Вы находитесь на странице: 1из 3

Reflexos primitivos Os reflexos primitivos caractersticos do RN devem ser avaliados, pois podem trazer informaes importantes sobre seu

estado de sade. So caracterizados por resposta motora involuntria a um estmulo e esto presentes em bebs desde antes do nascimento at por volta dos seis meses de vida. So mediados por mecanismos neuromusculares subcorticais, que se encontram desenvolvidos desde o perodo pr-natal. O desaparecimento desses reflexos durante o curso normal de maturao do sistema neuromuscular nos primeiros seis meses de vida atribudo ao desenvolvimento de mecanismos corticais inibitrios. Reflexos primitivos (reflexos humanos primitivos) so reflexos originados do sistema nervoso central que so presentes em crianas novas, especialmente bebs, mas no em adultos com sistema nervoso intacto. Estes reflexos desaparecem ou so inibidos pelos lbulos frontais medida que a criana se desenvolve pela maturao do crebro pela mielizao, arborizao e formao das sinapses das clulas nervosas, com crescente controle voluntrio de cada uma das atividades com estes reflexos relacionadas. Este processo foi demonstrado por Lefvre e Diament. Na criana a falta de amadurecimento ou desaparecimento de tais reflexos pode significar a existncia de leses cerebrais. O mesmo se d para adultos que retornem a adquiri-los. Da sua importncia na avaliao da enfermagem.

REFLEXO DE BABINSKI Na medicina (neurologia), o reflexo plantar, reflexo de Babinski um reflexo descoberto por Joseph Babinski. A presena do reflexo (extenso do hlux) uma reao normal em crianas at 2 anos de idade. Em adultos indica leso neurolgica. Caracteriza-se por uma extenso do hlux (dedo do p), quando um firme estmulo ttil (que no deve ser chegar a ser doloroso, nem causar desconforto ou leso na pele) aplicado sola lateral do p. Junto com a extenso do hlux, os outros dedos do p afastam-se entre si. Existem trs respostas possveis: Flexo: os dedos do p curvam-se para baixo. Esta a resposta normal observada em adultos sos. Indiferente: No h resposta ou difcil de classificar. Extenso: o hlux realiza uma extenso para cima. A esta resposta, atribui-se o nome de sinal de Babinski. Os bebs tambm mostram uma resposta extensora, que neste caso normal. Isso ocorre porque o trato corticoespinhal que corre do crebro para a medula espinhal ainda no est

completamente mielinizado nesta idade, ento o reflexo no inibido pelo crtex cerebral. A resposta extensora desaparece e d lugar resposta flexora por volta dos 12-18 meses de vida.

REFLEXO DE MORO O reflexo de moro pode ser demonstrado colocando-se o beb voltado para cima sobre uma superfcie macia, acolchoada. Os braos so gentilmente elevados com trao suficiente apenas para comear a remover o corpo da superfcie (obs: o corpo do beb no deve ser elevado da superfcie, apenas deve-se remover o peso). Os braos so ento repentinamente soltos. O beb pode apresentar uma aparncia "assustada" e os braos se abrem para os lados com as palmas para cima e os polegares flexionados. medida que o reflexo termina, o beb fecha novamente os braos, com os cotovelos flexionados, e ento relaxa. Some por volta do segundo ou terceiro ms.

REFLEXO TNICO DO PESCOO O reflexo tnico do pescoo estimulado quando a cabea de uma criana relaxada e deitada girada lateralmente. O brao que est do lado para o qual a criana est voltada se estende para fora do corpo com a mo parcialmente aberta enquanto o brao do outro lado flexionado e o punho cerrado. Ao se reverter a direo para a qual a face est voltada, reverte-se toda a posio. As posies tnicas do pescoo so frequentemente descritas como as posies de esgrima, pois lembram a postura de um esgrimista. Costuma desaparecer no terceiro ms.

REFLEXO PERIORAL O reflexo perioral estimulado quando se golpeia levemente as bochechas. O beb girar na direo em que foi golpeado e comear a fazer movimentos de suco com a boca. Este reflexo est presente no nascimento e vai diminuindo a partir do quarto ms, quando a criana comea a levar a mo boca e se inicia um processo de adequao da sensibilidade oral.

REFLEXO DE SUCO Desenvolvido ainda no tero, aps a 35 semana de gestao, tambm est presente ao nascimento e por volta dos quatro meses comea a tornar-se voluntrio. uma continuidade do reflexo de busca. Aps a criana introduzir o bico do seio na sua cavidade oral, o contato deste com a poro anterior da lngua, desencadeia um processo de movimentos rtmicos de suco. Prepara a criana para se alimentar e, obviamente, sobreviver. Este movimento de suco j envolve outros movimentos coordenados em que intervm a lngua e os lbios. Todo

RN a termo o possuem e sua ausncia indica prematuridade notvel ou grave defeito no desenvolvimento.

REFLEXO DE MARCHA Reflexo de marcha: quando a criana suportada numa posio vertical e mantm contato dos ps com uma superfcie podem surgir movimentos alternados dos membros inferiores, com uma morfologia geral semelhante marcha. visvel a partir da segunda semana de vida e normalmente desaparece ao segundo ms.

REFLEXO DE PREENSO PALMAR E PLANTAR A preenso palmoplantar se obtm com leve presso do dedo do examinador na palma das mos da criana e abaixo dos dedos do p. O reflexo de preenso um reflexo dos primatas, em sua fase fetal e na fase posterior ao nascimento, no qual as mos, ao terem um objeto, seja ele qual for, junto a sua palma, prximo a zona distal dos metacarpos, causam o fechamento involuntrio da mo (flexo dos dedos), com significativa fora. O mesmo se d na planta dos ps, porm menos destacadamente nos humanos, quando se aplica presso na face plantar dos ps, na regio distal dos metatarsos, causando flexo dos dedos dos ps. Um RN apresenta um forte reflexo de preenso. O RN fecha as mos e os dedos quando sente algum toque na regio palmar. Os dedos da criana no se fecham simplesmente, mas adaptam-se perfeitamente ao contorno daquilo que lhe causou o estmulo. Trata-se de uma grande faanha para o beb: o reflexo to forte que o recm-nascido, muitas vezes, capaz de aguentar o seu prprio peso suspenso durante uns segundos. Esta resposta envolve uma sequncia bem determinada dos dedos, com incio no dedo mdio, anelar e mnimo, seguidos do indicador e finalmente do polegar. O reflexo palmar desaparece entre o quarto e o sexto ms. O reflexo plantar desaparece at os seis meses.

REFLEXO DE FUGA ASFIXIA O reflexo de fuga asfixia avaliado colocando-se a criana em decbito ventral no leito, com a face voltada para o colcho. Em alguns segundos o RN dever virar o rosto liberando o nariz para respirar adequadamente. VDEO DOS REFLEXOS PRIMITIVOS Vigilncia do desenvolvimento da criana de 0 a 9 anos

Вам также может понравиться