Вы находитесь на странице: 1из 3

APRESENTAO

DivERSiDADE SOciOculTuRAl E POlTicAS AmbiENTAiS NA AmAzNiA: O cENRiO cONTEmPORNEO*


neide esteRci

deBoRAh limA editoRes

PhiliPPe lnA

A crtica ambientalista ao modo capitalista de de-

Participaram das discusses que embasaram a redao deste texto, Pascale De Robert, Benjamin Buclet e Maria Jos da Silva Aquino.
*

senvolvimento afirma que o atual modelo no pode continuar indefinidamente e que os limites impostos pela natureza requerem sua reorientao radical. Com vistas ao desenvolvimento sustentvel, fazem-se debates, negociaes e tentativas de acordo em escala mundial. Se os maiores problemas de degradao esto nos grandes centros, uma ateno especial est voltada para as regies mais remotas em busca de reservas, de novos conhecimentos e prticas mais compatveis com conservao da biodiversidade. A Amaznia, vista como a ltima fronteira passou a ocupar, na perspectiva da crtica ambientalista, uma posio singular. Para o presidente do partido verde francs, Alain Lipietz, a Amaznia constitui o eixo incontornvel do desenvolvimento sustentvel mundial. Pensar as transformaes e o futuro da Amaznia representa, portanto uma contribuio de grande valor para a problemtica global. Encontra-se no centro de questionamentos fundamentais no apenas biofsicos, mas tambm sciopolticos, transformando-se num verdadeiro laboratrio de experincias que buscam contemplar a proteo aos ecossistemas e as necessidades de seus habitantes. A implementao do projeto implica na interao de agncias do Estado, organismos financiadores nacionais e internacionais, grupos de pesquisa, organismos confessionais, associaes, entidades de representao de segmentos diversos da populao e organizaes no-governamentais, numa nova configurao. Introduzem-se novas leis e regras de uso dos recursos naturais e acesso a territrios. Relaes clientelistas,

no entanto, continuam vigentes e poderes locais se sentem ameaados; por outro lado, apesar de um amplo consenso, os conceitos associados ao novo modelo no esto plenamente definidos e as prticas revelam tenses e contradies. A nova configurao do desenvolvimento na Amaznia resultou de uma conjuno de fatores internos e externos. Nos anos 70 e 80, muitos segmentos de pequenos produtores ndios e no ndios reagiram ao processo de expropriao a que vinham sendo submetidos. Seringueiros, quebradeiras de coco, ribeirinhos so identidades que foram (e ainda esto sendo), construdas e que funcionam como unidades de mobilizao (Almeida, 1990), na defesa de interesses particulares (Castells, 2000). Delineou-se desde o final dos anos 80 e foi se consolidando aos poucos, uma aliana entre estes segmentos organizados - identificados como populaes tradicionais - e o movimento ambientalista que defendia interesses universais de proteo da vida. A procura da sustentabilidade (ecolgica, econmica e social) e a presena de ambientalistas e aliados dos movimentos sociais no governo, nos anos 90, levou redefinio de muitas das polticas pblicas idealizadas pelo Ministrio do Meio Ambiente e pela Secretaria Especial para a Amaznia. Os excludos do modelo anterior tornaram-se paradigmticos para a elaborao das novas linhas de ao. O Programa de Proteo s Florestas Tropicais Brasileiras - PPG 7, por exemplo, se d como um de seus objetivos o fortalecimento (empowerment)

Boletim Rede AmAzniA Ano 1 n 1 2002

das comunidades locais e o apoio s organizaes da sociedade civil como meio de promover um desenvolvimento sustentvel. A descentralizao das polticas pblicas acompanhou a transformao e descentralizao da cooperao internacional (Estados e bancos multilaterais), o crescimento do papel das ONGs e a globalizao das redes de ajuda e cooperao. Esse processo passou a estimular a formao de inmeras associaes locais (condio para ter acesso aos recursos do mercado do desenvolvimento) e a entrada das populaes regionais na cultura do projeto (a elaborao, muitas vezes complexa, desses projetos necessitando a presena de assessores, em geral pertencentes a quadros de ONGs ou de Igrejas). A prpria noo de desenvolvimento sustentvel, no entanto, suscita novos questiona-mentos no mundo inteiro, ao mesmo tempo em que so observadas contradies na sua implementao, na Amaznia. A maior parte das crticas no coloca em dvida a necessidade de alcanar a sustentabilidade (ambiental, social, poltica e econmica), mas questiona a possibilidade de alcanar esse objetivo dentro dos atuais parmetros. A procura da sustentabilidade representa, conseqentemente, um questionamento amplo do sistema social e econmico vigente; mas muitos temem que o compromisso chamado desenvolvimento sustentvel seja somente uma tentativa de prolongar o prazo de validade do desenvolvimento, sem questionar seus fundamentos.1 Por exemplo, ningum questiona a necessidade, para as populaes rurais amaznicas, de aumentar o nvel das suas trocas no intuito de melhorar seu padro de vida, porm, argumenta-se, a articulao cada vez maior com o mercado seletivo e excludente, pode ter conseqncias sociais e ambientais negativas (Becker e Lna, [s.d.]). O desenvolvimento sustentvel est transformando em recursos econmicos e globalizando os ltimos espaos onde imperavam bens e valores de uso (genes, relaes domsticas, conhecimentos, traos culturais, etc.), isso sem que instncias reguladoras permitam a apropriao e controle do processo em todos os nveis de responsabilidade. Portanto, se o contexto anterior era marcado pelo conflito envolvendo, de um lado, segmentos sociais em luta pela terra, e de outro atores e agncias participando da implemen-tao do modelo de desenvolvimento capitalista exgeno, na Amaznia que hoje se criam e se exportam novas formas de desenvolvimento (idealmente conservacionista, sustentvel, socialmente justo

e participativo). E na Amaznia tambm que as contradies desse novo desenvolvimento com mais clareza se manifestam.

Populaes tradicionais: um conceito problemtico


A realizao de um novo modelo de desenvolvimento passa, no entanto, decidida e reconhecidamente, pelas populaes locais. Conforme j perceberam, e erigiram em regra, grande parte dos conservacionistas, as reas protegidas correm menos riscos quando tm a zelar por elas os seus habitantes, desde que, como advertem Ayres et al. 1994, convencidos de que a conservao reverter tambm em seu benefcio e no ser apenas um motivo de sacrifcios ainda maiores. A parceria torna-se a condio de implementao do novo modelo e muitos segmentos, notadamente as chamadas popu-laes tradicionais (Carneiro e Almeida, 2000), entram no pacto de proteo aos ecossistemas que habitam. Mas, os diferentes segmentos sociais se inserem de forma muita diversificada, e desigual, na Amaznia scio-ambiental de hoje, seja pelos seus modos de se relacionar ao meio ambiente, pela sua emergncia no campo poltico, ou pelo grau e a forma de sua vinculao aos mercados (Lima e Pozzobon, 2001), incluindo o mercado do desenvolvi-mento, como acontece com os Kaiap (De Robert, neste volume). No ser que as alianas atuais se estabelecem de forma privilegiada com populaes que so reconhecidas, pelos ambientalistas ou pelas agencias financiadoras, como garantia de um comportamento (ambiental e econmico), mais adequado aos objetivos scio-ambientais? Os critrios ambientais utilizados para definir esses segmentos devem ser interrogados pelos cientistas sociais (que participam tambm das sua elaborao) na medida em que servem, tanto para legitimar quanto para inibir aes polticas, financiamentos ou projetos diversos que podem incluir (ou excluir) parte da populao (Esterci, neste volume). Afortunadamente, ao contrrio do que os discursos polticos fazem supor, essas categorias de classificao da populao autorizam uma flexibilidade tal que ribeirinhos podem reivindicar o estatuto de ndios ou de pescadores, pequenos produtores reivindicam em nome da memria o status de remanescentes de quilombos (Acevedo e Castro, 1993; ODwyer, 1995; Carneiro e Almeida, 2000). So estratgias de reconstruo de identidades, e de acesso a recursos e a polticas pblicas.

1. Ver, por exemplo, as tentativas de Edgar Morin que props as noes de antropoltica e poltica de civilizao para substituir a de desenvolvimento.

Boletim Rede AmAzniA Ano 1 n 1 2002

As populaes indgenas, primeiras excludas do desenvolvimento no velho modelo, foram assumindo um lugar cada vez mais importante no palco do modelo sustentvel, sendo reconhecidas como naturalmente ecolgicas e portadoras de projetos de sociedade (saberes, organizao, mitologia) paradigmticos. As lutas por direitos territoriais e pelo reconhecimento das suas culturas, assim como as mudanas na legislao e nas relaes com o Estado, fortaleceram sua representao poltica, que se traduz hoje na espetacular exploso de associaes indgenas no Brasil (Albert, 2001). Elas inserem-se agora, de maneira mais ou menos forte, segundo os grupos e as regies, nas redes nacionais e internacionais

do mercado do desenvolvimento, reinterpretando e se reapropriando dos seus discursos e prticas tanto social quanto simbolicamente.

Tanto para as populaes indgenas quanto para os demais segmentos, o acesso a essas redes se faz atravs da adoo de formas de representao aceitas por outros atores, especialmente as organizaes no-governamentais (De Robert, neste volume), cujo nmero e espao de ao ampliaram-se enormemente nos anos 90. Apesar de no-governamentais, elas atuam muitas vezes em parceria com o Estado e com instituies internacionais, criando um quadro poltico ainda mais complexo.

Referncias bibliogrficas
ALBERT, B. Associaes indgenas e desenvolvimento sustentvel na Amaznia brasileira. In: Povos indgenas 2001. So Paulo: Instituto Scio-ambiental, 2001. ALMEIDA, A. W B. Universalizao e localismo - movi. mentos sociais e crise dos padres tradicionais de relao poltica na Amaznia. Salvador: CESE, Debate, 1988. AYRES, J. M.; MOURA, E.; LIMA AYRES, D. Estao ecolgica Mamirau - o desafio de preservar a vrzea Amaznica. In: IMBIRIBA, M. de N. (Org.). Trpico em movimento - alternativas contra a pobreza e a destruio ambiental no Trpico lmido. Belm: Universidade Federal do Par, POEMA, 335, 1994, p. 35-52. BECKER, B.; LNA, P Pequenos empreendimentos alternati. vos na Amaznia. Rio de Janeiro: UFRJ, no prelo, [s.d]. CARNEIRO DA CUNHA, M.; ALMEIDA, M. W B. lndigenous leople, Traditionalleople and Conservalon in lhe Amazon. [S.I.I: Daedalus, v. 129, n. 2, 2000, p. 315-338. CASTELLS, M. A era da informao: economia, sociedade e cultura. O poder da identidade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, v. 2, 2000. ACEVEDO MARIN, R.; CASTRO, E. Negros do Trombetas. Belm: UFPa/Naea, 1993. LIMA, D.; POZZOBON, J. Amaznia socioambiental sustentabilidade ecolgica e diversidade social. In: DINCAO, M. A.; VIEIRA, I. C. G.; CARDOSO DA SILVA, J. M.; OREN, D. (eds.) Diversidade biolgica e cultural da Amaznia hoje. Belm: Museu Paraense Emlio Goeldi/MCT, 2001, p. 195-251. ODWYER, E. C. Remanescentes de quilombos na fronteira amaznica: a etnicidade como instrumento de luta pela

Boletim Rede AmAzniA Ano 1 n 1 2002

Вам также может понравиться