Вы находитесь на странице: 1из 6

OBJECTIVOS PARA O TESTE DE GEOGRAFIA:

Explicar o ciclo hidrolgico. A gua dos oceanos, dos rios e dos lagos evapora-se (Evaporao), juntamente com a transpirao das plantas (Transpirao), originando a formao das nuvens. Depois d-se a precipitao (que cai nos continentes e regressa ao mar atravs dos rios Escoamento e, tambm, parte dela infiltra-se no solo Infiltrao). Saber os seus factores. Energia Solar (que promove a evaporao) e Gravidade (que faz com que a gua condensada chegue superfcie da Terra). Saber o que a presso atmosfrica e como ela varia. Fora que o ar exerce sobre a superfcie da Terra. A presso varia com: Altitude medida que a altitude aumenta, a presso diminui, e vice-versa, porque quanto maior a altitude menor a coluna de ar que vai at ao limite superior da atmosfera; a densidade do ar diminui com a altitude, tornando-se, por isso, mais leve. Temperatura medida que a temperatura aumenta, a presso diminui, e vice-versa, porque o ar quando aquece dilata e torna-se mais leve, quando arrefece contrai-se e torna-se mais pesado. Densidade do Ar medida que a densidade do ar aumenta, a presso aumenta, e vice-versa. Identificar um centro de presso. Como o ar circula nesse mesmo centro. Saber se o ar convergente/divergente e ascendente/subsidente.

A presso reduzida ao nvel do mar traduz um valor de 1013 mb (milibares) presso normal. Se a presso for superior a este valor uma Alta Presso (Anticiclone), se for inferior uma Baixa Presso (Ciclone ou depresso baromtrica). Devido fora de Coriolis, no Hemisfrio Norte, o movimento horizontal do ar nos: Anticiclones sofrem um desvio para a direita, deslocando-se no sentido dos ponteiros do relgio; Ciclones sofrem um desvio para a esquerda, no sentido contrrio dos ponteiros do relgio. O ar num Anticiclone subsidente e divergente superfcie. Ao descer o ar aquece e comprime-se levando reduo da humidade relativa e afastando o ponto de saturao, tornando-se num ar seco e estvel. Ento, podemos associar a um Anticiclone: cu limpo, ausncia de precipitao e vento fraco Bom Tempo. O ar num Ciclone convergente superfcie e ascendente. Ao subir o ar vai arrefecer e ganhar humidade relativa, podendo-se saturar e condensar, dando origem a nuvens e ocorrncia de precipitao. Ento, podemos associar a um Ciclone: cu muito nublado, precipitao e vento moderado ou forte Mau Tempo.

Saber a distribuio global da presso atmosfrica e dos ventos. Nas regies equatoriais, predomina uma faixa de baixas presses equatoriais, resultante das elevadas temperaturas que provocam a subida do ar; Nas regies prximas dos trpicos, a cerca de 30 N/S, surgem as faixas de altas presses subtropicais; Nas margens superiores das latitudes mdias, prximo do 60 N/S, aparecem as baixas presses subpolares; Nas regies polares, predominam as altas presses polares de origem trmica, devido ao movimento descendente do ar provocado pelas Circulao Geral da Atmosfera baixas temperaturas que se fazem sentir a. Os alsios ar que se desloca das altas presses subtropicais para as baixas presses equatoriais. Esta convergncia dos alsios, provenientes de N e S, origina a CIT (convergncia intertropical). Contudo, quando os alsios dos dois hemisfrios enfraquecem, sobretudo o Vero, no chegam a entrar em contacto, surgindo entre eles uma zona de calma atmosfrica, Doldrums. Os ventos de oeste ar que se desloca das altas presses subtropicais para as baixas presses subpolares, cujo sentido, influenciado pelo movimento de rotao da Terra, predominantemente de oeste no hemisfrio norte; Os ventos de este (Leste) ar que se desloca das altas presses polares para as baixas presses subpolares.

Saber as massas de ar mais importantes que afectam Portugal. (pg. 177) Tropical Martimo (TM), Tropical Continental (TC), Polar Martimo (PM) e Polar Continental (PC). Interpretar uma carta sinptica. Conceito: Traduzem as caractersticas da atmosfera num dado momento, representando a disposio das presses atmosfricas, podendo-se prever o estado de tempo.
Tipos te carta/ Estao De origem dinmica (mais comuns) Vero Anticiclones Devido ao facto de o ar se deslocar para Norte, ficando sobre os Aores. Bom tempo, no chove. Temperaturas elevadas pois, como Vero, Portugal recebe mais radiao solar pois os raios incidem de forma mais vertical e os dias so maiores. Baixas presses de origem trmica a massa de ar em contacto com sup. Quente (acontece nos dias mais quentes no centro da pennsula ibrica pois a o ar mais seco) sobe e forma-se. Acontece nos dias mais quentes do centro da Pennsula ibrica pois a o ar mais seco. Inverno Baixas presses. Mau tempo pode chover -Temp. Mais baixas e h probabilidade de haver precipitao. H perturbaes frontais (frentes frias e quentes) Anticiclone de origem trmica Quando est muito frio h um anticiclone pois o ar fica mais leve, subindo. Estado de tempo: Temp. Muito baixas e cu limpo, pouco vento.

De origem trmica (situaes ocasionais pois precisam de um conjunto de condies)

Numa carta de Vero quase nunca h superfcies frontais. Os estados de tempo mais frequentes do Vero so influenciados naturalmente pelas altas presses subtropicais e por massas de ar de origem tropical, ou seja, quentes. Tipos de tempo de Vero
Anticiclone centrado no O. Atlntico Depresso de origem trmica -Nortada -Vento de Levante Cu limpo ou pouco nublado, com vento de oeste ou noroeste. 1) Cu limpo e aumento da temperatura. O vento sopra de este ou sudeste 2) Pode provocar trovoadas de Vero, com chuvas curtas mas intensas. Sobretudo nas regies mais interiores e ao fim da tarde.

As situaes de Inverno A origem das massas de ar, respectivamente, polar martima (mais hmida) ou polar continental (fria e seca) ir determinar a existncia ou no de precipitao. Estados de Tempo de Inverno
Perturbado de Oeste Anticiclone de origem trmica Depresso em altitude (dota de ar frio) Mais frequente no Inverno. Cu muito nublado e vento de oeste ou noroeste. vulgar no Inverno. Tempo muito frio e seco com ocorrncia de geadas. Menos frequente que os anteriores. Cu geralmente muito nublado, com precipitaes do tipo aguaceiro acompanhado de trovoadas frequentes. Os perodos de chuva so intensos.

Localizao das bacias hidrogrficas. (pg. 208) Caracterizar vrias seces de um rio. Na fase inicial ou de juventude, no curso superior (parte mais inclinada, onde o poder erosivo e de transporte de materiais muito intenso), os rios correm geralmente entre montanhas, o declive dos terrenos acentuado e a fora das guas muito significativa. Assim, o desgaste na vertical acentuado e os vales apresentam vertentes abruptas: so os vales em V fechado ou garganta (vale estreito e profundo).

Na fase de maturidade, no curso mdio do rio, a inclinao diminui e as guas perdem fora e a sua capacidade de transporte diminui e os materiais, mais pesados, que j no consegue transportar. O desgaste faz-se na horizontal alargando o leito do rio, forma-se vales mais abertos: so os vales em V abertos (vale mais largo e menos profundo).

Na fase de velhice, no curso inferior (corresponde s zonas mais prximas de sua foz), a inclinao do terreno torna-se quase nula e h muito pouca eroso e quase nenhum transporte. O rio perde velocidade e d-se a deposio dos materiais (aluvies) que o rio transportou durante o seu percurso, formam-se vales em caleira aluvial, de fundo largo e plano.

Saber os problemas que mais afectam a qualidade dos nossos rios. Efluentes Domsticos constitudos por sais minerais, matria orgnica, restos de compostos que no so biodegradveis e com quantidade e diversidade elevada de bactrias e vrus, que provocam um aumento da mineralizao, da temperatura, o aparecimento de cor, sabor e odor desagradveis. Efluentes Industriais podem provocar contaminao a partir de qumicos, resultantes do processo produtivo para lavagens e arrefecimento, que so lanados, em grandes quantidades. Efluentes Agropecurios cuja a poluio se fez sentir sobretudo em solos de natureza permevel, devido utilizao inadequada e excessiva de fertilizantes em reas de regadio. Saber como que se pode atenuar a eutrofizao. Promoo de campanhas de formao dirigidas aos agricultores, no sentido do aconselhamento sobre o melhor momento para aplicar fertilizantes e as doses a utilizar em cada cultura, uma vez que esta estratgia pode tambm contribuir para reduzir as emisses de fsforo e azoto; No lanar para os rios e lagos efluentes com elevada concentrao de detritos orgnicos. Saber as origens das guas superficiais. As bacias hidrogrficas com maior rea e com uma elevada ocupao humana so as geralmente registam maior consumo e necessidades de gua. So nomeadamente ao do Tejo e a do Douro, no Macio Antigo. A bacia do Sado tem um consumo e necessidade cerca de trs vezes mais elevadas devido ao volume de gua canalizada para a produo de termo-electricidade. Saber as origens das principais guas subterrneas. As guas subterrneas surgem, geralmente, nas albufeiras de maior dimenso, de bacia sedimentares do Tejo e do Sado e nas orlas Sedimentares ocidental e meridional. Saber como se pode atenuar a situao de escassez da gua. (pgs. 246 e 249) Saber as causas da salinizao. Ocorre sobretudo em reas calcrias da orla costeira onde os aquferos esto em contacto com o mar. Enquanto a gua doce escoa para o mar, esta, por ser mais densa, tende a penetrar nos aquferos, levando ento salinizao da gua dos furos ou dos poos, o que a torna imprpria para consumo.

Localizar um grfico termopluviomtrico. Caracterizar o clima nessa regio. Factores que explicam esse tipo de clima. A - Clima temperado mediterrneo de influncia ocenica (NOROESTE) - Veres mais frescos e invernos amenos (temperaturas amenas ao longo do ano)Fraca Amplitude Trmica Anual. - Precipitao elevada ao longo do todo o ano, concentrando-se no Outono e Inverno ( nestas estaes que o nosso pas tambm mais influenciado pelos centros de baixas presses e pelas superfcies frontais subpolares). - Dois meses secos. Factores: Proximidade ao Oceano Atlntico (e no esquecer que a TC diminui sempre do Sul para o Norte). Influncia no Inverno, de baixas presses e sistemas frontais subpolares.

B - Clima temperado mediterrneo de influncia continental (NORDESTE) - Veres muito quentes e invernos muito frios; temperaturas altas no Vero e baixas no InvernoElevada Amplitude Trmica Anual. - Precipitao fraca - Dois a quatro meses secos. Factores: Afastamento ao Oceano Atlntico (a cadeia montanhosa que abriga a regio a Oeste faz com que a influncia atlntica no chegue a estas regies e a da sua posio no conjunto da Pennsula Ibrica.

C - Clima de altitude - Veres frescos e hmidos e invernos muito rigorososElevada Amplitude Trmica Anual. - Precipitao elevada ao longo do todo o ano e no inverno pode ocorrer em forma de neve. Factores: A temperatura desce com o aumento da altitude. O ar hmido proveniente do litoral v-se obrigado a ascender ao contactar com as encostas montanhosas. Ao faz-lo arrefece, o que d lugar condensao do vapor de gua por se ter alcanado o nvel de saturao.

D - Clima temperado mediterrneo (Sul e Centro) - Veres quentes, longos e rigorosos, Invernos suaves e curtos.Fraca Amplitude Trmica Anual. - Precipitao irregular e fraca. Estao seca entre 4 a 6 meses. Factores: Latitudes mais baixas, influncia de massas de ar subtropicais, quente e secas e doa anticiclones.

Insulares Aores: - Nas ilhas dos Aores o clima temperado e chuvoso; - A pluviosidade diminui medida que nos deslocamos para Este; - Durante o Vero o Anticiclone dos Aores estaciona sobre este arquiplago; - O relevo vulcnico das ilhas origina a formao de chuvas orogrficas abundante devido trajectria martima das massas de ar que atingem o arquiplago. Madeira: Na regio autnoma da Madeira o clima temperado; A vertente norte regista temperaturas mais baixas e mais chuvosa; Esta vertente est mais exposta aos ventos de norte e nordeste; A vertente sul, por ser mais abrigada, apresenta temperaturas mais altas e mais seca.

Вам также может понравиться