Вы находитесь на странице: 1из 114

Ministrio Pblico do Estado de Gois

Procuradoria-Geral de Justia

Manual Bsico do Promotor de Justia de Defesa do Meio Ambiente


AVALIAO DE IMPACTO AMBIENTAL
RESERVA FLORESTAL LEGAL

RESDUOS SLIDOS
APROVEITAMENTOS HIDRELTRICOS

PROPOSTA DE ATUAO DO MINISTRIO PBLICO NAS INFRAES PENAIS AMBIENTAIS

Organizador: Ricardo Rangel de Andrade Autores: Juliano de Barros Arajo Maurcio Alexandre Gebrim Miryam Belle Moraes da Silva Ricardo Rangel de Andrade Rogrio Csar Silva

VOLUME 1

Apresentao Este livro pretende ser o que o seu nome diz: um Manual. Algo para se ter a mo e proporcionar ao leitor rpido e breve auxlio. De fcil manejo, sua consulta possibilitar, de forma expedita, introduzir e oferecer conhecimentos bsicos acerca de temas e problemas de ordem ambiental com os quais, no raro, nos deparamos na nossa atuao diria na Comarca. Certamente o Promotor de Justia poder e at mesmo dever valer-se de outras fontes (v.g. doutrina, jurisprudncia, material disponibilizado pelo Centro de Apoio Operacional etc.) para elaborar pareceres, ajuizar aes civis pblicas ou se aprofundar na matria. Contudo, no momento em que as atribuies do Ministrio Pblico so diuturna e largamente ampliadas e seus membros assoberbados, a escassez de tempo nos faz acreditar que a serventia e a convenincia deste Manual manifesta, e em muito auxiliar e contribuir aos Promotores de Justia no cumprimento de sua relevante funo constitucional na defesa do meio ambiente. Trata-se, enfim, do primeiro volume de uma srie, cujos temas ora acolhidos esto a merecer conhecimento e imediata atuao ministerial: Avaliao de Impacto Ambiental, Resduos Slidos, Reserva Legal, Aproveitamentos Hidreltricos e Proposta de atuao do Ministrio Pblico nas infraes penais ambientais. E dado o seu carter inaugural de um Ministrio Pblico relativamente novo, o Manual Bsico do Promotor de Justia de Defesa do Meio Ambiente no prescindir, indubitavelmente, de atualizaes e aprimoramentos, razes pelas quais crticas e sugestes no s so bem-vindas como ansiosamente aguardadas.

Goinia-GO, junho de 2004


Ricardo Rangel de Andrade Coordenador do Centro de Apoio Operacional

de Defesa do Meio Ambiente, Patrimnio Cultural e Urbanismo


Mrcia Souza de Almeida

Diretora da Escola Superior do Ministrio Pblico do Estado de Gois

Em memria do colega Divino Marcos de Melo Amorim, Promotor de Justia exemplar e eterno amigo de todos ns.

AUTORES

JULIANO DE BARROS ARAJO


Promotor de Justia, titular da 15 Promotoria de Justia de Goinia (Ncleo de Defesa do Meio Ambiente), ex-Coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente do Ministrio Pblico do Estado de Gois.

MAURCIO ALEXANDRE GEBRIM Promotor de Justia, titular da Promotoria de Justia de Vianpolis-GO.

MIRYAM BELLE MORAES DA SILVA Promotora de Justia, titular da 4 Promotoria de Justia de Aparecida de Goinia-GO. Mestranda em Direito Sustentvel na Universidade de Braslia UNB.

RICARDO RANGEL DE ANDRADE Promotor de Justia, titular da 3 Promotoria de Justia de Luzinia - GO. Atualmente exerce o cargo de Coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente do Ministrio Pblico do Estado de Gois.

ROGRIO CSAR SILVA Bilogo, Perito Ambiental do Ministrio Pblico do Estado de Gois.

RONI ALVACIR VARGAS Promotor de Justia, titular da 3 Promotoria de Justia da Comarca de Catalo-GO.

CAPTULO I AVALIAO DE IMPACTO AMBIENTAL*

1. ESTUDOS AMBIENTAIS 1.1. Conceito: tratam-se de estudos relativos aos aspectos ambientais relacionados localizao, instalao, operao e ampliao de uma atividade ou empreendimento, apresentados como subsdio para a anlise da licena requerida. Os principais estudos so: relatrio de controle ambiental (RCA); plano de controle ambiental (PCA); estudo de impacto ambiental (EIA) e relatrio de impacto ambiental (RIMA); plano de recuperao de rea degradada (PRAD), relatrio de impacto de vizinhana (RIVI). 1.2. Finalidade: antever os riscos e eventuais impactos ambientais a serem prevenidos, corrigidos, mitigados e/ou compensados quando da instalao, operao e, em casos especficos, no encerramento de atividades efetiva ou potencialmente poluidoras1. 1.3. Aspectos Gerais: Os estudos ambientais devero ser realizados por profissionais legalmente habilitados, que formaro uma equipe multidisciplinar composta, no mnimo, por um profissional relacionado a cada meio (fsico, bitico e social). Devem ser custeados pelo empreendedor; O empreendedor e os profissionais que subscrevem os estudos so responsveis pelas informaes apresentadas, sujeitando-se a sanes administrativas, civis e penais cabveis; O rgo licenciador responsvel pela definio de qual modalidade de estudo ambiental dever ser elaborada, bem como das diretrizes a serem seguidas; Exigir-se- o EIA/RIMA para atividades ou empreendimentos considerados efetiva ou potencialmente causadores de significativa degradao do meio ambiente; Em caso do empreendimento ou atividade no ser potencialmente causadora de impacto ao meio ambiente, o rgo licenciador determina a elaborao de estudos ambientais mais simples e dos documentos tcnicos necessrios; A considerao da significncia do impacto simultaneamente um ato vinculado (observa requisitos legais) e discricionrio (envolve juzo de valores) do rgo ambiental competente (discricionariedade tcnica e no da autoridade).

1 2
*

1.4. Legislao bsica sugerida:

Captulo elaborado por Miryam Belle Moraes da Silva Promotora de Justia, titular da 4 Promotoria de Justia de Aparecida de Goinia-GO. Mestranda em Direito Sustentvel na Universidade de Braslia UNB 1 MILAR, dis. Direito do Ambiente, So Paulo, RT, 2004, p.428.

Resoluo CONAMA 001/86; Resoluo CONAMA 237/97; Estatuto da Cidade (Lei n 10.257/2001).

2. LICENCIAMENTO AMBIENTAL 2.1. Conceito: procedimento administrativo pelo qual o rgo ambiental competente licencia a localizao, instalao, ampliao e a operao de empreendimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais, consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras ou daquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradao ambiental, considerando as disposies legais e regulamentares e as normas tcnicas aplicveis ao caso (art. 1, I, da Resoluo CONAMA 237/97). 2.2. Finalidade: controlar os impactos ambientais provocados por atividades e empreendimentos que utilizam os recursos naturais, ou que sejam considerados efetiva ou potencialmente poluidores. 2.3. Aspectos Gerais: 3 - Instrumento regulatrio da gesto ambiental; 4 - Ato administrativo vinculado; 6 7 8 - Precedido de EIA/RIMA, quando se constata a significncia do impacto ambiental do empreendimento ou atividade que se pretende licenciar; - A emisso da licena desdobra-se em: LP licena prvia; LI Licena de Instalao; LO Licena de Operao; - O licenciamento ambiental est sujeito reviso, sendo que cada tipo de licena expedida possui prazo de validade determinado: LP tem como prazo mnimo, o estabelecido pelo cronograma de elaborao dos planos, programas e projetos relativos ao empreendimento ou atividade e mximo de 05 anos; LI mnimo, o estabelecido pelo cronograma de instalao do empreendimento ou atividade, mximo, 06 anos; LO mnimo, 4 anos e mximo, 10 anos; - A competncia licenciatria pertence aos trs nveis de governo: federal, estadual e municipal (artigos 23 e 24 da Constituio Federal e Resoluo CONAMA 237/97);

10 - Todos os atos do licenciamento devem ter ampla publicidade. 2.4. Legislao bsica sugerida2: 2.4.1 Legislao Federal: - Lei n 6.938/81, que estabelece as diretrizes da Poltica Nacional de Meio Ambiente;
2

Fonte: Manual de Licenciamento Ambiental da Agncia Goiana de Meio Ambiente e Recursos Naturais

Decreto n 99.274/90, que regulamenta a Lei n 6.902/81; Resoluo CONAMA 001/86, que estabelece definies e as diretrizes gerais para o uso e implementao da Avaliao de Impacto Ambiental; Resoluo CONAMA n. 006/86, sobre modelos de publicao dos pedidos de licenciamento; Resoluo CONAMA n. 009/87, que estabelece o procedimento para realizao de audincia pblica, exigida nos projetos que contenham EIA/RIMA; Resoluo CONAMA n. 010/90, dispe sobre normas especficas para o licenciamento ambiental de extrao mineral classe II; Resoluo CONAMA n. 237/97, que regulamenta os aspectos de licenciamento ambiental estabelecidos na Poltica Nacional de Meio Ambiente; Resoluo CONAMA n. 279/2001, que impe o procedimento ambiental para o licenciamento ambiental simplificado de empreendimentos eltricos com pequeno potencial de impacto ambiental; Resoluo CONAMA n. 308/2002, dispe sobre o licenciamento ambiental de sistemas de disposio final dos resduos slidos urbanos gerados em municpios de pequeno porte (menos de 20.000 habitantes) e para obras de recuperao de reas degradadas pela disposio inadequada dos resduos slidos.

2.4.2. Legislao Estadual: - Lei n. 8.544/78, que dispe sobre o controle da poluio do meio ambiente; - Decreto n. 1745/79, que regulamenta a lei 8.455/78; - Lei n. 12.596/95, que instituiu a Poltica Florestal do Estado de Gois; - Decreto n. 4.593/95, que regulamenta a lei 12.596/95; - Lei n. 13.025/97, que dispe sobre a pesca, aqicultura e proteo da fauna aqutica; - Lei n. 14.241/2002, que dispe sobre a proteo da fauna silvestre no Estado de Gois.

3. AUDINCIAS PBLICAS 3.1. Conceito: procedimento de consulta sociedade, ou a grupos sociais interessados em determinado problema ambiental ou potencialmente afetados por um projeto, a respeito de seus interesses especficos e da qualidade ambiental por eles preconizada. 3.2. Finalidade: expor e discutir com os interessados e populao envolvida as caractersticas e os provveis impactos ambientais dos empreendimentos, bem como o seu RIMA relatrio de impacto ambiental, buscando subsdios para sua anlise tcnica. 3.3. Aspectos Gerais: - Carter consultivo, no deliberativo; - Pode ocorrer a pedido do Ministrio Pblico e de Entidade civil ou de 50 (cinqenta) ou mais cidados interessados;

- O local de realizao das audincias deve ser de fcil acesso e ser escolhido levandose em conta a localizao geogrfica dos solicitantes da audincia e a complexidade do tema (Resoluo CONAMA 009/1987, art. 2, 5); - Podem ser realizadas uma ou mais audincias, se o caso exigir; - So dirigidas pelo rgo licenciador, quando vinculadas ao licenciamento ambiental; - A realizao de audincia pblica exige o cumprimento de requisitos, previamente fixados em regulamento, referentes forma de convocao, condies e prazos para informao prvia sobre o assunto a ser debatido; inscries para participao; ordem dos debates; aproveitamento das opinies expedidas pelos participantes. - As manifestaes de qualquer cidado nas audincias pblicas devem ser apreciadas e consideradas na fundamentao pelo rgo competente quando da expedio ou no da licena. 3.4. Roteiro de Audincia Pblica de iniciativa do Promotor de Justia, no intuito de se informar sobre o que deseja a populao em determinado assunto, antes de tomar as providncias cabveis3: 3.4.1. Providncias preliminares: - Anlise da convenincia e necessidade da realizao de audincia pblica; - Edio de ato, em procedimento prprio - normalmente em inqurito civil pblico, no qual dever designar dia, local e hora para a realizao da audincia pblica; - Elaborar regulamento da audincia pblica; - Tornar pblica a realizao da audincia, com descrio de sua finalidade e divulgao do regulamento, seguido do convite de comparecimento dos interessados em geral; - Alm do convite genrico, deve o Promotor de Justia convidar ou notificar, conforme o caso, autoridades, peritos, tcnicos representantes de entidades que estejam envolvidas no problema a ser discutido; - Preparar o expediente da audincia; - Poder ser requisitado servios de policiamento, caso haja necessidade; - Colocar disposio dos interessados, na Promotoria de Justia, os documentos, regulamentos, percias e atos, no cobertos pelo sigilo legal, referentes ao assunto a ser discutido na audincia pblica; - Elaborao de pauta da audincia pblica; - A presidncia da audincia cabe ao membro do Ministrio Pblico, porm, eventualmente ele poder entregar a coordenao dos trabalhos a pessoa de sua confiana; 3.4.2. Desenvolvimento dos trabalhos: - Aberta a audincia, o presidente da audincia ou coordenador dos trabalhos apresenta o caso a ser discutido, bem como a pauta; - Exposio dos especialistas ou peritos em questes tcnicas, convidados para a audincia;
3

MAZILLI, Hugo Nigro. O Inqurito Civil. Editora Saraiva, 1999.

Em seguida, os que tiverem se inscrito para debates sero ouvidos, de acordo com prazo j previamente estabelecido; Lavratura do termo das principais ocorrncias da audincia (como a tomada de eventuais depoimentos nela colhidos). Esse termo dever integrar os autos do inqurito civil, onde se originou a designao da audincia pblica. Caso a audincia tenha sido gravada, por qualquer meio, o acesso aos registros da audincia ser livre aos interessados;

3.4.3. Concluso: - Nos casos em que entenda necessrio, o membro do Ministrio Pblico poder, mediante questionrio ou formulrios prprios entregues s pessoas presentes ao evento, delas colher sugestes, crticas e at a prpria avaliao da audincia pblica; - Diante dos elementos colhidos na audincia pblica, o Promotor de Justia tomar a providncia necessria para a soluo do problema discutido, que poder ser: a) promoo do arquivamento das investigaes ou do inqurito civil pblico; b) tomar um compromisso de ajustamento; c) expedir relatrios ou recomendaes, requisitando sua divulgao adequada e imediata, assim como resposta por escrito; d) determinar a instaurao de inqurito civil ou inqurito policial; e) propositura de ao penal ou ao civil pblica. 3.5. Legislao bsica sugerida: 11 - Resoluo CONAMA n. 001/86; - Resoluo CONAMA n. 009/87.

3.6. Modelo para Convocao de Audincia Pblica:

PROMOTORIA DE JUSTIA DA COMARCA DE ................. GO

CONVOCAO PARA AUDINCIA PBLICA Assunto: ......................................................................................

O MINISTRIO PBLICO DO ESTADO DE GOIS, por intermdio da Promotoria de Justia Curadoria de Defesa do Meio Ambiente da Comarca de ...................., com fundamento no art. 127 e seguintes da Constituio Federal, no art. 114 e seguintes da Constituio do Estado de Gois, na Lei Complementar n. 75/93 (Lei Orgnica do Ministrio Pblico da Unio), na Lei n. 7.347/85 (LACP), no art. 27, inciso IV, da Lei n. 8.625/93 (Lei Orgnica Nacional do Ministrio Pblico) e no art. 48, inciso IV, da Lei Complementar n. 25/98 (Lei Orgnica do Ministrio Pblico do Estado de Gois), e Considerando que a Lei Federal n. 6.938/81, que instituiu a Poltica Nacional do Meio Ambiente, estabelece como princpio dessa mesma poltica que o Meio Ambiente patrimnio pblico a ser necessariamente assegurado e protegido, tendo em vista o uso coletivo (art. 2, I); Considerando que a sociedade democrtica a gestora primria e original dos seus interesses e do seu patrimnio; Considerando que ........................................................................; Considerando que .......................................................................; Considerando que .......................................................................; Considerando que cabe ao Ministrio Pblico promover as medidas cabveis para a proteo, preveno e reparao dos danos causados ao meio ambiente, bem como tomar as providncias necessrias para a responsabilizao dos infratores (civil e criminalmente), e Considerando que lhe incumbe melhor instruir-se, em audincia pblica, para, com a colaborao da coletividade local, melhor discutir a questo e suas conseqncias para a prpria comunidade, para, a seguir, tomar as demais providncias que a lei lhe comete, COMUNICA: a todos os interessados que far realizar AUDINCIA PBLICA, no dia ....... de ....... de ......., s ...h....min, na ......................................., situada na ..........................................., ........... GO, com o seguinte objetivo e agenda: 1. Objetivo: Obter subsdios e informaes adicionais, no que se refere ................................... O regulamento completo da audincia pblica est disposio dos interessados, na Promotoria de Justia. 2. Cadastramento de expositores e lista de presena: A inscrio de entidades que queiram enviar representantes, ou de debatedores, bem como de quaisquer interessados em participar das exposies, ser realizada com antecedncia, at o dia ..........., diretamente junto Promotoria de Justia da Comarca, com o(a) funcionrio(a) ..........................., pessoalmente, ou por meio do telefone (.....) ......-........ A mera presena ao evento, como ouvinte, no depender de prvia inscrio.

3.

Agenda da audincia pblica: __h__min __h__min Abertura dos trabalhos; __h__min __h__min Apresentao das questes a serem examinadas na audincia, pelo presidente da sesso ou por pessoa por este designada; __h__min __h__min Manifestao dos representantes dos seguintes rgos, associaes, entidades:............................................; __h__min __h__min Pronunciamento dos representantes legais das entidades interessadas, autoridades e demais pessoas que se tenham inscrito previamente, bem como de tcnicos ou especialistas acaso convidados pelo presidente (todas as intervenes sero feitas com tempo determinado, e sero registradas por meio eletrnico, de forma a permitir oportuna transcrio e juntada aos autos do correspondente inqurito civil, como subsdio para a soluo do problema); __h__min __h__min Exposio das medidas a serem tomadas pelas empresas poluidoras e/ou degradadoras, bem como pelos rgos pblicos competentes, elaborando-se, caso necessrio, minuta de termo de ajustamento de conduta para cumprimento das exigncia legais; __h__min. __h__min. Encerramento pelo presidente. ................... GO, ....... de ....... de 200.... ........................................... Promotor(a) de Justia

3.7. Modelo de Ata de Audincia Pblica


PROMOTORIA DE JUSTIA DA COMARCA DE .................. GO

ATA DE AUDINCIA PBLICA

Aos ....... de ....... do ano de 200.., na .................., ................ GO, presente o Dr. (Promotor de Justia da Comarca), bem como (nomear as pessoas e autoridades presentes, mencionando os respectivos endereos e telefones: Secretrios Municipais de Agricultura, representantes da Agncia Rural, do IBAMA, da Agncia Ambiental, representantes da Associao dos Engenheiros Agrnomos, representantes das Prefeituras Municipais envolvidas, representantes das empresas etc.), realizou-se audincia pblica para os fins do disposto no art. 27, pargrafo nico, inciso IV, da Lei n. 8.625/93, regularmente convocada por meio de avisos de convocao, com o objetivo e a pauta apresentados a seguir: 1. Objetivo: Obter subsdios e informaes adicionais, no que se refere ............................................ 4. Agenda da audincia pblica: __:__ __:__: Abertura 20 ................................ Promotor de Justia 10 ................................. ............... 20 ............................. ................ 15 ................................ (representante da ........................) 15 ................................ (representante da.........................) 20 ................................ (representante da.........................) 20 Intervalo 45 (5para cada interessado)

__:__ __:__ __:__ __:__

15:10 15:30 15:30 16:15

16:15 17:00 (v.g. Medidas para Campanhas Educativas) Debate sobre as clusulas a integrar termo de ajustamento de conduta. 17:00 17:15 Encerramento Promotor de Justia ..................................... 5. Desenvolvimento dos trabalhos:

Os trabalhos foram presididos pelo(a) Dr.(a) ........................................., Promotor(a) de Justia. Declarada aberta a audincia pelo seu presidente, procedeu composio da mesa, que se fez conforme agenda acima.

Pelo presidente, foi feita a apresentao inicial do caso e foram reiterados os objetivos especficos do encontro, bem como suas regras de desenvolvimento. A seguir, ainda pelo presidente, foi apresentada a pauta dos trabalhos. Dando prosseguimento audincia, o presidente esclareceu que foram registrados os nomes de todos os participantes. A seguir, foi dada a palavra aos expositores, e, em seguida, aos representantes legais dos rgos, entidades, associaes (etc............................................) para a discusso da minuta de termo de ajustamento de conduta apresentado. Dando seqncia aos trabalhos, dentro da pauta previamente aprovada, o presidente, finalizando, agradeceu a presena de todos e encerrou a audincia pblica, assumindo os ............................................. o compromisso de assinarem termo de ajustamento de conduta, nos termos acordados, a ser elaborado por esta Promotoria de Justia. ................. GO, .....de ...... de 200... ......................................... Promotor(a) de Justia

4. MONITORAMENTO 4.1. Conceito: monitoramento constitui-se no mtodo de obteno de informaes para orientar prioridade de ao do rgo ambiental sobre os agentes degradadores e para a verificao da qualidade ambiental4,5. Procedimento de medio das emisses e do lanamento dos efluentes, registrando-se continuadamente ou em perodos predeterminados2. 4.2. Finalidade: produzir informaes de qualidade da gua, do ar, do solo, pesquisar dados e os interpretar, para definir estratgias de fiscalizao, identificar as causas de problemas ambientais e controle de atividades poluidoras. 4.3. Caractersticas: Instrumento informativo do gestor ambiental; A rede de monitoramento precisa ser regular, para dar confiabilidade aos dados e para torna-los fonte de referncia para orientar as prioridades de controle. O responsvel pelo monitoramento deve preencher uma planilha de modo regular (diria, semanal, quinzenal ou mensal), para apurar se a quantidade de poluentes encontra-se dentro dos limites permitidos pela legislao; Pode ser realizado pela prpria empresa (ao autofiscalizadora), como pelo rgo pblico ambiental, sendo que o automonitoramento da empresa, no exclui a ao do rgo pblico ambiental, para checar os dados produzidos pela empresa; No est caracterizado no direito positivo, como instrumento autnomo.

4.4. Legislao bsica sugerida: Resoluo CONAMA n. 001/86.

5. AUDITORIA AMBIENTAL 5.1. Conceito: procedimento de exame e avaliao peridica ou ocasional do comportamento de uma empresa em relao ao meio ambiente6. O termo auditoria
4

RIBEIRO, Maurcio Andrs. Ecologizar pensando o Ambiente Humano. Editora Rona, 2 edio, Belo Horizonte, 2000, p. 324; 5 MACHADO, Paulo Affonso Leme. Direito Ambiental Brasileiro, 7 ed., Malheiros, SP, p. 236; 6 MACHADO, Paulo Affonso Leme. Direito Ambiental Brasileiro, 10 ed., Malheiros, SP, 2002, p. 269. Lembra o autor que O Prof. RAMN MARTIN MATEO salienta em sua obra Nuevos Instrumentos para la Tutela Ambiental (Editorial Trivium, 1994) que o carter voluntrio da ecoauditoria, na linha da autoresponsabilidade e autonomia propugnada pelas organizaes empresariais, ainda que tenha um amplo consenso, no algo indiscutvel. O risco ambiental que a gesto de muitas empresas supe tem uma transcendncia social indubitvel, no podendo ser deixado ao livre-arbtrio das empresas o cumprimento das normas ambientais, ainda que possa argumentar-se, em sentido contrrio, que para isso existem os recursos ordinrios. Ademais, as empresas tm pouca tendncia a difundir espontaneamente sua situao se esta revela dados negativos. Em uma pesquisa realizada entre empresas americanas, europias e japonesas, dois teros das empresas consultadas manifestaram que no revelariam informao ambiental que as prejudicasse, reconhecendo 60% que a voluntariedade era inadequada.

ambiental usado com mais freqncia para cobrir uma gama enorme de atividades baseadas numa avaliao formal de uma organizao, para verificar sua performance em relao aos objetivos ambientais. Uma auditoria um exerccio de obteno de informaes, a qual permite que a necessidade de melhoria ambiental seja avaliada e aes corretivas sejam tomadas. Existem muitas definies que refletem diretamente sobre a nfase e o objetivo de uma auditoria ambiental. No entanto, uma auditoria um processo objetivo, sistemtico e baseado em critrios definidos. 5.2. Finalidade: avaliar o grau de implementao e a eficincia dos planos e programas no controle da poluio ambiental. Implementao do princpio da preveno. 5.3. Caractersticas: - Instrumento regulatrio da gesto ambiental; - Pode ser pblica (quando conduzidas por rgos pblicos competentes) ou privada (quando conduzidas por profissionais capacitados, subdividindo-se em internas, quando conduzidas por integrantes da prpria atividade auditada e independentes, quando conduzidas por terceiros contratados); - A equipe de auditores h de ser multidisciplinar. Os profissionais devem ser independentes e capacitados, pertencendo ou no aos quadros da empresa auditada. Eles so responsabilizados civil, penal e administrativamente (art. 11, pargrafo nico, resoluo CONAMA n. 237/97); - A periodicidade para a realizao das auditorias no est determinada em lei ou regulamento, mas deve ser analisada de acordo com a espcie de poluio que a empresa causa (anual, bienal, trienal ou qinqenal); - A auditoria, geralmente, avalia: a) os nveis de poluio causados pela empresa; b) as condies dos equipamentos de controle de poluio; c) as medidas para a recuperao da rea afetada pela poluio; d) a capacitao dos funcionrios responsveis pela manuteno e operao dos equipamentos de controle de poluio7; 5.4. Classificao exemplificativa de auditorias de acordo com o objetivo pretendido: 5.4.1. Auditoria de Diagnstico Ambiental: Esse tipo de auditoria tambm denominado de Auditoria Ambiental Preliminar. Esse processo consiste em avaliar as facilidades e dificuldades existentes numa determinada organizao, de forma objetiva e consistente, em relao s suas principais questes ambientais. Poder ser utilizado para fundamentar um projeto de implantao um Sistema de Gesto Ambiental SGA. Atualmente, em todo o mundo, o SGA mais reconhecido aquele baseado nas normas da srie ISO 14000. Normalmente, nessa auditoria so analisados previamente: (1) as polticas existentes de meio ambiente, de segurana e da qualidade; (2) as responsabilidades das funes principais e o organograma atualizado da organizao e (3) os relatrios e registros das iniciativas j implantadas visando o gerenciamento ambiental. O produto principal dessa auditoria um relatrio de diagnstico contendo a descrio dos pontos fracos e dos
7

SIRVINSKAS, Luis Paulo. Manual de Direito Ambiental. Editora Saraiva, 2003, p. 87.

elementos existentes em relao aos requisitos da poltica ambiental da organizao, da legislao em vigor e aos requisitos da norma ISO 14001; 5.4.2. Auditoria de Passivo Ambiental: um tipo de auditoria muito utilizada por organizaes que desejam fazer aquisies de novas reas e empreendimentos ou desinvestimentos. uma auditoria mais detalhada, geralmente realizada por pessoal especializado na caracterizao de fontes potenciais de contaminao ambiental, tanto para os meios fsico e biolgico quanto para o meio social. Envolve tambm a avaliao de responsabilidades civis decorrentes de atividades presentes e passadas; 5.4.3. Auditoria de Conformidade Legal: uma auditoria focada unicamente nos critrios de atendimento aos requisitos da legislao ambiental em vigor; 5.4.4. Auditoria de Desempenho Ambiental: uma auditoria que tem como objetivo geral a avaliao do desempenho ambiental de uma organizao baseada em critrios anteriormente definidos. As exigncias legais ambientais aplicveis s organizaes, as recentes mudanas nas demandas de mercado e a crescente conscientizao da sociedade sobre a questo, tm levado s empresas uma necessidade de reavaliar as tecnologias de controle de poluio e incorporar novas prticas e tecnologias de preveno. Tal reavaliao provoca discusses sobre o nvel adequado de desempenho ambiental a ser adotado pelas organizaes. A demanda de melhoria do desempenho ambiental das empresas tem decorrido tambm em funo da implantao de SGA. 5.5. Legislao bsica sugerida: - Lei n. 9.966/2000 (aplicvel a indstrias petrolferas); - Decreto n. 4.136/2002 (decreto regulamentador da lei 9.966/00); - Resoluo CONAMA n. 306/2002 (indstria petrolfera, de gs natural e derivados); - Portaria n. 319, do Ministrio do Meio Ambiente, de 15/08/2003. Ver leis estaduais concernentes matria: - Lei estadual do Rio de Janeiro n. 1.898/91; - Lei estadual de Minas Gerais n. 1.627/92; - Lei estadual do Mato Grosso do Sul n. 1.600/95.

6. FLUXOGRAMAS 6.1. Avaliao Ambiental Estratgica e Avaliao de Impacto Ambiental8:

AEE AVALIAO AMBIENTAL ESTRATGICA Polticas, planos, programas

AIA AVALIAO DE IMPACTOS AMBIENTAIS Projetos

RIBEIRO, Maurcio Andrs. Ecologizar. Pensando o Ambiente Humano. Rona Editora, Belo Horizonte, 2000, p. 344.

6.2. Avaliao de Impacto Ambiental:

Planejamento e elaborao do projeto

Identificao prvia dos impactos

Diagnstico ambiental

Identificao dos impactos

Consulta e participao

Previso e medio dos impactos

Interpretao e avaliao de impactos

Programas de acompanhamento e monitoramento (ps licenciamento)

6.3. Licenciamento Ambiental9: 6.3.1. Licena Prvia:


Apresentao do empreendimento E Vistoria de conhecimento OL Definio dos Estudos Ambientais OL

Elaborao de termo de referncia ambiental e entrega desse ao empreendedor OL

Elaborao dos estudos ambientais definidos; Entrega dos estudos feitos e do requerimento de licena E

Checagem estudos completos ? Publicao do requerimento da licena E

No

Sim

Realizao de audincia pblica, caso haja necessidade OL

Complementao dos estudos ambientais

Emisso do parecer tcnico conclusivo

Deferimento do requerimento da licena? OL

No
Publicao do indeferimento do pedido OL
9

Sim
Emisso da Licena Prvia OL

website do www.mma.gov.br

Publicao do recebimento da LP OL

6.3.2. Licena de Instalao:

Entrega dos programas e projetos de controle ambiental e do Projeto executivo do empreendimento E Realizao de vistoria OL

Checagem do projeto apresentado Completo?

No

Sim

Publicao do indeferimento do pedido E

Emisso do parecer tcnico conclusivo OL

Deferimento da solicitao? OL

No
Publicao do indeferimento do pedido E

Sim
Emisso da licena de instalao OL

Publicao do recebimento da LI E

6.3.3.Licena de Operao:

Vistoria de acompanhamento da implantao do projeto aprovado e das medidas mitigadoras e dos planos e programas ambientais OL

Emisso do parecer tcnico conclusivo OL

Deferimento de solicitao? OL

No

Sim

Publicao do indeferimento do pedido E

Emisso da Licena de Operao OL

Publicao do recebimento da LO E

O empreendedor dever proceder as adequaes tcnicas para atendimento s exigncias da fase de instalao do projeto e encaminhar novamente ao rgo licenciador

Legenda: E = empreendedor; OL = rgo licenciador.

6.4. Processo de licenciamento na Agncia Ambiental do Estado de Gois10:

1. Definio pela Agncia Ambiental, juntamente com o empreendedor, dos documentos, projetos e estudos ambientais necessrios ao processo de licenciamento

2. Requerimento da licena; - Apresentao dos documentos exigidos para cada licena; - Pagamento do DAR; - Publicao, nos casos que couber de acordo com a Resoluo CONAMA n. 006/86. - Outros documentos, estudos e projetos considerados necessrios

3. Anlise da documentao pela rea tcnica e jurdica, realizando vistorias, quando necessrias

4. Solicitao de esclarecimentos e complementaes, em decorrncia da anlise dos projetos, documentos e estudos, caso seja necessrio 5. Audincia pblica, nos casos de empreendimentos que exijam EIA/RIMA ou prevista na legislao.

6. Solicitao de esclarecimentos e complementaes, em decorrncia da realizao da audincia pblica

7. Emisso de parecer tcnico conclusivo

8. Deferimento ou indeferimento do pedido de licena, dando-se a devida publicidade

10

Fonte: Manual de Licenciamento Ambiental da Agncia Goiana de Meio Ambiente e Recursos Naturais.

6.5. Roteiro de procedimento administrativo ou inqurito civil pblico, para averiguar atividade degradante com eventual ausncia de licenciamento ambiental:
Recebimento da representao: por termo; por petio; de ofcio. Pode ser solicitado um abaixo assinado (interesse coletivo) Instaurar ICP ou PA com portaria Oficiar ao DNPM, se houve Autorizao de Pesquisa Mineral e se houve a expedio de Portaria de Concesso de Lavra, e/ou comunicando-se a atividade de extrao mineral.

Oficiar o municpio, para verificar: Se h recolhimento da compensao financeira, A existncia de alvar e da compatibilidade da minerao com o plano diretor e/ou cdigo de posturas municipais

Oficiar Delegacia especializada no combate aos crimes ambientais, encaminhando cpia dos documentos para instaurao de Inqurito Policial, para apurar a prtica dos delitos previstos nos artigos 44 ou 55 da Lei n 9.605/98 e art. 2 da Lei n 8.716/91 Fazer a oitiva de alguns dos signatrios do abaixoassinado

Oficiar para o rgo licenciador ambiental solicitando: A informao se h processo de licenciamento ambiental em nome da minerao. Em caso afirmativo, quais as licenas foram expedidas, se foi elaborada o P.C.A. (Plano de Controle Ambiental) e o PRAD (Plano de Recuperao de rea Degradada; Relatrio circunstanciado, aps vistoria, avaliao e mensurao do dano causado, bem como a forma eficaz de sua reparao.

Audincia com o investigado Compromisso de Ajustamento de Conduta Ao Civil Pblica

Cumprimento do termo de ajuste?

No
Ao de execuo

Sim
Necessidade de estabelecimento de novas obrigaes?

Sim
TAC aditivo

No
Envio do PA/ICP ao CSMP, para arquivamento

CAPTULO II RESDUOS SLIDOS*

1. INTRODUO
A palavra lixo deriva do termo latim lix e significa "cinza". No dicionrio, ela definida como sujeira, imundice, coisa ou coisas inteis, velhas, sem valor. Lixo, na linguagem tcnica, sinnimo de resduos slidos e representado por materiais descartados pelas atividades humanas. A definio de resduos slidos dada pela NBR n. 10.004, da Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT), a qual adotada pela Resoluo CONAMA n. 005/1993: "Resduos nos estados slido e semi-slido, que resultam de atividades da comunidade de origem: industrial, domstica, hospitalar, comercial, agrcola, de servios e de varrio. Ficam includos nesta definio os lodos provenientes de sistemas de tratamento de gua, aqueles gerados em equipamentos e instalaes de controle de poluio, bem como determinados lquidos cujas particularidades tornem invivel seu lanamento na rede pblica de esgotos ou corpos d'gua, ou exijam para isso solues tcnica e economicamente inviveis, em face melhor tecnologia disponvel".

A potencialidade lesiva dos resduos slidos ao meio ambiente, por si s, revela a importncia de seu necessrio e adequado tratamento, evitando as seguintes formas de poluio: - Poluio do Solo: alterando suas caractersticas fsico-qumicas, representar uma sria ameaa sade pblica tornando-se ambiente propcio ao desenvolvimento de transmissores de doenas, alm do visual degradante associado aos montes de lixo. - Poluio da gua: a decomposio da matria orgnica presente no lixo gera a produo do chorume, liqudo altamente poluidor, o qual poder provocar a contaminao das guas do lenol fretico e de corpos hdricos superficiais (rios, crregos, lagos etc), pelo escoamento superficial e/ou transportado, principalmente, pelas guas de enxurradas. - Poluio do ar: a ao de organismos decompositores sobre a matria orgnica presente nos resduos slidos, embora extremamente benfica, gera a liberao de gases txicos e inflamveis, podendo causar srios danos sade humana, destacando-se aqueles que trabalham no local, sejam os funcionrios do servio de limpeza urbana, sejam catadores irregulares. Este tipo de poluio, e seus danos, agravam se houver queima dos resduos slidos, e esta pode ocorrer, inclusive, pela liberao dos gases inflamveis, de forma expontnea.
*

Captulo elaborado por Roni Alvacir Vargas Promotor de Justia, titular da 3 Promotoria de Justia da Comarca de Catalo-GO, com contribuio de Rogrio Csar Silva Bilogo, Perito Ambiental do Ministrio Pblico do Estado de Gois

A necessidade e relevncia de uma poltica adequada para os resduos slidos no pas constata-se pelos nmeros divulgados pela Pesquisa Nacional de Saneamento Bsico, conduzida pelo IBGE em 2000, a saber: - apenas 33% dos 5.475 municpios (1.814 municpios) coletam 100% dos resduos domiciliares gerados nas residncias urbanas de seus territrios; - so coletadas, diariamente, em todo o pas, 228.413 toneladas de resduos, sendo 11.067,1 t/dia na Regio Norte, 41.557,8 t/dia na Regio Nordeste, 14.1616,8 t/dia na Regio Sudeste, 19.874,8 t/dia na Regio Sul e 14296,5 t/dia na Regio Centro-Oeste; - do total coletado de resduos domiciliares urbanos cerca de 20% disposto de maneira inadequada em vazadouros a cu aberto, aproximadamente 3% so enviados para unidades de compostagem e a incinerao o destino de quase 0,5%. Para os aterros so destinados aproximadamente 73% do total coletado de resduos domiciliares urbanos.

O problema do lixo no Brasil no se resume na falta de um sistema de coleta, tratamento e destinao final adequado, mas, tambm, na operao inadequada, irregular dos poucos aterros existentes e que acabam se transformando em lixes, constituindo objetivo a ser buscado pelo Ministrio Pblico a correta operao do aterro existente.

Nesse diapaso, utilizando-se como critrio a origem, o lixo pode ser classificado em: - Domstico: gerado basicamente em residncias, contm muita quantidade de matria orgnica, plstico, lata, vidro; - Comercial: gerado pelo setor comercial e de servios. Composto por matria orgnica, papis, plstico de vrios grupos; - Industrial: gerado por indstrias merece tratamento, manipulao e transporte especial. - Resduos de Servios de Sade: hospitais, ambulatrios, farmcias, clnicas e unidades de sade em geral, so geradores dos mais variados tipos de resduos spticos, resultados de curativos, aplicao de medicamentos que em contato com o meio ambiente ou misturado ao lixo domstico podero ser patgenos ou vetores de doenas, devem ser destinados incinerao; - Especial ou lixo pblico: formado por resduos slidos produto de limpeza pblica (areia, papis, folhagem, poda de rvores, entulhos, animais mortos). Em relao sua composio qumica, os resduos slidos podem ser classificados como: Orgnicos: restos de alimentos, folhas e galhos de rvores, animais mortos etc.; Inorgnicos: vidros, plsticos, metais etc. Quanto potencialidade de risco ao meio ambiente a NBR n. 10.004 classifica os resduos slidos em: Resduos Classe I: so os resduos perigosos, que apresentam risco sade pblica e ao meio ambiente, ou ainda os inflamveis, corrosivos, txicos, reativos e patognicos. Exemplos dessa classe de resduos so as pilhas e baterias e produtos qumicos decorrentes de transformao e acabamento de peas metlicas, atividades desenvolvidas por postos de

gasolina, oficinas mecnicas, lavanderias a seco, laboratrios fotogrficos, grficas, alm de solventes e tintas, pesticidas, herbicidas, produtos para limpeza em geral, dentre outros. Esses resduos merecem tratamento especial, devendo ser dispostos em aterros industriais especialmente preparados para torn-los inertes; Resduos Classe II: so os resduos no-inertes, ou seja, que apresentam propriedades como biodegradabilidade, solubilidade ou combustibilidade, como a matria orgnica e o papel; Resduos Classe III: so os resduos inertes, que, ao teste de solubilizao (norma NBR n. 10.006) no tenham nenhum de seus componentes solubilizados, em concentraes superiores aos padres definidos (listagem 8 - "Padres para o teste de solubilizao"), tais como rochas, tijolos, vidros, entulho e certos plsticos e borrachas que no so decompostos prontamente. Os mtodos mais comuns para tratamento do lixo so: - Aterro controlado: disposio no solo dos resduos urbanos; - Aterro sanitrio: disposio no solo dos resduos urbanos, com tratamento do chorume e do biogs; - Reciclagem orgnica: compostagem da matria orgnica; - Reciclagem industrial: reaproveitamento e transformao dos materiais reciclveis; - Esterilizao a vapor e desinfeco por microondas: tratamento dos resduos patognicos, spticos, hospitalares.

2. ATERRO CONTROLADO uma tcnica de disposio de resduos slidos urbanos no solo, sem causar danos ou riscos sade pblica e sua segurana, reduzindo os impactos ambientais, mas no eliminando-os. Este mtodo utiliza princpios de engenharia para confinar os resduos slidos, cobrindo-os com uma camada de material inerte na concluso de cada jornada de trabalho. Esta forma de disposio produz, em geral, poluio localizada, pois, similarmente ao aterro sanitrio, a extenso da rea de disposio minimizada. Porm, geralmente no dispe de impermeabilizao de base (comprometendo a qualidade das guas subterrneas), nem sistemas de tratamento de chorume ou de disperso dos gases gerados. Este mtodo prefervel ao lixo, mas, devido aos problemas ambientais que causa e aos seus custos de operao, a qualidade inferior ao aterro sanitrio. Tem custos de implantao e operao bem inferiores ao do Aterro Sanitrio, da terse tornado o sistema mais implantado em Gois. Diante disto, e para minimizar os impactos da poluio provocada pelo chorume, a Agncia Ambiental de Gois exige, para o licenciamento de Aterros Controlados, a implantao de lagoas para o tratamento do chorume.

O sistema de Aterro Controlado precisa ser associado coleta seletiva de lixo e reciclagem, o que permitir que sua vida til seja bastante prolongada, alm do aspecto altamente positivo de se implantar uma educao ambiental com resultado promissores na comunidade, desenvolvendo coletivamente uma conscincia ecolgica, cujo resultado sempre uma maior participao da populao na defesa e preservao do meio ambiente. As reas destinadas para implantao de aterros tm uma vida til limitada e novas reas so cada vez mais difceis de serem encontradas prximas aos centros urbanos. Aperfeioam-se os critrios e requisitos analisados nas aprovaes dos Estudos de Impacto Ambiental pelos rgos de controle do meio ambiente; alm do fato de que os gastos com a sua operao se elevam, com o seu distanciamento. Devido s suas desvantagens, a instalao de Aterros Controlados deve ser planejada e sempre associada implantao da coletiva seletiva e de uma indstria de reciclagem, que ganha cada vez mais fora. 3. ATERRO SANITRIO O Aterro Sanitrio um tratamento baseado em tcnicas sanitrias (impermeabilizao do solo, compactao e cobertura diria das clulas de lixo, coleta e tratamento de gases, coleta e tratamento do chorume), entre outros procedimentos tcnico-operacionais responsveis em evitar os aspectos negativos da deposio final do lixo, ou seja, proliferao de ratos e moscas, exalao do mau cheiro, contaminao dos lenis freticos, surgimento de doenas e o transtorno do visual desolador por um local com toneladas de lixo amontoado. Entretanto, apesar das vantagens, este mtodo enfrenta limitaes por causa do crescimento das cidades, associado ao aumento da quantidade de lixo produzido. Assim como para os Aterros Controlados, deve-se implantar um programa de coleta seletiva e reciclagem dos resduos slidos.

4. COMPOSTAGEM

A compostagem uma forma de tratamento biolgico da parcela orgnica do lixo, permitindo uma reduo de volume dos resduos e a transformao destes em composto a ser utilizado na agricultura, como recondicionante do solo. Trata-se de uma tcnica importante em razo da composio do lixo urbano do Brasil, e o produto pode ser utilizado em jardins e hortas, como adubo orgnico. Deve-se destacar, no entanto, que a compostagem no elimina os organismos patognicos, oferecendo, portanto, risco de contaminao dos vegetais adubados com este composto.

5. RECICLAGEM A reciclagem uma srie de processos industriais que permitem a separao e transformao dos resduos slidos do lixo urbano. A necessidade de poupar e preservar os recursos naturais no renovveis vem motivando cada vez mais o aproveitamento de resduos, visto que crescem continuamente a populao e o consumo, o que no acontece com as reservas naturais. Algumas cidades adotaram o sistema de coleta de lixo seletiva, onde o cidado separa na sua casa os tipos de materiais, basicamente em plsticos, vidros, restos de alimentos. Nas ruas destas cidades tambm adotado este sistema, com cestas de lixo coloridas, uma para cada tipo de lixo. Este levado para as Usinas de Reciclagem onde ir haver a transformao do lixo em novo material. Em outras cidades o lixo coletado diariamente nas residncias e reas comerciais e levado para Usinas de Tratamento, onde passa por triagens manuais, mecnicas e fsicas, promovendo a separao da parte orgnica, que resultar no composto orgnico; e da parte inorgnica, que so os materiais passveis de reaproveitamento com destino para as indstrias. Teoricamente todo o lixo produzido domesticamente poderia ser reutilizado ou reciclado, mas alguns produtos devem ficar fora do processo por questes de segurana ou dificuldade de manuseio. A tendncia atual promover a separao dos resduos em seco e molhado, visto que a proposta anterior no obteve os resultados desejados.

6. INCINERAO Este tratamento baseado na combusto (queima) do lixo. um processo que demanda custos bastante elevados e a necessidade de um rigoroso controle da emisso de gases poluentes gerados pela combusto. O sistema de incinerao do lixo vem sendo abandonado, pois alm das despesas extraordinrias com a sua implantao e monitoramento da poluio gerada, implica tambm em relegar para segundo plano a coleta seletiva e a reciclagem, que so processos altamente educativos. No fossem essas desvantagens, a incinerao seria um tratamento adequado para resduos slidos de alta periculosidade, como o lixo hospitalar, permitindo reduzir significativamente o volume do lixo tratado e no necessitar de grandes reas quando comparada aos aterros sanitrios; alm da possibilidade do aproveitamento da energia gerada na combusto. H, no entanto, uma tendncia mundial, para a adoo dos padres de emisso de poluentes estabelecida pela Environmental Protection Agency (EPA), a qual poder resultar na no-renovao das licenas ambientais para os incineradores em operao (MONTANARI et MERZVINKAS, citado por DALMEIDA et VILHENA, 199511). 7. LEGISLAO BSICA SUGERIDA Apesar do tema estar sendo objeto de debate no Congresso Nacional, h mais de uma dcada (Projeto de Lei n. 203/91 - Poltica Nacional de Resduos Slidos - PNRS), o pas carece, a nvel federal, de uma lei ordinria especfica disciplinando a gesto dos resduos slidos. No Estado de Gois tambm no h uma legislao especfica sobre o tema, ao contrrio de alguns Estados, como por exemplo, Paran. Entretanto, podem ser citados os seguintes dispositivos legais aplicveis matria lixo: Constituio Federal artigos 225, caput; Constituio de Gois artigos 6, inciso VII; 127, caput e 131, 1; Lei Estadual n. 8.544/78; Lei Federal n. 9.605/98; Resolues CONAMA n.s: 005/88 e 006/88; 013/90; 002/91; 006/91; 008/91; 005/93; 009/93; 023/96; 257/99; 258/99 e 264/99; 275/2001 e 283/2001; 307/2002; 308/2002 e 316/2002.

Impende observar que no obstante a inexistncia de uma legislao especfica sobre a matria, os dispositivos citados autorizam a implementao de uma poltica de resduos slidos no pas.

8. ESTRATGIA DE ATUAO DO MINISTRIO PBLICO

11

DALMEIDA, M.L.O.; VILHENA, A. (coord.) Lixo Municipal: Manual de Gerenciamento Integrado. 2 ed. So Paulo: IPT/CEMPRE, 2000.

8.1. Roteiro Prtico de Atuao A atuao do membro do Ministrio Pblico na questo do lixo deve observar, no mnimo, as seguintes aes: - 1 Passo: Levantamento da situao real da coleta, tratamento e destinao final dos resduos slidos do Municpio, no apenas por meio de solicitao de informaes (sempre no primeiro ofcio sugere-se o encaminhamento de solicitao de informaes ao Senhor Prefeito Municipal. Em caso de no atendimento, sugere-se o encaminhamento de requisio dentro dos autos do ICP), como tambm, por diligncias realizadas pelo Sr. Oficial de Promotoria (exemplo: relatrio circunstanciado acompanhado de fotografias) ou, se for o caso, inspeo in loco pelo prprio Promotor de Justia; - 2 Passo: Constatada qualquer forma de poluio ambiental referente aos resduos slidos dever ser instaurado um inqurito civil pblico; - 3 Passo: Nos autos do ICP dever o Promotor de Justia priorizar a celebrao de um TAC (Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta) com o Prefeito Municipal buscando uma soluo extrajudicial rpida e definitiva para o problema diante da morosidade dos trmites das aes judicias e da necessria e imediata recuperao do meio ambiental. Porm, na hiptese de recusa do Prefeito Municipal em firmar um TAC nos autos do ICP, aps a concluso do mesmo, dever o Ministrio Pblico ajuizar a competente ao civil pblica com pedido de antecipao de tutela, sem prejuzo das providncias de mbito criminal. - 4 Passo: Celebrado o TAC e descumprida quaisquer obrigaes assumidas pelo Municpio dever o Ministrio Pblico instar o Prefeito Municipal a esclarecer a eventual situao irregular. Aps apresentao da justificativa, poder o membro do Ministrio Pblico: a) tolerar uma prorrogao pequena do prazo diante da razoabilidade dos motivos do inadimplemento ou b) ajuizar as medidas legais cabveis: ao de execuo de obrigao de fazer e ao de execuo por quantia certa; - 5 Passo: Encaminhar cpia das peas comprobatrias das irregularidades constatadas (disposio inadequada de resduos slidos art. 54, caput e 2 e art. 60, ambos da Lei n 9.605/98) para a Procuradoria-Geral de Justia a fim de que se possa viabilizar o oferecimento de denncia criminal contra o Prefeito, sem prejuzo da propositura de ao civil pblica por ato de improbidade administrativa pelo prprio Promotor de Justia da Comarca. Configuram-se argumentos importantes a serem utilizados pelo Ministrio Pblico como forma de convencimento do Prefeito Municipal, devendo ser colocados sob forma de esclarecimentos e vantagens para o agente poltico para no comprometer a soluo extrajudicial do problema: a) esclarecimento sobre sua responsabilizao penal pela poluio ambiental tipificada no artigo 54 ou 60 da Lei n 9.605/98, informando-o de aes penais ajuizadas pela Procuradoria-Geral de Justia em face de outros Prefeitos Municipais por fato da mesma natureza; b) esclarecimento sobre sua responsabilizao por ato de improbidade administrativa pela violao aos princpios da administrao pblica, caracterizando ato mprobo tipificado no artigo 11da Lei n. 8.429/92. 8.2. Aspectos relevantes a serem enfrentados pelo Ministrio Pblico na implementao de uma poltica municipal de resduos slidos

a) lixo (ou depsito a cu aberto) A implementao de uma poltica pblica de gerenciamento de resduos slidos pelo Municpio no poder ignorar a necessidade de recuperao ambiental do lixo existente no municpio. Aps a construo do aterro dever ser providenciada a remoo de todo resduo slido lanado no antigo lixo para o novo aterro, bem como ser providenciada a recuperao da rea degradada mediante recebimento de uma camada de terra frtil e plantio de gramneas ou mesmo reflorestamento, a depender do caso concreto. Recomenda-se, ainda, que esta rea fique isolada durante um perodo de 10 a 15 anos, de acordo com caractersticas geolgicas e outras do local. Este perodo o necessrio para que haja a estabilizao fsica, qumica e biolgica do terreno e dos resduos. Em caso de uso futuro da rea do antigo lixo, dever ser previamente realizada a anlise fsico-qumica do solo e do lenol fretico. Outra questo importante diz respeito destinao dos resduos slidos durante a construo do novo aterro: deve-se fazer uma avaliao simplificada das dimenses dos danos ambientais no local. No havendo nascentes, corpos hdricos ou residncias nas proximidades do lixo, prefervel, com a devida cautela, que o poder pblico continue lanando os resduos slidos no mesmo local, devendo-se apressar o processo de construo do novo aterro elevando-o a prioridade do Poder Pblico. Havendo nascentes ou corpos hdricos diretamente atingidos ou outro fator agravante, recomenda-se a cessao imediata do lixo, buscando uma rea provisria livre de qualquer fator agravante, de preferncia desprovida de vegetao nativa, a qual dever ser recuperada aps a construo do aterro. b) aterro controlado/sanitrio custo para construo do aterro: cedio que a maioria dos municpios brasileiros vivem em situao financeira precria, sendo o FPM Fundo de Participao dos Municpios a principal fonte de receita, em muitos casos, absorvida em quase sua totalidade para pagamento da despesa de pessoal. Logo, dever o Prefeito Municipal buscar fontes alternativas para o custeio da obra, seja a nvel federal ou estadual, inclusive, por meio de emendas apresentadas pelos parlamentares que representam o municpio por ocasio da elaborao do oramento. Vale ressaltar a existncia de linhas de financiamento federal, entre as quais, destaca-se a FUNASA, bem como, a nvel estadual. De qualquer forma, para a quase totalidade dos municpios goianos, haver liberao de verba para implantao de Aterro Controlado. Licenciamento ambiental: deve o Promotor de Justia avaliar a extenso e qualidade dos estudos ambientais exigidos pela Agncia Ambiental para licenciamento da obra. Escolha tcnica do local adequado para a construo do aterro controlado/sanitrio: conforme j asseverado, o tratamento dos resduos slidos por meio de aterro controlado ou sanitrio gera, inevitavelmente, impactos ambientais. Logo, revela-se de suma importncia alguns cuidados na escolha do local adequado para a instalao do aterro, objetivando evitar a contaminao das guas subterrneas ou superficiais. Portanto, h que se evitar local prximo de cursos dgua, bem como em solo com fcil grau de infiltrao do chorume a ponto de atingir o lenol fretico. Alm disso, deve-se evitar localizaes prximas da cidade diante dos transtornos inevitveis de um aterro sanitrio. Ao mesmo tempo, deve-se levar em considerao a distncia do lixo coletado na cidade at o aterro, pois, ser transportado atravs de caminhes, implicando em custos com combustvel.

Sugere-se ao Municpio a escolha de 03 reas a serem vistoriadas pela Agncia Ambiental para definio daquela que melhor atenda aos critrios tcnicos. Importante ressaltar que caso a escolha recaia sobre rea localizada no entorno de unidades de conservao federal, isto , at 10 quilmetros de distncia de parques nacionais, florestas nacionais etc., far-se- necessrio para o licenciamento da obra parecer tcnico do IBAMA. Concluso da obra e incio de operao: aps emisso da Licena de Operao ou Funcionamento pela Agncia Ambiental recomenda-se a solicitao do Termo de Entrega da Obra para verificao in loco da construo de todas as obras constantes do projeto, visto que tem-se constatado grande distoro entre os Termos de Entrega de Obra e a realidade de sua construo. c) resduos de servios de sade Em praticamente toda cidade, por menor que seja, haver estabelecimentos geradores de lixo hospitalar, o qual dever ser depositado em vala do Aterro Controlado/Sanitrio, especialmente construda e destinada a este tipo de resduo. No tocante ao lixo hospitalar, insta ressaltar a co-responsabilidade dos geradores do lixo, isto , hospitais, ambulatrios, clnicas, posto de sade etc, podendo ser chamados a contribuir no processo, inclusive, como compromitentes no TAC. Neste caso, dever o Promotor de Justia avaliar a viabilidade de ser firmado um TAC com o Municpio e com os estabelecimentos de sade apenas no tocante ao lixo hospitalar, e outro TAC com o Municpio sobre o lixo domstico; d) lixo industrial normalmente, o rgo ambiental estadual licenciador das atividades industriais (Agncia Goiana de Meio Ambiente), por ocasio do processo de licenciamento da atividade, exige tratamento adequado do rejeito gerado pela atividade industrial, cabendo ao empreendedor implantar os mecanismos de controle e tratamento dos resduos, como as usinas de tratamento, sistemas de controle de poluio atmosfrica (lavadores de gases, filtros etc.), sujeitos fiscalizao do rgo licenciador.

9. SUGESTES DE MODELOS PRTICOS 9.1. Fluxograma


Verificao da situao real do lixo do municpio Ofcio ao Prefeito e/ou diligncias ministeriais

Constatao de irregularidades e poluio ambiental

Portaria instauradora de ICP Observar Provimentos PGJ n.s 006/96 e 008/00

Instruo do ICP - Oitiva de prova testemunhal (ouvir catadores de lixo, motorista do caminho que realiza a coleta do lixo); - Requisio de Documentos pertinentes (oficiar Agncia Ambiental solicitando eventual licena de funcionamento do aterro; verificar se a localizao do aterro est em conformidade com a legislao municipal vigente); - Requisio de percia para comprovao do dano ambiental, se for o caso.

Elaborao de um TAC que resolva o problema

Audincia com o Prefeito Municipal para apresentao do TAC


Sim No Ajuizamento de ACP

Assinatura de TAC (ficando o MP com 02 vias originais)

Cumpriu as obrigaes ajustadas?

Sim

No

Arquivamento

Execuo do TAC: execuo da Multa e Execuo da Obrigao de Fazer

9.2. Ofcio Solicitao

PROMOTORIA DE JUSTIA DA COMARCA DE __________ GO _________-GO, ___ de_______ de 200__

Ao Senhor Doutor _____________ Prefeito Municipal de ____________ GO __________-GO

Senhor Prefeito, SOLICITO a Vossa Excelncia, no prazo de ___ dias (a quantidade de dias fica a critrio do Promotor de Justia subscritor, observado o bom senso na fixao do prazo de acordo com as informaes solicitadas), informaes completas sobre a forma e periodicidade da coleta, tratamento e destinao final de todos os resduos slidos do Municpio, tendo em vista a necessidade de se verificar a regularidade da atual poltica de resduos slidos do Municpio de ______________ GO. Atenciosamente,

____________________ Promotor de Justia

9.3. Ofcio Requisio


PROMOTORIA DE JUSTIA DA COMARCA DE __________ GO __________-GO, ____ de ___________de 200___ Inqurito Civil n....... Ao Senhor Doutor _____________ Prefeito Municipal de __________ GO ______________-GO

Senhor Prefeito, Com esteio no art. 129, VI, da Constituio Federal, art. 26, I, "b" e 3, da Lei 8.625, de 12/02/93, e art. 8, 1, da Lei 7.347/85, para instruir o inqurito em epgrafe, e considerando ser imperiosa a coleta de informes tcnicos que possam embasar eventual propositura de ao civil pblica, formulo a presente requisio no sentido de Vossa Senhoria fornecer os seguintes dados: a) Qual a poltica pblica do Municpio de _________ (GO) no tocante aos resduos slidos? b) Qual a forma e periodicidade da coleta, tratamento e destinao final de todos os resduos slidos do Municpio de _________ (GO)? c) A atividade est licenciada pelo rgo ambiental competente? Em caso positivo, remeter cpia da licena de funcionamento. Tratando-se de requisio, assino o prazo de 10 (dez) dias para resposta, sob as penas do art. 10 da Lei 7.347/85 (constitui crime, punido com pena de recluso de 01 a 03 anos, mais multa, a recusa, o retardamento ou a omisso de dados tcnicos indispensveis propositura de ao civil, quando requisitados pelo Ministrio Pblico). Atenciosamente,

__________________ Promotor de Justia

9.4. Modelo de Termo de Ajustamento de Conduta

PROMOTORIA DE JUSTIA DA COMARCA DE ___________ GO

TERMO DE COMPROMISSO DE AJUSTAMENTO DE CONDUTA Pelo presente instrumento o MINISTRIO PBLICO DO ESTADO DE GOIS, por seu Promotor de Justia infra-assinado, Doutor _______, Titular da Promotoria de Justia de __________, doravante denominado compromitente, e o MUNICPIO DE __________ GO, pessoa jurdica de direito pblico interno, com sede Rua _____________, n. ___, ____, representado pelo Prefeito Municipal, Doutor ______________, doravante denominado compromissrio, com fulcro no pargrafo 6 do art. 5 da Lei n. 7.347/85 (regulamentado pelo Cdigo de Defesa do Consumidor Lei 8.078/90, que acrescentou o pargrafo 6 ao art. 5 da mencionada Lei), firmam o presente TERMO DE COMPROMISSO DE AJUSTAMENTO DE CONDUTA nos autos do Inqurito Civil Pblico n. ___/____, instaurado pela Promotoria de Justia de ______ (GO) para apurao da existncia ou no de uma poltica municipal de resduos slidos urbanos, observadas as seguintes clusulas: CLUSULA PRIMEIRA

1. O compromissrio RECONHECE A PROCEDNCIA do presente Inqurito Civil Pblico no tocante


inexistncia de uma poltica municipal adequada de gerenciamento (coleta, tratamento e destinao final) de resduos slidos urbanos, de forma a no causar dano ao meio ambiente e sade pblica. 2. CLUSULA SEGUNDA 02. O compromissrio assume a OBRIGAO DE FAZER consistente em elaborar e apresentar ao Ministrio Pblico, no prazo de ___ dias, uma poltica pblica de gerenciamento dos resduos slidos urbanos, observadas as seguintes diretrizes: I recuperao ambiental da rea conhecida como lixo onde so depositados os resduos slidos do municpio; II coleta, tratamento e destinao final dos resduos slidos do municpio de forma a no gerar poluio ambiental nem risco sade pblica; III promover a educao ambiental da populao local quanto importncia da destinao final adequada dos resduos slidos urbanos. CLUSULA TERCEIRA 03. O compromissrio assume a OBRIGAO DE FAZER consistente em escolher e indicar Agncia Ambiental de Gois, no prazo de ____ dias, 03 reas para construo do Aterro Controlado/Sanitrio (a depender do tamanho do Municpio) devendo atender imediatamente todas as exigncias da Agncia Ambiental necessrias obteno da licena prvia do empreendimento, observadas as seguintes condies: I preferncia por rea de propriedade do Municpio, por reas devolutas ou especialmente destinadas na legislao municipal de uso e ocupao do solo, ou rea de particular com baixa valorizao imobiliria; II considerao da distncia do aterro at o local da coleta dos resduos slidos para diminuio dos custos com o transporte dos resduos; III as vias de acesso ao local devero apresentar boas condies de trfego ao longo de todo o ano, mesmo no perodo de chuvas intensas, propiciando facilidade de acesso; IV anlise de impacto vizinhana preferindo rea onde h inexistncia de aglomerados populacionais (sede municipal, distritos e/ou povoados) e constatao do baixo potencial de incorporao zona urbana do municpio (baixa probabilidade de ocupao futura da rea); V vida til superior a 15 anos; VI caracterizao hidrogeolgica e geotcnica da rea e confirmao de adequao ao uso pretendido, observada a profundidade apropriada do lenol fretico, sendo

dada preferncia por reas com solo que possibilite a impermeabilizao da base e o recobrimento peridico dos resduos slidos resistncia adequada do solo; VII topografia do terreno, observada declividade inferior a 30%; VIII rea sem restries ambientais, observada a distncia mnima de reas de nascente e corpos hdricos (crregos, rios, audes, lagos e outros corpos dgua) de 400 (quatrocentos) metros, considerando a bacia e subbacia hidrogrfica do local onde o aterro ser implementado. CLUSULA QUARTA 04. O compromissrio reconhece como sendo a melhor medida para os resduos slidos urbanos a implementao de um Aterro Controlado/Sanitrio (a depender do tamanho do municpio), razo pela qual assume a OBRIGAO DE FAZER consistente em atender imediatamente todas as exigncias da Agncia Ambiental de Gois indispensveis obteno da Licena de Prvia do empreendimento junto Agncia Goiana do Meio Ambiente, observada a legislao vigente e as Resolues CONAMA que disciplinam a matria, devendo o processo de licenciamento conter no mnimo os seguintes dados: I identificao do requerente responsvel pelo empreendimento; II populao beneficiada e breve caracterizao dos resduos a serem depositados no sistema de disposio final em licenciamento; III capacidade proposta do local de descarga (vida til desejvel maior que 15 anos); IV descrio do local, incluindo as caractersticas hidrogeolgicas; V mtodos propostos para a preveno e minimizao da poluio ambiental; VI plano de operao, acompanhamento e controle; VII plano de encerramento e uso futuro previsto para a rea; VIII apresentao do Projeto Executivo do sistema proposto; e IX projeto de educao ambiental e divulgao do empreendimento. CLUSULA QUINTA 05. O compromissrio assume a OBRIGAO DE FAZER consistente em construir o aterro sanitrio, no prazo de ____ dias, aps a expedio da licena de instalao do empreendimento pela Agncia Goiana do Meio Ambiente, observadas as seguintes medidas: a) urbanizar a rea escolhida, dotando-a de infra-estrutura apropriada, inclusive, sistema eficaz de drenagem das guas da chuva; b) proteger o aterro com cerca de 10 fileiras de fio de boa qualidade e dot-lo de um nico acesso para a entrada do caminho, bem como construir uma guarita junto ao porto de entrada para abrigar o(s) vigia(s); c) arborizar todo o permetro da rea do aterro com espcies de baixa estatura (ex. sano-do-campo) para formar uma cerca viva de pequeno porte, e plantar duas fileiras de eucalipto da espcie Eucalyptus citriodora, para formar uma cerca viva de estatura elevada; d) no tocante drenagem das guas superficiais, realizar um sistema de conteno da velocidade das guas da chuva e proteo da rea do aterro ou das valas, executado por curvas de nvel; e) providenciar uma lagoa de recepo do chorume, localizada convenientemente na rea do aterro, apta a receber o lquido produzido pela decomposio de substncias contidas nos resduos slidos e pela contribuio da lixiviao e percolado das guas da chuva. CLUSULA SEXTA 06. O compromissrio assume a OBRIGAO DE FAZER consistente em operar o Aterro Controlado/Sanitrio, adequada e imediatamente aps a emisso da Licena de Operao (LO), observando as seguintes medidas: a) dispor os resduos slidos convenientemente compactados por um trator e cobertos com terra (ou utilizar tcnica equivalente)*, de forma a evitar: espalhamento de material; propagao de odores, fogo e fumaa; proliferao de ratos, baratas, moscas e outros insetos; a atividade de catao do lixo; e, alimentao de animais; b) conservar totalmente fechada a rea do aterro para evitar a presena de animais; c) monitorar, periodicamente, o aterro com o escopo de evitar a formao de eroso no terreno; d) manter sob controle permanente o acesso rea do aterro; e) fixar e colocar placas de advertncia, no permetro da rea, proibindo a entrada e permanncia de pessoas estranhas no local; f) corrigir e sanar imediatamente qualquer outra anormalidade que porventura possa causar danos sade pblica ou ao meio ambiente; e g) qualificar os operrios designados para trabalhar no aterro, bem como em manter em seu quadro de funcionrios, um responsvel tcnico habilitado, para fazer o gerenciamento da coleta, transporte, tratamento e destinao final adequada ao lixo urbano, com atribuio para responder por todos os atos decorrentes deste gerenciamento, com a devida anotao junto ao Conselho de classe *O veculo coletor dos resduos slidos urbanos deve estacionar dentro da vala, depositando todo o lixo prximo do local onde ser compactado e aterrado. Periodicamente ou conforme a demanda, o lixo deve ser preparado e compactado por um trator e aterrado com uma camada de solo de 30 cm, formando clulas de resduos apiloados dentro da vala, sendo que, ao trmino, a vala deve ser selada com uma cobertura de 60 cm de

solo. Os resduos slidos devero ser cobertos com uma camada de material inerte na concluso de cada jornada de trabalho. CLUSULA STIMA 07. O compromissrio assume a OBRIGAO DE FAZER consistente em acondicionar e dispor os resduos hospitalares ou de servios de sade, em trincheira especial, convenientemente construda para este fim, sendo que tais resduos, ou de origem similar, devem ser lanados diretamente no interior da trincheira e cobertos por uma camada de no mnimo 30 cm de solo, evitando-se o manuseio pelos operrios do aterro, observando o disposto na Resoluo CONAMA n. 283/2001 e na Resoluo RDC n. 33/2003 da ANVISA; CLUSULA OITAVA

08. O compromissrio assume a OBRIGAO DE NO FAZER consistente em abster-se de coletar, acondicionar e depositar no aterro resduos industriais perigosos (resduos slidos, semi-slidos e lquidos no possveis de tratamento convencional, resultante da atividade industrial e do tratamento de seus efluentes, que por suas caractersticas apresentam periculosidade efetiva ou potencial sade humana ou ao meio ambiente, requerendo cuidados especiais quanto ao acondicionamento, coleta, transporte, armazenamento, tratamento e disposio), conforme classificao constante da NBR 10.004 , cuja destinao final de responsabilidade exclusiva da(s) pessoa(s) fsica(s) e jurdica(s) geradora(s). CLUSULA NONA

09. O compromissrio assume a OBRIGAO DE FAZER consistente em apresentar ao Ministrio Pblico e Agncia Goinia de Meio Ambiente, no prazo de __ dias contados do presente termo, um PRAD Plano de Recuperao de rea Degradada para a rea correspondente ao lixo, acompanhado do respectivo cronograma de execuo das obras. Pargrafo nico. O PRAD dever ser executado no prazo mximo de __ meses contados do incio do funcionamento do Aterro Controlado/Sanitrio, cabendo ao compromissrio apresentar no final do prazo, relatrio circunstanciado, subscrito por profissional devidamente habilitado com a respectiva Anotao de Responsabilidade Tcnica ART, comprovando a recuperao ambiental da rea atingida. CLUSULA DCIMA

10. O compromissrio reconhece a importncia da destinao adequada dos resduos slidos gerados no municpio de _______ GO como forma de evitar dano ao meio ambiente e sade pblica, motivo pelo qual assume a OBRIGAO DE FAZER consistente em coibir, mediante exerccio de seu poder de polcia, modalidade embargo ou interdio da atividade, o surgimento de aterros clandestinos no territrio do municpio, bem como, a disposio inadequada de resduos industriais perigosos cuja destinao final no pode ser o Aterro Controlado/Sanitrio. CLUSULA DCIMA PRIMEIRA 11. Em caso de descumprimento das obrigaes assumidas, o compromissrio ficar sujeito ao pagamento de multa diria no valor de R$ ____,00 (______ reais) ao FUNDO ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE (ou FUNDO MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE) at o adimplemento total da obrigao, que poder ser exigida conjuntamente com a demais obrigaes de fazer, e sem prejuzo da execuo especfica da obrigao por terceiros, salvo por motivo devidamente justificado.

CLUSULA DCIMA SEGUNDA 12. As partes signatrias do presente termo de compromisso de ajustamento de conduta elegem o foro da Comarca de ______ GO, como sendo o competente para processar e julgar todas as aes decorrentes do presente instrumento. CLUSULA DCIMA TERCEIRA 13. Este compromisso produzir efeitos legais a partir de sua celebrao, e ter eficcia de ttulo executivo extrajudicial, conforme dispe o art. 5, 6, da Lei n. 7.347/85 e o art. 585, inciso VII, do Cdigo de Processo Civil. E, por estarem de acordo, firmam o presente. __________ GO, __ de _______ de ____

___________________ Promotor de Justia Compromitente ______________________________ MUNICPIO DE _________ Prefeito Municipal Compromissrio

CAPTULO III RESERVA FLORESTAL LEGAL*

1. CONCEITO rea localizada no interior de uma propriedade ou posse rural, excetuada a de preservao permanente, necessria ao uso sustentvel dos recursos naturais, conservao e reabilitao dos processos ecolgicos, conservao da biodiversidade e ao abrigo e proteo de fauna e flora nativas (art. 1, 2, III, da Lei n 4.771/65, com redao dada pela Medida Provisria n 2.166-67/2001). 2. ASPECTOS GERAIS - Trata-se de uma obrigao legal que incide apenas sobre floresta de domnio privado e no d direito ao proprietrio indenizao de qualquer natureza. - Espao especialmente protegido, nos termos do art. 225, 1, III da Constituio Federal, cuja violao pode configurar o crime previsto no art. 50 da Lei n 9.605/98. - No pode ser suprimida. No se admite o corte raso12, apenas utilizao sob regime de manejo florestal sustentvel, de acordo com princpios e critrio tcnicos e cientficos estabelecidos pelo rgo ambiental competente. No restante da propriedade facultada ao proprietrio a supresso e explorao da vegetao, mediante prvia autorizao do rgo ambiental competente e desde que no sejam consideradas reas de preservao permanente. - O percentual da rea de Reserva Legal a ser averbada determinada de acordo com a regio ou fisionomia vegetal (tipo de vegetao). Na regio Centro-Oeste em vegetaes de Cerrado, por exemplo, o percentual de 20%. Por outro lado, as formaes de Cerrado inseridas na Amaznia Legal o percentual de 35%. - No devem ser computadas no clculo do percentual da Reserva Legal as reas consideradas de preservao permanente que so aquelas reas protegidas, nos termos dos artigos 2o e 3o do Cdigo Florestal, cobertas ou no por vegetao nativa, com a funo ambiental de preservar os recursos hdricos, a paisagem, a estabilidade geolgica, a biodiversidade, o fluxo gnico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populaes humanas assim definidas em lei.

Captulo elaborado por Maurcio Alexandre Gebrim, Promotor de Justia, titular da Promotoria de Justia de Vianpolis, e Rogrio Csar Silva, Bilogo, Perito Ambiental do Ministrio Pblico do Estado de Gois. 12 Corte raso um tipo de corte em que feita a derrubada de todas as rvores, de parte ou de todo um povoamento florestal, deixando o terreno momentaneamente livre de cobertura arbrea (Portaria P/1986, IBDF).

- Deve-se zelar para que a Reserva Legal incida em reas contnuas, prximas e/ou contguas s reas de preservao permanente, outras reas de reserva legal ou espaos territoriais especialmente protegidos (v.g. unidades de conservao). - O possuidor tem a mesma obrigao de cumprir e manter a reserva legal que o proprietrio. - O proprietrio da rea deve medir, demarcar e delimitar a rea de Reserva Legal e proceder a devida averbao na inscrio da matrcula do imvel no cartrio de registro de imveis competente. A averbao pode ser feita por qualquer pessoa e a Reserva Legal est isenta do pagamento do imposto territorial rural13. - Uma vez constituda a reserva legal, no poder ser mais modificada, mesmo ocorrendo a transmisso a qualquer ttulo, desmembramento ou ratificao da rea para fins de parcelamento14. - gratuita a averbao da reserva legal da pequena propriedade. 3. RESERVA LEGAL EM PEQUENA PROPRIEDADE E POSSE FAMILIAR Entende-se pequena propriedade e posse familiar aquela explorada mediante o trabalho pessoal do proprietrio ou posseiro e de sua famlia, admitida a ajuda eventual de terceiro, e cuja renda bruta seja proveniente, no mnimo, em 80% de atividade agroflorestal ou do extrativismo, cuja rea no supere 30 hectares se localizada no Cerrado (percentuais diferentes na Amaznia Legal, Polgono das Secas etc.)15. Nessa hiptese, h possibilidade de serem computados os plantios de rvores frutferas, ornamentais ou industriais, compostas por espcies exticas, cultivadas em sistema intercalar ou em consrcio com espcies nativas, para o cumprimento da manuteno ou compensao da rea de reserva legal. 4. RESERVA LEGAL CONDOMINIAL O Cdigo Florestal permite que duas ou mais propriedades formem reserva legal em regime de condomnio, desde que as propriedades sejam contnuas e que a totalidade da reserva legal do condomnio corresponda soma do percentual de todas as propriedades que dele fizerem parte. Vale ressaltar que a reserva legal condominial deve ser aprovada pelo rgo ambiental estadual competente e se faz necessrio realizar as averbaes relativas a todos os imveis integrantes do condomnio. 5. RECOMPOSIO, LEGAL COMPENSAO E REGENERAO DE RESERVA

13 14

cf. art. 18, 2, da Lei n 4.771/65 e art. 10 da Lei n 8.171/91. cf. SIRVINSKAS, Lus Paulo. Manual de Direito Ambiental. So Paulo: Saraiva. 2003. pg. 204. 15 cf. DA SILVA, Jos Afonso. Direito Ambiental Constitucional. So Paulo: Malheiros. 2002, pg. 184.

O art. 44 do Cdigo Florestal estabelece que o proprietrio ou possuidor de imvel rural com rea de floresta nativa, natural, primitiva ou regenerada ou outra forma de vegetao nativa em extenso inferior ao previsto na prpria lei (art. 16, incisos I, II, III e IV) deve adotar as seguintes alternativas, isoladas ou conjuntamente: recomposio, compensao e regenerao de reservas legais. 5.1. Recomposio de reserva legal A inexistncia de vegetao na propriedade no afasta a obrigao do proprietrio de recompor a Reserva Legal. O proprietrio ou possuidor deve plantar, a cada trs anos, no mnimo 1/10 da rea total necessria sua complementao com espcies nativas, de acordo com critrios estabelecidos pelo rgo ambiental competente. importante observar que a recomposio somente se admite em situaes consolidadas e consumadas antes do advento da norma especfica de regncia (art. 44 do Cdigo Florestal com redao dada pela Medida Provisria 1.956-50/2000). No se trata, portanto, de uma autorizao para desmatar a rea de reserva legal que objeto de especial proteo. 5.2. Compensao de reserva legal A compensao de reserva legal por outra equivalente em importncia ecolgica e extenso est prevista no art. 44, III, do Cdigo Florestal. Exige a aprovao do rgo ambiental estadual competente e s permitida quando a rea compensadora pertena ao mesmo ecossistema e esteja localizada na mesma microbacia. Na impossibilidade de compensao de reserva legal dentro da mesma bacia hidrogrfica, deve o rgo ambiental estadual competente aplicar o critrio de maior proximidade possvel entre a propriedade desprovida de reserva legal e a rea escolhida para compensao, desde que na mesma bacia hidrogrfia e no mesmo ecossistema16. inadmissvel, frise-se, a compensao entre reserva legal e rea de preservao permanente. 5.3. Regenerao natural de reserva legal Esse processo de auto-recomposio florstica somente possvel quando o processo de desmatamento ou outra forma de destruio deixam restos suscetveis de brotar e desenvolver. E a regenerao deve ser autorizada pelo rgo ambiental estadual competente to-s quando sua viabilidade seja comprovada por laudo tcnico, podendo ser exigido o isolamento da rea (art. 44, II, 3 do Cdigo Florestal), para, por exemplo, impedir a entrada de gado17. 6. PROVIMENTO N. 008/2001 DA CORREGEDORIA GERAL DA JUSTIA

16 17

DA SILVA, Jos Afonso. Direito Ambiental Constitucional. So Paulo: Malheiros. 2002, pg. 188. DA SILVA, Jos Afonso. Direito Ambiental Constitucional. So Paulo: Malheiros. 2002, pg. 189.

A Corregedoria Geral de Justia do Estado de Gois visando a disciplinar a averbao da Reserva legal determinou, por meio do Provimento n 08/2001 (arts. 791, 792, 793 e 794) que: Proferidas sentenas nos autos de inventrios, arrolamentos, usucapio, arremataes, adjudicaes, entre outras, se na matrcula do imvel j estiver averbada a rea de reserva legal, tal circunstncia dever constar da sentena. Todavia, se ainda no estiver averbada a rea de reserva legal, deve a sentena impor que se proceda tal averbao, como condio para o registro. Nos imveis em condomnio, se no houver acordo entre os condminos para averbao da rea de reserva em relao a totalidade do imvel, cada condmino dever promover a averbao em relao sua parte, ao seu quinho. Havendo desdobros de glebas em que j se procedeu averbao de reserva legal, da escritura dever constar se a parte desmembrada estar afetada ou no pela reserva, especificando-se, em caso positivo o percentual e os limites da reserva a onerar a nova gleba. Em caso negativo, ao abrir a matrcula para o registro do ttulo de transmisso, o Oficial "previamente far a averbao, consignando que a reserva legal foi averbada sob n X, na matrcula (ou transcrio) n Y, da qual foi desmembrado o imvel desta matrcula, que no estar sujeita a nova destinao". Nas regies situadas ao Norte do paralelo 13 S, observar as regras da Medida Provisria n 2.166-67, de 24.08.2001, que, alm de outras disposies, alterou o art. 44, da Lei n 4.771, de 15.09.65. 7. LEGISLAO BSICA SUGERIDA - Lei n 4.771/65 Cdigo Florestal. - Lei n 6.938/81 Poltica Nacional do Meio Ambiente. - Lei n 9.605/98 Lei dos Crimes Ambientais. - Lei Estadual n 12.596/95 Lei Florestal do Estado de Gois. - Medida Provisria n 2.166-67/2001. - Provimento n 08/2001 da Corregedoria Geral de Justia (arts. 791, 792, 793 e 794).

8. FLUXOGRAMA - ROTEIRO DE PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO OU INQURITO CIVIL PARA AVERIGUAR A EXISTNCIA DE AVERBAO DA RESERVA LEGAL

Oficiar ao CRI para fornecer a relao dos imveis que no possuem a Reserva Legal averbada

Instaurar PA/ICP por meio de Portaria

Notificao para propor assinatura de TAC ao proprietrio do imvel que no possuir averbada a Reserva Legal

TERMO DE AJUSTAMENTO DE CONDUTA

No aceito o TAC

Cumpre o TAC No

Propor ACP

Sim

Ao de Execuo

Necessidade de estabelecimento de novas obrigaes?

Sim

No

TAC Aditivo

Envio do PA/ICP ao CSMP para arquivamento

9. MODELO DE OFCIO AO CARTRIO DE REGISTRO DE IMVEIS


Ofcio n ....../200.. __________-GO, __ de _______ de 200__ Ao Senhor Doutor ____________ Oficial do Cartrio de Registro de Imveis de ___________ _______-GO Assunto: Inqurito Civil n. ______/200__ Averbao de Reserva Florestal Legal Senhor Oficial, O Ministrio Pblico do Estado de Gois, com esteio no art. 129, VI, da Constituio Federal, art. 26, I, "b" e 3, da Lei 8.625, de 12/02/93, e art. 8, 1, da Lei 7.347/85, para instruir o inqurito em epgrafe, e tendo em vista ser imperiosa a coleta de informes tcnicos que possam embasar eventual propositura de ao civil pblica, REQUISITA de Vossa Senhoria a relao atualizada de todos os imveis rurais situados no municpio de _______-GO que ainda no possuem averbao da Reserva Legal. Vale ressaltar que dever constar da relao, a ser fornecida de forma impressa e em disquete (ou CD-Room), o nome do proprietrio, do imvel e sua rea, bem como o nmero de matrcula/registro. Tratando-se de requisio, assino o prazo de 10 (dez) dias para resposta, sob as penas do art. 10 da Lei 7.347/85 (constitui crime, punido com pena de recluso de 01 a 03 anos, mais multa, a recusa, o retardamento ou a omisso de dados tcnicos indispensveis propositura de ao civil, quando requisitados pelo Ministrio Pblico). Atenciosamente,

______________________ Promotor de Justia

10. PORTARIA INAUGURAL DE INQURITO CIVIL


PORTARIA N. ...../200..

O MINISTRIO PBLICO DO ESTADO DE GOIS, por intermdio da Promotoria de Justia de ________ com fundamento no art. 129, inciso III, da Constituio Federal, no art. 117, inciso III, da Constituio do Estado de Gois, no art. 8 da Lei n 7.347/85 (LACP), no art. 25, inciso IV, alnea a, da Lei n 8.625/93 (Lei Orgnica Nacional do Ministrio Pblico) e no art. 46, inciso VI, alnea a da Lei Complementar n 25/98 (Lei Orgnica do Ministrio Pblico do Estado de Gois), CONSIDERANDO que compete ao Ministrio Pblico promover o inqurito civil e a ao civil pblica, para a proteo do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos18; CONSIDERANDO que todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder pblico e coletividade o dever de defend-lo e preserv-lo para as presentes e futuras geraes19; CONSIDERANDO que as condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitaro os infratores, pessoas fsicas ou jurdicas, a sanes penais e administrativas, independentemente da obrigao de reparar os danos causados20; CONSIDERANDO que, desde fevereiro de 2000, a partir de estudo cientfico publicado pela Revista Nature, o bioma Cerrado internacionalmente reconhecido como um dos hotspots da biodiversidade mundial, por abrigar grande riqueza ambiental e por sofrer grave ameaa pelas atividades humanas, exigindo aes urgentes de conservao; CONSIDERANDO os compromissos do Estado brasileiro de erradicao da pobreza e reduo das desigualdades sociais e regionais, consolidados no art. 3 da Constituio Federal de 1988, que trata dos objetivos fundamentais da Repblica Federativa do Brasil; CONSIDERANDO que a Lei Estadual n. 12.596/95 e o Cdigo Florestal (Lei n 4.771/65) exigem a averbao da reserva legal nas propriedades rurais privadas. CONSIDERANDO que diversos proprietrios de imveis situados no Municpio de ________ no procederam devida averbao da Reserva Legal, e no esto respeitando as reas de preservao permanente, conforme relao encaminhada a esta Promotoria de Justia pelo Senhor Oficial do Cartrio de Registro de Imveis de _____________; RESOLVE: Instaurar o presente INQURITO CIVIL para apurar a inexistncia de averbaes da reserva legal, em propriedade rurais, eventuais irregularidades na sua recomposio, compensao ou regenerao, bem como indevida supresso, determinando: 1. Autue-se a presente PORTARIA; 2. Registre-se o presente INQURITO CIVIL PBLICO em livro prprio;

18 19

cf. art.129, III, da CF cf. art 225, caput, da CF 20 cf. art. 225, 3, da CF

3. Junte-se ao Procedimento Administrativo a relao dos imveis e de seus proprietrios, que no procederam averbao da Reserva Legal, encaminhada a esta Promotoria de Justia pelo(a) Sr(a). Oficial(a) do Cartrio de Registro de Imveis de ________; 4. Notifiquem-se os proprietrios dos imveis para comparece a Promotoria de Justia munidos das cpias das escrituras dos imveis que possuir e documentos pessoais; 5. Seja remetida cpia desta PORTARIA ao Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente, nos termos do art. 27 da Resoluo n 09/95 da Procuradoria Geral de Justia do Estado de Gois; 6. Seja tomado por termo o compromisso da secretria nomeada; 7. Aps voltem-me conclusos para posteriores deliberaes. ______________, __ de __________de 200..

______________________
Promotor de Justia

11. MODELO DE NOTIFICAO PROMOTORIA DE JUSTIA DE ___________


_________-GO, ___ de _____ de 200__ Notificao n. ____ Inqurito Civil n. _____ Assunto: Averbao da Reserva Florestal Legal em propriedade rural

Com fundamento nos arts. 129, inciso VI, da Constituio Federal e 26, I, "a", da Lei Federal n 8.625/93 NOTIFICO Vossa Senhoria a comparecer nesta Promotoria de Justia (endereo na rua _____, frum de _____) no dia ___, s __h__min, munido de cpia da(s) escritura(s) do(s) imvel(eis) que possuir e de documento pessoal. O no-atendimento a esta notificao poder sujeitar a pessoa notificada a conduo coercitiva, pela Polcia Civil ou Militar, bem como s penas do crime de desobedincia (art. 330 do Cdigo Penal). Nos termos da Lei Federal 8.625/93, art. 26, 4, a falta ao trabalho em virtude do atendimento a esta notificao no autoriza desconto no salrio, considerando-se de efetivo exerccio, para todos os efeitos, mediante comprovao escrita do membro do Ministrio Pblico.

...................................................... Promotor(a) de Justia

12. MODELO DE TERMO DE AJUSTAMENTO DE CONDUTA REFERENTE AVERBAO DE RESERVA FLORESTAL LEGAL

TERMO DE AJUSTAMENTO DE CONDUTA

Pelo presente instrumento, em que figura de um lado o MINISTRIO PBLICO DO ESTADO DE GOIS), doravante denominado compromitente, e de outro lado os compromissrios abaixoassinados, doravante denominados compromissrios, celebram este TERMO DE AJUSTAMENTO DE CONDUTA, nos seguintes termos: CONSIDERANDO que compete ao Ministrio Pblico promover o inqurito civil e a ao civil pblica, para a proteo do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos21; CONSIDERANDO que todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder pblico e coletividade o dever de defend-lo e preserv-lo para as presentes e futuras geraes22; CONSIDERANDO que as condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitaro os infratores, pessoas fsicas ou jurdicas, a sanes penais e administrativas, independentemente da obrigao de reparar os danos causados23; CONSIDERANDO que a averbao da Reserva Florestal Legal uma obrigao prevista em Lei e no d direito ao proprietrio indenizao de qualquer natureza; CONSIDERANDO que a rea de Reserva Florestal Legal um espao especialmente protegido, nos termos do art. 225, 1, III da Constituio Federal, cuja violao pode configurar o crime previsto no art. 50 da Lei n 9.605/98; CONSIDERANDO que a Reserva Florestal Legal no pode ser suprimida e no se admite o corte raso24, podendo apenas ser utilizada sob regime de manejo florestal sustentvel, de acordo com princpios e critrio tcnicos e cientficos estabelecidos pelo rgo ambiental competente; CONSIDERANDO que o percentual da rea de Reserva Legal a ser averbada determinada de acordo com a regio ou fisionomia vegetal (tipo de vegetao). E na regio Centro-Oeste em vegetaes de Cerrado, por exemplo, o percentual de 20%, enquanto que em relao s formaes de Cerrado inseridas na Amaznia Legal o percentual de 35%; CONSIDERANDO que para a averbao da Reserva Florestal Legal no devem ser computadas no clculo do percentual da Reserva Legal as reas consideradas de preservao permanente que so aquelas reas protegidas, nos termos dos artigos 2o e 3o do Cdigo Florestal, cobertas ou no por vegetao nativa, com a funo ambiental de preservar os recursos hdricos, a paisagem, a estabilidade geolgica, a biodiversidade, o fluxo gnico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populaes humanas assim definidas em lei; CONSIDERANDO que deve-se buscar que a Reserva Florestal Legal incida em reas contnuas, prximas e/ou contguas s reas de preservao permanente, outras reas de reserva legal ou espaos territoriais especialmente protegidos (v.g. unidades de conservao).

21 22

cf. art.129, III, da CF cf. art 225, caput, da CF 23 cf. art. 225, 3, da CF 24 Corte raso um tipo de corte em que feita a derrubada de todas as rvores, de parte ou de todo um povoamento florestal, deixando o terreno momentaneamente livre de cobertura arbrea (Portaria P/1986, IBDF).

CONSIDERANDO que o possuidor possui a mesma obrigao de cumprir e manter a Reserva Florestal Legal que o proprietrio. CONSIDERANDO que o proprietrio da rea deve medir, demarcar e delimitar a rea de Reserva Legal e proceder a devida averbao na inscrio da matrcula do imvel no cartrio de registro de imveis competente. A averbao pode ser feita por qualquer pessoa e a Reserva Legal est isenta do pagamento do imposto territorial rural25. CONSIDERANDO que a averbao da Reserva Florestal Legal Uma vez constituda a reserva legal, no poder ser mais modificada, mesmo ocorrendo a transmisso a qualquer ttulo, desmembramento ou ratificao da rea para fins de parcelamento26. CONSIDERANDO que de conhecimento, inclusive do compromissrio, e previsto em lei que a Reserva Legal de incidir no mnimo em 20% (vinte por cento) de cada propriedade, revestida de cobertura vegetal caracterstica da regio, necessria ao uso sustentvel dos recursos naturais, conservao e reabilitao dos processos ecolgicos, conservao da biodiversidade e ao abrigo e proteo de fauna e flora nativas, sujeita ao regime de utilizao limitada; CONSIDERANDO que a limitao do uso das reas de reserva legal tem como finalidade manter a cobertura vegetal nativa da regio, atender a aspectos de preservao e conservao necessrios ao equilbrio ambiental; CONSIDERANDO que nas reas de reserva legal no se permite o corte raso e a alterao do uso do solo, ou seja, a rea deve ser mantida sempre com a cobertura vegetal original CONSIDERANDO que as reas de reserva legal devem ter preferencialmente o formato circular (regular ou irregular) com o objetivo de minimizar os efeitos negativos das influncias externas, como incidncia de queimada nas reas adjacentes, ventos ou quaisquer outros distrbios. CONSIDERANDO que, desde fevereiro de 2000, a partir de estudo cientfico publicado pela Revista Nature, o bioma Cerrado internacionalmente reconhecido como um dos hotspots da biodiversidade mundial, por abrigar grande riqueza ambiental e por sofrer grave ameaa pelas atividades humanas, exigindo aes urgentes de conservao; CONSIDERANDO os compromissos do Estado brasileiro de erradicao da pobreza e reduo das desigualdades sociais e regionais, consolidados no art. 3 da Constituio Federal de 1988, que trata dos objetivos fundamentais da Repblica Federativa do Brasil, e tendo em vista os riscos eminentes de empobrecimento das comunidades rurais tradicionais, alvo de processos de fragmentao comunitria devido aos procedimentos de deslocamentos involuntrios; CONSIDERANDO que da definio das reas de influncia e de estudos de diagnstico bem elaborados decorrem aes e medidas eficazes para mitigar, minimizar e/ou compensar aqueles impactos que comprometem a qualidade ambiental, a sade e o bem-estar da populao; CONSIDERANDO que constitui ato de improbidade administrativa aquele que atenta contra os princpios da administrao pblica, notadamente praticando ato visando fim proibido por lei ou regulamento27; CONSIDERANDO que a Lei n 7.347/1985, em seu artigo 5, 6, faculta ao Ministrio Pblico tomar dos interessados compromissos de ajustamento de sua conduta, com eficcia de ttulo executivo, RESOLVEM celebrar neste ato COMPROMISSO DE AJUSTAMENTO DE CONDUTA, mediante as seguintes clusulas:
25 26

cf. art. 18, 2, da Lei n 4.771/65 e art. 10 da Lei n 8.171/91. cf. SIRVINSKAS, Lus Paulo. Manual de Direito Ambiental. So Paulo: Saraiva. 2003. pg. 204. 27 cf. art. 11 da Lei n 8.429/92

CLUSULA PRIMEIRA 1.O(A)(s) compromissrio(s) reconhece(m) a procedncia do Procedimento Administrativo (ou Inqurito Civil Pblico) n ........... instaurado pela Ministrio Pblico do Estado de Gois, por meio da Promotoria de Justia de.............., que apura a no averbao da Reserva Legal, a sua no recomposio e/ou compensao em diversas propriedades situadas no municpio de ............... e que no cumpri(ram), na(s) propriedade(s) rural(is) a seguir citada(s), a devida averbao da Reserva Florestal Legal CLUSULA SEGUNDA 2. O(A)(s) compromissrio(s) reconhece(m) que so proprietrios, possuidores e/ou arrendatrios dos imveis rurais abaixo descritos, constitudos das seguintes matrculas e registros, conforme consta da Certido fornecida pelo Cartrio de Registro de Imveis de ................. PROPRIETRIO PROPRIEDADE REA MATRCULA

CLUSULA TERCEIRA 3. O (A)s compromissrio(a)s assumem a obrigao de FAZER consistente em proceder averbao da Reserva Legal junto ao Cartrio de Registro de Imveis at a data de ______, em todos os imveis rurais que possuir(em), devendo fazer, ainda, a comprovao perante o Ministrio Pblico, at 30 dias aps a inscrio no registro imobilirio, por meio de certido de inteiro teor deste. Pargrafo primeiro. No caso de retardamento devidamente justificado e comprovado do processo por parte dos rgos ambientais competentes, do Cartrio de Registro de Imveis ou pendncias de hipoteca, financiamentos ou processos judiciais, com exceo da alegao de acmulo de servios por parte dos tcnicos, engenheiros, agrimensores etc. contratados pelo(a)(s) compromissrio(a)(s), o Ministrio Pblico poder alargar os prazos estipulados no presente Termo, desde que haja comprovao documental por parte do(s) compromissrios e que tais iniciem, na prtica, a recomposio da Reserva Legal, da rea de Preservao Permanente e das nascentes e olhos dgua. Pargrafo segundo. A ausncia de averbao da rea de Reserva Legal impedir qualquer registro s margens da matrcula do imvel, a partir do vencimento do prazo estipulado no caput. Para tanto, cpia do presente ser encaminhado ao Cartrio de Registro de Imveis de ________. CLUSULA QUARTA 4. O(A)s compromissrio(a)s assumem a obrigao de FAZER consistente em promover a recomposio da Reserva Legal nos moldes da legislao florestal vigente, cumprindo, ainda, as disposies adiantes delineadas e observando as exigncias do rgos ambientais estadual e federal competente. Pargrafo primeiro. vedada a alterao da rea da Reserva Legal em casos de transmisso a qualquer ttulo, seja por venda, cesso ou doao etc., ou, ainda, nos casos de retificao e desmembramento da rea ou transformao do imvel rural em urbano, com qualquer finalidade. Pargrafo segundo. Em caso de condomnio, os condminos so total e solidariamente responsveis quanto s obrigaes aqui assumidas, podendo o Ministrio Pblico exigir o seu cumprimento ou executar sua adimplncia contra qualquer deles, sem qualquer impedimento ou benefcio de ordem, caso em que estes se comporo por avena particular ou ao regressiva. Pargrafo terceiro. O presente Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta obriga a todos os sucessores, a qualquer ttulo, do(s) compromissrio (s) ao cumprimento integral das obrigaes assumidas, sendo ineficaz qualquer estipulao em contrrio.

CLUSULA QUINTA 5. O (A)s compromissrio(a)s assumem a obrigao de FAZER consistente em apresentar ao Ministrio Pblico e aos rgos ambientais relatrio tcnico circunstanciado sobre as condies de conservao das reas de reserva legal existentes na(s) propriedade(s), assinado por profissional habilitado, que ser o responsvel tcnico, devendo o referido projeto contemplar a forma da recomposio (revegetao natural ou plantio de mudas) e que a mesma dever ser feita, necessariamente, com essncias nativas regionais, preferencialmente com mudas oriundas de matrizes locais, isto no prazo de __ (_____) dias a contar da data da assinatura do presente termo; CLUSULA SEXTA 6. O (A)s compromissrio(a)s assumem a obrigao de FAZER consistente em apresentar(em) no procedimento de registro da Reserva Legal, alm dos documentos obrigatrios elencados pelos rgos ambientais, os seguintes: a) levantamento topogrfico/planimtrico subscrito por profissional habilitado e regularmente inscrito no rgo de classe; e b) memorial descritivo das reas ( com referncia mnimas obrigatrias do GPS) e com indicao dos elementos elencados nas alneas do art. 2, do Cdigo Florestal e outras reas de relevante interesse ecolgico, elaborado por profissional habilitado e regularmente inscrito no rgo de classe; CLUSULA STIMA 7. O (A)s compromissrio(a)s assumem a obrigao de FAZER consistente em repor as mudas plantadas que vierem a morrer, bem como aquelas que apresentarem pouco desenvolvimento vegetativo, substituindo-as, e, ainda, adotar todas as providncias necessrias para evitar o perecimento das espcies plantadas; CLUSULA OITAVA 8. O (A)s compromissrio(a)s assumem a obrigao de FAZER consistente em realizar as obras necessrias de conservao e recuperao do solo, tais como curvas de nvel, terraceamento, combate a eroses e outras, que devero estar concludas no prazo de 12 meses, a partir da assinatura do presente; CLUSULA NONA 9. O (A)s compromissrio(a)s assumem a obrigao de NO FAZER consistente em abster(em)-se de utilizar eucaliptos, para se evitar o ressecamento do solo; CLUSULA DCIMA 10. O (A)s compromissrio(a)s assumem a obrigao de FAZER consistente em isolar a rea de Reserva Legal com cerca e aceiro, de maneira a evitar a invaso freqente do gado, a roagem da rea e impedir queimadas; CLUSULA DCIMA PRIMEIRA 11. O (A)s compromissrio(a)s assumem a obrigao de NO FAZER consistente em abster(em)-se de utilizar, nas reas de reserva legal, herbicida ou qualquer outro agrotxico que possa prejudicar a vegetao daqueles espaos e o desenvolvimento das plantas, sem a prvia autorizao do rgo ambiental competente; CLUSULA DCIMA SEGUNDA 12. O compromitente Ministrio Pblico poder fiscalizar a execuo do presente acordo a qualquer momento, tomando as providncias legais cabveis, sempre que julgar necessrio, independentemente de notificao prvia; CLUSULA DCIMA TERCEIRA

13. Em caso de descumprimento de quaisquer das obrigaes assumidas, as compromissrias ficaro sujeitas ao pagamento de multa diria no valor de R$ ................ (.......... mil reais), at o adimplemento total da obrigao, que poder ser exigida conjuntamente com as demais obrigaes, e sem prejuzo da execuo especfica da obrigao por terceiros, salvo por motivo devidamente justificado, e da responsabilizao civil, administrativa e penal decorrente do dano causado ao meio ambiente; Pargrafo nico. No caso da Execuo de Obrigao de Fazer ou No Fazer, o prazo previsto no artigo 632 do Cdigo de Processo Civil no poder exceder a 30 (trinta) dias. CLUSULA DCIMA QUARTA 14. O no pagamento da multa implica em sua cobrana pelo Ministrio Pblico ou pela Fazenda Pblica, com correo monetria, juros de 1% (um por cento) ao ms, e multa de 2% (dois por cento) sobre o montante devido Pargrafo nico. A multa ora estabelecida ser recolhida em conta vinculada ao Juzo da Comarca de --, a qual ser utilizada para cumprir os fins estabelecidos no presente ou recolhida junto ao Fundo Municipal do Meio Ambiente, caso exista, e, em no existindo, junto ao Fundo Estadual do Meio Ambiente, criado pela Lei Complementar Estadual n 20/96.; Este compromisso produzir efeitos legais a partir de sua celebrao, e ter eficcia de ttulo executivo extrajudicial, conforme dispe o art. 5, 6, da Lei n 7.347/85 e o art. 585, inciso VII, do Cdigo de Processo Civil. E, por estarem de acordo, firmam o presente.

.............-GO, ....... de ........ de 200... ......................................... Promotor de Justia de

CAPTULO IV APROVEITAMENTOS HIDRELTRICOS*

1. BASES CONSTITUCIONAIS So bens da Unio os potenciais de energia hidrulica28, competindo referido ente da Federao explorar, diretamente ou mediante autorizao, concesso ou permisso os servios de instalaes de energia eltrica e o aproveitamento energtico dos cursos de gua, em articulao com os Estados onde se situam os potenciais hidroenergticos29. Em se tratando de servio pblico, portanto, incumbe ao poder pblico, na forma da lei , explor-lo, quando sob o regime de concesso ou permisso, sempre por meio de licitao31. No depender de autorizao ou concesso o aproveitamento do potencial de energia renovvel de capacidade reduzida32.
30

2. PAPIS INSTITUCIONAIS DO SETOR ELTRICO33 - Polticas e diretrizes: Congresso Nacional, Conselho Nacional de Poltica Energtica CNPE aprovao pelo Presidente da Repblica, Cmara de Polticas de Infra-Estrutura do Conselho de Governo - Planejamento e garantia do equilbrio entre oferta e demanda: Ministrio de Minas e Energia MME - rgo Regulador e Delegado do Poder Concedente: Agncia Nacional de Energia Eltrica ANEEL - rgo licenciador dos empreendimentos: IBAMA ou rgos Ambientais estaduais - Superviso, controle e operao dos sistemas: Operador Nacional do Sistema Eltrico NOS - Contabilizao e liquidao: Mercado Atacadista de Energia Eltrica MAE
*

Captulo elaborabo por Ricardo Rangel de Andrade Promotor de Justia, Coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente do Ministrio Pblico do Estado de Gois e Rogrio Csar Silva, Bilogo, Perito Ambiental do Ministrio Pblico do Estado de Gois.
28 29

CF, 20, VIII. CF, art. 21, XII, b 30 Lei n 8.987/95 31 CF, art. 175, caput. 32 CF, art. 176, 4. 33 cf. LAGO, Rosngela. O processo de Concesso da Gerao. I Encontro entre Aneel e o Ministrio Pblico. Braslia-DF: setembro 2003

3. LEGISLAO BSICA DO SETOR ELTRICO - Lei n. 8.987 de 13/02/1995. Dispe sobre o Regime de Concesso e Permisso da Prestao de Servios Pblicos previsto no Art. 175 da Constituio Federal e d outras providncias. - Lei n 9.074 de 07/07/1995. Estabelece normas para outorga e Prorrogaes das Concesses e Permisses de Servios Pblicos e d outras providncias. - Lei n 9.427 de 26/12/1996. Institui a Agncia Nacional de Energia Eltrica ANEEL, disciplina o Regime de Concesses de Servios Pblicos de energia eltrica e d outras providncias. - Lei n. 9.648 de 27/05/1998. Altera dispositivos das Leis n. 3.890-A, n. 8.666, n 8.987, n. 9.074, n. 9.427 e autoriza o Poder Executivo a promover a reestruturao da Centrais Eltricas Brasileiras ELETROBRS e de suas subsidirias e d outras providncias. - Lei n 10.438 de 26/04/2002. Dispe sobre a expanso da oferta de energia eltrica emergencial, recomposio tarifria extraordinria, universalizao do Servio Pblico de Energia Eltrica, cria o Programa de Incentivo s Fontes Alternativas de Energia Eltrica PROINFA e d outras providncias. - Resoluo ANEEL n 259 de 09/07/2003 que regula o Processo de Declarao de Utilidade Pblica

4. APROVEITAMENTOS HIDRELTRICOS A ANEEL compete, como poder concedente, promover Leiles de Concesses e Autorizaes, conforme o potencial mnimo de energia eltrica a ser instalada: 1. Usinas Hidreltricas UHEs: Potncia maior que 30 MW; 2. Pequenas Centrais Hidreltricas PCHs: Potncia entre 1 MW e 30 MW (autorizao); 3. Centrais Geradoras Hidreltricas - CGHs: Potncia menor que 1 MW (registro).

5. INSTRUMENTOS LEGAIS DOS PROCESSOS DE GERAO 5.1. Concesses (de uso de bem pblico para gerao de energia eltrica): Documentos legais: Decreto Presidencial e Contrato de Concesso Objeto: Hidreltricas > 30 MW 5.2. Autorizaes (de uso de bem pblico para gerao de energia eltrica): Documento legal: Resoluo ANEEL

Hidreltricas maiores que 1 MW e menor ou igual a 30 MW Termeltricas, elicas e Outras Maiores que 5 MW 5.3. Registros (de uso de bem pblico para gerao de energia eltrica):
Documento legal: Despacho ANEEL

Hidreltricas at 1 MW Termeltricas, Elicas e Outras at 5 MW

6. BREVES CONSIDERAES, PROBLEMAS E PROVIDNCIAS A SEREM ADOTADAS Celebrado com a Aneel o contrato que regula a explorao pela concessionria ou autorizatria do potencial de energia hidrulica localizado em determinado rio, com previso de potncia instalada mnima que estabelece a obrigatoriedade de se observar a legislao ambiental e de recursos hdricos, atendendo as exigncias contidas nas licenas j obtidas e providenciando os licenciamentos complementares necessrios, respondendo pelas conseqncias do descumprimento das leis, regulamentos e licenas d-se incio o processo de licenciamento junto ao rgo ambiental competente. Contudo, iniciado o processo de licenciamento ambiental de empreendimentos hidreltricos que causam significativo impacto ambiental e social na rea de influncia do projeto hidreltrico, que se define como o espao fsico, bitico e scio-econmico suscetvel de sofrer alteraes como conseqncia da construo e operao do empreendimento , no raro, evidenciam-se irregularidades e vcios flagrantes de ordem material (concepo e viabilidade do empreendimento) e formal (processo de licencimento que tramita em desrespeito s normas legais e regulamentares pertinentes. A ttulo de exemplificao podemos citar os seguintes problemas que j foram, inclusive, judicializados em diversas aes civis pblicas ajuizadas pelo Ministrio Pblico: 6.1. Produo exclusiva de energia eltrica, em detrimento do uso mltiplo do reservatrio, conforme preconiza o art. 1 da Lei n 9.433/97 Quase a totalidade dos empreendimentos hidreltricos possuem como finalidade exclusiva a produo de energia eltrica, e no garantem a observncia do uso mltiplo do reservatrio, requisito essencial e condicionante viabilidade do empreendimento. Na hiptese de um reservatrio ser destinado a usos mltiplos, como manda a lei, as exigncias tcnicas e ambientais devem satisfazer aos usos mais nobres, o que, in casu, o abastecimento de gua. Destarte, as barragens possuem como efeitos, dentre outros deletrios ao meio ambiente, enchentes, eutrofizao, cheias e problemas de recuperao de vrzeas, macrodrenagens, conflitos de uso, sendo premente compor o represamento das guas com outros usos. H, tambm, efetivo risco de eutrofizao do reservatrio (fertilizao da gua pelo nitrognio e fsforo), em virtude principalmente de lanamento de esgotos de origem domstica, sobretudo na forma in natura, das eventuais cidades localizadas em sua bacia de drenagem.

Com a eutrofizao h proliferao excessiva de algas que podem produzir substncias que conferem odor, colorao excessiva, sabor desagradveis e toxicidade gua inviabilizando a sua utilizao como fonte de abastecimento dgua para consumo humano, se no adequadamente tratada (tratamento tercirio). Nesse sentido, h necessidade de se definir o tratamento adequado para cada uma das estaes de tratamento de esgotos na regio, visando, primordialmente, a remoo de nutrientes e de algas dos efluentes lanados nos corpos receptores, nos nveis de qualidade de gua admissveis aos usos mltiplos do reservatrio. O rgo ambiental licenciador competente, por sua vez, deve abster-se de autorizar o enchimento do reservatrio at que as condies relativas qualidade de gua estejam adequadamente sanadas, permitindo o uso mltiplo do reservatrio. Providncia a ser tomada: (i) prvio tratamento, nvel tercirio, dos esgotos sanitrios lanados por todas as urbes da regio e despoluio dos rios, a fim de minimizar o risco de eutrofizao da gua do reservatrio, (ii) apresentao e definio de diretrizes pela Agncia Nacional de gua ANA, para a soluo do conflito concernente ao uso prioritrio do reservatrio (abastecimento para consumo humano x gerao de energia). 6.2. Inexistncia de previso de edificao de mecanismos de transposio para peixes A implementao de aproveitamentos hidreltricos implicam na reduo dos estoques das espcies de peixes grandes e pequenos migradores (de piracema) devido implementao de um obstculo fsico (a barragem) para migrao ascendente. O impacto pode ser considerado como permanente, de longo prazo, irreversvel e muito significativo. Espcies de peixes migradores, no raro, so eliminadas nos corpos hdricos impactados pelos empreendimentos. Estaes de piscicultura para povoamento e repovoamento dos reservatrio, por meio de lanamento de alevinos, por sua vez, em regra, no apresentam resultados satisfatrios. A quantidade de alevinos diminuta quando comparada capacidade de desova das espcies naturais (migradoras), acarretando danos irreversveis ictiofauna. Providncia a ser tomada: implementao de sistemas e mecanismos efetivos de transposio para peixes, independentemente da altura da barragem. 6.3. Ausncia de Plano Diretor Com o advento da Lei n 10.257/2001 (Estatuto da Cidade) passou a ser obrigatria a elaborao de Planos Diretores para os municpios com reas impactadas (art. 41, V). Vale ressaltar que os recursos tcnicos e financeiros para a elaborao do plano diretor devem estar inseridos entre as medidas de compensao adotadas e o plano diretor

dever englobar o territrio do municpio como um todo (cf. 1 e 2 do art. 41 do Estatuto da Cidade). Providncia a ser tomada: elaborao de Plano Diretor para as cidades inseridas na rea de influncia de empreendimentos ou atividades com significativo impacto ambiental de mbito regional ou nacional. 6.4. Ausncia de Plano Diretor para o entorno do reservatrio Os empreendimentos hidreltricos devem possuir um Plano Diretor para uso e ocupao das reas marginais do futuro reservatrio. O EIA/RIMA, ao considerar, em geral, apenas dois usos principais para o empreendimento, quais sejam, gerao de energia e captao para abastecimento pblico, no contempla um plano efetivo de uso e ocupao do solo do entorno do reservatrio podendo este, consequentemente, ser utilizado como balnerio turstico bem como sofrer ocupaes irregulares em suas margens. O lazer e o turismo (v.g. prtica de esportes nuticos, pesca predatria, proliferao de reas de camping, etc.), se exercidos irregularmente na rea do reservatrio, apresentam diversas incompatibilidades com o abastecimento pblico. Por outro lado, a ocupao irregular nas proximidades do reservatrio (especulao imobiliria, loteamentos clandestinos e irregulares, tradicionais e corriqueiras invases) certamente poder inviabilizar o uso da gua para abastecimento pblico, mediante lanamentos de dejetos (esgoto e lixo), impermeabilizao do solo, formao de ambientes favorveis proliferao de vetores de doenas, desmatamento da mata ciliar, aumento da incidncia de eroses, assoreamento do lago etc. Dessa forma, um reservatrio destinado para abastecimento pblico deve sofrer srias restries de uso, para garantir uma sobrevida maior, o que impe a antecipada elaborao de um Plano Diretor destinado a disciplinar o uso e ocupao das reas marginais do futuro reservatrio. Providncia a ser tomada: aprovao pelos rgos competentes de um plano diretor do entorno do reservatrio dos empreendimentos hidreltricos e prvio zoneamento do uso do solo na regio, a fim de evitar a especulao imobiliria com a construo de loteamento de lazer; e permitir a adoo de medidas adequadas a compatibilizar o uso racional do reservatrio e o abastecimento da populao. 6.5. Impacto socioeconmico no meio antrpico O impacto social e a interferncia negativa em ncleos urbanos constitudos, em decorrncia da construo de empreendimentos hidreltricos mostra-se por demais elevado, e no so devidamente abordados pelos EIA/RIMAs. Essa quoestio comumente tratada com impropriedade no EIA/RIMA. As diversas comunidades constitudas e atingidas, so formadas, na sua grande maioria, por cidados humildes, de baixa escolaridade e de baixa renda e que, no raro, sempre exercem atividades agro-pastoril. Certamente migraro para os centros urbanos, engrossando a j

existente massa de cidados desassistidos que vivem nas periferias das grandes cidades, cujas condies de vida so precrias e no usufruem dos servios pblicos mais bsicos garantidores da dignidade da pessoa humana. Dessa maneira, projeto de reassentamento o mnimo que pode-se exigir, alm de indenizaes justas. Impe-se, portanto, em muitos casos, a complementao dos estudos do EIA/RIMA, a fim de que se possa garantir uma justa indenizao aos cidado atingidos, bem como minimizar os impactos sociais negativos decorrentes da construo do empreendimento. Por outro lado, levantamento sobre as comunidades que se encontrem a jusante do empreendimento, por meio de estudo-diagnstico, contemplando descrio e anlise de sua organizao econmica e dinmica sociocultural Providncia a ser tomada: reformulao e apresentao de estudos complementares ao EIA/RIMA acerca do impacto scio-econmico decorrente da construo do empreendimento, de modo a garantir uma justa indenizao aos cidados atingidos, reassentamento adequado, bem como minimizar outros impactos sociais negativos. 6.6. Deficincia de tratamento dado pelo EIA/RIMA ao patrimnio arqueolgico e cultural a ser atingido uma constante a necessidade de reconfigurar o programa de salvamento arqueolgico pr-histrico e histrico, mediante levantamento e inventrio, registro arqueolgico da paisagem e resgate do patrimnio arqueolgico. Ao fazer um diagnstico ambiental acerca do patrimnio cultural e arqueolgico suscetvel de resgate, constata-se que os EIA/RIMAs ao abordarem este aspecto extremamente incipiente e frgil, pois no permite concluir a exata medida do potencial arqueolgico a ser resgatado na rea do Aproveitamento Hidreltrico. Assim, a complementao do EIA/RIMA em relao ao patrimnio arqueolgico e cultural atingido, com a apresentao de estudos conclusivos, imprescindvel para minimizar os efeitos negativos decorrentes da construo da barragem. Providncia a ser tomada: reformulao e apresentao de estudos conclusivos e complementares ao EIA/RIMA no tocante ao patrimnio histrico e cultural a ser atingido pela construo da barragem. 6.7. Ausncia e/ou ineficincia, nos municpios atingidos, de Conselhos Municipais de Meio Ambiente e respectivos Fundos A construo de um empreendimento hidreltrico s vezes causa a inundao de reas situadas em diversos municpios que sequer possuem Conselho Municipal de Meio Ambiente e o respectivo Fundo.

No h, portanto, controle social efetivo sobre o empreendimento a ser construdo, o que gera justificadas dvidas acerca da legitimidade de construir-se uma obra desse porte, que causa grande impacto ambiental, nessas localidades. Esse mecanismo de controle necessrio dado aos precedentes de degradao ambiental e mau uso dos recursos destinados pelos rgos competentes para a preservao/reparao do meio ambiente. A instituio de tal mecanismo vem, inclusive, sendo promovida e incentivada pelo governo federal nas mais diversas reas (v.g. sade, educao, assistncia social, criana e adolescente etc.). Os municpios envolvidos, encontram-se, em verdade, em situao irregular, devendo adotar essa providncia com a mxima urgncia. Dessa maneira, cada municpio deve instituir o seu Conselho Municipal de Meio Ambiente, no s porque a lei e os princpios ambientais assim determinam, mas porque , de fato, necessrio que a sociedade exera acompanhamento e controle social sobre os recursos ambientais nas respectivas localidades, bem como possa gerir os recursos disponibilizados no Fundo Municipal de Meio Ambiente. A simples instituio do Conselho insuficiente. Deve estar adequadamente constitudo, bem organizado e instrumentalizado, com seus membros escolhidos de forma legtima, para bem desempenhar o seu papel. A implementao do Fundo Municipal de Meio Ambiente, a ser gerido pelo aludido Conselho, tambm apresenta singular importncia, pois, em tese, garantir que as compensaes financeiras decorrentes dos empreendimentos que causam impacto ambiental, seja destinado de forma correta e transparente na reparao ou reconstituio do dano ambiental. Ante o exposto, a construo de usinas hidreltricas, em geral, em determinadas localidades, pressupe a existncia de controle a ser exercido pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente, que nada mais do que o controle direto da sociedade, por meio do qual se abre a possibilidade de apontar, s demais instncias, falhas ou irregularidades eventualmente cometidas, para que aquelas, no uso de suas prerrogativas legais, adotem as providncias que cada caso venha a exigir. Providncia a ser tomada: (i) implementao dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente e respectivos Fundos e a deliberao destes Conselhos acerca do empreendimento a ser construdo no respectivo municpio, efetivando-se, assim, o controle social sobre os recursos ambientais atingidos, (ii) definio pormenorizada, e por municpio, das compensaes ambientais definidas na Resoluo CONAMA 02/96. 6.8. Descumprimento das condicionantes da Licena Prvia A licena ambiental se presta a controlar preventivamente atividades que sejam potencialmente causadoras de significativo impacto ambiental e a assegurar a incolumidade do direito (difuso) ao meio ambiente ecologicamente equilibrado (cf. art. 10, caput, da Lei n 6.938/81).

Para atingir tais desideratos, a licena ambiental h de ser examinada, inicialmente, sob a tica processual. H um iter a ser necessariamente observado at o ato administrativo de outorga, at porque em direito ambiental esto envolvidos interesses no s do proponente do projeto, mas tambm, e principalmente, da coletividade. Dessa maneira, o procedimento administrativo adequado de licenciamento de qualquer empreendimento deve estar em conformidade com o disposto no art. 10 da Resoluo CONAMA 237/97, in verbis: Art. 10 O procedimento de licenciamento ambiental obedecer s seguintes etapas: I Definio pelo rgo ambiental competente, com a participao do empreendedor, dos documentos, projetos e estudos ambientais, necessrios ao incio do processo de licenciamento correspondente licena requerida; II Requerimento da licena ambiental pelo empreendedor, acompanhado dos documentos, projetos e estudos ambientais pertinentes, dando-se a devida publicidade; III Anlise pelo rgo ambiental competente, integrante do SISNAMA, dos documentos, projetos e estudos ambientais apresentados e a realizao de vistorias tcnicas, quando necessrias; IV Solicitao de esclarecimentos e complementaes pelo rgo ambiental competente, integrante do SISNAMA, uma nica vez, em decorrncia da anlise dos documentos, projetos e estudos ambientais apresentados, quando couber, podendo haver a reiterao da mesma solicitao coso os esclarecimentos e complementaes no tenham sido satisfatrios; V Audincia pblica, quando couber, de acordo com a regulamentao pertinente; VI Solicitao de esclarecimentos e complementaes pelo rgo ambiental competente, decorrentes de audincias pblicas, quando couber, podendo haver reiterao da solicitao quando os esclarecimentos e complementaes no tenham sido satisfatrios; VII Emisso de parecer tcnico conclusivo e, quando couber, parecer jurdico; VIII Deferimento ou indeferimento do pedido de licena, dando-se a devida publicidade. Assim sendo, no sendo apresentados os documentos projetos e estudos ambientais necessrios para anlise e aprovao pelo rgo competente o que caracteriza o no cumprimento dos requisitos constantes da Licena Prvia , alumia-se a irregularidade do procedimento licenciatrio, e, por conseguinte, das licenas expedidas (LP e LI). Isso porque, as exigncias contidas na Licena Prvia so em realidade, invariavelmente, estudos complementares ao EIA/RIMA, ou seja, ao rigor da legislao ambiental at mesmo a licena prvia padece de nulidade, uma vez que no se cumpriu uma das finalidades do licenciamento: prvia e eficaz anlise ambiental dos estudos apresentados antes da deciso concessiva da licena. Conforme disposto na Resoluo CONAMA n 237/97, o cumprimento das exigncias constantes da licena prvia que consigna requisitos bsicos a serem atendidos nas fases de localizao, instalao e operao , pressuposto condicionante e inafastvel expedio da licena de instalao.

A expedio da Licena de Instalao sem o cumprimento dos requisitos da licena prvia, viola, portanto, o art. 8 da Resoluo CONAMA n 237/97, que assim estabelece: Art. 8. O poder pblico, no exerccio de sua competncia de controle, expedir as seguintes licenas: I Licena Prvia (LP), concedida na fase preliminar do planejamento do empreendimento ou atividade, aprovando sua localizao e concepo, atestando a viabilidade ambiental e estabelecendo os requisitos bsicos e condicionantes a serem atendidos nas prximas fases de sua implementao; II Licena de Instalao (LI), autoriza a instalao do empreendimento ou atividade de acordo com as especificaes constantes dos planos, programas e projetos aprovados, incluindo as medidas de controle ambiental e demais condicionantes, da qual constituem motivo determinante; e III Licena de Operao (LO), autoriza a operao da atividade ou empreendimento, aps a verificao do efetivo cumprimento do que consta das licenas anteriores., com as medidas de controle ambiental e condicionantes determinados para a operao. Cumpre frisar que cabe ao empreendedor comprovar de maneira inequvoca o atendimento das condicionantes da Licena Prvia. Providncia a ser tomada: (i) SUSPENSO da Licena Prvia (LP) e/ou de Instalao (LI), at a discusso, anlise e aprovao dos projetos, estudos e programas exigidos pela Licena Prvia, (ii) OBRIGAO DE NO FAZER ao rgo ambiental competente para que se abstenha de conceder a Licena de Instalao ou emitir qualquer outro ato autorizativo que configure incio do empreendimento ou que ocasione a alterao adversa das caractersticas do meio ambiente, sob pena de pagamento, (iii) OBRIGAO DE NO FAZER ao empreendedor para que se abstenha de realizar qualquer obra relativa ao empreendimento ou exercer qualquer atividade nociva que, direta ou indiretamente, cause a degradao da qualidade ambiental.

7. OUTRAS QUESTES IMPORTANTES E EXIGNCIAS A SEREM CUMPRIDAS PELO EMPREENDEDOR34 7.1. Licenas e autorizaes exigveis alm das licenas inerentes ao processo de licenciamento ambiental (LP, LI e LO) As Licenas Ambientais (LP, LI e LO) no dispensam e nem substituem outros alvars ou certides exigidas por rgos federais, estaduais e municipais, principalmente:

34

Dados obtidos por meio de condicionantes de licenciamentos ambientais e do Termo de Ajustamento de Conduta celebrado pelo Ministrio Pblico (Federal e do Estado de Gois) com o IBAMA e a Corumb Concesses S/A.

1. Certido de Uso do Solo do Municpio;


2. Licena de Explorao Florestal; 3. Licena do IBAMA para Resgate e Captura da Fauna Silvestre; 4. Licena para extrao mineral na rea do empreendimento a ser expedida pelo rgo competente, com, inclusive, anuncia (autorizao) do DNPM. 7.2. Obrigaes de natureza diversa de responsabilidade do empreendedor Alm de cumprir as normas legais e regulamentares pertinentes, bem como as condicionantes das licenas ambientais, o empreendedor obrigatoriamente dever: 1. Apresentar e implementar Projetos para controle de efluentes domsticos/sanitrios e resduos slidos, ou seja, todos os resduos e semi-slidos gerados por atividades relacionadas ao empreendimento devero ter acondicionamento e destinao final adequados, sem prejuzo de implementao de aterros prprios e devidamente licenciados. As reas de emprstimos e bota-foras decorrentes da obra principal e das obras complementares do empreendimento hidreltrico e situadas a jusante e a montante do barramento devero ser diagnosticadas, contemplando necessariamente o nmero, extenso e localizao correta das mesmas, quantificao do volume estimado de emprstimo (dentro e fora da cota de inundao), bem como o mapeamento em escala compatvel. De outra banda, o empreendedor dever, ainda, apresentar informaes acerca da localizao e volume de solo estocado, proveniente das reas de emprstimo, bem como de locais de maior fertilidade, a serem selecionados dentro da rea do futuro reservatrio (solo orgnico e serrapilheira), visando recuperao das reas degradadas por emprstimo e a implantao da nova rea de preservao permanente no entorno do reservatrio; 2. Preservar as reas de preservao permanente, sendo, inclusive, vedado qualquer tipo de impermeabilizao do solo; 3. Apresentar e implementar projeto de sistema de proteo para ictiofauna na entrada de turbinas; 4. Apresentar Programas de minimizao/mitigao dos danos ambientais, discriminando o cronograma de forma pormenorizada e individualizada; 5. Apresentar relatrio peridico dos programas a serem desenvolvidos, comprovando-se o efetivo cumprimento das obrigaes assumidas; 6. Cumprir o Termo de Compensao Ambiental, conforme preconiza a Lei n 9985/2000 (SNUC), zelando para que a compensao seja aplicada preferencialmente nas reas atingidas; 7. Apresentar certido de Registro de Imveis relativa rea da Barragem, comprovando-se a propriedade;

8. Apresentar a outorga de gua ou reserva de disponibilidade hdrica; 9. Apresentar Programa de Monitoramento de Qualidade das guas contemplando anlise quantitativa e qualitativa das guas (antes e durante o enchimento do reservatrio); O diagnstico da qualidade da gua dever abranger as reas de influncia direta e indireta por um perodo mnimo de um ano, tendo em vista as variaes sazonais. 10. Apresentar junto ao DNPM a renncia das reas de explorao mineral localizadas na rea de influncia direta e indireta do empreendimento; 11. Cumprir a Portaria n 108/2003 do Iphan; 12. Apresentar Estudo referente aos atuais e eventuais conflitos relacionados utilizao de recursos hdricos; 13. Recompor a rea de preservao permanente na faixa de 100 metros no entorno do reservatrio, bem como ao longo do rio at a sua foz; 14. Diagnosticar, apresentar e implementar medidas mitigadoras concernentes significativa presso que os servios pblicos locais sofrero advindos do acrscimo de mo-de-obra direta e indireta; 15. Apresentar Projeto Bsico Ambiental (PBA) que dever contemplar, no mnimo Programas relacionados educao e informao ambiental, limpeza da rea do reservatrio, limnologia e qualidade das guas, monitoramento sedimentolgico, sismolgico e dos processo de assoreamento, salvamento da fauna silvestre, recuperao das reas degradadas, monitoramento das plantas aquticas, monitoramento de insetos vetores e zoonoses, plano de usos do reservatrio, relocao da infra-estrutura atingida, regularizao da situao fundiria e potencial arqueolgico. O estudo sedimentolgico do rio onde ser instalado o empreendimento e de seus afluentes dever se dar com base em dados primrios, para avaliao quantitativa e temporal do assoreamento do reservatrio. As medidas mitigadoras e compensatrias relacionadas conteno de riscos de epidemias (v.g.: doenas infecciosas e parasitrias) na regio impactada devem existir desde a fase de implementao da barragem, pois a expanso de doenas endmicas (v.g.: febre amarela, doena de Chagas, leishmaniose etc.) costuma aumentar muito quando do desmatamento. Convnios celebrados entre a concessionria e o poder pblico, principalmente na rea de sade, so importantes instrumentos de preveno e controle de doenas. Em relao ao programa que trata da limpeza da rea do reservatrio, faz-se necessrio a previso de supresso total da vegetao e destoca, sob pena de provocar uma intensa demanda de oxignio para decomposio de eventual vegetao remanescente (o oxignio dissolvido na gua passa a ser consumido para alimentar as reaes bioqumicas de decomposio da matria orgnica submersa), em detrimento irreversvel da icitiofauna.

16. Definir as reas de influncia direta e indireta do empreendimento, considerando os feitos a montante a e jusante, de acordo com a Resoluo CONAMA n 01/86; 17. Realizar estudo dos aqferos subterrneos da rea de influncia direta, abordando suas possveis alteraes com a implantao do empreendimento e se responsabilizar pela correo de qualquer dano que, comprovadamente, venha a ocorrer pela elevao do lenol fretico, inclusive com relao indenizao de terras; 18. Apresentar Relatrios Tcnicos referentes ao seguintes aspectos: - monitoramento de animais anilhados e marcados durante as amostragens de avifauna; - diagnstico e identificao de populaes, realizados para monitoramento de carnvoros de mdio e grande porte, incluindo: a) mapa com indicativo dos territrios utilizados pelas espcies terrestres e aquticas identificadas em campo; b) avaliao da viabilidade de sua permanncia na rea do futuro reservatrio e seu entorno; c) indicativos da necessidade de translocao de animais; d) plano de monitoramento futuro que inclua o uso de radiotelemetria para o grupo de felinos; - diagnstico e identificao de populaes de primatas incluindo: a) mapa com indicativo dos territrios utilizados pelas espcies identificadas em campo; b) indicativos da necessidade de translocao de grupos para novas reas; c) a avaliao das reas remanescentes no entorno do futuro reservatrio, como receptoras desses animais aps o enchimento do mesmo; 19. Apresentar um Estudo sobre a localizao e indicativos de uso futuro das reas e corredores biolgicos, como aquelas que serviro, potencialmente, para a disperso natural da fauna o enchimento do reservatrio; 20. Apresentar um Estudo com a indicao de reas, com a respectiva plotao em mapa, a serem utilizadas na relocao de fauna e sobre a capacidade de suporte das mesmas, apresentando dados comparativos de estudos anlogos, em territrio nacional, conforme termo de referncia a ser emitido pelo IBAMA; 21. Apresentar um Relatrio com a identificao de habitats diferenciados para a fauna, tais como afloramentos rochosos, lagoas marginais naturais e reas alagadas sazonalmente, bem como de sua importncia em termos faunsticos, na rea do futuro reservatrio e seu entorno imediato; 22. Apresentar um Parecer Tcnico com avaliao dos impactos previsveis do empreendimento hidreltrico sobre a biodiversidade local, respaldado na literatura cientfica, na experincia nacional oriunda da construo de hidreltricas no bioma Cerrado; 23. Realizar estudo descritivo-analtico detalhado sobre as comunidades rurais localmente conhecidas e outras que, da mesma forma, esto sujeitas fragmentao compulsria em decorrncia da implantao/operao do Aproveitamento Hidreltrico.

8. OBSERVAES COMPLEMENTARES O produto deste estudo dever permitir o conhecimento sobre os seguintes aspectos (relativos s comunidades rurais em questo): a) os modos de criar, fazer e viver; compreendendo todos os bens que constituem referncias culturais, enfatizando aquelas significativas para a populao local; b) as percepes e avaliaes relativamente obra e a seus efeitos j em curso; c) o histrico de ocupao, levando-se em conta a memria social local; d) descrio de reas de uso comum e equipamentos comunitrios, compreendendo infra-estrutura de servios de sade, educao, eletrificao, saneamento bsico dentre outros; e) os processos de trabalho e os sistemas produtivos, com ateno s relaes de dependncia entre as comunidades locais e os recursos ambientais bem como s interaes intercomunitrias; e a f) situao atual das famlias j impactadas (remanejadas) Todos os estudos a serem apresentados pelo empreendedor devem indicar nomes e nmeros de registro em Conselhos de Classe, quando couber, dos profissionais responsveis por sua elaborao, estando devidamente assinados. Por fim, importante ressaltar que o rol de problemas ora exposto meramente exemplificativo. Questes de toda a sorte e muito mais graves podero surgir assim como as solues exigveis para cada caso pode ser distinta , haja visto o significativo impacto ambiental causado por barragens e a particularidade de cada empreendimento e da regio onde se localiza. Dessa forma, tratamos de alguns temas em artigos que se seguem de forma mais aprofundada e que tm sido muito caros ao Ministrio Pblico do Estado de Gois, quais sejam: o estudo integrado por bacia hidrogrfica e efeitos cumulativos (sinergticos) dos impactos ambientais, necessidade de audincia pblica e sua publicidade, e a impossibilidade de fracionamento da Licena ambiental de molde a permitir o incio da execuo do empreendimento sem o cumprimento dos requisitos da licena prvia.

9. EMPREENDIMENTOS HIDRELTRICOS E A NECESSIDADE DE ESTUDO INTEGRADO DE BACIAS HIDROGRFICAS PARA AVALIAO DE APROVEITAMENTO HIDRELTRICO A matriz energtica no Brasil fortemente ancorada nas hidreltricas, dada s condies aparentemente favorveis do pas costuma ser caracterizada de maneira geral como limpa (energia renovvel). Porm, as tendncias nos ltimos anos apontam para a falta de planejamento adequado do setor energtico e a adoo de polticas regulatrias improvisadas. O atual modelo energtico brasileiro tem causado desnecessrios impactos socioambientais significativos e gerado grande presso sobre os rgos licenciadores e entidades da sociedade civil no sentido da flexibilizao das exigncias ambientais e sociais, o que tem acarretado a

aprovao de empreendimentos de alto risco econmico, social e ambiental, em detrimento da sustentabilidade social e ambiental35. No Estado de Gois essa situao latente e o quadro atual no poderia ser mais revelador acerca das controvrsias existentes, pois em que pese estarem previstas a implementao de mais de 80 (oitenta) empreendimentos hidreltricos, muitos j licitados ou em vias de licitao,em 2000, Gois produziu 21.654 GWh, conforme dados do Balano Energtico do Estado de Gois 2001 (CELG, 2002), dos quais foram exportados 14.316 GWh e 6.579 GWh consumidos internamente. O Estado exportou 65,8% da energia eltrica produzida em seu territrio. Pode-se afirmar, portanto, que no h necessidade de expanso de gerao de energia em Gois para suprir suas necessidades atuais e futuras das atividades econmicas no Estado, seja tendo como fonte a energia hidrulica e, menos ainda, de fontes trmicas que tm um maior custo de produo. Assim, quaisquer acrscimos na capacidade de gerao de energia eltrica tero como objetivo exclusivo atender o mercado nacional, com os impactos negativos desses empreendimentos refletindo-se apenas e diretamente sobre o Estado, sua populao e as atividades econmicas que ela poderia desenvolver, em especial em turismo, lazer e nos agronegcios. Os projetos de expanso da gerao de energia eltrica que o governo federal pretende implantar em Gois representam um impacto maior que os dos empreendimentos j existentes, em termos de perda de territrio e todas suas conseqncias ambientais, sociais e econmicas. Por essa razo, devem ser cuidadosamente avaliados (...) Como exporta 65,8% da energia hidreltrica que produz, o Estado deve passar a avaliar com maior cuidado e sem se submeter automaticamente a decises setoriais e corporativas como um membro da Federao, solidrio mas dentro da sua esfera de autonomia prevista na Constituio no que diz respeito a novos empreendimentos de gerao hidreltrica em seu territrio. Tornase essencial, comparar os benefcios e prejuzos deles resultantes para sua populao, e tambm com as vrias alternativas que hoje se colocam, desde o agronegcio ao turismo de natureza.(nfases acrescidas) 36. Por outro lado, os critrios e parmetros utilizados e fundamentadores do Estudo de inventrio realizado pela Aneel no contemplam todas as interaes e efeitos prprios do sinergismo de aproveitamentos implementados e em vias de implementao. Destarte, os efeitos cumulativos considerados como a acumulao de alteraes nos sistemas ambientais ao longo do tempo e no espao, de maneira aditiva ou interativa. As alteraes podem originar-se de aes singelas ou mltiplas, de mesmo tipo ou de tipos diferentes. Uma unidade de alterao ambiental causada por uma ao individual pode ser considerada insignificante por sua reduzida escala espacial e temporal. Porm, alteraes ambientais originadas por aes repetidas ou por diversas aes podem se acumular no tempo e no espao, resultando em efeitos cumulativos considerados significativos37 so sumariamente desprezados.

35

Cf. CAMARGO Aspsia, CAPOBIANCO, Joo Paulo R. & PUPPIM DE OLIVEIRA, Jos Antonio. In Meio Ambiente BRASIL: avanos e obstculos ps Rio-92. So Paulo: editora estao liberdade, pag 30/31. 36 Estado Ambiental de Gois 2002 GEOGOIS, pag. 207 e 219. 37 Informao Tcnica n 109/00 4 Cmara de Coordenao e Reviso Meio Ambiente e Patrimnio Cultural do Ministrio Pblico Federal

A anlise do enfoque global da influncia de cada projeto destinado utilizao de recursos hdricos no pode ser substituda pela mera consolidao dos estudos de impactos ambientais relativos aos aproveitamentos hidreltricos implementados, at porque Estudos parciais dificilmente mostraro, quando unidos, a dinmica do todo, pois a dinmica global pode tambm ser varivel e no refletida numa simples somatria de trabalhos parciais38. Ademais, reconhecendo-se que os diversos elementos biticos se relacionam no ecossistema, no tempo e no espao, preciso que se estabelea como um dado impacto atuar sobre os demais, e como ser potencializado ou no ao longo do tempo. Afinal, deve-se considerar que, no raro, num perodo determinado, empreendimentos diversos estaro em etapas diferentes, gerando impactos simultneos39. O Estado de Gois, particularmente, carece de uma avaliao ambiental estratgica, situao que se reflete nos demais Estados da Federao que possa levar em conta o impacto conjunto das hidreltricas localizadas em um mesmo rio ou bacia, e que auxilie na tomada de deciso quanto ao seu licenciamento.40 A par da abrangncia geogrfica da bacia no ser considerada para efeitos dos impactos negativos, os dados e as informaes so obtidas de maneira ineficiente e insuficiente por intermdio de poucos pontos de coleta e em curto perodo de tempo. Pesquisas de campo invariavelmente no so realizadas e os estudos so elaborados por meio de compilao de dados existentes mediante pesquisa bibliogrfica, ou seja, a razo de ser e primeira prpria desses estudos coleta de dados primrios suprindo lacunas e falhas de escassos trabalhos existentes nas mais diversas reas (botnica, antropologia, florestal etc.) fica prejudicada. Critrios econmicos e outros (reduo das reas inundadas, ndice pequeno de populaes a serem deslocadas, riscos menores s inundaes em cidades ribeirinhas, caracterstica da rea etc.) so sempre considerados em excluso a questes to ou mais importantes (v.g. Socioambientais) quando da eleio de locais para barramento. Sequer alternativas de divises de queda so estudadas e a audincia pblica se resume a um nico municpio, onde ser construda a barragem, ainda que outros municpios tenham terras inundadas. Com efeito, os inventrios do potencial hidreltrico so hoje realizados geralmente por empresas de engenharia, que tm interesse nas obras decorrentes e que levam em considerao nica e exclusivamente condies topogrficas, isto , a possibilidade de aproveitamento dos desnveis existentes para gerao de energia. Estes inventrios so repassados Agncia Nacional de Energia Eltrica que, com base em prioridades pouco transparentes, leiloa as concesses para esses empreendimentos41. Ressente-se, dessa forma, os processos de planejamento da infra-estrutura nos quais se incluem os do setor eltrico de deficincias e impropriedades materiais e
38 39

op. cit. op. cit. 40 Estado Ambiental de Gois 2002 - GEOGOIS 41 NOVAES, Pedro da Costa. Gegrafo, mestre em Cincia Ambiental pela USP e ex-Superintendente Executivo da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hdricos de Gois. Jornal O Popular, 17/12/2003.

formais a demonstrar a necessidade de instrumentos de planejamento42 como o Estudo Integrado de Bacias Hidrogrficas para a Avaliao de Aproveitamento Hidreltrico. Ante o exposto, conclui-se que os processos de licenciamento de Usinas Hidreltricas (UHEs) e Pequenas Centrais Hidreltricas (PCHs) devem ser precedidos de imprescindvel Estudo integrado de Bacias Hidrogrficas para Avaliao de Aproveitamentos Hidreltricos, de maneira, a constatar e averiguar, precipuamente, os impactos cumulativos (a acumulao de alteraes nos sistemas ambientais ao longo do tempo e no espao, de maneira aditiva e interativa) dos empreendimentos hidreltricos a serem instalados. Por conseguinte, os rgos licenciadores devem assumir a obrigao de no fazer consistente em abster-se de conceder qualquer tipo de licena (LP, LI e LO) a quaisquer empreendimentos hidreltricos (UHEs e PCHs) a serem implementados sem a prvia apresentao, anlise e aprovao de Estudo Integrado de Bacias Hidrogrficas para Avaliao de Aproveitamentos Hidreltricos, que dever contemplar e observar, no mnimo, os seguintes pressupostos inafastveis concernentes abrangncia e metodologia: (i) dados primrios, (ii) UHEs e PCHs existentes, programadas e projetadas, e (iii) levantamento de todas as fontes poluidoras e respectivas cargas. importante dizer, o Estudo Integrado de Bacias Hidrogrficas para Avaliao de Aproveitamentos Hidreltricos, a ser realizado em cada Regio do Estado, no prescinde da apresentao, anlise e aprovao dos EIA/RIMAs de cada empreendimento hidreltrico individualmente considerado, os quais, inclusive, antes da concesso das licenas, devero ser cotejados, apreciados e confrontados com o estudo da bacia ora referido, para eventual realizao de novo EIA/RIMA ou sanar irregularidades, incongruncias, insuficincia tcnica e de dados etc. Assim sendo, os rgos licenciadores tm a obrigao de fazer consistente em inserir expressamente em todas as Licenas (Prvia e de Instalao) expedidas para a instalao de UHEs e PCHs, cujas obras no tiverem sido iniciadas, a condicionante relativa prvia apresentao de estudo referente ao Estudo Integrado de Bacias Hidrogrficas para Avaliao de Aproveitamentos Hidreltricos, relativo a respectiva regio ou Estado, sem a qual nenhum tipo de atividade poder ser executada, inclusive, canteiro de obras e acampamento. Da mesma maneira, tais rgos devem (i) abster-se de expedir Licena de Operao (Funcionamento) para a instalao de UHEs e PCHS que se encontram com Licena de Instalao expedida e em efetiva execuo fsica das obras, at que seja apresentado, analisado e aprovado o estudo integrada da bacia referido anteriormente, bem como os respectivos EIA/RIMAs, e (ii) inserir expressamente nas Licenas de Operao (Funcionamento) de empreendimentos que se encontram em funcionamento, novas exigncias eventualmente decorrentes do Estudo Integrado de Bacias Hidrogrficas para Avaliao de Aproveitamentos Hidreltricos, quando da renovao das respectivas licenas.

42

cf. DA SILVA, Nilvo Luis Alvez, engenheiro qumico, mestre em ecologia pela UFRGS e em gesto ambiental pela Universidade de Londres. Diretor de Licenciamento Ambiental do Ibama. Poltica e licenciamento ambiental. Folha de So Paulo, pag A3, 21/04/2004.

Por fim, como corolrio lgico e inafastvel da realizao de importante e imprescindvel Estudo: a realizao de audincias pblicas as quais devero se dar ampla, prvia e eficaz divulgao em todos os municpios situados na rea de influncia (direta e indireta) dos empreendimentos, quando da concluso e eventual aprovao do Estudo Integrado de Bacias Hidrogrficas para Avaliao de Aproveitamentos Hidreltricos, sem prejuzo da audincia pblica inerente ao processo de licenciamento ambiental, conforme disposto nas Resolues CONAMA e legislao pertinente.

10. USINA HIDRELTRICA. EXECUO DO CANTEIRO DE OBRAS E ACAMPAMENTO COMO INCIO DO EMPREENDIMENTO. IMPOSSIBILIDADE DE SEU LICENCIAMENTO SEM O CUMPRIMENTO DOS REQUISITOS CONSTANTES DA LICENA PRVIA O licenciamento ambiental considerado um dos principais instrumentos da Poltica Nacional do Meio Ambiente43 imposio estabelecida ao poder pblico nos incisos IV e V do 1 do art. 225 da Constituio Federal e tem como escopo precpuo o cumprimento de dois princpios constitucionais ambientais, quais sejam, a) princpio da preveno, do qual decorre a obrigatoriedade ao poder pblico de realizar a prvia anlise ambiental antes da tomada de deciso, e b) princpio do controle da atividade do poder pblico. Dada a sua relevncia na preservao do meio ambiente, eventuais irregularidades e vcios no processo administrativo licenciatrio, de forma a comprometer o controle preventivo das atividades potencialmente danosas ao meio ambiente e a incolumidade do direito (difuso) ao meio ambiente ecologicamente equilibrado 44, provocam a nulidade das licenas expedidas45. Com efeito, para atingir seus desideratos mais elementares, a licena ambiental h de ser examinada, inicialmente, sob a tica processual46. H um iter a ser necessariamente observado at o ato administrativo de outorga, at porque em direito ambiental esto envolvidos interesses no s do proponente do projeto, mas tambm, e principalmente, da coletividade47. A Resoluo CONAMA n 237/97, regulamentando a matria, estabelece que as exigncias constantes da Licena Prvia que consigna requisitos bsicos a serem
43 44

cf. art. 9, IV, da Lei n 6.938/81 cf.SILVA FILHO, Derly Barreto. A processualidade das licenas ambientais como garantia dos administrados. Revista da Procuradoria Geral do Estado de So Paulo. So Paulo, n. 44, dez/95, pag.77/78. 45 cf. art. 10, caput, da Lei n 6.938/81. A licena ato administrativo vinculado que faculta o exerccio de certa atividade, uma vez preenchidos os requisitos legalmente estabelecidos. Como ato administrativo vinculado -- e preventivo, por se tratar de licena ambiental -- deve o interessado atender as exigncias legais para que o rgo ambiental competente possa outorg-la. A Resoluo n 237/97 do CONAMA, em seu art. 1, inciso II, assim conceitua Licena Ambiental: ato administrativo pelo qual o rgo ambiental competente estabelece as condies, restries e medidas de controle ambiental que devero ser obedecidas pelo empreendedor, pessoa fsica ou jurdica, para localizar, instalar, ampliar e operar empreendimentos ou atividades utilizadoras dos recursos ambientais consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras ou aquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradao ambiental. 46 cf. SILVA FILHO, Derly Barreto. op. cit., pp. 78. 47 O procedimento administrativo adequado de licenciamento de uma Usina Hidreltrica dever estar em conformidade com o disposto no art. 10 da Resoluo CONAMA 237/97.

atendidos nas fases de localizao, instalao e operao , so pressupostos condicionantes e inafastveis expedio da Licena de Instalao. A expedio de uma Licena de Instalao, sem o cumprimento das exigncias da Licena Prvia, torna a primeira (LI) totalmente incua e nula48. Na mesma toada, a recente e discutvel Resoluo CONAMA n 279/01, que tenta estabelecer um procedimento simplificado para o licenciamento ambiental de empreendimentos hidreltricos de impacto ambiental de pequeno porte, expressamente condiciona a concesso da licena de instalao comprovao por parte do empreendedor do cumprimento das condicionantes e complementaes exigidas na Licena Prvia49. Inovou, ainda, a nova Resoluo, ao caracterizar as condicionantes tcnicas constantes das licenas, como sendo obrigao de relevante interesse ambiental (art. 10), sendo o seu descumprimento passvel de tipificao no art. 68 da Lei n 9.605/98. Contudo, em processos de licenciamento envolvendo a construo de Usinas Hidreltricas, os rgos ambientais licenciadores, ao tempo em que esto impossibilitados de expedir a Licena de Instalao, sem o cumprimento das exigncias constantes da Licena Prvia, so extremamente vulnerveis e suscetveis influncia do poderio econmico e poltico dos empreendedores. Assim sendo, pressionados a autorizar o incio da execuo do empreendimento, sem o atendimento das exigncias constantes da Licena Prvia, no raro, utilizam-se de artifcios inidneos e ardilosos estratagemas: permitem e licenciam a instalao do canteiro de obras e acampamento mediante a expedio de suposta licena especfica, sob a esdrxula denominao de Licena de Instalao 1 Etapa. Pelo fato de envolver a construo de barragens que possuem como efeitos, dentre outros deletrios ao meio ambiente, enchentes, eutrofizao, cheias e problemas de recuperao de vrzeas, macrodrenagens, conflitos de uso, etc. razovel e plausvel admitir essa irregularidade como a mais grave, inadmissvel e potencialmente danosa.

48

A expedio da Licena de Instalao, dessa forma, no encontra amparo legal, e est em desarmonia com o

disposto no art. 8 da Resoluo CONAMA n 237/97, que assim estabelece:Art. 8. O poder pblico, no exerccio de sua competncia de controle, expedir as seguintes licenas: I Licena Prvia (LP), concedida na fase preliminar do planejamento do empreendimento ou atividade, aprovando sua localizao e concepo, atestando a viabilidade ambiental e estabelecendo os requisitos bsicos e condicionantes a serem atendidos nas prximas fases de sua implementao; II Licena de Instalao (LI), autoriza a instalao do empreendimento ou atividade de acordo com as especificaes constantes dos planos, programas e projetos aprovados, incluindo as medidas de controle ambiental e demais condicionantes, da qual constituem motivo determinante; e III Licena de Operao (LO), autoriza a operao da atividade ou empreendimento, aps a verificao do efetivo cumprimento do que consta das licenas anteriores., com as medidas de controle ambiental e condicionantes determinados para a operao.
49

Art. 5 da Resoluo CONAMA n 279/01, verbis: Ao requerer a Licena de Instalao ao rgo ambiental competente, na forma desta Resoluo, o empreendedor apresentar a comprovao do atendimento das condicionantes da Licena Prvia, o Relatrio de Detalhamento dos Programas Ambientais, e outras informaes, quando couber.

Os rgos ambientais licenciadores alegam, desacertadamente, que a implementao do canteiro de obras e acampamento no ocasiona degradao ambiental nas propores correspondentes ao alagamento resultante da instalao de uma Usina Hidreltrica, e que trata-se de empreendimento diverso da construo da prpria barragem, motivo pelo qual pode ensejar licenciamento especfico. Para tanto, amparam-se, indevidamente, no art. 12, caput, da Resoluo CONAMA 237/97.50 Tal argumento, mostra-se, por vrias razes, insustentvel. Ad primum, esclarece-se que o artigo em referncia faculta ao rgo ambiental competente definir procedimento especfico para as licenas ambientais, e no, criar novas licenas, as quais, inclusive, j esto previstas nominadamente e exaustivamente no mesmo instrumento normativo. Por outro lado, no se observa a necessria compatibilizao do processo de licenciamento que se destina a regulamentar e a disciplinar a explorao de potencial de energia hidrulica com as etapas de planejamento, implantao e operao, de maneira a minimizar o impacto ambiental e social na rea de influncia de um projeto hidreltrico, que se define como o espao fsico, bitico e scio-econmico suscetvel de sofrer alteraes como conseqncia da construo e operao do empreendimento. Destarte, o canteiro de obras um estgio do empreendimento que j conta com fontes poluidoras significativas, tais como, gerao de grande quantidade de lixo domstico, remoo e desmatamento de cobertura vegetal do solo, exposio do solo a processos erosivos, etc. Em nenhuma hiptese, portanto, o cumprimento das exigncias constantes da Licena Prvia pode ser postergado pelo fato de ter sido autorizado to somente o canteiro de obras e o acampamento, pois a implementao do canteiro de obras e do acampamento parte do prprio empreendimento. Configura o seu incio e causa significativo impacto ambiental. Outra concluso no poderia se chegar, tendo em vista que o contingente populacional para a construo de uma Usina Hidreltrica, em regra, alcana uma populao final de mais de mil pessoas. Esta expressiva disponibilidade de mo de obra direta e indireta acaba dando origem, de forma permanente, at mesmo cidades, o que, por si s, j por demais suficiente para inferir-se acerca do considervel impacto social e ambiental oriundo da implementao do canteiro de obras e do acampamento. A legislao ambiental, e demais atos normativos atinentes matria, sempre compreenderam a instalao do canteiro de obras e acampamento como incio da execuo do empreendimento. Corrobora o ora alegado, a prpria expedio da Licena de Instalao, a qual, em geral, consigna expressamente: LI - 1 Etapa Canteiro de Obras.
50

Art. 12, caput, da Resoluo CONAMA 137/97, verbis: O rgo ambiental competente definir, se necessrio, procedimentos especficos para as licenas ambientais, observadas a natureza, caractersticas e peculiaridades da atividade ou empreendimento e, ainda, a compatibilizao do processo de licenciamento com as etapas de planejamento, implantao e operao.

Nos moldes em que expedida Licena de Instalao 1 Etapa: Canteiro de obras e acampamento , no h dvidas de que ocorre, na realidade, um inadequado fracionamento da Licena de Instalao expedida, e no, um licenciamento especfico, como querem fazer crer determinados empreendedores e rgos ambientais licenciadores. Elementar: a subdiviso da Licena de Instalao em etapas, pressupe a subdiviso de desenvolvimento da obra em partes, o que afasta qualquer entendimento baseado na diversidade de empreendimentos, como se o canteiro de obras e acampamento fosse uma atividade totalmente distinta da sua prpria razo de ser e primeira, qual seja, a barragem. Caso contrrio, os rgos licenciadores teriam que conceder uma Licena especfica para o canteiro de obras e acampamento, em processo prprio, e no, no bojo do processo de licenciamento de uma Usina Hidreltrica. Muito menos agregariam simplesmente e to s a palavra 1 Etapa na licena, o que nos d conta, efetivamente, de que a implementao do canteiro de obras e acampamento constitui incio da execuo do empreendimento. Em verdade, as exigncias contidas na Licena Prvia so, na realidade, estudos complementares ao EIA/RIMA, e verificada a sua inobservncia, na hiptese de no serem apresentados os documentos, projetos e estudos ambientais necessrios para anlise e aprovao pelo rgo competente, ao rigor da legislao ambiental, at mesmo a Licena Prvia padece de nulidade, uma vez que no se cumpriu uma das finalidades do licenciamento: prvia e eficaz anlise ambiental dos estudos apresentados antes da deciso concessiva da licena. Alumia-se, assim, a irregularidade do procedimento licenciatrio e, por conseguinte, das licenas expedidas (LP, LI e LO). Nesse contexto, em que no h respaldo normativo e ftico expedio da Licena de Instalao 1 Etapa Canteiro de Obras e acampamento, vislumbra-se, tambm, como decorrncia lgica desses vcios insanveis, a ausncia de fundamento legal, ou seja, o ato administrativo carece de motivao. Os rgos licenciadores, como vimos, limitam-se a acrescentar a suposta atividade licenciada (canteiro de obras e acampamento), aps a denominao da Licena, sem enunciar quaisquer razes tcnicas e jurdicas ou as circunstncias as quais se estriba. A ilegalidade manifesta: a motivao diz respeito s formalidades do ato, que integram o prprio ato: Constitui garantia de legalidade, que tanto diz respeito ao interessado como a prpria Administrao Pblica; a motivao que permite a verificao, a qualquer momento, da legalidade do ato, at mesmo pelos demais Poderes do Estado51.
51

DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. 12 ed. So Paulo:Ed. Atlas, 2000, p. 195.

incontestvel, ressaltamos, mais uma vez, que a implementao do canteiro de obras e acampamento traz intensa e significativa degradao ambiental. A degradao ambiental, como regra, irreversvel e eventual responsabilidade civil, especialmente quando se trata de mera indenizao (no importa o seu valor), sempre insuficiente e de utilidade duvidosa. Frise-se que a mera potencialidade lesiva justifica a tomada de medidas a evitar danos ao meio ambiente, mediante a aplicao do princpio da precauo. Dessa maneira, a Licena de Instalao - 1 Etapa Canteiro de Obras uma fico jurdica, concedida com o escopo nitidamente censurvel de autorizar o incio da execuo do empreendimento, sem o cumprimento das exigncias contidas na Licena Prvia, que so, saliente-se, de grande relevncia ambiental. D azo a teoria do fato consumado52 e faz tabula rasa do controle ambiental prvio a que se prope o licenciamento ambiental. Subverte-se, dessa forma, o devido processo de licenciamento ambiental, o que enseja, de imediato, a suspenso e anulao da(s) Licena(s) expedida(s) irregularmente (LI 1 Etapa: canteiro de obras e acampamento e/ou Licena de Instalao), sob pena de nulidade dos demais atos administrativos subseqentes e negao da prpria razo de ser e primeira do licenciamento ambiental, a saber, preveno e preservao do meio ambiente bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida. Concluso: Por todo o exposto, a implementao do canteiro de obras e do acampamento em Usinas Hidreltricas traz significativo impacto ambiental e, por conseguinte, constitui incio da execuo do empreendimento, razo pela qual seu licenciamento especfico est condicionado ao atendimento dos requisitos e exigncias constantes da Licena Prvia, sob pena de violao do devido processo legal ambiental que impe a obrigatoriedade do cumprimento dos requisitos da Licena Prvia antes da expedio da Licena de Instalao, que no pode ser indevidamente fracionada.

11. DO EIA/RIMA E SUA DEVIDA PUBLICIDADE: OBRIGATORIEDADE DE SE REALIZAR AUDINCIA PBLICA A QUAL DEVE-SE DAR AMPLA, PRVIA E EFICAZ DIVULGAO

52

A ttulo de exemplificao, esse censurvel procedimento foi utilizado para autorizar a construo da UHE Corumb IV, com potncia instalada mnima de 127 MW, no rio Corumb, municpio de Luzinia-GO. O rgo ambiental licenciador expediu a Licena de Instalao 1 Etapa sem que fossem cumpridas pelo empreendedor as exigncias constantes da Licena Prvia, sequer o Plano Bsico Ambiental-PAB havia sido apresentado. Posteriormente, quando ainda estava pendente o inadimplemento por parte do empreendedor, o rgo licenciador expediu a Licena de Instalao definitiva. Diante dessa irregularidade, dentre outras de capital importncia, o Ministrio Pblico do Estado de Gois e Federal, em litisconsrcio, ajuizaram ao civil pblica para embargar o empreendimento.

O estudo prvio de impacto ambiental e seu respectivo relatrio (EIA/RIMA) considerado um dos principais instrumentos da Poltica Nacional do Meio Ambiente 53. Integra o processo de licenciamento54 e visa, precipuamente, compatibilizar o desenvolvimento econmico-social com a preservao da qualidade do meio ambiente e do equilbrio ecolgico55. O EIA /RIMA adquiriu status constitucional com o advento da Constituio de 1988, que estabelece expressamente a obrigatoriedade de se realizar estudo prvio de impacto ambiental, a que se dar publicidade para instalao de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradao ao meio ambiente56. O comando constitucional claro: no basta realizar o EIA/RIMA e torn-lo acessvel, preciso lhe dar publicidade pressuposto condicionante e inafastvel consecuo de seu principal objetivo, qual seja, evitar e minimizar, preventivamente, danos ambientais. Essa publicidade expressamente exigida pela Constituio de 1988 est a revelar o carter jurdico-instrumental e preventivo do EIA/RIMA e deve assegurar, por conseguinte, sua apreciao pela coletividade, cuja atuao, na defesa e preservao do meio ambiente ecologicamente equilibrado para as presentes e futuras geraes, um imperativo constitucional57. Vale ressaltar que o Brasil constitui-se em Estado democrtico de direito58, ou seja, a comunidade a gestora primria dos seus interesses e de seu patrimnio. E o art. 225, caput, da Constituio Federal, bem como o Princpio 10 da Declarao do Rio de 1992, contemplaram, expressamente, o princpio da participao comunitria59. Tornar pblico, portanto, o EIA/RIMA, significa fazer valer a observncia do princpio da participao comunitria, que pressupe o envolvimento do cidado no equacionamento e implementao da poltica ambiental60, alm de conferir transparncia aos atos do rgo ambiental licenciador. No se pode privar a participao da coletividade do acompanhamento e desenvolvimento de processos de licenciamento, cujos estudos, por natureza, compreendem, dentre outros importantes e complexos aspectos, as relaes de dependncia entre a sociedade local, os recursos ambientais e potencial utilizao futura desses recursos.

53 54

cf. art. 9, III, da Lei n 6938/81 cf. art. 2 da Resoluo CONAMA n 01/86 e art. 17, 1, do Decreto n 99274/90 55 cf. art. 4 da Lei n 6.938/81 56 CF, art. 225, 1, IV 57 cf. art. 225, caput, da Constituio Federal 58 cf. art. 1, caput. da Constituio Federal 59 Princpio 10 da Declarao do Rio: O melhor modo de tratar as questes ambientais com a participao de todos os cidados interessados, em vrios nveis. No plano nacional, toda pessoa dever ter acesso adequado informao sobre o meio ambiente de que dispem as autoridades pblicas, includa a informao sobre os materiais e as atividades que oferecem perigo em suas comunidades, assim como a oportunidade de participar dos processos de adoo de decises. Os Estados devero facilitar e fomentar a sensibilizao e a participao do pblico, colocando a informao disposio de todos. Dever ser proporcionado aceso efetivo aos procedimentos judiciais e administrativos, entre os quais o ressarcimento dos danos e os recursos pertinentes. 60 cf. MILAR, Edis. Direito do Ambiente. So Paulo: Revista dos Tribunais, p. 99.

A publicidade do EIA/RIMA, dessa forma, no pode se esgotar na publicao do pedido de licenciamento ou da concesso da licena 61. Essa publicidade depende, para efetivamente oportunizar aos cidados a participao em processos de tomada de decises, da realizao de audincia pblica. Destarte, quando esse instrumento (EIA/RIMA), necessariamente, instruir o pedido de licenciamento ambiental, a realizao de audincia pblica sempre cabe, obrigatria, sob pena de invalidar o processo de licenciamento e acoimar de irremedivel nulidade eventuais licenas expedidas. Nesse sentido, os ensinamentos esclarecedores de Roberto Augusto Castellanos Pfeiffer: O ponto culminante do estudo prvio de impacto ambiental a realizao de audincia pblica, onde o contedo do RIMA poder ser contraditado pelo rgo licenciador, bem como pelas pessoas e entidades interessadas. Justamente para que os indivduos e entidades da sociedade possam reunir elementos para averiguar a pertinncia do RIMA, bem como a convenincia do licenciamento, que se exige plena publicidade dos atos que precedem a audincia pblica. No fosse tal ditame, esta seria um mero engodo, pois as pessoas no teriam condies de reunir os elementos aptos a influenciar a deciso do rgo licenciador (nfase acrescida) 62. De fato, no h que se falar em devida publicidade do EIA/RIMA, sem a realizao de audincia pblica, a qual tem por finalidade, segundo o art. o art. 1 da Resoluo n 009/87 do CONAMA: expor aos interessados o contedo do produto em anlise e do seu referido RIMA, dirimindo dvidas e recolhendo dos presentes as crticas e sugestes a respeito. Dessa maneira, requerida a Licena Prvia pelo empreendedor, supostamente acompanhada dos documentos, projetos e estudos ambientais pertinentes, o rgo licenciador competente deve proceder publicao em peridico de grande circulao do Edital de Comunicao, no qual para efeito de abertura de prazo para fins de Audincia Pblica, com base no par. 1 do Art. 2 da Resoluo CONAMA n 009, de 03 de setembro de 1987, torna Pblico nesta data que recebeu e encontra-se disposio do pblico o Relatrio de Impacto Ambiental RIMA do Empreendimento (...), situado no (...), cujo o Empreendedor o (...). Em seguida, em se tratando de obras ou atividades sujeitas ao EIA/RIMA, a designao de Audincia Pblica de Avaliao do Estudo e Impacto Ambiental e do Relatrio de Impacto Ambiental EIA/RIMA do respectivo Empreendimento, em local e data previamente definidos, imediata e cogente. Independe de provocao de eventuais interessados ou de discricionariedade administrativa. Portanto, alm das hipteses elencadas no art. 2, caput, da Resoluo CONAMA 009/9763, a audincia pblica se faz obrigatria e insubstituvel, quando o processo de licenciamento for precedido de EIA/RIMA.
61 62

cf. art. 10, 1, da Lei n 6938/81 A Publicidade e o Direito de Acesso a Informaes no Licenciamento Ambiental. In Revista da Procuradoria Geral do Estado de So Paulo: So Paulo, Vol. 44, dez/95, p. 64. 63 Art. 2, caput, da Resoluo CONAMA n 009/97 Sempre que julgar necessrio, ou quando for solicitado por entidade civil, pelo Ministrio Pblico, ou por 50 (cinqenta) ou mais cidados, o rgo de Meio Ambiente promover a realizao de audincia pblica.

Demonstrada, de forma indubitvel, a compulsria designao de audincia pblica para as atividades e obras sujeitas ao EIA/RIMA, ainda assim, no h garantia de que a publicidade exigida pela Constituio Federal seja alcanada. Com efeito, a simples realizao de audincia pblica no basta. Faz-se tambm necessria a sua ampla, prvia e eficaz divulgao o que tem sido sistemtica e reiteradamente relevado pelos rgos ambientais competentes para que possa atingir satisfatoriamente seus propsitos mais comezinhos: dar a devida publicidade ao EIA/RIMA, assegurar o respeito ao princpio da participao comunitria, ou melhor, o controle popular do processo licenciatrio, e conferir transparncia aos atos da Administrao Pblica64. inadmissvel que a nica publicidade de importante evento se d mediante a publicao de simples Edital de Comunicao no Dirio Oficial, e pela expedio de convites pelo rgo ambiental competente, que sequer chegam a seus destinatrios. No raro, as atas de audincia pblica relatam a ausncia de importantes representantes de instituies e associaes, os quais, em verdade, quedam-se inertes devido inexistncia ou precria veiculao pelos meios de comunicao (jornais, rdios, televiso, etc.) do municpio ou da regio, de qualquer matria/publicidade prvia, como se o rgo ambiental licenciador e o empreendedor pretendessem atribuir carter sigiloso ao evento. Se no bastasse a absoluta ausncia de publicidade prvia da Audincia Pblica, o que por si s j invalida o processo de licenciamento, quando realizada, no devidamente conduzida de forma a esclarecer o impacto ambiental e social na rea de influncia do projeto a ser licenciado, que se define como o espao fsico, bitico e scioeconmico, suscetvel de sofrer alteraes como conseqncia da construo e operao do empreendimento. Essas irregularidades comprometem irrefutavelmente a razo de ser e primeira da audincia pblica, a saber, dar a devida publicidade ao EIA/RIMA. Em sendo indispensvel a audincia pblica, o rgo licenciador vincula-se aos motivos e s razes tcnicas e jurdicas que motivaram a prpria realizao da audincia. No se trata de mera formalidade. A audincia pblica no um fim em si mesma, um meio. Primordial alcanar os objetivos a que se prope, precipuamente, propiciar o controle ambiental prvio por parte da populao, mormente daquela diretamente afetada pela atividade, o que, por fora irresistvel dos raciocnios lgicos, transforma a audincia pblica em condio de validade para a concesso da licena. Realizada sem que seja dada a sua devida publicidade, a audincia pblica torna-se uma fico jurdica, concedida com escopo nitidamente censurvel de cumprir uma mera formalidade, em detrimento de seus verdadeiros propsitos, que so, saliente-se, de grande relevncia ambiental. Em suma, caso no atinja os objetivos pelos quais foi designada e inviabilize eventual debate sobre o EIA/RIMA, a audincia pblica nula, o que implica na suspenso do
64

cf. PFEIFFER, Roberto Augusto Castellanos. A Publicidade e o Direito de Acesso a Informaes no Licenciamento Ambiental. Revista da Procuradoria Geral do Estado de So Paulo: So Paulo, Vol. 44, dez/95, p. 64.

procedimento licenciatrio, at a realizao de nova e eficaz audincia pblica, a qual dever se dar ampla e prvia divulgao. Concluso: O EIA/RIMA considerado um dos principais instrumentos da Poltica Nacional do Meio Ambiente e sua publicidade, conforme exigida pelo art. 225, 1, IV, da Constituio Federal, deve assegurar a observncia do consagrado princpio da participao da comunidade. Para tornar pblico, portanto, o EIA/RIMA, de forma a oportunizar aos cidados a participao em processos de tomada de decises, torna-se indispensvel a realizao de audincia pblica65, a qual, por fora irresistvel dos raciocnios lgicos, deve-se dar ampla, prvia e eficaz divulgao para atingir seus objetivos66.

12. PROCEDIMENTO SIMPLIFICADO PARA O LICENCIAMENTO AMBIENTAL DOS EMPREENDIMENTOS COM IMPACTO AMBIENTAL DE PEQUENO PORTE Em decorrncia da crise de energia que ocorreu no pas no ano 2000 e no primeiro semestre de 2001 foi editada a Resoluo CONAMA n 279, de 27 de junho de 2001 que, a despeito de sua discutvel constitucionalidade, destina-se a disciplinar o licenciamento ambiental simplificado de empreendimentos eltricos, com pequeno potencial de impacto ambiental. Primeiramente, ao requerer a Licena Prvia ao rgo ambiental competente, o empreendedor deve apresentar Relatrio Ambiental Simplificado - RAS, atendendo, no mnimo, o disposto no Anexo I da referida Resoluo, bem como o registro na Agncia Nacional de Energia ANEEL, quando couber, e as manifestaes cabveis dos rgos
65

importante observar que, em consonncia com a tese ora apresentada, o art. 192, 2, da Constituio do Estado de So Paulo garante a realizao de audincia pblica em qualquer processo de licenciamento precedido de estudo de impacto, in verbis: A licena ambiental, renovvel na forma da lei, para a execuo e a explorao mencionadas no caput deste artigo, quando potencialmente causadoras de significativa degradao do meio ambiente, ser sempre precedida, conforma critrios que a legislao especificar, da aprovao do estudo prvio de impacto ambiental e respectivo relatrio a que se dar prvia publicidade, garantida a realizao de audincias pblicas (nfase acrescida). 66 A ttulo de exemplificao, no processo de licenciamento relativo a construo da UHE Corumb III, no municpio de Luzinia-GO, no houve a devida e prvia publicidade da audincia pblica designada pelo rgo licenciador. O Ministrio Pblico do Estado de Gois ajuizou ao civil pblica, com pedido de antecipao dos efeitos da tutela pretendida, contra a Agncia Ambiental de Gois (rgo licenciador) e o consrcio Energtica Corumb III S/A., consistente em (i) SUSPENSO do processo de licenciamento em trmite na Agncia Ambiental de Gois, sob o n 5601.4766/00-1, sob pena de invalidao do licenciamento a ser realizado, at a realizao de nova e eficaz Audincia Pblica, a que se dar a devida publicidade prvia, sob pena de cominao de multa diria no valor de R$ 40.000,00 (quarenta mil) reais; (ii) OBRIGAO DE FAZER Agncia Ambiental de Gois para que realize nova e eficaz Audincia Pblica, a que se dar a devida publicidade prvia, sob pena de cominao de multa diria no valor de R$ 40.000,00 (quarenta mil) reais, e (iii) OBRIGAO DE NO FAZER: Agncia Ambiental para que se abstenha de conceder a Licena Prvia, at a realizao de nova e eficaz Audincia Pblica, a que se dar a devida publicidade prvia, sob pena de pagamento, em caso de desobedincia, de multa diria no valor de R$ 40.000,00 (quarenta mil) reais, e Energtica Corumb III para que se abstenha de realizar qualquer ato concernente instalao do empreendimento, o qual ficar condicionado expedio da Licena competente, sob pena de pagamento, em caso de desobedincia, de multa diria no valor de R$ 40.000,00 (quarenta mil) reais. O pedido de antecipao dos efeitos da tutela pretendida foi deferido, e nova audincia pblica foi realizada, sem que os rus interpusessem qualquer recurso. Reconhecido juridicamente o pedido, o processo foi extinto com julgamento de mrito.

envolvidos67. No ato do requerimento, o empreendedor tambm deve apresentar a declarao de enquadramento do empreendimento, firmada pelo responsvel tcnico do RAS e pelo responsvel principal do empreendimento68. Trata-se de uma medida importante, pois elimina anlises, muitas vezes, desnecessrias e, ao mesmo tempo, firma a responsabilidade do empreendedor e seus prepostos. igualmente importante a obrigatoriedade de apresentao do cronograma fsico-financeiro a partir da Concesso da Licena de Instalao, destacando-se a data de incio das obras69 (nfase acrescida). Requerida a Licena Prvia abre-se oportunidade para a realizao de Reunio Tcnica Informativa, seja por iniciativa do prprio rgo ambiental licenciador, ou por solicitao de entidade civil, pelo Ministrio Pblico ou por cinqenta pessoas maiores de dezoito anos70. O Ministrio Pblico deve zelar para o direito de qualquer cidado se manifestar e que tais manifestaes sejam apreciadas e consideradas na fundamentao pelo rgo competente quando da expedio ou no da licena71. A expedio da Licena Prvia condiciona-se, ainda, apresentao, quando couber, da outorga de direito de utilizao dos recursos hdricos ou da declarao da reserva de disponibilidade hdrica72. O requerimento da Licena de Instalao, por sua vez, dever vir acompanhado, no mnimo, da comprovao do atendimento das condicionantes da Licena Prvia, do Relatrio de Detalhamento dos Programas Ambientais, e outras informaes, quando couber73. Ressalte-se, ainda, que a licena de Instalao somente ser expedida aps a comprovao, quando couber, da Declarao de Utilidade Pblica do empreendimento pelo empreendedor74. Em caso de eventual necessidades de estudos complementares, o prazo para a concesso da licena suspenso at a realizao de tais estudos75. Para a concesso da Licena de Operao, por derradeiro, devero ser cumpridas todas as condicionantes da LI, verificando-se inclusive, quando for o caso, por meio da realizao de testes pr-operacionais necessrios previamente autorizados76. Publicaes: as publicaes devero ser feitas em Dirio Oficial e em jornal de grande circulao ou outro meio de comunicao amplamente utilizado na regio onde se pretende instalar o empreendimento devendo constar (i) a identificao do empreendedor, (ii) o local de abrangncia, (iii) o tipo de empreendimento, e (iv) o endereo e telefone do rgo ambiental competente. Cabe ao empreendedor encaminhar cpia das publicaes ao Conselho de Meio Ambiente competente. A divulgao por meio de rdio, quando determinada pelo rgo
67 68

art. 3 da Resoluo CONAMA 279/2001 art. 3, 1 da Resoluo CONAMA 279/2001 69 BESSA ANTUNES, Paulo de. Direito Ambiental. 7 edio. Lumen Juris, 2004, pag. 156 70 art. 8 da Resoluo CONAMA 279/2001. 71 cf. art. 8, 4 da Resoluo CONAMA 279/2001 72 art 3, 2 , da Resoluo CONAMA 279/2001 73 cf. art. 5 da Resoluo CONAMA n 279/2001 74 art 5, pargrafo nico, da Resoluo CONAMA 279/2001 75 cf. art. 6 da resoluo CONAMA 279/2001
76

cf. art. 9 da Resoluo CONAMA 279/2001

ambiental competente ou a critrio do empreendedor, dever ocorrer por no mnimo 3 (trs) vezes ao dia durante 3 (trs) dias consecutivos em horrio das 06h00min s 20h00min77.

77

art. 13 da Resoluo CONAMA 279/2001

13. FLUXOGRAMA DO LICENCIAMENTO AMBIENTAL SIMPLIFICADO DE EMPREENDIMENTOS ELTRICOS COM PEQUENO POTENCIAL DE IMPACTO AMBIENTAL
I. Usinas hidreltricas e sistemas associados; II. Usinas termeltricas e sistemas associados; III. Sistemas de transmisso de energia eltrica (linhas de transmisso e subestaes). IV. Usinas Elicas e outras fontes alternativas de energia.

Requerimento de licenciamento ambiental a ser instrudo, no mnimo, com os seguintes documentos: (i) Relatrio Ambiental Simplificado, atendendo no mnimo, o contedo do Anexo da Resoluo CONAMA n 279/2001, (ii) Registro na Agncia Nacional de Energia Eltrica ANEEL, quando couber, (iii) Manifestaes cabveis dos rgos envolvidos, (iv) Declarao de enquadramento do empreendimento a Resoluo CONAMA n 279/2001, firmada pelo responsvel tcnico pelo RAS e pelo responsvel principal do empreendimento e (v) Apresentao do cronograma fsico-financeiro a partir da Concesso da Licena e Instalao, com destaque para a data de incio das obras.

Apresentao pelo empreendedor, quando couber, da outorga de direito de recursos hdricos ou da reserva de disponibilidade hdrica.

Anlise e definio pelo rgo ambiental, com base no RAS, acerca do enquadramento do empreendimento eltrico no procedimento de licenciamento ambiental simplificado, mediante deciso fundamentada em parecer tcnico.

No enquadramento do disposto na Resoluo CONAMA n. 279/2001. Licenciamento Ambiental no simplificado, na forma da legislao vigente, com EIA/RIMA. Solicitao de esclarecimentos e/ou de estudos complementares pelo rgo ambiental competente, com a suspenso do processo de licenciamento ambiental.

Solicitao de esclarecimento e complementaes, em decorrncia da realizao da Reunio Tcnica Informativa, cabendo ao rgo ambiental juntar as manifestaes no processo de licenciamento ambiental e consider-las na fundamentao da emisso da licena ambiental.

Reunio Tcnica Informativa quando o rgo ambiental competente julgar necessrio, ou quando for solicitado por entidade civil, pelo Ministrio Pblico, ou por 50 pessoas maiores de 18 anos.

Emisso de Parecer Tcnico Conclusivo.

Deferimento ou indeferimento da Licena Prvia, dando-se a devida publicidade.

LI: A expedio da Licena de Instalao pelo rgo ambiental competente est condicionada comprovao por parte do empreendedor da Declarao de Utilidade Pblica do empreendimento, do atendimento das condicionantes da Licena Prvia e da apresentao do Relatrio de Detalhamento dos Programas Ambientais, e outras informaes quando couber. LO: A Licena de Operao ser emitida pelo rgo ambiental competente, desde que tenham sido cumpridas todas as condicionantes da Licena de Instalao, no momento exigveis, antes da entrada em operao do empreendimento, verificando-se inclusive, quando for o caso, por meio da realizao de testes pr-operacionais necessrios, previamente autorizados.

14. FLUXOGRAMA DO UHEs

PROCESSO DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL DE

Inventrio Regime de Estudos; Elaborao de Estudos; Solicitao de Aprovao de Estudos; Aprovao dos Estudos.

re
Viabilidade Registro de Estudos; Elaborao dos Estudos; Solicitao de Aprovao de Estudos; Aprovao de Estudos.

Apresentao pelo empreendedor, da outorga de direito de recursos hdricos ou da reserva de disponibilidade hdrica.
Requerimento de Licena Prvia apresentando-se, na oportunidade, o estudo competente EIA/RIMA.

Anlise da documentao pela rea tcnica e jurdica do rgo licenciador. Solicitao de esclarecimentos e/ou de estudos complementares pelo rgo ambiental competente, com a suspenso do processo de licenciamento ambiental. Audincia Pblica

Solicitao de esclarecimento e complementaes, em decorrncia da realizao da Audincia Pblica, cabendo ao rgo ambiental juntar as manifestaes no processo de licenciamento ambiental e consider-las na fundamentao da emisso da licena ambiental.

Emisso de Parecer Tcnico Conclusivo

Deferimento da Licena Prvia, dando-se a devida publicidade.

Indeferimento da Licena Prvia, dando-se a devida publicidade.

Outorga Edital de Licitao; Minuta de Contrato; Licitao; Concesso;

LI: A expedio da Licena de Instalao pelo rgo ambiental competente est condicionada Declarao de Utilidade Pblica e comprovao por parte do empreendedor da elaborao e aprovao do Projeto Bsico Ambiental (PBA), alm do atendimento das condicionantes da Licena Prvia. LO: A Licena de Operao ser emitida pelo rgo ambiental competente, desde que tenham sido cumpridas todas as condicionantes da Licena de Instalao, no momento exigveis, antes da entrada em operao do empreendimento.

15. PORTARIA INAUGURAL DE INQURITO CIVIL

PORTARIA N. ...../200..

O MINISTRIO PBLICO DO ESTADO DE GOIS, por intermdio da __ Promotoria de Justia de ________ com fundamento no art. 129, inciso III, da Constituio Federal, no art. 117, inciso III, da Constituio do Estado de Gois, no art. 8 da Lei n 7.347/85 (LACP), no art. 25, inciso IV, alnea a, da Lei n 8.625/93 (Lei Orgnica Nacional do Ministrio Pblico) e no art. 46, inciso VI, alnea a da Lei Complementar n 25/98 (Lei Orgnica do Ministrio Pblico do Estado de Gois),

Considerando que a gua um bem de domnio pblico (uso comum do povo) e que a gesto dos recursos hdricos deve sempre proporcionar o uso mltiplo das guas (art. 1, inciso IV, da Lei n 9.433/97), mas, em situaes de escassez, o uso prioritrio dos recursos hdricos o consumo humano e a dessedentao dos animais (art. 1, inciso III, do mesmo diploma legal); Considerando que est prevista a construo de uma UHE na __________, com potncia instalada mnima de _________; Considerando que h ncleos urbanos presentes na rea de drenagem da UHE a ser construda, tais como: _________; Considerando que as barragens possuem como efeitos, entre outros, enchentes, eutrofizao, cheias e problemas de recuperao de vrzeas, macrodrenagens, conflitos de uso, sendo premente compor o represamento das guas com outros usos; Considerando que com relao construo da UHE ________, cuja finalidade precpua a produo de energia eltrica (que no exige qualquer padro de qualidade da gua), tambm deve prever, para a viabilidade do empreendimento, o uso mltiplo do reservatrio; Considerando que o lazer e turismo no reservatrio apresentam diversas incompatibilidades com o abastecimento pblico, quais sejam, prtica de esportes nuticos, pesca predatria, proliferao de reas de camping etc.; Considerando que a ocupao irregular nas proximidades do reservatrio (especulao imobiliria, loteamentos clandestinos e irregulares, tradicionais invases) poder inviabilizar o uso da gua para abastecimento pblico, mediante lanamentos de dejetos (esgotos e lixos), impermeabilizao do solo, formao de ambientes favorveis proliferao de vetores de doenas, desmatamento da mata ciliar, aumento da incidncia de eroses, assoreamento do lago etc.; Considerando que um reservatrio destinado para abastecimento pblico deve sofrer srias restries de uso, para garantir uma sobrevida maior;

Considerando que no municpio de ___________ a captao de gua feita no Rio ______, no municpio de ________ a captao de gua feita no Rio _________, sendo que nesses municpios no h condies para ampliaes dos sistemas produtores, utilizandose seus atuais mananciais (devido limitao das vazes e degradao ambiental); Considerando que a Bacia do Rio ______ a nica alternativa de abastecimento pblico para toda a regio. Assim, em caso de comprometimento da qualidade da gua desta bacia haver escassez deste recurso; Considerando que na hiptese de um reservatrio ser destinado a usos mltiplos, as exigncias tcnicas e ambientais devem satisfazer aos usos mais nobres, o que, in casu, o abastecimento de gua; Considerando que h efetivo risco de eutrofizao do reservatrio (fertilizao da gua pelo nitrognio e fsforo), em virtude principalmente de lanamento de esgotos de origem domstica, sobretudo na forma in natura, das diversas cidades e ncleos urbanos localizados em sua bacia de drenagem; Considerando que com a eutrofizao h o surgimento de algas que podem produzir substncias que conferem odor, colorao excessiva e sabor desagradveis gua inviabilizando a sua utilizao como fonte de abastecimento dgua para consumo humano, se no adequadamente tratada (tratamento tercirio); Considerando que ante a especial ateno ao lanamento de efluentes nos tributrios do rio ____________, h necessidade de definir o tratamento adequado para cada uma das estaes de tratamento de esgotos, visando, primordialmente, a remoo de nutrientes e de algas dos efluentes lanados nos corpos receptores, nos nveis de qualidade de gua admissveis aos usos mltiplos do reservatrio; Considerando que para a manuteno da qualidade da gua do reservatrio, tambm, dever ocorrer necessariamente a despoluio do rio _________, afluente do rio _________, bem como tratamento a nvel tercirio dos efluentes lanados no Rio ___________ e seus afluentes. Considerando que a construo de uma barragem no Rio ___________ para gerao de energia eltrica exigir da companhia de saneamento uma reavaliao das situaes propostas para o esgotamento sanitrio das reas urbanas localizadas na sua bacia hidrogrfica, sendo que essas solues devero ser adequadas aos usos previstos (gerao de energia, recreao, abastecimento dgua, irrigao, etc) para esse empreendimento, sob pena de efetivo risco de alterao da qualidade da gua do reservatrio; Considerando que o EIA/RIMA considera apenas dois usos principais para o empreendimento, quais sejam, gerao de energia e captao para abastecimento pblico e que no h um plano de uso e ocupao do solo do entorno do reservatrio podendo este, consequentemente, ser utilizado como balnerio turstico bem como sofrer ocupaes irregulares em suas margens. Considerando que h necessidade de implementao de diversos programas mitigatrios e compensatrios, tais como: Programa de Salvamento da Flora, Programa de

Desmatamento, Criao de Unidade de Conservao e Elaborao de Planos de Manejo, Elaborao de Ocupao e Uso da rea do Entorno do Reservatrio, Programa de Reflorestamento, Programa de Resgate da Fauna, Plano de Manejo da Fauna, Programa de Conservao da Ictofauna, Programa de Controle da Qualidade das guas, Programa de Controle de Endemias, Programa de Profilaxia da Raiva, Programa de Educao Ambiental etc.; Considerando que se faz necessrio, portanto, condicionar a realizao do empreendimento ao prvio tratamento dos esgotos sanitrios lanados por todas as urbes da regio, a fim de evitar a eutrofizao da gua do reservatrio, ao prvio zoneamento do uso do solo na regio, a fim de evitar a especulao imobiliria com construo de loteamento de lazer; a medidas adotadas para compatibilizar o reservatrio ao abastecimento da populao; RESOLVE: Instaurar o presente INQURITO CIVIL PBLICO, para apurar eventuais danos ao meio ambiente e sade pblica, em virtude da construo da UHE __________, determinando: 1. Autue-se a presente PORTARIA; 2. Registre-se o presente INQURITO CIVIL PBLICO em livro prprio; 3. Requisite-se do(s) Municpio(s) de __________, no prazo improrrogvel de 10 (dez) dias, os seguintes dados: (i) qual a dimenso da rea do municpio a ser inundada com a construo da UHE ________? (ii)H construes e/ou habitaes que ficaro submersas com a construes da Barragem ________? Se positiva a resposta, quantifique informando de que forma haver indenizao e por quem. (iii)Qual o valor do ressarcimento (compensao financeira) pela utilizao dos recursos hdricos? Qual o critrio utilizado para se chegar a esse valor? (iv)H algum projeto para utilizao do reservatrio de gua como balnerio turstico? Se positiva a resposta, que providncias sero tomadas para que no haja comprometimento da qualidade da gua? 4. Requisite-se da Companhia de Saneamento Bsico, no prazo improrrogvel de 10 (dez) dias, os seguintes dados: (i)De que forma tratado o esgoto dos ncleos urbanos situados na rea de influncia do empreendimento, principalmente os localizados a montante do futuro reservatrio (diagnstico avaliando os sistemas presentemente, em operao, os projetados e em estudo)? H alternativas para adequao do sistema de tratamento de esgotos sanitrios de tais regies s novas condies dos corpos receptores? (ii) H estudos de identificao do solo, analisando a situao atual e futura, de modo a permitir a quantificao das cargas poluentes dos esgotos sanitrios urbanos decorrentes das mesmas? (iii) implicaes oriundas da falta de soluo adequada para o armazenamento do lodo orgnico produzido nas estaes de tratamento existentes. (iv) Resultado (elaborao) de estudos de reavaliao do Sistema de Esgotamento Sanitrio, caso existentes. (v) Quais so os requisitos tcnicos para a manuteno da qualidade da gua do futuro reservatrio que tambm ser destinado para o abastecimento pblico? (vi) Que municpios sero beneficiados com tal abastecimento ? E por quanto tempo?

(vii) Quais so as alternativas de captao de gua na regio, com exceo do Rio __________? 5. Requisite-se da Agncia de Meio Ambiente e Recursos Naturais, no prazo improrrogvel de 10 (dez) dias, os seguintes dados: (i) cpia integral do EIA/RIMA (Estudo Prvio de Impacto Ambiental e seu respectivo Relatrio de Impacto Ambiental); (ii)cpia integral do processo de licenciamento); (iii) Quais foram os requisitos (condicionantes) exigidos do empreendedor para que este pudesse (ou possa) obter referida Licena Prvia? Esto sendo cumpridos regularmente? (iv) a Licena Prvia concedida ainda est em vigor? Quais so as condies de validade? (v) qual a atual fase de Licenciamento? J foi requerida a Licena de Instalao? Quais so os requisitos para obteno da licena de instalao? 6. Requisite-se da _____________ (empreendedor), no prazo improrrogvel de 10 (dez) dias, os seguintes dados: (i) cpia do EIA/RIMA (Estudo prvio de Impacto Ambiental e seu respectivo relatrio) referente construo da UHE ____________; (ii) comprovao de que esto sendo cumpridos os requisitos ambientais exigidos quando da expedio de Licena Prvia para atividades na fase preliminar de planejamento do empreendimento, estudos de localizao, concepo e projetos de viabilidade ambiental.
(iii) planta contendo relao completa dos proprietrios e/ou posseiros das reas localizadas nas proximidades do futuro reservatrio de gua que se formar em decorrncia da construo da UHE ____________; (iv) a relao completa dos proprietrios e/ou posseiros que tero suas terras inundadas em virtude da realizao de tal empreendimento, e

(v) procedimento a ser adotado para a avaliao dos aludidos imveis. 7. Seja remetida cpia desta PORTARIA ao Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente, nos termos do art. 27 da Resoluo n 09/95 da Procuradoria Geral de Justia do Estado de Gois; 8. Seja tomado por termo o compromisso da secretria nomeada; 09. Aps voltem-me conclusos para posteriores deliberaes. ______________, __ de __________de 200.. ______________________
Promotor de Justia

16. MODELOS DE OFCIO


Ofcio n. ____./200_ _____________, __ de _____ de 200_

A o Senhor
_____________(Prefeito do Municpio de ____________) _____________(endereo) _____________ -GO

Assunto: Inqurito Civil n ____/200_ - Construo da UHE ______________ Senhor Prefeito, Com esteio no art. 129, VI, da Constituio Federal, art. 26, I, "b" e 3, da Lei 8.625, de 12/02/93, e art. 8, 1, da Lei 7.347/85, para instruir o inqurito em epgrafe, e considerando ser imperiosa a coleta de informes tcnicos que possam embasar eventual propositura de ao civil pblica, formulo a presente requisio no sentido de Vossa Senhoria fornecer os seguintes dados e documentos: (i) cpia integral do EIA/RIMA (Estudo Prvio de Impacto Ambiental e seu respectivo Relatrio de Impacto Ambiental); (ii)cpia integral do processo de licenciamento); (iii) Quais foram os requisitos (condicionantes) exigidos do empreendedor para que este pudesse (ou possa) obter referida Licena Prvia? Esto sendo cumpridos regularmente? (iv) a Licena Prvia concedida ainda est em vigor ? Quais so as condies de validade?
(v) qual a atual fase de Licenciamento? J foi requerida a Licena de Instalao? Quais so os requisitos para obteno da licena de instalao? Tratando-se de requisio, assino o prazo de 10 (dez) dias para resposta, sob as penas do art. 10 da Lei 7.347/85 (constitui crime, punido com pena de recluso de 01 a 03 anos, mais multa, a recusa, o retardamento ou a omisso de dados tcnicos indispensveis propositura de ao civil, quando requisitados pelo Ministrio Pblico). Atenciosamente,

__________________________

Promotor de Justia

Ofcio n. .../... ................., ... de ... de 200....

Ao Senhor
....................... (Presidente ou Diretor da Companhia de Saneamento Bsico/Agncia Ambiental do Estado) ........................(endereo) Goinia-GO

Assunto: Inqurito Civil n ...../200... - Construo da UHE ...................... Senhor Presidente, Com esteio no art. 129, VI, da Constituio Federal, art. 26, I, "b" e 3, da Lei 8.625, de 12/02/93, e art. 8, 1, da Lei 7.347/85, para instruir o inqurito em epgrafe, e considerando ser imperiosa a coleta de informes tcnicos que possam embasar eventual propositura de ao civil pblica, formulo a presente requisio no sentido de Vossa Senhoria fornecer os seguintes dados:
(i) De que forma tratado o esgoto da regio ................... (diagnstico avaliando os sistemas presentemente, em operao, os projetados e em estudo)? H alternativas para adequao do sistema de tratamento de esgotos sanitrios da regio ......................... s novas condies dos corpos receptores ?

(ii) H estudos de identificao do solo, analisando a situao atual e futura, de modo a permitir a quantificao das cargas poluentes dos esgotos sanitrios urbanos decorrentes das mesmas? (iii) Quais so as implicaes que a falta de soluo adequada para o armazenamento do lodo orgnico produzido nas estaes de tratamento? (iv) Resultado (elaborao) de estudos, caso existentes, de reavaliao do Sistema de Esgotamento Sanitrio da regio ......................... (v) Quais so os requisitos tcnicos para a manuteno da qualidade da gua do futuro reservatrio que tambm ser destinado para o abastecimento pblico ? (vi) Que municpios sero beneficiados com tal abastecimento ? E por quanto tempo ? (vii) Quais so as alternativas de captao de gua na regio, com exceo do Rio ......... ?
Tratando-se de requisio, assino o prazo de 10 (dez) dias para resposta, sob as penas do art. 10 da Lei 7.347/85 (constitui crime, punido com pena de recluso de 01 a 03 anos, mais multa, a recusa, o retardamento ou a omisso de dados tcnicos indispensveis propositura de ao civil, quando requisitados pelo Ministrio Pblico). Atenciosamente,

.............................................

Promotor de Justia

Obs: Este ofcio pode ser encaminhado para a Companhia de Saneamento Bsico e para a Agncia Ambiental do Estado

Ofcio n. ......./200... ............, ... de ... de 200....

Ao Senhor

............................ (Presidente da Agncia Ambiental) ............................... (endereo)


Goinia-GO

Assunto: Inqurito Civil n ...../200.... - Construo da UHE ....................

Senhor Presidente,

O Ministrio Pblico do Estado de Gois, com esteio no art. 129, VI, da Constituio Federal, art. 26, I, "b" e 3, da Lei 8.625, de 12/02/93, e art. 8, 1, da Lei 7.347/85, para instruir o inqurito em epgrafe, e tendo em vista ser imperiosa a coleta de informes tcnicos que possam embasar eventual propositura de ao civil pblica, e Considerando que o cumprimento das exigncias constantes da licena prvia que consigna requisitos bsicos a serem atendidos nas fases de localizao, instalao e operao , pressuposto condicionante e inafastvel expedio da licena de instalao; Considerando que em relao Construo da UHE ...................... foi expedida a licena de instalao sem que fossem cumpridas as exigncias da licena prvia, o que torna a primeira (licena de instalao) totalmente incua e nula; Considerando que conceder licena, autorizao ou permisso em desacordo com as normas ambientais para as atividades, obras ou servios cuja realizao depende de ato autorizativo do poder pblico crime apenado com pena de deteno de um a trs anos e multa (art. 67 da Lei n 9.605/98); formula a presente REQUISIO no sentido de Vossa Senhoria fornecer, no prazo improrrogvel de 48 (quarenta e oito) horas: (i) dados pormenorizados acerca do cumprimento integral das exigncias constates da licena prvia, bem como da apresentao dos estudos complementares. Frise-se: o no cumprimento das exigncias constantes da Licena prvia implica a imediata revogao da licena de instalao, o que, desde j, se requer, comprovada a desdia da concessionria. Cumpre esclarecer, ainda, que a ausncia de resposta presente, ou de justificativa plausvel, ensejar a propositura das medidas judiciais cabveis

Atenciosamente,

...............................................

Promotor de Justia

Ofcio n. ....../200... .............., ... de ... de 200....

A Sua Senhoria o Senhor


......................(Diretor da empresa responsvel pela construo da UHE) ........................(endereo) ....................... -GO

Assunto: Inqurito Civil n ........./200..... - Construo da UHE.................... Senhor Diretor, Com esteio no art. 129, VI, da Constituio Federal, art. 26, I, "b" e 3, da Lei 8.625, de 12/02/93, e art. 8, 1, da Lei 7.347/85, para instruir o inqurito em epgrafe, e considerando ser imperiosa a coleta de informes tcnicos que possam embasar eventual propositura de ao civil pblica, formulo a presente requisio no sentido de Vossa Senhoria fornecer os seguintes dados e documentos: (i) cpia do EIA/RIMA (Estudo prvio de Impacto Ambiental e seu respectivo relatrio) referente construo da UHE ...............; (ii) comprovao de que esto sendo cumpridos os requisitos ambientais exigidos quando da expedio de Licena Prvia para atividades na fase preliminar de planejamento do empreendimento, estudos de localizao, concepo e projetos de viabilidade ambiental.
(iii) planta contendo relao completa dos proprietrios e/ou posseiros das reas localizadas nas proximidades do futuro reservatrio de gua que se formar em decorrncia da construo da UHE .....................; (iv) a relao completa dos proprietrios e/ou posseiros que tero suas terras inundadas em virtude da realizao de tal empreendimento, e (v) procedimento a ser adotado para a avaliao dos aludidos imveis. Tratando-se de requisio, assino o prazo de 10 (dez) dias para resposta, sob as penas do art. 10 da Lei 7.347/85 (constitui crime, punido com pena de recluso de 01 a 03 anos, mais multa, a recusa, o retardamento ou a omisso de dados tcnicos indispensveis propositura de ao civil, quando requisitados pelo Ministrio Pblico). Atenciosamente,

.............................................

Promotor de Justia

Ofcio n .../200...... ..............., ... de ... de 200....

A Sua Senhoria o Senhor


Doutor........................... Gerente Executivo do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis -IBAMA Goinia-GO

Assunto: Inqurito Civil n ........./200.. - Construo da UHE ................... Senhor Gerente Executivo, O Ministrio Pblico do Estado de Gois, com esteio no art. 129, VI, da Constituio Federal, art. 26, I, "b" e 3, da Lei 8.625, de 12/02/93, e art. 8, 1, da Lei 7.347/85, para instruir o inqurito em epgrafe, e tendo em vista ser imperiosa a coleta de informes tcnicos que possam embasar eventual propositura de ao civil pblica, e Considerando que o cumprimento das exigncias constantes da licena prvia que consigna requisitos bsicos a serem atendidos nas fases de localizao, instalao e operao , pressuposto condicionante e inafastvel expedio da licena de instalao; Considerando que em relao Construo da UHE ...................... foi expedida, pelo rgo licenciador estadual, a licena de instalao sem que fossem cumpridas as exigncias da licena prvia, o que torna a primeira (licena de instalao) totalmente incua e nula; Considerando que conceder licena, autorizao ou permisso em desacordo com as normas ambientais para as atividades, obras ou servios cuja realizao depende de ato autorizativo do poder pblico crime apenado com pena de deteno de um a trs anos e multa (art. 67 da Lei n 9.605/98); RESOLVE:
formular a presente REQUISIO no sentido de Vossa Senhoria determinar, em carter supletivo, a realizao de vistoria tcnica no empreendimento e anlise do processo de licenciamento ambiental, a fim de verificar a existncia de eventuais irregularidades, encaminhado-se relatrio circunstanciado a esta Promotoria de Justia, com a urgncia que o caso requer. Atenciosamente,

.........................................................

Promotor de Justia

Ofcio n. ___/200__ ____________, ___ de ________ de 200_

A Sua Excelncia o Senhor


Doutor .... Delegado Estadual do Meio Ambiente Goinia-GO

Assunto: Instaurao de Inqurito Policial. Senhor Delegado,


O Ministrio Pblico do Estado de Gois, por seu Promotor de Justia que esta subscreve, vem, respeitosamente, com fulcro nos arts. 129, inciso VIII, da Constituio Federal, art. 26, inciso IX, da Lei n 8.625/93 (LONMP) e art. 58, inciso XIV da Lei Complementar n 25/98 (LOEMP), e nos documentos que instruem o presente, REQUISITAR de Vossa Senhoria a instaurao de inqurito policial, pela prtica, em tese, do crime previsto no art. 67 da Lei n 9.605/98 (Lei dos Crimes Ambientais), na forma dolosa, em desfavor de ................................... (nomear o funcionrio responsvel pela emisso da licena e o respectivo cargo no rgo ambiental). Atenciosamente,

............................................................

Promotor de Justia

17. TERMO DE AJUSTAMENTO DE CONDUTA REFERENTE AO ESTUDO INTEGRADO DE BACIA HIDROGRFICA PARA APROVEITAMENTO HIDRELTRICO

TERMO DE AJUSTAMENTO DE CONDUTA

Pelo presente instrumento, em que figura de um lado o MINISTRIO PBLICO DO ESTADO DE GOIS, doravante denominado compromitente, e de outro lado a AGNCIA GOIANA DE MEIO AMBIENTE E RECURSOS NATURAIS, pessoa jurdica de direito pblico, respectivamente representada neste ato pelo seu presidente.........................................., doravante denominada compromissria, celebram este TERMO DE AJUSTAMENTO DE CONDUTA, nos seguintes termos:

CONSIDERANDO que compete ao Ministrio Pblico promover o inqurito civil e a ao civil pblica, para a proteo do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos78;
CONSIDERANDO que compete aos rgos e entidades ambientais integrantes do Sistema Nacional do Meio Ambiente a defesa, preservao, proteo e conservao do meio ambiente;

CONSIDERANDO que todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder pblico e coletividade o dever de defend-lo e preserv-lo para as presentes e futuras geraes79; CONSIDERANDO que as condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitaro os infratores, pessoas fsicas ou jurdicas, a sanes penais e administrativas, independentemente da obrigao de reparar os danos causados80; CONSIDERANDO que a construo, instalao, ampliao e funcionamento de estabelecimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais, considerados efetiva e potencialmente poluidoras, bem como capazes, sob qualquer forma, de causar degradao ambiental, dependero de prvio licenciamento do rgo competente81; CONSIDERANDO que crime conceder o funcionrio pblico licena, autorizao ou permisso em desacordo com as normas ambientais, para as atividades, obras ou servios cujo realizao depende de ato autorizativo do poder pblico82; CONSIDERANDO que a implementao de empreendimentos hidreltricos (UHEs e PCHs) deve proporcionar, em relao gesto dos recursos hdricos, o uso mltiplo das guas83;
78 79

cf. art.129, III, da CF. cf. art 225, caput, da CF. 80 cf. art. 225, 3, da CF. 81 cf. art. 10 da Lei n 6.938/1981. 82 cf. art. 67 da Lei n 9.605/98. 83 cf. art. 1, IV, da Lei n 9.433/97.

CONSIDERANDO que apesar da matriz energtica no Brasil ser fortemente ancorada nas hidreltricas, as tendncias nos ltimos anos apontam para a falta de planejamento adequado do setor energtico e a adoo de polticas regulatrias improvisadas84; CONSIDERANDO que o modelo energtico brasileiro causou desnecessrios impactos socioambientais e gerou grande presso sobre os rgos licenciadores e entidades da sociedade civil visando a uma flexibilizao das exigncias ambientais e sociais, o que acarretou na aprovao de empreendimentos de alto risco econmico, social e ambiental, em detrimento da sustentabilidade social e ambiental85; CONSIDERANDO que no Estado de Gois, embora estejam previstas a implementao de mais de 80 (oitenta) empreendimentos hidreltricos, muitos j licitados ou em vias de licitao, em 2000, Gois produziu 21.654 GWh, conforme dados do Balano Energtico do Estado de Gois 2001 (CELG, 2002), dos quais foram exportados 14.316 GWh e 6.579 GWh consumidos internamente86; CONSIDERANDO que o Estado de Gois exportou 65,8% da energia eltrica produzida em seu territrio podendo-se afirmar, portanto, que no h necessidade de expanso de gerao de energia em Gois para suprir suas necessidades atuais das atividades econmicas no Estado, seja tendo como fonte a energia hidrulica e, menos ainda, de fontes trmicas que tm um maior custo de produo87; CONSIDERANDO que, dessa forma, quaisquer acrscimos na capacidade de gerao de energia eltrica tero como objetivo exclusivo atender o mercado nacional, com os impactos negativos desses empreendimentos refletindo-se apenas e diretamente sobre o Estado, sua populao e as atividades econmicas que ela poderia desenvolver, em especial em turismo, lazer e nos agronegcios88; CONSIDERANDO que os projetos de expanso da gerao de energia eltrica que o governo federal pretende implantar em Gois representam um impacto maior que os dos empreendimentos j existentes, em termos de perda de territrio e todas suas conseqncias ambientais, sociais e econmicas89; CONSIDERANDO que, por essa razo, os empreendimentos hidreltricos devem ser cuidadosamente avaliados e o Estado de Gois deve passar a analisar com maior cuidado os novos empreendimentos de gerao hidreltrica em seu territrio90; CONSIDERANDO que se torna essencial comparar os benefcios e prejuzos deles (empreendimentos hidreltricos) resultantes para sua populao, e tambm com as vrias alternativas que hoje se colocam, desde o agronegcio ao turismo de natureza91;
84

Cf. CAMARGO Aspsia, CAPOBIANCO, Joo Paulo R. & PUPPIM DE OLIVEIRA, Jos Antonio. In Meio Ambiente BRASIL: avanos e obstculos ps Rio-92. So Paulo: Editora Estao Liberdade, pg 30/31. 85 Idem 86 GEOGOIS, Estado Ambiental de Gois 2002, pag. 207 87 Idem 88 Idem 89 Idem 90 GEOGOIS, Estado Ambiental de Gois 2002, pag. 207 e 219 91 GEOGOIS, Estado Ambiental de Gois 2002, pag. 219

CONSIDERANDO que os critrios e parmetros utilizados no Estudo de inventrio realizado pela Aneel no contemplam todas as interaes e efeitos prprios do sinergismo de aproveitamentos implementados e em vias de implementao; CONSIDERANDO que os efeitos cumulativos -- considerados como a acumulao de alteraes nos sistemas ambientais ao longo do tempo e no espao, de maneira aditiva ou interativa. As alteraes podem originar-se de aes singelas ou mltiplas, de mesmo tipo ou de tipos diferentes. Uma unidade de alterao ambiental causada por uma ao individual pode ser considerada insignificante por sua reduzida escala espacial e temporal. Porm, alteraes ambientais originadas por aes repetidas ou por diversas aes podem se acumular no tempo e no espao, resultando em efeitos cumulativos considerados significativos92 comumente so total ou parcialmente desconsiderados; CONSIDERANDO que a anlise do enfoque global da influncia de cada projeto destinado utilizao de recursos hdricos no pode ser substituda pela mera consolidao dos estudos de impactos ambientais relativos aos aproveitamentos hidreltricos implementados e barramentos de grande porte, at porque Estudos parciais dificilmente mostraro, quando unidos, a dinmica do todo, pois a dinmica global pode tambm ser varivel e no refletida numa simples somatria de trabalhos parciais93; CONSIDERANDO que os diversos elementos biticos se relacionam no ecossistema, no tempo e no espao, sendo preciso estabelecer como um dado impacto atuar sobre os demais, e como ser potencializado ou no ao longo do tempo 94; CONSIDERANDO que o Estado de Gois carece de uma avaliao ambiental estratgicaque possa levar em conta o impacto conjunto das hidreltricas localizadas em um mesmo rio ou bacia, e que auxilie na tomada de deciso quanto ao seu licenciamento95; CONSIDERANDO que a par da abrangncia geogrfica da bacia no ser considerada para efeitos dos impactos negativos, os dados e as informaes so obtidas, em geral, de maneira ineficiente e insuficiente por intermdio de poucos pontos de coleta e em curto perodo de tempo; CONSIDERANDO que critrios econmicos e outros (reduo das reas inundadas, ndice pequeno de populaes a serem deslocadas, riscos menores s inundaes em cidades ribeirinhas, caracterstica da rea etc.) so sempre considerados em excluso a questes to ou mais importantes (v.g. socioambientais) quando da eleio de locais para aproveitamento hidreltrico; CONSIDERANDO que os inventrios do potencial hidreltrico so hoje realizados geralmente por empresas de engenharia, que tm interesse nas obras decorrentes e que levam em considerao nica e exclusivamente condies topogrficas, isto , a
92

Informao Tcnica n 109/00 4 Cmara de Coordenao e Reviso Meio Ambiente e Patrimnio Cultural do Ministrio Pblico Federal 93 cf. Informao Tcnica n 109/00 4 Cmara de Coordenao e Reviso Meio Ambiente e Patrimnio Cultural do Ministrio Pblico Federal 94 cf. Informao Tcnica n 109/00 4 Cmara de Coordenao e Reviso Meio Ambiente e Patrimnio Cultural do Ministrio Pblico Federal. 95 Estado Ambiental de Gois 2002 - GEOGOIS

possibilidade de aproveitamento dos desnveis existentes para gerao de energia. Estes inventrios so repassados Agncia Nacional de Energia Eltrica que, com base em prioridades pouco transparentes, leiloa as concesses para esses empreendimentos96; CONSIDERANDO que o setor eltrico se ressentiu de deficincias e impropriedades materiais e formais no planejamento anteriormente realizado a demonstrar a necessidade de instrumentos de planejamento como o Estudo Integrado de Bacias Hidrogrficas para a Avaliao de Aproveitamento Hidreltrico; CONSIDERANDO a necessidade de compatibilizar o novo modelo do setor eltrico gesto ambiental adotando-se uma nova poltica ambiental; CONSIDERANDO que, desde fevereiro de 2000, a partir de estudo cientfico publicado pela Revista Nature, o bioma Cerrado internacionalmente reconhecido como um dos hotspots da biodiversidade mundial, por abrigar grande riqueza ambiental e por sofrer grave ameaa pelas atividades humanas, exigindo aes urgentes de conservao;
CONSIDERANDO os compromissos do Estado brasileiro de erradicao da pobreza e reduo das desigualdades sociais e regionais, consolidados no art. 3 da Constituio Federal de 1988, que trata dos objetivos fundamentais da Repblica Federativa do Brasil, e tendo em vista os riscos iminentes de empobrecimento das comunidades rurais tradicionais, alvo de processos de fragmentao comunitria devido aos procedimentos de deslocamentos involuntrios;

CONSIDERANDO que da definio das reas de influncia e de estudos de diagnstico bem elaborados decorrem aes e medidas eficazes para mitigar, minimizar e/ou compensar aqueles impactos que comprometem a qualidade ambiental, a sade e o bem-estar da populao; CONSIDERANDO que constitui ato de improbidade administrativa aquele que atenta contra os princpios da administrao pblica, notadamente praticando ato visando fim proibido por lei ou regulamento97; CONSIDERANDO que a Lei n 7.347/1985, em seu artigo 5, 6, faculta ao Ministrio Pblico tomar dos interessados compromissos de ajustamento de sua conduta, com eficcia de ttulo executivo, RESOLVEM celebrar neste ato COMPROMISSO DE AJUSTAMENTO DE CONDUTA, mediante as seguintes clusulas: CLUSULA PRIMEIRA 1. A compromissria reconhece que os processos de licenciamento de Usinas Hidreltricas (UHEs) e Pequenas Centrais Hidreltricas (PCHs) devem ser precedidos do imprescindvel Estudo Integrado de Bacias Hidrogrficas para Avaliao de Aproveitamentos Hidreltricos,
96

NOVAES, Pedro da Costa. Gegrafo, mestre em Cincia Ambiental pela USP e Superintendente Executivo da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hdricos de Gois. Jornal O Popular, 17/12/2003. 97 cf. art. 11 da Lei n 8.429/92

doravante denominado EIBH, observando-se os critrio mnimos estabelecidos no Termo de Referncia anexado presente -- que passa a fazer parte integrante e indissocivel deste instrumento --, de maneira a constatar e averiguar, precipuamente, os impactos cumulativos (a acumulao de alteraes nos sistemas ambientais ao longo do tempo e no espao, de maneira aditiva e interativa) dos empreendimentos hidreltricos instalados e em vias de instalao; CLUSULA SEGUNDA 2. O EIBH dever contemplar e observar, no mnimo, os seguintes pressupostos inafastveis concernentes abrangncia e metodologia: (i) dados primrios e secundrios; (ii) UHEs e PCHs existentes, programadas e projetadas; e (iii) levantamento de todas as fontes poluidoras e respectivas cargas. CLUSULA TERCEIRA 3. O EIBH dever observar e respeitar compulsoriamente os critrios, requisitos, prescries e exigncias estabelecidos no Termo de Referncia anexado presente e no Plano de Trabalho correspondente a ser apresentado. Pargrafo nico. O Termo de Referncia poder ser acrescido de novas exigncias tcnicas e legais a critrio do rgo ambiental licenciador competente; CLUSULA QUARTA 4. A obrigao de apresentao, anlise e aprovao dos EIA/RIMAs ou RAS de cada empreendimento hidreltrico individualmente considerado no restar prejudicada pela elaborao do EIBH; CLUSULA QUINTA 5. Os EIA/RIMAs ou RAS apresentados e referentes a cada empreendimento hidreltrico devero ser atualizados, complementados ou inteiramente refeitos, se for o caso, de maneira a: (i) suprir eventuais lacunas, incongruncias, irregularidades, insuficincia tcnica e de dados etc., e (ii) compatibiliz-los e adequ-los (os estudos ambientais) s concluses, levantamentos, diretrizes e recomendaes do EIBH; CLUSULA SEXTA 6. A compromissria AGNCIA AMBIENTAL assume a obrigao de NO FAZER consistente em abster-se de conceder qualquer tipo de licena (LP, LI e LO) a quaisquer empreendimentos hidreltricos (UHEs e PCHs) a serem implementados no Estado de Gois

sem a prvia apresentao, anlise e aprovao do EIBH, bem como dos respectivos EIA/RIMAs ou RAS devidamente atualizados, complementados ou refeitos conforme ajustado na clusula quinta;
CLUSULA STIMA 7. A compromissria AGNCIA AMBIENTAL assume a obrigao de FAZER consistente em inserir expressamente em todas as Licenas Prvias e de Instalao j concedidas para a instalao de UHEs e PCHs, cujas obras no tiverem sido iniciadas, a condicionante relativa prvia apresentao de estudo referente ao EIBH, sem a qual nenhum tipo de atividade de instalao poder ser iniciada, inclusive aquelas relativas ao canteiro de obras e ao acampamento;

CLUSULA OITAVA 8. A compromissria AGNCIA AMBIENTAL assume a obrigao de NO FAZER consistente em abster-se de expedir Licena de Funcionamento/Operao para a instalao de UHEs e PCHs que se encontram com Licena de Instalao j concedida e em efetiva execuo fsica das obras, at que seja apresentado, analisado e aprovado o EIBH, bem como os respectivos EIA/RIMAs ou RAS devidamente atualizados, complementados ou refeitos conforme ajustado na clusula quinta; CLUSULA NONA
9. A compromissria AGNCIA AMBIENTAL assume a obrigao de FAZER consistente em exigir a adequao dos empreendimentos hidreltricos que se encontram em funcionamento, observando-se o ajustado na clusula quinta, visando regularizao dos respectivos processos de licenciamento ambiental;

CLUSULA DCIMA
10. A compromissria AGNCIA AMBIENTAL assume a obrigao de FAZER consistente em realizar, no mnimo, uma audincia pblica -- qual dever se dar ampla, prvia e eficaz divulgao -- em um dos municpios situados na respectiva bacia e na rea de influncia direta dos empreendimentos, aps a concluso do EIBH a antes de sua aprovao.

Pargrafo nico. A audincia pblica prevista nesta clusula deve ser realizada sem prejuzo da audincia pblica inerente aos respectivos processos de licenciamento ambiental, conforme disposto nas Resolues Conama e legislao pertinente, e da reunio tcnica informativa prevista na clusula que se segue (clusula dcima primeira); CLUSULA DCIMA PRIMEIRA
11. A compromissria AGNCIA AMBIENTAL assume a obrigao de FAZER consistente em realizar, no mnimo, uma reunio tcnica informativa em Goinia -- qual dever se dar ampla, prvia e eficaz divulgao,

principalmente nos municpios situados na respectiva bacia e na rea de influncia (direta e indireta) dos empreendimentos -- quando da concluso e eventual aprovao do EIBH que somente poder ocorrer aps a realizao da audincia pblica prevista no caput da clusula anterior (clusula dcima);

CLUSULA DCIMA SEGUNDA 12. A compromissria AGNCIA AMBIENTAL assume a obrigao de FAZER consistente em observar e fazer cumprir integralmente todas as clusulas previstas neste compromisso, no que se refere aos empreendimentos (UHEs e PCHs) situados na bacia do rio Paranaba no sudoeste do Estado de Gois.
Pargrafo nico. Em relao aos empreendimentos hidreltricos a serem implementados na bacia do rio __________ no ______ do Estado de Gois o EIBH dever obrigatoriamente contemplar e observar, no mnimo, os seguintes pressupostos inafastveis concernentes abrangncia e metodologia:

(i) rios _______, _______, (ii) dados primrios e secundrios, (iii) UHEs e PCHs existentes, programadas e projetadas, e (iv) levantamento de todas as fontes poluidoras e respectivas cargas; CLUSULA DCIMA TERCEIRA
13. O compromitente Ministrio Pblico (Federal e Estadual) poder fiscalizar a execuo do presente acordo a qualquer momento, tomando as providncias legais cabveis, sempre que julgar necessrio;

CLUSULA DCIMA QUARTA 14. Em caso de descumprimento das obrigaes assumidas, a compromissria ficar sujeita ao pagamento de multa diria no valor de R$ 50.000,00 (cinqenta mil reais), at o adimplemento total da obrigao, que poder ser exigida conjuntamente com as demais obrigaes, e sem prejuzo da execuo especfica da obrigao por terceiros, salvo por motivo devidamente justificado, e da responsabilizao pessoal das autoridades competentes; CLUSULA DCIMA QUINTA 15. O no pagamento da multa implica em sua cobrana pelo Ministrio Pblico ou pela Fazenda Pblica, com correo monetria, juros de 1% (um por cento) ao ms, e multa de 2% (dois por cento) sobre o montante devido;
CLUSULA DCIMA SEXTA 16. O inadimplemento total ou parcial de quaisquer das clusulas aqui avenadas implicar na imediata suspenso da eficcia das licenas ambientais dos empreendimentos hidreltricos situados na respectiva bacia, at a total regularizao ambiental e adequao dos aproveitamentos hidreltricos aos termos ora ajustados, independentemente de qualquer notificao prvia.

CLUSULA DCIMA STIMA

17. Este compromisso produzir efeitos legais, especificamente em relao ao civil pblica n. ___________ em trmite na Comarca de ________-GO, ao civil pblica n. _________ em trmite na Comarca de _________-GO, e ao civil pblica n. _________ em trmite na Comarca de _______-GO, a partir das respectivas homologaes pelos R. juzos competentes (art. 269, III, do CPC), e ter eficcia de ttulo executivo judicial. E, por estarem de acordo, firmam o presente e requerem a competente homologao judicial.
_________-GO, ___ de ____ de 200__

Promotor de Justia de ....................

Promotora de Justia de .....................

Presidente da Agncia Ambiental do Estado de Gois Presidente do IBAMA

CAPTULO V PROPOSTA DE ATUAO DO MINISTRIO PBLICO NAS INFRAES PENAIS AMBIENTAIS*

1. TRANSAO PENAL E COMPOSIO DO DANO AMBIENTAL A composio do dano ambiental condio para a transao penal. As infraes penais ambientais, cujas penas mximas no sejam superiores a dois anos ou multa (Lei 10.259/01), admitem proposta de transao pelo representante do Ministrio Pblico. O artigo 27, da Lei 9605/98, atendendo ao esprito reparatrio da Lei Ambiental, estabelece como condio proposta de transao penal a prvia composio civil dos danos ambientais. Ressalte-se que o dispositivo exige to somente a prvia realizao de acordo (ajustamento de condutas) entre o autor do fato e o Ministrio Pblico, no sendo exigido, neste momento, que haja a efetiva reparao total do dano ambiental, isto a recuperao total do ambiente degradado, nem sempre possvel at a realizao da audincia preliminar, para somente aps se realizar a transao penal. A exigncia da prvia composio do dano ambiental visa garantir a soluo da responsabilidade civil, ainda na esfera penal, racionalizando e tornando clere a atividade jurisdicional, ao aproveitar da oportunidade em que se estar discutindo a responsabilidade penal para garantir desde logo a recuperao e/ou reparao do meio ambiente. Com isto, busca-se evitar, em tese, que haja a necessidade do Ministrio Pblico instaurar um Inqurito Civil Pblico e o ajuizamento da respectiva Ao Civil Pblica.

2. ATRIBUIES PARA A REALIZAO DA PRVIA COMPOSIO DOS DANOS AMBIENTAIS E PARA A AO PENAL PERANTE O JUIZADO ESPECIAL CRIMINAL

A presente questo somente tem efeito nas Comarcas em que as atribuies para atuao do Juizado Especial Criminal no so exercidas pelo mesmo rgo de execuo que atua na Curadoria do Meio Ambiente. Como a Lei de Crimes contra o Meio Ambiente tambm voltada reparao do dano, necessrio que haja um perfeito entrosamento entre os Promotores de Justia das reas cvel e criminal, para se evitar intervenes conflitantes, no que diz respeito s exigncias a serem feitas com a finalidade de composio civil do dano ambiental.

Captulo elaborado por Juliano de Barros Arajo Promotor de Justia, titular da 15 Promotoria de Justia de Goinia (Ncleo de Defesa do Meio Ambiente), Ex-Coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente do Ministrio Pblico do Estado de Gois

Alm disso, diante da necessidade da prvia composio civil dos danos ambientais como condio para a proposta de transao penal, a dicotomia de atuao entre os Promotores de Justia dos Juizados Especiais Criminais e os Curadores de Meio Ambiente tem, por vezes, ocasionado, a prescrio da pretenso punitiva, isto porque os primeiros ficam aguardando que estes formalizem a composio civil, para somente ento ofertarem a proposta de transao penal, o que pode ser irremediavelmente tardio. Ou pior, em alguns casos, no est havendo a devida interpretao do art. 27, da Lei 9.605/98, isto , as propostas de transao penal sem a realizao da prvia composio civil, ou at mesmo relegando esta a segundo plano.

Estas so algumas das razes pelas quais se tem preconizado a convenincia da concentrao, em um s rgo de execuo, das atribuies afetas matria das infraes penais ambientais.

Para tanto, imprescindvel que, nas comarcas em que assim no se deliberou, os Promotores de Justia dos Juizados Especiais Criminais e de Meio Ambiente convencionem, antecipadamente, o procedimento a ser adotado para a composio dos danos ambientais, a fim de ser viabilizada a transao penal quando da audincia preliminar. Considerando que, o Ministrio Pblico uno e indivisvel, que os Promotores de Justia dos Juizados Especiais tm atribuies nas matrias que so afetas ao referido juzo, que as infraes penais ambientais, na sua grande maioria, so consideradas infraes de menor potencial ofensivo, portanto de competncia do Juizado Especial, e que o objetivo processual da Lei dos Crimes Ambientais a racionalizao dos servios e a celeridade da prestao jurisdicional. Desta maneira, os Centros de Apoio Criminal e de Meio Ambiente sugerem que os rgos de Execuo perante os Juizados Especiais Criminais tenham atribuio para promover a prvia composio civil dos danos ambientais por meio de TAC ou na audincia preliminar, encaminhando, em seguida, cpia dos atos praticados de natureza cvel ao Curador do Meio Ambiente para acompanhamento do cumprimento das obrigaes cveis assumidas.

3. SUGESTES PARA A COMPOSIO CIVIL DO DANO AMBIENTAL Verificada a prtica de ato lesivo ao meio ambiente que, em tese configure ilcito penal (especialmente quando se no se tratar de dano ambiental de grandes propores), ao Ministrio Pblico incumbe exigir a reparao integral do dano ambiental causado e, posteriormente, propor a transao penal.

Uma das maiores dificuldades para celebrar compromissos de ajustamento de conduta reside na demora da apresentao, pelos rgos ambientais, dos laudos periciais que possam delimitar e quantificar os danos, o que pode dificultar os limites da responsabilizao ambiental objetiva. Vale ressaltar que, ainda que se trate de dano ambiental de pequena monta e de freqente ocorrncia, no adequado o emprego de solues que deixem de considerar a avaliao tcnica e, quase sempre, multidisciplinar da questo, para a adequada correo de todos os impactos ambientais provocados pelo ato ilegal, e no apenas os mais evidentes, como o simples plantio de mudas, considerando aspectos ligados fauna, ecossistemas associados e s demais funes ecolgicas atingidas. A fim de atribuir ao rgo ambiental a tarefa de apontar tecnicamente a soluo adequada, a composio do dano ambiental deve contemplar clusulas que imponham ao autor da infrao (degradador/poluidor) a obrigao de apresentar, em prazo determinado, o projeto tcnico de recuperao ambiental (PRADE), que, por seu turno, dever ser analisado, aprovado e acompanhado pelo setor competente da Administrao Pblica, e no pelo Ministrio Pblico. Dada a relevncia desta prvia composio civil dos danos ambientais, recomendvel que a mesma observe os mesmos requisitos e condies normalmente exigveis em um Termo de Ajustamento de Condutas, podendo ser realizada tanto no Inqurito Civil como em audincia preliminar, sugerindo-se que sejam impostas ao infrator as seguintes estipulaes: 1) Clusula assumindo a responsabilidade pelos danos causados; 2) clusulas definindo obrigaes especficas : a) obrigao de no fazer, consistente em: a.1. se abster de praticar qualquer interveno ou atividade que importe em degradao ambiental ou intensificao ou agravamento do dano causado na rea; a.2. se abster da prtica de quaisquer atos que impeam a regenerao natural da rea degradada; b) obrigao da fazer, consistente em : b.1) restaurao do meio ambiente ao status quo ante, caso seja possvel, mediante apresentao, num prazo determinado, de projeto tcnico completo de recuperao ambiental (PRADE), elaborado por profissional habilitado, que seja o responsvel tcnico (ART), contendo cronograma de execuo e prazos para o cumprimento de cada etapa, que dever ser analisado, aprovado e acompanhado pelo rgo ambiental

b.2) obrigatoriedade de obedincia s orientaes, recomendaes, diretrizes e limites impostos pelos rgos ambientais; b.3) realizar monitoramento e comprovao do cumprimento de cada etapa do projeto, mediante apresentao, ao rgo ambiental competente, de relatrios peridicos, no mnimo

semestrais, devidamente instrudo com fotografias atuais do local, comprovando o cumprimento das obrigaes e detalhando as atividades desenvolvidas e os recursos utilizados, confrontando-as com as estipulaes do projeto aprovado;
b.4) obrigao de reparao civil pelos danos ambientais irreversveis ou de impossvel quantificao. A reparao poder ser definida por quantia em dinheiro a ser depositada nos Fundos Estadual e/ou Municipal de Meio Ambiente, ou por compensao ambiental ( custeio de programas e de projetos ambientais, execuo de obras de recuperao de outras reas degradadas, manuteno de espaos pblicos e contribuies a entidades ambientais privadas ou pblicas); 3) fixao de multa diria cominatria para o descumprimento de quaisquer das obrigaes pactuadas ou pela no observncia dos prazos estipulados no cronograma aprovado98, atualizada de acordo com ndices oficiais desde o dia da prtica infracional at o efetivo desembolso (os parmetros para a fixao das multas dirias podem levar em considerao as disposies do artigo 5 do Decreto Federal n 3.179, de 21 de setembro de 1999, ou artigos 34, 35, 36 e 37, dos Decretos n 99.274, de 6 de junho de 1990). 4) fixao de clusula penal moratria cumulativa, incidente em caso de atraso no cumprimento da obrigao99, sem prejuzo da exigncia do cumprimento da obrigao principal.

5) obrigao de fazer consistente em inserir, como clusula especfica, em qualquer futuro contrato de venda, compra, emprstimo, doao, etc., do imvel sede, ou ponto comercial em questo, objetivando vincular s obrigaes pactuadas, terceiros adquirentes, proprietrios, possuidores, arrendatrios e respectivos sucessores, sem prejuzo da responsabilidade solidria do devedor originrio.
6) expressa previso de que a composio no inibe, restringe, limita nem impede, de qualquer forma, a incidncia das normas legais, e as aes de controle, fiscalizao e monitoramento dos rgos ambientais e do prprio Ministrio Pblico. 7) caso a obrigao envolva o Poder Pblico municipal ou estadual, expressa incluso de previso no Plano Plurianual de Investimentos, caso a execuo da obra ou projeto ultrapasse um exerccio financeiro (art. 167, 1, da Constituio Federal), sob pena de nulidade do ttulo.100
98

como se trata de transao civil aplicam-se as disposies dos artigos 287, 461, ambos do Cdigo de Processo Civil; 84, do Cdigo de Defesa do Consumidor e 1.034, do Cdigo Civil e art. 11, da Lei n 7.347/85. 99 Cf. artigo 919 do Cdigo Civil. 100 A necessidade de prvia dotao oramentria para a execuo de obra ou projeto decorre do artigo 167, I e II, da Constituio Federal, que admite a abertura de crditos extraordinrios para despesas imprevisveis e urgentes (art. 167, 3).

No se pode olvidar que a previso oramentria para a execuo de obras na prpria lei se faz de forma genrica. A especificao das obras a serem executadas consta em anexo da lei oramentria, o qual no tem carter vinculativo para a Administrao Pblica., na Lei de Diretrizes Oramentrias e no Oramento do ano em que ela ir ocorrer (a falta de previso pode ser compensada por alteraes legislativas). 4. SUGESTES PARA A PROPOSTA DE PENA ANTECIPADA Obtida a composio do dano, ser possvel a transao penal, devendo se atentar para as disposies relativas aplicao da pena, devendo ser imposto ao infrator uma sano (multa ou restritiva de direitos). Nos crimes ambientais evitar, na transao penal, o oferecimento de pena antecipada de doao de cestas bsicas, remdios, material de construo, enfim evitar a proposta de penas que no tenham qualquer relao com o meio ambiente ou que no revertam qualquer benefcio questo ambiental. Importante salientar que a pena a ser proposta em audincia preliminar deve guardar relao com a questo ambiental, enfatizando o seu carter pedaggico, alm de considerar que o ilcito penal ambiental gera maior demanda na atividade de fiscalizao e persecuo, com isso trazendo nus a toda a sociedade, de forma que o degradador deve suportar tambm este aumento de despesa que decorre das atividades ilcitas (art. 45, 2, CP). Tanto para as pessoas fsicas quanto jurdicas oferecer a proposta de penas tais como: - custeio de programas e de projetos ambientais, tais como material e projetos de educao ambiental nas escolas, diagnstico da situao ambiental das nascentes do municpio, reflorestamento de reas de preservao permanente, custeio de planos diretores para os municpios, construo de viveiro de mudas de espcies nativas da regio, coleta seletiva do lixo urbano, repovoamento de peixes nos rios (mediante o acompanhamento tcnico dos rgos ambientais), doao de mudas, etc.; - custeio mediante contratao de profissional habilitado para a realizao de percias ambientais da instituio; - execuo de obras de recuperao de outras reas degradadas; - manuteno de espaos pblicos; - contribuies a entidades ambientais privadas devidamente cadastradas no CONAMA (ONGs Ambientalistas, Sociedade Protetora dos Animais, Associaes de Bairro, etc.) ou pblicas; - prestao pecuniria destinada a aparelhamento dos rgos fiscalizadores; - prestao pecuniria revertida aos Fundos Estadual ou Municipais de Meio Ambiente;
No entanto, no se pode olvidar que a previso oramentria para a execuo de obras a serem executadas consta em anexo da lei oramentria, o qual no tem carter vinculativo para a Administrao Pblica. Logo, para a execuo de obra prevista no termo de ajustamento de conduta no h necessidade de que conste da lei oramentria item especfico para ela, mas apenas que haja dotao oramentria para o item genrico. Mesmo que no haja dotao oramentria, possvel a criao de crditos adicionais, nos termos dos artigos 40 e 41, da Lei n 4.320/64. O Prefeito Municipal tem poderes para tomar iniciativas que garantam a dotao necessria para a execuo das obras que se fizerem necessrias, at mesmo as urgentes, com possibilidade inclusive de contratao direta, com dispensa de licitao.

prestao de servio comunidade, tais como tarefas gratuitas nas praas pblicas, nos jardins das escolas, passeios pblicos, viveiros municipais, horta comunitria orgnica (sem agrotxico).

5. PARMETROS PARA PENA ANTECIPADA Outra questo de grande relevncia a falta de critrios e parmetros definidos na legislao para a definio da proposta de pena antecipada. A Lei 9.605/98, no seu artigo 6, nos d uma noo abreviada sobre os limites mnimos que devem ser observados na imposio da penalidade, ressalte-se, que o dispositivo mencionado no diz respeito somente a aplicao da pena aps o devido processo penal legal, mas refere-se a penalidades aplicveis pelas autoridades competentes (judiciais e administrativas), servindo, portanto, como parmetro inclusive para as propostas de penas antecipadas. Art. 6. Para imposio e gradao da penalidade, a autoridade competente observar: I - a gravidade do fato, tendo em vista os motivos da infrao e sua conseqncias para a sade pblica e para o meio ambiente; II - os antecedentes do infrator quanto ao cumprimento da legislao de interesse ambiental; III - a situao econmica do infrator, no caso de multa.

6. DESCUMPRIMENTO DA PRVIA COMPOSIO CIVIL DOS DANOS AMBIENTAIS Conforme ficou demonstrado nos itens anteriores a prvia composio civil dos danos ambientais atende ao princpio reparador estabelecido na Lei 9605/98. No se pode confundir a prvia composio civil dos danos com a proposta de pena antecipada da transao penal, pois apesar de serem realizadas concomitantemente tem naturezas jurdicas distintas. Assim, havendo o descumprimento da prvia composio civil dos danos ambientais, deve-se buscar a execuo das obrigaes assumidas no juzo cvel, no tendo qualquer relao com a pena antecipada aplicada, que caso tambm no seja cumprida ensejar o oferecimento de denncia pelo MP. Assim o Curador do Meio Ambiente com base no TAC ou cpia da Ata da Audincia que homologou a composio civil do dano ambiental deve instaurar um procedimento administrativo visando constatar a mora para aps ingressar com a Ao de Execuo de Obrigao Especfica e da Multa.

7. APREENSO DO PRODUTO E DOS INSTRUMENTOS DE INFRAO ADMINISTRATIVA OU DE CRIME

A Lei 9.605/98 trouxe uma inovao em face ao Cdigo Penal Brasileiro, no que se refere apreenso do produto e do instrumento do crime ambiental especificamente. O artigo 25 da referida lei determina que os produtos do crime, aps a apreenso, sero avaliados e imediatamente lhes dada a destinao final, podendo ser a doao a instituies cientficas, hospitalares, penais e beneficentes, quando forem perecveis ou madeiras. Quando se tratar de animais vivos, os mesmos sero encaminhados aos rgos ambientais, que devero mediante acompanhamento tcnico lhes garantir a liberdade ou a entrega em estabelecimento afim. No que se refere aos instrumentos do crime, tem-se que os efeitos decorrentes da condenao por crime ambiental, especificados no 4, do referido dispositivo, so bem mais abrangentes do que os efeitos estabelecidos no art. 91, II, a, do Cdigo Penal Brasileiro, isto porque nos crimes ambientais haver a perda em favor do rgo encarregado pela fiscalizao dos instrumentos independentemente de sua origem, ou seja que consistam em coisas cujo fabrico, alienao, uso, porte ou deteno constitua fato ilcito. Ou seja, nos crimes ambientais quaisquer objetos apreendidos sero revertidos ao Poder Pblico em caso de condenao. Ento feita a apreenso impossvel a devoluo dos instrumentos do crime at a deciso final do processo penal. Conforme concluso levantada no Grupo de Estudos realizado conjuntamente pelos Centros de Apoio Operacional do MEIO AMBIENTE e CRIMINAL , no ano de 1998, a perda dos instrumentos do crime, no processo penal, somente ocorrer com a sentena penal condenatria transitada em julgado. Assim, havendo a transao penal, onde no h condenao, inexistir a perda do instrumento. Todavia, uma vez realizada a transao penal no se pode devolver o instrumento do crime ao autor do fato ou terceiro, at que se comprove o cumprimento da pena antecipada, das condies da suspenso do processo e a extino da punibilidade. Isto porque descumpridas estas obrigaes a persecuo criminal ser retomada, podendo inclusive, futuramente terminar em condenao, o que acarretaria a perda do instrumento. Concluiu-se no Grupo de Estudos que em alguns casos, face a necessidade do proprietrio do instrumento do crime, poder-se- substituir a apreenso pelo depsito judicial do bem, ficando o autor do fato como fiel depositrio, que dever apresentar o bem em juzo caso o processo penal volte ao seu curso normal. Vale lembrar ainda, que antes de se entregar o bem em depsito ao autor do fato, ou mesmo promover a sua devoluo, deve-se atentar ao fato do instrumento do crime tambm ser objeto de constrio administrativa por parte do rgo ambiental, isto em face da tripartio da responsabilidade ambiental (art. 225, 3, CF). Assim recomendvel que somente se libere o bem quando houver a apresentao da concordncia do rgo ambiental, que tambm poder decretar a perda do bem no procedimento administrativo prprio.

8. DA COMPETNCIA PARA PROCESSAR E JULGAR OS CRIMES AMBIENTAIS A competncia para processar e julgar os crimes praticados contra o meio ambiente da justia estadual e da justia federal. Inteligncia do artigo 109, IV da Constituio Federal. "Os crimes polticos e as infraes penais praticadas em detrimento de bens, servios, e interesses da Unio ou de suas entidades autrquicas ou empresas pblicas...". A competncia da Justia Federal est adstrita ao interesse pblico de natureza federal.No regime constitucional anterior prevaleceu o entendimento reconhecendo a competncia da Justia Federal para o processo e julgamento das infraes praticadas contra os animais silvestres, fossem elas crimes ou contravenes. O artigo 1, bem como o artigo 25, do Cdigo de Caa ( Lei n. 5.197/67), com as novas distribuies de competncia previstas na CF/88, no se acham por esta totalmente recepcionadas. A partir do advento da nova ordem constitucional, atribuindo aos Estadosmembros competncia prpria no s para fiscalizar (art. 23, VI E VII), mas tambm para legislar sobre a fauna existente em seu territrio (art. 24, 1 e 2), e ainda considerando-a bem de uso comum do povo, a competncia para processo e julgamento passa, "prima facie", para a justia estadual, em detrimento da justia federal. Recentemente, acompanhando este posicionamento o Superior Tribunal de Justia revogou a Smula 91, que dizia: "compete Justia Federal processar e julgar os crimes praticados contra a fauna". Acrdo Origem: STJ SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIA Classe: CC - CONFLITO DE COMPETENCIA - 34716 Processo: 200200281818 UF: SP rgo Julgador: TERCEIRA SEO Data da deciso: 22/05/2002 Documento: STJ000437760 Fonte DJ DATA:17/06/2002 PGINA:191 Relator(a) GILSON DIPP Deciso Vistos, relatados e discutidos os autos em que so partes as acima indicadas, acordam os Ministros da TERCEIRA SEO do Superior Tribunal de Justia, a Seo, por unanimidade, conheceu do conflito e declarou competente o Suscitado, Juzo de Direito de Palmeira D'Oeste - SP, nos termos do voto do Sr. Ministro Relator.Votaram com o Relator os Srs. Ministros Jorge Scartezzini, Paulo Gallotti, Fontes de Alencar, Vicente Leal, Fernando Gonalves e Felix Fischer. Ausente, justificadamente, o Sr. Ministro Hamilton Carvalhido. Ementa CRIMINAL. CONFLITO DE COMPETNCIA. PESCA PREDATRIA MEDIANTE UTILIZAO DE PETRECHO PROIBIDO. POSSVEL CRIME AMBIENTAL. LESO A BENS, SERVIOS OU INTERESSES DA UNIO NO-DEMONSTRADA. COMPETNCIA DA JUSTIA ESTADUAL. Compete Justia Estadual o processo e julgamento de feito que visa apurao de possvel crime ambiental, consistente na prtica, em tese, de pesca predatria mediante a utilizao de petrecho proibido, quando no restar demonstrada a existncia de eventual leso a bens, servios ou interesses da Unio, a ensejar a competncia da Justia Federal. Cancelamento da Sm. n 91/STJ. Conduta que no se enquadra nas situaes especficas de delitos contra a fauna que justificam a competncia da Justia Federal. Conflito conhecido para declarar a

competncia do Juzo de Direito de Palmeira D'Oeste-SP, o Suscitado. Publicao 17 /06 /2002

9. MODELO DE TERMO PARA A AUDINCIA PRELIMINAR AUDINCIA PRELIMINAR Autos n _______/___ Autor(es): Aos__ dias do ms de ___ de 2.002, nesta cidade e Comarca de ___, onde presente se encontrava na sala de audincia , s ___ horas, o Exmo. Sr. Dr.____, MM. Juiz de Direito da _ Vara Criminal de __, o DD. Promotor de Justia, Dr. ____, o(s) autor(es) do fato (e/ou responsvel legal), foi dada palavra ao Dr. Promotor de Justia: H nos autos indcios suficientes da autoria e da materialidade delitiva da prtica da infrao penal descrita no art. ___, da Lei 9.605/98. Trata-se de infrao penal de menor potencial ofensivo, nos termos da Lei 9.099/95 e Lei 10259/01, que admite proposta de transao penal por parte do Ministrio Pblico. O(s) autor(es) do fato preenche(m) os requisitos subjetivos para tanto. Todavia, a transao penal, nesse caso, por fora do artigo 27 da Lei 9.605/98, depende de prvia composio do dano ambiental. Prope-se, ento, o seguinte: (ver item III supra) Pelo autor do fato foi dito que aceitava a proposta, tendo sido advertido das penas do artigo 68 da Lei 9.605/98. Aceita a proposta de composio do dano ambiental, foi dada a palavra ao Dr. Promotor de Justia para se manifestar quanto transao penal. MM. Juiz: Para efeito do artigo 76, da Lei 9.099/95, prope-se a aplicao imediata da pena restritiva de direito, consistente na prestao de servios comunidade, inteiramente compatvel com a natureza da infrao penal tratada nos autos, que afeta a coletividade, nos seguintes termos: (ver item IV supra) Solicita-se o encaminhamento de cpia deste ao Dr. Promotor de Justia do Meio Ambiente da Comarca, bem como aos rgos ambientais acima especificados e ao Batalho da Polcia Militar Florestal que lavrou o Auto de Infrao Ambiental (AIA) que ensejou o presente termo, caso haja homologao. Pelo autor e seu defensor foi dito que aceitavam a proposta de pena antecipada. Em seguida, pelo MM. Juiz foi proferida a seguinte deciso: Vistos, etc... Homologo o acordo quanto composio do dano ambiental, valendo o presente como ttulo executivo judicial, encaminhando-se cpia como requerido. Homologo a transao penal, aplicando a pena antecipada, aguardando a juntada aos autos de comprovante de cumprimento do acordo, pelo prazo de ____ dias. Aps o transcurso do prazo mencionado, voltem os autos conclusos para deliberao quanto a eventual extino da punibilidade, no caso de adimplemento das obrigaes, ou para eventual manifestao do Ministrio Pblico. Publique-se, registre-se e cumpra-se, saindo os presente intimados. Nada mais. MM. JUIZ: DR. PROMOTOR: DR. DEFENSOR: AUTOR(ES) DO FATO:

Вам также может понравиться