Вы находитесь на странице: 1из 14

201

5 PROPOSTA DE MODELO DE GERENCIAMENTO DOS RESDUOS SLIDOS PORTURIOS

5.1 Avaliao do Modelo da ANVISA

Nesta avaliao, foi estudado, o ltimo Modelo26 da ANVISA e comparado com o anterior, que foi recomendado na Resoluo RDC n 0 17, de 12 de janeiro de 2001(BRASIL, 2002c).

Os objetivos a serem alcanados com este ltimo modelo (termo de referncia) foram: Definir fluxo de procedimentos para anlise e parecer dos planos de gerenciamento de resduos slidos de portos, aeroportos e fronteiras; Harmonizar os procedimentos e critrios para avaliao e implantao dos PGRS junto aos rgos de defesa agropecurias, meio ambiente, e de sade.

O ltimo modelo apresentou mudanas a partir de experincias vivenciadas e compartilhadas entre fiscais, gerentes e tcnicos de diferentes instituies comprometidas com a problemtica dos resduos slidos porturios. Contudo, h ainda lacunas que caberiam ser preenchidas, como tambm exigncias no apropriadas, como sero vistas mais na frente.

No esboo apresentado pela Agncia, foram delineados sete captulos:


26

N Termo de Referncia para Anlise do Plano de Gerenciamento de Resduos Slidos PGRS, para Instalaes Porturias, Aeroporturias e Terminais Alfandegados de Uso Publico, constante na Oficina de Trabalho realizada em Braslia, maio de 2002.

202

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7.

Identificao do Gestor; Caracterizao da Instalao; Legislao; Diagnstico Ambiental; Diretrizes para o Plano de Gerenciamento de Resduos Slidos; Definio das Responsabilidades e Competncias; Cronograma de Implantao e Avaliao.

Fazendo uma anlise comparativa entre os Termos de Referncias 2001 e 2002, o modelo anterior foi reduzido de doze para sete captulos. Esta reduo, na verdade, praticamente no aconteceu, pois os temas esto embutidos dentro de outros captulos. A exceo est na supresso do Captulo 3.

Na TABELA 26 localizam-se os captulos que foram modificados, atravs de uma anlise comparativa entre os termos de referncia: 2001 e 2002.

Tabela 26: Anlise Comparativa entre os Termos de Referncias: 2001 e 2002 ANVISA. Termo de Referncia - 2001
3.Mtodos e tcnicas utilizados para a realizao do Plano. 7.Especializao das atividades do Plano. 9.Mecanismos de controle e avaliao. 11.Plano de Gerenciamento de resduos especiais. suas alternativas. Fonte: O autor.

Termo de Referncia - 2002


Suprimido Encontra-se dentro do Captulo 5 (5.13). Encontra-se dentro do Captulo 5 (5.3). Encontra-se dentro do Captulo 5 (5.19).

12.Prognstico dos impactos ambientais do plano e de Encontra-se dentro do Captulo 5 (5.33).

A seguir, so comentados alguns aspectos do modelo atual considerados no apropriados.

203

a) Legislao de referncia

Descrever uma metodologia no tarefa fcil, quando a tendncia natural exigir informaes excessivas que apenas servem para aumentar o volume do Plano, como por exemplo, o captulo sobre legislao de referncia. Deveria apenas constar na reviso bibliogrfica ou cit-la quando estritamente necessrio.

b) Participao de outros rgos

Outra constatao foi a incluso dos aspectos quanto aos resduos alimentcios, chamando ateno para a coerncia com as normas e legislaes exigidas pelo Ministrio da Agricultura, no objetivo de harmonizar o Termo de Referncia com o Ministrio da Sade. Para isto, a ANVISA prope alterao da Resoluo do CONAMA 05/93 quanto ao processo de aprovao e de exigncias de apresentao do Plano para os terminais alfandegados e estaes de fronteiras. Questiona-se: 1. Qual a real necessidade de mais um rgo federal aprovar os PGRS? 2. A Agncia somente no seria suficiente para a anlise? 3. No significaria a mesma situao, quando houve interesse do IBAMA para fiscalizar e aprovar os PGRS? 4. Entende-se riscos sade, como um termo amplo e suficiente. Como realizar estudos especficos sobre a classificao de resduos slidos, de interesse agropecurio?

Nesta situao, a participao do Poder Municipal, responsvel pela destinao final e dos acessos aos transportadores dos resduos que saem dos terminais porturios, lhe facultaria tambm ser consultada com intuito da aprovao

204

do P.G.R.S. Outrossim, o Ministrio dos Transportes tambm deveria ser consultado, pois, na poltica de transportes, citam-se as questes de gesto ambiental de terminais porturios.

c) A relao cidade-porto

A participao do Municpio foi discutida na Conferncia Nacional dos Portos27, que trouxe o fortalecimento dos municpios como fontes de consulta e participao obrigatria para implantao de planos de desenvolvimento e zoneamento dos portos, com fortalecimento das relaes porto-cidade. As condies socioambientais dentro de uma poltica ambiental preventiva foram discutidas nessa Conferncia. O Municpio deve estar atento e ter interesse em conhecer todos os resduos gerados dentro de seu espao urbano e, se possvel, interagir com os geradores, transportadores e rgos fiscalizadores, fortalecendo a relao portocidade.

Por sua vez, o P.G.R.S de um Porto deve ser coerente com o Plano de Gerenciamento dos Resduos Slidos Urbanos. Nesse caso, essa preocupao est delineada nas observaes da Oficina de Trabalho. Todavia, no foi exigida neste Termo de Referncia.

d) Resduos dos excrementos humanos

27

Conferncia Nacional dos Portos, realizada entre 14 e 16 de agosto de 2002 em Braslia-DF, pelo

Congresso Nacional e teve como base nos seminrios regionais nos ltimos trs anos com a comunidade porturia.O resultado est no documento denominado Carta de Braslia para os Portos.

205

O Termo de Referncia inclui o gerenciamento dos resduos humanos (excrementos). Para isso, deveria ser avaliado, tambm, todo o sistema de esgotamento sanitrio dos terminais, verificando, por exemplo, como acontece o transporte desses excrementos, das embarcaes para os destinos intermedirios ou final.

Desconhece-se que algum plano de gerenciamento de resduos slidos analise ou proponha solues para: o acondicionamento, coleta, transporte, destino final e tratamento dos excrementos humanos.

No Saneamento, os resduos slidos so estudados distintamente do esgotamento sanitrio. Os resduos slidos tm caractersticas peculiares e bastantes distintas dos resduos humanos. As caractersticas desses resduos so diferentes quanto microbiologia, classificaes, normas, tipo de acondicionamento, tipo de coleta e transporte, destinao final e tratamento. At mesmo quanto aos riscos sanitrios e ambientais.

Esta proposta complexa e ineficaz, aumentando desnecessariamente o custo de elaborao do P.G.R.S e desviando o foco principal: a minimizao e a reciclagem dos resduos slidos. Isso no significa que os excrementos humanos no sejam considerados, com propostas de solues adequadas para os mesmos. Porm, abordados em documentos distintos.

Se os resduos humanos devem ser considerados, tambm as guas de lastro deveriam ser avaliadas no P.G.R.S., pois apresentam riscos sade humana e ao meio ambiente, apesar de constiturem resduos lquidos.

e) Periculosidade dos resduos gerados

206

Neste ltimo Termo de Referncia, tem-se a sensao de uma preocupao acentuada quanto periculosidade dos resduos gerados. a mesma preocupao que acontece com os responsveis pela gerao, fiscalizao e tratamento dos resduos dos servios de sade, no distinguindo grandes diferenas entre os resduos infectantes dos resduos perigosos.

Bidone (2001) esclarece que os dois tipos de resduos tm comportamentos diferentes. Os resduos perigosos costumam se degradar lentamente, mantendo a toxicidade no meio ambiente. Os resduos infectantes, tendem a perder seu carter de periculosidade em perodos que variam, geralmente, de horas a algumas semanas, de acordo com o tipo de microorganismo. Nessas condies, os resduos infectantes equivalem dos resduos domiciliares.

A ausncia de pesquisas, notamente no campo da microbiologia, traz dvidas e receios, principalmente, dos rgos fiscalizadores. Porm, se h um correto acondicionamento com segregao, muitos desses resduos gerados em portos poderiam ser reciclados e at minimizados. Esta a perspectiva atual da sociedade e dos ambientalistas. Isto ficou bastante claro, na Conferncia Mundial sobre Meio Ambiente Rio +10, em Johaneshesburgo. A crtica maior em relao a ECO 92 do Rio de Janeiro, foi a ausncia ou a insuficincia de aes concretas (metas no atingidas).

5.2 Proposta de um Novo Modelo

207

Um termo de referncia ou metodologia para um plano de gerenciamento carece ser de forma: condensada, pontual, prtica, evolutiva e de fcil leitura. A grande importncia de um plano de gesto poder servir de orientao para a administrao (gerncia), seu corpo funcional e tambm para a fiscalizao, no sentido de propor aes concretas e eficientes, principalmente no campo ambiental e da proteo sade pblica.

Muitos planos atendem os rgos fiscalizadores e a prpria administrao do porto, todavia nem sempre servem de instrumentos satisfatrios. Para um P.G.R.S, seria mais interessante, se no somente atendesse as normas vigentes, e isso bsico, mas se servisse como um instrumento de estudo e de ao, com metas realistas, com linguagem clara e acessvel ao corpo de funcionrios, fiscalizao, aos tcnicos e aos administradores porturios.

O Porto deve interagir com a comunidade circunvizinha e a prpria cidade. A viso simplista e acomodada de que um porto uma rea estratgica para o Pas, traz consigo um encastelamento e, conseqentemente, a ausncia de incentivo para a relao porto-cidade ou porto-comunidade. Assim sendo, s resta pensar nos resduos slidos gerados em reas porturias como lixo no aproveitvel, perigoso ou nocivo sade humana. Um bom Plano de Gesto Ambiental servir para quebrar esses paradigmas. Isto o que se prope para um novo modelo de gerenciamento dos resduos slidos porturios.

Neste novo modelo, necessita-se adotar uma poltica de mudana no gerenciamento interno dos portos martimos, de forma que os resduos slidos de maior risco biolgico e risco qumico, sejam segregados dos outros resduos. Os resduos restantes sero minimizados ou aproveitados para a reciclagem, atravs de uma coleta seletiva interna, onde todos os setores passam a contribuir com aes concretas.

208

O asseio das reas internas e externas, e o acondicionamento dos resduos devem ser realizados dentro de padres adequados e com horrios, dias e fluxo prdeterminados e de conhecimento de todo o corpo funcional. Placas de sinalizaes, equipamentos, depsitos intermedirios para recebimento dos resduos, descrio e smbolos dos resduos de acordo com o Grupo ou Classe, so elementos importantes para fazer acontecer um gerenciamento integrado. Alm desses elementos, ser mister um programa eficiente de educao ambiental sob o encargo de uma equipe ambiental, estimulando a participao e a interao.

A FIGURA 73 descreve os fluxos, internos e externos, dos resduos slidos gerados dentro de uma unidade porturia, que servir como instrumento para elaborao do Plano de Gerenciamento de Resduos Slidos.

209

FIGURA 73: Fluxos: intra e extra unidade porturia para P.G.R.S. Fonte: Adaptado da ABNT (1993c).

Na FIGURA 74 so apresentadas as operaes propostas para o Gerenciamento dos Resduos Slidos Porturios.

210

Figura 74: Operaes propostas para o P.G.R.S. Fonte: O autor.

Para os resduos no aproveitveis, a gerncia responsvel deve acompanhar a sada dos resduos, o tipo de transporte e se realmente no h desvios para depsitos clandestinos ou lixes. Deve se exigir documentos que comprovem a entrada na destinao final, com dados de dia, hora, tipo de resduo e quantidade. Os resduos seletivos para a reciclagem, dependendo de quem transporta, tero os mesmos procedimentos de acompanhamento dos resduos no aproveitveis.

A sugesto para um novo modelo, de maneira didtica, tem como base um trip formado por trs divises ou etapas: diagnstico; proposio para o gerenciamento; e mecanismos de controle e avaliao. A FIGURA 75 elucida o modelo.

211

Diagnstico Diagnstico

Proposies para o Proposies para o Gerenciamento Gerenciamento

Mecanismos de Mecanismos de Controle e de Controle e de Avaliao Avaliao

Figura 75: Modelo proposto para o P.G.R.S. Fonte: O autor.

Neste modelo, o plano ser reavaliado a cada 12(doze) meses. A sugesto que a reavaliao acontea atravs de um seminrio ou evento, com a participao do corpo funcional, da ANVISA e dos outros rgos fiscalizadores, da gerncia porturia, da comunidade, dos Poderes Municipais e Estaduais e da equipe que elaborou o ltimo P.G.R.S. Pode-se aproveitar dessa oficina de trabalho, para abrir o Porto para a comunidade circunvizinha. Uma outra sugesto que acontea essa reavaliao, com muito mais fora, dentro da Semana do Meio Ambiente.

A apresentao grfica do Plano deve ter uma encadernao em pastas do tipo A-Z, podendo haver substituies de folhas aps a cada reavaliao. Ressaltase que o documento que originou o primeiro P.G.R.S., assim como as verses seguintes, devero ser arquivadas para que futuramente possa ser examinada a evoluo da gesto dos resduos.

A seguir, so apresentados comentrios sobre as trs partes do modelo proposto para o P.G.R.S., e uma sugesto para o termo de referncia para elaborao do mesmo.

5.2.1 Diagnstico

O diagnstico deve armazenar dados relativos a identificao do gestor, dos resduos gerados, da forma de acondicionamento, coleta, transporte, destino final e tratamento, da mo de obra e equipamentos existentes, das informaes sobre

212

programas scio-culturais e educativos implantados, dos programas de treinamento de educao continuada, dos riscos sade pblica e ao meio ambiente quanto aos resduos slidos e suas origens e disposies, das embarcaes e dos fluxos de mercadorias e das instalaes existentes no porto.

Outras informaes bsicas de suma importncia so: a caracterizao fsica dos resduos; o peso especfico e a classificao dos resduos.

5.2.2 Plano de Gerenciamento

O plano de gerenciamento deve conter informaes de como sero executados os servios ou aes de rotina, quanto ao acondicionamento, a segregao, a coleta, o transporte interno para o armazenamento temporrio, o destino final e os possveis tratamentos dos resduos slidos. O ideal seria que houvesse uma distino entre as fontes geradoras e o graus de riscos ambientais e de sade pblica dos resduos slidos.

As aes de rotinas normalmente esto sob a responsabilidade do setor ou gerncia de limpeza e demandam uma logstica apropriada quanto ao pessoal especializado, aspectos que habitualmente so determinados e precariamente compreendidos.

Outras descries pertinentes para essa etapa so: Quantificao dos resduos gerados por origem e pela tipologia; Quantificao da mo de obra mnima necessria para realizao dos servios de asseio e de coleta;

213

Quantificao e descrio dos Equipamentos de Proteo Individual EPI e inclusive seu uso em todas as fases do processo;

Recursos humanos existentes (grau de instruo e qualificao); Caractersticas e tipos de equipamentos para o acondicionamento e coleta (interna e externa);

Fluxograma dos servios de asseio e de coleta interna, identificando posicionamento de: lixeiras; reas de armazenamentos intermedirios e finais; edificaes, piers e reas de descarrego; e, ptios de containeres;

Localizao dos destinos finais e dos tratamentos (rea com depsitos para coleta seletiva; incinerador externo; aterro sanitrio;e, outros);

Descrio dos mtodos de tratamento e de disposio final de acordo com o tipo de resduo e inclusive para: as cargas deterioradas; contaminadas; fora de especificao ou abandonadas; resduos infectantes; resduos perigosos; e, resduos sujeitos a controles especiais;

Aes previstas de minimizao, reutilizao e de incentivo reciclagem;

Programas de capacitao e de desenvolvimento de recursos humanos;

Custeio e cronograma das aes previstas com os responsveis pelo seus gerenciamentos.

5.2.3 Mecanismos de Controle e Avaliao

Um Plano reflete o momento em que foi realizado o diagnstico e as proposies. Por isso, muitos bons planos de gesto ambiental ficam obsoletos com

214

passar do tempo, ou simplesmente longe da realidade.Ento, o importante redescobrir um modo novo de alcanar uma meta.

As aes de rotinas e as metas previstas sero avaliadas atravs de: controle, avaliao e da reavaliao (redefinio do P.G.R.S).

O controle acontecer dia a dia, atravs de instrumentos prprios como planilhas e informaes armazenadas na gerncia ou do responsvel pela gesto dos resduos. A avaliao ocorrer em momento exclusivo, enfatizando-se mais uma vez, a participao da equipe responsvel, do corpo funcional, tcnicos e fiscalizao, sob o incentivo e presena da direo da administrao porturia.

5.2.4 Termo de Referncia

Prope-se que o Plano de Gerenciamento dos Resduos Slidos de um porto seja dividido em trs partes: Parte 1 Diagnstico Parte 2 Plano de Gerenciamento Parte 3 Avaliao e Controle

Nas TABELAS 27 a 31 e a FIGURA 76, apresenta-se uma proposta para o termo de referncia para elaborao do Plano, com os temas que devero integrar cada captulo ou subcaptulo.

Вам также может понравиться