Вы находитесь на странице: 1из 8

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARA CENTRO DE FILOSOFIA, LETRAS E EDUCAO CURSO DE LETRAS HAB.

. PORTUGUS METODOLOGIA DO ENSINO DE LNGUA PORTUGUESA PROF. CILYA DE FTIMA NEVES MARCOS FONTES LOPES NETO

O ENSINO DE GRAMTICA NA VISO DISCENTE

Sobral/2011

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARA CENTRO DE FILOSOFIA, LETRAS E EDUCAO CURSO DE LETRAS HAB. PORTUGUS METODOLOGIA DO ENSINO DE LNGUA PORTUGUESA PROF. CILYA DE FTIMA NEVES O ensino de gramtica na viso discente1 Marcos Fontes Lopes Neto2

Resumo Este texto tem como objetivo a enunciao das aes que so competentes para que seja possvel a formao do professor profissional na rea de lngua portuguesa referente viso que os alunos tm da disciplina de gramtica e como suas opinies podem contribuir para a formao do professor. O estudo centrado nas ideias de Marque (2006), Travaglia (2003). Palavras-Chave Ensino de gramtica. Viso discente. Formao do Professor.

1 INTRODUO A histria marcada por diversas transformaes sociais, das quais muitas esto ligadas s aes educacionais. Essas transformaes acabam por mudar as diversas formas de como o conhecimento deve ser repassado e o principal elo entre o conhecimento e a transmisso dele o professor. Esse texto surgiu da necessidade de avaliar e demonstrar os meios que devem ser utilizados para a formao de profissionais competente, principalmente aqueles que trabalham nas reas correspondentes as disciplinas da lngua portuguesa, como gramtica. Pode-se dizer que um bom professor aquele que sabe lidar com as mais diversas situaes sem perder as competncias que envolvam a aprendizagem. Hoje, um professor mais do que um mero transmissor do conhecimento. Ele uma parte importante da formao social dos indivduos, sendo uma influncia muito grande, capaz, tambm, de transformar a sociedade.

Texto elaborado como requisito necessrio para obteno da nota equivalente a 3 AP da disciplina Metodologia do ensino de Lngua Portuguesa, ministrada pela Prof. Cilya de Ftima Neves. 2 Acadmico do 5 perodo do Curso de Letras Plenas da Universidade Estadual do Vale do Acara UVA.

O professor de gramtica capaz de preencher esse ideal. Afinal, a disciplina em si e repleta de competncias que permitem o alcance a sociedade, alm de ser uma disciplina que possibilita um intercambio constante com as outras reas do Portugus (Literatura e Produo de Texto), que so disciplinas bastante vinculadas com a sociedade, e outras disciplinas presentes na grade que as escolas oferecem. Mas, esse trabalho precisa ser avaliado. preciso que os professores possam estar conscientes se suas metodologias so favorveis ou no. E os alunos so excelentes avaliadores nesse quesito. Assim o trabalho tenta conduzir as opinies que os alunos tm da disciplina de gramtica e como elas podem contribuir para a formao do professor. Esse estudo tem carter bibliogrfico conduzido a partir de referncias das quais possvel citar: Marque (2006) e Travaglia (2003). Alm de questionrios com os alunos da rede pblica de ensino do interior do estado do Cear, que serviram para concretizao desse trabalho. 2 GRAMTICA O gramtico Joaquim Mattoso Cmara Jr. (1995) mostra o seguinte conceito para gramtica: o estudo do mecanismo pela qual uma dada lngua, num dado momento, como meio de comunicao entre os falantes, e na anlise da estrutura, ou configurao formal, que nesse momento a caracteriza. Ou seja, a gramtica corresponde a um estudo de uma prtica comum do falante que a capacidade de se comunicar. Sendo a gramtica uma parte comum a lngua normal o seu estudo nas escolas espalhadas pelo pas. Mas, com todas as transformaes atuais, ainda necessrio o ensino de gramtica nas escolas? E o que justificaria o seu ensino? O que justificaria o seu ensino e priorizaria sua necessidade proposta de que esse ensino capaz de desenvolver competncias comunicativas que sejam adequadas s diversas situaes que o usurio da lngua pode se encontrar. Para transmitir essas competncias tem-se a figura do professor. Ele o indivduo que ensina algo e seu trabalho tem uma grande repercusso. Conforme as mudanas da sociedade, as tendncias pedaggicas foram mudando, como tambm os sistemas de aprendizagem e o papel do professor. Tambm comum entre a sociedade mudanas em relao s formas de comunicao. A lngua algo que estar em constantes mudanas. Hoje no se fala como h cinquenta anos. A sociedade

passou por fases que afetaram o uso comum da lngua, bem como sua gramtica. Diversas pedagogias foram elaboradas para que o conhecimento de gramtica e o seu intermediador fossem valorizados e ainda tivessem uma real importncia, alm de tornar a aprendizagem mais fcil e vivel. Falar de professor falar de educao, mas educao no uma ao isolada. Ela uma via em que circundam professor e alunos, mestre e discpulos. O professor, em sua profisso, sendo uma atividade especializada, necessita de formao. Esse um ponto importante para o seu desenvolvimento. Toda mudana social acarreta mudanas nos meios que a conduzem. Assim, mudanas nas formas de ensinar so necessrias para que seja possvel reciclar ideias, aes e prticas obsoletas ou que pouco contribui para as atuais conjunturas. Segundo Marque (2006), tendo como exemplo a educao brasileira:
para um ensino meramente expositivo, a formao do professor requer apenas a assimilao dos contedos propostos nos programas do ensino e a capacitao para lidar com mtodos mais eficazes. Uma educao impositiva no exige que a modernizao dos mtodos do ensino, nfase predominante na dcada dos anos 60, ou que a racionalizao atravs do planejamento abreviador das discusses e que empolgou as atenes na dcada seguinte (A Formao do Profissional da Educao, p. 20).

O ensino de gramtica no pode, hoje, ser uma mera exposio de contedos. Existem vrios meios de se transmitir o conhecimento, que no seja apenas pelos mtodos expositivos. O conhecimento, que j era mutvel, acabou sofrendo avanos acelerados. Para isso o professor deve est preparado. Afinal, ele o profissional que est vinculado com a sociedade e as mudanas ou novidades que nela acontecem. A profisso acaba por exigir um trabalho em equipe. Existe professor porque existem alunos e o inverso perfeitamente verdadeiro. A aprendizagem dos alunos depende do trabalho que est sendo desenvolvido, e por isso necessria uma avaliao dos mtodos que so utilizados para que seja corrigidas falhas e/ou aprimorar mtodos j existentes. Infelizmente muitos professores no se preocupam com essa avaliao, e o aluno um grande avaliador do profissional. Esse retorno que os alunos oferecem beneficia o professor a melhorar sua metodologia de ensino. Mas, para isso, importante o que o professor conhea seus alunos e principalmente seu interesse pela disciplina. Esse trabalho sustentado no interesse e preocupaes que os alunos podem ter pela disciplina de gramtica.

3 FUNDAMENTAO TERICA Ser professor constitui um trabalho criativo que implica tambm o domnio de um bom nmero de tcnicas. Por ter um grande vinculo com a comunidade, trata-se de uma atividade que presta servio coletividade. Durante a fase de planejamento, o professor aborda informaes de origens diversas para assim decidir quais dos esquemas de ao pedaggicos podem ser possveis no desenvolvimento de uma interao. Isso porque a prtica da docncia um grande meio formador, pois na real condio de trabalho que o professor vai poder vivenciar e concretizar sua ao. Para a formao desse trabalho, que procurar demonstrar as opinies dos alunos, a traves de um questionrio, embasada, ainda nos estudos de Travaglia (2003), para avaliar se os resultados expressos pelos discentes agem de acordo com as expectativas que os profissionais na rea tm. 4 ANALISE DA PESQUISA 4.1 MTODO A situao do professor brasileiro chega a ser padro. So comuns em uma entrevista com algum profissional os demais se sentirem familiarizados com a realidade expressada. No se pode afirmar essa relao com os docentes. Os alunos so diferentes por si s. Por isso faz justo a elaborao de um questionrio. O questionrio, composto de perguntas objetivas, que aceita apenas uma afirmativa correta entre as opes Sim, Na maioria das vezes, Poucas vezes e No. O fato de j apresentar respostas prontas favorecem a vontade dos alunos responderem, alm do questionrio ter carter annimo. Para a elaborao das questes foi essencial as concepes apresentadas por Travaglia (2003), que elabora uma proposta para o ensino de gramtica. 4.2 O CONTEXTO O questionrio se baseou em trs contextos: objetivo, contedo e o interesse que os alunos podem despertar pela disciplina. Foi de carter premeditado que o questionrio pudesse ser respondido por qualquer aluno que j estivesse, pelo menos, no

nvel fundamental da educao, no importando, por exemplo, a definio se a escola pblica ou privada. O primeiro foco do questionrio foi a relao dos objetivos da lngua portuguesa. Algo Travaglia (2003), j em seu questionamento refere-se ao fator de questionar para que se d aulas de uma lngua para seus falantes? ou para que se d aulas de Portugus a falantes nativos de Portugus? Travaglia (2003) elabora quatro respostas para o seu estudo que seriam: 1) competncia comunicativa, que a capacidade de usar de forma adequada a lngua em diversas situaes que esto ligadas a outras competncias, como: a competncia gramatical ou lingustica, que a gerao de sequncias lingusticas gramaticais prprias e tpicas do seu usurio e a competncia textual, que a noo, mesmo que bsica, de produzir e entender textos; 2) a preocupao de fazer o aluno dominar a forma padro da lngua e sua variao lingustica; 3) fazer os alunos compreenderem a funo social da lngua; e 4) ajudar os alunos a desenvolverem o raciocnio e a intepretao.
Para reforar essa questo segundo um estudo proposto por Vygotsky (apud: http://www2.unijui.edu.br/~liaw/POR%20QUE%20AINDA%20SE%20ENSINA%20GRAM% C3%81TICA%20NAS%20ESCOLAS.pdf. Acesso em 21/11/2011) "O estudo da gramtica de grande importncia para o desenvolvimento mental da criana". A criana, embora domine a gramtica de sua lngua muito antes de entrar na escola, pois organiza sua fala de acordo com a necessidade, esse domnio inconsciente, ou seja, mesmo usando o tempo verbal correto ao se expressar, no saber rejeitar uma palavra quando isso lhe for solicitado. Em vista disso, o ensino de gramtica torna-se vlido no s porque permite criana de estar consciente do que est fazendo, mas pode usar essas habilidades de forma precisa, alm de permitir o uso da fala com maior eficcia. Em relao ao contedo da disciplina, era importante se os alunos pudessem perceber, como sugere Bagno (2000), que "a gramtica deve conter uma boa quantidade de

atividades de pesquisa, que possibilitem ao aluno a produo de seu prprio conhecimento lingstico, como uma arma eficaz contra a reproduo irrefletida e acrtica da doutrina gramatical normativa". E o terceiro, e ltimo contexto, foi a relao de interesse que os alunos tm com a disciplina.

4.3 OS INFORMANTES Para responder o questionrio foram entregues um cpia do mesmo para 40 (quarenta) alunos do 1 ano do ensino mdio, das redes de ensino pblico e privado. 4.5 RESULTADOS E DISCURSES Grficos 5 CONCLUSO Assim, este estudo tentou mostrar o quanto o professor profissional importante para vida dos alunos e como o seu direcionamento importante para a sociedade. Por isso necessrio saber como form-los, para que eles possam cumprir seu trabalho com competncia. Esse de estudo, tenta abrir incentivar os recursos que podem ser feitos para a melhoria das condies da aprendizagem. Varia competncias se esforam para que haja educao com muito pouco recurso, mas que tenta desenvolver um trabalho competente. Assim, o que motiva esse estudo a necessidade da mudana. Pois, todo trabalho tem o bem comum de fluir para a sociedade, como resposta a todo o bem que ela tenta proporcionar.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BAGNO, Marcos. Dramtica da Lngua Portuguesa. So Paulo, Ed. Loyola, 2000. MARQUE, Mario Osorio. A formao do profissional da educao. 5 ed. Iju. Editora Uniju, 2006.

Вам также может понравиться