Вы находитесь на странице: 1из 8

Base Bblica para a Vida Crist - www.base-biblica.blogspot.

com

Captulo XXIV O crente e as obras de caridade


Alejandro G. Frank

Introduo
No estudo anterior comeamos uma nova seo do Sermo do Monte (Mateus 6) que trata sobre a prtica da justia diante de Deus e diante dos homens. Nesse estudo dizemos que Jesus apresentou um princpio sobre a relao do crente com a prtica da justia, destacando a seguinte advertncia: Guardai-vos de exercer a vossa justia diante dos homens, com o fim de serdes vistos por eles; doutra sorte, no tereis galardo junto de vosso Pai celeste (Mateus 6.1). Vimos que o Senhor Jesus fez uma forte advertncia a seus discpulos para que estes no buscassem a glria dos homens. Ao invs disso, seus discpulos deveriam praticar a justia de maneira tal que Deus os visse e no os homens. Eles deveriam viver para agradar a Deus e no a homens. Para serem aprovados por Deus ao invs de serem lisonjeados pelos homens. Enfim, isto significa que corremos o risco de cair no autoengano e utilizar as melhores obras de justia aquelas obras que aparentam provir de pessoas fieis a Deus para sermos exaltados pelo mundo. sobre este assunto que o Senhor Jesus ensina em todo o Captulo 6 de Mateus de diferentes maneiras e com aplicaes a diferentes aspectos da vida do ser humano. Neste estudo consideraremos a primeira das aplicaes prticas em que se desdobra o princpio geral apresentado no verso 6.1. Esta aplicao encontra-se nos versos 2 a 4:
Quando, pois, deres esmola, no toques trombeta diante de ti, como fazem os hipcritas, nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que eles j receberam a recompensa. Tu, porm, ao dares a esmola, ignore a tua mo esquerda o que faz a tua mo direita; para que a tua esmola fique em secreto; e teu Pai, que v em secreto, te recompensar. (Mateus 6.2-4)

A primeira das formas em que Jesus desdobra a relao do crente com a prtica da justia est relacionada com as esmolas. Em um sentido mais genrico, podemos chamar isto como obras de caridade que o crente pode fazer. Este um tema de discusso muito comum entre catlicos romanos e evanglicos. Enquanto os primeiros ressaltam muito a importncia deste aspecto, os ltimos desde a poca da Reforma Protestante tm mostrado uma forte averso a este tipo de prticas por medo a que se confunda com mritos para alcanar a salvao. Mais adiante falaremos especificamente sobre este assunto e basta agora antecipar que nenhuma das duas posies extremas saudvel. claro que neste texto o Senhor est considerando como positivo realizarmos obras de caridade. O problema jaz no princpio apresentado no verso 6.1, isto , no intuito com que esta obra praticada. Note tambm que Jesus comeou a desdobrar o princpio do verso 6.1 pelas obras de caridade (esmolas) e no pela orao ou o jejum, que so outras aplicaes prticas que ele utilizar depois (nos versos 6.5 a 15 e 6.16 a 18 respectivamente). Por que comear por esmolas e no pela orao, por exemplo? Por acaso a orao no seria muito mais importante do que dar esmolas? Poderamos dizer que a orao de fato mais importante no nosso relacionamento com Deus, mas as obras de caridade so o aspecto mais visvel da prtica da justia diante dos homens. As pessoas tendem a exaltar mais algum que um grande ofertante frente a algum

Base Bblica para a Vida Crist - www.base-biblica.blogspot.com

que um orador fervoroso. Observe nas igrejas: o que chama mais a ateno geral das pessoas, um dizimista forte ou uma pessoa que ora fervorosamente? claro que as pessoas se impressionam mais com a caridade do que com os jejuns e oraes. Sempre que se toca no aspecto material este impacta mais aos olhos do ser humano. o deus Mamom (o deus da riqueza) que ocupa um cantinho no corao de muitas pessoas. O amor aos bens materiais uma grande tentao que o crente deve combater. Portanto, a primeira forma de sermos tentados a buscar a glria dos homens ao invs da glria de Deus por meio das obras de caridade, das esmolas, daquilo que mostramos por meio dos nossos bens materiais. Por esse motivo, o Senhor Jesus ensina nesta seo como devemos proceder para honrarmos a Deus com nossos bens da maneira certa. isso que vamos considerar nas seguintes sees.

As esmolas no contexto judaico da poca de Jesus


Antes de considerarmos o texto em questo, vamos definir o que se entende por esmolas neste texto. O dicionrio define esmolas como o que se d por caridade aos necessitados. Isto significa que em um sentido limitado uma ajuda monetria, mas que em um sentido mais amplo qualquer tipo de ajuda que possamos oferecer aos outros. Neste sentido, o nosso prprio tempo muitas vezes um bem muito precioso que podemos oferecer para ajuda aos outros e s vezes at mais difcil dedicar nosso tempo do que os nossos recursos financeiros. Na poca de Jesus era muito comum dar um pedao de po ou dinheiro aos pobres que pediam esmolas nas ruas. Rops (p.352)1 afirma que nos tempos de Jesus a vida diria de Israel era pontuada pelo clamor de suas splicas. Neste contexto era muito comum e necessria a obra de caridade das pessoas. O mesmo autor destaca que em tempos de peregrinaes Israel se enchia de mendigos pelo fato dos peregrinos virem a Israel com um corao mais propenso para ajudar aos pobres. Este era o contexto no qual os fariseus desenvolviam sua doutrina. Eles consideravam as esmolas como frutos de justia. Eles se baseavam em textos como os do Salmo 112.9 quando fala do homem justo: Distribui, d aos pobres; a sua justia permanece para sempre, e o seu poder se exaltar em glria. De fato, a Palavra de Deus exalta como uma das caractersticas do homem justo as obras de caridade. O problema que eles no enxergavam isto como uma consequncia de algum que alcanou a graa de Deus e por meio disso faz estas obras. Pelo contrrio, eles criam nestas obras de caridade como obras meritrias, que permitiriam alcanar o favor de Deus. Algo muito similar ao que acontecera com a doutrina do catolicismo romano durante a idade mdia e diante do que reformadores como Martinho Lutero fizeram seu forte protesto pregando que a justificao era dada somente pela f e no pelas obras. Voltando aos fariseus, Matthew Henry explica que nessa poca as obras de justia eram to fortemente associadas s esmolas que os judeus chamavam caixa das esmolas do templo como caixa da justia. Contudo, como o mostra o prprio ensinamento de Jesus no Sermo do Monte (veja e compare os versos 5.20 e 6.1), a maior preocupao que estava por trs de pessoas como os fariseus da poca quando davam suas esmolas no era nem sequer a possibilidade de alcanarem o favor de Deus por meio de tais obras. O verdadeiro intuito que estava no corao deles era serem exaltados pelos homens, serem tidos por justos e santos aos olhos dos homens. Esse era o maior orgulho que estes

Henri Daniel-Rops. A vida diria nos tempos de Jesus. So Paulo: Edies Vida Nova.

Base Bblica para a Vida Crist - www.base-biblica.blogspot.com

homens tinham e para estes foi dirigida esta mensagem. Como bem disse Jesus, eles j tinham sua recompensa (v.6.2b).

Esmolas, ofertas e dzimos


Quando definimos o que se entende por esmolas temos dito que todo tipo de ajuda, principalmente por meio dos nossos bens, que podemos dar para o prximo. Em um sentido especfico este tipo de ajuda focado em indivduos necessitados. Porm, se enxergamos este conceito desde uma tica mais ampla, podemos incluir tambm dentro dele s ofertas e dzimos que so entregues na igreja. Pode parecer estranho, mas reflita comigo: qual o objetivo final dos dzimos e das ofertas? No Antigo Testamento encontramos que o povo de Israel tinha que dar seus dzimos por dois motivos: (i) O primeiro era para que o povo se lembrasse de que seus bens pertenciam ao Senhor. (ii) O segundo era para ajudar na sustentao do templo e daqueles que serviam no templo. Se considerarmos o primeiro ponto, podemos notar que os dzimos no tinham um carter apenas cerimonial, mas moral. O dzimo no buscava apenas regulamentar a vida religiosa de Israel, mas era um meio de lembrana ao povo da soberania de Deus sobre todos os bens deles. Alm disso, esta era uma regra estabelecida como um mnimo de retribuio por agradecimento, mas no final das contas todos os bens do povo eram dEle e para Ele. Por outro lado, se considerarmos o segundo ponto, podemos notar que os dzimos e ofertas, em ltima instncia, tinham um propsito similar s esmolas, pois eram meios de ajudar e sustentar queles que no tinham outra coisa do que viver. Lembre que os sacerdotes no tinham bens nem herana em Israel. Deus tinha dito para os desentendes de Levi que eles ministrariam no templo e dependeriam do sustento do restante do povo. Portanto, eles dependiam do que recebiam das ofertas e dzimos do povo. Afirmo assim que dar os dzimos e as ofertas tambm era parte da prtica da justia da caridade, sendo uma ao moral que visava glorificar a Deus por meio da ajuda ao prximo. Pois bem, voc poderia pensar que tudo isto apenas coisa do Antigo Testamento e da nao de Israel. Ento, deixe-me prosseguir com meu argumento e consideremos os tempos de Jesus. Tudo indica nos evangelhos que o Senhor Jesus no se opunha aos dzimos e ofertas. Em Mateus 23:23 vemos que ele no se ops aos dzimos e ofertas, mas acusou aos fariseus que este ponto era to importante para eles que chegaram esquecer o primordial, isto , a justia, a misericrdia e a f. Alm disso, eles tinham esquecido a ordem certa das prioridades, pois vemos em Marcos 7 que uma das acusaes de Jesus para com eles foi a seguinte:
Pois Moiss disse: Honra a teu pai e a tua me; e: Quem maldisser a seu pai ou a sua me seja punido de morte. Vs, porm, dizeis: Se um homem disser a seu pai ou a sua me: Aquilo que poderias aproveitar de mim Corb, isto , oferta para o Senhor, ento, o dispensais de fazer qualquer coisa em favor de seu pai ou de sua me, invalidando a palavra de Deus pela vossa prpria tradio, que vs mesmos transmitistes; e fazeis muitas outras coisas semelhantes. (Marcos 7.11-13)

Base Bblica para a Vida Crist - www.base-biblica.blogspot.com

Eles usavam o dzimo e as ofertas como desculpa para no ajudar seus pais necessitados. Por que motivo? Pelo mesmo motivo considerando nesta poro do Sermo do Monte, isto , pelo fato de quando eles davam os dzimos e as ofertas buscavam serem reconhecidos diante do povo, enquanto que ajudar aos seus pais em casa no se tornava to visvel aos olhos da sociedade da poca. Alm disso, eles achavam que fazer isto era mais justo e correto e que o templo era mais importante que honrar seus prprios pais. Eles tinham abordado esta prtica de uma maneira legalista e interesseira, longe dos verdadeiros propsitos de Deus. Se avanarmos um pouco mais, podemos ver que aps os tempos de Jesus, durante a igreja primitiva, no aparecem indicaes diretas a respeito dos dzimos. Por que? porque tinha acabado a lei judaica abolindo os dzimos e ofertas? No meu entender no por este aspecto um tanto negativo, mas por algo muito mais importante e positivo. porque os apstolos tinham entendido que Deus ama a quem d com alegria (2.Corntios 9.7). Os fieis a Cristo tinham entendido que tudo pertence a seu Senhor. Desta maneira, a igreja no falava em dzimos nem em esmolas, mas sim em ofertas aos santos e necessitados. O dinheiro que se coletava era utilizado para sustentar a obra, para o sustento de Paulo e outros missionrios assim como para o sustento das igrejas mais pobres. Por exemplo, vemos em Atos 4.32-35 que os membros da igreja venderam todos seus pertences para sustentar a obra. Os filipenses (Filipenses 4.10-20) ajudaram a sustentar o apstolo Paulo nas suas prises. As igrejas da Macednia foram generosas com ofertas a outras igrejas pobres e necessitadas mesmo elas sendo tambm pobres (2Corntios 8.1-7) . Tal foi este exemplo que Paulo exortou aos corntios para que estes tambm seguissem e imitassem aos macednios, no por mandato, seno por gratido (2.Corntios 8.7-15; 9.1-5). Inclusive o prprio apstolo Paulo trabalhava para ajudar estas igrejas e no ser oneroso para com elas (2.Corntios 12.14). muito claro em todos esses textos que a questo da prtica da caridade por meio de esmolas, dzimos, ofertas, sustento aos ministros e todo tipo de ajuda que a igreja faz com os necessitados (primeiramente com os da prpria casa, isto , como os prprios membros das igrejas) nunca deixou de ser vlido e importante (veja tambm textos como Tiago 2.14-17; 1 Joo 3.17-18). Com tudo isto, quero dizer que este texto do Sermo do Monte um ensinamento para no sermos avarentos, cobiosos e desonestos, negando a importncia da prtica das obras de caridade e generosidade.

A crtica de Jesus aos hipcritas


Como j vimos anteriormente, o problema que Jesus coloca no a caridade em si; o problema quando se busca exercer a justia diante dos homens com o fim de ser vistos por eles (Mateus 6.1). Observem como Jesus dirige neste texto sua crtica para com os hipcritas:
Quando, pois, deres esmola, no toques trombeta diante de ti, como fazem os hipcritas, nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens (Mateus 6.2a).

A palavra hipcrita que Jesus utiliza aqui, vocs vero que se repete vrias vezes nos versos subsequentes. Um hipcrita, naquela poca, era uma pessoa do teatro romano que utilizava uma mscara. Portanto, no era possvel ver a sua verdadeira identidade. Dai que provm a conotao de hipcrita para uma pessoa falsa, que no mostra aquilo que ela realmente .

Base Bblica para a Vida Crist - www.base-biblica.blogspot.com

Estes homens descritos por Jesus anunciavam publicamente seus feitos de piedade, mas tais feitos eram apenas uma mscara para esconder o que eles realmente eram no interior. O texto tambm nos diz que eles tocavam trombeta para serem vistos. claro que eles no tocavam trombeta literalmente. Isto apenas um quadro imaginrio. uma expresso como a que utilizamos hoje fazer alarde. dizer que eles faziam com que as pessoas notassem as obras de caridade que eles realizavam. Eles estavam pendentes de que a sociedade os visse fazendo isso. O mundo faz muito disto. Considere, por exemplo, o caso de muitos famosos do mundo do espetculo. Eles fazem anncios de doaes e ajudas aos necessitados. Aparecem publicamente fazendo todo tipo de caridade. Porm, quando observamos suas vidas privadas, como por exemplo, a maneira que agem com suas respectivas esposas ou maridos e com seus filhos, quebrando matrimnios por meio do adultrio, deixando de dar a ateno necessria famlia, inclusive envolvidos em casos de corrupo, intrigas, fofocas etc., vemos uma grande incoerncia de suas vidas. Pelo menos a meu modo de ver isto um bom exemplo de pessoas que fazem suas caridades com o fim de serem vistos pelos homens. Contudo, existem formas mais sutis de se tocar trombeta para que as pessoas notem os nossos feitos piedosos. Deixem-me lhes dar alguns exemplos. Primeiro, como disse Lloyd-Jones, uma forma muito sutil de fazermos isto quando alugamos um mensageiro. Isto , quando contratamos algum para nos exaltar em pblico. Como pode acontecer isto? Por exemplo quando contamos algum dos nossos feitos para uma pessoa que j sabemos antecipadamente que o divulgar para outros. Podemos no ser ns os que contamos que fizemos uma determinada oferta ou dzimo ou ajuda para algum, mas podemos deixar que algum o veja e seja essa pessoa que o divulgue. Em segundo lugar, outra forma sutil quando deixamos vazar a informao intencionalmente. J conheceram alguma vez essas pessoas que no meio da conversa puxam algum dos seus feitos de uma maneira sutil. Elas no falam aberta e diretamente sobre o que fizeram, mas frequentemente no meio das conversas introduzem tais assuntos como se fossem normais ao assunto em pauta. Esse tipo de pessoas usam argumentos como ser um simples exemplo ilustrativo do assunto em pauta, ou ser uma lembrana sobre um acontecimento similar, ou coisas desse tipo. Mas os exemplos ou lembranas que elas introduzem so aqueles que as exaltam a elas mesmas, destacando os seus feitos. Uma terceira forma sutil atravs das oraes de agradecimento pblicas. No sou contra orar e agradecer em pblico, mas muitas vezes isto pode ser um meio pelo qual nos autoenganamos, utilizando como pretexto para compartilhar os nossos feitos. No sou juiz de ningum e cada um tem que conhecer o seu corao e avalia-o luz das Escrituras. Confesso que eu particularmente prefiro reservar algumas coisas da gratido pblica pois sei que pode fazer muito mal a mim mesmo. Se o testemunho do que fazemos ofuscar a glria de Cristo, certamente estamos tocando trombeta diante dos homens, para que eles nos exaltem. Um bom exemplo bblico para aquilo que acabamos de dizer podemos encontrar em Atos 4:35:11. Vemos o contraste entre duas atitudes na igreja crist. Por um lado temos o exemplo de Bernab. Atos 4.36-37 diz que ele vendeu um campo e ofertou todo o dinheiro da venda para ajudar aos necessitados da igreja. Mas, por outro lado, houve um casal invejoso, que via no ato de Bernab um meio para ser exaltado na igreja e quiseram imit-lo utilizando o engano. Atos 5.1-11 conta que este casal, Ananias e Safira, mentiram aos apstolos, pois ofertaram parte da sua herana, mas disseram que tinham dado tudo o que tinham. Eles no precisavam fazer

Base Bblica para a Vida Crist - www.base-biblica.blogspot.com

isto, eles podiam ficar com todo seu dinheiro. Mas o que Deus julgou neles foi a hipocrisia com que agiram para serem reconhecidos diante da igreja como pessoas piedosas. Eles queriam ser glorificado pelos homens e talvez tenham recebido sua recompensa. Ainda, o Senhor Jesus afirma sobre este tipo de pessoas o seguinte: Em verdade vos digo que eles j receberam a recompensa (Mateus 62b). Esta uma triste afirmao sobre o estado de tais almas. Elas j receberam a recompensa daquilo que buscavam, quando buscam o reconhecimento e a glria dos homens eles j receberam sua recompensa: algo vazio, efemero, temporrio. Onde esto todas as celebridades que j passaram pela TV e que nunca mais apareceram? Onde est a glria de grandes imprios e reinos que j no existem? Onde ficaram os elogios que recebemos no ano passado? Todos eles esto apenas e como mximo nos registros da histria, mas passaram para o esquecimento. O mundo segue avanando, a eternidade se aproxima e nada mais resta para tais homens. Note que o Senhor disse j receberam, isto d uma clara conotao de que nada mais resta para estas pessoas receberem, tudo o que eles buscavam j o tm conseguido, nada mais tero para receber na eternidade, apenas vergonha eterna.

O ensino positivo como proceder corretamente nas obras de caridade


At o momento vimos os aspectos negativos deste ensinamento. Porm, a doutrina crist nunca negativista no sentido de ser apenas uma reao s condutas ou apenas condenatria para com elas. Temos muito por ensinar e aprender para vivermos uma vida que realmente glorifica a Deus. Todo o ensino do Sermo do Monte tem esse propsito: aprendermos a viver a religio da maneira certa, da maneira que agrada e glorifica a Deus. Portanto, vemos que Jesus acrescenta o sentido correto das obras de caridade da seguinte maneira:
Tu, porm, ao dares a esmola, ignore a tua mo esquerda o que faz a tua mo direita; para que a tua esmola fique em secreto... (Mateus 6.3-4a)

O Senhor diz, ao dares a esmola, portanto Jesus no via as obras de caridade como algo ruim ou mau. Pelo contrrio, desde Jesus at o ltimo dos apstolos sempre se preocuparam com os pobres e necessitados da famlia da f e Tiago se preocupa bastante com esta questo na sua epstola. Paulo disse que Deus ama ao que d com alegria. O ato de dar com generosidade fruto do amor de Deus, pois ele mesmo nos d sua graa de maneira abundante e generosamente. Dele que deveramos aprender como dar por amor. Mas h uma forma correta de dar e esta consiste em que: ignore a tua mo esquerda o que faz a tua mo direita. Esta expresso acarreta em dois significados: a) Significa que nem ns mesmos devemos saber. Se a nossa mo esquerda no sabe o que faz a direita, ento os nossos membros do corpo no devem saber o que os outros membros dele fazem (em um sentido figurado, claro). Como acontece isto de maneira prtica? Uma forma que no deveramos andar com um caderno imaginrio de boas obras que realizamos. J passaram por uma situao em que depois de terem feito um favor ou uma ajuda para algum e esperando serem tratados da mesma maneira, isto no acontece? Qual a reao? comparar nossas obras com as deles? nos sentirmos melhores do que eles? Isto seria uma forma de registrar boas obras na nossa memria. H pessoas nas igrejas que acham que tm mais direito por serem

Base Bblica para a Vida Crist - www.base-biblica.blogspot.com

melhores dizimistas, e outros acham que seus pecados so justificados por causa das obras de caridade que realizam. Estas so formas em que a mo esquerda sabe o que a mo direita faz. Portanto, este ponto nos leva atitude de ajudar a algum e logo esquecer e estar preparado novamente para faz-lo, independentemente de qualquer circunstncia. Em Mateus 25.34-40 vemos um bom exemplo disto:
ento, dir o Rei aos que estiverem sua direita: Vinde, benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos est preparado desde a fundao do mundo. Porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me hospedastes; estava nu, e me vestistes; enfermo, e me visitastes; preso, e fostes ver-me. Ento, perguntaro os justos: Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Ou com sede e te demos de beber? E quando te vimos forasteiro e te hospedamos? Ou nu e te vestimos? E quando te vimos enfermo ou preso e te fomos visitar? O Rei, respondendo, lhes dir: Em verdade vos afirmo que, sempre que o fizestes a um destes meus pequeninos irmos, a mim o fizestes.

Por que estas pessoas no souberam identificar as obras s quais Jesus se referia? Primeiro porque eles no levavam um registro desses feitos. Eles no consideravam tais atos como dignos para serem chamados diante do seu Senhor. Eles no souberam identificar nisso uma obra digna para Cristo. Eles apenas o fizeram porque sabiam que era o seu dever. Assim tambm ns devemos pensar e agir. H pessoas que realizam alguma obra e ficam satisfeitas. Ns, porm, deveramos seguir a instruo de Jesus: Assim tambm vs, depois de haverdes feito quanto vos foi ordenado, dizei: Somos servos inteis, porque fizemos apenas o que devamos fazer. (Lucas 17.10). Diante do Senhor devemos nos considerar servos inteis, hoje, para que um dia Ele nos chame dizendo servo bom e fiel (Mateus 25.23). b) Por outro lado, esta expresso ignore a tua mo esquerda o que faz a tua mo direita significa tambm que devemos fazer o possvel para que ningum saiba a obra que estamos fazendo. Se nem a nossa mo esquerda deve saber o que a direita faz, quanto menos a mo e o olho do prximo! Se nem ns mesmos deveramos nos lembrar das obras de justia que fazemos, quanto menos as outras pessoas! A nossa preocupao deve estar em que Deus o veja e no os homens. Ora isto no significa que cada vez que algum souber algum feito nosso j pecado. O pecado jaz no desejo que podemos ter em nosso corao dos outros saberem aquilo que ns fazemos de bom, aquilo que ns fazemos como obra de caridade. Ento, tudo comea pela intenso que est no nosso corao e por isso que o nosso corao o que ns mesmos devemos colocar sob observao diante das Escrituras.

O resultado da atitude certa


Finalmente, temos que lembrar que a Palavra do Senhor no vem apenas com advertncia, mas tambm com promessas: para que a tua esmola fique em secreto; e teu Pai, que v em secreto, te recompensar. (Mateus 6.2-4). Ns podemos esquecer, podemos ocultar, podemos passar despercebidos com a nossa vida religiosa, com a nossa piedade e caridade. Porm, no passaremos despercebidos diante dos olhos de Deus. Ele se alegra com os humildes e certamente os recompensar. Tudo est escrito nos livros celestiais, todas as obras, todos os feitos e at todas as nossas lgrimas derramadas no so em vo. Veja textos como Apocalipse 20.11-15 ou como Salmos 56.8. Isso um grande consolo para o cristo. Ns, como

Base Bblica para a Vida Crist - www.base-biblica.blogspot.com

crentes, no confiamos em ns mesmos e sabemos que a nossa prpria justia nada vale diante de Deus para sermos salvos e alcanar sua graa. Sabemos que dependemos totalmente da obra de Cristo na cruz e que somente a f nele o que nos reconcilia com Deus e nos justifica de maneira a termos esperana no juzo final. Por meio da obra de Cristo podemos ter a certeza de que Deus se agrada da vida de pecadores arrependidos que buscam dia a dia segui-lo, servi-lo, ador-lo e glorifica-lo. E as promessas no param ai, pois a Bblia nos promete que teremos o auxlio divino, por meio do Esprito Santo, para podermos viver em santidade. No estamos ss, Deus conosco. Portanto, uma pergunta final cabe a voc mesmo se responder: se voc se considera j crente, seguidor de Cristo, voc tem buscado a glria de Deus ou dos homens? Lembre, portanto, daquilo que consideramos neste estudo. Por outro lado, se voc no for ainda cristo, a Bblia diz claramente que at hoje voc nunca viveu para a glria de Deus e sim para si mesmo e para os olhos da sociedade. Portanto, volte-se, arrependa-se dos seus pecados e venha a Cristo que de maneira nenhuma ele o rejeitar! Soli Deo Gloria!

Вам также может понравиться