Вы находитесь на странице: 1из 12

1 Vara da Infncia e da Juventude do Distrito Federal

Servios de Acolhimento

Fiscalizao Orientaes Procedimento Entidades do DF

1 Vara da Infncia e da Juventude do Distrito Federal

Renato Rodovalho Scussel Juiz de Direito Simone Costa Resende da Silva Diretora-Geral Administrativa Cristina Ferreira Vitalino Diretora de Secretaria Sandra Brito Assessora Jurdica Eustquio Coutinho Assessor Tcnico Cristiane Mendes Supervisora da Seo de Fiscalizao, Orientao e Acompanhamento de Entidades

Misso da 1 VIJ Garantir os direitos da criana e do adolescente, no mbito do Distrito Federal, por meio da prestao jurisdicional, assegurando-lhes condies para seu pleno desenvolvimento individual e social.

SERVIOS DE ACOLHIMENTO
Por que uma criana ou adolescente inserido em um servio de acolhimento?
A criana ou adolescente encaminhado a um servio de acolhimento quando se encontra em situao de risco e foram esgotadas as outras possibilidades que permitiriam coloc-lo em segurana. O encaminhamento de uma criana ou adolescente para uma instituio ou para uma famlia acolhedora um recurso utilizado em ltimo caso, diante da ameaa sua integridade fsica e/ou psquica. Assim, por exemplo, se uma criana for encontrada sozinha na rua, sem responsveis, em situao de abandono, ela ser encaminhada para um dos servios de acolhimento disponveis at que se encontrem seus familiares e se verifique a situao que ensejou a sua sada para a rua e exps sua vida a risco. Da mesma forma, se um adolescente est sendo vtima de maus-tratos por sua famlia e nenhum outro familiar capaz de responsabilizar-se por ele encontrado, a colocao em um servio de acolhimento tambm a alternativa, naquele momento.

O que acontece com uma criana ou adolescente que foi colocado em um desses servios?
Toda criana ou adolescente que est em um servio de acolhimento deve ter um processo na 1 Vara da Infncia e da Juventude, para que seu caso seja devidamente acompanhado pela autoridade judiciria. Ao ser acolhido, a criana ou adolescente deve receber toda a ateno necessria garantia do seu bem-estar. indispensvel realizar avaliaes que atestem o seu estado de sade fsico e emocional, bem como verificar a sua documentao pessoal. A entidade responsvel pelo servio de acolhimento deve zelar pelo bem-estar do acolhido, a fim de que ele se sinta protegido e de que haja continuidade no seu desenvolvimento de forma plena e saudvel.
01

Compete tambm ao gestor do servio de acolhimento avaliar a situao da famlia do acolhido e tomar as providncias necessrias para promover o seu retorno ao convvio familiar, com a maior brevidade possvel. Quando no h essa possibilidade, ou quando a famlia no apresenta melhoras mesmo depois de tentadas todas as maneiras de promov-la, cabe entidade informar a situao ao juiz para que ele decida se o momento de cadastrar a criana ou adolescente para adoo.

Qual a diferena entre o servio de acolhimento institucional e a famlia acolhedora?


Ambos so utilizados como medida de proteo quando o juiz decide que a melhor alternativa para a criana ou o adolescente, na circunstncia, o afastamento do convvio com sua famlia. Os programas de acolhimento podem se dividir em acolhimento institucional e famlia acolhedora. Nos dois casos, h um gestor do servio, ou seja, algum responsvel por organizar e zelar pela qualidade do atendimento e pela ateno s normas do Estatuto da Criana e do Adolescente. As entidades que desenvolvem programa de acolhimento institucional devem ser localizadas em reas residenciais, procurando aproximar-se da realidade de origem das crianas e adolescentes acolhidos, tanto do ponto de vista geogrfico (locais prximos s famlias dos atendidos) como do ponto de vista socioeconmico. O nmero mximo recomendado de crianas e adolescentes, por entidade, de 20 e deve-se evitar especializaes ou atendimentos exclusivos, como faixas etrias muito estreitas ou atendimento a apenas determinado sexo. O acolhimento institucional tambm pode ser organizado como casalar, que possui uma estrutura de residncia privada, mas o cuidador ou o casal educador/cuidador residente trabalha em uma casa que no a sua, prestando cuidados a um grupo de crianas e adolescentes afastados do convvio familiar por medida protetiva. aconselhvel que a pessoa ou casal que reside na casalar, junto com os acolhidos, tenha autonomia para gerir a sua rotina domstica, inclusive as despesas da casa. Este tipo de atendimento particularmente

02

adequado a grupo de irmos e a crianas/adolescentes com perspectiva de acolhimento de mdia ou longa durao. O nmero mximo de atendidos deve ser de 10 crianas e adolescentes por casa. No caso da famlia acolhedora, h seleo, cadastramento, capacitao e acompanhamento de famlias que acolhero uma criana ou adolescente sob medida de proteo. A famlia cadastrada est vinculada a um programa de acolhimento familiar e no tem autonomia para decidir acerca da situao da criana. famlia emitido um termo de guarda provisria vinculado sua permanncia no programa de acolhimento, que vai gerir e fiscalizar o atendimento prestado criana/adolescente acolhido. Este atendimento especialmente positivo nos casos de crianas e adolescentes cuja avaliao indique possibilidade de retorno famlia de origem, ampliada ou extensa.

Quem tem autorizao legal para encaminhar uma criana ou adolescente a um programa de acolhimento?
O afastamento da criana ou do adolescente do convvio familiar de competncia exclusiva da autoridade judiciria (Lei 12.010, art. 101, 2). Se o Conselho Tutelar, no exerccio de suas atribuies, entender necessrio o afastamento do convvio familiar, comunicar o fato ao Ministrio Pblico, prestando esclarecimento sobre os motivos de tal entendimento e sobre as providncias j tomadas no sentido da orientao, apoio e promoo social da famlia (Lei 12.010, art. 136, pargrafo nico). Em casos excepcionais e de emergncia, as entidades que mantenham programas de acolhimento podero atender crianas e adolescentes sem prvia determinao da autoridade competente, fazendo comunicao do fato em at 24 horas ao Juiz da Infncia e da Juventude, sob pena de responsabilidade. Quando os prprios responsveis legais tm a inteno de colocar seus filhos em um servio de acolhimento, devem primeiramente dirigir-se ao Conselho Tutelar mais prximo de sua cidade, onde uma equipe avaliar se essa a nica e mais adequada alternativa e proceder aos encaminhamentos necessrios.
03

Importante destacar que a entidade deve ser local de acolhida e proteo, sendo inadequada a prtica de triagem das crianas e adolescentes que devero ou podero ser atendidos pelo servio. Alm disso, vale ressaltar que o Juiz da Infncia e da Juventude o nico autorizado a determinar a retirada de uma criana ou adolescente de um servio de acolhimento, seja ele institucional ou familiar.

Quem tem a funo de verificar se o programa de acolhimento est realmente cumprindo com suas obrigaes de proteger e de bem cuidar do acolhido?
Os Conselhos Tutelares, a 1 Vara da Infncia e da Juventude e o Ministrio Pblico so os responsveis pela fiscalizao das entidades que mantm programas de acolhimento no Distrito Federal. Entretanto, se algum souber de alguma entidade no cadastrada ou que no esteja atendendo s suas obrigaes, conforme listadas no Estatuto da Criana e do Adolescente, tambm pode oferecer denncia, auxiliando na defesa dos direitos das crianas e adolescentes acolhidos, afinal: dever de todos velar pela dignidade da criana e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatrio ou constrangedor. (Art. 18 do ECA) A 1 Vara da Infncia e da Juventude do Distrito Federal conta com uma equipe de psiclogos, assistentes sociais e pedagogos que compem a Seo de Fiscalizao, Orientao e Acompanhamento de Entidades (SEFAE), cujo propsito principal velar para que as crianas e adolescentes acolhidos recebam um atendimento digno e para que possam ter sua estadia no servio de acolhimento abreviada.

Posso visitar algum programa de acolhimento do Distrito Federal?


De forma geral, os servios de acolhimento institucional esto acostumados a receber visitantes em suas dependncias. Entretanto, adequado que se faa contato por telefone antes da visita, a fim de que voc se informe acerca das regras da entidade que pretende visitar (horrios de visita, o que pode e o que no pode levar, como se comportar, etc).
04

Observe bem: A maioria das crianas e adolescentes inseridos em programas de acolhimento ainda possui famlia. Um servio de acolhimento, institucional ou familiar, no lugar ideal para nenhuma criana ou adolescente crescer e se desenvolver. Ele uma medida excepcional e deve ser provisrio na vida de qualquer pessoa. O lugar ideal a famlia, seja ela a biolgica ou a adotiva. Incluso em programa de acolhimento familiar no o mesmo que colocao em famlia substituta. Neste ltimo caso, a criana ou o adolescente colocado na famlia mediante guarda, tutela ou adoo. Nem toda criana ou adolescente institucionalizado est disponvel para adoo. Se essa a sua inteno ao visitar uma entidade de acolhimento, primeiro procure a Seo de Colocao em Famlia Substituta (SEFAM) da 1 Vara da Infncia e da Juventude.

Listagem das entidades de acolhimento do Distrito Federal


ABRIGO DOS EXCEPCIONAIS DE CEILNDIA - AEC ENDEREO: QNN 29, Mdulo C, AE, Ceilndia Norte CEP: 72.225-290 TELEFONE: 3585-1905 FAX: 3585-1905 E-MAIL: abrigoviladosanjos@ibest.com.br ABRIGO REENCONTRO - ABRIRE - GDF UNIDADES DE TAGUATINGA 1 - ENDEREO: QNF 24, AE, Taguatinga Norte CEP: 72.125-170 TELEFONES: 3563-6990 / 3563-4360 / 3561-4914 FAX: 3562-8370 E-MAIL: abrire@gmail.com; abrire@sedest.df.gov.br 2 - ENDEREO: QNM 36/38, AE, Taguatinga Norte TELEFONE: 3491-2761 UNIDADE DO GAMA ENDEREO: Quadra 41, Casa 56, Setor Leste, Gama TELEFONE: 3484-0069

05

UNIDADE DO GUAR ENDEREO: QE 17, Conjunto K, Casa 47, Guar II TELEFONE: 3381-1813 UNIDADE DO RECANTO DAS EMAS ENDEREO: Quadra 206, Conjunto 21, Casa 19, Recanto das Emas TELEFONE: 3404-1588 ALDEIAS INFANTIS SOS DO BRASIL ENDEREO: SGAN 914, Conjunto F, rea Especial, Braslia CEP: 70.790-140 TELEFONE: 3272-3482 FAX: 3272-3482 E-MAIL: asbrasilia.df@aldeiasinfantis.org.br; brasilia.df@aldeiasinfantis.org.br ASSOCIAO DE MES PROTETORAS, AMIGOS E RECUPERADORA DE EXCEPCIONAIS AMPARE ENDEREO: Acampamento Pacheco Fernandes, Conjunto Fazendinha, Casa 03, Vila Planalto CEP: 70.758-700 TELEFONES: 3306-1110 / 3274-9561 FAX: 3273-6964 E-MAIL: ampare@brturbo.com.br ASSISTNCIA SOCIAL EVANGLICA DE BRASLIA ASEB PROJETO ABA ENDEREO: QNM 42, Conjunto A, Lote 01, M Norte, Taguatinga Norte CEP: 72.146-201 TELEFONE: 3491-0176 FAX: 3491-0176 / 3224-3843 E-MAIL: larcriancas_projetoaba@hotmail.com CASA DA CRIANA ANA MARIA RIBEIRO CRIAMAR ENDEREO: QNM 27, Mdulo A, AE, Ceilndia Sul CEP: 72.215-270 TELEFONES: 3581-7578 / 3471-2628 FAX: 3581-7578 / 3471-2628 E-MAIL: criamar@hotmail.com CASA DE ISMAEL ENDEREO: SGAN 913, Conjunto G, Avenida W5, Braslia CEP: 70.790-140 TELEFONES: 3272-4731 / 3273-6755 / 3273-2268 FAX: 3272-4731 E-MAIL: casadeismael@brturbo.com.br

06

CASA DO CAMINHO ENDEREO: QNJ 10, AE 6, Taguatinga Norte CEP: 72.140-100 TELEFONES: 3475-7334 / 3475-5210 FAX: 3475-7334 E-MAIL: casa-do-caminho@hotmail.com CASA TRANSITRIA DE BRASLIA ENDEREO: AE 06/07/08, Setor F Sul, Taguatinga Sul CEP: 72.025-500 TELEFONE: 3356-2788 FAX: 3356-2788 E-MAIL: casatransitoriadebrasilia@gmail.com CENTRO COMUNITRIO IMACULADA CONCEIO - CEICON ENDEREO: Quadra 12, Conjunto A, AE 05, Sobradinho CEP: 73.010-120 TELEFONES: 3487-6181 / 3487-4451 / 3387-3762 FAX: 3591-1120 E-MAIL: ceicon.imaculada@gmail.com FRATERNIDADE ASSISTENCIAL LUCAS EVANGELISTA - FALE ENDEREO: Quadra 108, Chcara 11, Ncleo Rural Vargem da Bno, Recanto das Emas CEP: 72.601-014 TELEFONE: 3331-3556 GRUPO LUZ E CURA ENDEREO: Chcara Jesus Menino de Praga, n. 33-C, Ncleo Rural, Sobradinho I ENDEREO PARA CORRESPONDNCIA: Caixa Postal 8663 - CEP: 70.312-970 TELEFONES: 9695-6557 / 9698-9367 FAX: 3327-2874 E-MAIL: larjesusmenino@larjesusmenino.org.br SITE: www.larjesusmenino.org.br INSTITUTO VICKY TAVARES - VIDA POSITIVA ENDEREO: QNC 03, Casa 16, Taguatinga Norte CEP: 72.115-530 TELEFONES: 3034-0040 / 3034-0947 / 3034-0948 E-MAIL: vida-positiva@hotmail.com LAR DA CRIANA PADRE CCERO ENDEREO: QNG AE 37, Taguatinga Norte CEP: 72.130-005 TELEFONES: 3354-8290 / 3355-5284 / 3354-4797 FAX: 3354-8290 E-MAIL: lardacriancapadrecicero@gmail.com

07

LAR DE SO JOS ENDEREO: QNM 32, Mdulo B, AE, Ceilndia Norte CEP: 72.210-320 TELEFONE: 3491-0265 FAX: 3491-0265 E-MAIL: lardesaojose@hotmail.com SITE: www.abrigolardesaojose.org.br LAR INFANTIL CHICO XAVIER ENDEREO: SMPW QD. 01, Conjunto 04, Casa 05, Park Way, Ncleo Bandeirante CEP: 71.735-104 TELEFONE: 3386-6673 E-MAIL: larchicoxavier@gmail.com OBRAS SOCIAIS DO CENTRO ESPRITA - BATURA ENDEREO: QNM 32, Mdulo C, AE, Ceilndia Norte CEP: 72.210-323 TELEFONES: 3201-7811 / 3036-9101 E-MAIL: contato@ccbatuira.org.br SITE: www.ccbatuira.org.br SOCIEDADE CRIST MARIA E JESUS - NOSSO LAR ENDEREO: SAIS, Lote C, Ncleo Bandeirante CEP: 71.737-000 TELEFONES: 3301-1120 / 3301-3244 FAX: 3301-3244 E-MAIL: nossolardf@ig.com.br SITE: www.nossolardf.org.br SERVIO INTEGRADO DE AMPARO E ORIENTAO - SIO ENDEREO: Incra 7, Reserva F, Gleba 2, Chcara 01, Ncleo Rural Alexandre Gusmo, Brazlndia ENDEREO PARA CORRESPONDNCIA: CRS 516, Bloco C, Loja 24, Braslia - CEP: 70.381-535 TELEFONE: 3345-8388 FAX: 3345-8388 E-MAIL: brazill2000@hotmail.com

08

Servios de Acolhimento
1 Vara da Infncia e da Juventude do DF Seo de Fiscalizao, Orientao e Acompanhamento de Entidades - SEFAE Endereo: SGAN 909, Bloco C, Lotes D/E Telefones: 3103-3282 / 3337 entidades.vij@tjdft.jus.br

1 Vara da Infncia e da Juventude do Distrito Federal

SGAN 909 LOTES D/E - Braslia/DF CEP: 70.790-090 Telefone: 3103-3200 Site: www.tjdft.jus.br/vij E-mail: vij@tjdft.jus.br
PRODUO, REVISO
E

ACOMPANHAMENTO

SEO

DE

COMUNICAO INSTITUCIONAL 1 VIJ-DF

Coleo Conhecendo a 1 Vara da Infncia e da Juventude do DF


Adoo, Orientaes s Gestantes, Guarda e Tutela Autorizao de Viagem

Medidas Socioeducativas

Participao de Crianas e Adolescentes em Eventos Rede Solidria Anjos do Amanh


Voluntariado

Servios de Acolhimento

Situao de Risco

Violncia Sexual contra Crianas e Adolescentes


PRODUO GRFICA:

Вам также может понравиться