental


A Nestl, na qualidade de Companhia lder em Nutrio, Sade e Bem-Estar, assume o seu objectivo de contribuir para a melhoria da qualidade de vida, oferecendo aos seus consumidores produtos alimentares e bebidas nutricionalmente equilibradas e saudveis. Este posicionamento de Bem-Estar faz com que os nossos produtos sejam fabricados de uma forma responsvel, preservando o meio ambiente para as geraes futuras. A Nestl tem como misso criar valor partilhado a longo prazo, aumentando o acesso a produtos alimentares e bebidas de elevada qualidade, contribuindo simultaneamente para um desenvolvimento ambiental econmica e socialmente sustentado, em particular nas zonas rurais. Na sua interaco com o meio ambiente, a Nestl baseia-se em trs princpios: Responsabilidade perante a sociedade, presente e futura; Satisfao dos seus consumidores; Criao de um ambiente sustentvel, de modo a produzir recursos de elevada qualidade, necessrios ao fabrico de produtos alimentares e bebidas de elevada mais-valia nutricional, de qualidade e seguros. Esta a terceira edio da Poltica Ambiental da Nestl, inicialmente publicada em 1991. Esta nova edio teve em considerao a valiosa opinio de uma ampla gama de consumidores e parceiros de negcio.

O nosso compromisso com prticas de negcio ambientalmente sustentveis


A Nestl, de acordo com o documento Princpios Corporativos Empresariais da Nestl, o qual incorpora o Pacto Global das Naes Unidas, compromete-se a implementar os princpios expressos a seguir: Total conformidade com a legislao ambiental e com os nossos requisitos internos, que por vezes so ainda mais exigentes; Melhoria contnua do nosso desempenho ambiental mediante a integrao dos nossos princpios, programas e prticas ambientais em cada negcio, atravs do nosso Sistema de Gesto Ambiental (Nestl Environmental Management System NEMS), que cumpre a norma internacional ISO 14001; Eco-design inovador nos nossos produtos e actividades; Preferncia por fornecedores que procurem a melhoria da eficincia e sustentabilidade nas suas operaes e no uso de recursos;
Poltica da Nestl sobre Sustentabilidade Ambiental

Auditoria, verificao e certificao das nossas prticas ambientais com auditores independentes; Informao ambiental relevante e precisa dos nossos produtos e actividades baseada em evidncias cientficas; Formao e educao dos nossos Colaboradores, parceiros de negcio e sociedade em geral sobre consciencializao ambiental; Reconhecimento do esforo e boas prticas dos Colaboradores em aces de melhoria ambiental; Dilogo aberto com os nossos fornecedores, Colaboradores, clientes, consumidores e comunidade sobre produtos e actividades relacionadas com o meio ambiente.

A nossa abordagem de anlise do ciclo de vida


A Nestl implementa uma abordagem de anlise do ciclo de vida do produto que envolve os nossos parceiros, desde o agricultor ao consumidor, a fim de minimizar o impacto ambiental dos nossos produtos e actividades. O nosso objectivo, em todas as fases do ciclo, a utilizao eficiente dos recursos naturais, favorecendo a utilizao sustentvel de recursos renovveis e atingindo a meta de zero resduos. Desta forma, pretendemos que as nossas marcas permaneam ambientalmente sustentveis.

As nossas reas prioritrias


De acordo com as especificidades do nosso negcio de alimentao e bebidas, foram identificadas as quatro reas prioritrias, designadamente: A gua, que utilizada por todos os nossos fornecedores, em todas as nossas operaes, assim como pelos consumidores. Como fundadora signatria do Pacto Global das Naes Unidas para o CEO Water Mandate, continuamos a: Trabalhar para reduzir o consumo de gua por quilograma de produto; Assegurar que as nossas actividades respeitam os recursos hdricos locais; Assegurar que a gua descarregada no meio ambiente est devidamente tratada; Colaborar com os fornecedores para promover a conservao da gua, em especial junto dos agricultores; Assegurar que outros colaboraram na conservao e no acesso gua, em especial mulheres e crianas. A seleco de matrias-primas agrcolas: Preferindo o uso de matrias-primas produzidas atravs de prticas agrcolas sustentveis; Prestando assistncia tcnica sobre mtodos de produo agrcola sustentveis atravs dos nossos servios agrcolas locais ou atravs da parceria com servios agrcolas pblicos e organizaes de investigao; Promovendo a cooperao com outras partes interessadas da cadeia alimentar de modo a potenciar, a nvel mundial, o Desenvolvimento Agrcola Sustentvel, em particular atravs da Iniciativa para a Agricultura Sustentvel da Indstria Alimentar (Plataforma SAI), da qual a Nestl foi co-fundadora. A adopo de tecnologias eficientes e boas prticas durante a produo e a distribuio dos nossos produtos para: Reduzir o consumo de energia por quilograma de produto; Utilizar fontes de energia renovveis, sempre que geridas de uma forma sustentvel e quando economicamente vivel; Controlar e tentar eliminar as emisses, incluindo as emisses dos gases com efeito de estufa; Reciclar e recuperar a energia contida nos subprodutos. O material de embalagem dos nossos produtos, indispensvel para garantir os elevados padres de qualidade e de segurana dos mesmos, bem como para informar os nossos consumidores e para reduzir a produo de resduos. Esforamo-nos para: Reduzir o peso e volume dos nossos materiais; Liderar o desenvolvimento e o uso de materiais obtidos de fontes renovveis, sempre que geridos de uma forma sustentvel; Utilizar materiais reciclados.

Poltica da Nestl sobre Sustentabilidade Ambiental

O Sistema de Gesto Ambiental da Nestl


Esta poltica implementada atravs do Sistema de Gesto Ambiental da Nestl (Nestl Environmental Management System NEMS), sendo a Direco de cada Mercado responsvel pela sua implementao a nvel local.

4.6 Reviso pela Direco 4.5 Verificao


4.5.1 Monitorizao e medio 4.5.2 Avaliao da conformidade 4.5.3 No conformidades, aces correctivas e aces preventivas 4.5.4 Controlo de registos 4.5.5 Auditoria interna

4.1 Requisitos gerais

NEMS

4.2 Poltica meio ambiental

4.4 Implementao e operao


4.4.1 Recursos, atribuies, responsabilidades e autoridade 4.4.2 Competncia, formao e sensibilizao 4.4.3 Comunicao 4.4.4 Documentao 4.4.5 Controlo de documentos 4.4.6 Controlo operacional 4.4.7 Preparao e resposta a emergncias

4.3 Planeamento
4.3.1 Aspectos ambientais 4.3.2 Requisitos legais e outros requisitos 4.3.3 Objectivos, metas e programas

Para assegurar uma implementao consistente e coerente do seu sistema de gesto ambiental a nvel mundial, a Nestl tem vindo a certificar progressivamente todas as suas fbricas, de acordo com a ISO 14001, por organismos acreditados independentes.

Poltica da Nestl sobre Sustentabilidade Ambiental

Parcerias Ambientais
A fim de criar valor partilhado e ser bem sucedida a longo prazo, a Nestl tem vindo a trabalhar com as autoridades e todas as outras partes interessadas, desde associaes locais at organizaes mundiais, para incrementar o conhecimento e o desempenho ambiental e ajudar a atingir os objectivos de Desenvolvimento do Milnio das Naes Unidas. A gesto do meio ambiente uma responsabilidade partilhada e requer a cooperao de todas as partes da sociedade. Como empresa lder mundial de alimentao e bebidas, a Nestl est determinada em assegurar a liderana dentro da nossa esfera de influncia.

Paul Bulcke Chief Executive Ofcer

Poltica da Nestl sobre Sustentabilidade Ambiental

2008, Nestec Ltd. Produo e Design: Nestec Ltd., Corporate Identity & Design, Vevey (Sua) Traduzido da verso original em lngua inglesa Publicado pela Direco de Relaes Corporativas da Nestl Portugal, S.A. em Janeiro 2010

Вам также может понравиться