Вы находитесь на странице: 1из 9

EXCELENTSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 00 VARA DA COMARCA ....

- PR

Proc. N. 13244.55.7.88.0001/0009
Autor: PEDRO DAS QUANTAS Ru: JOO DE TAL

Ao de Reintegrao de Posse

JOO

DE

TAL,

brasileiro,

solteiro,

maior,

industririo, residente e domiciliado no Km 017, BR 000, s/n, Zona Rural, na cidade de ..... (PR), possuidor do CPF(MF) n. 444.555.77788, vem, por intermdio de seu patrono, com o devido respeito presena de Vossa Excelncia, para, com supedneo no art. 62 e segs. do Cdigo de Processo Civil, apresentar

NOMEAO AUTORIA
tudo consoante as linhas abaixo explicitadas.

1 DA TEMPESTIVIDADE
Colhe-se dos autos que o Nomeante fora citado para apresentar defesa no dia 00/11/2222, cuja cpia do mandado fora acostado aos autos em 11/22/0000. E este o marco inicial. (CPC, art. 241, inc. II) De outro bordo, a ao em lia de rito especial e, por conta disto, o prazo para apresentar a defesa , nesta hiptese em estudo, de cinco (5) dias. (CPC, art. 930) Neste diapaso, a presente nomeao

tempestiva, uma vez que apresentada no prazo da contestao. (CPC, art. 64, primeira parte)

1 CONSIDERAES FTICAS DE PERTINNCIA

ao

em

estudo

fora

promovida

indevidamente contra o Nomeante. Em verdade, este no passa de mero detentor do bem debatido nesta ao, maiormente quando qualificado como simples empregado da Nomeada, o que comprovase pela cpia da CTPS. (doc. 01) Neste enfoque, dever do Nomeante indicar o verdadeiro proprietrio da coisa litigiosa e, assim, seja o legitimado para figurar no polo passivo da presente demanda. (CPC, art. 69, inc. I)

Nomeante

empregado

da

sociedade 02).

empresria Nomeada desde os idos de 22/33/4444, sempre exercendo as funes de auxiliar administrativo. (doc. Tratando-se de segmento de venda de madeiras, o Nomeante fora indicado para cuidar do galpo onde ora encontram-se guardados bens da Nomeada. Assim, resta saber a titularidade do bem disputado, consoante ora comprova-se pela matrcula imobiliria ora carreada, , como dito, da Nomeada. (doc. 03)

3 DO CABIMENTO DO PRESENTE INCIDENTE

Consoante asseverado em linhas anteriores, o Nomeante mero detento do imvel em apreo. Sua funo simplesmente de guardar do referido. Nada mais. No encontramos na inicial, ademais, qualquer passagem que delimite alguma ao do Nomeante agindo como possuidor ou proprietrio do bem em questo. A demonstrar a exata dimenso de que o Nomeante apresenta-se to s como detentor, vejamos o que reza a Legislao Substantiva Civil: CDIGO CIVIL Art. 1.198 Considera-se detentor aquele que, achando-se em relao de dependncia para com outro, conserva a posse em nome deste e em cumprimento de ordens ou instrues suas.

Vejamos, a propsito, lies doutrinrias com respeito ao conceito de detentor:

O primeiro e mais conhecido impedimento que degrada a

posse o deste artigo, que trata do caso do fmulo ou servo da posse, ou seja, aquele que, achando-se em relao de dependncia para com outro, conserva a posse em nome deste, em cumprimento de ordens e instrues suas. o detentor de posse alheia. Como lembra Clvis Bevilaqua, so os casos, por exemplo, do operrio em relao s ferramentas e aos utenslios do patro que ele usa em seu mister, ou do empregado que zela pelos objetos do patro e os conserva, ou do mandatrio que recebe coisa do mandante para a entreg-la a outrem (Cdigo Civil dos Estados Unidos do Brasil comentado, 4 Ed. Rio de Janeiro, Francisco Alves, 1930, vol. III, p. 23). O detentor age como mero instrumento, para o verdadeiro possuidor exercer sua posse. H relao de autoridade e de subordinao do possuidor sobre o detentor. Por isso que essa figura recebe os nomes de servido da posse, deteno dependente e deteno subordinada.(PELUSO, Cezar(coord.). Cdigo Civil comentado: doutrina e jurisprudncia. 4 Ed. So Paulo: Manole, 2010. Pg. 1140)

Neste sentido: REINTEGRAO DE POSSE AQUISIO DE POSSE POR SUCESSO MORTIS CAUSA EXERCCIO DA POSSE PELO DETENTOR ALIENAES SUCESSIVAS. Se o primitivo alienante da posse a exercia na qualidade de mero detentor, empregado do proprietrio, que era pai dos apelados, no legtima nem a primeira nem as demais alienaes sucessivas que ocorreram. Alienante que no possua nem a propriedade, nem a posse, entendendo por bem alienar esta ltima, a seu puro alvedrio. ltimos adquirentes que no tiveram a cautela de verificar a propriedade do bem junto matrcula do imvel, tampouco pesquisar a existncia de aes possessrias ou reivindicatrias, limitando-se a efetuar o pagamento do preo e a entrar na posse do bem. Sentena mantida por seus prprios fundamentos. RECURSO IMPROVIDO. (TJSP - APL 9088566-64.2003.8.26.0000; Ac. 5517736; Itapecerica da Serra; Vigsima Quarta Cmara de Direito Privado; Rel Des Maria Lcia Pizzotti; Julg. 27/10/2011; DJESP 16/11/2011)

USUCAPIO. O empregado

AUSNCIA que ocupa

DO imvel

ANIMUS lhe

DOMINI. pelo

EMPREGADO MERO DETENTOR. IMPOSSIBILIDADE. emprestado empregador no exerce a posse com o animus domini indispensvel incidncia da usucapio. Apelao no provida. (TJMG APCV 1.0672.04.144099-7/0011; Sete Lagoas; Dcima Cmara Cvel; Rel. Des. Cabral da Silva; Julg. 19/02/2008; DJEMG 15/03/2008)

Neste

importe,

remdio

jurdico

plausvel

hiptese , de fato, a nomeao autoria, maiormente quando o quadro ftico em espcie remonta aos ditames do artigo 62 da Legislao Adjetiva Civil. Diz o art. 62 do CPC que o ru, quando mero detentor, material discutido na demanda for posse ou

deve nomear autoria o possuidor ou proprietrio quando o direito propriedade, respectivamente. Registre-se que nesse caso no restam maiores dvidas a respeito da ilegitimidade passiva, porque no pode um sujeito que no titular da posse nem da propriedade discutir tais direito em juzo, como se deles fosse titular. (NEVES, Daniel Amorim Assumpo.

Manual de Direito Processual Civil. So Paulo: Mtodo, 2009. Pg. 201) Destarte, plo passivo desta querela. pelos fundamentos acima

destacados, temos que o Nomeante parte ilegtima para figurar no

4 PEDIDOS E REQUERIMENTOS

Posto isto, pleiteia o Nomeante que Vossa Excelncia tome as seguintes providncias: ( 1 ) requer que o presente incidente seja deferido, com a suspenso do processo e oitiva do Autor, no prazo de cinco dias, sob pena de seu silncio refletir na aceitao tcita da nomeao (CPC, art 64 c/c art. 68, inc. I); ( 2 ) havendo concordncia expressa do Autor, para fins de citao indica-se de logo a Nomeada como

sendo Empresa Curitiba (PR),

Xista inscrita

Ltda, pessoa no CNPJ(MF)

jurdica sob

de

direito privado, estabelecida na Rua Beta, n. 000 o n. 33.555.777/0001-88; ( 3 ) acolhido o presente incidente, com a

extromisso do Nomeante, pede-se a condenao do Autor ao pagamento de eventuais despesas arcadas pelo Nomeante. (CPC, art 20, 1)

Respeitosamente, pede deferimento. Cidade (PR), 00 de maio de 0000.

Beltrano de Tal
Advogado OAB/PR 0000

Вам также может понравиться