Вы находитесь на странице: 1из 2

Paradigmas de Programao Imperativo X Orientado a Objeto

Leonardo Heidrich Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) Unisinos 950, So Leopoldo, RS, Brasil alemao@tca.com.br Resumo
Este artigo traz uma comparao sobre os dois paradigmas de programao que esto em maior evidncia no momento: paradigma imperativo e orientado a objeto. Para esclarecer as diferenas entre ambos os paradigmas, vantagens e desvantagens sero citadas, bem como eficincia e flexibilidade. Para facilitar ainda mais a compreeno desses tipos de paradigmas, conceitos fundamentais sobre os mesmos sero introduzidos. Essa breve explicao contribui para dar ao programador maior dinamismo ao estruturar e implementar um cdigo, podendo assim, escolher a mais apropriada soluo para a situao na qual se encontrar. Um programa imperativo realiza uma srie de tarefas, uma atrs da outra, que o computador tende a executar. Alguns exemplos de linguagens que utilizam paradigma imperativo so: Ada, Algol, C, Fortran, Pascal, entre outras.

2.1. Vantagens
muito bem esclarecido e dominante por ser a linguagem atualmente mais utilizada. altamente flexvel, podendo ser migrado para outras paradigmas facilmente, alm de ser bastante eficiente por possuir embutido o modelo Von Neumann.

2.2. Desvantagens
Possui relacionamento indireto com a entrada/sada, resultando numa difcil legibilidade do programa, erros introduzidos na manuteno do cdigo, ocasionados pela difcil legibilidade. Focaliza o como feito o desenvolvimento e no o que desenvolvido.

1. Introduo
Primeiramente, o conceito de paradigma ser bem definido para que se possa ter uma maior compreenso dos assuntos citados a seguir. Um paradigma impe a forma com que o desenvolvedor do programa analisa os dados, ou seja, determina a maneira como o mesmo enxerga o problema. Os paradigmas, em sua grande maioria, se distinguem uns dos outros pela diferenciada tcnica de programao, de maneira a permitir ou proibir determinadas relaes entre comandos. A relao entre paradigmas e linguagens de programao tendem a ficar um tanto quanto complexas pelo fato de que uma determinada linguagem possa conter vrios tipos de paradigma, causando certa confuso para os programadores. De maneira geral, um paradigma de programao trata computacionalmente os problemas encontrados no mundo real.

3. Paradigma Orientado a Objeto


um paradigma que tem como principal caracterstica a manipulao de objetos que interagem entre si. Subclassifica o paradigma imperativo a partir da construo de classes, fazendo com que a principal diferena entre ambos seja a concepo e modelagem. Nesse tipo de paradigma so construdas classes. Elas possuem mtodos de construo, que instanciam objetos. Esse conjunto de objetos gerados trocam mensagens entre si, sendo esse o modo com que se d o funcionamento do sistema. Esse tipo de paradigma possui alguns componentes bsicos como classes, objetos e mensagens. As caractersticas fundamentais que toda linguagem orientada a objetos deve suportar : abstrao de dados (encapsulamento), tipo abstrato de dados (dados + comportamento) e herana.

2. Paradigma Imperativo
Uma linguagem de programao que utiliza paradigma imperativo, manipula variveis a partir de ordens ou comandos. Por exemplo, determinado nmero de vriveis so lidas na entrada, so manipuladas e colodas em outras variveis, ditas sadas, manipulando estados.

Algumas linguagens que utilizam paradigma orientado a objeto so: Phyton, Smalltalk, C++, Java, C#, Pascal, Ruby, entre outros.

3.1. Vantagens
Possui todas as vantagens do paradigma imperativo alm do programa ficar melhor modularizado e possuir grande reusabilidade, podendo ser utilizados partes dele em outros programas. Possui conceitos altamente sofisticados como polimorfismo, funes de alta ordem e avaliao sob demanda. Uma outra grande vantagem por estar no seu pice, tendo tima aceitao no mercado.

Analisando esses dois paradigmas, pode-se perceber que o orientado a objeto muito mais eficiente, pelo fato de possuir tcnicas e conceitos mais recentes do que o imperativo. Vendo tambm que a orientao a objetos tem uma boa aceitao no mercado, estar apto para programar utilizando esse tipo de paradigma, uma boa opo para quem pretende entrar nesse competitivo mercado que a engenharia de software. Mas no pode-se tambm deixar de lado e esquecer o paradigma imperativo, que o que ainda est mais presente nos programas utlizados no mundo todo.

5. Referncias Bibliogrficas
[1] Paradigmas e Linguagem de Programao http://www.inf.unisinos.br/~barbosa/grefe/temas/temas.htm [2]Programao Modular, TADs e Surgimento da Orientao a Objeto http://www.inf.unisinos.br/~barbosa/grefe/temas/temas.htm [3] Viso Geral de Paradigmas http://www.inf.unisinos.br/~barbosa/grefe/temas/temas.htm

3.2. Desvantagens
Possui todas as desvantagens do paradigma imperativo, mas pelo fato de ser melhor estruturado, algumas dessas desvantagens so, de certa forma, amenizadas.

4. Concluso

Вам также может понравиться