Вы находитесь на странице: 1из 10

O Pastor do Sculo 21

Teologia Pastoral II

Seminrio Teolgico Batista do Sudeste em Guarulhos

Carla Geanfrancisco
1 Carla Geanfrancisco

O Pastor do Sculo 21

Teologia Pastoral II

Seminrio Teolgico Batista do Sudeste em Guarulhos

O Pastor do Sculo 21
Resumo do Livro: O Pastor do Sculo 21 do autor David Fisher da Editora Vida, So Paulo 1999, contendo 334 pginas para a disciplina Teologia Pastoral II ministrada pelo Pr. Geremias Clarindo Gomes no Curso de Bacharel em Teologia 7 Semestre

Guarulhos / 2008

2 Carla Geanfrancisco

O Pastor do Sculo 21

Teologia Pastoral II

Contedo
O AUTOR.......................................................................................................................................... 4 IDENTIDADE PASTORAL ............................................................................................................. 4 A QUESTO GEOGRAFICA ......................................................................................................... 5 FORMATAO TEMPORAL......................................................................................................... 5 PROPRIEDADE ECLESIASTICA ................................................................................................. 6 VOCAO PASTORAL ................................................................................................................. 7 VASOS E FARDO ........................................................................................................................... 8 CAUSANDO IMPACTOS ............................................................................................................... 8 A MO QUE ACARICIA E PUNE. ................................................................................................ 9 OPERARIOS A SERVIO DO SENHOR .................................................................................... 9 UM PROFISSIONAL MULTIFUNCIONAL ................................................................................. 10 CONCLUSO ................................................................................................................................ 10

3 Carla Geanfrancisco

O Pastor do Sculo 21

Teologia Pastoral II

O AUTOR
David Fisher autor de mais de uma dzia Bestsellers livros, entre eles Gracie com George Burns, What'sl, a primeira referncia visual, livros, e no romance The War Magician. Ele j escreveu extensivamente para revistas e jornais nacionais. pastor da Colonial Church em Minneapolis (EUA). Durante seu longo e frutfero ministrio, ele tem servido a causa de Cristo como pastor de pastores. Podemos observar pelo seu testemunho no livro que tem atuado efetivamente nas igrejas por onde passou e obteve a oportunidade de seu crescimento espiritual, que hoje atravs de seus livros se dispe a orientar os novos pastores.

IDENTIDADE PASTORAL
A identidade pastoral esta liga diretamente a Cristo, mesmo que a atualidade tente criar esteretipos para determin-la. A satisfao possvel encontrar somente quando se capaz de definir e aceitar o desafio proposto por Deus, deixando as interferncias culturais de lado, voltando-se a cumprir o que Deus prope: Orientar, conduzir as pessoas a buscarem em Cristo a salvao; no se esquecendo que o pastor tambm servo, mas um servo separado por Deus.

4 Carla Geanfrancisco

O Pastor do Sculo 21

Teologia Pastoral II

A QUESTO GEOGRAFICA
A geografia muitas vezes tendenciona uma questo cultural, tnica, educacional, por estabelecer padres de vida, sejam por fatores imigratrios, migratrios, econmicos, quantitativos e qualitativos. Mensurar todos estes fatores e valores impossvel, criar padres, pior ainda; mas o infalvel mtodo AMAR as pessoas imitando a Jesus e seus discpulos, sem confrontar quaisquer tipos de valores. Para am-las necessrio achegar-se a elas, conhec-las, vivenciar e viver o que vive e como vivem; e de forma alguma, pretender mud-las, pois qualquer atitude deste mbito pode afast-las, pois podem entender que a pessoa que tenta modific-la achasse melhor que ela, criando assim barreiras, que futuramente possam tornar-se intransponveis. Em momento algum quis dizer que devemos aceitar coisas erradas, que possam comprometer o carter cristo ou corromper o trabalho ministerial, mas sim que devamos nos permitir a conhecer e amar aqueles que tencionamos orientar a Cristo.

FORMATAO TEMPORAL
A influencia histrica temporal, determinou condutas que hoje vemos com

relao poltica e igreja, fora isto temos o antropocentrismo, que tencionou separar o homem da relao religiosa, ou seja, todos os fatos tentam distanciar o homem da instituio igreja e da questo religiosa. Mas o mais incrvel de tudo isso que a igreja tambm parecendo no enxergar isso, acaba se afastando tambm, como se no estivesse inserida no mundo que a rodeia, fazendo com que at a sociedade ao seu redor, no saiba de sua existncia.

5 Carla Geanfrancisco

O Pastor do Sculo 21

Teologia Pastoral II

Outras preocupaes so como algumas igrejas tentam secularizar tudo, inclusive a atividade religiosa, como se ela fosse um negocio rentvel, onde se mede o desempenho do pastor em nmeros que ele produz e no mais pelo testemunho de vida que tem. Com todos estes fatores o que se observa uma decadncia moral, tica. Um quadro de vidas pobres espiritualmente, proletariados do sistema, mendigando seu sustento, somente com a f no sistema capitalista que esto inseridas. A igreja neste momento no pode ficar somente como espectadora, afinal ela a nica capaz de levar a nica esperana, que pode salvar e salvaguardar as pessoas, suas famlias e a dignidade que ainda restam; mas para isso necessrio um despertar do homem (pastor) como um todo para Deus, entregando realmente sua vida ao ministrio, arregaando as mangas e indo a luta, para uma disseminao do Evangelho.

PROPRIEDADE ECLESIASTICA
A igreja foi feita para abrigar aqueles que tem problemas, aqueles que precisam de ajuda, que sofrem, que tem suas feridas abertas e buscam Cristo para fechalas, a igreja um hospital de doentes. Mas muitos olham para estes doentes com discriminacao, como se fosse uma doenca contagiosa, que eles no podem se espor para no correrem o risco de pega-las, entao as ignoram, excluem e maltratam. Mas no foi isso que Jesus ensionou, entao porque entao continuam a agir desta forma? Porque o pastor eleito compactua com a discriminacao? Estas so perguntas que eu mesmo me fiz muitas vezes e neste livro tive a oportunidade de ler ao menos que esta realidade no esta inserida em todos os locais, ou ao menos alguns tentam resolve-las, mas de todos as questoes, esta continua sendo a que mais me chama a atencao, a propriedade eclesiastica, onde pastores e membros tomam atitudes como se a igreja fosse particularmente sua,
6 Carla Geanfrancisco

O Pastor do Sculo 21

Teologia Pastoral II

sem se preocupar com os demais que ali se encontram, julgando, absolvendo em poucos casos, mas em muitos condenando, sem prestarem a atencao que no fundo condenan-se a si mesmo, a quem sabe no estarem com Cristo. Bem a questao eclesiastica muito maior, pois no pertence ao homem, ao pastor e nem a denominao, pertence a Cristo. Porem a igreja tem atraves de sua organizacao, se quiser, fora para atuarem juntas, sem preocupacao de placas e de quem se sobresaira mais, se unirem-se para a disceminacao do evangelho e no de suas doutrinas e excentricidades.

VOCAO PASTORAL
O chamado vocacional algo que somente quem o recebe muitas vezes consegue compreender muito difcil mensurar este chamado, ou at mesmo duvidar que colegas o tenham; mais inexplicvel mesmo duvidar deste chamado. Quando se tem a vocao ministerial de estar com Deus, devemos ento, nos colocarmos como soldados, diante de um grande general, que dali para frente ser quem determinara as batalhas, as estradas a serem percorridas e como em todas as guerras muito complicado, sair delas sem arranhes ou at feridas que perdurem pelo resto da vida. Porem mesmo nas piores batalhas, sempre h o amor, que podemos sentir ver, que mesmo sendo um sentimento torna-se palpvel, medida que vivenciamos. O tempo e as batalhas perdidas ou ganhas so aquelas que fazem o bom ou mal soldado, que estar preparado para a prxima batalha ou no. Mas o preparo no somente com a vida, devemos estudar e conhecer todas as estratgias (bblia), estradas (geografia), cultura (historia), etc... De Cristo e do povo em si, sendo assim em minha opinio devemos estudar em uma escola de preparao para a guerra (seminrio teolgico). No se esquecendo que encontraremos povos diversos, que muitas vezes iro confrontar o que sabemos, conhecemos e tambm tem as suas armas, afinal, estamos em guerra, at combatermos o inimigo e convidarmos os restantes sobreviventes a serem novos soldados sobre a sua orientao.

7 Carla Geanfrancisco

O Pastor do Sculo 21

Teologia Pastoral II

Porem o mais magnfico de tudo isso que Deus vai frente preparando sempre nosso caminho, nos dando certeza da vitoria a ser conquistada para ele.

VASOS E FARDO
Dois simples substantivos utilizados como adjetivos em um ministerio, com significados tao distintos mais tao unidos. Complicado para quem no vivencia este mundo, mas compreensivel a quem dele faz parte, quando temos a oportunidade de ver o apostolo Paulo o descrever com sua vivencia. Seja vaso ou fardo, a diferena se encontra em quem nos inspiramos, nos espelhamos e no alvo que buscamos alcanar. Quando descanamos no Senhor, mesmo quando estamos trabalhando, podermos nos sentir vasos moldados por Deus, que suportarao o mais pesado dos fardos, que qualquer ser possa encontrar.

CAUSANDO IMPACTOS
Os impactos que recebemos e causamos em atividade ministerial, nos acompanhar por toda a vida, como acompanhara aqueles que receberam o impacto; pois toda a atitude recebida e dada influencia a vida de todos os envolvidos. A comunidade nos proporciona impactos que modificam nosso entendimento sobre Deus, no mbito do que ele espera do lder. J para a comunidade o falar de Deus para a sua vida um grande impacto, que proporciona a Salvao, o conforto e a segurana se estar na presena do Senhor. Mas o maior impacto provocado, pelo amor, em ambos os lados, quando so percebidos e vividos.
8 Carla Geanfrancisco

O Pastor do Sculo 21

Teologia Pastoral II

A MO QUE ACARICIA E PUNE.


O ministrio por mais que seja comparado a uma me e a um pai, eu entendo que esteja muito longe de o ser. Pois o nico pai a qual podemos comparar o ministrio o Senhor Deus, se assim podemos dizer, deixando de lado as devidas reverencias a serem consideradas. Por mais que se encontre benevolncia, amor, suporte, aporte, ou quaisquer outros auxlios, a comparao pode machucar alguns, e ao invs de se fazer entender, acabar distanciando aqueles que esto ao nosso redor. No importa a quem se queira comparar, mas enfim o melhor comparativo se encontra no amor, que devemos dedicar ao ministrio, seja por Deus por nos incumbir da atividade, sejam pelas pessoas envolvidas que tambm merecem o nosso amor, por serem criaturas de Deus.

OPERARIOS A SERVIO DO SENHOR


A maior preocupao dos servos de Deus deve ser zelar pelo evangelho e pela disseminao da palavra atravs da bblia. Os vocacionados devem administrar religiosamente os acontecimentos na igreja e diante do povo de Deus, utilizando-se da palavra para tal feito. O grande desafio de hoje justamente com os prprios vocacionados que se colocam em papel de estrela melindrosa. Onde somente eles querem brilhar, esquecendo-se de Cristo e quando algum brilha mais ou de alguma forma mostra-se melhor ou o adverte sobre o que esta acontecendo, vemos o melindre. O centro de todas as atenes deve ser Cristo e a igreja do Senhor, pois o que basta deve ser a graa em si. O alicerce da igreja tem que ser Cristo atravs de sua palavra, para que se possa edificar uma igreja verdadeira, que tenha
9 Carla Geanfrancisco

O Pastor do Sculo 21

Teologia Pastoral II

condies de subsistir ao pastor e ao tempo, que seja forte o suficiente para superar e crescer com os problemas que surgiro e contribuiro para acrescentar tijolos na construo do Senhor. E aquele que tiver inteno de construir de qualquer jeito, com qualquer material, ou pensar em demoli-la com certeza acertara as contas com o Senhor, pois esta uma obra que no nos pertence. E tudo que envolvemos nesta empreitada deve ser de 1 qualidade.

UM PROFISSIONAL MULTIFUNCIONAL
Bem afinal, o ministro de Deus acaba recebendo diversas funes que devem ser desempenhadas com zelo, observando-se as devidas propores, mas alem de tudo, observando-se quem o empregador em questo. Ento a tarefa deve ser desenvolvida da melhor forma possvel.

CONCLUSO
O Pastor do Sculo 21 tem que acima de tudo ser um homem centrado em Deus, para no correr o risco de se perder diante as tantas coisas, funes, apelos da sociedade e da comunidade. O foco deve ser na expanso do reino de Deus, no a qualquer custo, mas sabendo-se do alto preo pago, ento promovendo este crescimento da melhor forma possvel, com parcimnia, prudncia e empenho, que so dignos da incumbncia dada por Deus.

10 Carla Geanfrancisco

Вам также может понравиться