Вы находитесь на странице: 1из 2

So Jernimo

incontestvel o grande dbito que a cultura e os cristos, de todos os tempos, tm com este santo de inteligncia brilhante e temperamento intratvel. Jernimo nasceu em uma famlia muito rica na Dalmcia, hoje Crocia, no ano 347. Com a morte dos pais, herdou uma boa fortuna, que aplicou na realizao de sua vocao para os estudos, pois tinha uma inteligncia privilegiada. Viajou para Roma, onde procurou os melhores mestres de retrica e desfrutou a juventude com uma certa liberdade. Jernimo estudou por toda a vida, viajando da Europa ao Oriente com sua biblioteca dos clssicos antigos, nos quais era formado e graduado doutor. Ele foi batizado pelo papa Librio, j com 25 anos de idade. Passando pela Frana, conheceu um monastrio e decidiu retirar-se para vivenciar a experincia espiritual. Uma de suas caractersticas era o gosto pelas entregas radicais. Ficou muitos anos no deserto da Sria, praticando rigorosos jejuns e penitncias, que quase o levaram morte. Em 375, depois de uma doena, Jernimo passou ao estudo da Bblia com renovada paixo. Foi ordenado sacerdote pelo bispo Paulino, na Antioquia, em 379. Mas Jernimo no tinha vocao pastoral e decidiu que seria um monge dedicado reflexo, ao estudo e divulgao do cristianismo. Voltou para Roma em 382, chamado pelo papa Dmaso, para ser seu secretrio particular. Jernimo foi incumbido de traduzir a Bblia, do grego e do hebraico, para o latim. Nesse trabalho, dedicou quase toda sua vida. O conjunto final de sua traduo da Bblia em latim chamou-se "Vulgata" e tornou-se oficial no Conclo de Trento. Romano de formao, Jernimo era um enciclopdico. Sua obra literria revelou o filsofo, o retrico, o gramtico, o dialtico, capaz de escrever e pensar em latim, em grego, em hebraico, escritor de estilo rico, puro e eloqente ao mesmo tempo. Dono de personalidade e temperamento fortssimo, sua passagem despertava polmicas ou entusiasmos.

Devido a certas intrigas do meio romano, retirou-se para Belm, onde viveu como um monge, continuando seus estudos e trabalhos bblicos. Para no ser esquecido, reaparecia, de vez em quando, com um novo livro. Suas violncias verbais no perdoavam ningum. Teve palavras duras para Ambrsio, Baslio e para com o prprio Agostinho. Mas sempre amenizava as intemperanas do seu carter para que prevalecesse o direito espiritual.

Jernimo era fantstico, consciente de suas prprias culpas e de seus limites, tinha total clareza de seus merecimentos. Ao escrever o livro "Homens ilustres", concluiu-o com um captulo dedicado a ele mesmo. Morreu de velhice no ano 420, em 30 de setembro, em Belm. Foi declarado padroeiro dos estudos bblicos e celebrado no dia de sua morte.

Вам также может понравиться