Вы находитесь на странице: 1из 60

1.

Introduo ao Desenho Tcnico


O desenho umas das primeiras formas de comunicao e expresso do homem. J na pr-histria encontrou-se rochas com representaes grficas. Os recursos utilizados tem sido os mais afinados, nas diferentes pocas. Cem anos antes de Cristo traava-se em pergaminhos com auxilio de bastes de chumbo. Por volta do sculo XVI, aps a utilizao do chumbo junto ao estanho e prata, chegou-se ao GRAFITE. No sculo XVII, na Alemanha, foi desenvolvida a idia de colar tiras de grafite em madeira, proporcionando maior firmeza para o traado e fazendo surgir ento o LPIS. Em 1795 o francs Cont aperfeioou o uso do grafite por meio de uma mistura de grafite modo com cermica seca e posteriormente submetida a um processo de estiramento por presso. Dependendo da proporo de grafite e cermica eram obtidos diferentes graus de dureza. Durante sculos o desenho, hoje entendido como tcnico, foi um conhecimento e um processo grafo-representativo de acesso restrito, e por isso mesmo sem compromisso com regras e normas de execuo. Uma das maiores dificuldades era representar a volumetria das formas em superfcies planas, problema que foi minimizado no sculo XV quando LEONARDO DA VINCI desenvolveu um estudo relativo teoria do desenho e representou graficamente inmeros de seus inventos. As tcnicas de representao basicamente s passaram a ter maior fundamentao e importncia a partir do sculo XVIII, quando ento o francs GASPAR MONGE criou a geometria descritiva. Colaboraram ainda para que o desenho fosse aceito como um potencial instrumento de autonomia e de desenvolvimento tecnolgico, alguns eventos tais como: a Exposio Universal de Desenho, realizada em 1828 na Frana e a Exposio Industrial de Londres em 1851. Hoje o desenho tcnico assume uma posio difusa e multidisciplinar e, aliado a importantes recursos, corno os computadores, auxiliam na produo do mundo material, utilizando-se de uma linguagem normalizada e universal. Das idias preliminares aos estgios finais de representao, sua aplicao se faz presente em projetos mecnicos, eltricos, mobilirios, arquitetnicos, aeroespaciais, navais e em inmeras outras reas. O conhecimento que vamos estudar neste semestre apenas a base necessria para um aprofundamento especfico posterior.

SENAI SC

Desenho Tcnico

- 1-

Quando vamos executar uma determinada pea na empresa, necessitamos receber todas as informaes e dados sobre a mesma. Estas informaes poderiam ser apresentadas de vrias formas, tais como: 1) Descrio verbal da pea. 2) Fotografia da pea. 3) Modelo da pea. 4) Desenho tcnico da pea. Se analisarmos cada uma destas formas, veremos que nem todas proporcionam as informaes indispensveis para a execuo da pea, vejamos: 1. Uma Descrio Verbal no o bastante para transmitir as idias de forma e dimenses de uma pea, mesmo que ela no seja muito complicada. Se experimentarmos descrever, usando somente o recurso da palavra, um objeto, de maneira que outra pessoa o execute, concluiremos que isto praticamente impossvel.

2.

A Fotografia transmite relativamente bem idia da parte exterior da pea, mas no mostra seus detalhes internos e nem suas dimenses. Logo, a fotografia tambm no resolve o nosso problema.

3.

O Modelo resolve, at certo ponto, alguns problemas. Nem todos, porm. Por exemplo, se tivssemos que transportar uma pea de grande tamanho, para reproduzi-la pelo modelo. Alm disso, a pea pode estar sendo projetada, no existindo ainda um modelo da mesma.

SENAI SC

Desenho Tcnico

- 2-

4.

Desenho Tcnico pode transmitir, com clareza, preciso e de maneira simples, todas as idias de forma e dimenses de uma pea. Alm disso, h uma srie de outras informaes necessrias que somente o desenho pode dar, tais como: o material de que feita a pea, os acabamentos de sua superfcie, as tolerncias de suas medidas etc.

Portanto, o conhecimento de Desenho Tcnico indispensvel a todos aqueles que necessitam executar tarefas que sejam de ajustagem, tornearia, marcenaria, eletricidade, etc. O Desenho Tcnico uma linguagem tcnica Universal, pela qual se expressam e registram idias e dados para construo de mveis, mquinas e estruturas. Sendo uma linguagem grfica universal, este possui normas especficas para o seu traado e interpretao. Estas normas so elaboradas por entidades especializadas que padronizam e normalizam o seu emprego. No Brasil a entidade responsvel a ABNT Associao Brasileira de Normas Tcnicas.

2. Folhas de Desenhos (Formatos)


Para execuo de Desenhos Tcnicos, existem alguns tipos de folhas, conhecidas como Formato. O original de um desenho, deve ser executado em menor formato possvel, desde que no prejudique a sua clareza. A norma Brasileira (NBR 10068) recomenda o uso dos formatos da srie A, que tem como mximo o formato A0 (1189 x 841 mm) e, como mnimo, o formato A4 (210 x 297 mm). A partir de cortes sucessivos no formato A0, obtm-se tamanhos menores na srie.

SENAI SC

Desenho Tcnico

- 3-

As margens so limitadas pelo contorno externo da folha e o quadro, sendo que o quadro limita o espao para o desenho.

No formato A4, tambm pode-se trabalhar com a margem de 20 e 5, respectivamente.

SENAI SC

Desenho Tcnico

- 4-

3. Legenda
No canto inferior direito dos formatos, existe uma pequena rea para colocao da Legenda, ou seja, coloca-se neste espao, toda a informao possvel referente ao desenho a ser executado. Informaes que a legenda pode trazer: Nome da pea. Nmero do desenho. Nmero da pea. Tipo de Projeo Cliente Tolerncia Material Quantidade Escala. Cdigo ou nome do conjunto a que pertence. Data da execuo do desenho. Data de modificao. Descrio das modificaes feitas Nome da empresa Nome do desenhista ou responsvel

Disposio do desenho nas folhas Nos exemplos a seguir, representamos disposio mais conveniente do desenho da pea na folha. Para a representao da pea escolhemos a escala 1:1 e o formato A4 (210x297mm). Em uma folha de desenho com margem, ainda resta uma rea livre para desenho de 287mm de altura por 180mm de largura. Na largura colocam-se: largura da elevao = 60mm largura da lateral = 40mm e uma distncia entre as vistas de 30mm.

SENAI SC

Desenho Tcnico

- 5-

Tomando esses cuidados, teremos o desenho bem distribudo e centralizado na folha.

SENAI SC

Desenho Tcnico

- 6-

4. Caligrafia Tcnica
Uma caligrafia simples, perfeitamente legvel e facilmente desenhvel, constitui uma das mais importantes condies dos desenhos tcnicos. Voc usar a caligrafia e no a comum, com a qual escrevemos habitualmente. Observe a diferena.

As principais exigncias na escrita de desenhos tcnicos so: legibilidade, uniformidade e adequao a microfilmagem, e ou aos processos de reproduo.

SENAI SC

Desenho Tcnico

- 7-

A escrita pode ser vertical ou inclinada em um ngulo de 15 para a direita, sendo usada, de preferncia, quando se escreve a mo livre a forma inclinada. A altura e a dimenso funcional para o tamanho nominal das letras maisculas, sendo definida a seguinte escala de tamanhos nominais em mm: 2,5 - 3,5 - 5 - 7 - 10 - 14 e 20. As alturas h e c no devem ser menores que 2,5 mm, sendo que na aplicao simultnea de letras maisculas e minsculas, isto significa, c = 2,5 mm, quando h = 3,5 mm. Tabela - Propores e dimenses de smbolos grficos: Caracterstic Rela Dimenses (mm) as o Altura das letras maisculas h (10/10) 2,5 3,5 5 7 10 14 h Altura das letras minsculas c (7/10)h 2,5 3,5 5 7 10 Distncia mnima entre a caracteres (2/10)h 0,5 0,7 1 1,4 2 2,8 a Distncia mnima entre b (14/10) 3,5 5 7 10 14 20 Linhas de base h Distncia mnima entre palavras e (6/10)h 1,5 2,1 3 4,2 6 8,4 Largura da linha d (1/10)h 0,25 0,35 0,5 0,7 1 1,4

20 14 4 28 12 2

Para melhorar o efeito visual, a distncia entre dois caracteres pode ser reduzida pela metade, como por exemplo: LA, TV, ou LT, neste caso a distncia corresponde largura da Linha d.

Exerccios 1. Escreva de acordo com os modelos, o que se pede abaixo:

SENAI SC

Desenho Tcnico

- 8-

2. Efetue as operaes abaixo:

3. Repitas as palavras abaixo, de acordo com o modelo inicial:

SENAI SC

Desenho Tcnico

- 9-

SENAI SC

Desenho Tcnico

- 10 -

5. Figuras Geomtricas
Se olhar ao seu redor, voc ver que os objetos tm forma, tamanho e outras caractersticas prprias. As figuras geomtricas foram criadas a partir da observao das formas existentes na natureza e dos objetos produzidos pelo homem. Todos os objetos, mesmo os mais complexos, podem ser associados a um conjunto de figuras geomtricas.

5.1 Figuras geomtricas elementares


Ponto Pressione seu lpis contra uma folha de papel. Observe a marca deixada pelo lpis. Ela representa um ponto. O ponto a figura geomtrica mais simples. No tem dimenso, isto , no tem comprimento, nem largura, nem altura. No desenho, o ponto determinado pelo cruzamento de duas linhas. Para identificar, usamos letras maisculas do alfabeto latino, como mostram os exemplos:

SENAI SC

Desenho Tcnico

- 11 -

Linha reta ou reta Para se ter a idia de linha reta, observe um fio bem esticado. A reta ilimitada, isto e, no tem incio nem fim. As retas so identificadas por letras minsculas do alfabeto latino. Veja a representao da uma reta r:

Segmento de reta Tomando dois pontos distintos sobre uma reta, obtemos um pedao limitado de reta. A esse pedao de reta, limitado por dois pontos, chamamos segmento de reta. Os pontos que limitam o segmento de reta so chamados de extremidades. No exemplo a seguir temos o segmento de reta CD, que representado da seguinte maneira: CD

Posies relativas da linha reta Observe as retas abaixo:

Mediatriz A mediatriz a perpendicular que passa pelo meio de um segmento de reta. Observe os passos para obter a mediatriz:

SENAI SC

Desenho Tcnico

- 12 -

SENAI SC

Desenho Tcnico

- 13 -

5.2 Figuras Geomtricas Planas


Uma figura qualquer plana quando todos os seus pontos situam-se no mesmo plano. Observe a representao de algumas figuras planas de grande interesse para nosso estudo:

As figuras planas com trs ou mais lados so chamadas de polgonos. Plano Podemos ter uma idia do que um plano observando uma parede ou o tampo de uma mesa. Voc pode imaginar o plano como sendo formado por um conjunto de retas dispostas sucessivamente numa mesma direo ou como o resultado do deslocamento de uma reta numa mesma direo. O plano ilimitado, isto , no tem comeo nem fim. Apesar disso, no desenho, costuma-se representar delimitado por linhas fechadas.

SENAI SC

Desenho Tcnico

- 14 -

5.3 Slidos Geomtricos


Todos os pontos de uma figura plana localizam-se no mesmo plano. Quando uma figura geomtrica tem pontos situados em diferentes planos, temos um slido geomtrico. Observando a figura abaixo, entendemos a diferena entre planos e slido geomtrico:

Os slidos geomtricos tm trs dimenses: comprimento, largura e altura. Embora existam infinitos slidos geomtricos, apenas alguns, que representam determinadas propriedades, so estudados pela geometria. Os slidos geomtricos so separados do resto do espao por superfcies que os limitam. E essas superfcies podem ser planas ou curvas. Posies da reta e do plano no espao A geometria, ramo da Matemtica que estuda as figuras geomtricas, preocupase tambm com a posio que os objetos ocupam no espao. A reta e o plano podem estar em posio vertical, horizontal ou inclinada. Um plano vertical quando tem pelo menos uma reta vertical; horizontal quando todas as suas retas so horizontais. Quando no horizontal nem vertical, o plano inclinado. Veja as posies da reta e do plano.

SENAI SC

Desenho Tcnico

- 15 -

Prismas
O prisma um slido geomtrico limitado por polgonos. Podemos imaginar como uma pilha de polgonos iguais muito prximos uns dos outros, como mostra a ilustrao:

O prisma pode tambm ser imaginado como o resultado do deslocamento de um polgono. Ele constitudo de vrios elementos. Veja quais so eles na ilustrao a seguir:

Note que a base desse prisma tem a forma de um retngulo. Por isso ele recebe o nome de prisma retangular. Dependendo do polgono que forma sua base, o prisma recebe uma denominao especfica. Por exemplo: o prisma que tem como base o tringulo, chamado prisma triangular. Quando todas as faces do slido geomtrico so formadas por figuras geomtricas iguais, temos um slido geomtrico regular. O prisma que apresenta as seis faces formadas por quadrados iguais recebe o nome de cubo.

SENAI SC

Desenho Tcnico

- 16 -

5.4 Pirmides
A pirmide outro slido geomtrico limitado por polgonos. Podemos imagin-lo como um conjunto de polgonos semelhantes, dispostos uns sobre os outros, que diminuem de tamanho indefinidamente. Outra maneira de imaginar a formao de uma pirmide consiste em ligar todos os pontos de um polgono qualquer a um ponto P do espao.

5.5 Slidos de revoluo


Alguns slidos geomtricos, chamados slidos de revoluo, podem ser formados pela rotao de figuras planas em torno de um eixo. Rotao significa ao de rodar, dar uma volta completa. A figura plana que d origem ao slido de revoluo chamase figura geradora. A linha que gira ao redor do eixo formando a superfcie de revoluo chamada linha geratriz. O cilindro, o cone e a esfera so os principais slidos de revoluo.

SENAI SC

Desenho Tcnico

- 17 -

5.6 Esfera
A esfera tambm um slido geomtrico limitado por uma superfcie curva chamada superfcie esfrica. Podemos imaginar a formao da esfera a partir da rotao de um semicrculo em torno de um eixo, que passa pelo seu dimetro. Veja os elementos da esfera na figura abaixo. O raio da esfera o segmento de reta que une o centro da esfera a qualquer um de seus pontos. Dimetro da esfera o segmento de reta que passa pelo centro da esfera unindo dois de seus pontos.

5.7 ngulos
ngulo a figura geomtrica formada por duas semi-retas que tenham a mesma origem. Na figura abaixo, a origem comum das duas semi-retas o vrtice do ngulo (O). As semi-retas so os lados do ngulo A e B.

SENAI SC

Desenho Tcnico

- 18 -

No desenho Geomtrico, a todo o momento estamos aplicando os ngulos dos esquadros. Ento de imediato temos os ngulos de 30 60 45 e 90 Com , , , . exceo do ngulo de 90 chamado de ngulo reto, os demais ngulos dos , esquadros so agudos. Denominamos os esquadros por uma dos seus agudos.

Outros ngulos que podemos traar com o auxlio do esquadro:

SENAI SC

Desenho Tcnico

- 19 -

Exerccio 1) Construa de acordo com o solicitado, a partir do vrtice A:

SENAI SC

Desenho Tcnico

- 20 -

6. Linhas
Ao analisarmos um desenho, notamos que ele apresenta linhas de espessuras e tipos diferentes. O conhecimento destas linhas indispensvel para a interpretao dos desenhos. Espessura: nos desenhos tcnicos, recomenda-se utilizar linhas de trs espessuras:

A espessura da linha mdia de ser a metade da linha grossa e a espessura da linha fina deve ser a metade da linha mdia. Tipos: Linha para arestas e contornos visveis. Espessura grossa e trao contnuo.

Linha para arestas e contornos invisveis. Espessura mdia e tracejadas.

Linhas de centro e eixo de simetria. Espessura fina e traos e pontos.

SENAI SC

Desenho Tcnico

- 21 -

Linhas de cota. Espessura fina e trao contnuo, limitadas por setas nas extremidades.

Linha de chamada ou extenso Espessura fina e trao contnuo. No devem tocar o contorno do desenho e prolongam-se alm da ultima linha de cota que limitam.

Linha de corte Espessura grossa, formadas por traos e pontos. Serve para indicar cortes e sees.

Lnhas para hachuras Espessura fina, trao contnuo ou tracejadas, geralmente inclinadas a 45 e mostram as partes cortadas da pea. Servem tambm para indicar o material de que a pea feita de acordo com as convenes recomendadas pela ABNT.

SENAI SC

Desenho Tcnico

- 22 -

Linhas de rupturas curtas Espessuras mdia, trao contnuo e sinuoso e servem para indicar pequenas rupturas e cortes.

Linhas de rupturas longas So de espessura fina, trao contnuo e com ziguezague, conforme figuras abaixo.

SENAI SC

Desenho Tcnico

- 23 -

Exerccios 1. Numere nas setas do desenho os tipos de linhas. a)

b)

SENAI SC

Desenho Tcnico

- 24 -

7. Projees
As formas de um objeto em perspectiva isomtrica apresentam certa deformao, isto , no so mostradas em verdadeira grandeza, apesar de conservarem as mesmas propores do comprimento, da largura e da altura do objeto. Alm disso, a representao em perspectiva isomtrica nem sempre mostra claramente os detalhes internos da pea. Na indstria, em geral, o profissional que vai produzir uma pea no recebe o desenho em perspectiva, mas sim sua representao em projeo ortogrfica. 7.1 Modelo, observador e plano de projeo A projeo ortogrfica uma forma de representar graficamente objetos tridimensionais em superfcies planas, de modo a transmitir suas caractersticas com preciso e demonstrar sua verdadeira grandeza. Modelo: o objeto a ser representado em projeo ortogrfica. Qualquer objeto pode ser tomado como modelo: uma figura geomtrica, um slido geomtrico, uma pea do mvel ou mesmo um conjunto de peas. O modelo geralmente representado em posio que mostre a maior parte de seus elementos. Observador: a pessoa que v, analisa, imagina ou desenha o modelo. Para representar o modelo em projeo ortogrfica, o observador deve analislo cuidadosamente em vrias posies.

As ilustraes a seguir mostram o observador vendo o modelo de frente, de cima e de lado. Plano de projeo: a superfcie onde se projeta o modelo. A tela de cinema um bom exemplo de plano de projeo:

SENAI SC

Desenho Tcnico

- 25 -

Os planos de projeo podem ocupar vrias posies no espao. Em desenho tcnico usamos bsicos para representar as projees de modelos: um plano vertical e um plano horizontal que se cortam perpendicularmente: Esses dois planos, perpendiculares entre si, dividem o espao em quatro regies chamadas diedros. Diedro: cada diedro a regio limitada por dois semi planos perpendiculares entre si. Os diedros so numerados no sentido anti-horrio, isto , no sentido

contrrio ao movimento dos ponteiros do relgio O mtodo de representao de objetos em semi planos perpendiculares entre si, criado por Gaspar Monge, tambm conhecido como mtodo mongeano. Atualmente, a maioria dos pases que utilizam o mtodo mongeano adotam a projeo no 1 diedro. No Brasil, a ABNT recomenda a representao no 1 diedro. Entretanto, alguns pases, como por exemplo os Estados Unidos e o Canad, representam seus desenhos tcnicos no 3 diedro. Neste curso, voc estudar detalhadamente a representao no 1 diedro, como recomenda a ABNT. Ao ler e interpretar desenhos tcnicos, o primeiro cuidado que se deve Ter identificar em que diedro est representado o modelo. Esse cuidado importante para evitar o risco de interpretar errado as caractersticas do objeto. Para simplificar o entendimento da projeo ortogrfica passaremos a representar apenas o 1 diedro, o que normatizado pela ABNT. Chamaremos o semi plano vertical superior de plano vertical. O semi plano horizontal anterior passar a ser chamado de plano horizontal

SENAI SC

Desenho Tcnico

- 26 -

Ao interpretar um desenho tcnico procure identificar, de imediato, em que diedro ele est representado. O smbolo abaixo indica que o desenho tcnico est representado no 1 diedro. Este smbolo aparece no canto inferior direito da folha de papel dos desenhos tcnicos, dentro da legenda:

Quando o desenho tcnico estiver representado no 3 diedro, voc ver este outro smbolo:

Cuidado para no confundir os smbolos!!! Procure gravar bem, principalmente o smbolo de 1 diedro, que o que voc usar com mais freqncia. Ateno: as representaes no 3 diedro requerem preparo especfico para sua leitura e interpretao. O estudo das representaes no 3 diedro foge aos objetivos deste curso. 7.2 Rebatimento dos planos de projeo

SENAI SC

Desenho Tcnico

- 27 -

Observe agora como ficam os planos rebatidos vistos de frente.

A projeo A, representada no plano vertical, chama-se projeo vertical ou vista frontal; A posio B, representada no plano horizontal, chama-se projeo horizontal ou vista superior; A projeo C, que se encontra no plano lateral, chama-se projeo lateral ou vista lateral esquerda. Outras exemplificaes de projees e suas consecutivas vistas:

SENAI SC

Desenho Tcnico

- 28 -

7.3 Vistas Ortogonais Uma pea que estamos observando ou mesmo imaginando, pode ser desenhada (representada) num plano. A essa representao grfica se d o nome de projeo. O plano denominado plano de projeo e a representao da pea recebe, nele, o nome de projeo. Podemos obter as projees atravs de observaes feitas em posies determinadas. Podemos ento Ter vrias vistas da pea. Tomaremos por exemplo uma caixa de fsforos.

Para representar a caixa vista de frente, consideramos um plano vertical e vamos representar nele esta vista. A vista de frente , por isso, tambm denominada projeo vertical e/ou elevao.

SENAI SC

Desenho Tcnico

- 29 -

Reparemos, na figura abaixo, as projees ou elevaes das peas. Elas so as vistas de frente das peas para o observador na posio indicada.

Voltemos ao exemplo da caixa de fsforos. O observador quer representar a caixa, olhando-a por cima. Ento usar um plano que denominaremos de plano horizontal, e a projeo que representa esta vista de cima ser denominada projeo horizontal vista de cima ou planta. A figura abaixo representa a projeo horizontal, vista de cima ou planta das peas, para o observador na posio indicada.

SENAI SC

Desenho Tcnico

- 30 -

O observador poder representar a caixa, olhando-a de lado, teremos uma vista lateral, e a projeo representar uma vista lateral que pode ser da direita ou da esquerda.

Reparemos que uma pea pode Ter, pelo que foi esclarecido, at seis vistas; entretanto, uma pea que estamos vendo ou imaginando, deve ser representada por um nmero de vistas que nos d a idia completa de pea, um nmero de vistas essenciais para representa-la a fim de que possamos entender qual a forma e quais as dimenses da pea. Estas vistas so chamadas de vistas principais. Ao selecionar a posio da pea da qual se vai fazer a projeo, escolhe-se para a vertical, aquela vista que mais caracteriza ou individualiza a pea; por isso, comum tambm chamar a projeo vertical (elevao) de vista principal. As trs vistas, elevao, planta e vista lateral esquerda, disposta sem posies normatizadas pela ABNT nos do as suas projees. A vista de frente (elevao) e a vista de cima (planta) alinham-se verticalmente.

A vista de frente (elevao) e a vista de lado (vista lateral esquerda) alinham-se horizontalmente. Finalmente, temos a caixa de fsforos desenhada em trs Projees. Por esse processo podemos desenhar qualquer pea.

SENAI SC

Desenho Tcnico

- 31 -

Na vista esquerda das projees das peas abaixo, existem linhas tracejadas. Elas representam as arestas no visveis.

Nas projees ao lado, aparecem linhas de centro.

SENAI SC

Desenho Tcnico

- 32 -

Exerccios: 1. Identifique e enumere as projees correspondentes a cada pea apresentada em perspectiva.

SENAI SC

Desenho Tcnico

- 33 -

2. Desenhe as 3 vistas, conforme o modelo.

SENAI SC

Desenho Tcnico

- 34 -

SENAI SC

Desenho Tcnico

- 35 -

7.4 Perspectiva
Perspectiva o desenho que procura mostrar os objetos da maneira como eles so vistos na realidade. O emprego da perspectiva ajuda a visualizar os objetos (desenhados) mais rapidamente, embora no fornea todos os seus detalhes. utilizada, com grande vantagem, como forma de ilustrao, e tambm como complementao ao desenho de vistas (projees ortogonais).

8. Perspectiva Isomtrica aquela que representa as dimenses dos objetos, segundo trs eixos isomtricos. O ngulo formado entre os trs eixos de 120 pois isomtrico significa , medidas iguais. Os trs eixos so divergentes, sendo que um deles situa-se na posio vertical e os outros dois formam ngulos de 30 com a horizontal, partindo um para cada lado:

Abaixo, as fases de execuo do desenho em perspectiva isomtrica:

SENAI SC

Desenho Tcnico

- 36 -

8.1 Perspectiva cavaleira Consiste na representao de uma das faces do objeto em vista de frente, estando o observador situado no infinito, segundo uma direo inclinada em relao ao quadro, o qual deve ser paralelo a dois eixos do referido objeto. Nesta face, vm representadas duas de suas trs dimenses. A outra dimenso ser representada segundo uma linha oblqua, que forma, com a posio horizontal, um ngulo. Este ngulo pode ser de 30 45 ou 60 , .

Nesta perspectiva, as medidas horizontais e verticais, que formam a face vista de frente esto em verdadeira grandeza. J as medidas marcadas sobre a linha oblqua sofrem uma reduo conforme mostra a tabela a seguir

SENAI SC

Desenho Tcnico

- 37 -

1 - Escreva na resposta a letra correspondente perspectiva correta. Observao: Para cada projeo h quatro perspectivas, porm s uma correta.

SENAI SC

Desenho Tcnico

- 38 -

9. Cotagem
Para a execuo de uma pea, necessrio fornecer no desenho, junto com a forma, as dimenses do objeto a ser fabricado. Estes dados, imprescindveis execuo, serviro tambm para a verificao da pea, por meio do chamado controle de qualidade. As dimenses mostradas no desenho tcnico recebem o nome de cotas e a tcnica de lana-las chamada de cotagem ou dimensionamento. A cotagem dos desenhos tem por objetivos principais determinar o tamanho e localizar exatamente os detalhes da pea. Para cotagem de um desenho, so necessrios trs elementos:

Linhas de cota; Linhas de extenso ou chamada; Valor numrico da cota.

Como vemos na figura acima, as linhas de cota so de espessura fina e trao contnuo. Elas podem ser colocadas dentro ou fora dos desenhos, com mxima clareza, de modo a admitir uma nica interpretao. As linhas de extenso, de espessura fina e trao contnuo, ficam ligeiramente afastadas do desenho, e tem funo de mostrar o que est sendo medido. O valor numrico da cota colocado por cima ou numa interrupo da linha de cota, prtica comum nos desenhos mecnicos. O valor da dimenso normalmente em milmetros ou em outras unidades indicadas na legenda do desenho. A linha de cota deve ter uma distncia mnima de 8mm da pea, e de 6mm de outra linha cota qualquer. As linhas de extenso exceder 2mm da linha de cota.

SENAI SC

Desenho Tcnico

- 39 -

9.1 Regras de Cotagem A norma estabelece que as linhas de cotas devem ser paralelas superfcie medida, e que as notaes das cotas devem sempre situar-se de modo que sua leitura seja feita na posio normal de leitura (horizontal); ou, caso inclinadas, esquerda, de baixo para cima e no centro ou acima da linha de referncia.

1) As cotas menores devem ficar no interior das maiores, evitando, assim, o cruzamento de linhas.

2) A unidade de medida usada nas cotas depende do tamanho do objeto, de seus detalhes e da escala a ser adotada. No desenho mecnico, normalmente, so expressas em milmetros, sem o smbolo respectivo. Caso se use outra unidade de medida, o smbolo desta dever ser indicado.

3) As linhas de centro da circunferncia podem ser usadas como linhas de extenso; porm, nunca como linhas de cota.

SENAI SC

Desenho Tcnico

- 40 -

4) As circunferncias so cotadas pelos dimetros, de cinco maneiras diferentes.

5) Os arcos de circunferncias so cotados pelo raio. A linha de cota parte do centro e leva a seta somente numa extremidade. Os centros dos arcos sero sempre indicados, ou por linhas de centro, ou por pontos isolados.

6) As cotas em chanfro so lanadas de trs maneiras diferentes.

7) Cotas em ngulos.

8) O raio, cujo centro encontra-se fora dos limites do desenho, indicado por meio de linha de cota quebrada.

SENAI SC

Desenho Tcnico

- 41 -

9) As curvas irregulares podem ser cotadas por meio de coordenadas.

10) Na cotagem em perspectiva paralela, as linhas de extenso e de cota devem estar paralelas aos eixos perspectivados.

11) O sinal indicado de dimetro () usado na vista, onde a seo no poderia ser imediatamente identificada.

12) Sinal de identificao de elementos de forma quadrada.

SENAI SC

Desenho Tcnico

- 42 -

Observao A notao de objetos ou vos retangulares se faz citando, primeiro, a largura, seguida pelo sinal de multiplicao (x), e depois a altura, ex.: 120 x 60. 13) As diagonais cruzadas so usadas para a representao se superfcies planas de peas cilndricas. So tambm usadas para indicar trechos retangulares vazios em superfcies planas.

14) Num flange circular, a especificao de furos, com o mesmo dimetro e igualmente espaados, feita por uma cota referida a um deles.

15) Nos furos irregularmente espaados, mas sob uma mesma circunferncia que passa pelos seus centros, a cotagem de localizao feita a partir de uma linha de centro.

16) Para cotar em espaos reduzidos, so empregados os recursos abaixo.

SENAI SC

Desenho Tcnico

- 43 -

17) Para garantir a preciso nas medidas, as cotas so tomadas a partir de referncia. Nas cotas paralelas, as indicaes devem ser de modo a facilitar a leitura.

Observaes complementares:

evitar sempre o cruzamento de linhas na cotagem; As linhas de centro, de simetria e os contornos do desenho no podem ser usados como linhas de cota; O desenho pode ser executado em qualquer escala, porm as cotas so sempre representativas das medidas reais, do objeto; Na cotagem, s so admitidos letras e nmeros padronizados; A mesma cota, mostrada mais de uma vez no desenho, erro tcnico; As cotas de localizao de um elemento devem ser efetivadas em primeiro lugar, para, em seguida, cotar as medidas de grandeza deste elemento.

SENAI SC

Desenho Tcnico

- 44 -

Exerccios: 1. Faa a cotagem dos elementos abaixo:

SENAI SC

Desenho Tcnico

- 45 -

SENAI SC

Desenho Tcnico

- 46 -

2. Faas as projees da pea abaixo e faa a cotagem do modelo.

SENAI SC

Desenho Tcnico

- 47 -

10. Escala
A escala uma forma de representao que mantm proporcionalmente as medidas lineares do objeto representado. Em desenho tcnico, a escala indica a relao do tamanho do desenho da pea com o tamanho real da pea. A escala permite representar, no papel, peas de qualquer tamanho real. Nos desenhos em escala, as medidas lineares do objeto real so mantidas ou ento aumentadas ou reduzidas proporcionalmente. As dimenses angulares do objeto permanecem inalteradas, assim como a forma dos objetoos. A escala do desenho deve, obrigatoriamente, ser indicada na legenda. As escalas de desenho podem ser: Natural; De reduo; De ampliao. Notao da escala Tipo de escala Emprego (ABNT) 1:1 Em desenho de objetos Escala natural que so representados em seu tamanho real. 1 :2 1 : 2,5 Usadas para o desenho de Escalas de reduo 1 :5 1 : 10 objetos de grandes 1 : 20 1 : 25 dimenses. 1 : 50 1 : 100 1 : 200 1 : 500 2 :1 Usadas para o desenho de Escalas de ampliao 5:1 objetos de pequenas 10 : 1 dimenses.

Na escala de reduo 1: 2, significa dizer que 1mm no desenho corresponde a 2mm na pea real.

SENAI SC

Desenho Tcnico

- 48 -

Na escala de ampliao 5:1, significa dizer que 5mm no desenho representam 1mm na pea.

Detalhes em escala. Quando em um desenho, algum detalhe pela sua reduzida dimenso no ficar totalmente compreensvel, este detalhe poder ser desenhado a parte, em escala de ampliao, como no exemplo abaixo.

SENAI SC

Desenho Tcnico

- 49 -

Exerccios:
1. Complete as lacunas:

2. Coloque os valores numricos nas linhas de cota, conforme a escala de 1:5.

SENAI SC

Desenho Tcnico

- 50 -

11. Corte
O corte nada mais do que a representao de um objeto ou pea de mveis onde uma de suas partes foi cortada ou removida, a fim de tornar visvel a parte interior. Admiti-se, para o traado da vista em corte que a parte anterior da pea foi removida. Contudo, no traado das outras projees, considera-se que a referida parte no foi retirada. O corte uma das vrias convenes do desenho tcnico. Quando em um desenho devemos executar mais um corte, cada um deles ser considerado separadamente, isto , qualquer relao entre as partes removidas dos outros cortes. O plano de corte indicado, no desenho, por linha grossa com trao e ponto denominada linha de corte. O corte indicado em uma vista e representado em outra. Havendo necessidade de registrar no desenho o sentido em que observada a vista em corte, este indicado por setas nos extremos da linha de corte de acordo com a NB 8.

NOTA: O sistema ( ISO) e (DIN) adotam a forma seguir:

A linha de corte nem sempre precisa ser indicada em toda a extenso do desenho. Normalmente, quando o corte no um desvio, e no prejudica sua clareza, basta indicar a posio do plano secante nas proximidades do contorno do desenho. Necessitando-se identificar uma vista em corte e o respectivo plano, empregam-se letras maisculas repetidas ou em seqncia (AA, BB, ou AB, etc.), colocadas ao lado das retas, nos extremos da linha de corte escrevendo-se tais letras junto vista em corte correspondente, como no exemplo abaixo:

SENAI SC

Desenho Tcnico

- 51 -

Corte um processo imaginrio utilizado para representar de modo claro, os detalhes internos das peas ou de conjuntos. Em desenhos de conjunto ressaltam a posio do material de que feita a pea ou peas, facilitam a colocao de cotas internas.

SENAI SC

Desenho Tcnico

- 52 -

11.1 Corte Total O corte total ou corte pleno utilizado para cortar imaginariamente a pea em toda a sua extenso. Pode ser obtido por um plano de corte nico ou em desvio para atingir os detalhes que se necessita mostrar. OBSERVAO Deve ficar claro que, para o traado da vista em corte, imaginamos retirada a parte da pea que impedia a viso: porm, para o traado das outras vistas, a referida parte considerada como no retirada. J sabemos que se trata de uma das convenes do desenho tcnico.

SENAI SC

Desenho Tcnico

- 53 -

11.2 Corte Parcial


Os cortes parciais so largamente empregados nas diferentes vistas das projees ou na perspectiva dos mveis ou peas. A linha de ruptura de frente do mvel abaixo desenhado aparecem dois cortes parciais que mostram os detalhes de construo. Na vista de frente do mvel abaixo desenhado aparecem dois cortes parciais que mostram os detalhes de construo das gavetas e caixa:

SENAI SC

Desenho Tcnico

- 54 -

Dimenses: Larg. x Alt. x Profun. 1.100 x 850 x 600 mm.

12. Rupturas
So representaes convencionais utilizadas para o desenho de peas que, pelo seu comprimento, necessitam ser encurtadas para melhor aproveitamento de espao no desenho. De acordo com sua forma, obedecem as convenes abaixo. A linha de espessura mdia.

A representao de rupturas empregada quando, a parte que se imagina retirada, no houver detalhes que necessitem ser mostrados. O traado de rupturas feito mo livre. Pode-se traar o lao com instrumento, dependendo do dimetro. Normalmente feito mo livre.

SENAI SC

Desenho Tcnico

- 55 -

13. Detalhes
outro recurso do desenho tcnico de mveis para definir a forma da pea com clareza e exatido. Consiste em focalizar o local que se deseja destacar, mediante a circunscrio de um circulo. O detalhe aparece, quase sempre, em escala de ampliao, podendo, tambm ser desenhado na escala natural, quando sua origem for de um desenho em escala reduzida. NOTA: o crculo feito com linha fina: contnua ou trao e ponto.

SENAI SC

Desenho Tcnico

- 56 -

14. Vista explodida


Usada principalmente para mostrar esquemas de montagem.

SENAI SC

Desenho Tcnico

- 57 -

15. Vistas Auxiliares


Existem peas que tm uma ou mais faces oblquas em relao aos planos de projeo. Veja alguns exemplos.

Para que possamos obter a verdadeira grandeza de uma superfcie, necessrio a projetarmos ou a concebermos projetada em um plano que lhe seja paralelo. Este o processo de obteno das vistas ortogrficas convencionais e tambm das vistas auxiliares que estudaremos a seguir. Para que as partes e elementos oblquos da pea possam ser representados sem deformao temos que imaginar um plano de projeo paralelo face oblqua, como mostra a ilustrao a seguir.

SENAI SC

Desenho Tcnico

- 58 -

Dependendo da situao, a vista auxiliar poder estar representada fora de sua posio, indicando-se, neste caso, o sentido de observao para obteno desta vista auxiliar.

Observao: O plano auxiliar dever ser paralelo superfcie em questo e a vista auxiliar projetada no primeiro diedro; Normalmente, aplicam-se rupturas para representao necessria ao entendimento da pea; Escolhe-se para vista principal aquela em que as faces so perpendiculares a qualquer um dos planos principais de projeo.

Veja a seguir, a projeo ortogrfica completa da pea nos planos em perspectiva.

SENAI SC

Desenho Tcnico

- 59 -

Aps o rebatimento, todas as vistas so mostradas numa mesma superfcie plana e suas posies no desenho tcnico ficam definidas. Uma vez que os contornos dos planos de projeo no so mostrados nos desenhos tcnicos, as vistas so representadas como segue.

Referncias Bibliogrficas SENAI. SC. Desenho Tcnico. Florianpolis: SENAI/SC, 2004. 144 p.

SENAI SC

Desenho Tcnico

- 60 -

Вам также может понравиться