Вы находитесь на странице: 1из 20

Prticas corporais alternativas e seus signifcados

Rosngela Fragoso* e Arton Negrine**

Este trabalho nasce de interesses convergentes de estudar prticas corporais alternativas, ou seja, aquelas que tradicionalmente no fazem parte dos currculos dos cursos de Educao Fsica e que pouco a pouco vo tendo cada vez mais adeptos. Surge como produto de um trabalho de iniciao cientfica financiado pelo CNPq e que se desenvolve no mbito da Escola de Educao Fsica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Movidos pela expectativa de realizar um exerccio de investigao centrado em um assunto ainda muito pouco explorado pelos profissionais da Educao Fsica, foi que nos propomos a definir o problema que norteou o processo investigatrio. O estudo se props a responder a seguinte indagao: "qual o significado e interpretao que dado s prticas corporais alternativas a partir de diferentes perspectivas"? A pergunta inicial derivou para o estudo das metodologias utilizadas e a compreenso do porqu que as pessoas buscam e como se sentem nestas prticas. Destacamos que as prticas corporais que estudamos, denominadas de "alternativas", dizem respeito s atividades corporais que se desenvolvem margem da maioria dos currculos adotados pelas Escolas de Educao Fsica, que subjugadas ao desprezo cientfico, constrem sua fundamentao terica fora dos parmetros institucionais vigentes.

A motivao inicial para a escolha da temtica foi determinada pela compreenso que os movimentos corporais espontneos exprimem: afetividade, emoo e sentimento. Estes aspectos, embora presentes em toda ao, nas atividades gmnicas-desportivas que predominam nos currculos dos cursos de licenciatura em Educao Fsica, pouco so valorizados como elementos de anlise e avaliao do comportamento humano.

14

As prticas corporais alternativas no foco do estudo englobam a Antiginstica, a Biodana, a Formao Pessoal e a Terapia Reichiana. Para estud-las organizou-se o trabalho em trs momentos. Primeiro nos detemos a fazer um rastreamento terico e histrico de cada uma das prticas, tendo por base as bibliografias indicadas pelos professores e/ou facilitadores nas entrevistas realizadas inicialmente. Num segundo momento nos propomos a coletar informaes sobre a dinmica das sesses (incio, meio e fim), tempo de durao e outras especificidades. Logo, a partir das entrevistas com os facilitadores, praticantes e das observaes realizadas, procuramos apontar as motivaes que levam as pessoas a buscar estas prticas corporais. No terceiro momento, situamos a discusso nos pontos convergentes e divergentes entre as referidas abordagens, sem remet-las exatamente a uma confrontao terica entre si, mas sim entendendo-as, como uma pequena amostra de um universo maior, e nos atendo em aspectos que os caracterizam. A partir destas informaes introdutrias, analisaremos, em continuao, aspectos pertinentes ao marco terico que sustenta as prticas corporais alternativas estudadas. ANTIGINSTICA Bertherat, descontente com a perspectiva mecanicista de corpo, busca uma terapia global que trate a pessoa como um todo. Desenvolve a Antiginstica, tcnica que traz como "pano de fundo" uma abordagem e entendimento de homem, que tenta ir de encontro a esta necessidade. Os exerccios clssicos, os esportes e a dana, segundo Bertherat, na maioria das vezes deformam o corpo, justamente porque usam-no de forma errnea e dissociada. Afirma a autora que os exerccios imbecilizam as pessoas, e que geralmente s servem para separar o corpo da cabea. Isso no significa que defenda o fim desses trabalhos, mas prope que, num primeiro momento, desenvolvam-se os movimentos naturais do corpo e que se explore amplamente suas possibilidades, para que este adquira inteligncia muscular e sensorial e s mais tarde se trabalhe sobre movimentos mais especficos e precisos. Bertherat sustenta que toda nossa his-

tria de vida est impressa no corpo sob forma de tenso, rigidez, dor, fraqueza ou, ao contrrio disso, sob linhas harmnicas e bem definidas. O que vai determinar as condies corporais so as riquezas das experincias e a forma como estas foram vividas. Quando tais experincias so dolorosas, a tendncia proteger-nos delas atravs de recalques, contraes musculares, reteno da respirao e assim por diante, que se expressam tanto sob a forma de deformaes fsicas como de distrbios psicolgicos. Assim sendo, temos o que se denomina de "memria muscular", ou seja, os msculos guardam "todas as nossas experincias.... ao tocar o corpo de um ser, tem-se em mos a sua vida e todo o seu passado" (Bertherat, 1985. p.85). Por exemplo, se uma criana vive uma situao familiar muito difcil e que no pode abandonar, organizar sua musculatura, responsvel pela sua partida, de tal forma que paralisa-a, negando ento sua vontade de ir-se e, assim, "pela vida afora, a criana guardar a sensao e o sentimento talvez indizvel de estar restringida, de ser testemunha forada de cenas a que no deseja assistir" (p.94) e que mais tarde, quando adulto, traduzir-se- em "imobilidade, em todos os sentidos da palavra" (p.94), pois nossa organizao muscular atende nossas necessidades. Portanto, entende que nosso corpo muito mais do que cabea, costas, braos, pernas, ele "ns" com tudo o que isso implica, sentimentos, pensamentos, histria, cultura, reunidos e impressos em cada clula que a constitui. "Por isso tomar conscincia do prprio corpo ter acesso ao ser inteiro" (Bertherat, 1986. p. 14). Entretanto, a autora (1985) questiona o que vem a ser afinal esse conscientizar o corpo, e sugere que o mais correto talvez seja dizer "tomada da conscincia", pois para tomar conscincia do corpo e torn-lo mais flexvel, requer simultaneamente uma tomada de conscincia e maior flexibilidade de comportamento, visto que um decorre do outro. Sendo assim, Bertherat chama a ateno para aqueles pacientes que, pensando que querem curar-se, lhe procuram na verdade para ficar como esto, preferindo um trabalho que apenas lhe garantam a manuteno do seu

"Qualquer passagem de um modo de ser para outro implica necessariamente o ato simblico de morrer. preciso morrer para a condio anterior a fim de renascer num estado novo ..." (Eliade, citado por Bertherat, 1980. p.38).

15

"desequilbrio habitual". Para muitas destas pessoas o corpo s existe medida que lhes causa dor e o simples alvio entendido como sade. Acredita-se que isso ocorra devido ao fato de que
"qualquer passagem de um modo de ser para outro implica necessariamente o ato simblico de morrer. preciso morrer para a condio anterior a fim de renascer num estado novo ..." (Eliade, citado por Bertherat, 1980. p.38).

1. so em maior quantidade numrica; 2. so msculos maiores em volume e espessura; 3. so poliarticulares 97% deles; 4. esto constitudos de uma forma tal que "constituem uma cadeia contnua do alto do crnio ponta dos ps, ao passo que os msculos do queixo ao trax formam uma linha interrompida" (p. 9). Sendo assim, diz que quando prope um movimento simples como: de p, com ps juntos e paralelos, flexione a coluna frente, deixando a cabea pender e indo com as mos at o cho, poucos conseguem faz-lo, e aqueles que conseguem muitas vezes o fazem forando as articulaes dos joelhos e rotando-os para dentro. Isso ocorre devido ao encurtamento da musculatura posterior que, ao no acompanhar o movimento, deformam o corpo (Bertherat, 1986). Muitas vezes apontam como causa das deformaes a musculatura anterior, e a explicao que encontra para isso que esta vemos e temos conscincia, enquanto a posterior no, fica obscura, inconsciente, impedindo-nos que percebamos ser ela a verdadeira origem do problema. Afinal, para Bertherat, 80% de nossas percepes sensoriais so visuais. Se os msculos da regio anterior do corpo so fracos e flcidos porque os msculos posteriores so muito fortes e contraturados. Quanto aos primeiros, no necessrio fazer nada, pois so esses ltimos que precisam ser soltos, alongados, para que possibilitem que a cadeia anterior se reorganize. De tal forma que, ao se soltar a musculatura posterior mudam-se os movimentos, estes tornam-se fluentes e coesos. Afinal, o princpio fundamental dentro desta perspectiva que o corpo sadio deve ter ombros, clavculas, costelas, omoplatas, ilacos, joelhos e ps simtricos. Deve-se ter facilidade em manter-se em p; de flexo do tronco, quando os joelhos no devem rotar para dentro e assim por diante. Caso algum desvio nesse sentido ocorra, entende que h uma deformao corporal originada pelo excesso de fora da musculatura posterior. Postula ainda que, sentimentos como raiva e medo, dos quais no chegamos a ter conscincia, ficam atrelados a nossa musculatura, sendo que boa parte vai mais especificamente para a musculatura posterior.

O objetivo de Bertherat levar a aprendizagem do bem-estar, a perceber o que "sentir-se bem", a movimentar-se sem entraves, a liberar-se das inibies que impedem de agir, a fim de que essa nova experincia entre na memria corporal e que a pessoa, a par disso, consiga restabelecer sozinha o prprio equilbrio.

No livro As estaes do corpo (1985), a autora faz um paralelo entre as estaes do ano e as estaes do corpo. Este tem estaes para o repouso, para o movimento, para a cura, etc. Entretanto, incrvel como o homem viola seus prprios ritmos, solicitando-se alm do que pode ou necessita, desrespeitando todas as pulses internas, seus movimentos involuntrios e tudo mais que o sistema nervoso administra. Tambm destaca o fato de que as pessoas tm uma viso muito fragmentada de seu corpo e conseqentemente de si, entretanto isto no caracterstica apenas de leigos, tambm alguns especialistas na rea de sade % mdicos, fisioterapeutas, professores de educao fsica .... % consideram o corpo segmento por segmento. Nesse sentido questiona se isso decorrncia de uma formao profissional dissociativa ou de uma percepo fragmentada com a qual estes vivem o prprio corpo. O objetivo de Bertherat levar a aprendizagem do bem-estar, a perceber o que "sentir-se bem", a movimentar-se sem entraves, a liberarse das inibies que impedem de agir, a fim de que essa nova experincia entre na memria corporal e que a pessoa, a par disso, consiga restabelecer sozinha o prprio equilbrio. , portanto, a partir dessa tica e desses questionamentos que Bertherat desenvolve a antiginstica, tomando apoio no mtodo desenvolvido por Franise Mzires. Antes de entrarmos na metodologia da Antiginstica, faz-se necessrio apresentar alguns conceitos desenvolvidos por Franise Mzires, base do trabalho criado por Bertherat. Mzires postula que as contraes crnicas da musculatura posterior so as causas de todas as deformaes morfolgicas, "exceto as fraturas e algumas deformaes congnitas" (Mzires, citado por Bertherat, 1986., p.123). A razo disso que os msculos posteriores:

16

A musculatura posterior "est sempre pronta a se contrair. Contrair-se coisa simples para um tecido contrtil por natureza"(l989, p.38), razo pela qual muito mais importante relaxar a musculatura posterior do que contrair e fortalecer a anterior. Sendo assim, o objetivo do trabalho soltar a musculatura, a posterior em especial, com movimentos suaves, que so experimentados primeiramente pelo prprio professor que os aplicar, pois Ehrenfriend (citado por Bertherat, 1986) diz que necessrio compreender esses movimentos com o prprio corpo para s ento recomend-lo a outros. Bertherat (1986), diz que entrevista individualmente cada aluno em suas aulas, para ter uma idia de como so e o que buscam, consciente ou inconscientemente. Quanto aos movimentos realizados nesta prtica, o professor no os demonstra, por entender que a repetio mecnica de um movimento intil, pois logo que "a ateno se distrai o corpo retoma seus velhos hbitos" (p.49). Nesse sentido, aponta a respirao como elemento importante, no devendo ser contida, uma vez que, contendo-a, contemos tambm nossas emoes e sensaes. Sustenta que desde pequenos cortamos a respirao quando temos medo, ou quando nos machucamos e que mais tarde prendemos a respirao quando tentamos no chorar ou gritar. Com o tempo isso vai se tornando crnico, e necessrio que o corpo reencontre o ritmo respiratrio que lhe prprio, liberando a respirao sem trein-la. Acredita que se esta apresenta problemas, porque a musculatura posterior precisa ser relaxada. Ensina que o professor deve ir falando quais os movimentos que deseja que sejam feitos e, por sua parte, os alunos realizam e vivenciam de acordo com suas percepes. Caso tenham muita dificuldade em realiz-los, o professor deve ajud-los utilizando a palavra, para que cheguem por si mesmos a descoberta sensorial de seu prprio corpo. A essncia desse trabalho est no respeito pelo ser humano, no objetivo de proporcionar que este descubra suas possibilidades, que alcance mais inteligncia e independncia. Outro ponto destacado, o de sempre trabalhar um lado do corpo de cada vez, quando um lado est bem e sadio o outro entra em

sintonia com este. Neste sentido, sempre ao citar trabalhos em seus livros, Bertherat prope que se movimente primeiro o lado direito e depois o esquerdo. O mesmo cuidado esteve presente nas aulas prticas de antiginstica observadas durante o processo investigatrio. Embora Bertherat tenha algumas reservas no que se refere s terapias psicocorporais, por entend-las breve e de muito impacto, entende ser correto que se desenvolvam trabalhos onde a pessoa possa expressar-se verbal e corporalmente. Ao longo de sua experincia, incorpora a palavra na metodologia da antiginstica. Entretanto, sustenta que a fala no obrigatria, porque palavras soltas ditas por algum podem atingir outra pessoa, tendo-lhe um forte significado. Tampouco faz interpretaes ou anlises do comportamento e descobertas do outro. Bertherat cita um trabalho de Feldenkrais que usa em suas aulas: comea-se pelo lado direito, fazendo movimentos que aumentem a amplitude de todas as articulaes. Depois visualiza-se os mesmos movimentos do lado esquerdo. Isso feito, passa-se a executar efetivamente os movimentos e percebe-se uma facilidade para faz-lo muito maior do que fora do lado direito. Bertherat (1989), quando fala da anlise diagnostica e tratamento atravs da antiginstica, sugere que h trs locais em que a musculatura posterior mais se encurta: na nuca, regio lombar e parte posterior do joelho, e para verificar as condies dessa musculatura, apresenta alguns testes, que pensamos ser desnecessrio descrev-los, uma vez que nas suas obras estes aspectos esto muito bem explicados. BIODANA Com o intuito de promover uma transformao no curso da evoluo humana, Rolando Toro Araneda criou a Biodana, uma pedagogia de vida baseada numa metodologia de trabalho essencialmente vivencial em que a emoo e o contato advindos da interao com o outro no grupo proporcionam ao homem reconstruir sua individualidade, base para a criao de uma sociedade sadia.

A musculatura posterior "est sempre pronta a se contrair. Contrairse coisa simples para um tecido contrtil por natureza"(1989, p.38), razo pela qual muito mais importante relaxar a musculatura posterior do que contrair e fortalecer a anterior.

17

Biodana 3/4 "Dana da vida" 3/4 , segundo seu proponente, um novo estilo de vida onde se promove o desenvolvimento da identidade atravs do trabalho sobre as cinco potencialidades genticas: vitalidade, criatividade, afetividade, sexualidade e transcendncia. Estes so os cinco eixos na construo da identidade que Toro prope. Sendo assim, desenvolvem-se exerccios especficos de vivncia e expresso dos aspectos saudveis das relaes humanas, onde o amor seu plo norteador. Entretanto, antes de falarmos um pouco mais sobre a Biodana, queremos deixar claro que no farta a bibliografia especfica. Este trabalho est ancorado numa coletnea de textos escritos por Toro e organizados em forma de "Tomo de Biodana" por Srgio Gis, que inclusive o material terico bsico para o curso de formao em facilitadores de Biodana no Brasil. Rolando Toro, mdico e psiquiatra, a partir de seus estudos sobre antropologia cultural, em que observou o quanto os povos primitivos valiam-se de rituais com dana e msica para tratar seus doentes. D incio, em 1965, a trabalhos de dana com pacientes psiquitricos no Hospital Psiquitrico do Chile, dos quais obteve as seguintes impresses:
"Observei que certas msicas tinham efeitos contraproducentes, pois os conduziam com facilidade a estados de transe. Nesses casos, as alucinaes e delrios acentuaram-se e podiam durar vrios dias. Indubitavelmente, os enfermos que, por definio, tm uma identidade mal integrada, dissociavam-se ainda mais quando realizavam certos tipos de movimento" (Toro, 1991. p.5-6).

vivncia e da protovivncia que sero estudados, mais adiante, neste trabalho. Em 1978 a Psicodana, norteada por uma viso antropocntrica homem como centro do universo, meta primeira a ser atendida muda seu foco para uma perspectiva biocntrica vida como centro do universo passando a denominar-se Biodana. Nesta nova viso, o ser humano importante, mas na medida que integrante desta vida, que participa e interage nela em sua forma maior biocsmica. Devido ao amplo alcance deste mtodo, capaz de modificar desde a homeostase orgnica at o estilo de vida, Toro chega a palavra Biodana, por conter o termo grego "Bio" 3/4 vida 3/4 e dana que, segundo ele, em francs significa "movimento integrado, pleno de sentido". marcante nos textos de Toro sua forte crtica s atuais formas de educao que, no seu entendimento, no desenvolvem as potencialidades do homem, seus afetos, seus vnculos, sua conscincia ecolgica .... Aponta nossa civilizao como caracterizada por uma cultura que promove dissociao e alienao, como negadora de nossa animalidade, e repressora de nossos instintos. E preciso romper com a dicotomia de nossas percepes, perder o medo aos prprios instintos, pois retom-los significa resgatar o ser humano na sua integridade. Toro prope que se pense novamente em amor, liberdade e transcendncia de forma con creta, como experincia corporal, pois a falta de amor gera "uma situao biolgica insupor tvel" (p. 63), afinal o homem sempre buscou isso sob forma de ideologias, religies, filoso fias ..... atravs dele que se alcana estrutu ra e unidade para a verdadeira independncia. Entende que para uma autntica mudana so cial preciso assumir o amor que temos den tro de ns, abandonar o corpo rgido, preconceituoso, sustenta que:
"No basta liberar o homem da misria econmica. Tambm necessrio liber-lo de sua misria afetiva e sexual, de sua pobreza criativa, de sua incapacidade para desfrutar o prazer de viver" (Toro,1991. p.93).

"Observei que certas msicas tinham efeitos contraproducentes, pois os conduziam com facilidade a estados de transe. Nesses casos, as alucinaes e delrios acentuaram-se e podiam durar vrios dias. Indubitavelmente, os enfermos que, por definio, tm uma identidade mal integrada, dissociavam-se ainda mais quando realizavam certos tipos de movimento"

Selecionou, a partir da, msicas e danas que pudessem reforar a identidade. Props tambm exerccios de contato para dar limite corporal e coeso. O resultado foi claro: muitos enfermos elevaram seu juzo de realidade, diminuram as alucinaes e aumentaram a comunicao. Ficou assim desenhado o primeiro eixo para o modelo terico que, com o tempo, foi-se aperfeioando. A partir disso, Toro desenvolveu a Psicodana que tinha como modelo operatrio dois eixos: (1) identidade transe e (2) diferenciao integrao. Em seguida cria, tambm os primeiros conceitos da teoria da

urgente unificar o indivduo, entender que seu corpo a expresso de toda a sua existncia, que corpo e alma so dois aspectos

18

de uma mesma realidade. Um dos pressupostos da Biodana objetiva viver essa totalidade de forma intensa. Um revolucionrio sem estas caractersticas nada tem de realmente novo para oferecer, impossvel fazer transformaes sem questionar sua prpria conduta. Entretanto, quando a Biodana prope que se cultive o amor, no quer com isso que se perca a capacidade de luta, muito pelo con-trrio, junto ao prazer de viver desenvolvem-se trabalhos que potencializam a coragem e o mpeto de viver, de atrever-se e de tirar as mordaas que ns mesmos nos impomos. A Biodana traz em sua essncia uma proposta de um novo estilo de vida, onde a metodologia utilizada a vivncia em grupo, com msica, dana e canto. enfatizado o aqui-agora, ou seja, incentiva-se que se viva o momento intensamente, que se esteja presente no instante vivido. Na Biodana os participantes no so considerados "pacientes", mas agentes de sua cura e da cura dos demais do grupo. A relao paciente terapeuta no existe, o que se tem uma relao "amigo-amigo", onde cada um cura os demais com seu amor. O coordenador de Biodana uma pessoa como as outras, tambm em busca de desenvolvimento que, para assumir esse papel, deve ter como pr-requisito bsico: ser profundamente afetivo, ter vocao humanista, desejar ajudar ao prximo, esprito aberto ao prazer de viver, ser sincero e corajoso. No h elaborao verbal das aulas, por entender-se que a melhor elaborao feita quando assume-se as vivncias com tudo o que esta suscite pois, como diz Toro, os sentimentos comeam a sedimentar-se a nvel orgnico, sem a interveno de decises mentais, pois estas, no fundo, so expresses da tirania do mundo exterior. A FORMAO PESSOAL A formao pessoal, como prtica corporal alternativa emerge a partir das escolas de Formao de Formadores em Psicomotricidade, proposta por Lapierre e Aucouturier, vindo a se constituir na terceira via de formao, considerando a primeira uma formao terica, e a segunda uma formao

pedaggica construda na ao do adulto com a criana. A Formao pessoal se prope a ser um espao em que o adulto em formao reflita sua prpria conduta, numa atitude introspectiva, perceba seus desejos, limites, expectativas e decepes nas relaes com os outros, com os objetos e com o espao que lhe rodeia. Local onde, ao profissional em formao, ser oportunizado vivncias corporais na qual encontre prazer de movimento, disponibilidade corporal e facilidade de comunicao. Parte-se do entendimento de que, antes de trabalhar com o outro, necessrio que trabalhe consigo mesmo, e isso se dar atravs da corporeidade, oportunizando que descubra uma nova via de impresso e expresso:
" esta formao que vai permitir que o adulto passe a ter mais disponibilidade corporal, conhea melhor suas limitaes e ao mesmo tempo possa refletir sobre elas. Este autoconhecimento permite o desbloqueio de certas resistncias, permite uma dimenso mais real das limitaes de cada indivduo frente a diferentes situaes e, conseqentemente, prepara o profissional para ter uma 'postura de escuta' em relao criana, melhorando assim a compreenso e seu relacionamento com ela" (Negrine,1994. p.2).

A operacionalizao disso ser feita de forma ldica, para que, na fronteira de seus limites, o aluno v ampliando sua disponibilidade e suas possibilidades num clima de permissividade, criatividade e interao. A psicomotricidade, para quem no a conhece, nasce da investigao das problemticas motoras e encontra "receptividade" entre os psiclogos, pedagogos e professores de educao fsica. Surge com um enfoque reeducativo e, posteriormente, apresenta-se sob dois outros enfoques: educacional e teraputico. Embora Lapierre e Aucouturier tenham inovado na formao dos psicomotricistas, publicando inclusive uma srie de trabalhos juntos, durante a caminhada houve um distanciamento dialtico na forma de entender a prtica psicomotriz. Mas o que realmente nos interessa nesta reflexo o ponto em que eles convergem. E esse ponto proposta de incluir a formao pessoal como mais uma via de formao dos psicomotricistas. Para Lapierre e Aucouturier "o dilogo

"No basta liberar o homem da misria econmica. Tambm necessrio liber-lo de sua misria afetiva e sexual, de sua pobreza criativa, de sua incapacidade para desfrutar o prazer de viver."

19

corporal tnico fundamental e sua qualidade vai influenciar todo o futuro da criana" (1984, p.12), pois depender das vivncias motoras da advindas a imagem que formar de seu eu corporal. O dilogo tnico tem sua origem nas relaes primrias com a me, relao que pode ser privilegiada para alguns e com certas carncias para outros. " esta formao que vai permitir que o adulto passe a ter mais dispon ib ilidade corporal, conhea melhor suas limitaes e ao mesmo tempo possa refletir sobre elas. Este auto conhecimento permite o desbloqueio de certas resistncias, permite uma dimenso mais real das limitaes de cada indivduo frente a diferentes situaes e, conseqentemente , prepara o profissional para ter uma 'postura de escuta' em relao criana, melhorando assim a compreenso e seu relacionamento com ela." Portanto, a falta no corpo, do corpo do outro, gera o que denominam "fantasma1 original" que est ligado ruptura fusional do nascimento e o desejo inconsciente de retorno a essa plenitude pr-natal. Como veremos, ao longo da vida, tentaremos suprir essa "falta do ser", essa "falta de ser". Entretanto, o beb ter de aceitar a separao e viver a frustrao de no possuir o corpo do outro como local de prazer. Porm, isso s possvel atravs de substituies simblicas, dentro de um "espao fusional" que no mais direto, ou seja, surgem mediadores dessa fuso, atravs de produes corporais gestos, olhar, voz, mmica ou de objetos. Quanto a esse objeto, ele passa a ser o substituto complementar de sua falta, o que Winnicott denomina de "objeto transacional". Esse objeto entendido como seu, ou seja, h uma transferncia entre ser o objeto para ter o objeto.

advinda imprescindvel para compreendermos a proposta de Lapierre e Aucouturier no que se refere formao pessoal. Esses autores defendem que, se pretendemos alcanar profundas mudanas na personalidade, ao nvel de corporeidade que se deve agir; os fantasmas sero percebidos atravs exclusivamente da situao vivencial e, conseqentemente, faz-se necessrio identific-los e saber lidar com eles. Sendo os fantasmas corporais inconscientes originais, propem trabalhos que levam o sujeito a agir desvinculado de objetivos racionais, o que proporciona a emergncia dos fantasmas originais:
"a angstia s se soluciona quando o imaginrio inconsciente pode ser simbolizado... O fantasma desmascarado e identificado, perde seu poder de perturbao emocional" (Lapierre e Aucouturier. 1984, p.65).

No que se refere ao corpo do terapeuta e/ou psicomotricista, durante os trabalhos com crianas, ele ser o palco, na medida em que interage com elas.
"O corpo do terapeuta deve ser revelador do que a criana no pode dizer, nem escrever, nem desenhar; fantasmas que ela exprime inconscientemente em seu modo de agir (Lapierre e Aucouturier, 1984. p.66).

Entretanto, para a devida eficincia desse processo, necessrio que o terapeuta Dentro deste contexto investe-se muito tenha conscincia: (1) do quo rpido a crimais no desejo de ter (seja no sentido materi- ana estabelecer vnculo com ele e transal, cultural ou intelectual) do que de ser, pois ferir para esta relao todos seus fantasmas, Lapierre e Aucouturier apontam esse ltimo desejos, angstias, medos, pois a partir desse como muito mais abstrato, profundo e difcil entendimento o terapeuta colocar seu corpo de ser satisfeito. Esses dois desejos so direta- disposio da criana, no passivamente, mente proporcionais, pois na medida em que mas ativo em contextualizar e possibilitar o segundo insatisfeito procuramos mais com- que exprima seus desejos num dilogo tnico; (2) ter conscincia tambm de seus pensaes materiais. prprios fantasmas, de seus desejos Desde uma viso psicanaltica nos pri- inconscientes para com estas crianas, para meiros meses de vida, o beb vive num estado que isso no interfira na relao que se esde fuso no s com a me como com o mun- tabelecer entre eles. do. Porm, Lapierre e Aucouturier dizem que a fuso sempre perda da identidade e perderCertamente sabem esses autores que trase no espao to angustiante quanto perder- zer conscincia contedos inconscientes se no outro, no entanto necessrio resistir a tarefa muitas vezes rdua, porm fundamental esse fantasma, e viver a entrega para consti- para que possamos dominar, e no recalcar tuir e tomar posse da prpria identidade. nossos impulsos, visto que a vida social s possvel graas a isso. Para tanto, propem que Ter claro o desejo fusional, o desejo de ao terapeuta e psicomotricista seja oportunizado durante sua formao um espao em identidade e a fantasmtica corporal da

20

que possa trocar com seus colegas, num grupo de controle, o que percebem de sua conduta para com as crianas, sua contratransferncia e, naturalmente, suas prprias sensaes e conjecturas enquanto trabalha propriamente com elas. No entendimento de Lapierre e Aucouturier, assim como o psicanalista, que alcana sua formao atravs de sua prpria anlise, com o terapeuta psicomotricista no deveria ser diferente. A este, deve ser oferecido uma formao menos anatomofisiolgica e mais analtico-perspectiva, que objetivar: tornar o reeducador consciente das indues de sua prpria problemtica corporal na sua relao com o outro; atenuar ou ultrapassar suas resistncias tnicas de modo a ficar corporalmente disponvel; tomar conscincia de sua prpria relao fantasmtica com o mundo, com o espao, com os objetos. J Negrine estende a formao pessoal, proposta por Lapierre e Aucouturier, para todos os profissionais que trabalham com pessoas. Ciente que toda a relao transferenciai, no percebe coerncia no fato de um profissional assumir seu papel sem ter passado por vivncias que lhe tragam conscincia seus prprios fantasmas, para que possa lidar com estes e evitar que isso venha a interferir negativamente na sua relao com o outro. A TERAPIA REICHIANA Wilhem Reich (1897-1957), mdico e psicanalista austraco, desenvolveu a Orgonoterapia a partir das evidncias que encontrou em suas observaes clnicas sobre a unidade corpo/mente. A essncia de sua contribuio deve-se ao fato de ter elaborado o que se pode considerar, segundo Trotta (1993), a mais abrangente e bem fundamentada metodologia de trabalho sobre a dinmica biopsquica das emoes.
"Na concepo reichiana o ser humano uma unidade biopsquica cujo funcionamento expresso simultaneamente em emoes e funes fisiolgicas. As contenes emocionais associadas aos impulsos instintos privados de satisfao cronificam-se perturbando o funcionamento orgnico e psicolgico; sendo esta a origem de todas as patologias" (Trotta, 1993. P8).

A terapia reichiana entende o mal-estar fsico e emocional como manifestaes diferentes de uma mesma problemtica, sendo que atravs da emoo deflagrada e elaborada, que se restabelece o equilbrio do sujeito como um todo. A terapia reichiana, criada por Reich, nasceu a partir da Psicanlise. Em 1919, Reich apresenta um ensaio, que alvo de muitos elogios no seminrio de sexologia sobre "Conceitos da libido de Forel a Jung", no qual interpreta o conceito de libido de Freud, no como a libido dos pr-freudianos que denotava o desejo consciente de atividade sexual mas sim como a energia em si do instinto sexual. importante esclarecer que, excitao sexuallibido como Freud a chamouno se restringe apenas a sentimentos e fantasias sexuais conscientes mas, como define Reich citado por Boadella, ela a "energia viva" da Psicanlise. Afinal, se observarmos o prazer com que o beb se entrega aps a mamada, segundo Freud (ibid) no h como no nos remetermos imagem da expresso de prazer referente ao ato sexual. Entretanto, voltemos um pouco a 1895, quando Freud havia proposto que o acmulo da energia sexual no descarregada a razo de algumas formas de neurose de angstia. Ocorre que nunca conseguiu ter claro o mecanismo que fazia com que as sensaes sexuais se tornassem angstia. Com isso, progressivamente, Freud e seus colegas abandonaram a teoria inicial dos instintos (libido) em direo psicologia do ego, enquanto Reich dedicouse a confirmar e desenvolver essa teoria e pesquisar em torno da questo de como a xtase sexual poderia levar produo de angstia, sendo que a soluo para essas questes tornou-se a pedra fundamental de sua teoria econmico-sexual: a teoria do orgasmo. Assim, em 1923, Reich apresenta o seu primeiro artigo sobre "A genitalidade do ponto de vista do prognstico e da terapia psicanaltica", porm, tem combatida sua teoria de que, como Freud havia dito, realmente neurose e vida sexual normal so duas caractersticas incompatveis em um mesmo indivduo. Da mesma forma, em 1924, depara-se

"A angstia s se soluciona quando o imaginrio inconsciente pode ser simbolizado... O fantasma desmascarado e identificado, perde seu poder de perturbao emocional."

21

com uma forte resistncia por parte da sociedade psicanaltica, quando apresenta a teoria do orgasmo, pois a Psicanlise comeava a deixar de lado a teoria da libido:
"A Psicanlise e a economia sexual tomaram direes opostas, uma vez que a primeira passou a no dar ateno quantidade emocional e a se concentrar cada vez mais nos contedos da vida psquica e a se desenvolver em direo a uma psicologia das idias; enquanto que o foco de Reich na quantidade de excitao deveria levlo ao campo da pesquisa da energia fsica" ( Boadella, 1985. p.19).

ta de inmeras maneiras: de forma constrangida, como se estivesse a se esconder; de forma expansiva simulando uma fluidez que de fato no existe. O processo de encouraamento no consciente, nem tampouco seu estado uma pessoa no tem conscincia de sua couraa como tal, mas sim do seu reflexo, que se d atravs de suas percepes internas:
"Descreve-se como aptica, rgida, limitada, vazia ou queixa-se de palpitaes, priso de ventre, insnia, insatisfao nervosa, nusea, etc. Se a blindagem existe a muito tempo e tambm fez efeito nos tecidos dos rgos o doente procura-nos por causa de lceras ppticas, reumatismos, artrite, cancro ou angina de peito" (Reich ,1989. p.434).

"O corpo do terapeuta deve ser revelador do que a criana no pode dizer, nem escrever, nem desenhar; fantasmas que ela exprime inconscientemente em seu modo de agir."

A teoria econmica-sexual desenvolvida por Reich, como ponto-chave de sua abordagem teraputica, pretende abarcar um novo campo cientfico: a investigao da energia biopsquica, sendo que o cerne dessa teoria o fato de que a sade psquica depende da potncia orgstica, da capacidade do indivduo de entregar-se para o clmax do ato sexual natural e para o amor. Avanando um pouco na anlise dessa questo, Reich considera que o tema "sexualidade" atravessa outras reas do conhecimento humano sofrendo influncias do campo da Psicologia, Fisiologia, Biologia e Sociologia, sendo transparente no livro A funo do orgasmo (1975), seu discurso sobre a sexualidade se vincula condio scio-econmica. Assim, quando diz que "as enfermidades psquicas so a conseqncia do caos sexual da sociedade" (p. 14), refere-se forma como esse caos atende aos interesses dominantes de subjugar psicologicamente os indivduos a uma sociedade hierrquica, autoritria e mecanizada. Com isso, Reich considera que a supresso da sexualidade natural gera uma nsia de prazer que, expressa-se fisiologicamente atravs de espasmos musculares crnicos que denominou couraa. esta nsia, diz ele, que o cerne do medo, que aprisiona homens e mulheres, que os fazem sujeitarem-se a indivduos ou grupos. Medo de ter uma vida independente orientada para a liberdade. Medo que serve de alicerce para a produo de ditadores, e que transmitido de gerao para gerao. Sabe-se que todo organismo vivo expressa-se em movimentos. Porm, esse processo de expresso pode sofrer inmeras alteraes. Cada movimento revela um estado biolgico e emocional do protoplasma. Um indivduo encouraado, por exemplo, se manifes-

Na terapia reichiana toda somatizao, desconforto fsico ou emocional so traduzidos em couraa. Outra caracterstica importante do organismo encouraado sua incapacidade de exprimir seus sentimentos de forma autntica.
" incapaz de dar livre curso raiva ou de bater com o punho numa imitao de raiva" (...) "No capaz de mover a pelve para a frente. Quando lhe pedem para o fazer, uma pessoa blindada muitas vezes no compreender o que lhe pedem ou far um movimento errado, isto , um movimento indicativo de retraimento" (Reich,1989. p.434).

Essa reflexo essencial para que se compreenda a couraa, que Gaiarsa (1984) define como todo o esforo de carga e conteno que dispendemos a fim de controlar a fluidez dos movimentos. o dispositivo que transforma fluncia em estrutura. Isto , um conjunto de tenses musculares crnicas inutilmente mantidas, porque, para que se entenda o processo de encouraamento, h de se ter em vista a existncia de dois tipos de couraa: uma primeira, que caracteriza-se por contraes musculares temporrias ou voluntrias e que manifestam-se em qualquer animal vivo quando ameaado, mas que so deixadas de lado assim que a ameaa desaparece. E uma segunda, onde as contraes musculares so de carter permanente ou crnico. Esta ltima, nasce da mesma fonte da anterior, porm agora a ameaa constante, exigindo que as defesas estejam sempre presentes, tornandose crnicas (Baker, 1980). Trotta (1993) denomina essas couraas

22

respectivamente como couraa funcional e couraa estrutural, sendo que neste estudo nos referiremos a este ltimo tipo, que cronificam-se de tal forma que, mesmo mais tarde quando desnecessria j no consegue mais desfazer-se. Gaiarsa (1984) afirma que, se confrontarmos a pobreza real de movimentos da grande maioria das pessoas com toda riqueza que elas poderiam ter, a diferena ser espantosa. A grosso modo, isso deve-se s couraas, que nos impedem de fazer os gestos e movimentos que queremos, desejamos ou precisamos fazer; e que impediram no passado que fizssemos os gestos que nos convinham. fundamental que se entenda que o potencial patognico no vem do conflito psquico, e sim da emoo reprimida nele. Por isso no suficiente ao indivduo entender racionalmente o seu conflito, a no ser que consiga deflagrar os afetos associados. Sendo este motivo das emoes serem a questo-chave da abordagem reichiana. Quanto mais Reich avanava na anlise das defesas do carter!, mais descobria que toda pessoa neurtica que tratava se achava perturbada enquanto um organismo total, e consequentemente deveria ser tratada sob esta perspectiva (Boadella, 1985). Tendo isso em vista, desenvolveu sua abordagem conciliando tcnicas de interveno teraputica tanto verbal que fundamenta-se na Anlise do Carter, criada por Reich tendo por base os pressupostos da psicanlise quanto corporais pois o organismo vivo tem uma infinidade de formas de expressar seus sentimentos que no apenas a linguagem falada. Na prtica so utilizados trabalhos que incluem movimentos desbloqueantes (actings) e expressivos, massagens, exerccios de relaxamento e de respirao, posturas fixas e estimulaes sensoriais, trabalhos sobre os reflexos fisiolgicos e sobre a relao estabelecida atravs do vnculo cliente/ terapeuta. Entretanto, estas tcnicas no so fixas e sistemticas devido s especificidades de cada indivduo, e que podem ser caracterizadas como (1) hipo ou hiperorgonticos, na medida em que esto respectivamente com menor ou maior carga orgontica" no organis-

mo. Ou ainda; (2) pelo seu trao de carter que nunca "puro". Na verdade somos uma unio de todos eles, sendo que h sempre aquele que dominante na psicodinmica do sujeito, e que dever ser norteador no seu processo de desencouraamento. Contudo, a metodologia utilizada encerra uma certa lgica, iniciando-se pelos primeiros segmentos e progressivamente avanando para os ltimos, ou seja, obedece a seqncia do desenvolvimento ontogentico (encfalocaudal e prximo-distal). Entretanto, Trotta esclarece que esta regra no seguida de forma rgida, pois trabalhamos sobre um sistema de vida integrada e no ser coerente seguirmos uma regra de maneira mecnica, segmento aps segmento. No incio, o tratamento d-se em funo do desencouraamento segmentar; a medida que este processo alcana seu objetivo, passa-se para a fase final da terapia, que consta de uma mobilizao simultnea sobre vrios segmentos e estimulao da respirao profunda, com o objetivo de aumentar a carga energtica no corpo e finalmente recuperar o reflexo do orgasmo objetivo final da terapia reichiana onde o indivduo tem uma descarga energtica, com convulses por todo o corpo, semelhantes ao momento do orgasmo. Para alcanar esse nvel de entrega necessrio um desbloqueio tal para que o organismo no se encontre mais segmentado e sim coeso em sua unidade fsica e emocional.
3/4 3/4

"Potncia orgstica a capacidade de abandonar-se, livre de quaisquer inibies, ao fluxo de energia biolgica; a capacidade de descarregar completamente a excitao sexual reprimida por meio de involuntrios e agradveis convulses do corpo" (Reich,1975. p.92).

"Na concepo reichiana o ser humano uma unidade biopsquica cujo funcionamento expresso simultaneamente em emoes e funes fisiolgicas. As contenes emocionais associadas aos impulsos instintos privados de satisfao cronificam-se perturbando o funcionamento orgnico e psicolgico; sendo esta a origem de todas as patologias."

Na concepo reichiana o reflexo do orgasmo buscado como uma manifestao do ciclo vital: carga-tenso/descarga-relaxamento, isto , tudo na vida um movimento de carga e tenso, onde se rene fora para ir de encontro aos desejos (seja no trabalho, nas diversas relaes, no lazer, etc.) seguido do movimento descarga relaxamento, onde gozase a conquista e a vivncia. Esta a lei que rege a vida, se no a obedecemos, se fazemos o que no desejamos ou nos colocamos em situao de stress excessivo, devemos isto couraa. Em sntese, a abordagem reichiana tem

23

por objetivo o desencouraamento, ou seja, desfazer traos da psicodinmica do sujeito que limitam sua expressividade fsica e emocional.

METODOLOGIA ADOTADA NO PROCESSO INVESTIGATRIO Analisando os enfoques tericos dos paradigmas que vm sendo utilizados nas investigaes educativas (positivista, interpretativo e scio-crtico) e, considerando o contexto no qual foi realizada as observaes do estudo, optamos em adotar o paradigma de perspectiva humanstico-interpretativa. Na opinio de Arnal e outros (1992), este paradigma apresenta um maior risco de subjetividade e impreciso nos resultados, sem que por isso tenhamos que renunciar ao seu estudo. Portanto, tendo conscincia das desvantagens apontadas, o estudo foi realizado dentro desta perspectiva, considerando as limitaes que um estudo desta natureza possa ter em termos de generalizaes, isto , de transferibilidade, embora os dados conclusivos que apresentamos no tenham esta finalidade. Dentro de uma perspectiva humansticointerpretativa, a investigao caracterizou-se como sendo um estudo descriti-vo-exploratrio, uma vez que se prope verificar finalidades e estruturas metodolgicas de cada prtica observada; ao e interao do facilitador e interpretao do significado atribudo a cada prtica pelos participantes. A observao foi o instrumento uti-

lizado na coleta das informaes. Quatro foram os grupos observados, ou seja, grupos de Antiginstica, de Biodana, de Formao Pessoal e de Terapia Reichiana. Alm das anotaes realizadas durante as observaes, realizou-se entrevistas com alguns praticantes e com professores-facilitadores. Os praticantes entrevistados foram selecionados aleatoriamente. Os professores-facilitadores permitiram e facilitaram a coleta das informaes, que apresentamos como dados conclusivos do estudo. Antes de passar descrio e anlise das informaes, queremos registrar que durante todo processo investigatrio tnhamos conscincia que o estudo realizado se constitui um exerccio de investigao sem a pretenso de generalizar as inferncias conclusivas, mas sim de contextualiz-las.

"A Psicanlise e a economia sexual tomaram direes opostas, uma vez que a primeira passou a no dar ateno quantidade emocional e a se concentrar cada vez mais nos contedos da vida psquica e a se desenvolver em direo a uma psicologia das idias; enquanto que o foco de Reich na quantidade de excitao deveria lev-lo ao campo da pesquisa da energia fsica"

DESCRIO E ANALISE DA COLETA DAS INFORMAES As informaes recolhidas no estudo levado a cabo engloba observaes e entrevistas com facilitadores-professores e praticantes das quatro prticas corporais alternativas, isto , Antiginstica, Biodana, Formao Pessoal e Terapia Reichiana. Em continuao, apresentamos a sntese do quadro geral das observaes realizadas no decorrer do processo investigatrio. O estudo englobou observaes de 41 sesses, totalizando 83 horas de observaes, acrescidas das 18 entrevistas com praticantes e facilitadores conforme especificao no quadro geral. A durao das sesso foi variada,

24

sendo a menor de 60 minutos e a maior de 180 minutos. Com a finalidade de ir ao encontro dos objetivos do estudo, passamos a descrever e analisar cada uma das prticas corporais observadas.

ao aluno que descubra a forma como tomar conscincia do que est fazendo. Terceiro momento: ao final dos exerccios sempre proposto ao aluno que deite-se no colchonete, relaxe e perceba como est se sentindo. Orienta-se para a importncia de alongar-se antes de levantar. Relato das observaes Na conversa informal com a facilitadora ela nos diz que as pessoas que buscam o seu trabalho tm duas peculiaridades: em primeiro lugar no querem a dinmica das academias de ginstica, desejando um trabalho mais calmo, mais relaxante, e em segundo lugar, sofrem de leses msculo-esquelticas, tenso, stress, etc, percebendo em sua abordagem a possibilidade de alvio ou resoluo desses problemas atravs da proposta alternativa. Outro ponto na proposta da prtica que relatamos, diz respeito abordagem do indivduo como um todo. Sempre esclarece aos alunos que no tratar somente o local que est sendo alvo de queixa naquele momento, pois se um msculo est lesado, os outros estaro sendo sobrecarregados. Objetiva com isso deixar claro que o trabalho no ser dirigido exclusivamente para a leso, apesar de que esta no ser perdida de vista. Diferente de Bertherat, no houve nas sesses observadas um espao explcito delegado a fala, ela no proibida, porm tambm no estimulada, buscada como parte do processo teraputico e grupai. Uma nica vez durante as sesses percebe-se uma aluna desabafar seus problemas, mas isto no ocorreu durante a sesso, e sim em conversa informal antes do incio. Os prprios alunos, ao chegar, limitam-se a conversar o trivial. Pode-se dizer que, quando a facilitadora observada define sua abordagem como Antiginstica, est na verdade apontando sua perspectiva de trabalho como entende as doenas e deformaes fsicas, de que forma trata seus pacientes e que postura assume consigo mesma.

Antiginstica O trabalho nesta prtica era dirigido por uma fisioterapeuta, ocorrendo as aulas em um consultriosala espaosa, acarpetada, bem arejada, com colchonetes e demais materiais necessrios ao trabalho. A freqncia semanal das sesses era de 120 minutos, divididas em duas sesses de 60 minutos cada, sendo que era oferecido um terceiro horrio, tambm de 60 minutos, para aqueles alunos que desejassem fazer mais aulas ou que faltassem em uma das duas primeiras. A operacionalizao das sesses segue a seguinte rotina: Primeiro momento: normalmente os alunos chegam uns cinco minutos antes de iniciar a sesso. Conversam livremente, raramente entrando em questes pessoais. Falavam com a facilitadora (responsvel pela direo da sesso), sem nenhuma formalidade, de como tinham passado. Caso referissem alguma dor ou tenso, na medida do possvel, ela orientava-os com algumas alternativas para sarem do referido quadro. Segundo momento: os alunos so convidados a escolherem seus lugares na sala, para comear a sesso propriamente dita. A primeira tarefa solicitada aos alunos que perceba seu p, o contato deste com o cho, pois no entender da facilitadora, isso bsico para que a pessoa comece a trabalhar toda a sua estrutura corporal. Aps isso feito, passa-se a trabalhar com alongamentos, automassagem, exerccios de respirao e outros movimentos. Sendo que, o que caracteriza esses trabalhos que os mesmos so realizados lentamente, num tempo relativamente longo. Muitas vezes a facilitadora tambm os executa, explicando e demonstrando-os. Sempre atenta execuo, corrige quando algum assume uma posio prejudicial postura, sem ensinar a forma mais ou menos correta de fazer, delegando sempre

"Descreve-se como aptica, rgida, limitada, vazia ou queixa-se de palpitaes, priso de ventre, insnia, insatisfao nervosa, nusea, etc Se a blindagem existe a muito tempo e tambm fez efeito nos tecidos dos rgos o doente procura-nos por causa de lceras ppticas, reumatismos, artrite, cancro ou angina de peito."

Biodana Foram acompanhados dois grupos de Biodana durante o processo investigatrio. A

25

coleta das informaes nesta prtica foi feita atravs da observao participante, uma vez que no aceito que algum fique observando "passivamente" as sesses. Em geral as sesses de Biodana observadas duravam em tomo de 180 minutos, com um encontro semanal, com a seguinte dinmica: Primeiro momento: as pessoas comeam a chegar e ficam conversando e "brincando" livremente por quase 60 minutos. Segundo momento: o facilitador chama os alunos para fazer uma grande roda, sentados no cho. Quando tem um aluno novo, todos se apresentam, o habitual pegar na mo do companheiro ao lado para passar-lhe a vez na apresentao. Nesse momento o facilitador retoma alguns pontos da ltima aula, onde ento todos tm a liberdade de falar sobre suas impresses e sensaes da aula anterior. Este tambm momento das informaes e recados, por parte de qualquer elemento do grupo, ao grande grupo. Terceiro momento: todos ficam descalos e so convidados a iniciar a vivncia, que dura de 80 a 100 minutos. Esse momento estava assim assim dividido: 1. Parte inicial: As vivncias iniciam normalmente de duas formas : (1) todos de mos dadas formam uma roda e caminham juntos ao som de uma msica#; ou (2) inicia-se andando sozinho ou a dois, para entrar em sintonia com o andar do outro (com ou sem msica); 2. Parte principal: aqui ser dado nfase s cinco linhas de vivncia (vitalidade, criatividade, afetividade, sexualidade e transcendncia), podendo-se trabalhar todas em uma mesma aula, ou enfatizando-se o trabalho sobre duas ou trs apenas. Isso depender do grupo e dos objetivos do facilitador para com este. A cada exerccio proposto durante a sesso, o facilitador d uma pausa onde demonstra o que quer que seja feito e fala do objetivo e da importncia do trabalho. Ao final de cada um desses exerccios, as pessoas que fizeram juntas, abraam-se e despedem-se, antes de passar para a prxima

vivncia, que normalmente ser com outra pessoa. Isso no significa que no se pode continuar com a mesma dupla, porm se isso perdura por muito tempo, o facilitador prope que procurem trocar os pares ou trios para no se formar pequenos grupos dentro do grande grupo. Quanto s vivncias em si, eram envolventes ora pelo prazer, ora pelo desconforto que suscitavam, situao essa bastante individual, que fazia com que num mesmo exerccio, algumas pessoas no conseguissem participar, por vezes se afastando ou chorando, enquanto outras mostravam em gestos e palavras um gosto por estar vivenciando-as. Nesse sentido, quando as pessoas se sentem mal ou se isolam durante a sesso, o facilitador procura ser o continente, ora aproximando-se delas, ora deixando que a prpria pessoa lide com suas dificuldades. 3. Parte final ou volta calma: algumas vezes as sesses eram finalizadas com uma "roda de despedida", como denominado pela facilitadora, ou com qualquer outra dinmica de confraternizao, onde os participantes so convidados a se despedirem uns dos outros com um gesto, um abrao, etc . Relato das observaes Em uma das sesses, um participante relatou que antes de iniciar a prtica da Biodana se sentia muito solitrio. De fato, observou-se que as pessoas se procuravam, saiam juntas e faziam programas fora do espao de trabalho. Alis, nesse sentido, no apenas os grupos observados, mas os Biodanceiros, como se costuma cham-los, promovem festas entre eles e procuram se conhecer melhor e estreitar relaes. Em contraponto, percebeu-se que esta aproximao acaba sendo terreno frtil para que muitos dos relatos de desagrado e mal-estar que algum possa ter para com o grupo ou com algum elemento, no sejam exteriorizados no grande grupo. Mesmo que se diga que necessrio respeitar a disponibilidade e o ritmo de cada um, h momentos em que esse tipo de argumentao pode estar camuflando situaes difceis de se lidar, s quais as pessoas, no se propondo a certificarem-se sobre o que

" incapaz de dar livre curso raiva ou de bater com o punho numa imitao de raiva" (...) "No capaz de mover a pelve para a frente. Quando lhe pedem para o fazer, uma pessoa blindada muitas vezes no compreender o que lhe pedem ou far um movimento errado, isto , um movimento indicativo de retraimento."

26

est ocorrendo, tangenciam tais questes. Citamos abaixo, a ttulo de ilustrao, alguns relatos ouvidos em conversas informais: - "Na ltima aula fiquei na frente da casa vendo vocs entrarem, no consegui entrar tambm ... chorei na sombra de uma rvore e fui embora ..." ( comum esta pessoa no participar de algumas vivncias, se excluindo pessoa com um ano e meio de vivncias nesta prtica); - "Me sinto mal ao me expor ao grande grupo"(aluno a um ano nesta prtica); - "No gosto de fulano" (aluna com trs meses de Biodana); - "Me incomoda a forma como as pessoas se olham aqui, principalmente quando so as mulheres ..." (aluna com trs meses de Biodana). Chamamos a ateno para esta questo porque estas coisas jamais eram verbalizadas no grupo, ao mesmo tempo que percebemos muitas pessoas tencionadas durante as vivncias. Ocorre que, criar situaes vivenciais que fazem emergir pensamentos e emoes e no provocar relatos e anlises mais profundas, pode ser to dissociativo quanto ficar elucubrando a respeito do que se sente. Formao pessoal As sesses de Formao Pessoal observadas se realizavam em uma sala de ginstica olmpica, onde havia tatames, sobre os quais eram feitas as vivncias. As sesses faziam parte de uma disciplina do Curso de Mestrado em Cincias do Movimento Humano, onde os investigadores atuaram como observador-participante e como facilitador, onde a freqncia era de um encontro por semana de aproximadamente 120 minutos e as sesses obedeciam a seguinte seqncia: Primeiro momento: no incio da sesso os alunos so estimulados a falar alguma coisa referente ltima sesso. Coisas que ainda no relataram e que gostariam de dizer naquele momento. Antes de iniciar a sesso propriamente dita, o facilitador explica ao grupo as atividades que sero realizadas. Neste momento, todos ficam sentados em crculo e descalos. Momento que denominado de Ritual de Entrada.

Segundo momento: so propostos trabalhos corporais aos quais a participao fica a critrio de cada aluno, entretanto eram raras as vezes que algum no participava. As vivncias constam de dois outros momentos bem configurados. Por um lado, atividades que variam de uma sesso a outra, ora individuais, ora em pequenos grupos, de caracter ldico e cooperativas. Os jogos competitivos so substitudos por jogos cooperativos. Nesta prtica o facilitador estimula os participantes a realizar atividades sem o auxlio da viso (com venda nos olhos). Por outro lado, atividades de sensibilizao que so realizadas em duplas, ora utilizando algum instrumento como mediador entre um corpo e outro (bola, corda, bastes, etc), ora em contato corporal direto. Tanto em um momento como em outro, a msica faz parte do cenrio como elemento propulsor das emoes. O facilitador utiliza como recurso pedaggico a troca permanente dos pares, fazendo com que cada indivduo tenha que vivenciar as atividades com todos os elementos do grupo. Nas sesses em que o trabalho final proposto se realiza em duplas, sugerido que as duplas conversem sobre as vivncias, isto , que cada um fale para o outro como se sentiu, procurando no mascarar seus desconfortos. Terceiro momento: os participantes faziam registro das emoes vivenciadas, ou seja, o facilitador prope que cada participante escreva aquilo que entender relevante sobre o que foi vivenciado. A tcnica utilizada tem a finalidade de garantir a fidedignidade dos sentimentos, emoes, etc, que ir facilitar a elaborao do memorial descritivo final, tarefa que todos os participantes devero realizar no final do curso (memorial descritivo das vivncias). Quarto momento: a ltima parte da sesso denominada de Ritual de Sada, momento em que o facilitador oportuniza cada participante a falar de si, isto , como sentiu as vivncias, sem entrar em julgamento de mrito sobre as tarefas propostas. Este um momento de verbalizao para cada um dizer o que quer, desde que fale de si. O facilitador adota uma posio de escuta, sem julgamentos ou apartes.

"Potncia orgstica a capacidade de abandonar-se, livre de quaisquer inibies, ao fluxo de energia biolgica; a capacidade de descarregar completamente a excitao sexual reprimida por meio de involuntrios e agradveis convulses do corpo."

27

Como se tratava de um curso de mestrado, a sesso no era composta apenas de vivncias. Havia sempre um momento em que se discutia algum texto, cujo contedo permitia que os participantes fizessem algumas reflexes sobre a prtica. Relato das observaes Relatamos as observaes tendo em vista os objetivos bsicos da Formao Pessoal. Esta abordagem um espao onde, atravs das vivncias e do estmulo verbalizao, oportunizado ao sujeito utiliz-la como via de expresso e comunicao. Dentro deste quadro freqente ouvir um aluno falar de si, suas dificuldades e facilidades, de recordaes que havia esquecido ou mesmo de como se sente naquele momento. Destacamos alguns relatos verbalizados pelos participantes desta prtica: - "De olhos abertos acabo trabalhando sempre com as mesmas pessoas e com os olhos fechados nunca se sabe quem , e isto faz com que eu me sinta bem"; - "De olhos vendados no incio eu sentia muita angstia, queria saber quem estava comigo, mas agora no ligo mais para isso"; - "Me percebi extremamente contido no trabalho em dupla"; - "Pintei o que estou buscando hoje: o crepsculo do sol, os pssaros, o movimento, a natureza ..." (trabalho que consiste em fazer a mscara que gostaria no rosto do outro, utilizando cremes coloridos); - "Na tcnica sobre o relato da infncia, fiquei impressionada de ter lembrado da casa queimada ... Porque nunca falei isso para ningum, acho que nem para o meu marido". Os relatos dos participantes eram feitos no grande grupo e sempre ocorriam no ritual de sada, momento em que o professorfacilitador oportuniza que cada um fale de si, de como se sentiu naquela vivncia. Neste momento no se permite julgamento de mrito sobre o que foi proposto, mas sim, relatar aquilo que se permite dizer de si no grande grupo. O professor-facilitador apenas escuta, no intervm, oportuniza a exteriorizao dos sentimentos e das emoes. Aps o ritual de sada, costumava-se

discutir textos que o professor indicava previamente, todos relacionados a corporeidade. Neste momento, as pessoas passavam a falar de si e de sua postura profissional. No debate, muitas vezes os nimos "esquentavam" e alguns pontos de vista eram divergentes. Nesse caso, o professor intervinha em alguns momentos at que dava-se um fechamento, sendo sistematicamente proposto um outro tema para o encontro seguinte. Era uma forma de alimentar o grupo de subsdios tericos que auxiliassem na compreenso do vivenciado. Destacamos criteriosamente alguns relatos ouvidos nos debates: "Foi timo, agora passo a entender como importante vivenciar um trabalho como este antes de propor aos alunos"; "A diferena entre esta e outras prticas corporais que eu j vivenciei, que nesta no h preocupao de responder a um modelo predeterminado, mas sim de realizar as atividades de forma espontnea." Os relatos tinham sempre um carter individual, cada um dizia o que queria. No havia interpretao do que ocorria nas sesses, cada um deveria buscar respostas s suas indagaes, seja interpretando o que ouvia do grupo, seja atravs dos subsdios sugeridos nos textos e debatidos no grande grupo. Contudo, dentre as razes que levam as pessoas a fazer esta vivncia destacam-se: (1) a possibilidade de adquirir maior autoconhecimento; (2) a compreenso que importante se trabalhar corporalmente antes de trabalhar o outro e, (3) a vontade de conhecer esta abordagem como uma abordagem corporal alternativa. Terapia reichiana As observaes desta prtica teve uma particularidade, tratava-se de uma abordagem teraputica individualizada no sendo permitido observadores. Para inclu-la no estudo servimo-nos das anotaes da autora deste trabalho, que por ter formao nesta tcnica foi facilitadora e observadora ao mesmo tempo. Isto de certa forma, constitui-se uma limitao do estudo. O trabalho foi levado a cabo em con-

"O significado que hoje dou terapia d para sintetizar no seguinte: autoconhecimento , ou seja, tenho conhecimento das causas das dores e rompo com isso. No aturo mais viver um longo prazo com situaes desconfortantes, criei uma percepo e sinto quando no estou legal e tomo outro rumo, que me d mais prazer. Eu j vejo isso, tenho um sinal de alerta que se instalou, que me permite corrigir o rumo".

28

sultrio particular. A freqncia das sesses foi de uma sesso semanal com durao de 60 minutos (embora se possa realizar mais de uma sesso por semana). A dinmica das sesses seguiu o seguinte itinerrio: Primeiro momento: o participante verbaliza neste momento como se encontra ou qualquer assunto de seu interesse. Segundo momento: a partir do que foi exposto no primeiro momento, existem dois encaminhamentos bsicos: (1) caso traga algum assunto emergente$, fica-se no campo verbal o tempo necessrio dentro do horrio teraputico para trabalharmos o assunto em questo, ou prope-se alguma vivncia que de alguma forma se vincule s suas necessidades ou; (2) se por outro lado, no h assunto que se considere relevante, passa-se a dar nfase ao seu estrutural%, atravs de propostas que podem ser, predominantemente, verbal ou vivencial. Dependendo do trabalho proposto, o facilitador participa ativamente ou observa, acompanhando o cliente e, se necessrio, intervm. Ao final de cada vivncia, certifica-se de como o paciente est. Avalia-se o que lhe aconteceu, o que sentiu, quais pensamentos lhe ocorreram , etc. Terceiro momento: ao final da sesso procura-se dar um fechamento ao trabalho, que pode ser um relaxamento, ou interpretao desde a perspectiva reichiana do que foi vivenciado, uma espcie de feedback do que se passou. Na verdade o procedimento neste momento, oscila muito de um cliente para outro e de uma sesso para outra. Relato das observaes Esta prtica trabalha com um referencial psicossomtico, que vai alm do simples olhar no dicotmico sobre o homem. Em tese, avana na medida que apresenta uma metodologia especfica de interveno que atua sobre a biodinmica das emoes. As pessoas que o procuram, buscam trabalhar e avaliar profundamente sua dinmica de vida, delegando ao terapeuta o direito de toc-lo, interpret-lo, apontar suas contradies, deflagrar emoes,

propor-lhe que faa exerccios ou assuma determinadas posturas, etc. Descrevemos alguns relatos que registramos no decorrer desta prtica:
"Esse trabalho no permite que nos escondamos atrs do discurso, o exerccio acaba mexendo e trazendo coisas profundas" (participante com oito meses de terapia); "As outras (prticas corporais que j vivenciou) eram s exerccios fsicos, no mexiam com os sentimentos e emoes nem traziam isso tona, como na reichiana, que mexendo o corpo traz coisas internas, profundas, que faz emergir o inconsciente"(participante com dez meses de terapia).

O terapeuta reichiano trabalha sobre as representaes psquicas e emocionais e sobre os correspondentes corporais destas representaes no sujeito. Este, por sua vez, entra no processo tendo conscincia disso e delegando esse poder ao terapeuta, para juntos provocarem transformaes na sua vida. Sendo assim, do ponto de vista corporal, o objetivo desfazer as couraas representaes fsicas dos desvios emocionais e do ponto de vista emocional fazer a anlise caracterolgica que objetiva tratar o trao de carter do sujeito, que da mesma forma, reverter-se- em abrandamento das couraas.
3/4 3/4 3/4

Um praticante aps algumas sesses relata:


"O significado que hoje dou terapia d para sintetizar no seguinte: autoconhecimento, ou seja, tenho conhecimento das causas das dores e rompo com isso. No aturo mais viver um longo prazo com situaes desconfortantes, criei uma percepo e sinto quando no estou legal e tomo outro rumo, que me d mais prazer. Eu j vejo isso, tenho um sinal de alerta que se instalou, que me permite corrigir o rumo".

Quando diz isso, refere-se ao fato de dar-se conta de quando est indo alm de seu limite, estressando-se e agredindo-se, causando mal-estar e dor. Nesse momento, ao ouvirse, respeita seu ritmo e muda de atitude. Com esse funcionamento tem alcanado melhora e pode at decidir terminar o processo teraputico, desejo que ser respeitado pelo terapeuta.

"Acredito que ocupam um lugar intermedirio entre formas tradicionais de exercitar o corpo (ou manter a linha)" (...) "e as TC* propriamente ditas. Distanciamse das formas tradicionais por seu repdio simples manuteno da forma fsica e preocupao puramente esttica. Aproximando-se das TC por sua nfase em noes como 'conscincia corporal', 'energia', 'espontaneidade ', 'represso' entre outras. Por outro lado, os profissionais que criam estas prticas corporais ou a elas se dedicam costumam ser exbailarinos, exatores, fisioterapeutas ou mesmo professores de ginstica e mais raramente psiclogos ou mdicos."

29

DISCUSSO E INTERPRETAO DAS INFORMAES Pontos de encontro e divergncia A tarefa a que nos propomos poder ser bem mais extensa, de forma que no pensamos esgot-la. Entretanto, selecionamos alguns pontos de encontro e de divergncia entre as prticas corporais alternativas estudadas. "O conjunto das reaes inconscientes do analista pessoa do analisando e mais particularmente transferncia deste" (...) "Freud... v nela o resultado da 'influncia do doente sobre sentimentos inconscientes do mdico' e sublinha que 'nenhum analista vai mais longe do que os seus prprios complexos e resistncias internas lhe permitem', o que tem como corolrio a necessidade de o analista se submeter a uma anlise pessoal." Antes, porm, gostaramos de apontar que ao longo deste estudo foi se explicitando dois campos de abordagens corporais distintas, s quais recorremos a Russo (1993), que traduz muito bem o que vamos referir, ao definir de forma diferenciada as prticas corporais das terapias corporais. Conceitua as primeiras como no curativas, na medida em que no se denominam como um tratamento, referindo-se a estas da seguinte forma:
"Acredito que ocupam um lugar intermedirio entre formas tradicionais de exercitar o corpo (ou manter a linha)" (...) "e as TC* propriamente ditas. Distanciam-se das formas tradicionais por seu repdio simples manuteno da forma fsica e preocupao puramente esttica. Aproximando-se das TC por sua nfase em noes como 'conscincia corporal', 'energia', 'espontaneidade', 'represso' entre outras. Por outro lado, os profissionais que criam estas prticas corporais ou a elas se dedicam costumam ser ex-bailarinos, ex-atores, fisioterapeutas ou mesmo professores de ginstica e mais raramente psiclogos ou mdicos" (Russo,1993. p.117).

so corpo, como em nossa dinmica psquica; ou (2) quando Toro aponta a urgncia de unificar o indivduo, e entender que corpo e alma so dois aspectos de uma mesma realidade; ou (3) quando Lapierre e Aucouturier buscam avanar em sua prtica psicomotriz indo de encontro a uma leitura mais afetiva e psicolgica, alm de corporal de seus alunos e, por ltimo, (4) quando Reich afirma que o homem uma unidade psicossomtica. Ocorre que ao discutir o corpo discutimos o homem em suas condies fsicas, psicolgicas e espirituais, sua cultura e sociedade na qual est inserido, enfim lhe lanamos um olhar que at dissocia ao dizer, como o fao agora, mas j no pode mais dissociar ao perceber e ao vivenciar, como buscam fazer as abordagens corporais acima. Pois todas elas tm uma leitura sobre o sujeito que, ao negar a dualidade corpo/mente, para Russo (1993), "psicologizam" as prticas corporais e "somatizam" as teorias psquicas. Outro ponto comum a todas as abordagens aqui estudadas o que se refere proposta de que a formao dos profissionais das diferentes tcnicas, passa tambm por uma formao de cunho pessoal, que significa dizer que estes devem se trabalhar corporalmente, desenvolver sua propriocepo e a conscincia de si, para que assim, compreendendo suas variveis subjetivas, tornem-se mais capacitados para trabalhar com as outras pessoas e, assim, ensin-las a descobrir suas potencialidades. Uma das preocupaes bsicas na formao do terapeuta reichiano, bem como em todas as psicoterapias, que se tome conscincia do "processo da contratransferncia", definido por Laplanche como:
"O conjunto das reaes inconscientes do analista pessoa do analisando e mais particularmente transferncia deste" (...) "Freud... v nela o resultado da 'influncia do doente sobre sentimentos inconscientes do mdico' e sublinha que 'nenhum analista vai mais longe do que os seus prprios complexos e resistncias internas lhe permitem', o que tem como corolrio a necessidade de o analista se submeter a uma anlise pessoal" (p.146).

Russo inclui nesse espectro a Biodana e a Antiginstica, sendo que acrescentamos a Formao Pessoal, vista neste trabalho como pertencente a este enfoque. Em contraponto, o autor define as terapias corporais como "um conjunto mais ou menos homogneo" (p.l 17), por ser comum terem Reich e sua teoria como plo norteador. Queremos, portanto, dizer que estas linhas limtrofes no ficam claras, quando tratamos de questes mais genricas no leque de interpretaes possveis entre estas abordagens, tais como a importncia dada em todas elas a uma perspectiva integrada de homem, seja quando (1) Bertherat diz que nossa histria de vida se expressa tanto nas linhas de nos-

Em suma, contratransferncia so sentimentos e sensaes que o paciente provoca no terapeuta e/ou que este ltimo dedica que-

30

le. Para lidar com tais situaes necessrio que o terapeuta tome conscincia de tais questes, evitando deter-se em dificuldades subjetivas suas, pois pode implicar em perda na qualidade do tratamento, no promovendo a cura e o desenvolvimento teraputico a que se prope. Entretanto, esta no uma discusso que est presente apenas nas terapias corporais; nas prticas corporais j se preconiza a necessidade de se oportunizar ao professor e/ou facilitador, que vivencie sua expressividade corporal como um meio a mais que vai completar sua formao. Talvez o ponto mais claro e polmico, que esta abordagem levanta, seja permitir que o professor passe a ter mais disponibilidade corporal, conhea melhor suas limitaes e, ao mesmo tempo, possa refletir sobre elas. Este autoconhecimento permite o desbloqueio de certas resistncias, permite uma dimenso mais real das limitaes de cada indivduo frente s diferentes situaes e, consequentemente, prepara o profissional para ter uma postura de escuta em relao aos seus alunos, melhorando assim a compreenso e seu relacionamento com eles, evitando que caia no lugar comum da conduta ditatorial e repressora, sempre que se deparar com suas prprias dificuldades estampadas no outro. Porm, a forma com que estas abordagens conduzem suas vivncias se diferenciam bastante, podendo-se destacar o fato de, como j vimos, as prticas corporais no terem diretamente a cura como meta, mas sim proporcionar o autoconhecimento. Para tanto, alm das prticas corporais alternativas abrirem um espao para a reflexo, onde a fala (verbalizao) est presente como componente pedaggico, como no caso da Formao Pessoal, possibilitam vivncias corporais variadas num clima de espontaneidade e descontrao, onde os movimentos estereotipados propostos pelo professor no fazem parte da rotina. Ainda dentro das peculiaridades referentes s prticas corporais e terapias corporais, as primeiras enfatizam o relaxamento, a sensibilizao, apropriocepo, o alongamen-

to, a expressividade, a criatividade, etc, enquanto as segundas buscam a catarse, a tomada de conscincia associada s emoes a vinculadas, como meio para o crescimento pessoal. Percebemos que existe uma multiplicidade de motivaes que leva as pessoas a procurar e se identificar com as prticas corporais alternativas que vo desde: a) uma crena no grupo, no calor humano, no afeto, no contato, no respeito mtuo e possibilidade de resoluo de problemas como solido, inibio, dificuldades de relacionamento, como o caso dos praticantes de Biodana; b) o desejo de um espao de introspeo e relaxamento, sem uma interao direta entre os componentes do grupo como o caso dos praticantes da Antiginstica; c) a necessidade de trabalharem a si prprios enquanto professores, refletirem sobre sua prxis, a partir de uma prtica corporal que potncia atividades ldicas individuais e grupais e de sensibilizao, sem a preocupao de responder a esteritipos psicomotores previamente determinados, como o caso dos praticantes da Formao Pessoal; d) a perspectiva de mudana de comportamento atravs de uma elaborao que se d no campo fsico e psicolgico simultaneamente, como o caso dos praticantes da Terapia Reichiana. Por tudo o que foi dito, fica claro que, apesar das diferenas nas formas de interveno e em suas essncias tericas, tanto as prticas corporais como as terapias corporais, mesmo sendo denominadas a partir do referencial corpo 3/4 que pode ser interpretado como dissociativo 3/4 , tem muito presente uma percepo integrada do sujeito, compreendendo que o homem um ser inconcluso e que ao perceber-se assim busca nas mais variadas alternativas uma complementaridade s suas ausncias, sejam elas subjetivas ou objetivas, pois precisa constantemente rever seus conceitos e fazer uma auto-avaliao que deve, obviamente, estender-se aos profissionais destas reas. Deste modo, sem receio de estarmos sendo reducionistas, entendemos que as vrias propostas de prticas corporais atendem a pblicos especficos. Para cada corpo terico haver sujeitos que se identificaro e busca-

31

ro vivenci-los. Os interesses e as necessidades humanas so muitos, bem como as inmeras abordagens teraputicas existentes. O que nos cria dvidas e nos faz questionar, o porqu estas e muitas outras prticas corporais so remetidas ao desprezo cientfico. Nos parece imperativo que sejam discutidas e tenham reconhecido seu valor social. No mais possvel negar que muitas pessoas as procuram e se valem delas para crescimento pessoal. Finalizando, no que diz respeito a uma alternativa metodolgica vivel formao de professores e que complemente sua qualificao profissional, a hiptese que ocorre, a partir de tudo quanto foi visto at aqui, de destacar a proposta de Formao Pessoal, no apenas porque vrias so as abordagens que adotam tal perspectiva, mas tambm por compreender que importante vivenciar e explorar as prprias potencialidades, refletir sobre sentimentos e comportamentos assumidos, enfim, aumentar o nvel de autoconhecimento como pr-requisito para uma capacitao profissional mais ampla e consistente. A Formao Pessoal como mais uma alternativa via de formao de professores, terapeutas, psiclogos e pedagogos em geral, no pretende ser uma formao acabada, mas sim uma formao permanente que oportunize vivncias corporais freqentes e um repensar continuado da capacidade de escuta da demanda do outro. CONCLUSO significativo destacar o quanto as prticas corporais aqui apresentadas nascem da necessidade de resgatar um homem que viva suas diferentes dimenses pensar, sentir e agir de forma no reducionista, valorizando sua criatividade, sensaes e percepes, remetendo-o a uma introspeco que lhe proporcione refletir e resignificar sua ao, no caindo no lugar comum do movimento repetitivo e mecanizado. Segundo estas prticas, a relao que o sujeito constri com seu corpo definitiva na construo de sua subjetividade, de tal forma que as pessoas procuram-nas com o desgnio de preencher hiatos que se formaram em sua vida pessoal e profissional.

nesse aspecto que nos ocorrem algumas dvidas como: seria possvel ao espao escolar amenizar o "elo perdido" na infncia que origina a dissociao a que esto subjugados homens e mulheres? At que ponto a proposta escolar pode e deve ser teraputica? Talvez se pensarmos teraputico, na medida em que "cura" o sujeito da ignorncia de si mesmo, e da relao com seu corpo, oportunizando que este contate com suas potencialidades, desejos e emoes, podendo redimensionar suas possibilidades de vida, isso seja possvel. Entretanto, para que possamos mostrar o caminho ao outro, apoiando-nos em Bertherat, preciso procurar o prprio caminho de volta para casa. Trata-se aqui de mais um ponto em comum entre estas prticas, e que diz respeito formao dos formadores no que se refere relao que estabelece com seu prprio corpo e com o corpo do outro, enfim, construo da subjetividade do prprio professor, como um pressuposto para a sua capacitao profissional. Sem dvida, preciso redimensionar os pressupostos com os quais trabalha a educao pela via corporal. Muitas so as propostas, mas aquelas que apontam para uma vivncia que ressalte os sentimentos, emoes e capacidades do indivduo e que leve-o a dar maior significado ao que faz, nos parece ser mais um caminho alternativo. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
BAKER, E. O labirinto humano: causas do bloqueio de energia sexual. So Paulo: Summus, 1980. BERTHER AT, T. O corpo tem sua razes: antiginstica e conscincia de si. So Paulo: Martins Fontes, 1986. __ . O correio do corpo: novas vias da antiginstica. So Pau lo: Martins Fontes, 1985. __ . As estaes do corpo: aprenda a olhar o seu corpo para manter a forma. So Paulo: Martins Fontes, 1985. __ . A toca do tigre. So Paulo: Martins Fontes, 1980. BOADELLA, D. Nos caminhos de Reich. So Paulo: Summus, 1985. GAIARSA, J.A. Couraa muscular do caracter. Wilhem Reich. So Paulo: gora, 1984. LAPIERRE, A. ; AUCOUTUR1ER, B. Fantasmas corporais e a prtica psicomotriz. So Paulo: Manole, 1985.

32

LAPLANCHE, J.; PONTALIS, J.S. Vocabulrio de psicanlise. So Paulo: Martins Fontes, 1985. NAVARRO, F. Terapia Reichiana: fundamentos mdicos somatopsicodinmica. So Paulo: Summus, 1987. NEGRINE, A. Aprendizagem e desenvolvimento infantil 3: psicomotricidade - perspectivas pedaggicas. Porto Alegre: Prodil, 1995. __ . A formao pessoal do adulto. Curso de Mestrado em Cincias do Movimento Humano. ESEF/UFRGS, 1994, 12p.(texto). RE1CH, W. A funo do orgasmo. So Paulo: Crculo do Livro, 1975. __ . Anlise do carter. So Paulo: Martins Fontes, 1972. __ . A revoluo sexual. So Paulo: Crculo do Livro, 1966. RUSSO, J. O corpo contra a palavra: as terapias corporais no campo psicolgico do anos 80. Rio de Janeiro : UFRJ, 1991 TORO, R. Teoria da Biodana - coletnea de textos. Fortaleza: ALAB, 1991. TROTTA, E.E. Psicossomtica reichiana e metodologia da organoterapia. Rio de Janeiro: Independente, 1993. WINNICOTT, D. W. Realidad y juego. Barcelona: Gedisa, 1979.

o indivduo tenha destes conscincia . "Assim,... s pode ser expresso atravs do simblico" (1984, p.8). "Blindagem" a primeira denominao dada por Reich ao que mais tarde chamaria de couraa.
!

Os traos de caracteres trabalhados na abordagem reichiana so: flico, narcisista, histrico, masoquista, sdico, compulsi vo e oral.
"

"Orgontica" vem de Orgnio, nome dado por Reich ener gia geradora de vida presente na atmosfera e especialmente concentrada no organismo vivo.
#

Este trabalho pode ser incrementado com outra dinmica, dependendo da inteno do facilitador, tais como andar no ritmo da msica, olhar no olho do outro, etc.
$ %

Emergente: conflitos relacionados vida atual.

Estrutural: conflitos relacionados histria da vida pregressa do sujeito. * A sigla TC utilizada no texto de Russo (1993), substituindo a expresso "terapias corporais".

UNITERMOS Antiginstica-biodana - formao pessoal terapia reichiana. *Rosngela Fragoso acadmica do curso de licenciatura em Educao Fsica da UFRGS. **Airton Negrine Doutor em Filosofia da Cincia da Educao. Professor titular do Departamento de Ginstica e Recuperao da Escola de Educao Fsica da UFRGS.

NOTAS


Entendem por fantasma uma produo imaginria inconsciente, isto , capaz de motivar comportamentos sem que

33

Вам также может понравиться