Вы находитесь на странице: 1из 24

Secretaria de Estado de Planejamento e Gesto Superintendncia Central de Poltica de Recursos Humanos

PROJETO ESTRUTURADOR

Ampliao da Profissionalizao dos Gestores Pblicos

AO 1 - Perfil de Competncias dos Gestores Pblicos

Naide Souza de Albuquerque Roquette Gerente Executiva do Projeto Estruturador Diretora da Superintendncia Central de Poltica de Recursos Humanos Subsecretaria de Gesto - Secretaria de Estado de Planejamento e Gesto SCPRH/SEPLAG Maria das Graas Murici Empreendedora Pblica/Estado para Resultados Gerente Adjunta do Projeto Estruturador Coordenadora da Linha de Ao SCPRH - SEPLAG Participao: Alta Administrao, Grupo Focado, Grupo de Anlise Contributiva, Grupo Consultivo dos Gestores Pblicos

PROJETO ESTRUTURADOR AMPLIAO DA PROFISSIONALIZAO DOS GESTORES PBLICOS DE MINAS GERAIS

COMUNICAO, ALINHAMENTO E DESENVOLVIMENTO

Desenho do Perfil de Competncias

Validao pela Alta Administrao

Desenvolvimento dos Gestores Pblicos

GESTOR PBLICO Ocupante de cargo de direo e de chefia da alta administrao, das estruturas bsica e intermediria na administrao direta, fundacional e autrquica do Poder Executivo do Estado de Minas Gerais.

Belo Horizonte, outubro de 2007

CONTEXTO
O Projeto Estruturador Ampliao da Profissionalizao dos Gestores Pblicos alinha-se com a viso de futuro do Governo do Estado de Minas Gerais para construir o "melhor estado para se viver" ao favorecer a elevao da efetividade dos gestores pblicos e, conseqentemente, contribuir para que as aes empreendidas pelas entidades e rgos da administrao direta, autrquica e fundacional alcancem os propsitos e resultados pretendidos para o atendimento dos anseios e necessidades dos beneficirios da sociedade mineira. A implementao global desse projeto inicia-se em junho de 2007 (a ao de certificao ocupacional j se encontrava em execuo) e se insere no contexto da manuteno do choque de gesto de primeira gerao; incio do choque de segunda gerao, momento em que Minas Gerais torna-se referncia em gesto pblica, em um clima favorvel aos investimentos. A poltica global com a qual os gestores pblicos devem orientar suas aes encontra-se clarificada na viso do Estado para Resultados: possibilitar uma viso integral das pessoas, tornar o ambiente mais propcio aos investimentos e negcios, conhecer a distribuio territorial e integr-la de forma competitiva, ser articulador da rede de cidades, ocupar-se com a equidade e o bem-estar dos cidados e cuidar do meio ambiente de maneira sustentvel com pilares fundamentados na qualidade fiscal e qualidade, inovao em gesto pblica. Essa perspectiva de longo prazo requer a sustentao de um dos pilares qualidade e inovao em gesto pblica - com aes direcionadas para a ampliao da profissionalizao dos gestores pblicos mais preparados para o alcance dos desafios, atravs do desenvolvimento de um conjunto integrado de competncias gerenciais. A efetividade no gerenciamento dos desafios favorece aos destinatrios das polticas pblicas: pessoas instrudas, saudveis e qualificadas; jovens que sejam protagonistas de sua prpria histria; empresas dinmicas e inovadoras; equidade entre as pessoas e regies distintas do estado e a real existncia de cidades seguras e bem cuidadas. Esse Projeto Estruturador encontra-se integrado aos demais, pois requer a filosofia, a arquitetura e a infra-estrutura de um ambiente de trabalho como o previsto para o Projeto Centro Administrativo, apoiado por tecnologias integradas de informao e de comunicao como previstas no Projeto Governo Eletrnico, dentre outros. Tendo, portanto, a qualidade fiscal como pressuposto da ao governamental; a gesto pblica eficiente e os resultados alcanados, os projetos estruturadores transformam a viso de futuro de "Minas o melhor estado para se viver" em resultados concretos; sinalizam a mudana planejada; e concentram esforos e recursos para o alcance dos objetivos estratgicos e resultados finalsticos.

3
Ampliao da Profissionalizao dos Gestores Pblicos

Objetivo do Projeto Estruturador Ampliao da Profissionalizao dos Gestores Pblicos


Profissionalizar a gesto pblica por meio da certificao ocupacional, formao e desenvolvimento dos gestores pblicos, buscando a melhoria da qualidade dos servios prestados pelas instituies pblicas mineiras.

As aes que o compem so: Mapeamento das competncias bsicas dos gestores pblicos - realizada de junho a outubro de 2007. Programa de desenvolvimento para os gestores pblicos, previsto para ser realizado no perodo de 2008-2011. Desenvolvimento e aplicao de metodologia de avaliao de desempenho dos gestores pblicos, prevista para 2008. Certificao ocupacional - com a previso de processos a serem realizados at 2011.

4
Projeto Estruturador

PERFIL DE COMPETNCIAS DOS GESTORES PBLICOS


O Desenho do Perfil de Competncias do Gestor Pblico uma ao concluda do Projeto Estruturador Ampliao da Profissionalizao dos Gestores Pblicos, em execuo atravs da Superintendncia Central de Poltica de Recursos (SCPRH) da Subsecretaria de Gesto, da Secretaria de Estado de Planejamento e Gesto (SEPLAG). Por um lado, evidencia o alinhamento estratgico s diretrizes do Governo de Minas Gerais e, por outro, cumpre o rigor tcnico e metodolgico da gesto por competncias, recomendada por diagnstico realizado pelo especialista Professor Francisco Longo (LONGO, 2006), quando de sua visita Instituio no Brasil - no qual sugere uma viso integrada dos subsistemas de recursos humanos e apresenta as limitaes e desafios para tal. Esta ao considera as limitaes estruturais inerentes conformao burocrtica, dinmica das organizaes pblicas, bem como os limites scio-culturais, mas pressupe que haja possibilidade dos gestores escolherem a atuao eficaz e inovadora no mbito pblico. Considera, tambm, que as aes de ampliao da profissionalizao dos gestores pblicos no so atividades com resultados finalsticos, mas que se os gestores forem efetivos na gesto das instituies, dos projetos, das reas de resultados, os beneficirios das polticas pblicas sero certamente atingidos. O Projeto, portanto, perpassa os demais projetos estruturadores no tocante efetividade da gesto pblica.

RESULTADO ESPERADO
Efetividade do gestor pblico. O perfil poder ser utilizado como entrada (input) para os subsistemas de certificao ocupacional, desenvolvimento gerencial, avaliao de desempenho dos gestores pblicos, na atualidade, e para os sistemas de seleo profissional, de recompensa e de reconhecimento, quando oportunos.

5
Ampliao da Profissionalizao dos Gestores Pblicos

MODELO CONCEITUAL
O modelo conceitual de gesto por competncias pressupe que haja alinhamento entre o objetivo estratgico, as competncias organizacionais e a gesto das competncias atuais e futuras dos gestores, aliceradas pelos valores, com suporte de sistemas de tecnologia da informao e de comunicao e efetiva liderana estratgica - conjunto esse focalizado no alcance dos propsitos e resultados esperados, conforme diagrama, a seguir.

EQUILBRIO E INTER-RELAO ENTRE COMPETNCIAS E OBJETIVOS

Nosso Objetivo Estratgico


ALCANCE DOS RESULTADOS ESPERADOS

Gesto das Competncias Atuais e Futuras dos Gestores

Competncias Organizacionais

Valores Sistemas e processos de apoio. Liderana Estratgica.


Fonte: Fleury, USP.

As competncias organizacionais so representadas pela clara definio das capacidades necessrias aos negcios dos rgos e entidades, alinhadas ao objetivo global estratgico, qual seja, transformar o estado de Minas em padres diferenciados de qualidade de vida para os cidados. As competncias atuais e futuras dos gestores pblicos servem como amlgama para a efetividade das suas aes, a partir do direcionamento estratgico. Encontra-se subjacente a esse modelo o pensamento estratgico e a viso sistmica de gesto de pessoas, requeridos para as instituies pblicas, na atualidade. Isso significa que os gestores devem apresentar alinhamento estratgico, comunicao eficaz sobre os objetivos e resultados pretendidos junto s equipes de trabalho e elevada motivao. Devem, tambm, estar em permanente processo de aprendizagem.

6
Projeto Estruturador

O modelo de gesto por competncias, apresentado nesse caso especfico, trata da identificao e desenvolvimento de competncias dos gestores para a elevao de sua efetividade gerencial. As competncias definidas se inter-relacionam para compor um conjunto de comportamentos, conhecimentos, habilidades e atitudes necessrias aos gestores, quais sejam: Orientao para Resultados, Viso Sistmica, Compartilhamento de Informaes e Conhecimentos, Liderana de Equipes, Gesto de Pessoas, Capacidade Inovadora e Competncia Tcnica, conforme diagrama a seguir.

PERFIL DE COMPETNCIAS DOS GESTORES PBLICOS


Viso Sistmica
Compartilhamento de Informaes e de Conhecimentos

Competncia Tcnica Orientao para Resultados Gesto de Pessoas

Liderana de Equipes

Capacidade Inovadora

METODOLOGIA
A Metodologia utilizada constituiu-se da criao de um tipo ideal de perfil de competncias para os gestores pblicos, de natureza genrica para todos os gerentes dos rgos e entidades do poder pblico da administrao direta, autrquica e fundacional. O tipo ideal serve como um parmetro para anlise e comparao do grau de aderncia da prtica dos gestores ao perfil desejado.

7
Ampliao da Profissionalizao dos Gestores Pblicos

Esse perfil genrico ser utilizado como insumo para as aes de desenvolvimento dos gestores pblicos, para a avaliao e para a certificao dos cargos gerenciais. Para a sua elaborao, foram realizadas as seguintes aes: Constituio de um Grupo Focado, composto por doze pessoas, com formao multidisciplinar, de todas as diretorias da Superintendncia, por indicao da Superintendente da SCPRH, Gerente Executiva do Projeto Estruturador e da Gerente Adjunta do Projeto. Coordenao das aes realizadas pela Empreendedora Pblica, Gerente Adjunta do Projeto Estruturador. Realizao de um conjunto de nove reunies semanais com durao de trs horas de trabalho com o Grupo Focado, com a elaborao, execuo e acompanhamento de um Plano de Trabalho, com clara definio da metodologia. Realizao de estudos e atualizao tcnica sobre os temas Gesto Estratgica de Pessoas e Gesto por Competncias pelos membros do Grupo Focado. Realizao de pesquisas em sites sobre o Perfil de Gestores em outras instituies pblicas. Realizao de oito visitas tcnicas s instituies pblicas mineiras e nacionais para conhecimento de algumas das melhores prticas e a uma corporao da iniciativa privada. Trs delas foram consideradas relevantes para fins da elaborao do perfil de competncias dos gestores, as quais confirmaram que o modelo conceitual e a metodologia - adotados neste trabalho - encontram-se adequados. Realizao e consolidao das informaes das entrevistas semi-estruturadas com treze Membros da Alta Administrao do Governo de Minas (Secretrios, Secretrios Adjuntos, Subsecretrios, Diretor Geral) para o levantamento das competncias, comportamentos esperados, habilidades e atitudes requeridas para a efetividade dos gestores pblicos. Levantamento das Competncias Organizacionais de 18 autarquias, 15 fundaes, 19 secretarias (trs extraordinrias) e 12 rgos autnomos, atravs de dados secundrios e de visitas aos sites institucionais. Realizao de reunies com o Grupo de Anlise Contributiva, composto por sete profissionais com experincia na rea e viso crtica que no havia participado do processo de elaborao do documento.

8
Projeto Estruturador

Realizao de trs reunies com o Grupo Consultivo, composto por uma amostragem aleatria de dezoito gestores pblicos dos rgos e entidades, pblico-alvo do Projeto Estruturador. Anlise tcnica das informaes e elaborao do documento. Validao do Perfil de Competncias dos Gestores Pblicos pela Alta Administrao da SEPLAG e do Estado para Resultados.

A seguir encontram-se os conceitos e pressupostos, o modelo conceitual, quadros, com sete competncias conceituadas, os respectivos itens de verificao (comportamentos esperados), conhecimentos, habilidades e atitudes requeridas para o perfil dos gestores pblicos. Encontramse, tambm, um glossrio com alguns conceitos considerados necessrios.

CONCEITOS E PRESSUPOSTOS INICIAIS


COMPETNCIA
"Forma como a pessoa mobiliza seu estoque e repertrio de conheci mentos e habilidades em um determinado contexto, de modo a agregar valor para a organizao no qual est inserida (competncia em ao). Essa agregao de valor implica uma contribuio efetiva da pessoa ao patrimnio de conhecimento da organizao".
Fonte: DUTRA, J. S. et al. Gesto por competncia: um modelo avanado para o gerenciamento de pessoas. So Paulo: Gente, 2001.

CONHECIMENTOS "O saber em ao". Conjunto consciente e acessvel de dados, informaes, conceitos e percepes adquiridos atravs da educao e de experincias.

9
Ampliao da Profissionalizao dos Gestores Pblicos

HABILIDADES "Saber fazer". Capacidade demonstrada de desenvolver tarefas fsicas e intelectuais. ATITUDES "Querer fazer". Ao particularizada diante de um contexto ou situao.

PRESSUPOSTOS PARA AS ATITUDES DAS COMPETNCIAS


Conduta tica: respeito, responsabilidade, integridade, honestidade, justia, transparncia, lealdade e crediblidade em relao aos propsitos das instituies pblicas. Sustentabilidade ambiental: preservao dos recursos naturais para as prximas geraes. Cidadania: ter cincia dos direitos, dos deveres civis e polticos dos indivduos.

10
Projeto Estruturador

QUADROS COM COMPETNCIAS, ITENS DE VERIFICAO, CONHECIMENTOS, HABILIDADES E ATITUDES


COMPETNCIA
I - ORIENTAO PARA OS RESULTADOS GESTO DE RESULTADOS

ITENS DE VERIFICAO (Comportamentos Esperados)


1. Fixa objetivos precisos, alinhados estratgia de Governo e define um caminho para si e para seus colaboradores alcan-los.

2. Age e toma decises, orientado pelos resultaOrientao das aes para o alcance dos mensurados, com comprometimento, de resultados - com clarificao do responsabilidade com os resultados e prazos contexto, com definio das prioriestabelecidos. dades, com otimizao dos recursos e 3. Planeja e trabalha com metas - no curto, esprito pblico, como pressupostos mdio e longo prazos - sem se deixar absorver para a gesto. pela burocracia. COM PENSAMENTO ESTRATGICO 4. Compreende as estratgias e prioriza as aes em funo dos resultados. Demonstrao do pensamento estratgico, ao relacionar os fatores exter5. Busca permanentemente qualidade, efetivinos e internos da organizao para a dade; avalia os custos e os benefcios de suas gesto pblica. Capacidade de elaboaes. rar planos que garantam o alcance dos objetivos estratgicos, com alinhamen"Faz-se mais com menos". "Faz-se melhor com to com a viso de futuro. Anlise dos o que se tem, cuida-se da qualidade do gasto". riscos e das oportunidades que possam trazer impactos para o alcance dos objetivos.

CONHECIMENTOS
Resultados esperados Planejamento Estratgico Noes de Administrao Financeira e Oramentria Polticas Pblicas Cenrio polticoeconmico Dinmica interna da Instituio Realidade econmica e scio-cultural dos cidados Planejamento governamental e institucional Direito Administrativo Instrumentos de Gesto Gerenciamento de Projetos Gesto de Riscos Normas, leis, cultura e valores institucionais. Estratgias de aquisies e contrataes. Gerenciamento de custos.

HABILIDADES
Planejamento Tomada de deciso Habilidade de anlise e de sntese Percepo (amplitude e foco) Comunicao Motivao Delegao Soluo de problemas Administrao do tempo Negociao Criatividade.

ATITUDES
Focalizar a ateno nos propsitos e resultados da rea e no apenas nos processos de trabalho, na hierarquia ou nos pares. Evidenciar compreenso das estratgias. Executar o planejado. Instituir formas de acompanhamento que garantam as correes necessrias durante o processo de implementao das aes e, consequentemente, o alcance dos resultados. Agir com objetividade, proatividade, agilidade e automotivao. Responsabilizar-se pelo que faz. Usar os recursos de maneira produtiva, conter os gastos e obter ganhos de produtividade. Buscar as informaes necessrias para o trabalho. Demonstrar sensibilidade poltica. Mobilizar-se e comprometer-se com o alcance dos resultados. Ter tolerncia com o contraditrio. Incentivar o consumo consciente. Evidenciar senso de oportunidade.

11
Ampliao da Profissionalizao dos Gestores Pblicos

COMPETNCIA
II - VISO SISTMICA

ITENS DE VERIFICAO (Comportamentos Esperados)

1. Demonstra viso poltica do sistema global, conhece o contexto poltico, no qual as aes Demonstrao da compreenso da se realizam para a articulao com os interlodinmica institucional, ao identificar cutores envolvidos e promoo da articulaas relaes polticas e sociais intra e o entre os mesmos. inter-organizacionais. Compreenso 2. Apresenta abertura de horizonte, conhece as da rede de relaes na qual a atividapeculiaridades do estado e do pas e as relade est inserida, os elos que a comciona com as realidades distintas de cada inspem e seus inter-relacionamentos. tituio, com percepo ampla, alm da estruEntendimento de como a sua atividatura vertical. de gera impacto para os resultados finalsticos e agrega valor sociedade. 3. Identifica os atores importantes do contexto, atravs das redes formais e informais de contato; mapeia as relaes de poder e de influncia. 4. Visualiza o resultado final a ser alcanado e a interdependncia das diferentes etapas do processo de trabalho. 5. Focaliza a efetiva gesto financeira e os impactos para os cidados; percebe o impacto de suas aes no resultado global; ou seja, as conseqncias de suas aes para o todo.

CONHECIMENTOS
Planejamento Governamental Sistema e contexto poltico Estrutura e organizao do Estado Direito Constitucional Direito Administrativo Noes de administrao financeira e oramentria Gesto de processos de trabalho Conhecimento das normas, leis, cultura e valores institucionais Realidade econmica e scio-cultural dos cidados.

HABILIDADES
Percepo (amplitude e foco) Planejamento Capacidade analtica do contexto externo e interno Comunicao Negociao Articulao poltica.

ATITUDES
Buscar, organizar, sistematizar, correlacionar, armazenar, e transmitir a informao relevante. Evidenciar percepo a partir da posio dos cidados e/ou dos contribuintes. Saber lidar com diferentes modelos mentais. Saber lidar com a diversidade de opinies. Perceber crticas profissionais de maneira construtiva e no como ofensas. Sensibilizar a chefia ou o pblico envolvido com as polticas pblicas. Valorizar, promover e reconhecer contribuies de outras reas. Valorizar, em suas aes, a sustentabilidade ambiental e a cidadania. Articular conhecimentos diferenciados e complementares para a obteno de propsitos e resultados. Buscar a interdisciplinaridade nas aes. Agir com cidadania e responsabilidade social. Lidar com presses.

12
Projeto Estruturador

COMPETNCIA
III - COMPARTILHAMENTO DE INFORMAES E DE CONHECIMENTOS

ITENS DE VERIFICAO (Comportamentos Esperados)


1. Realiza a comunicao interna e externa das informaes e dos conhecimentos necessrios para o alcance dos resultados institucionais.

2. Dissemina as informaes e possibilita novos Compartilhamento do contexto, das conhecimentos, prticas e informaes informaes e dos conhecimentos agregadas. necessrios para o alcance dos resultados institucionais. Disseminao 3. Contribui para a mudana da cultura organizacional, com a assuno de valores para o dos conhecimentos, informaes, prcompartilhamento e para a cooperao. ticas e contribuio para a constituio da cultura de compartilhamento e 4. D autonomia aos membros da equipe, com de cooperao. Inclui a transferncia responsabilidade, para a realizao das aes, de poder, autonomia para agir, com segundo as orientaes estratgicas e metodescentralizao das decises. dologias de trabalho definidas em conjunto. 5. Promove a descentralizao das aes e das decises, com acompanhamento dos resultados.

CONHECIMENTOS
Resultados esperados Cultura Organizacional Planejamento Estratgico Autoconhecimento Formas de poder nas organizaes, nos grupos e das prprias bases de poder. Processos, meios e canais de comunicao. Tecnologias da Informao e de Comunicao (TIC) Gesto da Informao Gesto do Conhecimento (criao, organizao e disseminao, utilizao dos conhecimentos).

HABILIDADES
Comunicao Trabalho em equipe Flexibilidade Gesto das bases pessoais de poder Delegao Administrao dos conflitos Soluo de problemas

ATITUDES
Evidenciar despreendimento. Demonstrar confiana em si mesmo. Confiar na equipe. Agir e fomentar a cooperao. Identificar-se com os propsitos e valores institucionais. Agir com abertura para o novo e disposio para as mudanas. Evidenciar desejo para o aprendizado constante. Ser dinmico e proativo. Saber e evidenciar interesse ao ouvir. Compartilhar informaes e conhecimentos no mbito interno e externo da instituio. Perceber, tambm, atravs da perspectiva dos outros (empatia). Demonstrar autonomia, com responsabilidade.

13
Ampliao da Profissionalizao dos Gestores Pblicos

COMPETNCIA
IV - LIDERANA DE EQUIPES

ITENS DE VERIFICAO (Comportamentos Esperados)

1. Gerencia projetos, coordena aes efetivas e obtm o comprometimento da equipe, com a Lder visionrio que inspira e que guia adeso de seus membros para o alcance dos as pessoas e os grupos de trabalho resultados. para o alcance da viso de futuro, favorecendo a colaborao, a respon- 2. Identifica e utiliza as competncias profissionais dos membros da equipe de trabalho para sabilidade e o compromisso com o o alcance dos objetivos e resultados. alcance de objetivos compartilhados. Toma decises, realiza aes efetivas, 3. Contribui para a efetiva integrao do indivsoluciona conflitos e promove o traduo equipe, propicia a consolidao da idenbalho em equipe. tidade da mesma e a construo e disseminao de valores institucionais homogneos. 4. comprometido com a transformao da viso de futuro em ao, ao faz-la acontecer, tomar decises, agir e orientar o trabalho em equipe. 5. Soluciona os problemas de forma coletiva (no apenas aqueles referentes "sua parte"), administra diferenas de opinio e os conflitos entre os membros da equipe.

CONHECIMENTOS
Resultados esperados Comportamento organizacional Planejamento estratgico Gerenciamento de projetos Gesto de pessoas Poder e liderana nas organizaes Autoconhecimento.

HABILIDADES
Motivao Soluo de problemas Liderana Trabalho em equipe Percepo (foco e amplitude) Persuaso Organizao Tomada de deciso Comunicao (clareza de expresso e saber ouvir) Administrao de conflitos Delegao Flexibilidade.

ATITUDES
Ser comprometido com os resultados. Saber ouvir. Demonstrar clareza de expresso. Ser cooperativo e fomentar a cooperao na equipe. Demonstrar segurana profissional e pessoal. Respeitar as diferenas individuais. Buscar as informaes para o trabalho. Evidenciar dinamismo e proatividade. Comprometer-se com os objetivos, resultados, em conjunto com a equipe. Ser visionrio. Agir como educador (coach). Ter capacidade de influenciar as pessoas. Gerir atravs do exemplo (referncia de comportamento) e no das normas. Reconhecer e valorizar as pessoas. Vibrar com as prprias conquistas e da equipe. Manifestar confiana na equipe, sem abdicar de suas responsabilidades. Apresentar capacidade para lidar com frustraes. Ter postura profissional e evitar o paternalismo.

14
Projeto Estruturador

COMPETNCIA
V - GESTO DE PESSOAS

ITENS DE VERIFICAO (Comportamentos Esperados)

1. Participa de processos seletivos, quando necessrio, aloca as pessoas nas atividades Alocao, recompensa, reconhecipara realizar os trabalhos e alcanar os resulmento e desenvolvimento das pestados, de acordo com suas competncias, soas. Promoo de um bom clima de conhecimentos e experincias. trabalho, com ao integrada dos 2. Capacita e busca reter as pessoas talentosas colaboradores, motivados e orientano exerccio das atividades, propicia o desendos para o alcance dos objetivos e volvimento das competncias tcnicas requeresultados esperados. Valorizao do ridas para o servidor e a elevao da maturicapital humano e respeito s pessoas. dade profissional. 3. Ouve e dialoga com o servidor para avali-lo em suas deficincias; valoriza o hbito do reconhecimento e da crtica construtiva. 4. Lida com peculiaridades e respeita as dificuldades das pessoas, gerencia o clima de trabalho, propiciando um ambiente saudvel, com bom relacionamento interpessoal. 5. Apresenta disposio para as prprias mudanas comportamentais e dos prprios modelos mentais.

CONHECIMENTOS
Resultados esperados Gesto de pessoas e subsistemas correlatos: seleo, treinamento e desenvolvimento profissional, reteno de talentos e avaliao de desempenho. Gerenciamento de projetos Comportamento humano Autoconhecimento Noo de metodologias e didticas de aprendizagem Cultura organizacional tica nas organizaes Sociologia das organizaes Conhecimento das normas, leis, cultura e valores institucionais. Filosofia das virtudes.

HABILIDADES
Relacionamento interpessoal Administrao de conflitos Negociao Percepo Trabalho em equipe Motivao (recompensa e reconhecimento) Comunicao Conduo de reunies Administrao do tempo Habilidade conceitual e humana Flexibilidade Criatividade

ATITUDES
Evidenciar disposio para as mudanas de modo construtivo. Ser comprometido com os resultados. Evidenciar iniciativa. Internalizar as demandas. Ter postura profissional e evitar o paternalismo. Evidenciar competncia e habilidade interpessoal. Acreditar no potencial do ser humano e ver as pessoas com potencial de desenvolvimento. Recompensar e reconhecer os colaboradores. Ser persuasivo. Saber ouvir crticas. Evidenciar equilbrio emocional. Desenvolver as pessoas no prprio processo de distribuio e de realizao das tarefas. Humildade. Saber lidar com as diferenas.

15
Ampliao da Profissionalizao dos Gestores Pblicos

COMPETNCIA
VI - COMPETNCIA TCNICA

ITENS DE VERIFICAO (Comportamentos Esperados)

1. Possui conhecimento tcnico especfico na rea de trabalho e/ou gere profissionais que o Capacidade de gerir a competncia possuam. tcnica em nvel adequado para desenhar, planejar, gerir a execuo, quali- 2. Favorece a atualizao permanente dos conhecimentos e informaes necessrios ficar, otimizar e acompanhar os propara a realizao do trabalho. cessos de trabalho, com os respectivos requisitos institucionais necess- 3. Trata os assuntos com rigor tcnico e realiza rios. o trabalho em padro de excelncia (qualidade, eficcia e eficincia). 4. Conhece, gere e acompanha o processo por inteiro da instituio e da unidade, focados nos resultados pretendidos. 5. Gere a organizao, a otimizao e a qualificao dos processos de trabalho.

CONHECIMENTOS
Gesto do conhecimento tcnico especfico na rea de atuao Conhecimento gerencial e global de administrao pblica Legislao pertinente rea tcnica e institucional Conjunto de normas organizacionais (instrues normativas, portarias, normas tcnicas especficas dos processos tcnico-cientficos, dentre outras). Direito pblico: administrativo, constitucional. Instrumentos de gesto Gesto dos processos de trabalho Gesto eletrnica de documentos Gerenciamento de projetos Gesto de contratos.

HABILIDADES
Percepo (amplitude e foco) Comunicao Pensamento estratgico Habilidade para gerir os conhecimentos tcnicos pertinentes Soluo de problemas Administrao do tempo Organizao Planejamento

ATITUDES
Ser proativo para o aperfeioamento prprio e dos processos de trabalho. Discernir processos crticos. Buscar a informao til, atualizada e segura. Ser despojado e compartilhar o que sabe. Demonstrar segurana tcnica. Evidenciar rigor tcnico no que faz. Fazer bem feito da primeira vez (evitar o retrabalho). Ser simples. Ter clareza de expresso. Executar o planejado. Realizar as atividades nos prazos estabelecidos. Elevar o padro de desempenho do trabalho. Articular conhecimentos diferenciados e complementares para a obteno de propsitos e resultados. Buscar a interdisciplinaridade nas aes. Favorecer o registro, a documentao e gerir os conhecimentos e informaes concernentes rea tcnica.

16
Projeto Estruturador

COMPETNCIA
VII - CAPACIDADE INOVADORA

ITENS DE VERIFICAO (Comportamentos Esperados)

1. Busca a informao, trabalha com grande conhecimento, com foco nos resultados, gere Busca e implementao de novas a criao de solues ousadas, e realiza as alternativas para projetos, situaes, inovaes no contexto institucional. soluo de problemas, usando da criatividade, da ousadia e do conheci- 2. Gere a organizao das informaes e dos conhecimentos em repositrios adequados mento para o alcance dos resultados, para municiar os usos necessrios. com agregao de valor. 3. Dissemina as informaes e os conhecimentos necessrios para a inovao nas situaes de trabalho. 4. Gere os conhecimentos e as informaes para a implementao de solues inovadoras que alcance os resultados institucionais desejados. 5. Fomenta a cultura de inovao, quebra paradigmas e contribui para a equipe introduzir novos processos, solues, projetos e dinmicas de trabalho.

CONHECIMENTOS
Conhecimento especfico da rea de atuao Gerenciamento de projetos Resultados pretendidos com as inovaes Conhecimento generalista, multidisciplinar e transdisciplinar. Tecnologia da informao e de comunicao. Ferramentas em gesto.

HABILIDADES
Criatividade Soluo de problemas Percepo (amplitude e foco) Liderana Comunicao Motivao Administrao de conflitos

ATITUDES
Evidenciar iniciativa. Ser flexvel. Demonstrar ousadia. Estimular a criatividade individual. Ser perspicaz. Catalisar a equipe para solues criativas, efetivas, eficazes e conclusivas. Ser original. Ter capacidade de aprender com os prprios erros. Ter senso de oportunidades para as mudanas e inovaes. Saber lidar com as resistncias s mudanas. Apreciar idias originais para a inovao. Mobilizar e energizar as pessoas para a gerao do conhecimento. Advogar solues criativas para o alcance dos resultados. Buscar os problemas para solucion-los. Usar de argumentos slidos para a inovao. Buscar solues inovadoras e consensuais. Ser inclusivo quanto aos catalisadores de mudana. Ter capacidade de correr riscos calculados. Demonstrar habilidade para propor idias.

17
Ampliao da Profissionalizao dos Gestores Pblicos

GLOSSRIO DE HABILIDADES E ATITUDES


HABILIDADES
ADMINISTRAO DE CONFLITOS: capacidade de gerar acordos em situaes, e/ou clima de tenso, quando interesses, valores, crenas, conhecimentos e aspiraes so distintas. No pressupe abrir mo da opinio prpria, mas buscar o consenso para situaes de divergncias. ANLISE E SNTESE: reflexo, organizao, associao sobre os conhecimentos, fatos, informaes e situaes associadas aos eventos; resume os aspectos mais relevantes de acordo com os objetivos e resultados. Sintetiza o processo nas fases e aponta os resultados. COMUNICAO: transmisso e compreenso pelo interlocutor de um significado (mensagem), transferido atravs de um meio para o alcance de um objetivo - requer clareza de expresso, escuta ativa; saber lidar com sentimentos dos outros, saber receber e fornecer feedback, respeitar as diferenas individuais e culturais, evitar inferncias (basear-se em fatos e dados), ter abertura dos modelos mentais (suspender julgamentos). DELEGAO: atribuio de responsabilidade e parte da autoridade para os membros da equipe, aps a clarificao dos objetivos, dos resultados e metas pretendidos, bem como da metodologia do trabalho. E acompanhamento dos resultados nos prazos previstos, sem interferir nos processos de trabalho (supervisionar). GESTO DAS BASES DE PODER: adequada utilizao das bases pessoais de poder - conhecimento, informao, status, hierarquia, conexo, recompensa, comunicao, referncia, interao, persuaso - de acordo com cada situao. LIDERANA: inspira e guia as pessoas e grupos, favorecendo a colaborao e o compromisso para o alcance de objetivos compartilhados. MOTIVACO: mobilizao e comprometimento com a entrega dos resultados esperados.

18
Projeto Estruturador

NEGOCIAO: alcance de objetivos comuns, onde as partes saem mutuamente satisfeitas. Pressupe estratgia ganha-ganha e no perdeganha ou ganha-perde. PERCEPO: processo pelo qual os indivduos organizam suas impresses sensoriais com a finalidade de dar sentido ao seu ambiente. Requer conhecimento do contexto, amplitude e lateralidade (entorno); profundidade e foco (objetivo ou resultado, ou meta). PLANEJAMENTO: realizao de projees e anlises em gesto estratgica organizacional, implementao e acompanhamento de aes para o alcance dos objetivos e resultados. Alguns instrumentos utilizados: (PDCA) definio de objetivos, metas e mtodos de trabalho (plan); execuo e treinamento ao executar (do); verificao se o que foi executado foi o que foi planejado (check); ao corretiva (se no ok, reprogramao) (action). 5w2h: por que (why), o que (what), como (how), quem (who), onde (where), quando (when) e quanto (how much). TOMADA DE DECISO: ter clareza do problema ou situao; analisar as causas dos mesmos, apontar alternativas de soluo para o problema ou situao, analisar as conseqncias de cada alternativa (riscos e oportunidades em relao ao objetivo ou resultado esperado); escolher a alternativa mais adequada naquele contexto e/ou situao; implementla; acompanhar e avaliar se o(s) resultado(s) da deciso foram alcanados. Deve-se lembrar que no existe deciso certa, mas a mais adequada para o nvel de informao, de complexidade, de diversidade interpretativa existente (relatividade da deciso). FLEXIBILIDADE: capacidade de conviver com mudanas e situaes diferentes, com abertura para o novo. Saber lidar com diferentes pontos de vista, ter menor sujeio aos hbitos e tolerncia com as diferenas individuais.

ATITUDE
PROATIVIDADE: capacidade de agir oportunamente sobre a realidade, antecipando alternativas que propiciem o alcance das metas estabelecidas. Age com deciso frente a crises, no aguarda que a situao se resolva por si s. Analisa os problemas de maneira lgica, identifica suas causas e age com iniciativa e preciso na busca da sua soluo. Cria oportunidades e resolve problemas com autonomia e sem necessidade de consultar sua chefia.

19
Ampliao da Profissionalizao dos Gestores Pblicos

GLOSSRIO GERAL
ABERTURA DE HORIZONTES: ampliao da forma de compreenso e anlise do contexto em que se insere. CLIMA DE TRABALHO: atmosfera, ambiente psicolgico de trabalho conjunto de percepes, opinies e sentimentos que se expressam no comportamento de um grupo ou organizao, em um determinado momento ou situao. CONSUMO CONSCIENTE: saber utilizar os recursos pblicos e naturais com parcimnia. CULTURA ORGANIZACIONAL: conjunto de valores, crenas, hbitos, ritos, mitos coletivamente compartilhados e mantidos pelos membros de uma organizao, fruto de sua histria, que a distingue de outras organizaes. DESTINATRIOS DAS POLTICAS PBLICAS: so os beneficirios das polticas implementadas pelo Poder Pblico como, por exemplo, os usurios do sistema de sade, os alunos das escolas estaduais, os portadores de necessidades especiais, etc. EFETIVIDADE: refere-se ao quanto o atingimento das metas contribui para o alcance dos objetivos (impactos gerados com a execuo das metas); tambm pode ser entendida como a capacidade de ser eficaz e eficiente ao mesmo tempo. EFICCIA: refere-se medida que expressa at que ponto os resultados, objetivos ou metas so atingidos, mediante prvio planejamento (fazer o que deve ser feito, com conhecimento dos propsitos e objetivos). EFICINCIA: refere-se relao entre os resultados obtidos e os recursos empregados; d nfase forma como as atividades so realizadas (como deve ser feito e fazer bem feito). EMPOWERMENT: significa transferncia de poder, dar autonomia para agir, descentralizar as decises e tem como pressupostos a confiana e o alto nvel de maturidade dos profissionais da equipe. Difere-se da habilidade de delegao, que significa atribuir parte da responsabilidade e da autoridade, aps a clarificao dos objetivos, resultados esperados, mtodos de trabalho e posterior verificao dos resultados.

20
Projeto Estruturador

ENTREGA: agregao de valor ao patrimnio de conhecimentos da organizao. A agregao de valor no atingir metas de faturamento ou produo, mas a melhora dos processos e a introduo de novas tecnologias, permanecendo tal conhecimento no estoque da organizao.
Fonte: DUTRA, Joel de Souza. Competncias: conceitos e instrumentos para a gesto de pessoas na empresa moderna. So Paulo: Atlas, 2004.

INTERLOCUTORES: aqueles que tomam parte num dilogo ou que falam em nome de outro(s). MATURIDADE PROFISSIONAL: caracterstica apresentada por meio da experincia profissional, conhecimento tcnico, viso do todo e equilbrio scio-emocional. MODELOS MENTAIS: idias enraizadas que interferem e moldam a forma de agir e de compreender de cada indivduo; imagem que cada um tem do mundo. OTIMIZAO: obteno do melhor resultado. Planejar e desenvolver com o mximo de eficincia. SENSIBILIDADE POLTICA: perceber e considerar as variveis do contexto poltico que interferem em suas atividades de trabalho. SOLUO ORIGINAL: capacidade de resolver problemas de forma singular (com carter prprio). TER TOLERNCIA COM O CONTRADITRIO: capacidade de lidar com as ambigidades, com as incertezas, com os paradoxos existentes na realidade das organizaes. TRANSDISCIPLINARIDADE: abordagem que passa entre, alm e atravs das disciplinas, em busca de compreenso da complexidade do processo ou da situao. VISO SISTMICA: "consiste da compreenso do todo, a partir de uma anlise global das partes e da relao entre elas. Capacidade de enxergar a existncia de uma lgica prpria que regula o todo".
(Fonte: SENGE, 1995).

21
Ampliao da Profissionalizao dos Gestores Pblicos

Acio Neves GOVERNADOR DO ESTADO Antonio Augusto Junho Anastasia VICE-GOVERNADOR DO ESTADO Renata Maria Paes de Vilhena SECRETRIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E GESTO Tadeu Barreto Guimares COORDENADOR DO PROGRAMA ESTADO PARA RESULTADOS Bernardo Tavares de Almeida SECRETRIO-ADJUNTO DE PLANEJAMENTO E GESTO Frederico Csar Silva Melo SUBSECRETRIO DE GESTO Manuel Carvalho da Silva Neto SUBSECRETRIO DE PLANEJAMENTO E ORAMENTO Knnya Kreppel Dias Duarte CHEFE DE GABINETE Naide Souza Albuquerque Roquette DIRETORA DA SUPERINTENDNCIA CENTRAL DE POLTICA DE RECURSOS HUMANOS Maria das Graas Murici EMPREENDEDORA PBLICA Participantes do Grupo Focado - SCPRH/SEPLAG: Naide Souza Albuquerque Roquete - Gerente Executiva do Projeto Estruturador Maria das Graas Murici - Gerente Adjunta do Projeto Estruturador Delma do Prado Barcelos Coura Jnia Soares de Almeida Ramos Llian Rabelo Hendrikx Koole Luciana Silva Custdio Maria Anglica Azevedo Gama Maria Aparecida Muniz Jorge Olvia Silva Rocha de Oliveira Samuel Batista de Arajo Viviane Afonso Webert Meireles Pacheco Participantes do Grupo de Anlise Contributiva: Ana Maria Rabello - HEMOMINAS Ceclia Oliveira Telles - SEPLAG Dbora Muzzi - SEF Luciana Meireles Ribeiro - SEPLAG Maria Thas da Costa Oliveira Santos - SEPLAG Mnica Moreira Esteves Bernardi - VICE GOVERNADORIA Rafael Luiz Azevedo Almeida - SEPLAG

Participantes dos Grupos Consultivos de Gestores Pblicos: GRUPO I Alvimar Jos Tito Diretor da Superintendncia Central de Percia Mdica e Sade Ocupacional/SEPLAG Ana Costa Rego Diretora da Superintendncia de Logstica e Recursos Humanos/SEDS Conceio Rezende Diretora da Superintendncia Central de Contadoria Geral/SEF Geralda Almeida Afonso Diretora de Planejamento, Gesto e Finanas/IPSEMG Rassa Cristina Lucena Veloso Diretora de Concursos e Certificao Ocupacional/SEE Renato Leal Paixo Raso Chefe de Diviso de Gesto de Pessoas/FUNED GRUPO II Adailton Vieira Pereira Chefe de Gabinete/SECTES Evandro de Oliveira Neiva Chefe de Gabinete/SEAPA Geralda Bicalho Parreiras Diretora de Recursos Humanos/SEDE Juliana Minardi Superintendente de Polticas Desportivas Regionais/SEEJ Rosienny Marques Assessora-Chefe de Atos/SEGOV GRUPO III Alexandre Canuto Diretor de Suporte de Governana/SEDRHU Berenice Coutinho Malheiros dos Santos Diretora da Superintendncia de Planejamento, Gesto e Finanas/SETOP Celma Regina Ferreira Diretora da Superintendncia de Planejamento, Gesto e Finanas/SEC Layla Goulart Coordenadora de Avaliao de Desempenho/SEDESE Juliana Resende Campolina de S Diretora de Proteo Social Especial/SEDESE Marina Gomide Gerente de Recursos Humanos/DER Thiago Grego Subsecretrio de Inovao e Logstica do Sistema Estadual de Meio Ambiente/SEMAD

APOIO ADMINISTRATIVO Sarah Moreira Cortezi Apoio Administrativo ao Projeto - SCPRH/SEPLAG PROJETO GRFICO Mnica Maria Melillo Lima Walkiria Guimares Diretoria de Planejamento e Modernizao Institucional - SPGF/SEPLAG

Вам также может понравиться