Вы находитесь на странице: 1из 4

9. Trabalhos a frio; 10. Trabalhos com eletricidade; 11. Trabalhos de manuteno no convs. 1.

17 Carregamento e descarregamento Tipos de Navios: carga geral, graneleiro, porta container, ro-ro, petroleiro, quimiqueiro, gaseiro, passageiro, etc. Certas cargas de determinados tipos de navios, como os de carga geral e porta contentores, so suspensas atravs de guindastes que utilizam cintas ou cabos de ao, havendo o risco de queda. As pessoas no envolvidas nestas operaes devem ficar sempre em local seguro, longe dessas reas; as pessoas envolvidas devem cumprir os procedimentos, adotando comportamentos seguros.

Navio porta containeres

Os navios ro-ro possuem vrios conveses que so unidos por rampas e a carga (carros) estivada sendo conduzida por seus prprios meios, utilizando as rampas de acesso aos conveses, para embarque e desembarque. Pela velocidade com a qual os carros so conduzidos, nenhuma pessoa deve parar nos caminhos por onde esses se locomovem, obedecendo sinalizao caracterstica. Os navios que transportam granel lquido, tais como os petroleiros, quimiqueiros e gaseiros, utilizam redes (tubulaes) por onde a carga bombeada, tanto para carregamento ou descarregamento. Os riscos operacionais constituem-se de vazamentos do lquido, existncia de gases inflamveis e/ou txicos. necessrio que os tripulantes possuam curso especfico para embarque nesses tipos de embarcaes. Navios de passageiros tambm podem transportar carros ou outras cargas e incluem os ferries-boats. Grandes navios de passageiros, alm da tripulao de convs e mquinas, precisam de uma tripulao especfica, sendo grande o nmero de cozinheiros e taifeiros. So tambm empregados recreadores, mdicos e religiosos. Essa tripulao deve estar sempre eficientemente treinada para controle dos passageiros e de todos os outros, principalmente, nas situaes de emergncia.

- 40 -

Navio de passageiro

1.18 Atracao e desatracao As atracaes podem ser feitas em cais, per ou a contra bordo de outras embarcaes. Para a amarrao do navio so utilizados cabos de fibra ou de ao. Os de fibra, nylon ou polipropileno, tm alta durabilidade, baixa absoro de gua e so resistentes deteriorao. O dimetro destes cabos varia de acordo com o deslocamento do navio. Os cabos utilizados para o rebocador auxiliar na manobra so de bitola superior a das espias e, quando so utilizadas para essa finalidade, so passadas dobradas, porm, essa operao deve ser evitada pelo risco adicional de se manobrar com duas espias, simultaneamente. Grandes petroleiros utilizam cabos de ao combinados com cabos de nylon ou equivalentes, na extremidade da mo, o que viabiliza que esse cabo possa ser cortado em emergncia. Em qualquer situao onde seja necessrio cortar um cabo em emergncia, deve ser utilizado o machado de controle de avarias (CAV), que deve atingir o cabo de encontro ao cabeo. Os equipamentos de amarrao constituem-se de: cabos, espias, retinidas, boas, correntes, guinchos, cabrestantes, etc. Antes de cada operao, todo o equipamento que ser utilizado deve ser inspecionado para atestar que esto em condies seguras de utilizao. Cabos de fibra que possuam uma pernada inteira rompida ou apresentem desgaste superior a 20%, devem ser descartados dessa finalidade. Para a amarrao do navio, podem ser utilizados vrios cabos, que so passados para terra e apertados depois de encapelados nos cabeos atravs de guinchos ou equipamentos equivalentes. Esses cabos podem ficar dispostos de lanante, travs ou espringue, tanto na proa quanto na popa. Quando esses cabos so manuseados, h riscos de acidentes que podem ser extremamente perigosos para as pessoas prximas, principalmente, se estiverem muito tesos, podendo arrebentar e chicotear, desmembrando e at matando uma pessoa. As manobras so trabalhos de equipe e nunca um nico tripulante dever ser utilizado para fazer esse trabalho. Pelo menos trs tripulantes na proa e trs na popa devero compor essa equipe. As pessoas envolvidas devero ser extremamente cuidadosas, ficando longe dos riscos e bem safas de cabos tesos. Riscos maiores podem ocorrer nas situaes de ventos fortes, chuvas, mar grosso ou necessidade de atracaes mais rpidas. Em alguns terminais de petrleo, so utilizados, em lugar de cabeos, gatos com sistema de desengates em emergncia, operados remotamente na cabine de controle do terminal e por comando local. O sistema tambm possibilita informao da velocidade do
- 41 -

vento, da corrente, do ngulo e velocidade de aproximao do navio, que representam dados preciosos para orientar prticos e comandantes durante a atracao, principalmente, de petroleiros de grande porte e em situaes onde ocorram condies meteorolgicas menos favorveis. Para as manobras, todos os participantes devem utilizar os EPIs, quais sejam: capacete, macaco, luvas e calados de segurana. Para os amarradores (pessoal que encapela os cabos aos cabeos ou gatos) alm dos EPIs, necessrio o uso de coletes salva-vidas. 1.18.1 Regras gerais durante as manobras com cabos Trabalhar a uma velocidade adequada, sem correrias; Manter mxima ateno na manobra; Nunca tentar parar um cabo que esteja correndo, com os ps. No pisar em cabos passados, pois eles podem ser tesados repentinamente; Proteja-se dos cabos que estiverem sob tenso; Nunca ficar por dentro de cabos que estiverem sendo passados; Auxiliar os companheiros que estiverem com dificuldades; Cuidados especiais devem ser tomados com cabos passados pela popa para que no se enrosquem no hlice; Estando com um cabo sob volta na saia, fique atento para solecar ou deixar correr sob tenso (se estiver usando luva, cuidado para que no se prenda no cabo que estiver na saia); A rea de manobra deve estar limpa, livre de oleosidade e desobstruda, e os cabos prontos para uso imediato no bordo informado para atracao; Cabos passados para rebocadores merecem especial ateno, uma vez que podem sofrer grandes tenses durante a manobra. Os cabos j passados ao cais, ainda estando o navio em movimento, tambm podem sofrer grandes tenses, correndo o risco de partir, e tambm merecem ateno especial; grande o risco de se utilizar cabeos com volta redonda em lugar da volta falida (em oito), uma vez que, alm de haver chance de correr depois de completa, apresentar grande risco de correr e chicotear quando cabo for ser solecado.

Vota redonda e volta falida - 42 -

1.18.2 Cuidados especiais durante as estadias estando o navio amarrado Carregamentos e descarregamentos muito rpidos; Portos de grande amplitude de mar ou fortes correntes; Incidncia de ventos fortes ou beros expostos influncia do mar. 1.19 Espaos confinados (espaos mortais) Espao confinado um ambiente cercado por anteparas e divisrias, que no foi projetado para permanncia de pessoas, no dispondo de iluminao nem ventilao natural, e possui entrada de difcil acesso, tais como: tanques de coliso, paiol da amarra, coferdames, tanques elevados, tanques de carga, tanques de lastro, dutos da quilha, peak tanques, tanques de combustveis, caldeiras, caixes de ar de lavagem, etc. A falta de cuidados especficos para entrada e permanncia nestes espaos tem resultado em acidentes, alguns fatais, quando pessoas desavisadas ou imprudentes so surpreendidas pela falta de oxignio ou por contaminantes respiratrios ou se acidentam e no so socorridas a tempo. Os perigos desses espaos podem ser divididos em: Perigos atmosfricos; e Riscos fsicos. 1.19.1 Perigos atmosfricos Os perigos atmosfricos podem ser resultados da presena de contaminantes respiratrios (gases de hidrocarbonetos, gases txicos e outros) ou deficincia de oxignio. A presena de hidrocarbonetos pode resultar em atmosfera txica ou inflamvel. Vapores de hidrocarbonetos podem ser resultados de derrames de petrleo e seus derivados, resduos nos tanques ou redes de carga ou resduos em tanques de borra. A existncia de gases pode trazer perigo de intoxicao e pode ser provenientes de certas cargas dos navios, dos produtos qumicos estocados ou de operaes de carga. A toxicidade pode ser prejudicial ou venenosa para as pessoas. O Threshold Limit Value TLV (valor limite de tolerncia) a mxima concentrao de gases e vapores no ar em que se acredita que a maioria das pessoas possa ser repetidamente exposta durante 8 horas por dia ou 40 horas por semana, sem danos permanentes a sade. Devido grande variao na sensibilidade individual, a exposio ocasional de uma pessoa ao TLV, e at mesmo abaixo dele, pode no evitar o desconforto ou o agravamento de uma condio j existente. Em geral, o TLV expresso em ppm ou mg/cm3 e seus valores so publicados por autoridades nacionais e vrias organizaes. A mais reconhecida lista de valores para o TLV aquela publicada pela ACGH (American Conference of Governmental Hygionists). um dado que deve ser conhecido observando-se as MSDS FISPQ (Ficha de Segurana de Produto Qumico) dos produtos que estiverem sendo transportados. A quantidade de oxignio contido no ar atmosfrico cerca de 21% por volume. Nos espaos confinados, h grandes chances desse percentual ser inferior, em razo dos contaminantes respiratrios, que podem ser encontrados nestes ambientes cujos contaminantes podem ser mais pesados do que o ar, formando bolses, que se
- 43 -

Вам также может понравиться