Вы находитесь на странице: 1из 6

Informtica Instrumental- UVB

Aula 05: Microsoft Word

Utilizando no seu dia a dia


Objetivos da Aula:
Os objetivos desta aula visam esclarecer conceitos e prticas pertinentes ao uso da ferramenta Microsoft Word. Ao nal desta aula, voc dever esta apto a realizar conguraes nos documentos do Word, bem como gerar modelos, e estilos. Alm disso, dever saber como inserir objetos (guras, sons, etc.) em seu documento.

Word utilizando no seu dia a dia 1.1 - Criando Modelos


No dia a dia, a utilizao de modelos e estilos do Word uma prtica comum para denir a formatao do texto, ou seja, a forma como o texto organizado na pgina, e o posicionamento de elementos grcos, tais como imagens e ttulos. O Word traz diversos modelos de documentos prontos relatrios, cartas e faxes, publicaes, memorandos, os quais voc pode adaptar, tranqilamente, s suas preferncias pessoais, ou necessidades em

Faculdade On-line UVB

Informtica Instrumental- UVB

seu trabalho. Caso nenhum modelo for selecionado, o documento ser baseado no modelo Normal, que um tipo pr-denido, usado para a elaborao de qualquer documento. Para que voc possa selecionar um modelo, clique no menu Arquivo, e em seguida, no item novo. Ser aberta uma caixa de dilogo, conforme o exemplo abaixo:

Agora, basta voc selecionar o modelo, e clicar em Ok. Um exemplo prtico para ser utilizado no seu dia a dia, e que, invariavelmente, bastante necessrio em atividades prossionais cotidianas, a construo de cartas simples para correspondncias, ou ainda a gerao de um relatrio para seu gerente.

1.2 - Criando Estilos


Um estilo um conjunto de caractersticas de formatao que podem ser aplicadas ao texto de seu documento para rapidamente alterar sua aparncia.
Faculdade On-line UVB

Informtica Instrumental- UVB

Ao aplicar um estilo, voc aciona um grupo inteiro de formatos, em uma simples operao. Por exemplo, possvel que voc deseje formatar o ttulo de um relatrio para destac-lo. Em vez de seguir trs etapas separadas para formatar seu ttulo como Arial, 16 pontos e centralizado, voc pode obter o mesmo resultado em uma etapa, somente aplicando o estilo de ttulo. Quando voc inicia o Microsoft Word, o novo documento em branco se baseia no modelo Normal, e o texto que voc digita utiliza o estilo Normal. Isso signica que quando voc comea a digitar, o Word usa a fonte, o tamanho da fonte, o espaamento da linha, o alinhamento do texto, e outros formatos atualmente denidos para o estilo Normal. Quando se aplica um estilo a um pargrafo, automaticamente, ele ser formatado com todas as denies contidas no estilo. Existe um modelo Normal que utiliza o estilo Normal. Esse estilo aplicado automaticamente aos documentos, caso no seja selecionado algum outro estilo. Para alterar um estilo, clique no menu Formatar, e depois em Estilo, e aparecer a seguinte tela abaixo:

Faculdade On-line UVB

Informtica Instrumental- UVB

.Tabelas. Atualmente, a maioria dos bancos de dados trabalha com base no conceito de tabela. Ela nada mais do que uma coleo de dados que tem a mesma estrutura, por exemplo: uma tabela usada pelo departamento pessoal de uma empresa Importante: estilo e modelo so coisas diferentes. Um estilo aplica-se a pargrafos individuais, j um modelo aplica-se ao documento inteiro, sendo que um modelo pode ter um ou mais estilos.

1.3. Inserindo objetos figuras


Voc pode inserir vrios tipos de objetos (imagens grcas, sons, etc.) em um determinado documento. Esses objetos podem ser localizados, internamente, nas pastas de instalao do Word ClipArt , bem como serem importadas do arquivo de outros programas, ou meios como, por exemplo, a internet. Exemplo: Insero de um gura em um documento. Clique no Menu Inserir, depois Figura e ClipArt, e aparecer a seguinte tela para voc:

Faculdade On-line UVB

Informtica Instrumental- UVB

Observe que todas as guras esto divididas por categorias. Basta selecionar a categoria, e posteriormente, a gura ser inserida no seu documento. Uma vez selecionada a gura, basta voc dar um clique no boto direito com o mouse, e depois moviment-lo na melhor posio dentro do texto que voc achar. Para a insero de arquivos que contenham sons, proceda da mesma forma, e depois, clique na categoria sons. O mesmo vale para lminhos, caso haja necessidade em seu documento. Para importar estes objetos (guras, sons e animaes), voc dever proceder da mesma maneira citada anteriormente, e quando clicar em gura, selecione Do arquivo. Posteriormente, navegue pelo seu disco rgido, e procure a pasta que contenha o objeto a ser inserido. Importante: na pasta ClipArt, o Word traz diversas guras prontas para serem inseridas em um documento, mas nada impede que voc crie suas prprias imagens com ferramentas de desenho especcas.

Nesta aula, voc aprendeu a utilizar de forma prtica a insero de objetos. Tambm, aprendeu a congurar modelos e estilos em documentos que utilizamos no dia a dia. A utilizao destes recursos de suma importncia, uma vez que todo esse processo a ser utilizado pode automatizar ainda mais seu trabalho, e de fato, tambm enriquec-lo na qualidade das apresentaes de relatrios, e de outros trabalhos que voc precisar fazer. Na prxima aula, veremos o modelo de criao de malas diretas a partir de recursos do Word. Registro: Informaes referentes a um mesmo elemento. REFERNCIAS
Faculdade On-line UVB

Informtica Instrumental- UVB

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
Bibliograa Bsica: CATAPULT, Inc. MS Ofce 2000. So Paulo: Makron Books, 2000., Bibliograa Complementar AITKEN, Peter. 10 minutos para aprender Word 2000. So Paulo: Berkeley, 1999. BRAGA, William. Windows XP IT Educacional. R. Janeiro, Alta books 2002. FULTON, Jennifer. 10 minutos para aprender Excel. Berkeley, 1999. So Paulo:

MICROSOFT PRESS. MS Excel 2000 passo a passo. So Paulo: Makron Books, 2000. MICROSOFT PRESS. MS Word 2000 passo a passo. So Paulo: Makron preto sobre o fundo branco. Qualquer alterao ter efeito sobre todo o texto selecionado.

Sugestes Bibliogrficas
NORTON, Peter. Introduo Informtica., So Paulo: Makron Books, 1.996. WARNER, Nancy D. Microsoft 2000, Rio de Janeiro: Campus, 1.999. MICHAEL, Halvorson; MICHAEL, Young. Microsoft Ofce 97 Guia Autorizado Microsoft; So Paulo.
Faculdade On-line UVB

Вам также может понравиться